Sei sulla pagina 1di 24

GEOLOGIA DO BRASIL

Organizadores: Yociteru Hasui Celso Dal R Carneiro Fernando F. M. de Almeida Andrea Bartorelli

Patrocnio:

So Paulo - 2012

AS ESFERAS TERRESTRES SE RECICLAM: O CICLO DAS ROCHAS


Celso Dal R Carneiro

A TERRA AZUL... E MUITO ATIVA


Os tomos que compem nossos corpos no foram

criados, evidentemente, quando fomos concebidos, mas pouco

tempo depois do nascimento do prprio Universo. (...) DuBang, o Universo se resfriou desde 100 bilhes de graus Kelvin e um prton poderiam se juntar para criar hidrognio, o mais

rante os primeiros milhes de anos de expanso aps o Big (...) at cerca de 3.000 K, o ponto no qual um simples eltron simples e abundante elemento do Universo. O hidrognio coalesceu para formar supernovas (...). Sob a fora pura da gravidade os ncleos de supernovas tornaram-se to quentes que hidrognio e vrias partculas subatmicas dispersas, todos os reaes termonucleares desencadearam-se, criando, a partir de elementos mais pesados do Universo que conhecemos hoje. A riqueza de hidrognio permanece ainda em nossos corpos ns contemos mais tomos de hidrognio do que qualquer gnio espelham um Universo de hidrognio outro tipo primariamente em gua. Nossos corpos de hidro(Margulis e Sagan 1986)

No primeiro voo tripulado em rbita da Terra, o cosmonauta sovitico Yuri A. Gagarin, ao olhar o planeta do espao, em abril de 1961, exclamou: A Terra azul!. Nem sempre nos atentamos para o significado dessa observao pioneira, feita h pouco mais de 50 anos. Recebemos hoje com naturalidade as incontveis imagens orbitais, que nos oferecem, a qualquer hora, detalhes impressionantes e magnficos da Terra (Fig. 1). Que transformaes ocorreram quando o homem pde ver a Terra toda? A mudana de perspectiva foi radical. At aquele momento, o homem somente observara a Terra a partir do cho, do alto de montanhas ou, na melhor das hipteses, de avies. So alternativas muito distantes da escala de observao feita por Gagarin. Passou-se

do acesso a observaes fragmentadas da morfologia do planeta, como cordilheiras de montanhas ou deltas de grandes rios, para a viso dos componentes de um complexo e integrado sistema. Modernos aparatos de observao revelam que, em graus variveis, as esferas materiais do planeta participam de mltiplas interaes: atmosfera, hidrosfera, litosfera, manto, ncleo e biosfera. O sistema evolui ao longo de uma histria de 4,5 bilhes de anos. Nos ltimos milhares de anos, uma novo personagem, muito ativa, somou-se a tais agentes: a humanidade, que compe a chamada esfera humana ou social. Mudanas cclicas acontecem permanentemente na Terra, por meio de transformaes lentas ou rpidas. As rochas no podem ser consideradas eternas, porque so afetadas por diversos graus de reciclagem, assim como todos os minerais que as constituem e os demais objetos encontrados na Terra. As escalas de tempo das mudanas so extremamente variveis. A imagem de um planeta composto por terras emersas (continentes) separadas por oceanos e mares tornou-se insuficiente para interpretar a realidade, de modo que devemos, hoje, olhar para a Terra como um sistema integrado. imprescindvel considerar a histria geolgica do planeta para entender a complexidade e as interaes dos processos naturais e humanos e antever possveis consequncias. Os ciclos das rochas e dos supercontinentes fazem parte desse contexto dinmico; so transformaes, mais rpidas ou mais lentas, que interferem nos demais ciclos naturais e determinam alteraes nos ciclos evolutivos de montanhas e oceanos. O estudo das modificaes da matria do reino mineral permite realizar previses de acontecimentos futuros em relao agricultura, ao solo, ao clima, aos oceanos, e disponibilidade de recursos minerais. Ilustraremos neste captulo alguns aspectos fundamentais dessa intrincada cadeia de interaes.

16

Geologia do Brasil

AS ESFERAS TERRESTRES SE RECICLAM

Figura 1. Topografia e batimetria externas da Terra. A imagem exibe depresses marinhas e extensas cadeias montanhosas, continentais e ocenicas. As plataformas continentais esto nas partes brancas. O relevo brasileiro apresenta variao de elevaes, mas em geral apresenta cotas baixas e mdias, menores que as das grandes cordilheiras espalhadas nas zonas ativas do globo. (Newman 2007. Disponvel em: <http://geophysics.eas.gatech.edu/people/anewman/classes/geodynamics/misc/>)

ESFERAS TERRESTRES
Para compreender as interaes terrestres, classificamos os materiais e os processos tpicos que os afetam em grandes domnios, chamados de geoesferas. Diferentes autores oferecem classificaes variadas, mas, em linhas gerais, existe certa congruncia na grande maioria delas. A diferena s vezes baseada em algum interesse particular de um determinado campo cientfico especializado. comum a todas as definies o pressuposto de que o planeta um todo unificado: o que acontece em uma esfera interfere nas demais. Atmosfera: engloba os gases que compem os materiais terrestres. Entre os processos que acontecem na atmosfera, destaca-se a funo de distribuir energia solar e umidade em toda a superfcie da Terra. Hidrosfera: envolve toda a gua do planeta e os fenmenos relacionados circulao desse fluido pelos continentes e oceanos, tanto na forma lquida quanto gasosa (vapor) ou slida. A esfera gelada do planeta chamada criosfera. Geosfera: o nome dado a toda a parte slida da Terra, formada por camadas de distinta composio material, como a crosta, o manto e o ncleo, ou camadas cujo comportamento mecnico obedece a certos padres, como a litosfera. Na geosfera possvel encontrar registros das principais mudanas ambientais que ocorreram e ocorrem na Terra. Crosta: a camada externa da geosfera, cuja composio a distingue do manto e do ncleo; seu comportamento mecnico permite consider-la parte da litosfera.

As relaes composicionais entre as esferas slidas do planeta, as dificuldades de acesso observao e os problemas de interpretao, bem como de estado fsico e comportamento mecnico, so objeto do Captulo 3 desta obra. Manto e ncleo: so as esferas rochosas internas do planeta. Embora sejam inacessveis observao direta pelo homem, sabe-se que so responsveis por muitos fenmenos observados na superfcie, como o magnetismo terrestre ou a contnua emisso de calor, desde o interior quente. Litosfera: o envoltrio slido rochoso externo do planeta. Inclui a crosta (continental e ocenica) e a parte mais externa do manto superior. Os processos e transformaes na litosfera ocorrem lentamente, permitindo que ela funcione como um campo transitrio, de uma perspectiva geolgica, onde interagem os fenmenos da superfcie e do interior do planeta. Biosfera: compreende todos os organismos vivos, dos reinos animal, vegetal, protista, bacteria e fungi. Podemos subdividir a matria viva de acordo com as formas peculiares de organizao material e o domnio social. Antroposfera ou noosfera: a esfera social formada pelas sociedades humanas e pelos processos superficiais que promovem. A ideia de interao no mbito do Sistema Terra exige uma abordagem da noosfera integrada com as demais esferas, de modo a se visualizar a Terra como resultado de mtuas interaes. Enquanto a biosfera se transforma a partir de mecanismos explicados pela teoria da evoluo, a esfera social da qual fazemos parte modifica-se sobretudo por meio de instrumentos culturais, que podem ser compreendidos a partir da economia, poltica e formas de organizao social.

17

COMPARTIMENTAO GEOLGICA DO BRASIL

Yociteru Hasui

OS MSCULOS DO GIGANTE: REGISTRO GEOLGICO DE UMA LONGA EVOLUO


A compartimentao geral do Brasil objetiva separar pores da entidade maior, que a Plataforma Sul-Americana, com distintas caractersticas litoestruturais e evolutivas. Na abordagem da compartimentao, alguns conceitos fundamentais so envolvidos e introduzidos primeiramente. Esses aspectos so apresentados aqui.

CRTONS, PLATAFORMAS E ESCUDOS


Tem-se constatado que ncleos de rochas arqueanas, alm das caractersticas geolgicas apresentadas em captulo anteriores, tm razes da litosfera antiga e fria que descem at cerca de 400 km de profundidade no manto inferior e se comportam com maior rigidez e resistncia diante de processos trmicos e tectnicos posteriores. Tais ncleos foram designados crtons (em grego, krato = rgido) ou tectosfera (tectosphere) (Condie 1997, 2005, Sleep 2005, Alkmim 2004). Cratonizao o processo de formao de crton. distinguida quase meia centena de crtons no mundo, todos formados por dois tipos de conjuntos rochosos: os terrenos granito-greenstone e os de alto grau, ambos penetrados por grande volume de tonalitos, trondhjemitos e granodioritos (TTG) (Kearey et al. 2009). As reas profundamente erodidas, com capeamento de pequena espessura ou ausente, estveis desde o Pr-Cambriano, so os escudos (shields). reas desse tipo, e que podem incluir pores de capeamento espesso, de at mais de 5 km e todo ou parcialmente fanerozoico, so chamadas plataformas (platforms) (Condie 2005, McCall 2005). Esses termos, assim definidos modernamente, no so consensuais. Para uns, plataformas e escudos formam o crton (Condie 2005, 1997). Outros utilizam os termos como sinnimos. Com isso, existe hoje uma certa confuso no entendimento de plataforma, crton e escudo.

Entre ns, as definies correntes tm origens que remontam a tempos anteriores Teoria das Placas e consideram plataformas as entidades fanerozoicas que coexistiram com cintures orognicos em desenvolvimento, e crtons como as plataformas pr-cambrianas (Almeida et al. 2000). Essa conceituao mantida aqui. Plataforma extensa rea no interior de um continente que se comporta de modo mais estvel em determinado intervalo de tempo, durante o qual as rochas so relativamente pouco deformadas e/ou transformadas. Ela se caracteriza por: maior espessura da litosfera e comportamento estvel por longo tempo; movimentos verticais, lentos, de baixa amplitude atingindo grandes extenses, reversveis no tempo e no espao; relevo baixo e suave; deformaes ou transformaes das rochas muito pouco significativas; sismicidade de baixas intensidade e frequncia; fluxo trmico e grau geotrmico mais baixos; substrato formado por associaes de rochas metamrficas mais antigas geradas em profundidades de at 30-40 km e gneas, que referido como embasamento da plataforma (as extensas pores expostas so o escudos); capeamento formado por sedimentos e rochas vulcnicas indeformados, constituindo a chamada cobertura da plataforma. A plataforma contornada por margens continentais ativas, ao longo das quais ocorrem intensos processos de sedimentao, vulcanismo, sismicidade, deformao, magmatismo, metamorfismo, subduo e orognese, levando formao de uma cadeia montanhosa de tipo no colisional. Se a subduo avana e leva coliso de um continente contra outro, resulta um cinturo orognico de tipo colisional. Os processos acabam se atenuando e os orgenos se estabilizam e passam a integrar a plataforma preexistente: o todo constitui uma nova plataforma.

