Sei sulla pagina 1di 7

Assessoria de Imprensa e Comunicao

PORTARIA 74/06 - SMG Dispe sobre os critrios e procedimentos para valorao e apurao dos pontos relativos capacitao e participao em atividades realizadas no mbito da Municipalidade, para fins de promoo por merecimento dos servidores pblicos municipais. O SECRETRIO MUNICIPAL DE GESTO usando das atribuies que lhe so conferidas por lei, CONSIDERANDO , a necessidade de estabelecer critrios e procedimentos a operacionalizao da promoo por merecimento, na conformidade do Decreto46.519, de 19 de outubro de 2005, que regulamentou os artigos 100 a 106 da Lei 13.748, de 16 de janeiro de 2004, que disciplina a matria; CONSIDERANDO , ainda, que, de acordo com o Decreto 46.519, de 2005, compete a Secretaria Municipal de Gesto estabelecer os procedimentos relativos a operacionalizao da promoo por merecimento, RESOLVE: Art. 1 . Esta portaria estabelece os procedimentos relativos operacionalizao da promoo por merecimento, prevista nos artigos 100 a 106 da Lei 13.748, de 16 de janeiro de 2004, relativamente aos incisos III e IV, do artigo 6 do Decreto 46.519, de 19 de outubro de 2005. Art. 2 - Para fins de promoo por merecimento consideram-se: I - capacitao: conjunto de conhecimentos e capacidades, adquiridos pelo servidor em cursos e eventos, que propiciem um processo permanente e deliberado de aprendizagem para o desenvolvimento de competncias institucionais e individuais, respeitando-se os limites e valores fixados nesta portaria, de acordo com o nvel de escolaridade exigido para o cargo titularizado, desde que sejam correlacionados com sua rea de atuao e realizados ou referendados pela Prefeitura do Municpio de So Paulo; II - curso: evento de capacitao, realizado com carga horria, programa, cronograma e critrios de avaliao, condizente com a rea de atuao do servidor e que no constitua pr-requisito para o provimento do cargo titularizado, nas modalidades: a) presencial: ministrado em sala de aula para um nmero limitado de participantes; b) distncia: via Internet. III - curso realizado pela PMSP: evento promovido pelas Secretarias Municipais, Subprefeituras e Administrao Indireta, analisado pela respectiva instncia responsvel pela ao de Treinamento e Desenvolvimento, validado pela Diviso de Desenvolvimento de Pessoal - DRH-4, do Departamento de Recursos Humanos -

Assessoria de Imprensa e Comunicao


DRH, da Coordenadoria de Gesto de Pessoas - CGP, da Secretaria Municipal de Gesto - SMG, com pontuao estabelecida no Anexo I desta portaria; IV - curso referendado pela PMSP: evento promovido ou patrocinado por rgo oficial ou rgo reconhecido ou entidade legalmente constituda, autorizada ou credenciada cuja pontuao est fixada no Anexo II desta portaria; V - atividade: aes desenvolvidas pelo servidor, durante sua permanncia no grau, que no faam parte das suas atribuies rotineiras, desde que devidamente comprovadas ou atestadas pela chefia mediata. Art. 3 - Para fins de validao de curso a unidade interessada dever protocolar junto ao DRH-4, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias do inicio do evento, proposta acompanhada do projeto e instrumental preenchido, nos termos do Anexo IV desta portaria, contendo a discriminao das aes a serem desenvolvidas e o perodo de realizao do curso. 1. Na hiptese de curso com previso de horas no presenciais, dever constar do projeto, obrigatoriamente, as aes a serem desenvolvidas nessas horas. 2.O DRH-4 atribuir nmero a cada proposta apresentada, informando-o as devidas instncias. Art 4 - O DRH-4, proceder validao do curso de capacitao que se encontrar em conformidade com a legislao vigente e com os objetivos estabelecidos na proposta. 1.A validao de curso ter vigncia de 1 (um) ano. 2.A renovao da validao, devidamente justificada, deve ser requisitada por memorando ao DRH-4, nos casos de atualizao ou reproduo do curso. Art. 5 - A Unidade de Recursos Humanos deve emitir relatrio de concluso de turma de curso ou evento, conforme modelo constante do Anexo VII desta portaria, a ser preenchido e mantido em arquivo pelas reas responsveis pelas aes de Treinamento e Desenvolvimento das Secretarias e Subprefeituras e disponibilizado mensalmente para cadastro. Art. 6 - Os pontos relativos aos cursos realizados pela PMSP sero atribudos de acordo com o nvel de escolaridade exigido para o cargo, computados para cada servidor em conformidade com o nmero de horas de participao, nos termos do Anexo I, desta portaria. 1. Somente sero atribudos pontos aos participantes que apresentarem freqncia mnima de 75% da carga horria total do curso. 2. Na hiptese de curso com previso de horas no presenciais, estas devero se limitar a, no mximo, 10% do total de horas do curso.

