Sei sulla pagina 1di 20

Alimentao Saudvel no 1 Ano de Vida nas Cemeis de Campinas

EXPEDIENTE: Esta uma publicao da Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. Ceasa-Campinas - Rodovia Dom Pedro I, km 140,5, Pista Norte - CEP 13.001-970, Telefone (19) 3746-1000 - Fax (19) 3746-1097 E-mail: comunicacao1@ceasacampinas.com.br outubro/2005 Prefeito Municipal de Campinas: Hlio de Oliveira Santos Presidente da Ceasa-Campinas: Mrio Antonio de Moraes Biral Diretor Tcnico-Financeiro: Laurismaradno Morais da Fonseca Equipe tcnica: Nutricionistas da Ceasa-Campinas: Alessandra Maximiano Dias CRN-3 9924/P; Ana Ldia Ribeiro do Valle CRN-3 5010; Ana Paula Coelho Oswaldo CRN-3 5471; Fabola Poli -CRN-3 6560; Ivonizar V. Santos Varanda CRN-3 9019; Jomara Sousa Martins CRN-3 8989; Luciana Azevedo Joffily CRN-3 3631; Luciana Martinuzzo F. Valente CRN-3 6119; Maria Helena Antonicelli CRN-3 5698; Priscila Von Zuben Tassi CRN-3 11121; Viviane Herculiani Cardillo CRN-3 10354 - Tcnica de Nutrio: Roberta Loureiro de Mello. Colaborao: dentista Dra. Maria Eugnia Ribeiro do Valle, CRO 68.116 Tiragem: 500 exemplares - Produo Grfica e Diagramao: Alex Andr de Moraes (Grfica IMA) - Edio: Eliana Fernandes, MTb 23.450 Bibliografia consultada: CTENAS, M. L. B.; VTOLO, M.; Crescendo com Sade; C2 Editora, 1999 Apostila para Futuras Mames; Projeto Nascer; Hospital Vera Cruz; Fundao Roberto Rocha Brito, 1999 Apostila Procter & Gamble; 2000.

DESENVOLVIMENTO SAUDVEL DE NOSSAS CRIANAS


O Programa de Alimentao Escolar da Prefeitura Municipal de Campinas, desenvolvido pela Ceasa junto com a Secretaria Municipal de Educao, tem a preocupao de oferecer sempre o melhor para nossas crianas. Por isso, as mudanas e melhorias do novo modelo do Programa, implantadas desde 2001, esto sendo consolidadas e aprimoradas. Entre estas melhorias est o Programa de Alimentao Saudvel no 1 Ano de Vida que desenvolvemos nas creches municipais de Campinas, os Cemeis (Centros Municipais de Educao Infantil), des-de 2003, oferecendo orientao, capacitao e acompanhamento tcnico de todo processo de alimentao . O objetivo do Programa , sempre que necessrio, fazer a transio do aleitamento materno para outros alimentos de maneira gradativa e planejada dada a importncia da alimentao nesta fase de desenvolvimento. Este trabalho envolve toda comunidade escolar: cozinheiras, monitoras, direo e funcionrios. Confira nesta publicao algumas dicas e orientaes e, em caso de dvida, no deixe de procurar uma das nutricionistas da Ceasa-Campinas por telefone, e-mail ou fax. Estamos disposio para, juntos, permitir que nossas crianas um tenham precisam e merecem. um desenvolvimento saudvel e construir a escola que elas

A IMPORTNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

Nada substitui o leite materno. Ele o mais completo e eficiente alimento para os bebs: tem todos os nutrientes necessrios ao bom desenvolvimento da criana, vem na temperatura ideal, no gera riscos de contaminao e protege o beb de doenas. Por todas estas qualidades, a Organizao Mundial de Sade, OMS, recomenda que toda criana seja alimentada exclusivamente com leite materno at os seis meses de idade, desde que esteja crescendo e se desenvolvendo dentro do padro esperado.

04

TRANSIO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO PARA ALIMENTAO COMPLEMENTAR

Quando o beb inicia na Cemei deve-se, sempre que possvel, estimular o aleitamento materno. A introduo alimentar semi-slida e slida deve ser feita de forma gradativa, respeitando a adaptao e a evoluo psicomotora de cada beb. No existem regras rgidas para iniciar a transio alimentar. O importante que seja feita com cuidado para que a criana adquira bons hbitos alimentares.

05

MES PODEM AUXILIAR

Em geral as mes que trabalham fora de casa iniciam a introduo alimentar semi-slida e slida aos quatro meses, no final da licena maternidade. Enquanto o beb permanece no Cemei deve-se, sempre que possvel, completar a alimentao com amamentao materna em casa. Pela legislao, as mes tm direito de sair do trabalho uma hora mais cedo para amamentar, at o sexto ms de vida do beb. fundamental que as mes garantam este benefcio e exijam seus direitos pois muito importante para o desenvolvimento da criana.

