Sei sulla pagina 1di 8

A NARRATIVA HISTRICA NA PROSA DO MUNDO

Antonio Celso F E R R E I R A
1

RESUMO: O artigo prope a discusso do tema Narrativa e Histria, situando este debate recente no mbito tanto da historiografia quanto dos estudos literrios. O objetivo indicar a tendncia atual da historiografia no tocante problematizao da linguagem, e a emergncia de um novo historicismo na criao e nos estudos literrios. PALAVRAS-CHAVE: Narrativa e histria; historiografia e narrativa ficcional; histria e literatura; novo historicismo.

Narrativa e Histria, Narrativa e Imaginrio so os temas da reflexo em curso. Separados, cada u m destes termos remete a u m universo prprio. Narrativa, o vocbulo unificador, envolve as formas inventadas pelo homem - portanto mltiplas e mutveis no tempo, ainda que enredadas a arqutipos imemoriais - para dar significado e temporalidade ao mundo em que ele se insere. A narrativa aciona a intrincada rede da linguagem, perseguindo a utopia perene de colocar em relao as palavras e as coisas, conforme o belo ttulo evocado por Michel Foucault em seu livro literariamente mais celebrado e filosoficamente mais polmico (Foucault, 1992). Como criao humana, ela , antes de mais nada, ato da imaginao, e assim imersa no inslito continente do imaginrio que , por sua vez, u m lugar espesso de significados, inatingvel em seus limites e profundezas. O imaginrio individual e coletivo, atravessado pelas foras da razo e da inconscincia, livre e condicionado, mtico e histrico, sem que se possa distinguir perfeitamente onde se inicia e onde acaba cada um desses vetores. A literatura, como sabido, indissocivel do imaginrio, e faz dele sua razo de ser. E por tal via chega-se histria, campo discursivo nascido no mesmo territrio, e termo que propositadamente deixei por ltimo neste cruzamento. A ele dedicarei maior a t e n o aqui, com a inteno de sondar suas a p r o x i m a e s e distncias estabelecidas com as narrativas em geral, ou com a fico, em particular. Nos dois casos, observa-se, sem dvida, uma m u d a n a radical de rumos em relao sua herana oitocentista. Conforme demonstrou habilmente Hayden White, a historiografia profissional, construda desde o sculo X I X , perseguiu o ideal de afirmar-se no tronco das cincias, tentando desvencilhar-se da filiao arte literria, ou retrica mais propriamente, como at ento era considerada. Nesse intento, ela no s despertou a hostilidade dos defensores do sistema cientfico, para os quais seria uma modalidade impura de conhecimento - porque atolada na subjetividade - , como tambm de parte dos prprios artistas e escritores, adversrios de seu utilitarismo
1

Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis.

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

133

Antonio Celso Ferreira

poltico, de sua pretensa neutralidade e de sua sensibilidade reprimida. Tal hostilidade deu-se sobretudo dos anos precedentes Primeira Guerra s vsperas do segundo conflito mundial (White, 1994, p.39-64). Na historiografia profissional desde 1930, pareceu haver certo consenso de que as afinidades entre a histria e a literatura seriam apenas superficiais. Elas estariam reduzidas, quando muito, semelhana na forma textual, encontradas na epiderme dos escritos, nada mais. Lucien Febvre, por exemplo, um dos mais expressivos historiadores dos Annales, gostava muito de Literatura e escrevia pginas de rara beleza, sempre perseguindo, entretanto, a idia de uma cincia histrica, e sem indagarse a respeito da estrutura literria de seus textos. A Escola dos Annales, representante mxima da historiografia profissional do nosso sculo, combateu de maneira aguerrida a concepo da histria como narrativa dos acontecimentos - praticada nos oitocentos - , procurando afastar-se, desse modo, dos modelos narrativos bsicos de construo de enredos, e assim se deslocando para se apropriar dos modelos analticos das cincias sociais .
2