Assessoria de Imprensa e Comunicao


3. Para as aes de capacitao promovidas pela PMSP que se enquadrem nos incisos I e II do artigo 8 desta portaria, a pontuao se dar nos termos do Anexo V. 4. Para os servidores aos quais se aplicam as regras de transio previstas no artigo 12 do Decreto 46.519, de 2005, que no foram promovidos e realizaram cursos pela PMSP em anos anteriores a 2005, fica mantida a pontuao, prevista no Anexo II do mesmo decreto. Art.7 - Para efeito de promoo por merecimento, os cursos validados e realizados pela PMSP tero os pontos computados durante a permanncia do servidor no grau, at a data de 31 de dezembro do ano-base. Pargrafo nico - Na hiptese de no utilizao da totalidade da pontuao dos cursos realizados no perodo, ocorrendo mudana de grau, o saldo no poder ser aproveitado em promoes futuras. Art. 8. A pontuao atribuda aos eventos de capacitao referendados pela PMSP, realizados por instituies oficiais ou reconhecidas, corresponder no mximo a 300 pontos do total de 600 pontos atribudos capacitao, englobando os seguintes eventos: I - Congressos, Seminrios, Simpsios, Encontros, Oficinas e Fruns relacionados carreira do servidor, mediante apresentao de atestado ou certificado, acompanhado do programa do evento; II - cursos distncia: mediante apresentao de certificado de aprovao e programa do curso, acompanhados de anlise favorvel das reas responsveis pelas aes de treinamento e desenvolvimento; III - cursos de qualificao ou aperfeioamento profissional: mediante a apresentao de certificado de concluso, desde que relacionado ao cargo ou funo do servidor; IV - cursos de ensino mdio ou mdio tcnico: mediante a apresentao de certificado de concluso; V - cursos seqenciais de educao superior: mediante a apresentao de certificado de concluso. VI - cursos de graduao superior: mediante a apresentao de certificado de concluso. VII - ps-graduao lato sensu ou MBA, de no mnimo de 360 horas: mediante a apresentao de certificado de concluso e programa do curso; VIII - ps-graduao stricto sensu: mediante a apresentao do ttulo de Mestre ou Doutor.

Assessoria de Imprensa e Comunicao


1 - Os eventos de capacitao de que tratam os incisos I e II, realizados aps a publicao do Decreto 46.519, de 2005, podero ser utilizados, a qualquer tempo, para fins de promoo por merecimento. 2 - Os eventos de capacitao de que tratam os incisos III, IV, V, VI, VII e VIII podero ser utilizados, a qualquer tempo, para fins de promoo por merecimento. 3. - Os pontos relativos aos eventos de capacitao referendados sero computados uma nica vez. 4 - O servidor dever entregar a documentao relativa aos eventos de capacitao referendados respectiva Unidade de Recursos Humanos, observado o cronograma estabelecido pelo DRH-4, para que esta efetue registro conforme modelo constante do Anexo V. 5 - Os cursos referendados nos termos deste artigo sero considerados para fins de promoo por merecimento a partir do ano-base 2006/ exerccio 2007. Art. 9 - A pontuao atribuda a atividade corresponder ao valor mximo de 200 pontos, na conformidade do Anexo III, podendo contribuir na composio da pontuao necessria para promoo por merecimento, englobando os seguintes eventos: I - superviso de estgio: trabalhos relacionados superviso de estagirios, independentemente do nmero de pessoas vinculadas,com pontuao atribuda a cada 6 meses consecutivos de atuao, cabendo ao DRH-4 a respectiva apurao; II - monitoria ou instrutoria: atividades realizadas na PMSP, relacionadas atuao em sala de aula, cuja prtica no se relacione diretamente com a natureza das atividades do cargo ou funo do servidor, atribudapontuao por curso ministrado, com durao mnima de 4 horas, mediante a apresentao de atestado do organizador do evento, constando o tema desenvolvido, pblico alvo, data, horrio e local da apresentao; III - palestras: ministradas no mbito da PMSP relacionadas a temas de interesse profissional, mediante a apresentao de atestado do organizador do evento, constando o tema desenvolvido, pblico alvo, data, horrio e local; IV - apresentao de trabalho em Congressos, Seminrios, Simpsios, Encontros, Jornadas, Conferncias ou similares, mediante atestado ou certificado acompanhados do programa do evento; V - participao em CIPA: servidores eleitos como membros da CIPA, dentro do perodo do ano-base, mediante a apresentao de comprovao especfica; VI - outras atividades: realizadas no mbito da PMSP, dentro do perodo do anobase, mediante apresentao de comprovao especifica. Pargrafo nico. Na hiptese do inciso VI, dever ser encaminhada ao DRH - 4 para aprovao, proposta de nova atividade, devidamente justificada, e com parecer tcnico das reas de Recursos Humanos das Secretarias e Subprefeituras.

