Sei sulla pagina 1di 34

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Graciele Kerlen Pereira

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

1. O QUE SURDEZ? Surdez o nome dado impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vrios fatores que podem ocorrer antes, durante ou aps o nascimento. A deficincia auditiva pode variar de um grau leve a profunda, ou seja, a criana pode no ouvir apenas os sons mais fracos ou at mesmo no ouvir som algum. SURDO pessoa que no escuta. Embora associado ao termo mudo, muitas vezes usado no senso-comum para designar os surdos que tm a habilidade da fala oral. No utilizado para designar pessoas que so surdas somente de um ouvido. SURDO-MUDO H muitos sculos aplicados aos surdos, um termo controverso, pois est relacionado ao estigma social que o surdo suscita ao no usar a comunicao oral. No entanto, deveria ser utilizado para se referir s pessoas que tm algum impedimento orgnico no aparelho fonoarticulatrio. MUDO Segundo Aurlio (2001:475) mudo implica ser privado do uso da palavra por defeito orgnico, ou causa psquica. MUDINHO Pessoa que no fala. No entanto, o conceito do senso comum no envolve neste termo a idia de uma deficincia na fala, e sim atributo de quem no se comunica. No atributo de quem no se expressa atravs da oralidade. Mudo ento, no quem no possui oralidade, quem no consegue emitir sons que formam palavras, quem no se comunica, de alguma forma. Os surdos querem ser chamados apenas de surdos, e no surdos-mudos, como na maioria das vezes so chamados. O termo Surdo-Mudo repudiado na comunidade surda porque os surdos entendem que a expresso da LIBRAS uma forma legtima da Fala, ainda que no seja oral, a forma de comunicao utilizada pelos surdos, sua lngua ,materna. Essa imagem da antiguidade ainda hoje no imaginrio popular. O surdo-mudo. Como se a manifestao de uma condio fosse inseparvel da outra. Apesar de hoje em dia sabermos que no se nasce mudo porque se nasce surdo o senso comum mantm o conceito invarivel. Ainda o surdo-mudo. Antes de comearmos nossa caminhada para o aprendizado da Lngua Brasileira de Sinais importantssimo que voc compreenda que esta lngua no a lngua de um pas, mas, a lngua de um povo que se autodenomina de Povo Surdo3. Os surdos deste povo so pessoas que se reconhecem pela tica cultural e no medicalizada possuem uma organizao poltica de vida em funo de suas habilidades, neste caso a principal a habilidade visual, o que gera hbitos tambm visuais e uma lngua tambm visual. No entanto, a palavra surdo possui vrios sentidos. O mais usado aquele ligado ideia de doena, de falta, de incapacidade, de deficincia. Nem todos os surdos se iden____________________________ 3

Uma Pesquisadora Surda da Universidade Federal de Santa Catarina, Flaviane Reis, explica a expresso Povo Surdo como uma estratgia de poder, de identidade. O que constitui este povo? As associaes, organizaes locais, nacionais e mundiais de surdos, as lutas, a cultura, as polticas. uma representao simblica no como uma simples comunidade a quem podem impor regras, mas como uma estrutura forte que se defende, impe suas prprias regras, seus prprios princpios. (REIS, p. 19, 2006)

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

tificam como surdos, h aqueles que ouvem pouco e/ou usam a oralidade identificando como deficientes auditivos, outros com o mesmo histrico preferem identificar como surdo, logo no se tem uma definio exata do termo. Neste estudo quando nos referimos aos surdos, estamos ns referindo queles que utilizam a Libras assim como voc utiliza a Lngua Portuguesa. Os surdos para identificar aqueles que no so surdos costumam perguntar: _ Voc ouvinte?. Assim o termo ouvinte uma forma de reconhecer o no-surdo. Talvez no tenha ficado claro o suficiente quem so os surdos e quem so os ouvintes, mas com certeza gradativamente com o decorrer do estudo voc compreender o significado tais termos. Os ouvidos, podendo dispor em grau de perda, desde a surdez leve at a profunda. Termo comum no vocabulrio mdico e cientfico. Usado por alguns fonoaudilogos e documentos oficiais. Enquadra o surdo na categoria Deficincia. Deficiente Auditivo Pessoa que possui a deficincia em um ou ambos ouvidos, podendo dispor em grau de perda, desde a surdez leve at a profunda. Termo comum no vocabulrio mdico e cientfico. Usado por alguns fonoaudilogos e documentos oficiais. Enquadra o surdo na categoria Deficincia. Para PADDEN (1989:5) Uma comunidade surda um grupo de pessoas que mora em uma localizao particular, compartilha as metas comuns de seus membros e, de vrios modos, trabalha para alcanar estas metas. Portanto em uma comunidade surda pode ter tambm ouvintes e surdos que no so culturalmente surdos. Em outra viso, a surdez, sendo de origem congnita, quando se nasce surdo, isto , no se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por consequncia, surge uma srie de dificuldades na aquisio da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicao. Por sua vez, a deficincia auditiva um dficit adquirido, ou seja, quando se nasce com uma audio perfeita e que, devido a leses ou doenas, h perda. Nestas situaes, na maior parte dos casos, a pessoa j aprendeu a se comunicar oralmente. Porm, ao adquirir esta deficincia, vai ter de aprender a comunicar de outra forma. Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenes cirrgicas (dependendo do grau da deficincia auditiva) a fim de minimizar ou corrigir o problema. As pessoas surdas, que esto politicamente atuando para terem seus direitos de cidadania e lingsticos respeitados, fazem uma distino entre ser Surdo e ser deficiente auditivo A palavra deficiente, que no foi escolhida por elas para se denominarem, estigmatiza a pessoa porque a mostra sempre pelo que ela no tem, em relao s outras e, no, o que ela pode ter de diferente e, por isso acrescentar s outras pessoas. A diferena est no modo de apreender o mundo, que gera valores, comportamento comum compartilhado e tradies scio-interativas, a este modus vivendi est sendo denominado de Cultura Surda.
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

NVEIS DE SURDEZ

Pode-se dividir a perda auditiva em 5 categorias + Anacusia. (conforme Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999) Surdez Surdez Surdez Surdez leve: moderada: acentuada: severa: perda perda perda perda auditiva auditiva auditiva auditiva entre 25db entre 41db e entre 56db e entre e 40db 55db 70db 71db e 90db db=decibis Surdez profunda: perda auditiva acima de 91db

Anacusia: este termo significa falta de audio, sendo diferente de surdez, onde existem resduos auditivos. Audio Considerada Normal - perda entre 0 a 24 db nvel de audio.