112

Geologia do Brasil

mente com os ramos E-W e NNW do Cinturo Orognico Paraguai forma uma juno trplice do Ediacarano-Cambriano. Um aulacgeno de extenso limitada no justifica a separao de dois ncleos cratnicos. A separao dos crtons Paran e Rio de La Plata foi feita considerando a pequena janela pr-cambriana do sul do Paraguai e duas supostas relaes macrorregionais. Ali existem rochas de cerca de 2.000 Ma que foram retrabalhadas no Evento Brasiliano e entre as localidades de Caacupu e San Juan Bautista, no vale do Rio Tebicuary, foram obtidas idades de 620 Ma e entre 500 e 600 Ma determinadas por U-Pb em diversos tipos de rochas, dados esses coerentes com dataes por outros mtodos (Cordani et al. 20082009). As idades foram consideradas como tendo um padro geocronolgico igual ao do Cinturo Ribeira, que teria sido definido por Trouw et al. (2000). Os autores, contudo, reconheceram idades de 760-640, 630-520 e 520-480 Ma; Existe uma zona de falha transcorrente de direo NE na regio de Vila Florida, a meio caminho das duas localidades citadas acima. Ao norte dela aparecem rochas de alto grau, em situao semelhante ao que se conhece no sudoeste de Minas Gerais e leste de So Paulo, onde rochas de alto grau (Complexo Varginha-Guaxup) so delimitadas ao sul pela zona de cisalhamento de Jacutinga. Assim, admitiu-se que a Falha de Jacutinga do sudoeste mineiro se estenderia para o Paraguai por cerca de 1.200 km sob a Bacia do Paran. A Figura 7 mostra os outros crtons admitidos para a regio do Peru, Bolvia, Paraguai, Chile, Argentina e Brasil. Existem sensveis diferenas geomtricas e tambm em relao a alguns ncleos cratnicos menores. Cabe mencionar que os ncleos de Luiz Alves e Curitiba representam microcontinentes envolvidos nos processos do Ciclo Brasiliano (Basei et al. 2009) e no devem ser separados como crtons. Mais recentemente o modelo de relao dos crtons Paran, Paranapanema e Rio de La Plata foi modificado por Cordani et al. (2008-2009), como mostra a Figura 8. Nessa atualizao, algumas modificaes so significativas: A janela do vale do Rio Tebicuary, no Paraguai, foi nomeada Bloco Caacup. Representaria extenso do Cinturo Orognico Ribeira at o Paraguai, separando os crtons Paranapanema (renomeando o que foi chamado Crton Paran na Figura 8) e Luiz Alves. O Lineamento Transbrasiliano admitido como uma sutura (Cordani et al. 2003), quando na realidade se trata de um sistema transcorrente relacionado com a tectnica de escape lateral na coliso do Crton Amaznico com o do So Francisco. A sutura foi referida em estudos anteriores em Gois e Tocantins (Haralyi e Hasui 1981, Hasui et al. 1994) nos limites dessas entidades geotectnicas com o Cinturo Ara-

Figura 5. Compartimentao geotectnica no Ciclo Brasiliano. Distinguemse os sistemas orognicos com faixas de supracrustais neoproterozoicas (em verde), macios e granitoides (em rosa-claro), entre os crtons indicados (rosaescuro). O crton oculto sob a Bacia do Paran tem recebido as designaes indicadas. Em amarelo, coberturas fanerozoicas.

guaia, mas sua extenso para sul ainda requer dados. Foram estendidos o Lineamento1 Transbrasiliano e o Arco Magmtico de Gois, de um lado, para o Paraguai e at a Argentina, e de outro lado, para o Nordeste e frica. Aqui cabe considerar que: (1) essas feies truncam obliquamente o Cinturo Paraguai, quando este representa uma das derradeiras feies orognicas do Ciclo Brasiliano (Brasiliano III); (2) entre o Pantanal Mato-Grossense e a Bacia do Paran expe-se estreita faixa de rochas do Cinturo Paraguai, representadas por intruses granitoides sintectnicos de 520-510 Ma e ps-tectnicos de 510-490 Ma e por metassedimentos do Grupo Cuiab estruturados aproximadamente na direo N-S (Godoy et al. 2007); (3) dados magnetotelricos e gravimtricos do Pantanal foram interpretados como indicativos de uma zona de subduo para leste, levando a coliso do Bloco Apa com o Crton Paran entre 520 e 490 Ma, e acreso do Cinturo Paraguai nessa regio (Wolde-

1 Um termo de uso corriqueiro lineamento, que se refere a qualquer feio linear no terreno. Em Geologia, essa feio linear corresponde a vales e elevaes longilneas, reconhecveis em mapas, fotos areas e imagens de sensores remotos. Grandes lineamentos, em geral, so reflexos de falhas (ou zonas de cisalhamento) verticais ou subverticais, que so geradas por regime transcorrente. Acontece que as falhas so zonas de fraqueza crustal e, com frequncia, aps sua formao, acomodaram movimentos em regimes tectnicos posteriores, isto , foram reativadas. As descontinuidades podem ser individuais ou aparecerem em feixes de falhas paralelas, compondo o que se chama sistemas de falhas. Um lineamento pode corresponder a uma zona de falha (exemplo: Lineamento de Pernambuco) ou a um sistema de falhas paralelas ou subparalelas (exemplo: Lineamento Transbrasiliano).

118

Geologia do Brasil

CRTON AMAZNICO: PROVNCIAS RIO BRANCO E TAPAJS

Yociteru Hasui

O Crton Amaznico uma entidade geotectnica que teve comportamento estvel no Neoproterozoico, limitada a oeste pelo Sistema Orognico do Tocantins, a nordeste por pequena poro da Provncia Margem Continental Equatorial e no restante por cobertura de sedimentos fanerozoicos periandinos (Fig. 1). Ele expe o seu embasamento nas provncias Tapajs e Rio Branco, separadas pela Provncia Amazonas (que inclui a Bacia do Alto Tapajs). A continuidade do crton sob esta ltima provncia fundamenta-se em semelhanas geolgicas a norte e sul dela e em dados de sondagens realizadas pela Petrobras que indicaram a continuidade de algumas unidades sob a Bacia do Amazonas. A Provncia Tapajs abrange a rea do leste do Par at Rondnia e Mato Grosso do Sul, englobando pores do Amazonas e de Mato Grosso, e tem continuidade para a Bolvia e Paraguai. Ela corresponde parte ocidental do Escudo do Brasil Central. A Provncia Rio Branco estende-se do Amap ao extremo noroeste do Amazonas, incluindo Roraima e parte do Par, avanando para a Colmbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Ela coincide com o Escudo das Guianas. Alm da Provncia Amazonas, aparecem na rea do crton a Provncia Parecis (que inclui a Bacia do Alto Xingu), e as bacias sedimentares do Bananal, Pantanal Mato-Grossense e Guapor, bem como coberturas de extenses menores. No Brasil, o crton tem rea de aproximadamente 4,4 milhes de quilmetros quadrados, que corresponde a cerca da metade do territrio. a poro menos conhecida do pas e o estudo dessa vastido tem avanado mais lentamente do que no restante do pas em virtude das vrias dificuldades para realizao das investigaes.

A primeira dificuldade decorre do fato de se tratar da regio amaznica, onde a densa floresta, a presena de extensas coberturas de solos e sedimentos cenozoicos ocultando as rochas, o clima quente e mido e falta de acessos exigem enormes esforos e dispndios na realizao das pesquisas geolgicas. A segunda diz respeito quantidade (ainda longe de ser satisfatria) de dataes radiomtricas, ferramenta indispensvel para a caracterizao das unidades rochosas. Como foi dito em captulo anterior, as dataes tm sido realizadas por K-Ar, Rb-Sr, Ar-Ar, Pb-Pb e U-Pb. Os dois primeiros mtodos foram intensivamente utilizados na Amaznia e tiveram papel muito importante no avano da interpretao regional nas dcadas de 1970-1980. Contudo, cabe lembrar a observao de Amaral (1974) em seu estudo geocronolgico pioneiro da regio amaznica, essencialmente com dataes K-Ar: (...) a maior dificuldade para a utilizao dos mtodos geocronolgicos, como ferramenta geolgica eficiente, reside na interpretao dos valores obtidos com respeito ao seu significado no mbito do desenvolvimento geolgico de uma regio. Tambm em relao a dataes Rb-Sr com o uso de iscronas de referncia, Santos (2003a) destacou que (...) as limitaes desse tipo de iscrona, que est em desuso h mais de 20 anos, so bem conhecidas (...) e so mais evidentes em terrenos polideformados, polimetamorfizados ou de alto grau metamrfico, quando o sistema Rb-Sr parcial ou totalmente aberto. Dataes Ar-Ar tm sido efetuadas para obter idades mnimas ou do ltimo arrefecimento das rochas e elas so tanto mais prximas da idade de formao quanto

138

Geologia do Brasil

CRTON AMAZNICO

10a

Figura 1. As Provncias Tapajs e Rio Branco. Elas representam pores do Crton Amaznico que tem conexo sob as coberturas fanerozoicas desde a Venezuela at o Paraguai. A linha preta indica o limite leste do Crton Amaznico.

mais simples a histria delas. S nos ltimos anos dataes tm sido feitas usando os sistemas do U-Pb e Pb-Pb, que so considerados os mais precisos e confiveis, destacadamente o primeiro. As dataes de zirco tm sido as mais importantes, sendo possvel at datar as camadas de cristais zonados. Essas dataes nas provncias Tapajs e Rio Branco so ainda escassas e distribudas de modo no uniforme, cobrindo algumas reas e deixando outras extenses sem esse tipo de informao. Disso decorrem problemas na compartimentao tectnica dessas vastas regies, bem como no entendimento e na interpretao da evoluo. Essas dataes tm sido realizadas tambm em zirces detrticos de rochas sedimentares ou de origem sedimentar, para se determinar idades de rochas-fontes. A terceira dificuldade diz respeito identificao de muitas dezenas de conjuntos de rochas, mapeados em reas diferentes e classificados isoladamente. Esses conjuntos foram comparados com os de outras reas ou regies, vizinhas ou distantes at centenas de quilmetros, resultando muitas propostas de correlao e sistematizao estratigrfica que no so consensuais e tm levantado divergncias de interpretao evolutiva ainda no superadas. Enorme esforo tem sido despendido para obter uma viso integrada do quadro geolgico geral e tem-se progredido muito nessa direo, destacando-se a o empenho da CPRM Servio Geolgico do Brasil, sobretudo na ltima dezena de anos. As interpretaes da evoluo geolgica em geral tem ainda muitos pontos no consensuais, incorporando

modelos diferentes, separando entidades com limites mal definidos e designaes diversas, dificultando sobremaneira o entendimento. Os estudos pioneiros so devidos a alguns pesquisadores que se embrenharam pelos rios, realizando observaes gerais at meados do sculo passado. Em 1966, foram realizadas as primeiras coberturas sistemticas por fotos areas, subsidiando a realizao de mapeamentos regionais. Logo depois se obteve a cobertura de toda a regio amaznica brasileira com imagens radargramtricas, que serviram para o levantamento sistemtico da constituio da Amaznia a partir de 1970, resultando mapas de reconhecimento em escala de 1:1.000.000 elaborados pelo Projeto Radar na Amaznia (Projeto Radam). A partir de 1972, foram executados levantamentos geolgicos de algumas reas, principalmente pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais em convnio com o Departamento Nacional da Produo Mineral, pela Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM), pelo Instituto de Desenvolvimento Econmico e Social do Par (IDESP) e nos ltimos tempos pela CPRM, agora transformada em Servio Geolgico do Brasil. Em paralelo, estudos foram desenvolvidos por vrias empresas de minerao, como a Companhia do Vale do Rio Doce, e por universidades. Algumas snteses gerais da Amaznia foram apresentadas, com diferenas significativas, interpretaes controversas e muitos problemas ainda pendentes, que devem ser vistos como estgios de progresso de conhecimento num contexto em que as informaes geolgicas e dataes existentes so ainda de nvel de reconhecimento e de distribuio territorial no homognea, e em que novos dados so de lenta aquisio. A descrio seguinte diz respeito s provncias Rio Branco e Tapajs e ao Crton Amaznico na sua poro brasileira.

