Sei sulla pagina 1di 28

4

REDAO COMERCIAL,
E-MAILS E TTULOS
Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral
Simon Stratford Fonte: www.sxc.hu

Meta
Apresentar os aspectos e a forma de escrever as correspondncias comerciais, incluindo os e-mails, bem como a importncia dos ttulos desses documentos.

Objetivos
Ao final do estudo desta aula, voc dever ser capaz de: 1. elaborar eficazmente uma carta comercial; 2. reconhecer as caractersticas de um e-mail adequado e escrev-lo; 3. construir bons ttulos em cartas, e-mails e documentos comerciais.

Introduo
Algum dia voc j parou para pensar na importncia das correspondncias? Elas surgiram como meio de substituio aos contatos pessoais no sculo IV a.C. Atualmente, as cartas ainda se mantm como importante meio de contato, mesmo que tenhamos nossa disposio o telefone e o e-mail (eletronic mail em portugus: correspondncia eletrnica). As cartas comerciais, que vamos estudar nesta aula, consistem em documentos escritos que so trocados por empresas (comerciais e industriais) entre si. Hoje em dia, uma opo mais rpida e prtica de comunicao interna e externa s empresas tem sido os e-mails, ou seja, a correspondncia eletrnica. Por isso, o texto desse tipo de correspondncia deve receber tratamento adequado, principalmente na vida profissional. Vamos, pois, aprender como um eletronic mail deve ser redigido e os cuidados a serem observados; afinal, ele um importante instrumento de comunicao dentro de uma organizao. Voc vai, tambm, ver a importncia dos ttulos (assunto) dos e-mails e das cartas comerciais, pois eles determinam, em boa parte, o interesse pela leitura de todo o texto. No menos importante perceber que, como toda correspondncia, preciso ficar atento a quem ser endereada a carta eletrnica, pois tal fator essencial no momento de escolha do teor e da linguagem a ser utilizada no texto.

79
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

80
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

Carta comercial
Foto: oki oki

Como documento trocado entre empresas, as cartas comerciais devem ser


EFICIENTES

na

comunicao, de forma a beneficiar o emissor (causar boa impresso). De certa forma, elas podem at mesmo ser consideradas um agente publicitrio. Outro objetivo da correspondncia comercial promover o bom relacionamento (com outras empresas e com os clientes), agradando

Fonte: www.sxc.hu

o receptor por meio do tom atencioso na linguagem. O valor da carta dado pela cortesia do redator, pela sinceridade e pela compreenso acerca do objetivo da comunicao. Para atingir tais objetivos, a carta comercial deve ser cuidadosamente
EFICIENTE

aplicada. Voc, como redator, pode seguir alguns passos para que sua carta seja eficiente: demonstre que gosta da empresa em que trabalha, vista a camisa da causa; seja fiel, no decorrer do texto, ao pensamento e s aes caractersticas da empresa; mostre-se cordial, mesmo que seja em uma situao difcil, para causar boa impresso na instituio; acredite que suas declaraes sero tomadas como posies da empresa; sinta entusiasmo pelo trabalho que faz, como o artista que pinta um quadro; mostre-se aberto a opinies, mesmo que contrrias s suas, e tenha a grandeza de declar-las certas quando o forem; redija para comunicar, e no para impressionar (lembre-se do que voc estudou sobre linguagem simples e clareza de um texto); use a criatividade para conseguir boas formas de comunicao que sejam, ao mesmo tempo, EFICAZES e simples.

Aquilo que produz efeito ou ao da melhor forma possvel, focando em excelncia na produo. Em uma indstria, por exemplo, seria o mesmo que produzir muito em menor tempo e com menos gasto de recursos.

EFICAZ
Aquilo que produz efeito, que produz muito, que d bom resultado. Ou seja, o foco o resultado (o produto), a obteno da qualidade esperada para o produto final.

Como eu fao as cartas?


As cartas so compostas pelas seguintes partes: 1. Timbre: aparece impresso no papel, contendo o nome, a especialidade e o endereo da empresa ou instituio. Exemplo: MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CAMPUS DE FLORESTAL CEP: 35690-000 Florestal MG BRASIL 2. Localidade e data: na linha de cima, direita, escrevem-se o nome da localidade do emissor (voc) e a data completa. Exemplo: Belo Horizonte, 6 de setembro de 2006 3. Referncia: a trs linhas da localidade e da data escreve-se a palavra Referncia (pode-se abreviar: Ref.) ou Assunto e faz-se um resumo do assunto da carta. Essa informao vem direita do papel. Exemplos: Ref.: Pedido de informaes. Assunto: Mudana de razo social. Algumas pessoas preferem no colocar a referncia na carta, como forma de despertar o interesse do leitor por meio da curiosidade. 4. Invocao: a cerca de trs linhas da referncia (ou assunto) se existir, faz-se a invocao esquerda. Exemplos: Prezados Senhores, Prezado(s) Senhor(es), H tambm a invocao personalizada ( um tipo mais simptico de invocao), em que se utiliza o nome do destinatrio: Caro senhor Francisco Pessoa, Prezada senhora Ana Cristina,