PRINCIPAIS CAUSAS DA DEFICINCIA AUDITIVA A deficincia auditiva pode ser congnita ou adquirida
CAUSAS PR-NATAIS Surdez provocada atravs da me, no perodo de gestao: Desordens genticas ou hereditrias; causas relativas consanginidade; causas relativas ao fator Rh; causas relativas a doenas infecto contagiosas, como a rubola; sfilis, toxoplasmose, herpes; ingesto de remdios ototxicos (medicamentos que podem afetar a audio; ingesto de drogas ou alcoolismo materno; desnutrio/subnutrio/ carncias alimentares; presso alta; diabetes; exposio radiao. CAUSAS PERI-NATAIS Surdez provocada por parto prematuro, anxia cerebral (falta de oxigenao no crebro logo aps o nascimento) e trauma de parto (uso inadequado de frceps, parto excessivamente rpido, parto demorado) CAUSAS PS-NATAIS Surdez provocada por doenas adquiridas pelo indivduo ao longo da vida, como: meningite, caxumba, sarampo. Alm do uso de medicamentos ototxicos, outros fatores tambm tm relao com a surdez, como o avano de idade e acidentes.

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Devemos salientar que, atualmente, sabemos que so vrias e diferenciadas as causas que originam a surdez, embora o conhecimento cientfico seja ainda insuficiente para identificar todas elas. O diagnstico mdico permite, em muitos casos, que se identifique a causa mais provvel da perda auditiva, mas infelizmente nem sempre isso possvel. A ocorrncia de gestaes e partos com histrico complicado, bem como a manifestao de doenas maternas no perodo prximo ao nascimento da criana pode inviabilizar a identificao dessa causa. Por isso mesmo, em cerca de 50% dos casos, a origem da surdez e deficincia auditiva atribuda a 'causas desconhecidas'. Quando se consegue descobrir a causa, o mais freqente que ela se deva a doenas hereditrias, rubola materna e meningite. Diagnstico da deficincia auditiva O ideal seria avaliar a capacidade auditiva do beb ainda na maternidade Como posso me comunicar melhor com uma pessoa com deficincia auditiva?

Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela no estiver prestando ateno em voc, acene para ela ou toque em seu brao levemente; Quando estiver conversando com uma pessoa surda, utilize a Lngua de Sinais, ou fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas no exagere. Use a sua velocidade normal, a no ser que lhe peam para falar mais devagar; Fale diretamente com a pessoa, no de lado ou atrs dela. Faa com que a sua boca esteja bem visvel. Gesticular ou segurar algo em frente boca torna impossvel a leitura labial. Usar bigode tambm atrapalha; Se voc souber alguma lngua de sinais, tente us-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisar. De modo geral, suas tentativas sero apreciadas e estimuladas; Seja expressivo ao falar. Como as pessoas surdas no podem ouvir mudanas sutis de tom de voz que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expresses faciais, os gestos e o movimento do seu corpo sero excelentes indicaes do que voc quer dizer; Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se voc desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou; Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dico. Se tiver dificuldade para compreender o que ela est dizendo, no se acanhe em pedir para que repita. Geralmente, as pessoas surdas no se incomodam de repetir para que sejam entendidas; Se for necessrio, comunique-se atravs de bilhetes. O importante se comunicar seja qual for o mtodo; Quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intrprete, dirija-se pessoa surda, no ao intrprete supondo que ela no possa entend-lo.

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

2. LNGUA DE SINAIS
LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais - LSB As Lnguas de Sinais (LS) so as lnguas naturais das comunidades surdas. Libras a sigla da Lngua Brasileira de Sinais. A Lngua de Sinais Brasileira (LSB) a lngua natural da comunidade surda brasileira. As lnguas de sinais so denominadas lnguas de modalidade gestual-visual (ou espaovisual), pois a informao lingustica recebida pelos olhos e produzida pelas mos. A Federao Nacional de Educao e Integrao de Surdos FENEIS define a Lngua Brasileira de Sinais Libras como a lngua materna2 dos surdos brasileiros e, como tal, poder ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicao com esta comunidade. Como lngua, est composta de todos os componentes pertinentes s lnguas orais, como gramtica, semntica, pragmtica, sintaxe e outros elementos preenchendo, assim, os requisitos cientficos para ser considerado instrumento lingstico de poder e fora. Possui todos elementos classificatrios identificveis numa lngua e demanda prtica para seu aprendizado, como qualquer outra lngua. (...) uma lngua viva e autnoma, reconhecida pela lingstica. Segundo Snchez (1990:17) a comunicao humana essencialmente diferente e superior a toda outra forma de comunicao conhecida. Todos os seres humanos nascem com os mecanismos da linguagem especficos da espcie, e todos os desenvolvem normalmente, independentes de qualquer fator racial, social ou cultural. Uma demonstrao desta afirmao se evidencia nas lnguas oral-auditivas (usadas pelos ouvintes) e nas lnguas viso-espacial (usadas pelos surdos). As duas modalidades de lnguas so sistemas abstratos com regras gramaticais. Entretanto, da mesma forma que as lnguas oral-auditivas no so iguais, variando de lugar para lugar, de comunidade para comunidade a lngua de sinais tambm varia. Dito de outra forma: existe a lngua de sinais americana, inglesa, francesa e varias outras lnguas de sinais em vrios pases, bem como a brasileira. uma lngua viva e autnoma, reconhecida pela lingstica. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisio precoce da Lngua de Sinais dentro do lar um benefcio e que esta aquisio contribui para o aprendizado da lngua oral como Segunda lngua para os surdos. Os estudos em indivduos surdos demonstram que a Lngua de Sinais apresenta uma organizao neural semelhante lngua oral, ou seja, que esta se organiza no crebro da mesma maneira que as lnguas faladas. A Lngua de Sinais apresenta, por ser uma lngua, um perodo crtico precoce para sua aquisio, considerando-se que a forma de comunicao natural aquela para o qual o sujeito est mais bem preparado, levando-se em conta a noo de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisio na tenra idade.
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DAS LNGUAS DE SINAIS O QUE VOC V?

http://omark1.fotopages.com/?entry=475019

VISUALIDADE A ateno do olhar


Obviamente a ateno do olhar imprescindvel para comunicao com pessoas Surdas j que a lngua de sinais principalmente visual se voc no olhar no entender o que esto dizendo. Ento mesmo que voc no saiba nada sobre a lngua de sinais o olhar continua sendo o ponto principal de comunicao, poucas pessoas sabem como se comunicar com pessoas surdas, a grande maioria fala por trs ou de costas no mostrando sua expresso facial e com movimentos limitados do corpo. Ento o primeiro passo para a comunicao com pessoas surdas demonstrar pela expresso facial, pela fala pausada (sem exageros), pelo apontar e pela comunicao escrita o que se quer informar. importante voc saber tambm que nem todos os surdos fazem leitura labial assim como nem todos utilizam a lngua de sinais para comunicao, cada um tem suas especificidades. A visualidade implica tambm no momento da criao de sinais para representar objetos e pessoas, assim como o som implica no momento de criar novas palavras. claro que h ainda o processo de significao que se encontra embutido na historia do que se quer representar, mas isto uma longa trajetria. Observe a figura abaixo e note ngulo do olhar quando se utiliza a Libras ou se pretende comunicar com pessoas surdas.

