Sei sulla pagina 1di 22

Seminrio Exegtico (1 Pedro 2.

11 12)
Por Allan Acioly Por Antnio Constantino Por Flavio Alexandrino da Silva Por Gabriel F. Soares de Brito Por Ricardo Augusto

Trabalho apresentado ao professor Rev. Jackson Willian Marques da Fonseca, em cumprimento s exigncias da disciplina Exegese do Novo Testamento IV Cartas Gerais. SEMINRIO PRESBITERIANO REV. ASHBEL GREEN SIMONTON. 4 ano / 2 semestre.

Rio de Janeiro, RJ, 10 de outubro de 2013.

"

!"

Delimitao
A percope em anlise inaugura uma nova unidade literria em 1Pe. Nos versos imediatamente anteriores (2.4-10), o autor trata do pertencimento ao povo de Deus: Cristo a !"#$% &'%() pedra viva e por meio da comunho com ele, os cristos tambm so !"#$* &'%(+, pedras vivas, sendo assim $-.$, /%+0)(*.1, casa espiritual a quem as promessas de xodo 19.5-6 e Isaas 40.20-21 para o povo de Israel so aplicadas, demonstrando a continuidade entre o Israel antigo e os cristos. Em seguida, percebe-se ento a nova unidade: primeiramente, o pblico destinatrio do autor novamente invocado: 23)/4($" amados; por conseguinte, o verbo /)5).)!' usado na 1a pessoa do singular, i.e., exorto, e em seguida apresenta o tema de sua exortao. Trata-se, destarte, de uma parnese. Ademais, fazse novamente referncia ao status do cristo /)5$".$0, estrangeiros e /)5+/*67$0, forasteiros. Com efeito, percebe-se a estrutura indicativoimperativo no texto: na percope anterior ressalta-se quem os cristos so em comunho com Cristo, e a partir da faz-se a exortao para se ter uma determinada atitude. Reinhard Feldmeier enxerga este padro em todo o material de 1Pe, e assim estrutura a carta em duas grandes partes principais: a primeira enfoca a autocompreenso das comunidades crists, ao passo que a segunda trata principalmente da relao do cristo com o mundo, tanto no que concerne ao lado ativo do comportamento na sociedade, quanto tambm do passivo, i.e., no que tange ao sofrimento por causa de Cristo dentro dela.1 Os autores divergem, contudo, sobre o final da percope. Feldmeier2 separa os versos 11-12 como uma unidade em separado, o que concordam Uwe Wolmer3, e """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
FELDMEIER, Reinhard, A primeira carta de Pedro: um comentrio exegtico-teolgico. So Leopoldo: Editora Sinodal/EST, 2009, p. 130. 2 Idem. Sobre a estrutura, cf. o esboo do autor apresentado neste trabalho no tpico acerca da anlise contextual. 3 WOLMER, Uwe, Pedro em: Comentrio Esperana. Curitiba: Editora Evanglica Esperana, 2008, p.35.
1

"

#"

Polkinghorne.4 Em sentido diverso, David H. Wheaton5, Andrew McNab,6 e Craig S. Keener. 7 Nas tradues brasileiras, o tronco Almeida (ARA, ARC e NTLH) delimitam como 2.11-17; NVI opta por uma percope mais extensa: 2.11-25; a Almeida Sculo 21 caminha tambm por 2.11-17. Entre as tradues catlicas, a Edio Pastoral delimita como 2.11-12 e o mesmo o faz a Bblia de Jerusalm, enquanto que Bblia do Peregrino como 2.11-25. Entre as tradues de lngua inglesa, a ESV delimita como 2.1-12, ao passo que a NIV como 2.4-17. Em linhas gerais, entendemos que os versos 11-12 formam uma introduo ao contedo parentico que se segue, podendo ser tomado em separado para exposio, sem contudo, por bvio, perder-se de seus contextos anteriores e posteriores. A divergncia dos biblicistas encontra-se no fim da percope, mas no no seu incio. Destarte, tanto a opo por uma percope mais extensa, envolvendo os versos 11-17, como a particularizao dos versos 11-12 (opo por ns tomada) no prejudica a exegese.

Texto grego e proposta de traduo


O texto grego o que segue:

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
O autor delimita os versos 11-12 como uma percope nica que faz introduo s unidades seguintes, todas sob o tema maior da submisso do cristo (2.11 3.12), cf. a estrutura do autor no tpico contextual (POLKINGHORNE, G. J., 1Pedro em: BRUCE, F. F. (org.)Comentrio bblico NVI: Antigo e Novo Testamento. So Paulo: Editora Vida, 2009, p. 2155). 5 Wheaton agrupa os versos 11-12 com uma nica percope indo at 3.12, sob o tema mostrar aos outros o exemplo de Jesus: significativo que trs das quatro sees seguintes, que do exemplos desse comportamento, usam o mesmo conceito: submisso ou sujeio (13, 18; 3.1) (WHEATON, David H., 1Pedro em: CARSON, D. A. (org.), Comentrio bblico Vida Nova. So Paulo: Edies Vida Nova, 2009, p. 2.063), cf. tambm o esboo feito pelo autor no tpico de anlise contextual. 6 O autor delimita o texto da seguinte forma: 2.11-17 (o cidado cristo) sob a unidade maior entitulada deveres cristos, compreendendo 2.11 3.12 (MCNAB, Andrew, As epstolas gerais de Pedro em DAVIDSON, F. (org.) O novo comentrio da Bblia. So Paulo: Edies Vida Nova, 2009, p. 2.522). 7 Keener delimita o texto como sendo 2.4-12 sob o mesmo tema: sendo edificados como povo de Deus. (KEENER, Craig S., Comentrio bblico Atos. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004, p. 735).
4

"

$"