06

RECOMENDAES PARA UMA ALIMENTAO SAUDVEL NOS CEMEIS


Para a introduo alimentar semi-slida e slida nos Cemeis a recomendao seguir o cardpio das pginas 14 e 15. No entanto, este processo requer muita ateno s especificidades de cada criana e de muita observao por parte das monitoras. Por isso, preparamos algumas orientaes bsicas que podem auxili-las neste processo.

PRIMEIRA SEMANA: SUCO DE FRUTAS

No ms de adaptao da criana no Cemei o leite (materno ou mamadeira) dever ser oferecido sempre que a criana manifestar desejo. Na primeira semana de introduo alimentar semi-slida e slida (se a criana ainda tiver aleitamento materno exclusivo) deve-se oferecer, alm do leite, sucos de frutas naturais, preferencialmente no perodo da manh. importante facilitar e incentivar, sempre que possvel, a vinda da me para amamentar nos perodos estipulados por lei.

07

SEGUNDA SEMANA: PAPA DE FRUTAS

Na segunda semana o beb pode tomar o suco de manh e devese acrescentar a papa de frutas na alimentao do perodo da tarde. A quantidade da poro deve ser definida pela prpria criana, ou seja, de acordo com sua necessidade. Oferea primeiramente a papa/suco, e depois, caso seja necessrio, complete a refeio com leite. medida que o volume de frutas for aumentando, a criana deixar de aceitar o leite adicional.

08

PRXIMO PASSO: PAPA SALGADA

Aps as duas semanas da introduo das frutas pode ser oferecida a papa salgada. Na terceira semana, portanto, inicia-se a introduo da papa salgada no almoo e, na quarta semana, tambm no jantar.

Recomendaes para fazer a papa


Os alimentos podem ser cozidos todos juntos, at restar pouca gua na panela. Depois de cozidos, eles devem ser amassados com garfo. Pode ser usada qualquer variedade de legumes e de carnes - bovina, peixe, frango, vsceras. Caso seja utilizado o ovo, oferecer apenas a gema para crianas menores de dez meses de vida.

Aceitao da papa salgada


Quando ocorrer a recusa da refeio salgada, utiliza-se como alternativas para que a criana passe a apreciar o novo alimento: a interrupo temporria da oferta da refeio, ou a variao dos tipos de alimentos, ou no colocar sal, ou colocar um pouco de acar, ou adicionar leite na sopa. Se mesmo aps todas estas tentativas persistir a recusa, recomendase: a diminuio da durao da mamada que antecede a sopa ou o aumento do intervalo entre a mamada e a sopa, para aumentar a sensao de fome.

09

ATENO REDOBRADA

Durante a introduo aos novos alimentos importante ficar atenta s reaes da criana e acompanhar a aceitao e a tolerncia gstrica (do estmago) e alergnica (reaes alrgicas). Em caso de alguma reao anormal deve-se suspender a oferta do alimento suspeito por uma semana. Depois disso, deve-se tentar reintroduz-lo em pequena quantidade. Para os alimentos alergnicos (em geral: trigo, ovo, carnes e frutas) recomenda-se tambm o rodzio constante na oferta alm da introduo em quantidades crescentes a fim de diminuir a sensibilizao.

10

MUDANA DE CARDPIOS

Em geral, entre oito meses e um ano a criana j est preparada para mudar do cardpio B (Berrio) para o cardpio padro do Cemei, um pouco mais slido. Esta transio tambm precisa de ateno redobrada das monitoras, pois um processo progressivo que depende da evoluo do beb. Para iniciar esta transio importante observar se a criana consegue mastigar sem engasgar com alimentos mais slidos. fundamental ir acrescentando caldo de feijo s refeies do cardpio para melhorar a consistncia da comida, ou seja, torn-la mais macia. Observar a aceitao comida tambm importante e, se necessrio, pode-se buscar facilitar a adaptao desfiando a carne, amassando um pouco os alimentos, etc. recomendvel que todas as crianas com at um ano e trs meses estejam se alimentando com o cardpio Cemei.

11

BENEFCIOS DA PAPA AMASSADA COM GARFO


Amassar a papa com garfo - e no usar liquidificador ou peneira - traz benefcios criana e evita a contaminao dos alimentos, veja:

A papa liquefeita ou peneirada:


Apresenta maior risco de contaminao pela dificuldade em higienizar os equipamentos e utenslios; No estimula a mastigao; No permite que a criana conhea os diferentes sabores dos alimentos.

12

A oferta de alimentos de consistncia mais slida:


Estimula o desenvolvimento da mandbula (ossos da face); Melhora a articulao entre mandbula e maxilar (ossos da face); Melhora a ocluso dentria (o rompimento da gengiva para o surgimento dos dentes); Melhora o desenvolvimento da musculatura facial e da orofaringe (rgo interno da boca responsvel pela degustao e fala); Favorece mecanismos da deglutio (mastigao) e de desenvolvimento da linguagem.

