Sei sulla pagina 1di 3

FUNES DO PROCESSAMENTO DAS INFORMAES Tempo de Ciclo de Mquina Para a execuo de uma instruo de mquina, feita em um ciclo de mquina.

. Um ciclo de mquina, que o tempo no qual um ciclo ocorre medido em fraes de segundos, desde microssegundos (um milionsimo de segundo) e picossegundos (um trilionsimo de segundo) para os mais rpidos. O tempo de ciclo de mquina pode ser medido em termos de quantas instrues so executadas num segundo. Esta medida, chamada MIPS, representa milhes de instrues por segundo. Velocidade do Clock (Relgio) Cada CPU produz uma srie de pulsos eletrnicos numa taxa predeterminada, denominada velocidade de clock, que afeta o tempo de ciclo de mquina. A Unidade de Controle, parte integrante da mquina, acompanha vrios estgios do ciclo, seguindo instrues internas predeterminadas conhecidas como microcdigos. Ou seja, a Unidade de Controle executa o microcdigo de acordo com o ciclo eletrnico, ou pulsos do relgio da CPU. Cada instruo de microcdigo leva, no mnimo, a mesma quantidade de tempo entre os pulsos. Concluindo: quanto menor o intervalo entre os pulsos, mais rpido cada instruo de microcdigo ser executada. A unidade de medida utilizada para a velocidade de relgio megahertz. Um hertz equivale a um ciclo ou pulso por segundo. Megahertz (Mhz) milhes de ciclos por segundo Gigahertz (Ghz) bilhes de ciclos por segundo Terahertz (Thz) trilhes de ciclos por segundo MEMRIA a unidade de armazenamento do sistema computador. Toda e qualquer informao e/ou instruo do computador deve estar na memria para a realizao de uma tarefa. A capacidade de memria quantificada em bytes (j que nos interessa saber o nmero de caracteres que podemos guardar). Quando a quantidade muito grande, utilizamos os mltiplos de byte.

Byte Kilobyte (Kbyte) Kb Megabytes (Mbyte) Mb Gigabytes (Gbyte) Gb

1 unidade 1.024 bytes 1.024 Kbytes 1.024 Mbytes

A memria dividida em duas partes: a principal e a secundria (ou auxiliar). A memria principal formada por componentes de dois tipos, RAM e ROM, e interna ao computador. J a memria secundria externa ao computador, e utilizada para guardar dados e programas para posterior reutilizao. a) Memria Principal RAM A RAM (Random Access Memory = memria de acesso aleatrio) um tipo de memria voltil, ou seja, pode ser gravada, lida e alterada via programa. Seu contedo destrudo quando o micro desligado. O nome memria de acesso aleatrio vem do fato de que esta memria no guarda as informaes em seqncia, mas sim em posies (endereos) no previamente definidas. a rea da memria que se destina o armazenamento do programa e os dados relativos ao processo que est sendo relativos a processo que est sendo realizado no momento, ou seja, a nossa rea de trabalho. Tipos de RAM EDO RAM Extended Data Out = Principal tipo de RAM mais rpida do que outros tipos de RAM; SDRAM RAM Sincrnica Dinmica = supera a EDO RAM em desempenho, tem o vantagem de efetuar mais rapidamente a transferncia entre o microprocessador e a memria. DRAM RAM DINMICA os chips de RAM Dinmica necessitam da aplicao de altas e baixas voltagens em intervalos regulares a cada dois milisegundos (dois milsimos de segundos) para que no percam a informao.

ROM A ROM (Ready Only Memory= memria apenas de leitura) um tipo de circuito de memria, constante, fixa, de acesso seqencial. J vem gravada de fbrica e contm as informaes bsicas para o funcionamento do computador (por exemplo: o sistema operacional). Ativa os dispositivos necessrios para a inicializao das tarefas. Funciona como se fosse um manual de consultas interno do computador. De acordo com o processo de gravao do qual se vale o fabricante, existem trs tipos de ROM, a saber: PROM: Programmable Read-Only-Memory = memria programvel apenas para leitura. um tipo de ROM que s pode ser gravada uma vez, atravs de equipamento especial. EPROM: Eraseble Programmable Read-Only-Memory = memria programvel e apagvel apenas para leitura. uma ROM que pode ser apagada por raios ultravioletas e posteriormente regravada. EAROM: Electrically Alterable Read-Only-Memory = memria altervel eletricamente, para leitura somente. Trata-se de uma ROM, cujo contedo pode ser alterado eletricamente. FIRMWARE o nome especial que se d ao componente que vem gravado de fbrica por se tratar de software embutido em hardware, ou hardware programado, tambm definido por fuso de hardware com software; no caso, qualquer tipo de ROM firmware. Memria Cache Memria de alta velocidade, onde o processador consegue acessar mais rapidamente as informaes do que as memrias principais. Todos os dados utilizados freqentemente no processamento so armazenados na memria cache, ao invs de serem armazenados na memria RAM que mais lenta. Como existem menos dados na memria cache, a CPU pode acess-los mais rapidamente do que se estivessem na memria principal. b) Memria Secundria (Auxiliar) Como sabemos que a memria que est dentro o computador fica ativa durante os processamentos, e quando desligamos a mquina ela perde seu contedo, precisamos de recursos para armazenar dados e programas fora do computador: a memria auxiliar ou secundria.

Potrebbero piacerti anche