11 23)/4($", /)5).)!' 8, /)5$".$0, .)9 /)5+/*67$0, :/;<+=#)* ('% =)5.*.'% >/*#0*'%, )?(*%+, =(5)(+@$%()* .)(A (B, C0<B,D 12 (E% :%)=(5$FE% G'% [ >% ($H, I#%+=*% I<$%(+, .)!7%], ?%), >% J .)()!)!$K=*% G'% 8, .).$/$*'%, >. ('% .)!'% I53L% a >/$/(+@$%(+, 6$MN=L=* (1% #+1% >% O;5P >/*=.$/B, A traduo que se prope a seguinte: 11 Amados, rogo 8 a vocs, como forasteiros e peregrinos, a se manterem afastados 9 dos desejos carnais, os quais fazem guerra constante contra a vida. 12 Mantenham10 o bom estilo de vida11 de vocs entre os gentios, para que, naquilo que insultam vocs como criminosos,12 observem boas obras e glorifiquem a Deus no dia da visitao.

Comparao de verses
Traduo proposta ARA
11 11

NVI
11

A21
11

BJ
11

BP
11

EP Amados, vocs so peregrinos e forasteiros. Por isso, recomendo que fiquem longe dos desejos

11

Amados, rogo a vocs, como forasteiros e peregrinos, a se manterem afastados


8 9

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das

Amados, insisto em que, como estrangeiro s e peregrinos no mundo, vocs se abstenham dos

Amados, exorto-vos como a peregrinos e estrangeiro s a vos absterdes dos desejos

Amados, exorto-vos, como a estrangeiro s e viajantes neste mundo, a que vos abstenhais

Queridos, eu vos exorto como a hspedes e forasteiros a vos absterdes dos desejos

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Optou-se por rogo, como em Rm 12.1, visto ser o mesmo verbo /)5).)!'. HAUBECK, Wilfrid; SIEBENTHAL, Heinrich Von, Nova chave lingustica do Novo Testamento Grego: Mateus Apocalipse. So Paulo: Targumim/ Hagnos, 2009, p. 1270. !&"Para Beare, o tempo presente do verbo indica a fora de imperativo. (BEARE, Apud REINECKER, Fritz; ROGERS, Cleon, Chave lingustica do Novo Testamento Grego. So Paulo: Edies Vida Nova, 1995, p. 558." 11 a mesma palavra usada em 1Pe 1.15. Para Reinecker e Rogers, o sentido de procedimento, estilo de vida. (REINECKER, Fritz; ROGERS, Cleon, idem). 12 Hort e Bigg aduzem que o termo tem em vista um homem mpio que faz o mal de tal maneira que fica sujeito punio pelos magistrados (ibidem). Esta a traduo proposta por Haubeck (HAUBECK, Wilfrid; SIEBENTHAL, Heinrich Von, Op. Cit., p. 1270).

"

%"

dos desejos carnais, os quais fazem guerra contra a vida.


12

paixes carnais, que fazem guerra contra a alma,


12

desejos carnais que guerreiam contra a alma.

carnais que combatem contra a alma.

dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma.


12

sensuais, que fazem guerra ao esprito.

baixos que provocam guerra contra vocs.

12

Mantenha m o bom estilo de vida de vocs entre os gentios, para que, naquilo que insultam vocs como criminosos , observem boas obras e glorifique m a Deus no dia da visitao.

mantendo exemplar o vosso procedime nto no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vs outros como de malfeitores , observand o-vos em vossas boas obras, glorifique m a Deus no dia da visitao.

Vivam entre os pagos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocs praticam e glorifique m a Deus no dia da sua interven o.

12

Seja correto o vosso procedime nto entre os gentios, para que naquilo que de que falam mal de vs, como se fsseis praticantes do mal, ao observare m as vossas boas obras, glorifique m a Deus no dia da visitao.

bom vosso comporta mento entre os gentios, para que, mesmo que falem mal de vs, como se fsseis malfeitores , vendo as vossas boas obras glorifique m a Deus, no dia de sua Visita.

Seja o

12

Agi honradame nte em meio aos pagos, e assim os que vos difamam como malfeitores , ao verem vossas boas obras, glorificar o a Deus no dia das contas.

12

Comporte m-se de modo exemplar entre os pagos, a fim de que eles, mesmo falando mal de vocs como se fossem malfeitores , ao verem as boas obras que vocs fazem, glorifique m a Deus no dia do julgamento .

Verso 11: (i) destinatrios: A BP optou por queridos, ao passo que todas as verses trazem amados.; (ii) designao dupla do status do cristo no mundo: BP traduz hspedes e forasteiros, enquanto que a BJ opta por estrangeiros e viajantes. NVI e BJ fazem o acrscimo de no mundo e neste mundo, com o fito elucidao, embora no conste no texto original; (iii) desejos: ARA fala em paixes carnais, NVI, A21 e BJ em desejos carnais, BP fala em desejos sensuais, enquanto que EP traz desejos baixos; (iv) vida: a EP adota a traduo contra vocs, divergindo de todas as outras tradues que trazem alma. Verso 12: (i) manter: apenas a ARA traz o sentido mais prximo do termo grego que traz a ideia de manuteno. Todas as outras tradues analisadas caminham " '"

noutra direo; (ii) estilo de vida: a NVI traduz como vivam, chegando mais prxima da traduo proposta; (iii) gentios/pagos: ARA, A21 e BJ traduzem como gentios, enquanto que NVI, EP e BP optam por pagos.

Avaliao das verses


De uma maneira geral, as tradues disponveis em lngua portuguesa no guardam nenhuma discrepncia entre si, nem subvertem o sentido original do texto. No que tange a pregao, a escolha recai mais sobre a preferncia de estilo do que de contedo propriamente dito.