COMPARTIMENTAO REGIONAL
A apresentao dos dados e interpretaes torna-se mais simples se feita por reas distinguidas numa compartimentao regional. A primeira proposta de compartimentao da Amaznia foi apresentada por Susczynski (1970), que reconheceu, com base nos poucos dados geolgicos ento existentes, faixas paralelas de direo NW diferenciadas em sua constituio litolgica e evoluo. A seguinte foi a de Amaral (1974), que conjugou centenas de dataes K-Ar e algumas Rb-Sr com as informaes geolgicas ento existentes. Reconheceu que o crton uma vasta rea de rochas formadas no Arqueano a Paleoproterozoico sobre a qual incidiram trs eventos de reativao de plataforma aps o Ciclo Transamaznico at o

139

QUADRILTERO FERRFERO
Alexandre Uhlein Carlos Maurcio Noce (in memorian)
A geologia do Quadriltero Ferrfero envolve rochas Arqueanas e Proterozoicas que, portanto, encerram testemunhos ou relictos de uma evoluo marcada pela passagem gradativa de condies de alta mobilidade tectnica da litosfera, tpicas do Arqueano, para uma condio mais estvel e consolidada no Proterozoico. Vrias rochas na regio do Quadriltero mostram evidncias que nos permitem compreender melhor a evoluo da atmosfera, biosfera e hidrosfera nos primdios da evoluo da Terra. No on Arqueano surgiram os primeiros indcios de vida no planeta (3,6 Ga), as algas azuis e verdes, capazes de liberar oxignio (O2) para a atmosfera por meio da fotossntese. As condies iniciais eram de uma atmosfera redutora, isto , desprovida de oxignio. No Proterozoico, as placas tectnicas estavam mais bem definidas e a atmosfera tornou-se progressivamente mais rica em oxignio (Windley 1995). O Quadriltero Ferrfero mostra concentraes econmicas de ouro, ferro, mangans, alumnio e topzio, dentre outros bens minerais. As minas de ouro so subterrneas, atingindo at 2,5 km de profundidade e lavram minrios com teores de 5 at 12 gramas de ouro por tonelada de rocha. Destacam-se as minas nos arredores de Nova Lima, Caet e Santa Brbara. As minas de ferro so a cu aberto, portanto na superfcie, e distribudas ao longo das ocorrncias do Supergrupo Minas, em todo Quadriltero Ferrfero. A geologia observada atualmente no Quadriltero Ferrfero (Figs. 1 e 2), com pacotes rochosos de idades muito diversas aflorando lado a lado, consequncia de processos geolgicos complexos e superpostos, iniciados pela formao de bacias sedimentares antigas, que sofreram orogneses sucessivas tanto no Arqueano quanto no Proterozoico. Como consequncia, os indcios dos processos se confundem, dificultando a identificao e compreenso de cada um deles em separado, e tornam a reconstituio dos fatos um verdadeiro quebra-cabea (Figs. 2 e 3).

GEOLOGIA DO QUADRILTERO FERRFERO


O Quadriltero Ferrfero ocorre na regio centro-sul do Estado de Minas Gerais. Situa-se entre Belo Horizonte, capital do Estado, e a cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, cidade-bero da minerao no Brasil. Trata-se de regio montanhosa, de grande beleza natural e rica em depsitos minerais. O nome Quadriltero Ferrfero resulta da abundncia de formaes ferrferas e jazidas de minrio de ferro, contidas em uma rea aproximadamente retangular em mapa, definida pela orientao de um conjunto de serras, as quais representam grandes estruturas dobradas, do tipo sinclinal e homoclinal. As serras alinhadas so bem visveis em imagens de satlites (Fig. 1). A geologia do Quadriltero Ferrfero foi estabelecida pelos mapeamentos desenvolvidos pelo United States Geological Survey (USGS) e Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM), entre 1946 a 1962 (Dorr II 1969). Nas dcadas seguintes o conhecimento geolgico da regio foi detalhado e aprimorado pelo trabalho de inmeros pesquisadores (Herz 1978, Marshak e Alkmim 1989, Carneiro 1992, Renger et al. 1994, Noce 1995, Endo 1997, Alkmim e Marshak 1998). Atualmente, as rochas da regio so agrupadas, em funo de caractersticas co-

228

Geologia do Brasil

QUADRILTERO FERRFERO

11b

A leitura da coluna estratigrfica do Quadriltero Ferrfero permite ter uma ideia da evoluo geolgica regional (Fig. 3). Ela mostra, de modo esquemtico, o empilhamento estratigrfico das rochas, desde as mais antigas, situadas na base da coluna estratigrfica, at as mais jovens, indicadas no topo. As rochas so organizadas segundo supergrupos, grupos e formaes, que so unidades litoestratigrficas. O complexo granito-gnissico aflora em duas regies diferentes. No centro do Quadriltero, nas cabeceiras do Rio das Velhas, com forma grosseiramente oval, denominado de Complexo Bao. Figura 1. Imagem de satlite do Quadriltero Ferrfero mostrando alinhamento das Aflora tambm circundando a reprincipais serras da regio gio do Quadriltero Ferrfero, como a norte da Serra do Curral, onde recebe o nome de muns, em trs unidades geolgicas principais: o complexo Complexo Belo Horizonte, ou a oeste da Serra da Moeda, granito-gnissico, o Supergrupo Rio das Velhas, ambos de idade arqueana (3,0 a 2,5 bilhes de anos atrs) e o onde designado Complexo Bonfim. As rochas granitoSupergrupo Minas, relacionado ao Paleoproterozoico (2,5 -gnissicas so principalmente constitudas por gnaisses a 2,0 bilhes de anos). Desta forma, o Quadriltero Ferbandados, de composio tonaltica a granodiortica, que rfero compreende vrias unidades geolgicas formadas exibem feies de migmatizao. Os gnaisses so rochas em tempos diferentes no passado e que, progressivamente, constitudas por minerais como quartzo, feldspato e bioforam se aproximando ou se superpondo geograficatita, dispostos em bandas de cores alternadas, desde bandas mente, conforme podemos observar no mapa geolgico de cor cinza-claro, ricas em quartzo e feldspatos, at simplificado do Quadriltero Ferrfero (Fig. 2). Ao combandas escuras, ricas em biotita (Fig. 4A). Esses gnaisses pararmos a imagem de satlite (Fig. 1) com o mapa geolgico (Fig.2) podemos observar feies comuns. A regio central do Quadriltero Ferrfero constituda por rochas do Complexo Granito-Gnissico e Supergrupo Rio das Velhas, geralmente mais erodidas, enquanto as principais serras so edificadas em rochas do Supergrupo Minas, mais resistentes eroso, como os quartzitos e formaes ferrferas. As unidades geolgicas do Supergrupo Rio das Velhas e do Supergrupo Minas representam diferentes estgios de evoluo do planeta Terra, que se inicia com a formao de uma bacia vulcanossedimentar, rica em rochas vulcnicas durante o Arqueano, e prossegue, durante o Paleoproterozoico, com a formao de uma bacia sedimentar com pouco ou nenhum vulcanismo. Ambas as unidades, depois de formadas, foram envolvidas em evento de orognese, com dobramento e metamorfismo, que conduziram a formao de cadeias montanhosas. Finalmente, devido ao proeminente relevo formado ocorre eroso, que lentamente aplaina o relevo anteriormente gerado. A partir da, inicia-se novo ciclo, com formao de bacia, Figura 2. Mapa geolgico do Quadriltero Ferrfero. (Simplif. de orognese, formao de relevo e eroso, sucessivamente. Dorr II 1969, Marshak e Alkmim 1989, CODEMIG-UFMG 2005)

229

Foto A. Bartorelli

CHAPADA DOS VEADEIROS


Andrea Bartorelli

LOCALIZAO DO STIO
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) localiza-se na poro nordeste do estado de Gois e ocupa uma rea de 600 km. Uma de suas caractersticas de notvel beleza cnica a presena de diversas cachoeiras, como o Salto So Domingos, Salto do Raizama, Cachoeira do Cordovil e Cachoeira das Carioquinhas, algumas ultrapassando 100 m de altura. O parque est situado a oeste de Alto Paraso de Gois, sendo seu extremo leste limitado pela rodovia GO118 (entre Alto Paraso e Teresina de Gois). Seu limite sul demarcado pela estrada estadual que liga Alto Paraso a Colinas do Sul. A foto de abertura uma Vista da Chapada dos Veadeiros e serranias a partir do Mirante Jardim de Maytrea, no limite meridional do parque (Fig. 1).

CONTEXTO GEOLGICO REGIONAL


A regio do PNCV est inserida na poro norte da Faixa de Dobramentos e Cavalgamentos Braslia, na Provncia Estrutural do Tocantins. Dentro dos limites do parque predominam amplamente metassedimentos de baixo grau atribudos ao Grupo Ara e rochas de composio grantica representando o embasamento da regio. Imediatamente ao sul do PNCV, em contato discordante, ocorrem as coberturas plataformais relacionadas ao Grupo Parano. Dessa forma, no item dedicado geologia regional so descritos o complexo granito-gnissico de idade arqueano-paleoproterozoica, o Grupo Ara do Pleo-Mesoproterozoico e o Grupo Parano relacionado ao Meso-Neoproterozoico (Dardenne e Campos 2008). O Complexo granito-gnissico (Fig. 2) representa o embasamento regional da poro norte da Faixa Braslia, sendo amplamente exposto a partir do extremo norte do PNCV, correspondendo a regio geomorfologicamente arrasada ocupada pelo vale do Rio Claro. Este complexo de rochas gnissicas e granticas predominantemente constitudo por ortognaisses de composio tonaltica a granodiortica, associados a grandes batlitos de composio grantica comumente representados por biotita granitos. De modo geral, apresentam foliao marcada por bandamentos mfico-flsicos e faixas de cisalhamento desenvolvendo foliaes milonticas e cataclsticas marcando zonas de domnio rptil e dctil-rptil. A maioria das determinaes de idades por meios radiomtricos foram obtidas pelo mtodo K/Ar e forneceram idades entre 500 e 2.500 Ma (Hasui e Almeida 1970, Cordani e Hasui 1975, Hasui et al. 1975). Entretanto, iscronas Rb/Sr e dataes U/Pb em unidades de rochas supracrustais, posicionam este complexo de rochas granitoides no Paleoproterozoico (Pimentel et al. 1991),

326

Geologia do Brasil

Figura 1. Localizao do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no Estado de Gois.