81
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

82
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

5. Texto: iniciado duas linhas abaixo da invocao. Seu contedo baseado em: Exposio comunicao do objetivo. Aqui, voc deve ser o mais natural possvel. Imagine que o receptor est na sua frente, escreva o que voc diria a ele, com linguagem culta, claro! Apelo se for necessrio, sensibilize o receptor em relao ao seu objetivo. Para isso, voc deve conhecer bem o receptor, a fim de identificar os pontos de sensibilidade dele para elaborar seu apelo. Exemplos: Conhecemos sua solidez nos negcios e seu desejo de manter o prestgio dessa empresa. Entendemos que o atraso na quitao teve motivos independentes de sua vontade.

Nossos produtos, alm de elevar o conceito de sua loja, permitem rendimentos de 10% a 15% sobre qualquer similar. O crdito pressupe responsabilidade de quem o recebe. Por isso, o concedemos. Cabe agora proteg-lo e ampli-lo. Mas isso no depende de ns.

Entretanto, se a exposio consiste em oferecimento ou concesso de benefcio assinado pelo receptor, no h necessidade de apelo. Impulso estmulo ao receptor para tomar uma deciso mediante o apelo que voc fez. Para isso, esta parte do texto deve ter algumas caractersticas: demonstre que voc est seguro de uma ao favorvel do receptor; mostre ao receptor o que deve e como fazer; e desenvolva uma nica proposta de ao: a que for mais eficiente para o emissor e mais prtica para o receptor.

Exemplos: No mande dinheiro. Apenas assinale sim no carto de resposta e ponha-o no correio.

83
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

Ligue agora para o telefone 0800-229224 e tenha o conforto de receber seu jornal em casa.

6. Cumprimento final: constitui novo e ltimo pargrafo, podendo conter frases de agradecimento, apreo e disponibilidade. Mas cuidado com os chaves! Eles nada acrescentam mensagem! Exemplo: Agradecemos seu gesto de solidariedade e reafirmamos nosso convite para nova doao a partir da data impressa em seu resultado de exame. Esperamos ver voc em breve!

Para conhecer outros planos, s ligar para a Central de Atendimento de Seguros: 3991-3554, de segunda a sexta-feira, das 8h s 19h. Aproveite! Quando a carta contiver impulso ao, o cumprimento pode ser apenas um advrbio (respeitosamente, atenciosamente), um substantivo (saudaes, abraos) ou um adjetivo (grato(a), agradecido(a)). Exemplos: Atenciosamente, Igor Lima. Um abrao,

Ana Cristina Fonseca.

7. Assinatura: feita trs linhas depois do cumprimento final. Escrevem-se o nome civil do emissor e, abaixo, o cargo que ocupa (com todas as letras maisculas). importante colocar a assinatura acima do nome digitado.

84
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

Exemplos:

Joanes Lima da Silva


Joanes Lima da Silva GERENTE

Mariana Figueiredo Rocha


Mariana Figueiredo Rocha SUPERVISORA 8. Anexos: caso haja outros documentos que acompanham a

correspondncia, escrevem-se, esquerda e abaixo da assinatura, a palavra Anexo e a especificao do que acompanha. Exemplos: Anexo 1: Catlogo Anexo 2: Tabela de preos

ATIVIDADE 1 ATENDE AO OBJETIVO 1


Assinale C nas alternativas corretas e E nas alternativas erradas. a. ( b. ( c. ( ) Em uma carta comercial, voc pode expor seu ponto de vista ) O valor da carta dado pela cortesia do redator, pela sinceridade ) Em uma carta comercial, deve-se utilizar linguagem requintada sem que seja interpretado como posio da empresa. e pela compreenso acerca do objetivo da comunicao. e cheia de expresses tcnicas, de modo a impressionar o receptor com seus conhecimentos. d. ( ) Devemos utilizar, em cartas comerciais, expresses do tipo lacuna preenchida, recnditos rinces, andar da carruagem e matar a charada, pois elas enriquecem o texto. e. ( ) Numa carta comercial, no necessrio ser objetivo. Quanto mais rodeios fizer antes da informao principal, melhor, pois assim possvel sensibilizar o receptor em relao causa.