Anlise dos contextos


Contexto integral A carta objetivava a motivao dos cristos frente s perseguies que estes enfrentavam, com a expectativa de que mais sofrimentos viriam. Neste contexto, o autor da carta os exorta coragem, esperana e fidelidade e dirige a ateno do corao deles ao grande Exemplo de sofrimento suportado com mansido, o Senhor Jesus Cristo.13 Wheaton tem a mesma viso sobre o contexto da carta. Ele argumenta que quando se l a carta, tem-se a impresso de que uma unidade escrita para encorajar os cristos, especialmente os novos na f, e para declarar a eles a verdade e a realidade da graa de Deus na qual eles esto firmes e confiantes.14 O apstolo Pedro escreve de Roma aos crentes por volta de 64 65 d.C. crentes estes, em sua maioria, gentios (1.14,18; 2.9,10; 4.3,4), que residiam em cinco provncias no quadrante noroeste da sia Menor (atual Turquia). Claramente identificados numa referncia Dispora judaica como estrangeiros/exilados no """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
POLKINGHORNE, G. J., Op. Cit., p. 2155. Para Wheaton, Pedro enxerga uma iminente perseguio para a qual os cristos no esto preparados para enfrentar e por isso, se prope a encoraj-los para que testemunhe da verdadeira graa de Deus, na qual os fiis devem permanecer. (WHEATON, David H., Op. Cit., p. 2055)
14 13

"

("

mundo. Pelo fato do pouco tempo, entre a converso e a perseguio15, Pedro lhes escrever esta carta circular. Exortando os cristos coragem, esperana e fidelidade ao Senhor. Deviam, assim, seguir o exemplo de Jesus. Suportar o sofrimento com mansido, e desta forma, responder de maneira crist aos seus algozes. Segundo Walter Kaiser Jr., existem trs possveis pocas para os acontecimentos e o registro da carta16. So eles: (i) a parte final do reinado de Nero (54 68 d.C.); (ii) a poca do Imperador Domiciano (81 96 d.C.); e (iii) poca de Tciano (98 117 d.C.) No entanto, a data referente a Nero parece ser a mais provvel pelas seguintes argumentaes: (i) historiadores, como Tcito e Seutnio, registram a acusao de Nero contra os cristos de serem os responsveis pelo grande incndio que destruiu parte de Roma em 64 d.C. O que resultou em brutal castigo contra aquela nova superstio perversa17; e (ii) Clemente de Roma (I Clem 5 7), em 95 d.C., situa o incio da perseguio aos cristos na poca do grande incndio de 64 d.C. O argumento ento, de que, o problema que comeou em Roma se espalhou at chegar, aparentemente, ao leste, afetando os crentes da sia Menor18. H uma outra questo tambm. Pedro, nessa carta, no Cap. 5.13 registra: Aquela que coeleita convosco, que est na Babilnia, vos cumprimenta. Na poca, a expresso Babilnia referia-se, na verdade, uma codificao para Roma19. Diante da perseguio era necessrio poder expressar o perigo sem levantar suspeitas ou atrair ateno desnecessria. Nesta poca os paralelos entra a antiga Babilnia e Roma eram claros. Extrema imoralidade, impiedade, luxria e sentimentos contrrios a Deus.

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
KAISER, Walter C., O Plano da Promessa de Deus teologia bblica do Antigo e Novo Testamentos. So Paulo: Vida Nova, 2011, p. 355. 16 Idem 17 Ibidem 18 Ibidem 19 CARSON, D. A., MOO, Douglas, MORRRIS, Leon., Introduo ao Novo
15

Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2007, p. 470. " )"

O apstolo Pedro oferece cinco20 grandes nfases em todo o seu texto: (a) O sofrimento por causa da justia no deve nos surpreender; (b) os cristos devem se submeter ao sofrimento injusto da mesma forma que Cristo; (c) Cristo sofreu em nosso favor para nos libertar do pecado; (d) o povo de Deus deve viver de modo justo em todas as pocas, mas principalmente em face da hostilidade; e (e) a nossa esperana para o futuro se baseia na certeza da ressurreio de cristo. Desta forma, todos os cristos, de sua poca e de hoje, so exortados a cumprirem a sua misso como povo eleito de Deus. O Dr. Russel Shedd afirma que estes foram convocados a proclamar 21 as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (2.9). E como sacerdotes a servio de Deus, devem explicar ao mundo maldoso e ctico a razo da sua esperana. Mesmo aps tamanha tribulao, deveriam andar com os ps no vale, mas com o corao no cu. Pois a alegria do povo de Deus no fabricada na terra, mas derramada do cu.

Contexto do livro Apresentamos agora trs esboos da Primeira Carta de Pedro. Podemos observar que, apesar das diferentes divises finais, o contexto do trecho em questo bem claro para os trs estudiosos. *A Conduta como Forasteiro,*Um Introduo a Submisso do Cristo e *Como ser um exemplo de Jesus aos homens. A percope que estamos considerando pertence seo contida em 2.11 17, onde o texto trata da forma de lidar com os no-crentes por meio de uma vida crist exemplar e o dever de honrar as autoridades. Esboo de FELDMEIER 1.1-2 Pr-escrito (os destinatrios como forasteiros e povo de Deus) 1.3-2.10 O motivo de ser forasteiro: o renascimento e o povo de Deus 1.3-2.3 O renascimento o 1.3-12 Eulogia de entrada: renascimento e alegria no sofrimento o 1.13-2.3 Renascimento e nova conduta 2.4-10 Os renascidos como povo de Deus 2.11-5.11 A salvaguarda em ambiente estranho 2.11-4.11 Exortao e consolo """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
FEE, Gordon D., STUART, Douglas, Manual de Exegese Bblica. So Paulo: Vida Nova, 2008, p. 478." 21 SHEDD, Russel P. Nos passos de Jesus. So Paulo: Vida Nova, 1993, p. 10.
20

"