Ainda hoje, muitos continuam a pensar dessa forma, a despeito das inusitadas experincias narrativas da autodenominada histria nova e suas reflexes tericas cada vez mais ousadas acerca do campo disciplinar da historiografia, de seu estatuto epistemolgico, seus objetos, mtodos, fontes e escrita. Admitem que o historiador pode lanar m o de recursos literrios, o que tem por efeito reduzir a q u e s t o aos estilos de escrita, aos modos do bem-escrever, aceitao de uma dose equilibrada de imaginao criadora. Como isso so mantidos os paradigmas analticos da histriacincia, ou no m x i m o , como entende Peter Gay, da histria como uma mistura ambgua de cincia e arte (Gay, 1991). O interessante que tal deslocamento correspondeu afirmao, desde o mesmo sculo X I X , da literatura como campo inteiramente autnomo em relao a outras modalidades discursivas convencionadas como cientficas, por oposio a ela As inmeras foras descentralizadoras que operaram para essa ruptura foram exaustivamente examinadas por vrios estudiosos, de tal maneira que o esforo para sintetiz-las, aqui, seria no mnimo leviano. Foucault, no livro j mencionado, explorou as descontinuidades na episteme ocidental desde o sculo X V I I , a partir de quando a prosa do mundo, antes estvel numa mesma circularidade, ingressou na era da fragmentao. Para ele, o fascnio que a literatura tem demonstrado pelo ser bruto da linguagem, ao longo do sculo X X , seria o corolrio dessa disperso das narrativas, uma vez que a ela apenas ficaria reservada essa flora selvagem, da qual as cincias se afastaram com suas novas espcies domesticadas. Por outro lado, a preocupao atual com os prprios discursos, nos diversos ramos das cincias humanas, talvez seja o indicativo de uma nova congregao
2

O assunto vem sendo amplamente discutido em trabalhos, dentre outros, como os de Stone (1979), Burke (1992) e Ricoeur (1994). Para uma compreenso mais apropriada da trajetria da Escola dos Annales, ver Burke (1991).

134

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

A narrativa histrica na prosa do mundo

simblica, que viria afetar todos os saberes, seja l o que isso possa significar (Foucault, 1992). Outros autores investigaram a emergncia, na modernidade, das noes de fico e verdade como coisas opostas, base do divrcio entre arte e cincia. As concepes de histria desde os oitocentos, que pretenderam a cientificidade da disciplina ou as manifestaes do realismo e do naturalismo na literatura do mesmo sculo, tiveram como fundamento essa distino artificial. Segundo Costa Lima, alis, u m verdadeiro veto ao ficcional, um controle do imaginrio, decorrente do racionalismo, desenrolouse desde meados do sculo X V I I I , atravessando os mais variados discursos (Costa Lima, 1984). Poesia, filosofia, arte e fico seriam cada vez mais desqualificadas como modos de conhecimento da realidade, passando a habitar u m terreno quase etreo: lugar de fantasia para o artista ou de metafsica para o intelectual; espao maldito dos rebeldes ou ilha de pura fruio esttica para o homem refinado. De outro habitariam as cincias dos homens sensatos e progressistas, com suas leis e seus postulados de objetividade, racionalidade ou referencialidade cumprindo funes utilitrias .
3

No tocante historiografia, o reconhecimento da estrutura literria e mesmo filosfica de sua escrita relativamente novo, instalando-se como indagao radical aos pressupostos do racionalismo, do cientificismo, e da decorrente oposio arte/ cincia ou fico/verdade. A tendncia remonta ao decnio de 1960, a partir de quando surgem vrias obras voltadas para o assunto, principalmente no mbito da filosofia analtica, da semiologia e da hermenutica , e mais ocasionalmente da prpria teoria da histria, sem falar das experimentaes narrativas na historiografia, que no foram poucas. Seria fastidioso e imprprio, nesta exposio, recuperar as obras e vertentes que t m contribudo para tal reorientao, mas cabe, ao menos, sublinhar alguns trabalhos precursores.
4

Hayden White, polemista j citado, destaca-se como um dos principais analistas da narrativa histrica. Para ele, a historiografia surge no mundo ocidental sobre o fundo de um discurso literrio ficcional, e embora tenha procurado desvencilhar-se desse legado, com ele continua a compartilhar sistemas de produo de sentido e modos de colocao em enredo. N o obstante, White argumenta que os historiadores ainda esto aprisionados a uma concepo realista de representao, herdada do sculo X I X , j h muito abandonada pela Literatura e pelas Artes, ou at mesmo por algumas especialidades cientficas. Para o autor, a maioria dos historiadores teima em no ver o elemento imaginrio de seus escritos, assim aceitando implicitamente uma

Retomo nesta parte argumentos e trechos do artigo que escrevi em outra oportunidade: Histria e Literatura: fronteiras mveis e disciplinares (Ferreira, 1996). A referncia oposio entre arte e filosofia, de um lado, e cincia, de outro, caracterstica do sculo XIX, baseada em White (1994). Um quadro preliminar de como a narrativa foi estudada nesses campos encontra-se no artigo de Bomeny(1990).