E os envelopes?
O endereamento (indicao do receptor e seu endereo) se faz na face fechada do envelope, entre o timbre e a parte inferior das quadrculas impressas no envelope (aqueles quadros reservados para o CEP Cdigo de Endereamento Postal), tendo esse campo como fronteira esquerda. Exemplo:

85
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

Endereo do receptor

Quando o endereamento for feito por meio mecnico (como as etiquetas autocolantes), voc pode ignorar as quadrculas reservadas para o CEP, desde que esse dado conste da etiqueta (na ltima linha e esquerda do nome da localidade de destino). Na indicao do receptor, voc deve escrever em linhas diferentes: 1. forma de tratamento adequada, conforme vimos na Aula 3; 2. nome civil do receptor com todas as letras maisculas; 3. nome do logradouro, nmero do prdio, setor, loja, sala etc. (apenas as iniciais maisculas); 4. indicao do bairro, vila, jardim ou conjunto (apenas as letras iniciais maisculas); 5. com todas as letras maisculas, o nome da localidade e a sigla da unidade da federao (estado), separados por um trao;

86
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

6. Cdigo de Endereamento Postal (CEP) da localidade: um nmero em cada quadrcula. Exemplo: Ilmo. Sr. JOO PEDRO RODRIGUES DD. Chefe de Gabinete do SAPAR Av. Cndido Jukcvicz, 415 CURITIBA PR CEP: 89200-050

Eletronic mail

E-mail: assim a correspondncia chega rapidinho!

O eletronic mail, mais conhecido como e-mail ou correio eletrnico (traduo em Portugus), o que permite, atualmente, que possamos enviar uma correspondncia, em segundos, para uma pessoa que est do outro lado do mundo.

Como escrever um e-mail


O e-mail passou a ser uma das formas mais rpidas de comunicao. A facilidade e a agilidade (basta um clique!) no envio de mensagens fazem com que a opo por essa forma de comunicao aumente cada dia mais. No entanto, a banalizao do e-mail no significa que ele pode ser feito de

qualquer forma e com qualquer linguagem, principalmente no ambiente de trabalho. Em muitos casos, quem envia um e-mail se esquece de utilizar o Portugus correto e at mesmo das regras bsicas da boa educao, e acaba pecando pelo excesso de informalidade na linguagem. Embora o correio eletrnico tenha, em muitas situaes, ocupado o lugar do telefone, no podemos nos esquecer de que se trata de linguagem escrita e, como tal, h necessidade de se utilizar a linguagem culta. Mesmo que o nvel de formalidade possa ser menor que em correspondncias tradicionais, algumas caractersticas devem ser observadas. So elas: 1. Com quem voc est falando? preciso fazer a invocao, ou seja, dirija-se pessoa a quem est destinando o e-mail. Exemplos: Prezado Senhor Carlos, Doutor Flvio, Prezada Laura, Entretanto, caso voc esteja enviando um e-mail para uma pessoa com quem tem mais intimidade, mesmo nas relaes profissionais, pode dispensar o termo prezada e substitu-lo por cara, ou at mesmo dizer um ol. Exemplos: Cara Laura, Ol, Laura! 2. No se esquea de cumprimentar!

87
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

88
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

Como mescla de linguagem utilizada ao telefone com linguagem de correspondncia, alm da invocao, simptico utilizar a saudao. Nada de ir logo tratando do assunto sem prvia delicadeza. Exemplos: Bom dia! Boa tarde! Como vai? 3. Apresente-se! Caso o destinatrio no o conhea, voc deve se identificar. Exemplo: Sou o Igor, estudo na Universidade Federal de Minas Gerais, (...) Sou a Andria, assessora de comunicao da empresa X, (...) 4. Faa referncia ao teor da correspondncia, mesmo que o tenha mencionado em Assunto. Exponha de maneira clara o seu propsito. Exemplo: Segue o artigo sobre Educao a Distncia que lhe prometi. Envio, em anexo, as fotos do congresso sobre Educao Ambiental. 5. Finalmente, agradea! No final do e-mail, agradea, antes mesmo de receber a resposta. Isso faz at com que seu destinatrio tenha interesse em responder. Fique atento! A eficincia do seu e-mail tambm depende do seu interesse

pela lngua. Se seu hbito de leitura se restringe a ler somente as mensagens de seus amigos, o resultado ser um desastre na escrita. preciso se comunicar de forma adequada para garantir um retorno melhor e mais rpido de suas correspondncias. Alm disso, nada de utilizar os smbolos usados na internet para substituir palavras em e-mails que no sejam para amigos ntimos. D preferncia linguagem mais correta possvel.