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

A LNGUA DE SINAIS LNGUA

LNGUA OU LINGUAGEM?
LINGUAGEM Linguagem tudo que envolve significao, que pode ser humano (pintura, msica, cinema), animal (abelhas, golfinhos, baleias) ou artificial (linguagem de computador, cdigo morse, cdigo internacional de bandeiras). Ou seja, sistema de comunicao natural ou artificial, humana ou no (Fernandes, 2002:16).

LINGUAGEM

LNGUA

ESCULTURA

CINEMA

PINTURA .

LNGUA um conjunto de palavras, sinais e expresses organizados a partir de regras, sendo utilizado por um povo para sua interao. Sendo assim a lngua seria uma forma de linguagem: a linguagem verbal. As lnguas estariam em uma posio de destaque entre todas as linguagens, ou seja, podemos falar de todas as outras linguagens utilizando as palavras ou os sinais. Assim como as lnguas orais, as lnguas de sinais se organizam em diferentes nveis: semntico, sinttico, morfolgico e fonolgico. O temo utilizado corretamente "lngua" de sinais e no "linguagem" de sinais. E isso porque, concordando com Oviedo (1996), "lngua" designa um especfico sistema de signos que utilizado por uma comunidade para se comunicarem. J "linguagem" est relacionada capacidade da espcie humana para se comunicar atravs de um sistema de signos; a capacidade humana de criar e usar as lnguas e que, conforme Vygotsky tem papel essencial na organizao das funes psicolgicas superiores. Da que resulta ser inapropriado utilizar o termo "linguagem" para designar a lngua de uma comunidade; no caso a da comunidade surda, a Lngua de Sinais.

Propriedades das lnguas humanas


Flexibilidade e versatilidade Graciele Kerlen Pereira

nas lnguas de sinais


As lnguas de sinais so usadas para pensar, so usadas para desempenhar diferentes NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

As lnguas apresentam vrias possibilidades funes. Voc pode argumentar em sinais, de uso em diferentes contextos. pode fazer poesia em sinais, pode simplesmente informar, pode persuadir, pode dar ordens, fazer perguntas em sinais. Glosas em LIBRAS: VOC GOSTAR MA. VOC <GOSTAR MA>sn IX CASA DEFEITO EU PRECISO ARRUMAR As lnguas de sinais apresentam palavras em que no h relao direta entre a forma e o Arbitrariedade A palavra (signo lingstico) arbitrria significado. porque sempre uma conveno reconhecida Glosas em LIBRAS: pelos falantes de uma lngua. CONHECER AMIGO TRABALHO Na lngua de sinais verificamos o carter descontnuo da diferena formal entre a forma Descontinuidade Diferenas mnimas entre as palavras e os e o significado. H vrios exemplos que seus significados so descontnuos por meio ilustram isso, por exemplo, o sinal de da distribuio que apresentam- nos diferentes MORENO e de SURDO so realizados na nveis lingsticos. mesma locao, com a mesma configurao de mo, mas com uma pequena mudana no movimento, mesmo assim nunca so confundidos ao serem produzidos em um enunciado. Tais sinais apresentam uma distribuio semntica que no permite a confuso entre os significados apresentados dentro de um determinado contexto. Glosas em LIBRAS: TRABALHO VIDEO-CASSETE MORENO-SURDO As lnguas de sinais so produtivas assim Criatividade/produtividade Voc pode dizer como quaisquer outras lnguas. o que quiser e de muitas formas uma Glosas em LIBRAS: determinada informao seguindo um EU AMAR GISELE PORQUE ELA conjunto finito de regras. BONITA, LEGAL, ESPECIAL, 1AJUDAR2, A partir desse conjunto, voc pode produzir GOSTAR TRABALHAR, INTELIGENTE uma sentena infinita nas lnguas humanas. As lnguas de sinais tambm apresentam o nvel da forma e o nvel do significado. Por Dupla articulao As lnguas humanas apresentam duas exemplo, as configuraes por si s no articulaes: a primeira das unidades apresentam significado, mas ao serem menores sem significado e a segunda, das combinadas formam sinais que significam unidades que combinadas formam unidades alguma coisa. com significado. Exemplos em LIBRAS: CM sem significado L sem significado M sem significado CM+L+M = significado (L+bochecha+semicrculo para trs) As lnguas de sinais so altamente restringidas Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

por regras. Voc no pode produzir os sinais Padro As lnguas tm um conjunto de regras de qualquer jeito ao usar a lngua de sinais compartilhadas por um grupo de pessoas. brasileira, por exemplo. Voc deve observar suas regras. Exemplo em LIBRAS: Obedecer s regras de formao de sinais e de sentenas. (ajudar com CM S mostrar exemplos de sinais Tambm observada uma dependncia estrutural entre os termos produzidos nas Dependncia estrutural H uma relao estrutural entre os elementos lnguas de sinais. da lngua, ou seja, eles no podem ser combinados de forma aleatria. Glosas em LIBRAS: PAULO TRABALHAR+asp *TRABALHAR+asp PAULO SINAL BRASIL *BRASIL SINAL

MITOS DA LIBRAS

MITOS

DESMISTIFICAO

Tal concepo est atrelada idia filosfica 1 A lngua de sinais seria uma mistura de de que o mundo das idias abstrato e que o pantomima e gesticulao concreta, incapaz mundo dos gestos concreto. O equvoco desta concepo entender sinais como de expressar conceitos abstratos. gestos. Na verdade, os sinais so palavras, apesar de no serem orais-auditivas. Os sinais so to arbitrrios quanto s palavras. A produo gestual na lngua de sinais tambm acontece como observado nas lnguas faladas. A diferena que no caso dos sinais, os gestos tambm so visuais-espaciais tornando as fronteiras mais difceis de serem estabelecidas. Os sinais das lnguas de sinais podem expressar quaisquer idias abstratas. Podemos falar sobre as emoes, os sentimentos, os conceitos em lngua de sinais, assim como nas lnguas faladas. Esta idia est relacionada com o mito 2 Haveria uma nica e universal lngua de anterior. Se as lnguas de sinais so consideradas gestuais, ento elas so sinais usada por todas as pessoas surdas. universais. Isto uma falcia, pois as vrias lnguas de sinais que j foram estudadas so diferentes umas das outras. Assim como as lnguas faladas, temos lnguas de sinais que pertencem a troncos diferentes. Temos pelo menos dois troncos identificados, as lnguas de origem francesa e as lnguas de origem inglesa. Provavelmente, nossa lngua de sinais Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