*"

o 2.11-12 A conduta como forasteiro ! 2.13-4.6 A salvaguarda na sociedade ! 2.13-3.12 Subordinao autoridade como testemunho o 3.13-4.6 Hostilidade do entorno como desafio o 4.7-11 Exortaes ao amor mtuo 4.12-5.11 Consolo e exortao 4.12-19 Sofrimento como comunho com Cristo 5.1-5 Autoridade e servio no seio da comunidade 5.6-11 Exortaes finais e consolo 5.12-14 Final da carta Esboo de POLKINGHORNE I. A posio do cristo (1.1 2.10) II. A submisso do cristo (2. 11 3.12) 1) Introduo (2.11-12) 2) A submisso civil do cristo (2.13-17) 3) A submisso dos escravos cristos (2.18-25) 4) Esposas e maridos (3.1-7) 5) Uma palavra final acerca da submisso crist (3.8-12) III. O sofrimento do cristo (3.13 4.19) IV. Exortaes e saudaes finais (5.1-14) Esboo de WHEATON 1.1,2 O autor sada os seus leitores 1.3-9 O plano da salvao preparado por Deus supre todas as nossas necessidades 1.10-12 Como a nossa salvao nos foi anunciada 1.13-5.7 O que significa a nossa salvao no dia a dia 1.13-21 Viver como Jesus 1.22-25 Amar os outros cristos 2.1-3 Desejar crescer 2.4-10 Pertencer ao povo de Deus 2.11 3.12 Mostrar aos outros o exemplo de Jesus 3.13 4.6 Viver para Cristo em meio oposio 4.7-11 Ministrar uns aos outros 4.12-19 Sofrer por causa de Cristo 5.1-4 Exercer liderana 5.5-7 Ser um bom seguidor 5.8-11 Tal salvao suscita oposio, mas a f garante a vitria 5.12-14 Saudaes pessoais Contextos remoto anterior e posterior

"

+"

Remoto anterior o texto de 1.22 25, onde o amor fraternal apresentado como parte do movimento da tica crist, onde o amor no fingido expresso da semente incorruptvel que os regenerou.22 J o contexto remoto posterior est contido no texto de 2.18 25, onde as prticas daqueles que prestam servio aos seus empregadores ou senhores devem testificar da nova condio do homem cristo, assim, sendo prefervel a prtica da justia, mesmo que estejam debaixo de injustia. Contextos imediato anterior e posterior Imediatamente anterior est o texto de 2.1 10. Apresenta as prticas que devem ser abandonadas em vista daquilo que receberam de novo, fazendo assim, diferena entre aqueles que deliberadamente desobedecem, pois os cristos so a casa espiritual com o objetivo de proclamar as virtudes de Deus. O contexto imediato posterior o texto de 1 Pedro 2.13 17, compreende a parte prtica do contedo dos dois versos anteriores. Pedro aps exortar os cristos, destinatrios da carta, a assumir postura exemplar, condizente com a nova natureza da qual, agora, faz parte, passa, a mostrar de que forma essa nova natureza reflete no convvio com todos os homens. Contexto cannico No h qualquer registro sobre qualquer tipo de objeo a aceitao desta carta no Cnon Sagrado. A [...] igreja jamais ps seriamente em dvida a autenticidade de 1 Pedro23. A percope no faz nenhuma citao direta do Antigo Testamento. Entretanto, os termos peregrinos e forasteiros remetem-nos a Gn. 23.4: Sou estrangeiro e morador... (confisso de Abrao); ver tambm Hb. 11.13 e ao Salmo 39.12: porque sou forasteiro tua presena, peregrino como todos meus pais """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Mueller v na exposio de Pedro, primeiro a apresentao dos fatos, para depois identificar a forma de aplicao prtica identificando nestes passos uma movimentao tica, onde do indicativo do evangelho (do amor de Deus que nos ofertado em Cristo) para o imperativo evanglico: uma existncia crist no mundo que seja qualitativamente correspondente. (MUELLER, nio R. I Pedro Introduo e Comentrio. So Paulo: Edies Vida Nova e Editora Mundo Cristo, 1988, p. 115). 23 CARSON, D. A., MOO, Douglas, MORRRIS, Leon., Introduo ao Novo
22

Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2007, p. 473. " !&"

o foram. (orao de Davi).24 Em um comparativo com Colossenses 3.1-4 e Filipenses 3.20:


Cl 3.1-4: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas l do alto, onde Cristo vive, assentado direita de Deus. Pensai nas coisas l do alto, no nas que so aqui da terra; porque morreste, e a vossa vida est oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, ento, vs tambm sereis manifestados com ele, em glria. Fp 3.20: Pois a nossa ptria est nos cus, de onde tambm aguardamos o salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Assim, somos levados a observar a ideia de que, a vida crist trata-se de uma vida de exlio.

Anlise literria
A percope que estamos considerando um trecho pareneticamente estruturado contido nas cartas do Novo Testamento, denominados Admonio psconverso, pertencente ao gnero literrio chamado de Simbulutico25. Estes textos tencionam provocar no ouvinte movimentos de ao ou de omisso como no o caso do texto de 1 Pd 2.11, 12, onde temos a expresso absterdes, no sentido de deixar de fazer algo, que no contexto da percope refere-se as paixes carnais e a expresso mantendo exemplar o vosso procedimento, no sentido de se fazer algo, esboando ao, com relao ao novo comportamento que deve ser adotado na condio de cristos.

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Mueller comenta que aqui Pedro est assumindo para si e para os seus leitores estas confisses, e tirando consequncias delas. (MUELLER, nio R. Op. Cit., p. 141). #'"O nome vem do grego symboulumai = aconselhar. Frequentemente dirige-se a segunda pessoa. (BERGER, Klaus. As Formas Literrias do Novo Testamento. So Paulo: Edies Loyola, 1984, p. 21).
24

"

!!"

