Sei sulla pagina 1di 23

Parte 1

Modelagem, computadores e anlise de erros


1.1 MOTIVAO
O que so mtodos numricos e por que devemos estud-los? Mtodos numricos so tcnicas pelas quais os problemas matemticos so formulados de modo que possam ser resolvidos com operaes lgicas e aritmticas. Como os computadores digitais se sobressaem na execuo de tais operaes, os mtodos numricos so, s vezes, referidos de forma mais ampla como matemtica computacional. Na era pr-computacional, a implementao das operaes citadas, alm de ser entediante, demandava muito tempo (isso logo ficar claro para o leitor), o que limitava seriamente a utilizao prtica dos mtodos numricos. No entanto, com o advento dos computadores e a um custo financeiro acessvel, o papel dos mtodos numricos na soluo de problemas de engenharia e de cincia de forma geral aumentou significativamente. Como eles figuram de forma to proeminente em grande parte do nosso trabalho, que os mtodos numricos devem ser parte da educao bsica de todo engenheiro e cientista. Assim como todos ns devemos ter bases slidas em outras reas da matemtica e da cincia, tambm devemos ter uma compreenso bsica dos mtodos numricos. Em particular, devemos ter uma noo slida de suas capacidades e limitaes. Alm das contribuies para a educao geral, existem diversas razes adicionais pelas quais os mtodos numricos devem ser estudados: 1. Os mtodos numricos so ferramentas extremamente poderosas na resoluo de problemas. Eles so capazes de lidar com um grande nmero de equaes, no linearidades e geometrias complicadas recorrentes na prtica de engenharia e que, em geral, so impossveis de resolver de maneira analtica. Dessa forma, eles aumentam muito a capacidade de resolver problemas. Durante a carreira, o profissional de engenharia frequentemente ter oportunidade de usar softwares disponveis no mercado, ou pacotes prontos de software, que envolvem mtodos numricos. O uso inteligente desses programas depende do conhecimento da teoria bsica fundamental dos mtodos; sem esse conhecimento, o profissional utiliza um software comercial como uma caixa preta, com pouca viso crtica de seu funcionamento interno ou da validade dos resultados produzidos.

2.

Cap.1_Chapra.indd 1

03/12/2012 18:03:58

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

3.

4.

5.

Muitos problemas no podem ser solucionados utilizando-se pacotes prontos de softwares. Se o engenheiro estiver familiarizado com mtodos numricos e souber programar no computador, poder projetar seu prprio programa para resolver problemas sem precisar comprar ou contratar softwares caros. Os mtodos numricos so um meio eficiente para o aprendizado de programao, j que uma forma eficiente de aprend-la justamente escrever um programa de computador. Como os mtodos numricos so, na maior parte, projetados para implementao em computadores, eles se mostram ideais para esse propsito; alm disso, so especialmente adequados para ilustrar o poder e as limitaes dos computadores. Quando se implementam com sucesso mtodos numricos em um computador aplicando-os na soluo de problemas insolucionveis de outra forma, tem-se acesso a uma demonstrao impressionante de como os computadores podem auxiliar o desenvolvimento profissional. Ao mesmo tempo, aprende-se a identificar e a controlar os erros das aproximaes, que so parte essencial de clculos numricos em grande escala. Os mtodos numricos auxiliam o profissional a reforar seu entendimento da matemtica. Como uma funo dos mtodos numricos reduzir a matemtica mais avanada a operaes aritmticas bsicas, eles alcanam detalhes prticos de alguns tpicos que, de outra forma, seriam incompreensveis. Como resultado dessa perspectiva alternativa, podemos apontar o aprimoramento da compreenso e da percepo.

Com essas razes como motivao, podemos agora comear a entender como mtodos numricos e computadores digitais trabalham em conjunto para gerar solues confiveis para os problemas matemticos. O restante deste livro dedicado a essa tarefa.

1.2 ORGANIZAO DA PARTE 1


Este livro est dividido em seis partes. As ltimas cinco partes focam nas principais reas de mtodos numricos. Embora seja tentador pular diretamente para esse material, a Parte 1 composta por quatro captulos que abordam um material de apoio essencial para as demais partes do livro. O Captulo 1 fornece um exemplo concreto de como um mtodo numrico pode ser empregado para resolver um problema real. Para fazer isso, desenvolvido um modelo matemtico de um saltador de bungee jumping em queda livre. O modelo, que baseado na segunda lei de Newton, resulta em uma equao diferencial ordinria. Depois de obter uma soluo na forma fechada a partir da aplicao do clculo tradicional, mostrado como uma soluo comparvel pode ser gerada com um mtodo numrico simples. O captulo finalizado com uma viso geral das principais reas de mtodos numricos que so abordadas nas Partes 2 a 6 deste livro. Os Captulos 2 e 3 fornecem uma introduo ao ambiente do software MATLAB. O Captulo 2 aborda o modo padro de operar o MATLAB entrando com um comando de cada vez no chamado modo de comando ou modo calculadora. Esse modo interativo pode orient-lo no ambiente de forma simples e ilustra como ele usado para operaes comuns, como fazer clculos e criar grficos.

Cap.1_Chapra.indd 2

03/12/2012 18:03:59

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

O Captulo 3 mostra como o modo de programao do MATLAB fornece um meio de agrupar comandos individuais em algoritmos. Assim, nossa inteno ilustrar como o MATLAB oferece um ambiente de programao conveniente para desenvolver seus prprios programas computacionais. O Captulo 4 trata do importante tpico de anlise de erros, que deve ser compreendido para o uso efetivo dos mtodos numricos. A primeira parte do captulo concentra-se nos erros de arredondamento que resultam da impossibilidade de representar algumas quantidades de forma exata nos computadores digitais. A ltima parte aborda os erros de truncamento que surgem ao utilizar uma aproximao em lugar de um procedimento matemtico exato.

Cap.1_Chapra.indd 3

03/12/2012 18:03:59

1
4

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

OBJETIVOS DO CAPTULO
O objetivo principal deste captulo fornecer uma ideia concreta do que so mtodos numricos e como eles esto relacionados soluo de problemas cientficos e de engenharia. Aps esta leitura completa, voc ser capaz de: Aprender como modelos matemticos podem ser formulados com base em princpios cientficos para simular o comportamento de um sistema fsico simples. Entender como os mtodos numricos fornecem meios de gerar solues de maneira que possa ser implementada em um computador digital. Compreender os diferentes tipos de leis de conservao presentes nos modelos empregados nas vrias disciplinas de engenharia e avaliar a diferena entre as solues desses modelos para condies dinmicas e de estado estacionrio. Conhecer os aspectos bsicos dos diferentes tipos de mtodos numricos que sero abordados neste livro.