10

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

pertence ao tronco das lnguas de sinais que se originaram na lngua de sinais francesa. Como as lnguas de sinais so consideradas gestuais, elas no poderiam apresentar a mesma complexidade das lnguas faladas. Isso tambm no verdadeiro, pois em primeiro lugar as lnguas de sinais so lnguas de fato. Em segundo lugar, as lnguas de sinais independem das lnguas faladas. Um exemplo que evidencia isso claramente que a lngua de sinais portuguesa de origem inglesa e a lngua de sinais brasileira de origem francesa, mesmo sendo o portugus a lngua falada nos respectivos pases, ou seja, Portugal e Brasil. Como estas lnguas de sinais pertencem a troncos diferentes, elas so muito diferentes uma da outra. claro que no podemos negar o fato de ambas as lnguas estarem em contato, principalmente entre os surdos letrados. O que se observa diante deste contato que, assim como observado entre lnguas faladas em contato, existem alguns emprstimos lingsticos. Para, alm disso, as lnguas de sinais no tm relao com as lnguas faladas do seu pas. Elas so autnomas e apresentam o mesmo estatuto lingstico identificado nas lnguas faladas, ou seja, dispem dos mesmos nveis lingsticos de anlise e so to complexas quanto s lnguas faladas. Como as lnguas de sinais so to complexas quanto s lnguas de sinais faladas, esta afirmao no procede. Ns j vimos que as lnguas de sinais podem ser utilizadas para as inmeras funes identificadas na produo das lnguas humanas. Voc pode usar a lngua de sinais para produzir um poema, uma estria, um conto, uma informao, um argumento. Voc pode persuadir, criticar, aconselhar, entre tantas outras possibilidades que se apresentam ao se dispor de uma lngua. Assim, a lngua de sinais no inferior a nenhuma outra lngua, mas sim, to linguisticamente reconhecida quanto qualquer outra lngua.

3 Haveria uma falha na organizao gramatical da lngua de sinais que seria derivada das lnguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura prpria, subordinado e inferior s lnguas orais.

4. A lngua de sinais seria um sistema de comunicao superficial, com contedo restrito, sendo esttica, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicao oral.

A idia de que a lngua de sinais seja gestual 5. As lnguas de sinais derivam da tambm reaparece neste mito. As pessoas comunicao gestual espontnea dos pensam que as lnguas de sinais so de fcil aquisio por estarem diretamente ouvintes. relacionadas com o sistema gestual utilizado Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

11

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

6. As lnguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estariam representadas no hemisfrio direito do crebro, uma vez que esse hemisfrio responsvel pelo processamento de informao espacial, enquanto que o esquerdo, pela linguagem.

por todas as pessoas que falam uma lngua. Com isso no verdade, as lnguas de sinais so to difceis de serem adquiridas quanto quaisquer outras lnguas. Precisamos de anos de dedicao para aprendermos uma lngua de sinais, mas com base neste mito, as pessoas penam que sabem lngua de sinais por usarem alguns gestos e alguns sinais que aprendem nas aulas de lngua de sinais. A comunicao gestual usada exclusivamente extremamente limitada, pois torna invivel a comunicao relacionada com questes mais abstratas. Para transcorrer de um determinado assunto qualquer vai precisar de uma lngua. No caso da comunicao com os surdos, voc vai precisar da lngua de sinais. As pesquisas com surdos apresentando leses em um dos hemisfrios apresentam evidncias de que as lnguas de sinais so processadas lingisticamente no hemisfrio esquerdo da mesma forma que as lnguas faladas. Existe sim uma diferena que est relacionada com informaes espaciais, pois estas, alm de serem processadas no hemisfrio esquerdo com suas informaes lingsticas, so tambm processadas no hemisfrio direito quanto s suas informaes de ordem puramente espacial. Assim, parece haver um processamento at mais complexo do que o observado em pessoas que usam lnguas faladas. As investigaes concluem que a lngua de sinais um sistema, que faz parte da linguagem humana, processado no hemisfrio esquerdo e no hemisfrio direito.

Assim, como Quadros e Karnopp (2004:36-37) concluem esta anlise dos mitos, tais concepes equivocadas em relao s lnguas de sinais compartilham traos comuns, assinalando um estatuto lingstico inferior em relao ao plano da superfcie. Todavia, as investigaes mostram que as lnguas de sinais, sob o ponto de vista lingstico, so completas, complexas e possuem uma abstrata estruturao em todos os nveis de anlise.

3. ESTUDOS DAS LNGUAS DE SINAIS

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

12

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Comumente quando conhecemos algum lhes perguntamos logo o nome, como se chama, para que todas as vezes que quisermos nos referir quela pessoa temos um signo que a representa. O nome que estamos falando o que na Lngua Brasileira de Sinais denominamos de sinal pessoal ou somente sinal, costuma-se dizer que se trata de um nome visual, um batismo, para dar incio participao na comunidade surda. Um nome visual, como o prprio nome diz se trata de uma marca, um trao visual prprio da pessoa. Quando tal pessoa ainda no tem um sinal (nome visual) usa-se o alfabeto manual que compe o quadro das configuraes de mos usadas na Libras. O alfabeto manual teve origem pela necessidade de representar as letras de forma visual e era usado principalmente para ensinar pessoas surdas a ler e escrever, na Libras o uso do alfabeto manual caracterizado como um Emprstimo Lingstico. Assim como todas as lnguas a Libras tem seu lxico criado a partir de unidades mnimas que junto a outros parmetros formam o sinal (vocbulo).

3.1 DATILOLOGIA Alfabeto manual usado somente para nomes de pessoas e lugares, rtulos, no uma representao direta do portugus e sim da ortografia. uma sequncia de letras escritas do portugus.

3.2 VARIAES LINGSTICAS Ao estudarmos as lnguas de sinais, estamos tratando tambm das relaes entre linguagem e sociedade. A lingustica, ao estudar qualquer comunidade que usa uma lngua, constata, de imediato, a existncia de diversidade ou de variao, ou seja, a comunidade lingustica (no caso aqui investigado, a comunidade de surdos) se caracteriza pelo emprego de diferentes modos de usar a lngua de sinais. A essas diferentes maneiras de fazer sinais, utiliza-se a denominao de variedades lingusticas. Todos os usurios da lngua de sinais brasileira conseguem se comunicar uns com os outros e entendem-se bastante bem, apesar de no haver sequer dois que faam sinais da mesma maneira. Algumas diferenas devem-se idade, escolaridade, maior ou menor contato com a comunidade surda, sexo, classe social, personalidade, estado emocional. As lnguas de sinais independem das lnguas orais, pois so produzidas dentro da comunidade surda. A Lngua de Sinais Americana (ASL) diferente da Lngua de Sinais Britnica (BSL), que difere, por sua vez, da Lngua de Sinais Francesa (LSF). As lnguas do mundo variam muito entre si, e que, dentro da "mesma lngua", pode haver variedades regionais, chamadas dialetos.

