Sei sulla pagina 1di 25

cuidando das nanas e do tempo

Rodolfo Montosa setembro - 2013

nosso cuidado proporcional percepo de valor do dinheiro e do tempo


Quanto vale uma nota de U$ 1,00? Quanto vale um milissegundo?

percepo de valor do dinheiro

Quanto vale uma nota de U$ 1,00?

percepo de valor do dinheiro por Pablo Picasso


Um marchand foi visitar Pablo Picasso para escolher alguns quadros para sua galeria. A cada quadro que via perguntava ao pintor qual era o valor dos mesmos. Pablo Picasso seguia respondendo : - Esse 800 mil dlares, esse outro 500 mil dlares, esse especial, vale 1 milho de dlares. Ao nal da visita, o marchand com cara de insaIsfeito, disse a Picasso : - Veja-me, seus quadros so muito bonitos porm na minha galeria os quadros custam bem menos de 1/3 dos valores que voc mencionou.

Picasso, com ar entediado, falou o seguinte : - Por favor, me d uma nota de 1 dlar. O marchand atendeu seu pedido. - Agora, diga-me, se voc fosse comprar essa nota de mim, quanto voc pagaria ? O marchand respondeu : - Claro que 1 dlar ! Picasso pegou uma caneta, assinou a nota com sua assinatura caractersIca e famosa no mundo todo e perguntou : - e agora ? quanto voc acha que essa nota valeria num leilo ?

O que dinheiro?
De fato, o dinheiro pode valer mais ou menos. Mas, afinal, o que dinheiro? Um pedao de papel? Um punhado de metal? Apenas nmeros? Ele considerado a raiz de todo mal, mas pode servir para cortar o mal pela raiz. Ele no compra a felicidade, nem o amor, mas h quem se apaixone por ele mesmo assim. Ele pode mudar quem voc , ou te ajudar a descobrir quem voc realmente . Ele pode te escravizar, ou te libertar. Ele abre portas, compra portas, mas no te diz o que fazer uma vez l dentro. Ele pode te controlar ou te colocar no controle. Ele te d o poder de dizer sim e a liberdade de dizer no. Ele tudo e nada. Porque dinheiro, apenas dinheiro. Como diz um grande Banco internacional: o importante no ter mais dinheiro. saber o que ele pode fazer por voc.

Finanas, em linguagem simples e direta:

Pers possveis
ENDIVIDADO: gasta mais do que ganha IMPREVIDENTE: gasta o que ganha; FELIZ: gasta menos do que

ganha e investe a diferena.

Ciclo da Vida de Modigliani


Valor

Renda de todas as fontes Renda no oriunda do trabalho Renda do trabalho


15 30 50 70 80 Faixa etria

Como est a realidade do brasileiro aposentado?

A realidade dos aposentados no Brasil (fonte: IBGE)


1% 25% 46%

28%

Precisam de ajuda de parentes Vivem na misria Trabalham para complementar renda So independentes nanceiramente

A relao financeira entre o hoje e o amanh*:


POSIO CREDOR DEVEDOR HOJE Pagar Aproveitar JUROS Prmio pela espera Custo pela impacincia AMANH Aproveitar Pagar

ANTECIPAR CUSTA - RETARDAR RENDE PERIGOS MIOPIA HOJE


Valor excessivo

AMANH Fuga do futuro Fuga para o futuro


Prejuzos dos interesses futuros Valor excessivo

HIPERPrejuzo dos inteMETROPIA resses correntes

Desfrutar sistema lmbico

Cuidar crtex pr-frontal

Em qual estgio voc est?


estgio despreocupado pensaMvo inconstante efeMvo necessidade conscincia mtodo disciplina tempo

1. 2. 3. 4.

percepo de valor do tempo

Quanto vale um milissegundo?

Quanto vale ... um ms? um ano?

um dia?

um minuto? uma hora? um segundo?

Quanto vale ... um milisegundo?

O que tempo?
H trs coisas que voc deveria saber sobre tempo: #1 tempo o recurso distribudo mais democrtico que existe. Mas pense a respeito disso, cada um tem a mesma quantidade de tempo disponvel. No importa se a pessoa rica ou pobre, empreendedora ou preguiosa, brilhante ou no. # 2 tempo um recurso irrecupervel. Diferente de outros recursos, o que faz o tempo ser nico que ele no pode ser comprado ou vendido, emprestado ou roubado, estocado ou economizado, manufaturado, reproduzido, e no pode ser modificado. Tudo o que podemos fazer us-lo. Se usamos ele sabiamente ou no, o tempo passa com ou sem a gente. # 3 tempo mais valioso que dinheiro. Podemos sempre ganhar mais dinheiro, mas no podemos, nem conseguimos ganhar mais tempo. A maioria de ns tende a pensar mais no uso do dinheiro que um recurso renovvel do que no tempo que irrecupervel e muito mais precioso. O que quero fazer agora encorajar uma obsesso saudvel pelo tempo e fornecer a voc 4 ideias de ao que ajudaro voc a gerenciar tanto o tempo quanto o dinheiro enquanto cria um senso massivo de urgncia em sua vida.