Assessoria de Imprensa e Comunicao


Art. 10. O servidor dever entregar a documentao relativa as atividades respectiva Unidade de Recursos Humanos no ano-base, para que esta efetue registro conforme modelo constante do Anexo VI. 1. As atividades sero pontuadas na conformidade do Anexo III, desconsideradas aquelas para as quais exista rubrica de remunerao especfica. 2. Para efeito de pontuao do critrio atividade para promoo por merecimento do ano-base 2005/ exerccio 2006, sero atribudos 200 pontos para todos os servidores concorrentes. Art.11. Compete s Unidades de Recursos Humanos das Secretarias, s Supervises de Gesto de Pessoas das Subprefeituras e s Coordenadorias de Educao: I - quanto aos cursos realizados pela PMSP: a) proceder levantamento das necessidades de capacitao, implementar e assessorar os projetos das reas; b) analisar, preliminarmente, a real necessidade das propostas de capacitao, respeitando as especificidades das reas e as diretrizes estabelecidas pelas Secretarias e Subprefeituras; c) promover, orientar e indicar aes de capacitao para os servidores dos nveis bsico, mdio e superior; d) elaborar e gerenciar sistematicamente relatrios com os dados referentes aos resultados obtidos nas capacitaes; e) preencher a proposta de validao, nos termos do Anexo IV, e encaminhar para o DRH-4; f) preencher o relatrio de concluso de turma, nos termos do Anexo VII, e encaminh-lo ao DRH.4; g) cadastrar as horas dos cursos realizados pelos servidores no sistema informatizado; II - quanto aos cursos referendados pela PMSP: a) analisar os certificados dos cursos bem como do respectivo programa, verificando se esto em conformidade com a rea de atuao do servidor solicitante; b) proceder levantamento das necessidades de capacitao e implementar parcerias regionais que atendam as necessidades de qualificao do servidor no exerccio de suas atribuies;

Assessoria de Imprensa e Comunicao


c) cadastrar os eventos de cada servidor, nos termos do Anexo V, observada a pontuao estabelecida no Anexo II; d) cadastrar os cursos em banco de dados e encaminh-lo, em data a ser estabelecida por comunicado ao DRH-4; e) arquivar, no pronturio do servidor, a cpia do comprovante dos cursos, bem como o formulrio de registro de cursos referendados pela PMSP, nos termos do Anexo V; III - quanto s atividades: a) analisar se as atividades apresentadas pelo servidor tm relao com as atribuies do respectivo cargo ou funo; b) cadastrar a pontuao de cada servidor, nos termos do Anexo VI; c) cadastrar as atividades em banco de dados e encaminh-lo ao DRH-4, em data a ser estabelecida por comunicado; d) arquivar, no pronturio do servidor, o formulrio de registro de atividade estabelecido no Anexo VI. Art. 12 - Compete Diviso de Desenvolvimento de Pessoal - DRH-4: I - quanto aos cursos realizados pela PMSP: a) analisar as propostas de capacitao, considerando as justificativas apresentadas pelas reas solicitantes, e as diretrizes estabelecidas pelas Secretarias e Subprefeituras; b) validar os cursos; c) publicar no Dirio Oficial da Cidade, mensalmente, as propostas dos cursos validados, aps a realizao da primeira turma. II - quanto aos cursos referendados pela PMSP: analisar e gerenciar os bancos de dados enviados pelas Secretarias e Subprefeituras; III - quanto as atividades: a) analisar e gerenciar os bancos de dados enviados pelas Secretarias e Subprefeituras; b) analisar e adotar critrios e procedimentos de pontuao para as novas atividades. Pargrafo nico. O DRH-4, sempre que julgar necessrio, poder solicitar s Secretarias Municipais ou s Subprefeituras informaes sobre a autenticidade dos documentos encaminhados para comprovao de cursos ou de atividades.

Assessoria de Imprensa e Comunicao


Art 13 . Compete ao Departamento de Recursos Humanos - DRH, da Coordenadoria de Gesto de Pessoas, da Secretaria Municipal de Gesto expedir normas complementares necessrias ao cumprimento desta portaria, bem como dirimir as dvidas decorrentes de sua aplicao. Art.14 . Os casos omissos sero resolvidos pela Secretaria Municipal de Gesto. OBS: QUADRO ANEXO I, II, III, IV, V, VI, VII, VIDE DOC 31/10/06 PG 5 E 6

Potrebbero piacerti anche