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

13

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

AMOR

ASL

LIBRAS

LSC (Chilena)

VARIAO REGIONAL: (os chamados dialetos) - So as variaes ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada regio, representa as variaes de sinais de uma regio para outra, no mesmo pas. Ex. ME

SUDESTE

SUL

VARIAO SOCIAL: aquela pertencente a um grupo especfico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as grias, jarges, a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que aquela utilizada pelas pessoas de maior prestgio social. Ex.: PEIXE

CRIANA SURDA

SURDO ADULTO

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

14

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

3.3 MUDANAS HISTRICAS: Aquela que sofre transformaes ao longo do tempo com o passar do tempo, um sinal pode sofrer alteraes decorrentes dos costumes da gerao que o utiliza. Ex.: AMARELO

SINAL EM DESUSO

SINAL EM USO

3.4 ICONICIDADE E ARBITRARIEDADE A modalidade gestual-visual-espacial pela qual a LIBRAS produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensarem que todos os sinais so o desenho no ar do referente que representam. claro que, por decorrncia de sua natureza lingstica, a realizao de um sinal pode ser motivada pelas caractersticas do dado da realidade a que se refere, mas isso no uma regra. A grande maioria dos sinais da LIBRAS so arbitrrios, no mantendo relao de semelhana alguma com seu referente. Vejamos alguns exemplos entre os sinais icnicos e arbitrrios.

SINAIS ICNICOS Uma foto icnica porque reproduz a imagem do referente, isto , a pessoa ou coisa fotografada. Assim tambm so alguns sinais da LIBRAS, gestos que fazem aluso imagem do seu significado. Ex.:

CARRO (DIRIGIR)

MOTO

TELEFONE

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

15

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

SINAIS ARBITRRIOS So aqueles que no mantm nenhuma semelhana com o dado da realidade que representam. Uma das propriedades bsicas de uma lngua a arbitrariedade existente entre significante e referente. Durante muito tempo afirmou-se que as lnguas de sinais no eram lnguas por serem icnicas, no representando, portanto, conceitos abstratos. Isto no verdade, pois em lngua de sinais tais conceitos tambm podem ser representados, em toda sua complexidade. Ex.:

VIDA (VIVER)

BANHEIRO

3.5 EMPRSTIMOS LINGUSTICOS

a incorporao do lxico de outras lnguas: LEXICAIS (alfabeto manual) o TRANLITERAO PRAGMTICA: so provisrios, usados em momentos de interao em que no existe na LSB um sinal correspondente. EX: H.E.T.E.R.O.T.R.O.F.O.S TRANSLITERAO LEXICADA: mudanas que ocorrem atravs do tempo no tipo de sequencia de CM ou orientao em que os sinais ajustam a LSB. EX: AZUL, VAI, SOL, NUNCA, CLARO DE INICIALIZAO: onde a configurao de mo representada pela letra inicial correspondente palavra em portugus. EX: GOIS/ COMUNICAR/ DEPUTADO/ALUN0

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

16

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

DE OUTRAS LNGUAS DE SINAIS: que se referem a sinais cuja origem um sinal em outra lngua, geralmente um sinal de mesmo valor semntico. EX: METFORA > ASL / VERMELHO > LSF /ANO > ASL

DE DOMNIO SEMNTICO: a traduo literal de uma palavra emprestada: EX: PUXA-SACO/CAF^MANH

DE ORDEM FONTICA: que so obtidos pela tentativa de representao visual do som que constitui a palavra em portugus, tal como so percebidas pelo surdo. EX: SI

4. ESTRUTURA GRAMATICAL
ASPECTOS ESTRUTURAIS Fonologia das lnguas de sinais
Fonologia envolve o estudo das unidades menores que iro fazer diferena na formao de uma palavra. Por exemplo, no portugus, os sons de /p/ e de /b/ so distintivos porque formam um par mnimo /pala/ e /bala/. O par mnimo indica que ao mudar apenas uma unidade mnima, ou seja, /p/ e /b/, em uma determinada combinao determinar mudana de significado. Isso o que acontece com os pares mnimos listados na lngua de sinais brasileira a seguir.

O termo fonologia tem sido usado tambm para designar o estudo dos elementos bsicos distintivos da lngua de sinais. Os estudiosos propuseram parmetros que no carregam significado isoladamente. Na comunidade cientfica, prevalece, dessa forma, a idia de que esses parmetros so unidades mnimas (fonemas) que constituem os morfemas nas lnguas de sinais, de forma anloga (semelhante) aos fonemas que constituem morfemas nas lnguas orais. A LIBRAS tm sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parmetros que estruturam sua formao nos diferentes nveis lingusticos. Os seus parmetros principais ou maiores: a Configurao da(s) mo(s)-(CM), o Movimento - (M) e o Ponto de Articulao - (PA); e outros constituem seus parmetros menores: orientao de mo (Or ou Om) e as expresses no-manuais - facial ou corpora (ENM). Parmetros fonolgicos: Configurao de Mo (CM). Localizao ou Ponto de Articulao (PA). Movimento (M).
NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Graciele Kerlen Pereira

17

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Orientao e direcionalidade (Or). Expresses no manuais (ENM).

a) Configurao da mo (CM): a forma que a mo assume durante a realizao de um sinal. Pelas pesquisas lingsticas, foi comprovado que na LIBRAS existem 46 configuraes das mos (Quadro I), sendo que o alfabeto manual utiliza apenas 26 destas para representar as letras. QUADRO I AS CONFIGURAES DE MO DA LIBRAS

Ex.
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

18

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

CM [Y 4)

CM [B -53 ]

DESCULPA / PERDO

FRIO

b) Ponto de articulao (PA)/ Localizao: tambm designado por ponto de articulao.


Trata-se da rea no corpo em que o sinal articulado. Na Libras e tambm em outras lnguas de sinais conhecidas, o espao de enunciao uma rea que contm todos os pontos dentro de um raio de alcance das mos em que os sinais so articulados. As locaes dividem-se em quato regies principais: cabea, mo, tronco e espao neutro.

CABEA
Topo da cabea Testa Rosto Parte superior do rosto Parte inferior do rosto Orelha Olhos Nariz Boca/ Queixo Bochechas

LOCALIZAO MO
Palma Costas das mos Lado do indicador Lado do dedo mnimo Dedos Ponta dos dedos Dedo mnimo Anular Dedo mdio Indicador Polegar

TRONCO
Pescoo Ombros Busto Estmago Cintura Braos Brao Antebrao Cotovelo Pulso

ESPAO NEUTRO

Ex.:

MULHER (Localizao bochecha)

QUEIJO (Localizao queixo)

c) Movimento (M): o deslocamento da mo no espao, durante a realizao do sinal. Ex.:


Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

19

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

ESTUDAR (Movimento reto)

Direcionalidade do movimento a) Unidirecional: movimento em uma direo no espao, durante a realizao de um sinal. Ex.: PROIBID@, SENTAR, MANDAR. b) Bidirecional: movimento realizado por uma ou ambas as mos, em duas direes diferentes. Ex.: PRONT@, JULGAMENTO, GRANDE, COMPRID@, DISCUTIR, EMPREGAD@, PRIM@, TRABALHAR, BRINCAR. c) Multidirecional: movimentos que exploram vrias direes no espao, durante a realizao de um sinal. Ex.: INCOMODAR, PESQUISAR.