13

CONFIRA A EVOLUO DO CARDPIO


1 SEMANA
CAF DA MANH: Leite (materno ou mamadeira) LANCHE DA MANH: Suco de fruta, Leite complementar (se necessrio) ALMOO: Leite (materno ou mamadeira) LANCHE DA TARDE: Leite (materno ou mamadeira) JANTAR: Leite (materno ou mamadeira)

2 SEMANA
CAF DA MANH Leite (materno ou mamadeira) LANCHE DA MANH Suco de fruta Leite complementar (se necessrio) ALMOO Leite (materno ou mamadeira) LANCHE DA TARDE Papa de fruta, Leite complementar ( se necessrio) JANTAR Leite (materno ou mamadeira)

14

3 SEMANA
CAF DA MANH Leite (materno ou mamadeira) LANCHE DA MANH Suco de fruta, Leite complementar (se necessrio) ALMOO Papa salgada, Leite complementar (se necessrio) LANCHE DA TARDE Papa de fruta, Leite complementar (se necessrio) JANTAR Leite (materno ou mamadeira)

4 SEMANA

CAF DA MANH Leite (materno ou mamadeira) LANCHE DA MANH Suco de fruta ALMOO Papa salgada, Leite complementar (se necessrio) LANCHE DA TARDE Papa de fruta, Leite (materno ou mamadeira) JANTAR Papa salgada, Leite complementar (se necessrio)

15

DICAS DE HIGIENE
imprescindvel uma grande ateno higiene das crianas, dos profissionais, do ambiente e dos seus utenslios, j que dos seis meses aos quatro anos de idade elas so altamente suscetveis a viroses e infeces. Nesta fase as defesas imunolgicas do organismo infantil ainda esto em formao e por isso a criana precisa de cuidados especiais. Confira algumas dicas que podem ajud-la no seu trabalho nos Cemeis.

Lave sempre as mos antes de tocar no beb e oriente as pessoas que trabalham com voc a fazerem o mesmo. Mos sujas so causa comum de infeces de pele e diarria. Aps o banho da criana, retire a gua da banheira. Lave a banheira com gua e sabo neutro e higienize-a com lcool a 70%, deixando secar naturalmente. O ambiente onde o beb permanece maior tempo, deve ser limpo e arejado, livre de tapetes, bichos de pelcia e cortinas. As chupetas podem ser um meio de contaminao se no forem usadas adequadamente. Elas devem ser lavadas com gua e detergente neutro, vrias vezes ao dia, alm de fervidas por sete minutos, diariamente.

16

As mamadeiras devem ser lavadas aps o uso com gua e detergente neutro e depois fervidas por sete minutos. Aps este processo de esterilizao, elas devem secar naturalmente e guardadas em recipiente fechado. Ao servir a refeio, utilizar uma colher para cada criana e nunca assoprar, pois o sopro pode conter bactrias e vrus que contaminam o alimento e transmitem doenas.

17

DICAS PARA UM HBITO ALIMENTAR SAUDVEL


Durante o primeiro ano de vida, as sobremesas e doces devem ser evitados e s devero ser oferecidos a partir de orientao feita pelo mdico ou nutricionista responsvel. No necessrio e at desaconselhvel adoar as papas, sucos e mamadeira. Lembre-se, as frutas j so naturalmente doces. O acrscimo de acar nos alimentos uma questo cultural. Alm disso, os resduos do acar que ficam na boca propiciam a proliferao de bactrias que produzem cidos causadores de cries. A criana pode comer ou tomar suco de qualquer fruta, mas sempre respeitando a aceitao e a particularidade de cada um. Quanto mais variada for a oferta de alimentos, principalmente os naturais como frutas, verduras e legumes, melhor, pois possibilita que o beb se acostume aos diversos sabores. Isso pode auxiliar tambm o desenvolvimento de bons hbitos alimentares.

18

FALE COM O DEPARTAMENTO DE ALIMENTAO ESCOLAR DA CEASA-CAMPINAS

Telefones: (19) 3746-1062 - 3746-1338 - 3746-1008 Fax: (19) 3746-1061 E-mail: alimentacaoescolar@ceasacampinas.com.br A Prefeitura Municipal de Campinas e a Ceasa-Campinas esto fazendo o melhor para que nossas crianas tenham uma alimentao escolar de qualidade e saudvel. E voc nossa(o) parceira(o). Participe, d sugestes, apresente suas crticas. Juntos vamos garantir s crianas de Campinas um desenvolvimento saudvel e integral.

SE L H O M UN

CI

PA

L DE SEGU

R
AN
A A

L IME N

CEASA

ON

TA

COMSEA

Campinas

Potrebbero piacerti anche