CHAPADA DOS VEADEIROS

14b

atribuindo uma espessura de 1.140 metros para todo o conjunto e considerando seis subunidades, da base para o topo: unidades 1, 2 e 3 (correspondentes Formao Arraias) e unidades 4, 5 e 6 (correspondentes Formao Traras). Marini et al. (1984) admitem importantes variaes laterais nas espessuras e composio das vrias unidades, possivelmente em virtude da distncia das reas fonte fornecedoras dos sedimentos.

Figura 2. Lajedo de granito cinza claro fino a mdio, com minerais mficos orientados, que faz parte do embasamento dos metassedimentos da Chapada dos Veadeiros.

Figura 4. Corte recm-aberto em metassiltito rtmico com suaves deformaes da Formao Traras; ao fundo avista-se serra quartztica da Formao Arraias; ambas as formaes pertencem ao grupo Ara

Figura 3. Blocos de granito porfiroide de batolito anorognico prximo da rocha do embasamento ilustrada da Figura 2.

sendo as idades mais jovens relacionadas a rejuvenescimento durante ciclos orogenticos posteriores. Ao longo da faixa de embasamento, ocorrem intruses de extensos batlitos granticos posicionados na Subprovncia Estanfera do Paran. Dataes U/Pb mostram idades pleo-mesoproterozoicas (em torno de 1.770 Ma.; Pimentel et al. 1991). Petrograficamente so representados por biotita granitos, quimicamente compatveis com granitos anorognicos (granitos tipo A) (Fig. 3). O Grupo Ara corresponde a um conjunto de metassedimentos de grau anquimetamrfico a xisto verde baixo, depositados em ambientes plataformais e relacionados com a evoluo de um rifte iniciado no Pleo-Mesoproterozoico. Foi inicialmente definido por Barbosa et al. (1969) e Dyer (1970), tendo sido subdivido nas formaes Arraias e Traras. A Formao Arraias representa o conjunto basal psamtico com espessura da ordem de 1.000 metros, recobrindo em discordncia os granitos e gnaisses do embasamento. A Formao Traras constituda por um conjunto predominantemente peltico com menor proporo de litologias psamticas e restrita contribuio de rochas carbonticas no topo, alcanando cerca de 1.200 metros de espessura total (Figs. 4, 5 e 6). Posteriormente Arajo e Alves (1979) propuseram um refinamento da estratigrafia do Grupo Ara,

Figura 5. Diamictitos do Vale da Lua, da Formao Arraias (Rio So Miguel); a estratificao bem visvel, mergulhando suavemente para a direita da foto, denotando pequenos fragmentos angulares de quartzo esparsos no pacote sedimentar. No detalhe (Foto: M. Lerner), clasto mtrico de rocha metapeltica silicificada.

Figura 6. Diamictito do Vale da Lua (Rio So Miguel), com feies de eroso fluvial; existe estratificao cruzada de grande porte, com mergulhos de baixo ngulo em diferentes direes; predominam seixos mal arredondados e fragmentos cinza esverdeados de rocha fina muito litificada; os seixos so do tipo matriz suportados e diversificados

327

BACIAS DE SANTOS, CAMPOS E ESPRITO SANTO

19b 23

BACIAS DE SANTOS, CAMPOS E ESPRITO SANTO

Webster Mohriak

As bacias de Santos, Campos e Esprito Santo, localizadas na plataforma continental dos estados de Santa Catarina, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo, so as mais prolficas provncias produtoras de petrleo do territrio brasileiro. Essas bacias foram formadas durante os processos extensionais que levaram ruptura do Gondwana e formao do Oceano Atlntico Sul, resultando na separao das placas Sul-Americana e Africana. Nesta reviso, abordam-se as principais feies estruturais da margem continental sudeste e a evoluo tectonossedimentar das bacias sedimentares sob o prisma dos conhecimentos geolgicos e geofsicos adquiridos nas ltimas dcadas. A interpretao dos sistemas petrolferos das diferentes bacias fundamenta-se em dados geolgicos (resultados estratigrficos de poos exploratrios perfurados pela Petrobras) e dados geofsicos, principalmente mtodos ssmicos e potenciais (gravimetria e magnetometria). Alm dos vrios trabalhos da literatura geolgica relacionados com a explorao de petrleo nestas bacias, incorpora-se anlise o resultado de levantamentos e estudos regionais da margem continental, efetuados por vrias instituies, como, por exemplo, Projeto Remac e Projeto Leplac. Sero apresentadas linhas ssmicas de resoluo profunda, de modo a oferecer uma viso holstica da arquitetura crustal desse segmento da margem brasileira, com importantes implicaes para a geologia de petrleo. Aborda-se tambm o histrico da explorao de petrleo das bacias da regio Sudeste, destacando-se as vrias descobertas de campos de petrleo na regio de guas profundas, com dezenas de acumulaes distribudas em reservatrios das sequncias sin-rifte (continental), transicional evaportica, e drifte (marinha), com idades variando entre Tercirio Superior (Mioceno) e Cretceo Inferior (Hauteriviano).

PRINCIPAIS FEIES MORFOESTRUTURAIS DA MARGEM SUDESTE BRASILEIRA


As bacias sedimentares do Brasil ocorrem na regio emersa, particularmente as grandes bacias paleozoicas de Solimes, Amazonas, Parnaba e Paran, e tambm distribuem-se ao longo da margem continental, formando uma srie de bacias cuja fase rifte se deu no Mesozoico, em funo da ruptura do Gondwana (Fig. 1). As bacias de Santos, Campos e Esprito Santo esto localizadas na margem continental sudeste brasileira (Fig. 1), e constituem a principal provncia petrolfera brasileira. A Bacia de Santos limitada pelo Alto de Florianpolis, a sul, e pelo Alto de Cabo Frio, a norte. Apresenta uma rea de cerca de 270.000 km at a batimetria de 3.000 m. A Bacia de Campos, com rea at a batimetria de 3.000 m alcanando cerca de 100.000 km, limita-se ao norte com a Bacia do Esprito Santo pelo Alto de Vitria. A Bacia do Esprito Santo prolonga-se na regio norte do Complexo Vulcnico de Abrolhos, alcanando a plataforma continental do estado da Bahia; recobre rea total de 130.000 km, sendo 13.000 km na poro terrestre, e 117.000 na poro marinha, at a batimetria de 3.000m. A formao da margem divergente do Atlntico Sul est inserida no contexto da ruptura do supercontinente Gondwana, formado no Neoproterozoico pela aglutinao de blocos crustais do Mesoproterozoico. No Paleozoico, ocorrem vrias fases de sedimentao nas bacias intracratnicas, como, por exemplo, as sequncias devonianas e permianas da Bacia do Paran, adjacente s bacias de Santos e Pelotas (Zaln et al. 1990, Milani e Zaln 1999). No Trissico e Jurssico, estas sequncias correspondem a sedimentos fluviais e elicos (Fm. Piramboia e Fm. Botucatu), indicando crescente aridez climtica. No Jurssico, registra-se, nas bacias paleozoicas e

481

ao longo da margem nordeste brasileira, uma fase de subsidncia interior, relativamente pouco espessa, mas com continuidade na margem africana, como, por exemplo, os sedimentos continentais que ocorrem nas bacias marginais da Bahia, Sergipe, Alagoas e que tambm ocorrem no Gabo (Asmus e Ponte 1973, Asmus 1975, Asmus e Porto 1980, Asmus 1982). O Eocretceo marcado por ampla ocorrncia de derrames de lavas baslticas nas bacias interiores (exemplo, Bacia do Paran), que tambm registrada na margem continental nascente (regio das bacias de Pelotas, Santos, Campos e Esprito Santo, no lado brasileiro, e Namibe, Walvis e Kwanza, no lado africano). Os processos de extenso da litosfera que levaram formao dos riftes culminaram com a incepo de crosta ocenica entre o Aptiano e o Albiano, formando centros de propagao que avanaram entre a regio sul do continente at a margem equatorial (Kumar e Gamboa Figura 1. Bacias sedimentares do Brasil. Na regio emersa do continente sul-americano, 1979, Rabinowitz e LaBreque 1979, Asmus destacam-se as grandes bacias paleozoicas (Solimes, Amazonas, Parnaba, Parecis, Paran). Na margem continental, o segmento sudeste, com as bacias de Santos, Campos e Esprito 1984, Szatmari et al. 1984, Conceio et al. Santo formam o mais importante polo produtor de petrleo em territrio brasileiro. 1998, Mohriak 2001, Gomes et al. 2002, Mohriak 2003). A parte distal da margem continental diultraprofundas (Severino e Gomes 1991, Gomes 1992, vergente localmente caracterizada por feies ssmicas Gomes et al. 1993, Jinno e Souza 1999, Gomes et al. 2000). interpretadas como refletores mergulhantes para o mar Levantamentos de ssmica profunda executados pela Pe(seaward-dipping reflectors), que provavelmente correstrobras na dcada de 1990 permitiram a interpretao da pondem a rochas gneas e vulcnicas associadas incepo arquitetura crustal das bacias da margem continental norde crosta ocenica (Mohriak et al. 2002). deste, leste e sudeste brasileira (exemplo, Mohriak e Latg A explorao de petrleo nas bacias da margem 1991, Mohriak et al. 1995). Estes levantamentos ssmicos continental brasileira iniciou-se ao final da dcada de 1960, so complementados por dados de mtodos potenciais do resultando na perfurao do poo pioneiro 1-ESS-1 na Geosat, de domnio pblico (Sandwell e Smith 1997), leBacia do Esprito Santo, em 1968. Os primeiros trabavantamentos magnticos por vrias instituies (p. ex., lhos de interpretao exploratria integrando os dados das Cande e Rabinowitz 1979, Munis 1997, Ravat et al. 2007), bacias marginais da regio emersa com a submersa foram e tambm por vrios levantamentos ssmicos realizados por realizados na dcada de 1970 (Campos 1970, Estrella 1972, instituies e empresas ligadas indstria de petrleo (p. Campos et al. 1974, Asmus 1975, Ponte et al. 1977, Ponte ex., Fainstein 1999, Fainstein et al. 2001). et al. 1980). As bacias de Santos, Campos e Esprito Santo esto Os estudos geolgicos das guas profundas da localizadas no Plat de So Paulo, a mais importante feio margem continental brasileira, utilizando mtodos geofisiogrfica da margem sudeste brasileira (Kowsmann et al. lgicos e geofsicos modernos, datam da dcada de 1970, 1979, Kowsmann et al. 1982, Asmus 1984, Palma 1984). destacando-se o Projeto Remac (Reconhecimento da O Plat de So Paulo apresenta em sua maior Margem Continental Brasileira), que delimitou as principarte proximal um substrato de crosta continental pais feies geomorfolgicas e estruturais (Projeto Remac (Kowsmann et al. 1982, Guimares et al. 1982, Macedo 1979a, 1979b, Asmus e Guazelli 1981). Entre as dcadas 1989, Severino e Gomes 1991, Gomes et al. 1993, Souza de 1980 e 1990, a Petrobras e a Marinha conduziram um et al. 1993). Todavia, a extenso das estruturas do rifte projeto regional de delimitao da plataforma continental na regio da provncia de dipiros e muralhas de sal, (Projeto Leplac), no qual foram adquiridas linhas ssmicas em guas ultraprofundas, no calibrada por poos ex2D que permitiram a integrao das bacias da plataforma ploratrios (Mohriak 2004). Alguns estudos tectnicos continental com a regio de crosta ocenica, em guas na margem sudeste brasileira interpretam a crosta con-