Tipos de movimentos

a) movimento retilneo:

ENCONTRAR

ESTUDAR

PORQUE

b) movimento helicoidal:
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

20

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

ALT@

MACARRO

AZEITE

c) movimento circular:

BRINCAR

IDIOTA

BICICLETA

d) movimento semicircular :

SURD@

SAP@

CORAGEM

e) movimento sinuoso: BRASIL


Graciele Kerlen Pereira

RIO
NEAD Ncleo de Educao a Distncia

21

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

f) movimento angular: RAIO ELTRICO DIFCIL

d) Orientao de mo (Or ou Om?): trata-se da direo para a qual a palma da mo aponta na produo do sinal, para cima, para baixo, para o lado, para a frente, etc. . Tambm pode ocorrer a mudana de orientao durante a execuo de um sinal. Ex.:

TRABALHAR (Palma da mo para baixo)

e) Expresses no manuais (faciais e corporais): podem realizar-se por meio de movimentos na face, olhos, cabea ou tronco e tm duas funes nas lnguas de sinais: Marcao das construes sintticas: marcam sentenas interrogativas, oraes reativas, topicalizaes, concordncia e foco; Diferenciao de itens lexicais: marcam referncia especfica, referncia pronominal, partcula negativa, advrbio, grau ou aspecto.
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

22

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

EXPRESSES NO MANUAIS Wh ! db bd = + O ~~ Ib B / / Sobrancelhas franzidas e ligeiro movimento da cabea inclinando-se para cima Sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabea inclinando-se para cima e para baixo Bochechas infladas Bochechas Chupadas Lbios para frente e cerrados, franzir das sobrancelhas. Balanceamento da cabea para baixo e para cima Balanceamento da cabea para os lados Lance dos olhos Olhos abertos Franzir das sobrancelhas e fechamento leve dos olhos Passar da lngua na bochecha Inflar apenas uma bochecha Inclinar a cabea para frente Inclinar a cabea para o lado Inclinar a cabea para trs Balancear de ombros (duas vezes) Balancear de ombros (uma vez)

EXEMPLOS Nome? Como? Bonito! Gordo, bola Magro, limo Desconfiado Certo No, no pode Assustar Curioso Escuro, neblina Roubar, ladro Sexo Certo, obrigado Talvez Nuvem, cu No ligo, qualquer Susto, como

5. SISTEMA PRONOMINAL
a) Pronomes pessoais: a LIBRAS possui um sistema pronominal para representar as seguintes pessoas do discurso: no singular, o sinal para todas as pessoas o mesmo CM[G], o que diferencia uma das outras a orientao das mos; dual: a mo ficar com o formato de dois, CM [K] ou [V]; trial: a mo assume o formato de trs, CM [W]; quatrial: o formato ser de quatro, CM [54]; plural: h dois sinais: sinal composto ( pessoa do discurso no singular + grupo), configurao da mo [Gd] fazendo um crculo (ns). Quando se quer falar de uma terceira pessoa presente, mas deseja-se ser discreto, por educao, no se aponta para essa pessoa diretamente. Ou se faz um sinal com os olhos e um leve movimento de cabea em direo pessoa mencionada ou aponta-se para a palma da mo (voltada para a direo onde se encontra a pessoa referida).
EU

VOC
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

23

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

b) Pronomes demonstrativos: na LIBRAS os pronomes demonstrativos e os advrbios de lugar tem o mesmo sinal, sendo diferenciados no contexto. Configurao de mo [G]
EST@ / AQUI - olhar para o lugar apontado, perto da 1 pessoa. ESS@ / A - olhar para o lugar apontado, perto da 2 pessoa. AQUEL@ / L - olhar para o lugar distante apontado.

Tipos de referentes: Referentes presentes. Ex.: EU, VOC, EL@... Referentes ausentes com localizaes reais. Ex.: RECIFE, PREFEITURA... Referentes ausentes sem localizao. c) Pronomes possessivos: tambm no possuem marca para gnero e esto relacionados s pessoas do discurso e no coisa possuda, como acontece em Portugus:
EU: ME@ IRM@ ( CM [5] batendo no peito do emissor) VOC: TE@ AMIG@ ( CM [K] movimento em direo pessoa referida) ELE / ELA: SE@ NAMORAD@ ( CM [K] movimento em direo pessoa referida)

Observao: para os possessivos no dual, trial, quadrial e plural (grupo) so usados os pronomes pessoais correspondentes. d) Pronomes interrogativos: os pronomes interrogativos QUE, QUEM e ONDE caracterizam-se, essencialmente, pela expresso facial interrogativa feita simultaneamente ao pronome.
QUE / QUEM: usados no incio da frase. (CM [bO]. QUEM: com o sentido de quem e quem so mais usados no final da frase. QUANDO: a pergunta com quando est relacionada a um advrbio de tempo (hoje, amanh, ontem) ou a um dia de semana especfico.

Ex.:
EL@ VIAJAR RIO QUANDO-PASSADO (interrogao) EL@ VIAJAR RIO QUANDO-FUTURO (interrogao) EU CONVIDAR VOC VIR MINH@ ESCOLA. VOC PODER D-I-A (interrogao)

QUE-HORAS? / QUANTAS-HORAS? Para se referir a horas aponta-se para o pulso e relaciona-se o numeral para a quantidade desejada. Ex.:
CURSO COMEAR QUE-HORAS AQUI (interrogao) Resposta: CURSO COMEAR HORAS DUAS.

Para se referir a tempo gasto na realizao de uma atividade, sinaliza-se um crculo ao redor do rosto, seguido da expresso facial adequada.
Ex.: VIAJAR RIO-DE-JANEIRO QUANTAS-HORAS (interrogao) Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

24

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

e) Pronomes indefinidos: NINGUM (igual ao sinal acabar): usado somente para pessoa; NINGUM / NADA (1) (mos abertas esfregando-se uma na outra): usado para pessoas e coisas; NENHUM (1) / NADA (2) (CM [F] balana-se a mo) usado para pessoas e coisas e pode ter o sentido de "no ter"; NENHUM (2) / POUQUINHO (CM [F] palma da mo virada para cima) : um reforo para a frase negativa e pode vir aps NADA.