89
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos
Svilen Mushkatov

Utilizao e gerenciamento do e-mail


O e-mail um canal de comunicao valioso para as empresas hoje em dia, mas ele pode ser deturpado se usado de forma descuidada ou excessiva. Veja algumas dicas bsicas elaboradas pela Microsoft para melhor uso e gerenciamento do eletronic mail: Use-o como canal de comunicao, mas no como o nico. Ele rpido e fcil, pode documentar discusses e permite que mensagens de alto impacto sejam enviadas para todo o mundo com o clique de um mouse. Mas no se comunique na empresa somente por meio dele. Voc no atingir a todos que deseja e sua presena no ser sentida. Mantenha-o sucinto e cordial e no permita que as discusses se prolonguem por uma eternidade. Tenha em mente que os textos mais longos que o tamanho da tela cheia no so lidos imediatamente, acabam ficando para o fim do dia ou para a manh seguinte. Saiba tambm quando a hora de deixar o mouse de lado e ir falar com algum ou usar o telefone. Chega uma hora em que o envio de e-mails excessivos passa a desperdiar tempo.
Fonte: www.sxc.hu

90
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

DECODIFICAO
Ao de transcrio, interpretao ou traduo de um cdigo (dado ou conjunto de dados em um formato desconhecido), de modo que possa ser entendido pelo decodificador ou seu utilizador (para um formato conhecido ou legvel).

DECODIFIQUE suas mensagens o mximo possvel. Diga exatamente como voc quer que as coisas aconteam. Comece pelo campo assunto: ele deve ser claro e atraente. Observao importante: o assunto deve ser alterado quando o teor de uma discusso for alterado. Certifique-se de quem realmente precisa estar nas linhas para e cc. Defina claramente os itens de ao e as prioridades. Descreva-os, como listas ou itens com marcadores; assim, explicados separadamente, eles ficam mais facilmente inteligveis. Use a ferramenta de pedido de confirmao de leitura ou outro mecanismo semelhante caso deseje saber que todos leram e compreenderam a mensagem. Encoraje as pessoas a responderem usando perguntas. Isso equivale a deixar a porta do seu escritrio aberta.
EMOTICONS

Guarde sua raiva para as reunies reais. E-mails ofensivos ou cheios de crticas e malevolncia podem produzir efeitos negativos. Alm disso, seja conciso, pois os e-mails no mostram a expresso facial ou a linguagem corporal do remetente, e por isso podem parecer mais rspidos do que o pretendido. As emoes transmitidas so mais bem controladas quando so passadas pessoalmente ou por telefone. Se voc estiver irritado quando for escrever o

Forma de comunicao que tem o objetivo de mostrar o estado em que o falante se encontra e como ele est se sentindo. Trata-se de uma seqncia de caracteres tipogrficos ou uma imagem (usualmente pequena) que traduz ou transmite o estado psicolgico, emotivo de quem os emprega por meio de cones ilustrativos de uma expresso facial. A palavra deriva de emotion (emoo) + icon (cone) (em alguns casos chamado de smiley). Veja alguns deles:

sorriso

e-mail, espere um pouco. Levante-se e v dar uma volta ou fazer qualquer outra coisa antes de escrever a mensagem. Seja bem-humorado, mas evite ao mximo o uso de
EMOTICONS

sorriso mostrando a lngua

sorriso mostrando dos dentes raiva

e piadas. Os emoticons

triste

ajudam a deixar claro que voc est brincando. Mas muitos e-mails desse tipo podero dificultar suas tentativas de enviar mensagens srias. E-mails com piadas so proibidos em algumas empresas. Portanto, se voc envilos ou encaminh-los, deve estar preparado para responsabilizar-se pelos riscos.

envergonhado

decepcionado

chorando

Se voc no conseguir responder a seus e-mails pontualmente durante um dia normal, disponibilize um tempo no seu dia de trabalho ou passe a responsabilidade para outra pessoa. Nunca muito tarde para se enviar a resposta. Basta ter boa justificativa. O e-mail deve ter funo na sua comunicao com outros funcionrios, parceiros e outras pessoas. Mas tenha em mente que os funcionrios remotos e outras pessoas que no o vem com freqncia podero julg-lo pelos seus e-mails. Por isso, use o corretor ortogrfico e um dicionrio de sinnimos. Evite erros de digitao e frases cortadas. Eles passam m impresso a seu respeito. Evite tambm o uso de clichs, v direto ao assunto; em vez de usar, por exemplo, O ltimo, mas no menos importante..., use Por ltimo....
Fonte: Monte Enbysk Microsoft