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

135

Antonio Celso Ferreira

idia de representao, tomada como transparncia do real, h muito rejeitada nas artes (White, 1994). Roland Barthes j examinara essa c o n c e p o em fins da dcada de 1960, ao estudar as principais estratgias narrativas da historiografia convencional. De acordo com ele, o elemento imaginrio ou ficcional do discurso histrico escamoteado por um narrador oculto, que se vale de documentos ou testemunhos de outrem para criar um efeito de realidade ao abordar o passado (Barthes, 1970). Seria i n j u s t o , c o n t u d o , a f i r m a r que t o d a p r o d u o h i s t o r i o g r f i c a contempornea acomoda-se a essas normas de discurso. A denominada nova histria cultural, uma das vertentes h i s t o r i o g r f i c a s atualmente em crescimento, tem identificado a r e p r e s e n t a o como u m dos problemas centrais da disciplina, procurando respostas a uma pergunta crucial: como a narrativa histrica representa a realidade? (Hunt, 1992). A prpria n o o de documento, que sustentava a narrativa convencional, foi alvo de i n m e r a s i n t e r r o g a e s , bem como f o i r e a l a d o o papel ativo do historiador em sua recolha e interpretao, rompendo-se assim a idia de que cabe a ele o simples registro dos testemunhos (Le Goff, 1990). Historiadores estrangeiros renomados, alguns deles tidos como herdeiros dos Annales, t m experimentado prticas narrativas novas, enfatizando a natureza sempre parcial no s dos testemunhos utilizados como t a m b m do p r p r i o ato discursivo. Livros como os de L e Roy Ladurie (1979), Georges Duby (1990), Natalie Davies (1983), Carlo Ginzburg (1987), Simon Schama (1989), no exterior, ou de brasileiros como Nicolau Sevcenko (1991) e E m l i a Viotti da Costa (1998) - para lembrar apenas alguns - so exemplos de escritos histricos que podem ser lidos como bons romances ou narrativas densas, na forma de focos narrativos distintos, capazes de problematizar o passado sem s u b m e t - l o s verdades incontestveis dos escritos unitrios. A isso t a m b m se acrescenta o surgimento, h vrias dcadas, de vertentes historiogrficas diversas dedicadas a temas antes abordados preferencialmente pelo romance, o que se constituiu em novo fator de aproximao com a literatura. So elas a histria das mentalidades, do cotidiano e da vida privada, do imaginrio, das classes populares, das mulheres etc; algumas pautadas em estudos da memria, mtodos da histria oral e da micro-histria. Em tais vertentes, tem sido posta em relevo a dimenso simblica e subjetiva da experincia humana, tanto individual quanto coletiva, em perspectiva que muito se beneficiou dos retratos ficcionais criados pelo romance. Alm disso, torna-se cada vez mais freqente, entre os historiadores, a indagao a respeito da natureza de sua narrativa, desdobrada em perguntas tais como: de onde falo, o que transmito, como escrevo, a quem me dirijo? Neste aspecto, as reflexes de Michel de Certeau sobre o lugar social e institucional da operao histrica c o n t r i b u r a m sobremaneira para o despertar de uma c o n s c i n c i a autocrtica na historiografia recente (De Certeau, 1979). Mas foi Paul Veyne quem levou mais longe a auto-anlise do exerccio historiogrfico, ao entender que a narrativa histrica constitui-