6. OS PARES MNIMOS
Como nas lnguas orais, um sinal pode se distinguir de outro por apenas um trao distintivo. Assim, na LIBRAS, basta alterarmos a configurao de mos de um determinado sinal, e manter os demais parmetros, para termos outro item lexical. Observe a representao dos itens lexicais:

MUDANA NA CM VERDE (CM V) ROXO (CM R)

a) Quanto ao movimento QUEIJO/RIR ACUSAR/ADMIRAR b) Quanto configurao da mo MARROM/ROXO ACOSTUMADO/EDUCADO c) Quanto locao APRENDER/SBADO QUEIJO/FEIO AZAR/DESCULPA

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

25

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

7. MORFOLOGIA DAS LNGUAS DE SINAIS


Morfologia o estudo da estrutura interna das palavras (faladas ou sinalizadas), ou seja, das unidades mnimas com significado (morfemas) e todos os aspectos relacionados a elas (sua distribuio, classificao, variantes, etc). Envolve, tambm, os processos de formao e derivao das palavras.

No caso da LIBRAS, tanto os equivalentes aos vocbulos quanto aos demais itens lexicais em uma lngua oral so sinais. muito comum as pessoas pensarem que os vocbulos de uma lngua de sinais so constitudos a partir do alfabeto manual. Mas isso s ocorre quando no h um sinal equivalente, como o caso de um nome prprio ou das palavras tcnicas.
Derivao: trata da criao de uma palavra (falada ou sinalizada) a partir de outra. Resulta na mudana do significado lexical ou na categoria lexical.

Flexo: tem como funo principal marcar privilgios de ocorrncia distintos, atravs das categorias gramaticais peculiares a determinadas classes de palavras .

Como se formam as palavras em libras?


Os morfemas so unidades que podem ter funes lexicais ou gramaticais. Por exemplo, em portugus, as palavras casas, construo, falava e impossvel so constitudas de morfemas lexicais e gramaticais. Observe.

morfema lexical casa construpossvel-

morfema gramatical s (plural) o (nome) im (negao)

Em LIBRAS, nem sempre os morfemas que formam as palavras so equivalentes aos do portugus. Podemos, porm, ilustrar os morfemas da LIBRAS como se segue:
MORFEMA LEXICAL SENTAR BONITO POSSVEL DOIS-MESES ESCOLA ANO PASSADO Graciele Kerlen Pereira MORFEMA GRAMATICAL Movimento repetitivo (marca de nome) Expresso facial aumentativo) ~~ (marca de grau

Movimento inverso das mos (negao): IMPOSSVEL Incorporao de numeral Sinal composto ( CASA+ESTUDAR) Tempo NEAD Ncleo de Educao a Distncia

26

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

ENTREGAR PARA MIM RVORES

Pessoa (dixis) Nmero

8. TIPOS DE VERBOS NA LNGUA DE SINAIS BRASILEIRA


a) Verbos simples: so verbos que no se flexionam em pessoa e nmero e no incorporam afixos locativos. Alguns desses verbos apresentam flexo de aspecto. Todos os verbos ancorados no corpo so verbos simples. H tambm alguns que so feitos no espao neutro. Exemplos dessa categoria so:

AMOR

APRENDER

GOSTAR

SABER

ACOSTUMAR

Os verbos simples podem incorporar pontos espaciais em determinadas situaes, como na glosa do exemplo abaixo: IX <1> CASA d PAGARd Nesse exemplo, o sinal de casa foi estabelecido em um ponto no espao (d) e o sinal do verbo foi realizado em cima deste mesmo ponto tornando a expresso definida e especfica. b) Verbos com concordncia: so verbos que se flexionam em pessoa, nmero e aspecto, mas no incorporam afixos locativos. Exemplos dessa categoria so DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que so subdivididos em concordncia pura e reversa (backwards). Os verbos com concordncia apresentam a direcionalidade e a orientao. A direcionalidade est associada s relaes semnticas (source/goal). A orientao da mo voltada para o objeto da sentena est associada sintaxe marcando Caso. Ex.:
"Eu pergunto para voc." "Voc pergunta para mim".

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

27

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Verbos direcionais que incorporam o objeto Ex.: TROCAR TROCAR-SOCO/TROCAR-BEIJO/TROCAR-TIRO/TROCAR-COPO c) Verbos espaciais (+loc) - so verbos que tm afixos locativos. Exemplos dessa classe so COLOCAR, IR, CHEGAR. d) Verbos manuais (verbos classificadores). Estes verbos usam classificadores e incorporam a ao. Exemplos dessa classe de verbos so: COLOCARBOLO- NO-FORNO,SENTAR-NO-MURO, MORDER CACHORRO MORDER- JACAR, CAIR PESSOA, CAIR COPO e) Verbos Instrumentais. Os verbos instrumentais so outro grupo especial de verbos da libras. Esse grupo de verbos mais complexo e exige que vocs prestem muita ateno para poder compreend-los e us-los adequadamente. Em portugus no h nada parecido. Os verbos instrumentais so verbos no qual o formato do instrumento que est sendo usado para realizar aquela ao modifica o formato da configurao da mo. Por exemplo, o verbo CORTAR. Em portugus o verbo cortar exprime uma ao onde algo est sendo partido pela ao desse instrumento. Em libras no encontramos o verbo cortar isolado, ele est sempre ligado ao instrumento que est sendo utilizado para realizar uma determinada ao de cortar. Sinalize os exemplos abaixo. EX: CORTAR-FACA CORTAR-TESOURA CORTAR-GUILHOTINA

9. SINTAXE

Sintaxe a rea de estudo que analisa a combinao das palavras para a formao de estruturas maiores (frases).

Tipos de frases Para produzirmos uma frase em LIBRAS nas formas afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa necessrio estarmos atentos s expresses faciais e corporais a serem realizadas, simultaneamente, s mesmas.

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

28

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Afirmativa: a expresso facial neutra.

Interrogativa: sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabea, inclinando-se para cima. Interrogativas (sim e no) sobrancelhas arqueadas.

Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabea inclinando-se para cima e para baixo.

Forma negativa: a negao pode ser feita atravs de trs processos:

a) incorporando-se um sinal de negao diferente do afirmativo: TER / NO-TER GOSTAR / NO-GOSTAR

b) realizando-se um movimento negativo com a cabea, simultaneamente ao que est sendo negada.
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

29

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

NO-CONHECER

NO-PROMETER

c) acrescida do sinal NO (com o dedo indicador) frase afirmativa. NO COMER

Observao: em algumas ocasies podem ser utilizados dois tipos de negao ao mesmo tempo. NO-PODER

Imperativa: Saia! Cala a boca! V embora!

A ordem da frase na Lngua de Sinais Brasileira


H vrias possibilidades de ordenao das palavras nas sentenas, mas tudo indica que h uma ordenao mais bsica que as demais: sujeito verbo objeto. Todas as sentenas com essa ordem so gramaticais. Glosas de construes SVO
MARIA CONHECER COMPUTADOR JOO xASSISTIRj FUTEBOL ELA GOSTAR COMIDA MINEIRA ELE TRABALHAR FBRICA ELA ESTUDAR MEDICINA

TOPICALIZAO Consiste em colocar o tema do discurso, que apresenta uma nfase especial, no incio da frase, seguindo-se comentrio sobre esse tema.
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

30

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Por outro lado, a topicalizao tambm pode alterar a ordem bsica SVO.