VOC TEM UM PROBLEMA


Fora para cima devido resistncia do ar

Considere que voc seja contratado por uma empresa especializada em saltos de bungee jumping. Sua tarefa prever a velocidade do saltador (Figura 1.1) em funo do tempo durante o perodo de queda livre do salto. Essa informao ser utilizada como parte de uma anlise mais extensa para determinar o comprimento e a resistncia da corda elstica para saltadores de diferentes pesos. Voc deve saber, de acordo com seus estudos de fsica, que a acelerao de um corpo deve ser igual razo entre a fora agindo sobre esse corpo e sua massa (segunda lei de Newton). Considerando isso e seu conhecimento de fsica e mecnica dos fluidos, podemos desenvolver o seguinte modelo matemtico para a taxa de variao da velocidade em relao ao tempo d cd = g 2 dt m onde a velocidade vertical para baixo (m/s), t o tempo (s), g a

Fora para baixo devido gravidade

FIGURA 1.1

Foras agindo em um acelerao da gravidade ( 9,81 m/s), cd um coeficiente de arraste saltador de bungee jumping em queda livre. concentrado (kg/m) e m a massa do saltador (kg). O coeficiente de

arraste, como aparece na equao anterior, chamado concentrado,

Cap.1_Chapra.indd 4

03/12/2012 18:03:59

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

pois seu valor depende de fatores como a rea do saltador e a densidade do fluido (ver Seo 1.4). Como essa uma equao diferencial, o clculo pode ser empregado para obter uma soluo analtica ou exata para como uma funo de t. No entanto, nas pginas seguintes vamos ilustrar uma soluo alternativa que envolver o desenvolvimento de uma soluo numrica computacional ou aproximada. Alm de mostrar como o computador pode ser usado para resolver esse problema especfico, nosso objetivo geral ser ilustrar (a) o que so mtodos numricos e (b) como eles so empregados na soluo de problemas cientficos e de engenharia. Ao fazer isso, tambm mostraremos como os modelos matemticos desempenham um papel importante no modo como engenheiros e cientistas utilizam os mtodos numricos em seu trabalho.

1.1 UM MODELO MATEMTICO SIMPLES


Um modelo matemtico pode ser definido, de forma geral, como uma formulao ou equao que expressa as caractersticas essenciais de um sistema ou processo fsico em termos matemticos. Em um sentido muito geral, ele pode ser representado como uma relao funcional da forma Varivel = f dependente variveis , parmetros, funes forantes independentes (1.1)

onde a varivel dependente uma caracterstica que normalmente reflete o comportamento ou estado do sistema; as variveis independentes normalmente so dimenses, como tempo e espao, ao longo das quais o comportamento do sistema determinado; os parmetros refletem propriedades ou composio do sistema; e as funes forantes so as influncias externas agindo sobre o sistema. A expresso matemtica real da Equao (1.1) pode variar de uma simples relao algbrica a um conjunto grande e complicado de equaes diferenciais. Por exemplo, com base em suas observaes, Newton formulou sua segunda lei do movimento, que afirma que a taxa de variao no tempo do momento de um corpo igual fora resultante agindo sobre ele. A expresso matemtica, ou modelo, da segunda lei de Newton a equao bastante conhecida F = ma
2

(1.2)

onde F a fora resultante agindo sobre o corpo (N, ou Kg m/s ), m a massa do objeto (kg) e a a sua acelerao (m/s2). A segunda lei de Newton pode ser reescrita na forma da Equao (1.1) simplesmente dividindo-se ambos os lados por m para obter a F m (1.3)

onde a a varivel dependente refletindo o comportamento do sistema, F a funo forante e m um parmetro representando uma propriedade do sistema. Observe que, para esse caso simples, no h nenhuma varivel independente, porque no estamos prevendo como a acelerao varia no tempo ou no espao. A Equao (1.3) possui diversas caractersticas tpicas de modelos matemticos do mundo fsico:

Cap.1_Chapra.indd 5

03/12/2012 18:03:59

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

Descreve um processo ou sistema natural em termos matemticos. Representa uma idealizao e simplificao da realidade. Isto , o modelo ignora detalhes desnecessrios do processo natural e se concentra em suas caractersticas essenciais. Portanto, a segunda lei de Newton no inclui os efeitos da relatividade, que so de importncia mnima quando aplicados a objetos e foras que interagem perto da superfcie da Terra ou sobre ela, com velocidades e em escalas visveis aos humanos. Produz resultados que podem ser reproduzidos e, consequentemente, usados para propsitos de previso. Por exemplo, se a fora sobre um objeto e sua massa conhecida, a Equao (1.3) pode ser usada para calcular a acelerao. Devido sua forma algbrica simples, a soluo da Equao (1.2) facilmente obtida. Entretanto, outros modelos matemticos de fenmenos fsicos podem ser muito mais complexos e no podem ser resolvidos exatamente (ou exigem tcnicas matemticas mais sofisticadas que a lgebra simples para sua soluo). Para ilustrar um modelo mais complexo desse tipo, a segunda lei de Newton pode ser usada para determinar a velocidade terminal de um corpo em queda livre, perto da superfcie da Terra. Nosso corpo em queda livre ser um saltador de bungee jumping (Figura 1.1). Um modelo para esse caso pode ser deduzido expressando a acelerao como taxa de variao no tempo da velocidade (d/dt) e substituindo-a na Equao (1.3) para obter d F dt m (1.4)

onde a velocidade (m/s) e t o tempo (s). Portanto, a massa multiplicada pela taxa de variao da velocidade igual fora resultante agindo no corpo. Se a fora resultante for positiva, o objeto ir acelerar. Se for negativa, o objeto vai desacelerar. Se a fora resultante for nula, a velocidade do objeto permanecer em um nvel constante. A seguir, vamos expressar a fora resultante em termos de variveis e parmetros mensurveis. Para um corpo em queda livre prximo ao solo, a fora resultante ser composta de duas foras opostas: a fora gravitacional, para baixo, FD e a fora de resistncia do ar, para cima, FU: F FD FU (1.5) Se associarmos um sinal positivo fora para baixo, a segunda lei pode ser usada para escrever a fora devida gravidade como FD mg (1.6)

onde g a acelerao da gravidade, que aproximadamente igual a 9,81 m/s2. A resistncia do ar pode ser formulada de diversas maneiras. A partir dos conhecimentos de mecnica dos fluidos, uma primeira boa aproximao seria assumir que ela proporcional ao quadrado da velocidade, FU cd 2 (1.7)

onde cd uma constante de proporcionalidade chamada de coeficiente de arraste concentrado (kg/m). Portanto, quanto maior a velocidade de queda, maior a fora