Neste tipo de literatura os leitores so exortados a se comportar de acordo com a converso j realizada.26 Estes textos apresentam elementos comuns com outros textos pertencentes ao gnero Admonio ps-converso, onde em 1 Pd 2.11, h elemento de luta encontrado tambm em 1 Pd 4.8s e Ef 6.11,12 e 1 Pd 2.12, onde a nova conduta conta com a reao dos de fora, encontrada tambm em 1 Ts 4.12; Cl 4.5,6.27 A formulao geral desta percope instar os cristos a um novo estilo de vida.28

Anlise das principais palavras

!"#$%&$'( - forasteiro.
Paroikos um composto de para (ao lado de) e oikos (casa). Empregado como substantivo tem o significado de vizinhana, vizinho, que no habita com os cidados residentes, sem ter os direitos de cidado, porm desfrutando da proteo da comunidade. O verbo paraoikeo significa habitar como estrangeiro. Na LXX, paroikos ocorre mais de trinta vezes na traduo de residente temporrio ou estrangeiro. Os israelitas tinham obrigaes especficas no tocante ao estrangeiro residente. Devia ter a oportunidade de ganhar a vida. Tem licena de participar da comida do ano sabtico. Tinha o direito de asilo. Como as vivas e os rfos, tinha a proteo da lei. Ele tambm, no entanto, tinha suas obrigaes, tais como: guardar o sbado, no tinha licena de comer do cordeiro da pscoa, nem das ofertas sacrificiais. O profeta Ezequiel promete igualdade entre os israelitas e os estrangeiros que moram entre eles. Acima de tudo, ressaltava-se que os patriarcas eram estrangeiros residentes. Moiss era peregrino em Midi, como tambm era a totalidade de Israel no Egito. Em certo sentido, os israelitas sempre eram peregrinos, mesmo quando habitavam a terra prometida. A terra e o solo da Palestina, bem como, de fato, o mundo inteiro, pertencem a Jav (Sl 24.1).

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
26 27

Idem, p. 122. Ibidem. 28 MUELLER, nio R. Op. Cit., p.47.

"

!#"

O peregrino devoto, do outro lado, pode habitar no tabernculo de Jav, experimentando, assim, a comunho com Deus. No Novo Testamento estas palavras se acham apenas em Atos, Lucas, Hebreus, 1 Pedro e Efsios. Cada passagem contm uma citao ou referncia a respeito da histria de Israel. Em Atos (13.16) Paulo relembra a paroikia de Israel no Egito. Hebreus (11.9-10) ressalta que Abraho viveu como peregrino na terra prometida, como num pais estrangeiro, sendo que, pela f, era cidado da cidade celestial. Em Jesus Cristo, os crentes gentios so concidados com os santos e membros da famlia de Deus. Isto porque as promessas feitas aos israelitas e a chamada ao Reino de Deus so vlidas para eles (Ef 2.19). por isso que h a advertncia no sentido de abster-se das paixes da carne (1 Pe 2.11). Eles tambm devem viver no temor de Deus durante seu tempo de peregrinao (1 Pe 1.17).29

!"#)!*+,$'(
Parapidemos se deriva de demos (povo), e significa algum que habita por curto tempo um local estrangeiro, como estranho ou forasteiro. Ocorre trs vezes no Novo Testamento. Em (1 Pe 1.1 e 2.11), os crentes so chamados parapidemoi (exilados). A palavra forma um paralelo com paroikoi (peregrinos), que relembra Gn 23.4 Sou estrangeiro e morador entre vs; dai-me a posse de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta. e Sl 39.13 Desvia de mim o olhar, para que eu tome alento, antes que eu passe e deixe de existir. Por causa de estar no cu o seu verdadeiro lar (Fl 3.20), a eleio divina desobrigou os cristos de todas as suas vinculaes e relaes naturais. Agora, vivem na terra como exilados. Este chamamento e vocao d origem advertncia quanto absteno das concupiscncias da carne. (1 Pe 2.11). Devem viver de acordo com os decretos e leis do seu verdadeiro lar. Hebreus 11.3 retrata que Abraho e os patriarcas como padres para o cristo. Abraho olhava na direo cidade do futuro (11.10). Por esta razo, ele e os patriarcas viveram como estrangeiros e exilados na terra.30

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
H. Bietenhard (LOTHAR, Coenen & COLIN, Brown. Org. DICIONRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA Novo Testamento. So Paulo: Ed. Vida Nova, 2000, p. 750. 30 Ibidem, p. 749.
29

"

!$"

!"#"&"-.
O ensino se ocupa primariamente na transmisso de compreenso e conhecimento intelectual, e muitas vezes se pensa que a educao se limita aos anos formativos da pessoa. Exortar, porm, significa exercer influncia sobre a vontade e as decises de outra pessoa, com o objetivo de gui-la para um cdigo geralmente aceito de comportamento e de encoraja-la a observar certas instrues. A exortao sempre pressupe algum conhecimento prvio. Consiste em lembrar uma pessoa disto, com a inteno de que o leva a efeito. No grego do Novo Testamento somente Paulo que emprega o verbo noutheteo para expressar o conceito. Noutros trechos, o termo mais usado e parakaleo, seus significados variam desde a presso urgente at o consolo e o encorajamento. Na LXX se emprega parakaleo, mormente para o hebraico naham no sentido de consolar, ter compaixo, encorajar, fortalecer, desviar ou levar pelo caminho. No Novo Testamento ocorrem cento e nove vezes com o significado de conclamar, convidar, implorar exortar consolar e encorajar. Mesmo antes de Paulo, a exortao tinha seu lugar na igreja, especialmente como a tarefa dos profetas primitivos. Em 1 Co 14.30,31, Paulo v a necessidade de exigir que os profetas falassem um aps outro em ordem, de modo que todos pudessem ser exortados. Paulo anima os Filipenses a se exortarem mutuamente (Fp 2.1). Envia Timteo para, entre outras coisas, exortar a igreja (1Ts 3.2). Paulo considera que seu dever seguir o costume normal da igreja primitiva, exortando a comunidade. Teologicamente, no entanto, Paulo d a exortao uma base especfica. No d aos seus leitores uma instruo moral direta, mas dirigese a eles atravs de Deus ou Cristo, de tal modo que o apstolo considera que sua admoestao administrada pela misericrdia de Deus (Rm 12.1), por Nosso Senhor Jesus Cristo e tambm pelo amor do Esprito Santo. Para Lucas a era presente ganha mais importncia, a (por causa do atraso da Parousia, ou por causa da perseguio que afligia a igreja). Assim, enfatiza-se ainda mais a exigncia quanto conduta correta nesta vida. Por isso, Joo Batista, Judas, Silas, e outros exortam as pessoas a andarem retamente (Lc 3.18; At 15.32). A