482

Geologia do Brasil

CONTEXTO GEOLGICO E EVOLUO DA REDE HIDROGRFICA DO BRASIL


Andrea Bartorelli

As diferentes classificaes das grandes bacias hidrogrficas brasileiras adotadas por diversos rgos e vrias instituies oficiais, como a ANA (Agncia Nacional de guas), a ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), so baseadas na existncia dos relevos divisores fundamentais, em abordagem que leva em conta unicamente a configurao da rede hidrogrfica. Nelas, no considerada a natureza geolgica dos terrenos banhados pelos rios e os tipos de rochas e estruturas tectnicas que condicionam a drenagem. Com o objetivo de compreender a origem e a evoluo da complexa rede hidrogrfica brasileira, aqui proposta uma pequena modificao na classificao oficial de bacias. A proposio apresentada neste captulo leva em conta no s os limites fisiogrficos e caractersticas hidrolgicas das grandes bacias, como tambm o contexto geotectnico dos terrenos onde elas foram implantadas, sem o qual se torna difcil resgatar a histria geolgica de sua origem e evoluo. Numerosas evidncias da influncia de atividade tectnica neognica na implantao da rede hidrogrfica brasileira acham-se registradas em publicaes sobre o assunto. Nas referncias bibliogrficas deste captulo so indicadas apenas as de carter regional. Este captulo aborda o contexto geotectnico de cada bacia hidrogrfica, tendo em vista a grande diversidade de terrenos, com unidades litoestratigrficas distintas e submetidas a diferentes eventos tectnicos, muitas vezes dicronos. Para analisar as diferentes bacias e sua evoluo, preciso fornecer alguns conceitos fundamentais.

Rios so cursos naturais de gua doce com canais definidos e fluxo permanente ou intermitente que desguam no mar, em um lago ou em outro rio. A grande capacidade de eroso, transporte e deposio de sedimentos, faz com que os rios representem o mais importante agente de transformao da paisagem, pois eles agem incessantemente no modelado do relevo. Na hinterlndia brasileira, os rios so os nicos agentes modificadores do relevo, uma vez que no existem geleiras e a ao elica muito pouco significativa.

A REDE HIDROGRFICA BRASILEIRA


Todos os grandes rios brasileiros, como apropriadamente enunciado por Aziz AbSber (1954), tm roteiro aberto diretamente para o Oceano Atlntico, formando rede de drenagem marcadamente exorreica, inexistindo drenagens endorreicas em nenhum lugar do Brasil. Mesmo no Nordeste, rios que possam ter perdido, no Quaternrio, a capacidade de alcanar o mar, reorganizaram-se durante o Holoceno em vales previamente implantados, chegando novamente zona costeira, mesmo que sob regime fluvial intermitente (Fig. 1). A densa rede hidrogrfica brasileira formada por rios muito extensos, largos e profundos, com frequentes rupturas de declive em seu perfil longitudinal e presena de vales bastante encaixados. De maneira geral, como decorrncia do relevo, os rios nascem em regies com altitudes relativamente baixas, exceto o Rio Amazonas e alguns afluentes, que nascem na Cordilheira dos Andes. Predominam rios de planalto, bastante acidentados, refletindo o predomnio de terrenos planlticos do pas, exceo da grande plancie amaznica. Alguns rios tm trechos que drenam plancies embutidas, como as depresses do Pantanal (Rio Paraguai) e do Bananal (Rio Araguaia), alm das relativamente pequenas plancies litorneas atlnticas. O regime fluvial dos rios intertropicais e subtropicais brasileiros reflete inteiramente o regime pluvial, ditado pelas chuvas de vero em quase todo o pas e pelas chuvas de inverno na costa Nordeste Oriental. O Amazonas a nica exceo, onde a in-

DEFINIO DE REDE HIDROGRFICA


A rede hidrogrfica de determinada regio consiste num conjunto de diversas bacias de drenagem separadas entre si por divisores de guas. Cada bacia de drenagem se refere a um rio principal, coletor de toda a gua que flui em sua direo e que por ele levada sua desembocadura. Uma bacia de drenagem pode tambm ser definida como a rea ocupada por um rio principal e todos os seus tributrios, cujos limites constituem as vertentes que, de sua parte, limitam outras bacias.

574

Geologia do Brasil

CONTEXTO GEOLGICO E EVOLUO DA REDE HIDROGRFICA DO BRASIL

24a

Figura 1. Rio Paramirim, na Bahia, com o leito arenoso seco, caracterstico da drenagem do serto nordestino durante as prolongadas secas que afetam a regio.

terao de diferentes fontes de gua criou um regime fluvial complexo, devido coleta de guas tanto do hemisfrio sul quanto do norte, com estaes climticas antagnicas, alm do fato de suas cabeceiras situarem-se nos altiplanos andinos, em reas sujeitas a glaciaes de altitude (AbSber 1954). As principais caractersticas das maiores bacias hidrogrficas brasileiras so sumariadas no Quadro 1, de acordo com a rea que ocupam, vazes mdias e vazes de estiagem, denotando a estreita relao das vazes com as pocas chuvosas.

PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRFICAS BRASILEIRAS


Fundamentalmente, trs grandes divisores so os responsveis pela formao das maiores bacias hidrogrficas do Brasil, sendo determinantes na distribuio da drenagem no continente sul-americano. So eles: o Planalto Brasileiro, o Planalto das Guianas e a Cordilheira dos Andes, todos soerguidos posio atual
Quadro 1. Vazes mdias e de estiagem nas regies hidrogrficas do Brasil Regio Hidrogrfica Amazonas
2

por levantamentos episdicos, principalmente durante o Cenozoico. A partir dessa compartimentao de primeira ordem dos terrenos, a rede hidrogrfica brasileira dividida em 12 principais bacias de drenagem, conforme indicado no Quadro 1 (Matos et al. 2007). Prope-se, neste captulo, com base no contexto geotectnico e geolgico das bacias hidrogrficas, uma compartimentao da rede hidrogrfica brasileira em 11 bacias principais (Fig.2), como segue: 1. Bacia Amazonas 2. Bacia Tocantins-Araguaia 3. Bacia Parnaba 4. Bacia So Francisco 5. Bacia Alto Paran 6. Bacia Alto Paraguai 7. Bacia Alto Uruguai 8. Bacia Atlntico Sul-Sudeste 9. Bacia Atlntico Leste 10. Bacia Atlntico Nordeste 11. Bacia Atlntico Norte Durante muito tempo, considerou-se que a desembocadura do Amazonas dava-se na regio de Belm. Hoje, o rio (Rio Par) que banha a capital paraense no considerado como foz do Amazonas, fazendo parte da Bacia Hidrogrfica do Tocantins (Fig. 3). A foz do Amazonas est no lado norte-ocidental da Ilha de Maraj. Isso faz com que a cidade de Macap seja considerada a nica capital banhada pelo rio. As bacias dos altos rios Paran, Paraguai e Uruguai fazem parte da grande Bacia do Prata, porm, dentro do territrio brasileiro, ocupam sub-bacias com divisores bem definidos e esto inseridas em contextos geotectnicos diferentes. As bacias Atlntico Sul e Sudeste foram reunidas

rea (106 m) 3.869.953 921.921 274.301 333.056 286.802 638.576 388.160 214.629 187.522 174.533 879.873

Vazo mdia (m/s) 131.947 13.624 2.683 763 779 2.850 1.492 3.179 4.174 4.121 11.453 2.368 179.433

Vazo de Estiagem (m/s) 73.748 2.550 328 294 32 854 253 989 624 391 4.647 785 85.495

Tocantins-Araguaia Atlntico Nordeste Ocidental Parnaba Atlntico Nordeste Oriental So Francisco Atlntico Leste Atlntico Sudeste Atlntico Sul Uruguai Paran Paraguai Brasil
4 3

363.446 8.532.772

(1) Vazo com permanncia de 95%; (2) a Bacia Amaznica ainda compreende uma rea de 2,2 milhes de km em territrio estrangeiro, contribuindo tambm com adicionais 86.321 m/s, em termos de vazo mdia; (3) a Bacia do Rio Uruguai compreende, ainda, adicionais 37 mil km em territrio estrangeiro, contribuindo com 878 m/s; (4) a Bacia do Rio Paraguai compreende adicionais 118 mil km em territrio estrangeiro e contribuio de 595 m/s. (Modif. de Matos et al. 2007)

575

Figura 2. Classificao das bacias hidrogrficas brasileiras considerando a compartimentao tectnica do territrio, em complementao hidrografia

numa s, porque ambas esto associadas ao soerguimento da extensa rea da Serra do Mar, que se prolonga para o norte at a Bacia Atlntico Leste, no Estado do Esprito Santo, dela estando separada pelo Rifte Continental do Sudeste do Brasil, onde se instalou a drenagem do Rio Paraba do Sul. As bacias Atlntico Nordeste e Atlntico Norte encontram-se separadas pela Bacia Parnaba e drenam reas correspondentes a unidades geotectnicas distintas, a primeira cristalina e a segunda sedimentar.