O que tempo?
O que quero fazer agora encorajar uma obsesso saudvel pelo tempo e fornecer a voc 4 ideias de ao que ajudaro voc a gerenciar tanto o tempo quanto o dinheiro enquanto cria um senso massivo de urgncia em sua vida. #1 a primeira tem a ver com Expectativa de Vida. A expectativa mdia no Brasil de 74 anos. Se voc cortar pela metade, temos que a idade mdia de 37 anos, e no 50 anos como muitos pensam. A vem uma pergunta: voc tem mais ontens ou mais amanhs? Independente de qual lado dos 37 anos voc esteja, espero que este fato por si crie uma provocao para que voc entre em ao para realizar seus objetivos. # 2 a segunda ideia de ao lida com uma matemtica simples e foca no valor do minuto. Funciona bem simples. Comeamos pegando 24 horas, multiplicamos por 60 minutos, o que nos d 1440 minutos por dia. Multiplicamos isso por 365 dias que nos d o nmero de 525.600 minutos por ano. Agora onde vem a parte do dinheiro. Se voc recebe U$ 1,00 por minuto, significa que ganhar $ 526.600 por ano. Agora bem interessante. Falaremos sobre a relao do tempo com dinheiro. Se voc ganhar $25.000 no ano nos diz que seu tempo vale $0,05 por minuto (ex. $50 mil = $0,10/minuto etc. ).

O que tempo?
Qualquer coisa que voc faa, esse ser o valor do seu tempo. Compartilhei isso com vocs por um motivo: que voc precisa saber exatamente quanto vale o seu tempo. Divida sua renda anual por 525.600 minutos no ano e obter o valor do minuto de tempo. Voc no pago por semana, por hora ou minuto, mas voc pago pelo valor que traz a cada tempo. Se voc no estiver feliz com o que ganha, ento deve focar em potencializar a ideia de ao 3. #3 Focar no maior e melhor uso do tempo. Significa envolver-se somente em atividades que so mais propensas a um melhor retorno lquido de tempo e energia investidos. Em outras palavras, d um ol para: estabelecimento de metas, para disciplina, foco e execuo e d tchau para desculpas, procrastinao e maus hbitos que desvalorizam seu tempo e futuro. #4 a quarta e ltima ideia de ao aceite o desafio, ou melhor, aceite o desafio dos 100 dias. Alcance resultados mais rapidamente do que voc jamais pensou ser possvel. Aprenda a criar mais valor, maximizar seu tempo a fazer mais dinheiro. Aprenda a implementar um processo aprovado e repetido por atletas profissionais e as elites que chegam ao topo dos seus jogos. Aprenda a criar uma exploso em sua performance que vai mudar sua vida para sempre. Comece j!

Atributos do tempo:
1. democrtico, todos temos as mesmas 24 horas por dia 2. limitado, razo pela qual no sabemos at quando o teremos 3. inelstico, no conseguimos aumentar ou diminuir as horas, dias e anos 4. perecvel, no podendo ser estocado ou acumulado para ser usado mais tarde 5. irrecupervel, uma vez que passou, jamais poder ser utilizado novamente 6. constante, sempre na mesma cadncia e velocidade 7. inalienvel, no se pode vender, trocar, ou doar para domnio alheio 8. irreversvel, o relgio s anda pra frente, no volta atrs.

COMO EST MINHA AGENDA? +


IMPORTANTE & NO URGENTE IMPORTANTE & URGENTE

NO IMPORTANTE & NO URGENTE (-) urgncia

importncia

NO IMPORTANTE & URGENTE

O QUE FAZER COM MINHA AGENDA? +


planejar disciplinar cuidar eliminar ignorar evitar priorizar envolver-se dar o melhor delegar racionalizar minimizar

(-) urgncia

importncia

a vida a arte de girar muitos pratos

o sucesso no deixar nenhum prato cair!

BIBLIOGRAFIA: COOSTONA, Greg. Aprenda a dizer no. So Paulo: Mundo Cristo, 2011. HUMMEL, Charles E.. Livres da tirania da urgncia. Viosa: Ultimato, 2011. MAITLAND, Iain. Administre seu tempo. So Paulo: Nobel, 2000. MONTOSA, Rodolfo. Cuidando e sendo cuidado. Londrina: MMP, 2013. GIANNETTI, Eduardo. O valor do amanh: ensaio sobre a natureza dos juros. So Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Potrebbero piacerti anche