Cap.1_Chapra.indd 6

03/12/2012 18:03:59

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

para cima por conta da resistncia do ar. O parmetro cd representa as propriedades de objetos em queda livre, como a forma ou a rugosidade (aspereza) da superfcie, que afetam a resistncia do ar. No caso presente, cd poderia ser uma funo do tipo de vesturio ou da orientao usada pelo saltador durante a queda livre. A fora resultante a diferena entre a fora para baixo e a fora para cima. Portanto, as Equaes (1.4) at (1.7) podem ser combinadas para fornecer d cd g 2 dt m (1.8)

A Equao (1.8) um modelo que relaciona a acelerao do objeto em queda s foras agindo sobre ele. Ela uma equao diferencial porque escrita em termos da taxa de variao diferencial (d/dt) da varivel que estamos interessados em prever. Entretanto, em contraste com a soluo da segunda lei de Newton na Equao (1.3), a soluo exata da Equao (1.8) para a velocidade do saltador no pode ser obtida utilizando manipulao algbrica simples. Em vez disso, tcnicas mais avanadas de clculo devem ser aplicadas para se obter uma soluo exata ou analtica. Por exemplo, se o saltador est inicialmente em repouso ( = 0 em t = 0), o clculo pode ser usado para resolver a Equao (1.8), fornecendo

( t )

gm tanh cd

gcd t m

(1.9)

onde tanh a tangente hiperblica que pode ser calculada diretamente1 ou por meio da funo exponencial elementar de acordo com tanh x e x e x e x e x (1.10)

Observe que a Equao (1.9) possui a forma geral da Equao (1.1), onde (t) a varivel dependente, t a varivel independente, cd e m so parmetros e g a funo forante. EXEMPLO 1.1 Soluo analtica para o problema do saltador de bungee jumping Um saltador de bungee jumping com uma massa de 68,1 kg pula de um balo de ar quente parado. Use a Equao (1.9) para determinar a velocidade para os 12 segundos iniciais da queda livre. Determine tambm a velocidade terminal que ser atingida, considerando uma corda infinitamente longa. Use um coeficiente de arraste de 0,25 kg/m. Soluo. Inserindo os parmetros na Equao (1.9), obtemos

( t )

9,81(68,1) tanh 0,25

9,81(0,25) t 68,1

51,6938 tanh (0,18977t )

O MATLAB permite o clculo direto da tangente hiperblica pela utilizao da funo nativa tanh( x ) .

Cap.1_Chapra.indd 7

03/12/2012 18:03:59

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

que pode ser usada para calcular


t, s 0 2 4 6 8 10 12 , m/s 0 18,7292 33,1118 42,0762 46,9575 49,4214 50,6175 51,6938

De acordo com o modelo, o saltador acelera rapidamente (Figura 1.2). Uma velocidade de 49,4214 m/s (cerca de 178 km/h) atingida aps 10 s. Observe tambm que, aps um tempo suficientemente longo, atingida uma velocidade constante, chamada de velocidade terminal, de 51,6983 m/s (cerca de 186 km/h). Essa velocidade constante porque, aps um longo tempo, a fora da gravidade estar em equilbrio com a resistncia do ar. Portanto, a fora resultante nula e a acelerao deixa de existir.

60 Velocidade terminal

40 , m/s 20 0 0

4 t, s

12

FIGURA 1.2 A soluo analtica para o problema do saltador de bungee jumping como

calculada no Exemplo 1.1. A velocidade aumenta com o tempo e se aproxima assintoticamente da velocidade terminal.

A Equao (1.9) chamada de soluo analtica ou exata porque satisfaz exatamente a equao diferencial original. Infelizmente, existem muitos modelos matemticos que no possuem soluo exata, tornando necessrio desenvolver uma soluo numrica que aproxime a soluo exata.

Cap.1_Chapra.indd 8

03/12/2012 18:04:00

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

(ti+1) Inclinao verdadeira d/dt

(ti )

Inclinao aproximada (ti+1) (ti) = ti+1 ti t

ti t

ti+1

FIGURA 1.3 O uso de uma diferena finita para aproximar a primeira derivada de

com relao a t.

Como j foi mencionado, os mtodos numricos so aqueles nos quais os problemas matemticos so reformulados de forma que possam ser resolvidos por operaes aritmticas. Isso pode ser ilustrado para a segunda lei de Newton, observando que a taxa de variao no tempo da velocidade pode ser aproximada por (Figura 1.3): d dt ( ti 1 ) ( ti ) t ti 1 ti (1.11)

onde e t so respectivamente as diferenas na velocidade e no tempo calculadas sobre intervalos finitos, (ti) a velocidade em um instante inicial ti e (ti+1) a velocidade em um instante posterior ti+1. Observe que d/dt /t aproximado porque t finito. Lembre-se do clculo que d lim t0 dt t

A Equao (1.11) representa o processo reverso, e chamada de aproximao por diferena dividida finita da derivada no instante ti. Ela pode ser substituda na Equao (1.8) para fornecer

cd (ti 1 ) ( ti ) g ( ti ) 2 ti 1 ti m
Esta equao pode ser rearranjada para fornecer

( ti 1 ) ( ti ) g

cd ( ti ) 2 ( ti 1 ti ) m

(1.12)

Cap.1_Chapra.indd 9

03/12/2012 18:04:00

10

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

Observe que o termo entre colchetes o lado direito da equao diferencial propriamente dita [Equao (1.8)]. Isto , ela fornece um meio de calcular a taxa de variao ou a inclinao de . Assim, a equao pode ser reescrita de forma mais concisa como

di t (1.13) dt onde a nomenclatura i designa velocidade no instante ti e t = ti+1 ti. Podemos ver agora que a equao diferencial foi transformada em uma equao que pode ser usada para determinar algebricamente a velocidade em ti+1 usando a inclinao e os valores anteriores de e t. Se for dado um valor inicial para a velocidade em algum instante ti, pode-se facilmente calcular a velocidade em um instante posterior ti+1. Esse novo valor de velocidade em ti+1 pode, por sua vez, ser usado para estender o clculo da velocidade a ti+2, e assim por diante, ou seja, em qualquer instante ao longo do caminho. i 1 i
Valor novo = valor inicial + inclinao tamanho do passo Essa abordagem formalmente chamada de mtodo de Euler. Ela ser discutida em detalhes quando falarmos de equaes diferenciais mais frente neste livro. EXEMPLO 1.2 Soluo numrica para o problema do saltador de bungee jumping Faa os mesmos clculos que foram feitos no Exemplo 1.1, mas use a Equao (1.12) para calcular a velocidade com o mtodo de Euler. Use um tamanho de passo de 2 s para os clculos. Soluo. No incio dos clculos (t0 = 0), a velocidade do saltador zero. Usando essa informao e os valores dos parmetros do Exemplo 1.1, a Equao (1.12) pode ser usada para calcular a velocidade em t1 = 2 s.