136

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

A narrativa histrica na prosa do mundo

se de tramas e enredos urdidos pelo historiador a partir de acontecimentos escolhidos, bem como de testemunhos lacunares ou selecionados do passado. Para Veyne, ela nada mais do que um romance verdadeiro, que tem como referente o acontecido. Neste nico aspecto, ela difere da fico, cujo ponto de sustento o fato inventado o que poderia ter sido (Veyne, 1992). Entretanto, ao escolher fatos, construir tramas e conferir sentidos, o historiador no deixa de inventar, sua maneira. Se tal viso literria da narrativa histrica pode ser interpretada como uma veleidade do historiador, no custa recorrer autoridade de um consagrado escritor de romances. N i n g u m menos que Jos Saramago, para quem parece legtimo dizer que a Histria se apresenta como parente prxima da fico, dado que, ao rarefazer o referencial, procede a omisses, portanto a modificaes, estabelecendo assim com os acontecimentos relaes que so novas na medida em que incompletas se estabeleceram. interessante verificar que certas escolas histricas recentes sentiram como que uma espcie de inquietao sobre a legitimidade da Histria tal qual vinha sendo feita, introduzindo nela, como forma de esconjuro, se me permitida a palavra, no apenas alguns processos expressivos da fico, mas da prpria poesia. Lendo esses historiadores, temos a impresso de estar perante um romancista da Histria, no no incorrecto sentido duma Histria romanceada, mas como o resultado duma insatisfao to profunda que, para resolver-se, tivesse de abrirse imaginao (Saramago, 1990). sugestivo que a observao proceda de um escritor de fico, e ainda mais, um dos criadores daquilo a que se tem chamado de romance histrico contemporneo, ou metafico historiogrfica. Ela permite n o s reforar os laos de vizinhana entre histria e literatura, da maneira como tentei expor at aqui, como t a m b m sondar as caractersticas e razes de tal reaproximao. Para tanto, retomo o ponto de partida a respeito do significado da narrativa. De acordo com Paul Ricoeur, pensador que tambm afirma a identidade estrutural entre a historiografia e a narrativa de fico, tanto como o parentesco profundo entre a exigncia da verdade desses dois modos de linguagem, o mundo exibido por qualquer obra narrativa sempre um mundo temporal: o tempo toma-se tempo humano na medida em que est articulado de modo narrativo; em compensao, a narrativa significativa na medida em que esboa os traos da experincia temporal (Ricoeur, 1994, p.15). Dessa maneira concebidas, historiografia e narrativa de fico so formas de conhecimento do mundo, em sua temporalidade, o que levaria a contestar tanto as noes puramente estticas ou autnomas da literatura quanto a idia da escrita da histria como um discurso cientfico de natureza oposta narrativa. A assertiva encontra traduo potica nas palavras, mais uma vez, de Saramago: Histria e Romance seriam to-somente expresses da mesma inquietao dos homens, os quais, como mltiplo Janos bifronte, voltados a uma e outra parte, e

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

137

Antonio Celso Ferreira

do mesmo modo que tentam desvendar o oculto rosto do futuro, teimam em procurar, na impalpvel nvoa do tempo, um passado que constantemente se lhes escapa e que hoje, talvez mais do que nunca, quereriam integrar no presente que ainda so (Saramago, 1990). Mas o que acontece quando o rosto do futuro irremediavelmente se apaga? A incerteza quanto capacidade humana de emprestar a seus feitos um sentido temporal de significados comuns do passado ao futuro. Isto , uma desconfiana em relao ao prprio poder da linguagem e da narrativa de estruturar a experincia humana num mesmo fio condutor compartilhado pela utopia. Lyotard referiu-se a isso como sinal da descrena contempornea em relao s metanarrativas, s filosofias da histria e prpria idia de progresso, que alimentaram os saberes da modernidade, incluindo a literatura e a histria (Lyotard, 1984). Esta parece ser a principal indagao de fundo capaz de sugerir explicaes para o fato mesmo de atualmente se colocar em pauta a relao histria e narrativa e suas equaes correspondentes, a saber: histria e literatura, realidade e fico. O presente colquio sintomtico de algo que toma corpo nos estudos literrios, bem como na prpria criao artstico-literria, e no deixa de ter semelhana com o que acontece nos debates historiogrficos. Se, nestes ltimos, constata-se a tendncia crescente de se buscar insights literrios, observa-se a e m e r g n c i a de u m novo historicismo nos primeiros. A p s quase u m sculo de auto-afirmao cientfica segundo modelos das cincias naturais e, posteriormente das sociais, a historiografia parece deslocar-se progressivamente para o campo literrio, embora n o sem ressentimentos em suas bases, a julgar pelas constantes crticas ao chamado linguistic turn. O paralelo disso nos estudos literrios e na metafico historiogrfica - o romance ps-moderno -, seria uma reorientao para a histria, depois do predomnio, durante muitas dcadas, seja do formalismo seja do esteticismo anistricos. N o ser o caso, nesta exposio, de sondar a natureza desse novo historicismo literrio, mas to somente apont-lo como correspondente da nova historiografia. E m ambos os campos descobriu-se, segundo Linda Hutcheon, "que a fico e a histria so discursos, que ambas constituem sistemas de significao pelos quais damos sentido ao passado. E m outras palavras, o sentido e a forma n o esto nos acontecimentos, mas nos sistemas de significao pelos quais damos sentido ao passado" (Hutcheon, 1991, p.122). Talvez hoje, o que pode restar para o historiador, o romancista e o estudioso de literatura, pouco mais seja que se indagar sobre o sentido das palavras e das coisas na nova prosa de u m mundo virtual, saturado de narrativas, cujos signos n o se ligam, ou, no m x i m o , se j u s t a p e m velozmente num grande videoclip. Mas esta j seria outra histria.