91
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

ATENO!
Hoje, o e-mail utilizado para vrios objetivos (...). As grandes corporaes adotam cdigos de conduta e softwares de controle (programas utilizados para controlar palavras ou expresses enviadas nas mensagens eletrnicas internas), mas o usurio o maior responsvel pela boa utilizao do recurso. Ele deve ter o bom senso de no abarrotar a caixa postal alheia com mensagens que, nem sempre, so relacionadas com quem as recebe.
Fonte: Voc S.A. Comunicao de Negcios Redao

92
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

Vivendo em comunidade
Muitas empresas utilizam o e-mail como principal meio de comunicao entre todos os nveis hierrquicos. Por isso, preciso respeitar regras bsicas e recomendaes tcnicas que facilitaro o trnsito interno da informao. Veja as principais delas:
Rodolfo Clix Fonte: www.sxc.hu

evite anexar arquivos pesados, com muitas informaes. Eles podem provocar problemas na transmisso e sobrecarga no sistema operacional da empresa; antes de anexar um arquivo, confirme se o destinatrio possui o programa compatvel com sua execuo; voc tambm responsvel pela integridade da sua empresa. Para no contaminar a rede de computadores, no abra nenhum arquivo de origem desconhecida e utilize um antivrus atualizado;

Svilen Mushkatov

ao receber um e-mail, existem quatro caminhos a seguir: (1) responder ou encaminhar a mensagem, (2) agir de acordo com instrues recebidas, (3) excluir ou (4) arquivar a mensagem. Ao acabar de ler um e-mail, procure se encaixar em uma dessas opes, evitando a necessidade de releitura mais tarde; mantenha sua caixa postal limpa, guardando apenas as mensagens que sero consultadas posteriormente; para agilizar o envio de mensagens, salve o endereo eletrnico das pessoas ou grupos que voc mais utiliza em locais mais acessveis; procure respeitar a chamada netiqueta (veja o quadro a seguir).

93
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

Netiqueta o nome dado ao conjunto de regras de etiqueta, ou seja, de comportamento, na internet. Mesmo sendo uma forma de comunicao rpida, fcil e, na maioria das vezes, mais informal do que outros tipos de correspondncia, o e-mail tambm requer uso educado. Portanto, ateno aos itens seguintes: evite o excesso de abreviaturas para no ser mal compreendido ou mal interpretado. Exemplos: bjs; abs; vc; a linha Assunto deve sempre refletir o contedo da mensagem, para que o destinatrio, sobretudo quando recebe muitas mensagens por dia, possa priorizar a leitura; ao enviar um arquivo (imagens, documentos, grficos etc.), prefira anex-los, e no digit-los ou col-los no corpo do e-mail, garantindo, assim, sua fidelidade (reproduo correta) e confidencialidade (quando for o caso);

94
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

evite repassar correntes e alertas sobre vrus, e muito cuidado


SPAM
Envio de mensagens por e-mail em massa, revelia do interesse das pessoas destinatrias das mensagens.

com o SPAM. Procure sempre conferir a veracidade da fonte e indicar a procedncia da mensagem; organize-se e tente responder a todos os e-mails recebidos (usando o bom senso, evidentemente); assim como numa carta impressa, ao comear a mensagem, faa uma saudao. Ela deve ser adequada ao grau de intimidade com a pessoa, ao objetivo e ao contedo da mensagem; todas as mensagens devem ser assinadas, pois, muitas vezes, o programa de e-mail no identifica claramente quem as est enviando; faa a verificao gramatical e ortogrfica de seu texto. desagradvel enviar e/ou receber mensagens cheias de erros e, alm disso, o e-mail perde a credibilidade; no utilize seu endereo eletrnico de trabalho para enviar piadas, correntes e outras correspondncias pessoais. Para isso, existe o endereo eletrnico pessoal; cuidado com o uso de letras maisculas (pode parecer que voc est gritando com o leitor). Utilize-as somente no incio de frases, nomes prprios e siglas; assuntos muito pessoais ou delicados no devem ser tratados por e-mail. Como voc no est diante do receptor para ir ajustando sua mensagem de acordo com a reao do seu interlocutor, o efeito da mensagem poder no ser o esperado, causando mal-estar e constrangimento; ao enviar mensagens para grupos, certifique-se de que o assunto interessa a todos. No sobrecarregue a caixa postal das pessoas desnecessariamente.
Fonte: site tutorial de e-mails, com base na obra de Maria Alice Soares de Castro: Netiqueta Guia de Boas Maneiras na Internet