0 9,81

0,25 2 (0) 2 19,62 m/s 68,1

Para o intervalo seguinte (de t = 2 a 4 s), os clculos so repetidos, com o resultado

= 19,62 9,81

0,25 (19,62) 2 2 36,4137 m/s 68,1

Continuam-se os clculos, de forma anloga, para se obter os valores adicionais:


t, s 0 2 4 6 8 10 12 , m/s 0 19,6200 36,4137 46,2983 50,1802 51,3123 51,6008 51,6938

Cap.1_Chapra.indd 10

03/12/2012 18:04:00

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

11

60 Velocidade terminal

Soluo numrica, 40 , m/s aproximada

Soluo analtica, exata 20

0 0

4 t, s

12

FIGURA 1.4 Comparao das solues numrica e analtica do problema do saltador de

bungee jumping.

O resultado apresentado na Figura 1.4 com a soluo exata. possvel verificar que o mtodo numrico retrata as caractersticas essenciais da soluo exata; entretanto, como foram usados segmentos de reta para aproximar uma funo que se curva continuamente, existe alguma discrepncia entre os dois resultados. Uma forma de minimizar tais discrepncias seria usar um passo de tamanho menor. Por exemplo, a aplicao da Equao (1.12) em intervalos de 1 s resulta em um erro menor, j que os segmentos de reta acompanham a soluo verdadeira mais de perto. Fazendo-se os clculos mo, o esforo associado ao uso de passos cada vez menores tornaria tais solues numricas impraticveis. Entretanto, com o auxlio do computador, uma grande variedade de clculos pode ser feita facilmente. Portanto, pode-se modelar com exatido a velocidade do saltador em queda livre sem ter de resolver a equao diferencial exatamente. Como no Exemplo 1.2, para resultados numricos mais exatos, deve-se contar com o auxlio do computador. Para cada vez que dividirmos o tamanho do passo pela metade para obter mais acurcia, dever ser feito o dobro do nmero de clculos. Assim, vemos que h uma relao entre a acurcia e o reforo computacional. Os prs e contras dessa relao figuram de forma proeminente nos mtodos numricos e constituem um tema importante neste livro.

1.2 LEIS DE CONSERVAO E ENGENHARIA


Alm da segunda lei de Newton, existem outros princpios de organizao importantes na engenharia. Entre os mais importantes esto as leis de conservao. Embora elas formem a base para uma variedade de modelos matemticos complicados e

Cap.1_Chapra.indd 11

03/12/2012 18:04:00

12

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

poderosos, as grandes leis de conservao da cincia e da engenharia so conceitualmente fceis de entender. Todas elas se reduzem a Variao = aumento diminuio (1.14) Essa precisamente a forma empregada quando se usa a lei de Newton para deduzir o balano de foras para o saltador de bungee jumping [Equao (1.8)]. Embora simples, a Equao (1.14) representa uma das formas mais fundamentais de uso das leis de conservao em engenharia isto , para predizer variaes com relao ao tempo. D-se Equao (1.14) o nome especial de clculo dependente do tempo (ou transiente). Alm de predizer variaes, uma outra forma pela qual as leis de conservao so aplicadas no caso em que no existe a variao. Se a variao for nula, a Equao (1.14) se torna Variao = 0 = aumento diminuio ou Aumento = diminuio Portanto, se no ocorrer nenhuma variao, o aumento e a diminuio devem estar balanceados. Esse caso, que tambm possui um nome especial o clculo de estado estacionrio ou regime permanente tem muitas aplicaes em engenharia. Por exemplo, para escoamento estacionrio de fluidos incompressveis em tubos, o escoamento entrando em uma juno deve ser balanceado pelo escoamento saindo, como em Escoamento entrando = escoamento saindo Para a juno na Figura 1.5, o balano pode ser usado para calcular que o escoamento saindo do quarto duto deve ser 60. Para o saltador de bungee jumping em queda livre, as condies estacionrias corresponderiam ao caso cuja fora resultante fosse nula ou [Equao (1.8) com d/dt = 0] mg = cd 2 (1.16) (1.15)

Desse modo, no estado estacionrio, as foras para baixo e para cima esto balanceadas e a Equao (1.16) pode ser resolvida para se determinar a velocidade terminal

gm cd

Embora as Equaes (1.14) e (1.15) possam parecer muito simples, elas englobam as duas formas fundamentais pelas quais as leis de conservao so empregadas na engenharia e na cincia. Assim, elas constituiro uma parte importante de nossos esforos nos captulos subsequentes para ilustrar a conexo entre os mtodos numricos e a engenharia e cincia. A Tabela 1.1 resume alguns modelos e as leis de conservao associadas que formam a base para muitas aplicaes de engenharia. A maioria dos problemas de engenharia qumica envolve balanos de massa para reatores. O balano de massa deduzido da conservao de massa. Ele especifica que a variao de massa de um produto qumico no reator depende da diferena da quantia de massa escoando para dentro e da quantia de massa escoando para fora.

Cap.1_Chapra.indd 12

03/12/2012 18:04:00

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

13

TABELA 1.1

Dispositivos e tipos de balanos que so comumente usados nas quatro reas principais da engenharia. Para cada caso, a lei de conservao na qual o balano baseado est especificada.
Dispositivo Princpio organizacional Expresso matemtica Balano de massa:
Entrada Sada

rea

Engenharia qumica

Reatores

Conservao da massa

Ao longo de uma unidade de perodo de tempo massa = entradas sadas Balano de fora:
+FV

FH

+FH

Engenharia civil

Estrutura

Conservao do momento
FV

Em cada n Foras horizontais (FH) = 0 Foras verticais (FV) = 0 Balano de fora: Fora para cima
Mquina

x=0

Engenharia mecnica

Conservao do momento

Fora para baixo


2 x md 2 fora para baixo fora dt para cima

Balano de corrente:
+i1 i3

Engenharia eltrica
Circuito

Conservao da carga

+i2

Em cada n corrente (i) = 0 Balano de tenso:


i1R1

i2R2

Conservao da energia

i3R3

Em torno de cada lao fems queda de tenso nos resistores = 0 iR = 0

Cap.1_Chapra.indd 13

03/12/2012 18:04:00

14

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

Tubo 2 Escoamento para dentro = 80

Tubo 1 Escoamento para dentro = 100

Tubo 4 Escoamento para fora = ?

Tubo 3 Escoamento para fora = 120

FIGURA 1.5 Balano de escoamento para o escoamento estacionrio de um fluido

incompressvel na juno de dois tubos.