A ORIGEM DA REDE HIDROGRFICA BRASILEIRA


O intricado sistema hidrogrfico do Brasil originou-se de processos evolutivos envolvendo continuada atividade geotectnica e epirogentica associada a mudanas climticas no decorrer do tempo geolgico. Neste captulo, apesar dos poucos estudos abordando especificamente a origem dos grandes rios brasileiros, procura-se resgatar, com base nos dados existentes e nas contribuies diversas, a histria geolgica e geomorfolgica da atual configurao da rede de drenagem, bem como determinar a poca em que foi estabelecida. Contudo, em complementaridade a esses estudos, existem numerosas publicaes que tratam isoladamente da evoluo cenozoica de diversas partes do Brasil, com base em investigaes sobre a tectnica neognica e suas causas que afetou o nosso territrio nos ltimos milhes de anos. reconhecida a evoluo do relevo por meio de soerguimentos sucessivos da Plataforma Sul-Americana desde a passagem do Cretceo para o Cenozoico, quando o continente sul-americano teria sido arrasado por eroso de abrangncia continental muito duradoura. Como consequncia das condies reinantes nesse contexto, os processos erosivos em diversas fases e nveis distintos, j

a partir do fim do Cretceo, deram origem a uma extensa superfcie de pediplanao que se estendeu praticamente por todo o Territrio Brasileiro e Africano Ocidental. Essa superfcie, de extenso continental, recebeu a denominao de Superfcie Sul-Americana e correlatas ( Japi), e alguns de seus testemunhos encontram-se preservados em diferentes nveis topogrficos, em vrias partes do territrio nacional (King 1956, Almeida 1956, Freitas 1951a e 1951b, AbSber 1988) (Fig. 4). O arrasamento generalizado que resultou na formao dessa ampla superfcie deu-se essencialmente por intermdio da ao de gua corrente sob a forma de fluxos em clima rido, com contribuio de processos de regresso de escarpas. A superfcie pediplanada foi rebaixada pela eroso, configurando-se a Plataforma Sul-Americana, poca, numa extensa plancie ou pediplano em que as baixas altitudes e a ausncia de desnveis no favoreciam a presena de rios muito caudalosos e encaixados que tivessem calhas bem definidas. De maneira resumida, pode-se afirmar que a paisagem era montona e plana, com altitudes prximas ao nvel do mar e grandes reas deprimidas, onde o lenol fretico era muito raso e as condies eram propcias precipitao de coberturas ferruginosas (laterizao) com espessuras variadas, cimentando coberturas detrticas caractersticas dos processos de pediplanao (Fig. 5). O quadro do relevo de pelo menos boa parte do Planalto Brasileiro, no fim do Cretceo, devia assemelhar-se, nas palavras de AbSber (1949), a uma vasta extenso de terras baixas, nas quais se entremeavam os restos, um tanto aplainados e esbatidos, dos ncleos cristalinos criptozoicos (...). De grande importncia na evoluo do relevo do Brasil, o estgio de Ativao Mesozoica da Plataforma Sul-Americana, iniciada no Trissico e que perdurou at o Mioceno. A Ativao comeou como resultado dos processos iniciais de abertura ocenica e fragmentao do Gondwana, acompanhados pelos colossais derrama-

Figura 3. Rio Par, onde se encontra o sistema porturio de Belm, capital do estado do Par

576

Geologia do Brasil

PROVNCIAS CRSTICAS E CAVERNAS NO BRASIL

25

PROVNCIAS CRSTICAS E CAVERNAS NO BRASIL

William Sallun Filho Ivo Karmann

Carste um terreno com hidrologia e formas de relevo tpicas decorrentes da combinao da alta solubilidade de certas rochas com o desenvolvimento de porosidade secundria na forma de condutos. O termo carste derivado de uma regio da Eslovnia, denominada localmente de kras, caracterizada pela ausncia de drenagem superficial e presena de afundamentos de terreno, cavernas e rios subterrneos (Gams 1993). O relevo crstico caracterizado por feies peculiares do terreno, que resultam de importantes processos de dissoluo tanto por guas superficiais como subterrneas, tais como solos tpicos, depresses fechadas, dolinas e sistemas de cavernas, alm da ausncia ou escassez de drenagem superficial. Constitui um sistema geomorfolgico tpico, com paisagens nicas que, quando plenamente desenvolvido, apresenta trs setores bem definidos: rea de entrada (de captao ou recarga); sistemas condutores, principalmente subterrneos, e rea de sada (descarga) de gua subterrnea. Sistemas crsticos distintos, chamados de hipognicos, so encontrados em locais onde a circulao de gua profunda, ascendente, termal ou no, sem recarga direta com guas superficiais, dissolve as rochas de baixo para cima.

CARSTE E CAVERNAS
As formas de superfcie mais comuns no carste compreendem lapis (ou karren), dolinas, uvalas e polis (ou poljes). Os lapis so formados pela ao das guas da chuva escoando diretamente sobre rochas carbonticas ou

aps infiltradas em solo superposto. So representados por muitas formas distintas, como as caneluras (mais verticalizadas) e os alvolos (aspecto de favo de mel). As dolinas, formas tpicas do carste, so depresses fechadas, afuniladas ou cilndricas, com alguns metros at quilmetros de dimetro, formadas por dissoluo ou por colapso do teto de cavernas. As uvalas so dolinas compostas originadas pela coalescncia lateral de vrias dolinas simples. So formadas pela evoluo progressiva de sistemas de dolinas, quando as guas de escoamento superficial passam para a circulao subterrnea, abandonando redes de vales secos como feies superficiais residuais. Os polis correspondem a superfcies planas de at centenas de quilmetros quadrados, que comumente so margeadas por encostas abruptas, frequentemente controladas por feies estruturais. Os fundos dos polis representam reas com nvel da gua raso, acmulo de sedimentos detrticos e drenagem superficial parcialmente ativa, que podem ser inundadas sazonalmente, com sumidouros nas bordas rochosas da rea deprimida. Na poro subterrnea, o aqufero crstico compreende condutos de diversos formatos e dimenses, desde os protocondutos (canalculos com dimetros milimtricos a centimtricos) at condutos de grandes dimenses, chamados de cavernas quando acessveis ao ser humano. Segundo White e White (1989), a caverna uma cavidade natural em rocha, que atua como conduto de circulao de gua. Os principais processos envolvidos, no caso das rochas carbonticas, so: corroso (dissoluo qumica), eroso (remoo fsica) e colapso (abatimento

629

nidos por fatores de natureza local ou regional, tais como fcies litolgicas, compartimentaes topogrficas, caractersticas microclimticas e padres de cobertura vegetal. Os diversos distritos podem ser subdivididos em sistemas espeleolgicos, que so estabelecidos no s em funo das caractersticas das reas de afluxo, de defluxo e de escoa mento subterrneo de guas, mas tambm dependendo das estruturas geolgicas associadas (padres de falhas, dobras e rochas associadas). A classificao hierarquizada foi empregada com sucesso por Karmann e Snchez (1986) na sistematizao das cavernas do Brasil, necessitando ser atualizada.

IDADE E DISTRIBUIO
A grande maioria das feies foi originada nos ltimos milhes de anos, embora as rochas calcrias estejam expostas na superfcie terrestre h muito mais tempo. Outras rochas, alm das carbonticas, permitem a formao de carste, como os evaporitos gesso ou sal, por exemplo tambm possibilitam dissoluo pela gua, gerando sistemas crsticos. J as rochas siliciclsticas, entre elas os arenitos e os quartzitos, so compostas principalmente de quartzo, mas podem gerar cavernas por meio da lenta dissoluo desse material, o que normalmente acontece sob clima quente. A dissoluo tambm forma diminutos canais (protocavernas), que so alargados por ao mecnica. No caso de rochas siliciclsticas, alguns autores as consideram como carstes e outros como pseudocarstes, havendo, portanto, controvrsia sobre o tema (Gunn 2004).

Figura 1. Entrada do sumidouro da Gruta Casa de Pedra, com mais de 200 metros de altura. Parque Estadual Turstico do Alto Ribeira, Iporanga, SP.

gravitacional). Os sistemas condutores formam condutos interligados e, localmente, podem apresentar-se alargados por dissoluo e/ou colapso. As rochas de maior solubilidade so as que mais favorecem o desenvolvimento do carste, principalmente as rochas carbonticas, ou seja, aquelas cuja composio contm o radical CO32- (entre elas esto calcrios, dolomitos e mrmores). Mesmo com a acidez da gua e a presena de rochas solveis, a formao de carste e cavernas, bem como seus padres e caractersticas, dependem da ocorrncia de descontinuidades naturais, espessura do corpo considerado e estrutura da rocha. O critrio fundamental na identificao de reas mais propcias formao de carste e cavernas a geologia. essencial a existncia de condies favorveis espeleognese, como: geomorfologia, histria paleoclimtica e existncia de unidades litoestratigrficas adequadas, como, por exemplo, rochas carbonticas. Karmann e Snchez (1979, 1986) designaram as reas mais propensas espeleognese de provncias espeleolgicas, dentre as quais so reconhecveis diversos distritos espeleolgicos. As provncias esto relacionadas a uma unidade litoestratigrfica composta de rochas mais favorveis aos processos crsticos. Os distritos so defi-

DISTRIBUIO NO BRASIL
Estima-se que cerca de 13% das reas continentais da Terra sejam constitudas de rochas carbonticas, que se distribuem preferencialmente pela Europa, leste da Amrica do Norte e leste e sudoeste da sia (Fig. 2, Tab. 1) (Williams e Fong 2012). Apenas 10 a 15% das reas continentais apresentam rochas carbonticas com condies favorveis para desenvolvimento de carste (Ford e Williams 2007). Apesar da reduzida extenso em rea, cerca de 20 a 25% da populao mundial depende da gua subterrnea associada a aquferos crsticos para atender s suas demandas vitais (Ford e Williams 2007). No Brasil, apesar da grande ocorrncia de cavernas em rochas siliciclsticas e formaes ferrferas, a maioria dos terrenos crsticos e o maior volume de condutos existentes so associados s rochas carbonticas. As rochas carbonticas existentes no Brasil depositaram-se no Proterozoico, predominantemente no Neoproterozoico, e consolidaram-se em reas cratnicas e faixas dobradas associadas. Em menor quantidade, ocorrem carbonatos do Paleoproterozoico e Mesoproterozoico; no Fanero-

630

Geologia do Brasil

LENIS MARANHENSES

26b

LENIS MARANHENSES
Andrea Bartorelli
A costa norte do Maranho caracteriza-se por um clima semirido e no seu domnio, cerca de 370 km a leste-nordeste de So Luiz, capital do estado, encontra-se extenso campo de dunas onde se situa o Parque Nacional dos Lenis Maranhenses (PNLM). A rea de dunas ocupa uma superfcie de 155 mil hectares e s no um deserto verdadeiro devido existncia de perodos chuvosos, que propiciam a presena de rios e lagoas, alm dos manguezais, tendo em vista a sua localizao em terrenos rebaixados junto costa (Fig. 1). O campo de dunas limita-se ao norte com o Oceano Atlntico, ao sul com os tabuleiros dissecados do Grupo Barreiras, a leste com o Rio Parnaba , na divisa do Maranho com o Piau e, a oeste, com a Baa de So Jos, do lado oriental da Ilha de So Luiz, e o Rio Itapecuru. Esse grande espao est compreendido entre os paralelos 021426 e 032625 de latitude sul e os meridianos 441524 e 414737 de longitude oeste. Segundo Gonalves et al. (2003), a regio corresponde ao maior registro de sedimentao elica quaternria da Amrica do Sul e tem grande importncia para a pesquisa sobre a origem e a evoluo de depsitos elicos. O principal acesso regio dos Lenis Maranhenses a partir da localidade de Barreirinhas, banhada pelo Rio Preguias, que desemboca no mar na extremidade oriental dos depsitos de areia, junto aos povoados de Mandacaru e Cabur (Fig. 2). O Rio Preguias destaca-se devido drenagem influenciada pelas mars, sendo que considervel trecho de seu baixo curso de guas salobras, dando lugar rio acima a uma vegetao de gua doce, com presena de buritis, numa passagem bastante bem definida.