Assunto dos e-mails

95
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

A maioria das pessoas l e-mails mais depressa e com menos ateno do que l cartas e memorandos impressos. mais fcil nos concentrarmos em um papel que est em nossas mos do que diante de um computador, at mesmo por ser menos incmodo aos olhos. Alm disso, possvel levar o documento impresso para qualquer local, fazer anotaes e compartilh-lo com mais conforto com outras pessoas, caso necessrio. Portanto, preciso chamar a ateno de quem l o e-mail. E tudo comea pelo assunto, que deve ser claro e objetivo. Antes de clicar em enviar mensagem, observe os seguintes aspectos ao nomear o assunto de seu email: O assunto a primeira coisa que o receptor v e pode determinar se ele o ler agora, mais tarde ou nunca. Use verbos de ao em vez de apenas substantivos ou expresses. Exemplo: no lugar de Planilhas de controle de vendas, escreva Planilhas de controle de vendas referente a 17/12, entregues at s 15 horas. Como o receptor poder ter vrios assuntos em comum com o emissor da mensagem, especifique o assunto. Exemplo: Em vez de Reformulao de Projeto, escreva Projeto X reformulao.
Fonte: Curso Harvard Managementor, Universidade Corporativa Banco do Brasil.

96
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

ATIVIDADE 2 ATENDE AO OBJETIVO 2


A partir das situaes descritas adiante sobre utilizao de e-mails, mostre o que deve ser feito: a. Voc possui um assunto delicado a tratar com um dos funcionrios da empresa em que trabalha, onde todos os funcionrios tm gabinete com telefone e acesso internet. Como voc se comunicar com ele?

b. Voc precisa enviar, por e-mail, um arquivo a um colega de trabalho, mas ele no possui o programa compatvel com esse arquivo. Qual atitude voc ter?

c. Voc recebeu um e-mail de alerta sobre novos vrus da internet, o qual diz para voc encaminh-lo ao maior nmero de pessoas possvel, para que elas possam se prevenir. O que voc faz?

d. Voc recebe um e-mail importante e formal e pra tudo o que est fazendo para responder, mesmo que esteja na hora de ir a uma reunio. Devido ao horrio do seu compromisso, no dar tempo de utilizar o corretor ortogrfico antes de enviar a mensagem. Voc confia na sua escrita e responde imediatamente?

O ttulo na redao comercial


O que faz com que voc se interesse por uma matria de jornal? O ttulo, claro! Se ele for interessante, aumenta a chance de ser lido, no ? O mesmo acontece com a redao comercial. Um ttulo atraente e preciso faz com que o leitor se interesse pelo texto. O ttulo deve ser uma sntese precisa da informao mais importante do texto, contida, geralmente, no primeiro pargrafo. Sua principal funo mostrar ao leitor o assunto a ser tratado. Ele deve, tambm, induzir leitura. Se tiver impacto, melhor ainda, mas cuidado com as pegadinhas e as formulaes infelizes: elas podem trazer complicaes. Veja um exemplo real:

97
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

H alguns anos, uma empresa realizou uma intensa campanha de economia de energia para evitar o apago que tanto amedrontava o Brasil. Para estimular o engajamento dos funcionrios, a equipe de comunicao produziu diversas matrias na INTRANET corporativa sobre o assunto. Como o acesso s notcias (links) s se dava por meio do ttulo, eles precisavam ser bastante atraentes. Um deles foi o seguinte: No escurinho do cinema chupando... E os funcionrios, curiosssimos, acessavam a matria e continuavam a leitura: ...drops de anis. Quem no se lembra desse sucesso da Rita Lee? Vamos apagar as luzes e deixar no escurinho os locais que no estivermos utilizando para trabalhar e, assim, contribuir para a economia de energia da empresa. A matria bateu todos os recordes de leitura. Mas a diretoria da empresa solicitou sua retirada do ar imediatamente, devido ao ttulo de gosto altamente duvidoso.
INTRANET
Rede de comunicao interna de qualquer empresa ou organizao que fornece recursos semelhantes aos da internet.