As aplicaes tanto em engenharia civil quanto em engenharia mecnica frequentemente se concentram em modelos desenvolvidos a partir da conservao do momento. Para a engenharia civil, os balanos de fora so utilizados para analisar estruturas como a trelia simples na Tabela 1.1. Os mesmos princpios so usados nas aplicaes em engenharia mecnica para analisar o movimento transiente para cima e para baixo ou as vibraes de um automvel. Finalmente, as aplicaes em engenharia eltrica usam tanto balanos de corrente quanto de energia para modelar os circuitos eltricos. O balano de corrente que resulta da conservao da carga parecido, em essncia, com o balano de escoamento mostrado na Figura 1.5. Da mesma forma que o escoamento deve ser balanceado em uma juno de tubos, tambm a corrente eltrica deve ser balanceada em uma juno de fios eltricos. O balano de energia especifica que as variaes de tenso (mais precisamente as quedas de tenso) ao redor de qualquer lao de um circuito devem totalizar zero. importante salientar que existem diversos outros ramos da engenharia alm da qumica, civil, mecnica e eltrica. A maior parte deles est relacionada s Quatro Grandes Engenharias. Por exemplo, os conhecimentos da engenharia qumica so extensivamente utilizados em reas como engenharia ambiental, de petrleo e biomdica. De modo similar, a engenharia aeroespacial tem muito em comum com a engenharia mecnica. Abordaremos essas reas por meio de exemplos ao longo deste livro.

1.3 MTODOS NUMRICOS ABORDADOS NESTE LIVRO


O mtodo de Euler foi escolhido para este captulo introdutrio porque tpico de vrias outras classes de mtodos numricos. Em essncia, a maior parte dos mtodos consiste na reformulao de operaes matemticas mais complexas, transformando-as em operaes algbricas e lgicas simples compatveis com computadores digitais. A Figura 1.6 resume as principais reas abordadas neste livro.

Cap.1_Chapra.indd 14

03/12/2012 18:04:00

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

15

(a) Parte 2: Razes e otimizao Razes: Resolva para x de modo que f (x) 0 Otimizao: Resolva para x de modo que f (x) 0

f (x) Razes

x timos x2 Dados a e b, resolva para x a11x1 a12 x2 b1 a21x1 a22 x2 b2 x1 (c) Parte 4: Ajuste de curvas f (x) f (x) Interpolao Soluo

(b) Parte 3: Equaes algbricas lineares

Regresso x (d) Parte 5: Integrao e diferenciao Integrao: Encontre a rea sob a curva Diferenciao: Encontre a inclinao da curva I x (e) Parte 6: Equaes diferenciais Dado dy y f (t, y), dt t resolva para y como uma funo de t y i 1 y i f ( t i, y i ) t y Inclinao f (ti, yi) dy/dx y x

t t

FIGURA 1.6 Resumo dos mtodos numricos abordados neste livro.

A Parte 2 trata de dois tpicos relacionados: determinao de razes e otimizao. Como mostra a Figura 1.6a, a localizao de razes est relacionada busca dos zeros de uma funo. A otimizao, por sua vez, envolve a determinao de um valor (ou valores) de uma varivel independente que corresponde ao melhor valor ou valor timo de uma funo. Portanto, como indicado na Figura 1.6a, a otimizao envolve a identificao de mximos e mnimos. Embora sejam empregadas abordagens um pouco diferentes, tanto a localizao de razes como a otimizao surgem, normalmente, em contextos de projetos de engenharia. A Parte 3 dedicada soluo de sistemas de equaes algbricas lineares simultneas (Figura 1.6b). Esses problemas so similares, em essncia, aos das razes de equaes, uma vez que dizem respeito aos valores que satisfazem tais equaes. Entretanto, em vez de satisfazer uma nica equao, procurado um conjunto de

Cap.1_Chapra.indd 15

03/12/2012 18:04:00

16

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

valores que satisfaa simultaneamente um conjunto de equaes algbricas lineares. Essas equaes aparecem em uma grande variedade de problemas e em todas as disciplinas da engenharia. Em particular, elas se originam na modelagem matemtica de grandes sistemas de elementos interconectados, como estruturas, circuitos eltricos e redes de fluidos. Entretanto, tambm so encontradas em outras reas dos mtodos numricos, como ajuste de curvas e equaes diferenciais. Como um engenheiro ou cientista, voc frequentemente ter a oportunidade (e a necessidade) de ajustar curvas a um conjunto de dados. As tcnicas desenvolvidas para esse propsito podem ser divididas em duas categorias gerais: regresso e interpolao. Como descrito na Parte 4 (Figura 1.6c), a regresso empregada quando existe um grau significativo de erro associado aos dados. Os resultados experimentais so geralmente desse tipo. Para tais situaes, a estratgia desenvolver uma nica curva que represente a tendncia geral dos dados, sem necessariamente coincidir com nenhum ponto individual. A interpolao, por sua vez, usada quando o objetivo determinar valores intermedirios entre dados relativamente livres de erros normalmente, o caso para informaes tabuladas. Para tais situaes, a estratgia ajustar a curva diretamente pelos pontos dados e usar essa curva para prever os valores intermedirios. Como mostra a Figura 1.6d, a Parte 5 dedicada integrao e diferenciao. Uma interpretao fsica da integrao numrica a determinao da rea sob a curva, e possui muitas aplicaes na engenharia e na cincia, variando da determinao de centroides de objetos de forma estranha a clculos de quantidades totais baseados em conjuntos de medidas discretas. Alm disso, as frmulas de integrao numrica desempenham um papel importante na soluo de equaes diferenciais. A Parte 5 tambm aborda mtodos para diferenciao numrica. Como voc deve ter aprendido nos estudos de clculo, a diferenciao envolve a determinao da inclinao de uma funo ou sua taxa de variao. Finalmente, a Parte 6 se concentra na soluo de equaes diferenciais ordinrias (Figura 1.6e). Essas equaes possuem grande importncia em todas as reas da engenharia e da cincia, e isso ocorre porque muitas leis fsicas so descritas em termos da taxa de variao de uma quantidade em vez do valor da quantidade propriamente dita. Os exemplos variam de modelos de previso populacional (taxa de variao da populao) acelerao de um corpo em queda livre (taxa de variao da velocidade). Dois tipos de problemas so tratados: problemas de valor inicial e valor de contorno.