"

!%"

necessidade de dominar o presente leva, em Ef 4.1, nas Epstolas Pastorais, Hebreus e 1 Pedro, a exortao no sentido de andar condignamente.31

/"#&*&.0
A primeira epstola de Pedro (1Pe 2.11) fala dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Cristo sofreu na Sua carne. Somente o homem que sofre na carne com o mesmo esprito de Cristo est livre do pecado (4.1-3) e escapa s depravaes da carne (4.4,5). Carne tambm relacionado com o homem pecador, na sua rejeio da lei. As obras da carne incluem a imoralidade, a licenciosidade, a idolatria, a inimizade, a contenda e a ira (Gl 5.19-21). O ponto essencial a respeito de carne neste texto, no que enfraquece a vontade do homem no sentido de praticar o bem, e, sim, que o tenta a substituir o seu prprio bem pelo bem de Deus. As obras da carne so carnais na medida em que oferecem uma falsa promessa de vida baseada nos prprios esforos do homem. Assim, os cimes, por exemplo, so um produto secundrio de busca de vida atravs da popularidade; o mau gnio surge da frustao da busca do conforto e na quietude. "De acordo com a carne" pode ser empregado tambm com um julgamento de valores, no sentido de desaprovao, assim como o termo "espiritual", que o oposto de "carnal", tambm pode funcionar como o termo de aprovao. O mais prximo que se pode chegar descoberta de um significado geral para esta expresso dizer que a vida carnal aquela que vivida na busca de seus prprios interesses, independentemente de Deus ou das leis de Deus, em contraste com o viver de acordo com a orientao do Esprito Santo. Paulo, em duas passagens, pelo menos, esboa o estreito relacionamento entre a carne e a morte: "se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte" (Rm 8.13); "aquele que semeia para a sua prpria carne, da carne colher corrupo" (Gl 6.8). Aqui a morte o fruto inevitvel que cresce como o resultado do modo carnal de viver. Neste ponto, a interpretao existencialista do NT se torna relevante e convincente. Se um homem simplesmente aquilo que faz de """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
G. Braumann (LOTHAR, Coenen & COLIN, Brown. Org. DICIONRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA Novo Testamento. So Paulo: Ed. Vida Nova, 2000, pp. 767, 768 e 769.
31

" " !'"

si mesmo, o homem carnal vive num mundo de possibilidades que se desvanecem. Cada deciso que toma a respeito de sua prpria vida limita as possibilidades futuras que ainda ficam em aberto diante dele, pois ele moldado e restringido pelos frutos de suas prprias decises. O Esprito, em contraste, capacita o homem a ir alm do que o seu prprio passado fez dele, dando-lhe novos desejos, novas capacidades, novos horizontes. Se avida for entendida no sentido dinmico que tem nos escritos bblicos, viver segundo a carne viajar para dentro do beco sem sada que termina na morte, enquanto que viver segundo o Esprito entrar na vida.32

12"!34$%
Em contra distino do Portugus o Grego extra bblico tem diversas palavras para "amor" e "amar", e uma delas agapets. Na tradio sintica, a nfase final cai sobre a pregao do reino de Deus e do novo modo de vida que vem entrando juntamente com o prprio Jesus. Deus envia seu Filho amado (em Mateus e Marcos), a Quem escutar ser salvo (Mc 1.11); (Mt 3.17); Lucas tem agaptos como vs 1 na parbola dos lavradores maus em Lc 20.13, como tambm Mc 12.6. Agapets tambm figura na interpretao cristolgica de Is 42.1 e em Mt 12.18. Mesmo assim, gape quase nunca se emprega para expressar o motivo por detrs desta pregao. Pelo contrrio, outras figuras e parbolas tomam seu lugar como: misericordioso e compassivo, estes so mais utilizados. A atividade de Jesus entre os homens, portanto, revela a misericrdia e o amor de Deus; o prprio Jesus aquele que verdadeiramente ama, e toma para si os pobres, os doentes, os pecadores, e os chama de amados.33

Comentrio bblico-teolgico-pastoral
Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
A. C. Thiselton (LOTHAR, Coenen & COLIN, Brown. Org. DICIONRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA Novo Testamento. So Paulo: Ed. Vida Nova, 2000, pp. 274 284. $$ ",-" ./012" (LOTHAR, Coenen & COLIN, Brown. Org. DICIONRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA Novo Testamento. So Paulo: Ed. Vida Nova, 2000, pp. 113 124."
32

"

!("