98
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

Elaborando ttulos...
Nada melhor para aperfeioar a criao de ttulos do que a prtica! Com o tempo, voc fica craque no assunto. Enquanto isso, fique atento s seguintes dicas: Quando se referir a quantidades, use nmeros, cifras, volumes e porcentagens. D o ttulo somente aps a finalizao do texto, para que ele seja fiel ao contedo da redao. Evite a utilizao de vrios adjetivos, pois enfraquece a qualidade e o impacto da informao. Reduza ou elimine artigos e preposies desnecessrias, para sintetizar o ttulo. Cuidado com palavras de impacto como urgente. Para no perder a credibilidade, s utilize-as quando realmente espelharem o contedo da mensagem. Evite a palavra parece, pois diminui a credibilidade do seu texto, d a impresso de insegurana ou que voc no domina o assunto, mas use-a quando quiser, de fato, deixar abertura para outras hipteses. Palavras como ontem envelhecem a mensagem. Explique o tempo em outra parte da redao. Evite o uso do no. Se o texto comear como uma negativa, dificilmente o leitor vai se interessar em l-lo at o final. Ningum quer saber o que no aconteceu (ou o que no acontecer). Use-o, portanto, s quando for realmente necessrio (em avisos de cancelamento de aes, por exemplo, ou em relatrios que devam registrar inclusive o que no aconteceu...). Evite as palavras continua e permanece quando elas derem a impresso de que o assunto est superado. Nesses casos, procure um enfoque novo.

99
AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

ATIVIDADE 3 ATENDE AO OBJETIVO 3


a. Ttulo: _________________________________________ Cara Nina, Preciso que voc envie o relatrio de vendas do ltimo semestre para Natlia Chaves at 11 de agosto. Sem ele, no ser possvel fazer as comparaes necessrias ao planejamento para o prximo ano. A prxima reunio da Diretoria acontecer no dia 25 de agosto, e esse material imprescindvel para darmos continuidade aos novos projetos. b. Ttulo: _________________________________________ Prezada Dra. Julieta, Tentei localiz-la por telefone, em seu consultrio e no telefone celular, mas no consegui encontr-la. Por isso, envio esta mensagem para avis-la que no poderei comparecer sesso psicoterpica da prxima quinta-feira, dia 21. Logo que possvel, fao contato para agendarmos uma nova data. c. Ttulo: _________________________________________ Oi, Regina! Acabo de ver no jornal o anncio para o show do Gilberto Gil, no sbado, dia 30, s 22h, no Caneco. Estou pensando em comprar os ingressos com antecedncia, antes que se esgotem. Como voc disse que queria ir, preciso que me confirme isso no mximo at amanh. Aguardo sua resposta o mais rpido possvel.

Concluso
Nesta aula, voc aprendeu a caracterstica primordial da carta comercial, que promover o bom relacionamento entre a empresa, seus parceiros e clientes, de forma a funcionar como um agente publicitrio. Nesse contexto, no s as cartas impressas so importantes ferramentas, mas tambm o

100
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

e-mail, que, por sua vez, o meio de comunicao mais gil e de fcil utilizao; por isso, atualmente, o mais usado. Sendo assim, do mesmo modo que as cartas impressas, a correspondncia eletrnica tambm deve ser redigida com alguns cuidados com as normas de gramtica, estrutura e etiqueta (a chamada netiqueta). Alm de corretos, conforme as normas gramaticais e ortogrficas, e cordiais, os e-mails e as demais cartas comerciais devem ser atrativos, o que pode ser proporcionado pelos ttulos de tais documentos. Ttulos redigidos conforme as dicas que apresentamos tornam-se mais atraentes e aumentam a possibilidade de interesse pela leitura de todo o texto. Observados esses pontos, fica mais fcil chamar a ateno e construir uma correspondncia eficaz em relao aos objetivos pessoais e institucionais.

RESUMINDO...
As cartas comerciais tm o objetivo de promover o bom relacionamento (com outras empresas e com os clientes), agradando o receptor por meio do tom atencioso na linguagem. Nesse sentido, elas podem, at mesmo, ser consideradas um agente publicitrio. Para que isso acontea, preciso que o redator tenha simpatia pela empresa; seja fiel, no decorrer do texto, s melhores caractersticas da organizao; mostre-se cordial, de modo a causar boa impresso; tenha em mente que as declaraes que fizer sero tomadas como posies da empresa; sinta entusiasmo pelo trabalho que faz; mostre-se receptivo a opinies, mesmo que contrrias s suas; redija para comunicar, e no para impressionar; e use a criatividade para comunicar-se de forma eficaz e simples.

101

(assunto), invocao, texto (exposio, apelo, impulso), cumprimento final, assinatura e, se for o caso, anexos. Os e-mails passaram a fazer parte da rotina das empresas por sua agilidade, mas isso nem sempre significa resposta na mesma velocidade. Muitas empresas utilizam o e-mail como principal meio de comunicao entre todos os nveis hierrquicos. Por essa razo, preciso respeitar regras bsicas e recomendaes tcnicas que facilitaro o trnsito interno da informao. Tais regras podem ser resumidas em: adequar a linguagem conforme o teor da mensagem e o receptor, observar as regras da linguagem culta e colocar em prtica a netiqueta. Netiqueta o conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na internet. O ttulo deve ser a sntese precisa da informao mais importante do texto, geralmente contida no primeiro pargrafo. Sua principal funo posicionar o leitor precisamente sobre o assunto a ser tratado.