1.4 ESTUDO DE CASO

FORA DE ARRASTE REAL

Contextualizao. Em nosso modelo do saltador de bungee jumping em queda livre, foi assumido que a fora de arraste (fora de resistncia do ar) depende do quadrado da velocidade (Equao 1.7). Uma representao mais detalhada, originalmente formulada por Lord Rayleigh, pode ser escrita como 1 Fd 2 ACd 2 (1.17)

Cap.1_Chapra.indd 16

03/12/2012 18:04:00

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

17

onde Fd a fora de arraste (N), a densidade do fluido (kg/m3), A a rea frontal do objeto em um plano perpendicular direo de movimento (m2), Cd um coeficiente de arraste adimensional e um vetor unitrio indicando o sentido da velocidade. Essa relao, que assume condies turbulentas (isto , um nmero de Reynolds elevado), permite expressar o coeficiente de arraste concentrado da Equao (1.7) em termos mais fundamentais como 1 (1.18) ACd 2 Assim, o coeficiente de arraste concentrado depende da rea do objeto, da densidade do fluido e de um coeficiente de arraste adimensional. Este ltimo leva em conta todos os outros fatores que contribuem para a resistncia do ar, como a rugosidade (ou aspereza) do objeto. Por exemplo, um saltador vestindo um traje largo ter um Cd maior que outro vestindo um macaco liso prprio para saltos. Observe que para os casos em que a velocidade muito baixa, o regime de fluxo em torno do objeto ser laminar e a relao entre a fora de arraste e a velocidade torna-se linear. Essa relao linear chamada de lei de Stokes para o coeficiente de arraste. No desenvolvimento de nosso modelo para o saltador de bungee jumping foi assumido que o sentido para baixo era positivo. Assim, a Equao (1.7) uma representao acurada da Equao (1.17), pois = +1 e a fora de arraste negativa. Portanto, o arraste diminui a velocidade. Mas o que acontece se o saltador possusse uma velocidade para cima (isto , negativa)? Nesse caso, = 1 e a Equao (1.17) forneceria uma fora de arraste positiva. Novamente, teramos uma representao fisicamente correta, uma vez que a fora de arraste positiva age para baixo contra a velocidade negativa para cima. Infelizmente, neste estudo de caso, a Equao (1.7) fornece uma fora de arraste negativa, porque ela no inclui o vetor unitrio direcional. Em outras palavras, ao elevar a velocidade ao quadrado, seu sinal e, portanto, seu sentido perdido. Como consequncia, o modelo fornece um resultado fisicamente inconsistente, que corresponde resistncia do ar agindo de modo a acelerar o objeto para cima (ou seja, a fora de arraste age a favor e no contra o movimento do saltador). Modificaremos ento nosso modelo de modo que ele funcione adequadamente para velocidades orientadas tanto para baixo como para cima. Aps isso, vamos testar o modelo modificado para o mesmo caso do Exemplo 1.2, porm com um valor inicial de (0) = 40 m/s. Alm disso, ilustraremos como estender a anlise numrica para determinar a posio do saltador. Cd = Soluo. A modificao simples a seguir permite incorporar o sinal na fora de arraste: 1 Fd = || ACd 2 ou, em termos do coeficiente de arraste concentrado: Fd = cd || Assim, a equao diferencial a ser resolvida d cd = g || dt m (1.20) (1.19)

(1.21)

Cap.1_Chapra.indd 17

03/12/2012 18:04:00

18

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

(a) Velocidade, m/s 60

40 Arraste correto 20
, m/s

4 t, s

12

20

Arraste incorreto

40 (b) Altura, m 200 Arraste incorreto

100

x, m

t, s

12

100 Arraste correto 200

FIGURA 1.7 Grficos de (a) velocidade e (b) altura para o saltador de bungee jumping em queda

livre com uma velocidade inicial para cima (negativa) obtidos com o mtodo de Euler. So exibidos os resultados para a formulao de arraste correta (Equao 1.20) e incorreta (Equao 1.7).

Com o objetivo de determinar a posio do saltador, consideramos que a distncia percorrida, x(m), relacionada velocidade por dx = dt (1.22)

Em contraste com a velocidade, essa formulao assume que a distncia para cima positiva. Da mesma forma que a Equao (1.12), essa equao pode ser integrada numericamente com o mtodo de Euler: xi + 1 = xi (ti t (1.23)

Cap.1_Chapra.indd 18

03/12/2012 18:04:00

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

19

Assumindo que a posio inicial do saltador definida como x(0) = 0, e usando os valores dos parmetros dos Exemplos 1.1 e 1.2, a velocidade e a distncia em t = 2 s podem ser calculadas como (2) = 40 + 9,81 0,25 ( 40)(40) 2 = 8,6326 m/s 68,1

x (2) = 0 ( 40)2 = 80 m Observe que, se tivssemos utilizado a formulao incorreta para o arraste, os resultados seriam 32,1274 m/s e 80 m. O clculo pode ser repetido para o prximo intervalo (t = 2 a 4 s): (4) = 8,6326 + 9,81 0,25 (8,6326)(8,6326) 2 = 11,5346 m/s 68,1

x (4) = 80 ( 8,6326)2 = 97,2651 m A formulao incorreta para o arraste fornece 20,0858 m/s e 144,2549 m. Dando continuidade aos clculos, so obtidos os resultados mostrados na Figura 1.7 com aqueles obtidos com o modelo de arraste incorreto. Observe que a formulao correta indica uma desacelerao mais rpida porque a fora de arraste sempre age diminuindo a velocidade. Neste caso, com o tempo, ambas as solues da velocidade convergiro para a mesma velocidade terminal, pois por acaso esto orientadas para baixo; isto , a Equao (1.7) est correta. No entanto, o impacto sobre a predio da altura do objeto bastante significativo para o caso de arraste incorreto, resultando em uma trajetria muito mais alta. Este estudo de caso mostra como importante empregar um modelo fisicamente correto. Em alguns casos, a soluo fornecer resultados que so claramente inconsistentes. Por outro lado, o exemplo apresentado mais traioeiro, uma vez que no h evidncia visual de que a soluo com arraste incorreto est errada. Isto , a soluo incorreta parece razovel.

PROBLEMAS
1.1 Use o clculo para verificar que a Equao (1.9) uma soluo da Equao (1.8) para a condio inicial (0) = 0. 1.2 Use o clculo para resolver a Equao (1.21) para o caso em que a velocidade inicial (a) positiva e (b) negativa. (c) Com base em seus resultados para (a) e (b), efetue os mesmos clculos como no Exemplo 1.1, mas com uma velocidade inicial de 40 m/s. Calcule os valores de velocidade de t = 0 at 12 s em intervalos de 2 s. Observe que para esse caso, a velocidade nula ocorre em t = 3,470239 s. 1.3 As seguintes informaes esto disponveis para uma conta bancria:
Data 1/5 1/6 1/7 1/8 1/9 Depsitos 220,13 216,80 450,25 127,31 Saques 327,26 378,61 106,80 350,61 Balano 1.512,33