Objeto Sujeito Verbo


Libras: <DE UVA>top MARCOS GOSTAR. Portugus: De uva, Marcos gosta. Libras: <DE FUTEBOL>top JOO NO GOSTAR. Portugus: De futebol, Joo no gosta. Libras: <CASA>top QUAL DELE?. Portugus: Qual a casa dele? Libras: <ALEMANHA>top EU IR. Portugus: Alemanha, eu vou. FOCO As frases em Libras com foco que incluem verbos sem concordncia pode gerar estruturas SOV:

Sujeito Objeto - Verbo


Libras: EU PERDER LIVRO <PERDER>. Portugus: Eu perdi o livro Muitas vezes, essa focalizao permite o apagamento da cpia. Observem: Libras: EU PERDER LIVRO <PERDER>. EU (PERDER) LIVRO PERDER. EU LIVRO PERDER. (SOV) Portugus: Eu perdi o livro Tambm a elevao do objeto para a posio mais alta nas construes com verbos com concordncia, resulta na ordem SOV. Libras: JOO MARIA DAR LIVRO NO. Portugus: Joo no deu o livro a Maria. Finalmente, a ordem VOS pode ocorrer em contextos de foco contrastivo. Notem: Libras: QUEM COMPRAR CARRO JOO OU MARIA. COMPRAR CARRO <JOO>. (VOS) Portugus: Quem comprou o carro Joo ou Maria?
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

31

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Joo comprou o caro. As construes em foco e topicalizao so acompanhadas de marcaes no-manuais.

10. NOES TEMPORAIS


Quando se deseja especificar as noes temporais, acrescentamos sinais que informam o tempo presente, passado ou futuro, dentro da sintaxe da LIBRAS. Ex.: Presente (agora / hoje)
LIBRAS HOJE EU-IR CASA MULHER^BENO ME@ Portugus "Hoje vou casa da minha me" LIBRAS AGORA EU EMBORA Portugus Eu vou embora agora.

Passado (Ontem / H muito tempo / Passou / J)


LIBRAS DEL@ HOMEM^IRM@ VENDER CARRO J Portugus "O irmo dela vendeu o carro." LIBRASONTEM EU-IR CASA ME@ MULHER^BENO Portugus"Ontem, eu fui casa da minha me." LIBRAS PASSADO TERA-FEIRA EU-IR RESTAURANTE COMER^NOITE Portugus"Na tera-feira passada eu jantei no restaurante."

Futuro (amanh / futuro / depois / prximo)


LIBRAS EU ESTUDAR AMANH Portugus "Amanh estudarei. LIBRASFUTURO MS JULHO EU CASAR Portugus Eu casarei no ms de julho.

11. CLASSIFICADORES
Esse fenmeno lingustico uma representao visual de objetos e aes de forma quase transparente, embora apresente caractersticas de arbitrariedade. So marcadores de concordncia de gnero para pessoa, animais ou coisas. Portanto, os classificadores na LIBRAS so marcadores de concordncia de gnero para pessoas, animais ou coisas. So muito importantes, pois ajudam construir sua estrutura
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

32

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

sinttica, atravs de recursos corporais que possibilitam relaes gramaticais altamente abstratas. Ex.:
LIBRAS CARRO BATER POSTE Cl Verbo em Cl - Movimento Portugus "O carro bateu no poste. LIBRAS PRATOS-EMPILHADOS Cl Verbo em localizao Portugus "Os pratos esto empilhados"

12. ROLE-PLAY (Role-Shift)


Este um recurso muito usado na LIBRAS quando os surdos esto desenvolvendo a narrativa. O sinalizador coloca-se na posio dos personagens referidos na narrativa, alternando com eles em situaes de dilogo ou ao.

Referncias Bibliogrficas
BERNARDINO, Elida Lcia. Absurdo ou Lgica. Belo Horizonte: Profetizando Vida, 2000. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramtica de lnguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingstica e Filologia, 1995. COSTA, Antnio Carlos; STUMPF, Marianne Rossi; FREITAS, Juliano Baldez; DIMURO, Graaliz Pereira. Um convite ao processamento da lngua de sinais. <http://gmc.ucpel.tche.br/TIL2004/til-2004-slides.pdf>. UCEPEL-RS, PGIE / UFRGS, RS, PPGC / UFRGS, RS, Brasil. Acessado em 06/09/2005. FELIPE, Tanya A; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto: curso bsico, livro do professor instrutor Braslia : Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos, MEC: SEESP, 2001. PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de Libras 1. Rio de
Graciele Kerlen Pereira NEAD Ncleo de Educao a Distncia

33

Curso de Extenso a Distncia de LIBRAS

Janeiro : LSB Vdeo, 2006. QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Lngua de sinais brasileira: estudos lingsticos. Porto Alegre : Artmed, 2004. REIS, Flaviane, Professor Surdo: a poltica e a potica da transgresso pedaggica. Florianpolis : UFSC/GES/CED Dissertao de Mestrado, 2006. S, Ndia Limeira de. Existe uma cultura surda? Artigo disponvel em http://www.eusurdo.ufba.br/arquivos/cultura_surda.doc. Acessado em 27/02/2010. S, Ndia Limeira. A produo de significados sobre a surdez e sobre os surdos: prticas discursivas em educao. Porto Alegre: UFRGS/FACED/PPGEDU - Tese de Doutorado, 2001. SILVA, Fbio I.; SCHMITT, Deonsio; BASSO, Idavania M. S. Lngua Brasileira de Sinais: pedagogia para surdos. Caderno Pedaggico I. Florianpolis : UDESC/CEAD, 2002. STROBEL, Karin Lilian; FERNANDES, Sueli. Aspectos lingsticos da LIBRAS.Secretaria de Estado da Educao. Superintendncia de Educao. Departamento de Educao Especial. Curitiba: SEED/SUED/DEE.1998. VASCONCELOS, Silvana Patrcia; SANTOS, Fabrcia da Silva; SOUZA, Glucia Rosa da. LIBRAS: lngua de sinais. Nvel 1. AJA - Braslia : Programa Nacional de Direitos Humanos. Ministrio da Justia / Secretaria de Estado dos Direitos Humanos CORDE.
Obs: As ilustraes foram extradas da cartilha Classificao Indicativas na Lngua Brasileira de Sinais (Secretaria Nacional de Justia. Braslia), Apostila APRENDENDO LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO SEGUNDA LNGUA (nvel bsico e intermedirio) NEPES/ CEFET/SC.

Graciele Kerlen Pereira

NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Potrebbero piacerti anche