Informao sobre a prxima aula


Como voc j sabe como escrever correspondncias comerciais e elaborar ttulos, vamos, na prxima aula, aprender a escrever requerimentos, ofcios, memorandos, declaraes (atestados), cartas de apresentao e currculos.

AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

Uma carta comercial composta de: localidade e data, referncia

102
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES Atividade 1 a. Errada. As suas declaraes na carta comercial sero tomadas como posies da empresa, pois, nesse tipo de correspondncia, voc estar falando em nome da instituio. b. Certa. Quanto mais cordial, sincera e clara for a sua carta, mais simpatia o receptor ter por voc, e, por conseqncia, pela instituio em que voc trabalha. c. Errada. O objetivo das cartas comerciais comunicar, e no impressionar. Quanto mais clara e precisa for a redao, melhor; por isso, preciso evitar os jarges. d. Errada. Expresses desse tipo so chamadas de chaves ou clichs e devem ser evitadas, pois no acrescentam informao alguma e empobrecem o texto. e. Errada. Uma das caractersticas que a carta comercial deve ter a objetividade, ou seja, ir direto ao ponto sem rodeios. importante que o texto seja enxuto, de forma a no demandar muito tempo do receptor, mesmo que haja apelo. Atividade 2 a. Assuntos delicados no devem ser tratados por e-mail. Se no puder encontrar o funcionrio pessoalmente, utilize o telefone ou, dependendo da gravidade, marque uma reunio. b. Se voc realmente precisa enviar o arquivo que no pode ser executado pelo computador do seu colega de trabalho, avise-o no e-mail com esse arquivo anexado. Pergunte a ele sobre a disponibilidade de baixar o programa na internet ou execut-lo em outro computador que tenha o programa. c. Em alguns casos, interessante alertar aos contatos sobre tais vrus, mas preciso, antes, avaliar a quem esse tipo de e-mail interessante. Ou seja, no se deve enviar a mensagem a todos os seus contatos.

103

aps a reunio. Assim, alm de ter tempo de utilizar o corretor de texto (para no enviar mensagem com erros de Portugus), voc poder pensar melhor no que vai escrever, no deixando faltar nenhuma informao e tornando o texto mais claro e conciso. Atividade 3 Embora sejam trs textos com enfoques e relaes interpessoais diferentes, o critrio de ttulos segue sempre os mesmos padres, em mensagens formais ou informais. Veja as sugestes de ttulos e respectivos comentrios: a. Ttulo 1: Envio de relatrio de vendas at 11/8 Neste caso, importante chamar ateno para a data, para que no se perca o prazo de entrega do documento que subsidiar a reunio da diretoria. b. Ttulo 2 : Cancelamento da sesso do dia 21, quinta-feira Cancelar um compromisso j , por si s, um assunto que desperta interesse, e certamente far com que o destinatrio acesse a mensagem com a rapidez possvel, mas sempre bom especificar a data. c. Ttulo 3: Urgente: ingressos para show Gilberto Gil Como a compra dos ingressos ser feita em pouco tempo e a possibilidade de que se esgotem grande, a palavra urgente entrou no ttulo para forar o destinatrio a priorizar o acesso mensagem.

Referncias bibliogrficas
BARBERO, Herdoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radio-jornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. FERREIRA, Reinaldo Mathias. Correspondncia comercial e oficial. So Paulo: tica, 2002. VOC S.A. Redao. So Paulo: Abril, 2004. (Srie Comunicao de Negcios).

AULA 4 Redao comercial, e-mails e ttulos

d. Se o e-mail em questo formal e importante, deixe para responder

104
e-Tec Brasil Redao e Expresso Oral

Sites consultados
ENBYSK, Monte. Faa com que suas mensagens tenham o impacto desejado. Disponvel em: <http://www.microsoft.com/brasil/pequena-sempresas/ themes/email/article4.mspx>. Acesso em: 6 out. 2008. MARTINS, Dbora. Como escrever e-mails. Disponvel em: <http:// dihitt.com.br/noticia/como-escrever-e-mails--parte-1>. Acesso em: 6 out. 2008. RUSSO, 2008. Lilian. Um pouco de Netiqueta. Disponvel em <http:// ilove.terra.com.br/lili/configuracao4.asp>. Acessado em 6 de outubro de

Potrebbero piacerti anche