O termo Q3)/4($" (amados) uma expresso frequente no NT. Explicita o clima bsico entre aqueles que Jesus acolheu em seu amor.34 Como um pastor que trata do seu rebanho, Pedro se dirige as ovelhas de Cristo com um tom Paternal, destacando que os cristos so alvo do amor incondicional de Deus. Nada podemos fazer para Deus nos amar menos ou mais, pois a causa do amor de Deus por ns est nele mesmo. Em segundo lugar, os cristos so peregrinos e forasteiros no mundo. exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois... (2.11b). No grego o termo peregrino (/)5$".$0,) se refere aquele que reside sem ptria e cidadania em um lugar estranho, eles so como residentes temporrios na terra, que tm no cu o seu verdadeiro lar; e forasteiro (/)5+/*67$0,) se refere mais quele que se encontra temporariamente em um lugar qualquer ou que est em trnsito como viajante ou peregrino,35 reside em um pas que no o seu. Com isso, Pedro diz que precisamos ter conscincia da interinidade de nossa existncia terrena. O povo de Deus no tem cidadania permanente aqui. Nascemos do Esprito, nascemos de cima e a nossa ptria est no cu (Fil 3.20).36 Estamos viajando para a cidade celestial (Hb 11.8-16)37 Os cristos daquele tempo eram uma pequena minoria numa sociedade pag, onde facilmente podiam ser acusados de criminosos. Diante disso, Pedro insiste que a conduta dos cristos seja boa, para que seus vizinhos pagos reconheam que eles praticam boas aes e louvem a Deus no dia do seu Juzo. Sua condio de forasteiros acontece entre os povos gentios e por este motivo Pedro adverte os cristos de como deve ser a conduta entre os gentios. Exorto-vos, a vos absterdes das paixes carnais, que fazem guerra contra a alma. Quando lemos algum texto que fale de pecados da carne, geralmente nos referimos ao pecado sexual. Mas no NT essa mesma expresso abrange um sentido muito maior. O Apstolo Paulo em Gl 5.19-21,38 apresenta-nos uma lista de pecados """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
HOLMER, Uwe. Op. Cit., p. 35. Ibidem 36 Pois a nossa ptria est nos cus, de onde tambm aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20 ARA) 37 Todos estes morreram na f, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porm, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. (Hb 11.13 ARA). 38 Ora, as obras da carne so conhecidas e so: prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiarias, inimizades, porfias, cimes, iras, discrdias, dissenses, faces, invejas,
35 34

"

!)"

da carne. Evidentemente h aqui muito mais do que pecados corporais; os pecados da carne incluem muito mais que os grosseiros pecados do sexo e os apetites corporais. No NT a palavra carne, ou carnais (=)5.*.'%), como aparece neste texto significa a natureza humana separada de Deus; significa a natureza humana no redimida e no regenerada; significa a natureza sem Cristo; significa uma vida sem as normas, sem a ajuda, sem a graa e sem a influncia de Cristo39. O conceito de concupiscncias carnais e desejos da carne, portanto, inclui, no s os pecados sexuais, mas todos os tipos de pecado: como o orgulho, a inveja, o dio, a mentira, a fofoca, e todos os outros maus pensamentos que caracterizam a pecaminosa natureza humana decada. sobre estes pecados e desejos que o Apostolo Pedro diz que os cristos devem absterse. A vida crist como um campo de guerra, onde travamos lutas dirias com o inimigo de nossas almas, com o mundo e principalmente contra a nossa carne. O Pastor Batista norte-americano Warren Wiersbe, ressalta que a nossa verdadeira luta no contra as pessoas que nos cercam, mas sim contra as paixes dentro de ns.40 No captulo quatro o Apstolo Pedro responde, dizendo quais so essas paixes carnais: dissolues, borracheiras, orgias, bebedices e detestveis idolatrias, e estas paixes que o Apstolo diz que precisamos nos abster. Concordo com William Barclay quando diz: O seguidor de Cristo um estrangeiro no mundo, e por este motivo no pode aceitar as regras nem as normas do mundo. Outros podero aceitar estas regras e normas, mas o seguidor de Cristo cidado do Reino de Deus e deve guiar a sua vida segundo as regras desse Reino. Barklay diz: O mundo uma ponte; o homem sbio passar por ela, mas no edificar sobre ela uma casa, pois o Cristo um exilado na eternidade.41 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vs outros como de malfeitores,

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como j, outrora, vos preveni, que no herdaro o reino de Deus os que tais coisas praticam. (Gal 5.19-21 ARA) 39 BARKLAY, William. Comentrio do Novo Testamento 1 Pedro Verso Digital, p. 79. 40 WIERSBE, Warren W. Comentrio Bblico expositivo Novo Testamento Vol. II, 2007, p. 520. 41 LOPES, Hernandes Dias. Comentrio Expositivo Hagnos 1 Pedro. So Paulo: Ed. Hagnos, 2012, p. 14.

"

!*"