ASPECTOS HISTRICOS E OCUPAO


A criao de Barreirinhas, pela Lei Provincial de N 481, de 18 de junho de 1858, determinou que seu territrio fosse constitudo a partir de reas desmembradas de So Bernardo, Brejo, Miritiba (atual Humberto de Campos) e Tutoia. Aps muito tempo de esquecimento, Barreirinhas hoje desponta como um dos mais importantes polos tursticos de toda a regio Norte-Nordeste, graas beleza e singularidade dos Lenis Maranhenses. O nome Barreirinhas provm dos barrancos ou barreiras do Rio Preguias, sustentados por argilas aluviais cenozoicas. O Parque Nacional dos Lenis Maranhenses foi criado e reconhecido oficialmente no dia 02 de de julho de 1981, por meio do Decreto N 86.060 do Governo do Presidente Joo Figueiredo.

CONTEXTO GEOLGICO E GEOMORFOLGICO


Os extensos depsitos de areia dos Lenis Maranhenses se encontram no mbito da Bacia Sedimentar Barreirinhas, com idade cretcea, na regio de domnio de dois compartimentos geolgicos principais, que apresentam caractersticas geocronolgicas, tectnicas e sedi-

Figura 1. Mapa da rea dos Lenis Maranhenses. (Modif. de <viagem.uol.com.br,> acesso em 27/05/2012)

651

Figura 2. Toponmia das localidades na regio dos Lenis Maranhenses (Disponvel em: <www.maramazon.com>, acesso em 27/05/2012)

mentares distintas. Enquanto ao sul estende-se a ampla bacia intracratnica do Parnaba, ao norte ocorrem as bacias mesozoicas tipo rifte da margem continental, representadas pelo grben de Ilha Nova e pela Bacia de Barreirinhas. Esses dois domnios so separados pelos arcos tectnicos de Ferrer-Rosrio-Bacaba e Urbano Santos, cujo soerguimento favoreceu a eroso do pacote superior da sequncia sedimentar da Bacia do Parnaba, e cuja influncia na evoluo das bacias da margem continental foi muito grande (CPRM 2000 apud Gasto e Maia 2010). Os arcos se originaram com os eventos relacionados abertura do Oceano Atlntico e representam altos do embasamento cristalino que deram origem s bacias tipo rifte de Ilha Nova e de Barreirinhas. A Bacia Barreirinhas, que abriga os depsitos arenosos dos Lenis Maranhenses, constituda por trs megasequncias, correspondentes s fases pr-rifte, sin-rifte e ps-rifte. Engloba rochas vulcnicas e sedimentares paleozoicas, sedimentos clsticos e carbonticos cretceos e carbonatos do Mioceno ao Recente, alm de coberturas clsticas pliopleistocnicas do Grupo Barreiras. A parte emersa da bacia afetada por falhas normais lstricas com direes WNW e ENE, que definem um sistema distensivo cortado por falhas transcorrentes mais novas, orientadas segundo NE-SW (Soares et al. 2008 apud Gasto e Maia 2010). Na Figura 3, ilustrado o mapa geolgico do Maranho, onde encontra-se indicada a regio dos Lenis. A fonte de areia das dunas litorneas diversificada, sendo que uma das principais corresponde ao estoque de areia fornecido por sistemas fluviais ou costeiros (correntes de deriva litornea), alm de praias, com aporte de areia pelo mar (Giannini et al. 2005 apud Bartorelli et al. 2010). No litoral Nordeste do Brasil, como no caso dos Lenis Maranhenses, h grande contribuio dos sedimentos do Grupo Barreiras, principalmente durante os perodos de recuo do nvel do mar, correspondentes s pocas glaciais. Nessas pocas de clima mais rido, a atual plataforma continental submersa encontrava-se exposta e

merc de ventos fortes que, associados maior disponibilidade de areias soltas, devido secura da regio, deram origem a grandes dunas, possivelmente do tipo parablico, como as altas dunas ainda hoje preservadas rodeando os campos dos Lenis Maranhenses. Sarnthein (1978 apud Bartorelli et al. 2010) assinala que o fenmeno da desertificao e da formao de campos de dunas e lenis de areia um processo universal nos trpicos, sugerindo que, enquanto hoje 10% das regies compreendidas entre os paralelos 30N e 30S so cobertas por campos de dunas ou mares de areia, no final do Pleistoceno, h cerca de 18 mil anos, feies elicas dominavam em cerca de 50% de toda a regio compreendida entre esses dois paralelos. Acredita-se ser lcito vislumbrar que a areia fina, homognea e bem selecionada, que reveste o fundo marinho ao longo de toda a costa brasileira, seja parcialmente proveniente da derruio de antigas dunas parablicas que abundavam na plataforma marinha emersa at a antiga

Figura 3. Mapa Geolgico do Maranho, com indicao de depsitos marinhos e elicos na costa oriental do estado. (Disponvel em: <www.imesc. ma.gov.br/docs/PerfildoMaranhao2006-2007_2.pdf>, acesso em 26/05/2012)

652

Geologia do Brasil

ANTES DOS MAMFEROS:

29g

ANTES DOS MAMFEROS: OS SINPSIDOS PERMOTRISSICOS DO SUL DO BRASIL

Marina Bento Soares Alessandra D. S. Boos To Veiga de Oliveira

No final do perodo Carbonfero (cerca de 320 milhes de anos atrs), surgiram os primeiros tetrpodes amniotas, o clado que hoje consiste de rpteis, aves e mamferos. Devido ao seu modo de reproduo por fecundao interna, indepententemente do meio aqutico, e com a produo de um ovo com casca carbontica, os amniotas puderam conquistar definitivamente o ambiente terrestre. Com isso, a estrutura trfica dos ecossistemas continentais comeou a estabelecer-se no sentido de a cadeia alimentar depender cada vez menos de organismos aquticos (como algas, peixes e anfbios). rvores altivas e samambaias forneciam sombra beira de pequenos corpos dgua, enquanto uma fauna diversificada de tetrpodes desempenhava os diferentes papis que lhe cabiam: uns escavavam em busca de alimento ou para construir suas tocas, alguns pastavam e se fartavam com a vegetao mais rasteira, enquanto outros, caadores solitrios ou gregrios, ficavam espreita de suas presas. Os principais personagens deste cenrio eram os sinpsidos (Synapsida), grupo que compe uma linhagem de tetrpodes amniotas independente da linhagem dos Sauropsida, a qual inclui tartarugas, lagartos, crocodilos e aves atuais, alm de pterosauros e dinossauros no avianos, entre outras formas fsseis. O Clado Synapsida um grupo monofiltico, ou seja, um grupo natural que rene todos os descendentes de um ancestral comum, incluindo os txons extintos e os viventes. Nesta concepo, os seus representantes atuais so os mamferos. Os primeiros sinpsidos que se diversificaram e dominaram os ecossistemas terrestres foram os pelicossauros, que viveram durante o final do Carbonfero e em grande parte do Permiano (Romer e Price 1940, Hopson e Barghusen 1986). Eles foram os primeiros amniotas carnvoros a surgir no planeta (mas

tambm existiam formas herbvoras) e alguns atingiram mais de 3m de comprimento. Os pelicossauros formam um grupo artificial de sinpsidos, ou seja, representam um agrupamento parafiltico que compreende vrios txons aparentados, mas sem levar em considerao todos os seus descendentes (neste caso os terpsidos, que sero abordados logo adiante no texto). Entretanto, por se tratar de um termo corrente na literatura, optou-se por utiliz-lo aqui entre aspas. Os pelicossauros compartilhavam muitas caractersticas anatmicas com seus primos saurpsidos, como um grande nmero de ossos no crnio e na mandbula, e um esqueleto ps-craniano com a postura abduzida dos membros, ou seja, mero e fmur posicionados paralelos ao solo (como nos lagartos). Entretanto, sua anatomia craniana mostra que eles esto mais proximamente relacionados aos mamferos que aos rpteis. Isso atestado pela presena de uma abertura, ou fenestra, localizada de cada lado da regio temporal do crnio, limitada ventralmente pelos ossos jugal e esquamosal e, dorsalmente, pelos ossos ps-orbital e esquamosal (Fig.1). Esta fenestra encontrada em todos os sinpsidos e destina-se fixao dos msculos adutores da mandbula. Por conta disso, diz-se que este tipo de crnio sinpsido (em oposio aos crnios anpsidos das tartarugas e dipsidos dos demais rpteis e aves, com nenhuma e duas aberturas, respectivamente) (Fig.2). Em termos de feies osteolgicas, os pelicossauros apresentavam um grande nmero de dentes indiferenciados nas margens da maxila e da mandbula; dentes estavam presentes tambm no palato e na face lingual da mandbula; as coanas (narinas internas) eram posicionadas bem anteriormente no palato, mostrando que no havia separao entre as passagens do ar e do alimento dentro da boca; as costelas ocupavam toda a caixa torcica e no havia diferenciao

763

an = angular

de = dentrio j = jugal

es = esquamosal po = ps-orbital 1 = rbita 2 = fenestra temporal


A = esqueleto de Dimetrodon (Sphenacodontidae), em vista lateral; B, C e D = crnio de Edaphosaurus (Edaphosauridae) em vista dorsal, ventral e lateral, respectivamente; E = mandbula de Edaphosaurus em vista medial.