Observe que o dinheiro rende juros, calculados da seguinte forma: Juros = i Bi

Cap.1_Chapra.indd 19

03/12/2012 18:04:01

20

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

onde i = a taxa de juros expressa como uma frao por ms, e Bi = o balano inicial no comeo do ms. (a) Use a conservao do dinheiro para calcular o balano em 1/6, 1/7, 1/8 e 1/9 se a taxa de juros for 1% por ms (i = 0,01/ms). Mostre cada etapa dos clculos. (b) Escreva uma equao diferencial para o balano de dinheiro na forma dB = f [ D ( t ), W ( t ), i ] dt onde t = tempo (meses), D(t) = depsito como uma funo do tempo (R$/ms), W(t) = saques como uma funo do tempo (R$/ms). Para esse caso, assuma que os juros so compostos continuamente; isto , juros = iB. (c) Use o mtodo de Euler com um passo de tempo de 0,5 ms para simular o balano. Assuma que os depsitos e saques so efetuados uniformemente ao longo do ms. (d ) Faa um grfico de balano versus tempo para (a) e (c). 1.4 Repita o Exemplo 1.2. Calcule a velocidade para t = 12 s com um tamanho de passo de (a) 1 e (b) 0,5 s. Com base nos resultados, voc pode fazer alguma afirmao com relao aos erros nos clculos? 1.5 Em vez da relao no linear da Equao (1.7), voc poderia escolher modelar a fora para cima no saltador de bungee jumping como uma relao linear: FU = c onde c um coeficiente de arraste de primeira ordem (kg/s). (a) Usando o clculo, obtenha a soluo na forma fechada, no caso em que o saltador est inicialmente em repouso ( = 0 em t = 0). (b) Repita o clculo numrico do Exemplo 1.2 com a mesma condio inicial e os mesmos valores de parmetros. Use um valor de 11,5 kg/s para c. 1.6 Para o saltador de bungee jumping em queda livre com arraste linear (Problema 1.5), considere inicialmente um indivduo de 70 kg com um coeficiente de arraste de 12 kg/s. Se um segundo saltador tem um coeficiente de arraste de 15 kg/s e uma massa de 80 kg, quanto tempo levar para ele atingir a mesma velocidade que o primeiro atingiu em 9 s?

1.7 Para o modelo de arraste de segunda ordem [Equao (1.8)], calcule a velocidade de um paraquedista em queda livre utilizando o mtodo de Euler para o caso em que m = 80 kg e cd = 0,25 kg/m. Realize os clculos de t = 0 at 20 s com um tamanho de passo de 1 s. Use uma condio inicial em que o paraquedista tenha uma velocidade para cima de 20 m/s em t = 0. Em t = 10 s, considere que o paraquedas instantaneamente aberto, de forma que o coeficiente de arraste pule para 1,5 kg/m. 1.8 A quantidade de contaminante radioativo uniformemente distribudo em um reator fechado medida pela sua concentrao c (becquerel/litro ou Bq/L). O contaminante diminui a uma taxa de decaimento proporcional sua concentrao; isto , Taxa de decaimento = kc onde k uma constante, com unidade de dia1. Portanto, de acordo com a Equao (1.14), um balano de massa para o reator pode ser escrito como dc = kc dt diminuio variao = por decaimento na massa Use o mtodo de Euler para resolver essa equao de t = 0 at 1 d com k = 0,175 d1. Use um tamanho de passo t = 0,1 d. A concentrao em t = 0 100 Bq/L. (b) Trace a soluo em um grfico semilog (isto , ln c versus t) e determine a inclinao. Interprete seus resultados. 1.9 Um tanque de armazenamento (Figura P1.9) contm um lquido profundidade y, onde y = 0 quando o tanque est cheio at a metade. O lquido retirado do tanque a uma vazo constante Q para atender demanda. O contedo reposto a uma taxa senoidal de 3Q sen 2(t). A Equao (1.14) pode ser reescrita para esse sistema como d ( Ay ) = 3 Q sen 2 ( t ) Q dt fluxo variao fluxo = para dentro para fora no volume ou, j que a rea da superfcie, A, constante dy Q Q = 3 sen 2 ( t ) dt A A Use o mtodo de Euler para encontrar a profundidade y de t = 0 a 10 d com um tamanho de passo de (a)

Cap.1_Chapra.indd 20

03/12/2012 18:04:01

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

21

y
r Q
entrada topo

topo

y y s 1 Q
sada sada

FIGURA P1.11 FIGURA P1.9

0,5 d. Os valores dos parmetros so A = 1.250 m2 e Q = 450 m3/d. Suponha que a condio inicial seja y = 0. 1.10 Para o mesmo tanque de armazenamento descrito no Problema 1.9, considere que o fluxo de lquido para fora no seja constante, mas dependa da profundidade. Nesse caso, a equao diferencial para a profundidade pode ser escrita como dy (1 + y ) 1,5 Q = 3 sen2 ( t ) dt A A Use o mtodo de Euler para encontrar a profundidade y de t = 0 a 10 d com um tamanho de passo de 0,5 d. Os valores dos parmetros so A = 1.250 m 2, Q = 450 m 3/d e = 150. Considere que a condio inicial seja y = 0. 1.11 Aplique a conservao de volume (ver Problema 1.9) para simular o nvel de lquido em um tanque de armazenamento cnico (Figura P1.11). O lquido flui para dentro do tanque a uma taxa senoidal de Qentrada = 3 sen 2(t) e flui para fora de acordo com
Q sada = 3( y ysada ) 1,5 Q sada = 0 y > ysada y ysada

1.12 Um grupo de 35 alunos assiste aula em uma sala que mede 11 m 8 m 3 m. Cada estudante ocupa cerca de 0,075 m 3 e libera cerca de 80 W de calor (1 W = 1 J/s). Calcule o aumento da temperatura do ar durante os primeiros 20 minutos de aula, se a sala estiver completamente selada e isolada. Considere que a capacidade trmica C do ar seja 0,718 kJ(kg K), e que o ar seja um gs ideal a 20 C e 101,325 kPa. Observe que o calor absorvido pelo ar, Q, est relacionado massa de ar m, capacidade trmica e variao de temperatura pela seguinte relao:
T2

Q= m
T1

C dT = mC ( T2 T1 )

A massa de ar pode ser obtida da lei dos gases ideais: PV = m RT Mwt

onde o fluxo tem unidade de m3/d e y a elevao da superfcie da gua acima do fundo do tanque (m). Use o mtodo de Euler para resolver para a profundidade y para t = 0 a 10 d com um tamanho de passo de 0,5 d. Os valores dos parmetros so rtopo = 2,5 m, ytopo = 4 m e ysada = 1 m. Considere que o nvel esteja inicialmente abaixo do tubo de sada com y(0) = 0,8 m.

onde P a presso do gs, V o volume do gs, T a temperatura do gs, Mwt o peso molecular do gs (para o ar, 28,97 kg/kmol) e R a constante dos gases ideais [8,314 kPa m3(kmol K)]. 1.13 A Figura P1.13 mostra as diversas formas pelas quais um homem comum ganha e perde gua durante um dia. Um litro ingerido com a comida e o corpo metabolicamente produz 0,3 L. Respirando o ar, a troca 0,05 L enquanto inala, e 0,4 L enquanto exala, em um perodo de um dia. O corpo tambm vai perder 0,3, 1,4, 0,2 e 0,35 L atravs de suor, urina, fezes e pela pele, respectivamente. Para manter uma condio estacionria, quanta gua deve ser bebida por dia?