Havia outra razo prtica ainda mais importante pela qual o cristo precisa abster-se dos desejos carnais. A Igreja primitiva era duramente acusada e caluniada por seus inimigos, e a nica maneira de refutar essas acusaes, era vivendo de forma afetuosa e aprazvel. Embora fosse uma raa escolhida, viviam entre os gentios, que estavam inclinados a falar deles como malfeitores. Em todos os tempos, os mpios nos observam, falam contra ns e procuram desculpas para rejeitar o evangelho, e muito comum nos dias atuais ouvirmos crticas ou acusaes por causa do comportamento ou por algum princpio cristo. Por isso precisamos ter uma boa conduta diante daqueles que no conhecem a Cristo. Precisamos ser bons cidados, servos submissos, esposas submissas, maridos dignos e irmos compassivos. Os cristos na poca de Pedro estavam sendo acusados injustamente por muitos delitos e crimes, como exemplo deslealdade ao imperador (Jo 19.12),42 propagao de costumes ilegais (At 16.19,20),43 difamao dos deuses (At 19.23-27),44 e transtornos em geral (At 17.6-7).45 Os cristos tambm eram acusados de praticar canibalismo. Esta acusao se originou numa perverso das palavras pronunciadas durante a Ceia do senhor: Este o meu corpo... Este clice a nova aliana do meu sangue. Foram acusados de imoralidade e at de incesto. Pedro acreditava que s havia uma forma de refutar estas acusaes, e era viver de tal maneira que a vida crist demonstrasse por si s que tais acusaes eram improcedentes. E talvez no momento destas acusaes, se lembrara das palavras que Jesus havia dito: Assim brilhe tambm a vossa luz diante dos """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
A partir deste momento, Pilatos procurava solt-lo, mas os judeus clamavam: Se soltas a este, no s amigo de Csar! Todo aquele que se faz rei contra Csar! (Jo 19.12 ARA). 43 e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que no podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. (At 16.20-21 ARA) 44 Por esse tempo, houve grande alvoroo acerca do Caminho. Pois um ourives, chamado Demtrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artfices, convocando-os juntamente com outros da mesma profisso, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofcio vem a nossa prosperidade e estais vendo e ouvindo que no s em feso, mas em quase toda a sia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando no serem deuses os que so feitos por mos humanas. No somente h o perigo de a nossa profisso cair em descrdito, como tambm o de o prprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruda a majestade daquela que toda a sia e o mundo adoram. (At 19.23-27 ARA) 45 Porm, no os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmos perante as autoridades, clamando: Estes que tm transtornado o mundo chegaram tambm aqui, os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de Csar, afirmando ser Jesus outro rei. (At 17:6-7 ARA)
42

"

!+"

homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que est nos cus (Mt 5.16). observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitao. O objetivo aqui no que se faa justia aos difamados, mas que Deus seja honrado. A primeira parte da orao que o Senhor nos ensinou diz: Santificado seja o teu nome e Ef 1.12: Para que sejamos algo para o louvor de sua glria. Todavia, quando o gentio comea a glorificar a Deus, necessrio que Deus tenha entrado em sua vida. Isso pode conduzir sua redeno, o que novamente reverte em louvor a Deus. Na realidade isso depende em ltima anlise da atuao de Deus.46 Simon Kistemaker pondera que os cristos esto vivendo numa vitrine; esto mostra. Sua conduta, obras e palavras so constantemente avaliadas pelos no-cristos que querem constatar se os cristos esto vivendo aquilo que professam.47 O mundo olha para ns. Pode at discordar de ns e at nos atacar, mas no podem deixar de reconhecer a vida exemplar daqueles que pertencem a Cristo. Esta vida exemplar no meio de um ambiente hostil, diante de maledicentes, so uma mensagem evangelstica eficaz que poder impactar muitas pessoas, contribuindo para que elas cheguem ao conhecimento da salvao para glorificar a Deus no dia da visitao. O termo O;5P >/*=.$/B,. O dia da visitao o dia da interveno divina, no como o dia do juzo final, mas como o dia da interferncia na vida de um indivduo ou de um povo.48 Esse dia, neste contexto, significa a ocasio de graa e misericrdia, na qual os no-cristos aceitaro a oferta da salvao e glorificaro a Deus em gratido.49

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
HOLMER, Uwe. Op. Cit., p. 35. KISTEMAKER, Simon. Epstola de Pedro e Judas. So Paulo: Cultura Crist, 2006, p. 132. 48 HOLMER, Uwe. Op. Cit., p. 36 49 KISTEMAKER, Simon. Op. Cit., p. 130.
47 46

"

#&"

Bibliografia
" BARKLAY, William. Comentrio do Novo Testamento 1 Pedro Verso Digital BRUCE, F. F. (org.)Comentrio bblico NVI: Antigo e Novo Testamento. So Paulo: Editora Vida, 2009. BERGER, Klaus. As Formas Literrias do Novo Testamento. So Paulo: Edies Loyola, 1984. CARSON, D. A. (org.), Comentrio bblico Vida Nova. So Paulo: Edies Vida Nova, 2009. ____________, MOO, Douglas, MORRRIS, Leon., Introduo ao Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2007. COENEN, Lothar, BROWN, Colin. Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, volumes 1 e 2, 2009. DAVIDSON, F. (org.) O novo comentrio da Bblia. So Paulo: Edies Vida Nova, 2009. FELDMEIER, Reinhard, A primeira carta de Pedro: um comentrio exegticoteolgico. So Leopoldo: Editora Sinodal/EST, 2009. FEE, Gordon D., STUART, Douglas, Manual de Exegese Bblica. So Paulo: Vida Nova, 2008. HAUBECK, Wilfred; SIEBENTHAL, Heinrich Von, Nova chave lingustica do Novo Testamento Grego: Mateus Apocalipse. So Paulo: Targumim/ Hagnos, 2009. KEENER, Craig S., Comentrio bblico Atos. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004. #!"

"

KISTEMAKER, Simon. Comentrio do Novo Testamento Epstolas de Pedro e Judas. So Paulo: Cultura Crist, 2006. LOPES, Hernandes Dias. Comentrio Expositivo Hagnos 1 Pedro. So Paulo: Hagnos, 2012. MUELLER, nio R. I Pedro Introduo e Comentrio. So Paulo: Edies Vida Nova e Editora Mundo Cristo, 1988. REID, Daniel G. (org.), Dicionrio teolgico do Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2012. REINECKER, Fritz; ROGERS, Cleon, Chave lingustica do Novo Testamento Grego. So Paulo: Edies Vida Nova, 1995. SHEED, Russel P., Nos passos de Jesus Uma Exposio de 1 Pedro. So Paulo: Vida Nova, 1993. WIERSBE, Warren W. Comentrio Bblico Expositivo Novo Testamento Vol. II. Santo Andr: Geogrfica Editora, 2007. " WOLMER, Uwe, Pedro em: Comentrio Esperana. Curitiba: Editora Evanglica Esperana, 2008. "

"

##"

Potrebbero piacerti anche