Dentes caninos, em cinza Figura 1. Crnio de Dimetrodon (pelicossauro esfenacodontdeo) em vista lateral, mostrando a abertura temporal sinpsida. (Modif. de Hopson 1994)

Figura 3. Pelicossauros. Fora de escala. (Modif. de Kemp 2005)

das vrtebras na coluna. Os pelicossauros diversificaram-se em vrias famlias, mas os txons mais conhecidos so Dimetrodon (famlia Sphenacodontidae) da Amrica do Norte e Edaphosaurus (famlia Edaphosauridae) da Amrica do Norte e Europa (Fig.3). Estes animais desenvolveram longos prolongamentos (espinhos neurais) em suas vrtebras, formando uma vela que, segundo alguns autores, poderia atuar na regulao trmica corporal como superfcie de troca de calor (Bennet 1996). O registro dos pelicossauros praticamente restrito ao hemisfrio norte (Laursia), sendo a grande maioria das formas proveniente da Amrica do Norte (Reisz 1980), mas fsseis so tambm encontrados na Rssia e na Europa. O nico txon de pelicossauro registrado at agora em rochas do Gondwana Elliotsmithia (Reisz et al. 1998), do Eopermiano da frica do Sul. Para a Amrica do Sul, Pieiro et al. (2003) mencionaram um provvel registro relictual no Permiano Superior-Trissico Inferior, do Uruguai. No Brasil, uma trilha de pegadas da Formao Corumbata do estado de So Paulo foi atribuda a pelicossauros (Silva et al. 2012). Possivelmente, devido ao seu metabolismo estar mais prximo ao dos rpteis modernos, ou seja, ectotrmico, os pelicossauros tenham ficado confinados s lati-

tudes mais baixas da Laursia durante o Permocarbonfero, quando vigoravam condies climticas mais amenas que no Gondwana (Fig.4). Ao final do Permiano, os pelicossauros foram substitudos por um novo grupo de sinpsidos mais avanados, os terpsidos (Therapsida). Os pelicossauros Sphenacodontidae so apontados como o grupo-irmo dos terpsidos (Rubidge e Sidor 2001). Dentro do grupo so reconhecidos seis clados: Biarmosuchia, Dinocephalia, Anomodontia, Gorgonopsia, Therocephalia e Cynodontia (Olson 1986). Este ltimo inclui os mamferos (Fig.5).

O CLADO THERAPSIDA
A histria evolutiva dos terpsidos documenta com bastante detalhe os passos anatmicos envolvidos na transio de um padro amniota basal, pouco eficiente em termos energticos, com um aparato mastigatrio rudimentar e postura abduzida dos membros, para formas mais ativas metabolicamente, cada vez mais similares ao padro mamaliano (Fig. 6). Comparados aos pelicossauros os terpsidos mostram um aumento da fenestra temporal e do processo coronoide do dentrio onde os msculos adutores da mandbula se fixam. Isso conferiu uma fora maior de mordida, o que tambm atestado pelo aumento dos dentes caninos (Fig.7). Segundo Kemp (2012), o surgimento dos terpsidos pode ser considerado uma revoluo na histria da vida na Terra, uma vez que a aquisio da endotermia, capacidade de gerar calor interno e manter a temperatura do corpo constante, deu seus passos iniciais dentro da linhagem terpsida, antes mesmo do surgimento dos mamferos. Possivelmente, esta nova estratgia fisiolgica tenha possibilitado a ampla disperso do grupo ao longo do Pangea (Laursia e Gondwana) (Fig.8). importante observar que a ampla distribuio temporal dos terpsidos no mamferos, do Neopermiano ao Eocretceo, implica na sobrevivncia do grupo ao maior evento de extino em massa que ocorreu no planeta no limite Permotrissico, dizimando cerca de 90% de todos os organismos que viviam, seja no domnio terrestre

es = esquamosal j = jugal p = parietal

pf = ps-frontal

po = ps-orbital 1 = rbita inferior

qj = quadrado-jugal 2 = fenestra temporal 3 = fenestra temporal superior

Figura 2. Padres cranianos dos amniotas. (A) amiota primitivo Paleothyris (Caroll 1988); (B) dipsido primitivo Petrolacosaurus (Carroll 1988); (C) pelicossauro caseassurio Eothyris (Reisz et al. 1999)

764

Geologia do Brasil

RECURSOS PETROLFEROS

33

RECURSOS PETROLFEROS

Pedro Victor Zaln

A geologia da Plataforma Sul-Americana aquinhoou o Brasil com recursos petrolferos razoavelmente expressivos. Considerando-se que no Brasil somente a Petrobras, praticamente, possui reservas auditadas e provadas significativas, os nmeros constituem excelente retrato da riqueza petrolfera de nosso pas. A Petrobras possua reservas provadas da ordem de 15,71 bilhes de barris de leo equivalente (reservas critrio SPE) ao final de Dezembro de 2011 (Fig. 1), dos quais 13,15 bilhes de barris de leo (reservas critrio SPE) e 13,84 trilhes de ps cbicos de gs (reservas critrio SPE). Segundo o Anurio Estatstico de 2012 da Agncia Nacional de Petrleo (ANP, <www.anp.gov.br), o Brasil possui reservas provadas de leo de 15,05 milhes de barris e 16,08 trilhes de ps cbicos de gs, situando-se em 14 lugar entre os maiores portadores de reservas de leo no mundo e em 31 lugar entre as maiores reservas de gs (ranking apresentado na BP Statistical Review of World Energy, Junho 2012). A produo mdia da Petrobras no 1 Semestre de 2012 foi de 2.018.300 barris de leo por dia e 57.669.100 m de gs por dia, equivalendo a uma produo de 2.381.038 barris de leo equivalente por dia. O fato mais marcante relacionado a petrleo no Brasil que a histria da explorao, no nosso pas, extremamente recente se comparada com a histria mundial. A primeira descoberta de petrleo no mundo ocorreu em 1859, em Titusville, Pensilvnia, USA. A Petrobras comeou suas atividades quase cem anos depois, em 1954 (Fig. 1). Imaginem s, uma empresa recm-criada, praticamente do nada, ter que atuar e concorrer em um mercado com 100 anos de intensa atividade. Em apenas metade deste tempo, com cinquenta e oito anos de atuao, a Petrobras ocupa a 15 colocao entre todas as empresas petrolferas do mundo, (segundo critrios da Petroleum Intelligence Weekly, Dezembro 2011). Entre as empresas de capital aberto, com aes em bolsas de valores, a Petrobras foi classificada pela revista Forbes em 2012 como a 10 maior empresa do mundo e a 4 maior empresa petrolfera, atrs apenas da ExxonMobil, Shell e PetroChina. Em termos de valor de mercado, a Petrobras j a quinta companhia de energia do mundo (PFC Energy, Janeiro 2012). No grfico

da Figura 1 fica claro que a Petrobras obteve, ao longo de sua curta histria, um incremento de 1.000 vezes em suas reservas provadas. Quando iniciou as suas atividades, em 1954, a Petrobras herdou uma reserva de apenas 15 milhes de barris de leo equivalente do extinto CNP. Cinquenta e sete anos depois suas reservas provadas ultrapassavam a marca de 15 bilhes de barris de leo equivalente. Sob o ponto de vista geolgico, esta faanha foi extremamente difcil. Nossa geologia em termos de bacias sedimentares no era considerada, em meados do sculo passado, das mais promissoras em termos de reservas petrolferas. A conjuno de bacias marginais do tipo passivas (que dominam toda a nossa costa), com imensas bacias intracratnicas interiores, no despertava a cobia das grandes companhias petrolferas multinacionais, as quais nunca despenderam grandes esforos e investimentos para quebrar o regime de monoplio do estado que perdurou no Brasil por mais de meio sculo. Suas atenes e esforos sempre foram direcionados para o Oriente Mdio, Sudeste Asitico, pases africanos e pases subandinos. Curiosamente, o Brasil parecia imune a essas investidas, mas a razo era puramente geolgica. O potencial para grandes descobertas de petrleo preconizado para o nosso tipo de bacias sedimentares era, dogmaticamente, baixo. Coube Petrobras, como um esforo nico no mundo, contratar e treinar mo-de-obra nativa, construir uma cultura petrolfera prpria, descobrir novos conceitos geolgicos e de engenharia, inovar com novos mtodos de pesquisa e, finalmente, assombrar a indstria petrolfera mundial, com feitos cada vez mais significativos. Esta histria de sucesso geolgico da Petrobras se inicia logo aps a sua fundao, com a descoberta de reservas moderadas de petrleo nas bacias do Recncavo e Sergipe-Alagoas, em riftes abortados ou situados abaixo de bacias marginais. A novidade no era a descoberta de leo neste tipo de bacia, mas o ambiente sedimentar em que o leo havia sido gerado e armazenado. Nossas bacias marginais originaram-se como riftes iniciais, dentro dos quais prevaleceram ambientes essencialmente continentais. Assim sendo, as rochas geradoras de petrleo eram folhelhos lacustres e as rochas-reservatrio eram arenitos fluviais,

833

Figura 1. Evoluo histrica das reservas provadas da Petrobras em barrril de leo equivalente (leo + gs equivalente a leo), critrio SPE (Mutti e Carminatti 2012). A cor marrom indica reservas terrestres; a azul clara, martimas rasas, e a azul-escura, martimas profundas (acima de 300 m de lmina dgua). Encontram-se ressaltadas algumas das descobertas mais importantes da Petrobras ao longo do tempo.

deltaicos e turbidticos (lacustres, enfatiza-se novamente). Isto era um claro desvio do conhecimento que prevalecia no mundo na dcada de 1960, quando os riftes conhecidos eram na maioria de natureza marinha, e continham quantidades no expressivas de petrleo. O dogma (ambientes lacustres seriam pobres em recursos petrolferos) reforou-se ainda mais na dcada de 1970 com a descoberta de grandes reservas de leo e gs nos riftes do Mar do Norte, onde todos os elementos dos sistemas petrolferos eram predominantemente de natureza marinha. Posteriormente, este dogma seria definitivamente quebrado com as descobertas das grandes reservas de petrleo no pr-sal da Bacia de Santos, como pretendemos expor mais adiante. A explorao das bacias intracratnicas brasileiras de idade paleozoica (ver Fig. 1, Cap. 20) no havia respondido aos grandes esforos despendidos nas dcadas de 1950 e 1960. As bacias marginais terrestres haviam revelado apenas reservas moderadas. No havia outro caminho para a Petrobras a no ser a explorao das bacias martimas. Assim sendo, em 1969, no seu segundo poo perfurado offshore, a companhia descobriu o seu primeiro campo no mar, o de Guaricema em Sergipe, que produz leo at os dias de hoje. Os reservatrios eram arenitos turbidticos, rochas estas que tambm no eram consideradas reservatrios importantes de petrleo na poca. Era impossvel, ento, antever que ali se iniciava a maior histria de sucesso geolgico e industrial da Petrobras, ou seja, a pesquisa/descoberta/desenvolvimento de gigantescas reservas de petrleo em arenitos turbidticos. Curiosamente, a ateno dos gelogos brasileiros foi momentaneamente desviada dos turbiditos para as rochas carbonticas, no meio da dcada de 1970, com a descoberta do primeiro campo de petrleo na Bacia de

Campos (que viria a ser, no futuro, a bacia mais importante da Petrobras): o campo de Garoupa, em 1974, em carbonatos albianos. A partir da, focou-se a explorao neste tipo de rochas e, durante os anos seguintes, vrias descobertas foram feitas nesta bacia e nestes reservatrios, em carbonatos de idade albiana (Fig. 2) e, em menor

Figura 2. Amostra de testemunho de carbonatos albianos com porosidade vugular, saturados de leo, Bacia de Campos.

834

Geologia do Brasil

Potrebbero piacerti anche