Cap.1_Chapra.indd 21

03/12/2012 18:04:01

22

Parte 1 Modelagem, computadores e anlise de erros

Pele Urina Fezes

Comida Corpo Bebida

Ar Suor

zando um passo de 10.000 m, com velocidade inicial de 1.500 m/s para cima. Compare seu resultado com a soluo analtica. 1.15 Considere uma gotcula esfrica de lquido que evapora a uma taxa que proporcional rea de sua superfcie. dV = k A dt onde V o volume (mm3), t o tempo (min), k a taxa de evaporao (mm/min) e A a rea da superfcie (mm 2). Use o mtodo de Euler para calcular o volume da gotcula de t = 0 a 10 min usando um tamanho de passo de 0,25 min. Considere que k = 0,08 mm/min e que a gotcula tenha inicialmente um raio de 2,5 mm. Avalie a validade de seus resultados determinando o raio do seu volume final calculado e verificando que ele consistente com a taxa de evaporao. 1.16 Um fluido bombeado para dentro da rede mostrada na Figura P1.16. Se Q2 = 0,7, Q3 = 0,5, Q7 = 0,1 e Q8 = 0,3 m3/s, determine os outros fluxos.
Q1 Q3 Q5

Metabolismo

FIGURA P1.13

1.14 No exemplo do saltador de bungee jumping em queda livre, assumimos que a acelerao da gravidade era uma constante de valor 9,81 m/s2. Embora esta seja uma boa aproximao ao examinar objetos caindo perto da superfcie da Terra, a fora gravitacional decresce quando nos movemos para cima do nvel do mar. Uma representao mais geral, baseada na lei da gravitao universal de Newton, pode ser escrita como g ( x ) = g (0) R2 ( R + x )2

onde g(x) a acelerao da gravidade na altura x (em m) medida para cima a partir da superfcie da Terra (m/s2), g(0) a acelerao da gravidade na superfcie da Terra ( 9,81 m/s2) e R o raio da Terra ( 6,37 106 m). (a) Em uma forma similar deduo da Equao (1.8), utilize o balano de foras para deduzir uma equao diferencial para a velocidade como uma funo do tempo que use essa representao mais completa da gravitao. Entretanto, para tal deduo, considere que a velocidade para cima seja positiva. (b) Para o caso de o arraste ser desprezvel, use a regra da cadeia para expressar a equao diferencial como uma funo da altura em vez do tempo. Lembre-se de que a regra da cadeia d d dx = dt dx dt (c) (d ) Use o clculo para obter uma soluo na forma fechada em que = 0 em x = 0. Use o mtodo de Euler para obter uma soluo numrica de x = 0 at 100.000 m utili-

Q2

Q4

Q6

Q7

Q10

Q9

Q8

FIGURA P1.16

1.17 A lei de resfriamento de Newton diz que a temperatura de um corpo varia a uma taxa proporcional diferena entre a sua temperatura e a temperatura do meio que o cerca (a temperatura ambiente), dT = k ( T Ta ) dt onde T a temperatura do corpo (C), t o tempo (min), k a constante de proporcionalidade (por minuto) e Ta a temperatura ambiente (C). Considere uma xcara de caf que originalmente tenha a temperatura de 70 C. Use o mtodo de Euler para calcular a temperatura de t = 0 a 20 min utilizando um tamanho de passo de 2 min se Ta = 20 C e k = 0,019/min.

Cap.1_Chapra.indd 22

03/12/2012 18:04:01

Captulo 1 Modelagem matemtica, mtodos numricos e soluo de problemas

23

1.18 Voc est trabalhando como investigador de uma cena de crime e deve prever a temperatura de uma vtima de homicdio ao longo de um perodo de 5 h. Voc sabe que a temperatura da sala onde a vtima foi encontrada estava em 10 C quando o corpo foi descoberto. (a) Use a lei de resfriamento de Newton (Problema 1.17) e o mtodo de Euler para calcular a temperatura do corpo da vtima para o perodo de 5 h usando valores de k = 0,12/h e t = 0,5 h. Assuma que a temperatura do corpo da vtima no instante da morte era 37 C e que a temperatura da sala estava em um valor constante de 10 C ao longo do perodo de 5 h. (b) Investigaes adicionais revelam que, na realidade, a temperatura da sala decaiu linearmente de 20 para 10 C ao longo do perodo de 5 h. Repita os mesmos clculos do item (a), porm incorporando essa nova informao. (c) Compare os resultados de (a) e (b) traando-os em um mesmo grfico. 1.19 A velocidade igual taxa de variao da posio x (m): dx = ( t ) dt (P1.19)

Use o mtodo de Euler para integrar numericamente as Equaes (P1.19) e (1.8) para determinar a velocidade e a posio do objeto durante a queda como uma funo do tempo para os primeiros 10 segundos de queda livre, utilizando os mesmos

parmetros e condies do Exemplo 1.2. Faa um grfico de seus resultados. 1.20 Alm da fora de gravidade para baixo (peso) e do arraste, um objeto caindo atravs de um fluido tambm est sujeito fora de empuxo que proporcional ao volume deslocado. Por exemplo, para uma esfera com dimetro d (m), o volume da esfera V = d 3/6 e sua rea projetada A = d 2/4. A fora de empuxo pode ser calculada como Fb = Vg. O empuxo foi desconsiderado na deduo da Equao (1.8) porque ele relativamente pequeno para um objeto como um saltador de bungee jumping se movendo atravs do ar. No entanto, para fluidos mais densos como a gua, ele torna-se mais significativo. (a) Deduza uma equao diferencial da mesma forma como a Equao (1.8), mas inclua a fora de empuxo e represente a fora de arraste como descrito na Seo 1.4. (b) Reescreva a equao diferencial obtida em (a) para o caso especial de uma esfera. (c) Use a equao determinada em (b) para calcular a velocidade terminal (isto , a velocidade para o estado estacionrio). Use os seguintes valores de parmetros para a esfera em queda atravs da gua: dimetro da esfera = 1 cm, densidade da esfera = 2.700 kg/m3, densidade da gua = 1.000 kg/m3, e Cd = 0,47. (d ) Use o mtodo de Euler com um tamanho de passo de t = 0,03125 s para resolver numericamente a equao para velocidade de t = 0 a 0,25 s, considerando a velocidade inicial igual a zero.

Cap.1_Chapra.indd 23

03/12/2012 18:04:01

Potrebbero piacerti anche