FERREIRA, A. C. Historical narrative in the prose of the world. Itinerrios, Araraquara, n.15/16, p. 133-140, 2000.

138

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

A narrativa histrica na prosa do mundo

ABSTRACT: This article aims at discussing Narrative and History and places this recente debate within the reach of both Historiography and Literary Studies. The objective is to point out recent tendencies in Historiography as far as language is concerned, as well as the rise of a new historicism in the literary creation and in the literary studies. KEYWORDS: Narrative and History; Historiography historicism. and fictional narrative;

History and literature; new

Referncias Bibliogrficas
BARTHES, R. El discurso de la historia. In: Aires: Nueva Vision, 1970. BOMENY, H.. Encontro suspeito: histria e fico. Dados - Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, v.33, n . l , p.83-118, 1990. BURKE, P. A histria dos acontecimentos e o renascimento da narrativa In: da Histria. So Paulo: UNESP, 1992. p.326-48. . A Escola dos Annales - 1929-1989: a revoluo francesa Trad. Nilo Odlia. So Paulo: UNESP, 1991. COSTA LIMA, L. O controle do imaginrio: razo e imaginrio no ocidente. So Paulo: Brasiliense, 1984. COSTA, E. V. Coroas de glria, lgrimas de sangue. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. DAVIS, N . Z. The Return of Martin Guerre. Cambridge: Harvard University Press, 1980. DE CERTEAU, M . A operao histrica. In. LE GOFF, J. e NORA, P. (Orgs.) Histria: novos problemas. Trad. Theo Santiago. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. p.17-48. DUBY, G. The legend of Bouvines. Trad. C. Tihanyi. Cambridge, 1990. FERREIRA, A. C. Histria e Literatura: fronteiras mveis e desafios disciplinares. In. Ps-Histria. Assis: FCL/UNESP, 1996. p.23-44. FOUCAULT, M.. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 6.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1992. GAY, P. O estilo na Histria. Trad. Denise Bottman. So Paulo: Companhia, das Letras, 1991. GINZBURG, C. O queijo e os vermes. 8.ed. So Paulo: Companhia, das Letras, 1987. . da historiografia. . A escrita . Estructuralismo y literatura. Buenos

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

139

Antonio Celso Ferreira

HUNT, L.(Org.). A nova histria cultural. Trad. Jefferson L . Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 1992. HUTCHEON, L. Potica do ps-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991. LE GOFF, J. Histria e memria. Trad. Bernardo Leito. Campinas: UNICAMP, 1990. LE ROY LADURIE, E. Carnival in romans. Trad. Mary Feeney. Nova York: Braziller, 1979. LYOTARD, J. F. The postmodern condition: a report on knowledge. Manchester: Histria. Teoria. Fico. Trad. Ricardo Cruz.

Manchester University Press, 1984. RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tomo I . Trad. Constana M . Cesar. Campinas: Papirus, 1994. SARAMAGO, J. Histria e fico. Jornal de Letras, Artes e Idias, Lisboa, 6 mar. 1990. p.17-9. SCHAMA, S. Citizens. Nova York, 1989. SEVCENKO, N . Orfeu exttico na metrpole. So Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. STONE, L . O ressurgimento da narrativa. Reflexes sobre uma nova velha histria. Trad. Denise Bottman. Revista de Histria. Campinas, n.3, 1991. VEYNE, P. Como se escreve a histria; Foucault revoluciona a histria. Trad. Alda Baltar e Maria A. Kneipp. Braslia: UnB, 1982. WHITE, H. Trpicos do discurso: ensaios sobre a crtica da cultura. Trad. Alpio C. de Franca Neto. So Paulo: EDUSP, 1994.

140

Itinerrios, Araraquara, 15/16:133-140,2000

Potrebbero piacerti anche