Sei sulla pagina 1di 5

Casas de Paz

Uma estratgia para levar famlias a experimentar a paz que s Jesus pode oferecer.

1) Introduo.
Pouco antes da sua morte Jesus declarou aos seus discpulos: Deixo com vocs a paz. a minha paz que eu lhes dou; no lhes dou a paz como o mundo a d. No fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14:27). E logo aps sua ressurreio ele apareceu aos mesmos discpulos para confort-los, e essa foi a primeira declarao que ele fez: Paz seja convosco!. Sim, Jesus est muito interessado em ministrar a Sua paz aos coraes das pessoas.

2) Como surgiram as Casas de Paz?


A ideia das Casas de Paz nasceu h alguns anos no corao do Pr. Danilo Figueira, da Comunidade Crist de Ribeiro Preto, como uma estratgia de impacto evangelstico que levou aquela Igreja local a uma tremenda experincia de crescimento em sua histria. Com pequenos ajustes, necessrios devido ao contexto de cada localidade, diversas igrejas do Brasil tm experimentado o mesmo. Assim, ns tambm decidimos mobilizar os membros comprometidos com esta Casa para se envolverem nesse projeto, que visa levar de maneira simples e eficaz, a paz de Cristo a centenas de lares da nossa cidade.

3) A Inspirao Bblica das Casas de Paz


Trata-se de uma estratgia bblica, simples e eficaz de mobilizao da igreja local para ganhar vidas e estabelecer suas casas como a base para a expanso do reino de Deus. A passagem bblica usada como base o captulo 10 de Lucas, onde Jesus chama 70 dos seus discpulos, todos inexperientes na f, e os envia de dois em dois a diversas cidades e aldeias, com a misso de encontrar pessoas que estivessem abertas para receber a presena do Senhor em suas casas. Nos versculos 5 e 6 Jesus os orientou dizendo: Quando entrarem numa casa, faam primeiro esta saudao: Que a paz esteja nesta casa! E, se ali houver algum filho da paz, repousar sobre ele a vossa paz (...). Ento, a tarefa dos 70 era encontrar os filhos da paz e estabelecer suas casas como Casas de Paz e uma base de operao do reino de Deus. O texto nos mostra que os discpulos saram de dois em dois para a misso que Jesus lhes havia dado, indo a diversas cidades, aldeias e povoados a fim de encontrar pessoas que estivessem abertas para receber a presena do Senhor Jesus em suas casas. Alguns dias depois, todos retornaram cheios de alegria por tudo o que viram o Senhor realizar: salvao, restaurao e milagres! Aqueles homens ousaram obedecer ao Senhor, enfrentando muitas oposies e seus prprios medos, e o resultado foi aquilo que queremos experimentar como igreja: um verdadeiro avivamento!

4) O que so as Casas de Paz


So casas que se abrem para que, durante um perodo de sete semanas, a palavra de Deus possa ser ministrada de uma maneira simples e compreensvel a pessoas que ainda no participam de nenhuma igreja evanglica. Alm da Palavra, as pessoas tambm recebem orao por suas necessidades pessoais e enfermidades e so levadas a se integrarem em uma Clula.

5) Implantando as Casas de Paz


A implementao das Casas de Paz envolve diversas etapas, incluindo um tempo de preparao a fim de mobilizar toda a igreja para se envolver no projeto, conforme descrito abaixo: Orao Durante as semanas que antecedem o incio da Campanha, toda a igreja ser desafiada a orar, saturando os cus da nossa cidade com clamores tanto pelas pessoas que abriro suas casas como por aquelas que sero convidadas a participar das Casas de Paz. Faremos isso em todas as reunies possveis: reunies de orao s quartas-feiras, Clulas, Celebraes, reunies de liderana, etc. claro que a orao vai continuar at finalizao da Campanha, quando os frutos sero apresentados a Deus numa grande celebrao com toda a igreja. Mobilizao nas Clulas e Celebraes Tanto nos cultos de Celebrao quanto nas Clulas as mensagens sero ministradas no sentido de preparar, motivar e envolver o nosso povo, a fim de engajar o maior nmero de pessoas possvel no projeto. Definio das duplas - Semeadores da Paz Inspirados no modelo de Jesus, que enviou os 70 discpulos de dois em dois, estaremos formando as duplas de Semeadores a fim de levar a Paz de Cristo a centenas de casas da nossa cidade. O critrio para a formao desses pares que sejam pessoas comprometidas com a Clula e a Igreja, que tenham concludo a Classe de Integrao e participado do Encontro com Deus. Reunies Preparatrias Para o Envio das Duplas Alm das ministraes feitas nos cultos de celebrao e das Clulas, haver pelo menos uma reunio previamente agendada, quando todas as duplas j estiverem definidas, para transmitir instrues mais detalhadas para a realizao das reunies nas Casas de Paz, por exemplo: Como proceder nas casas; Tempo e programao das reunies; Como os estudos bblicos sero ministrados; Como integrar os novos convertidos vida da igreja;

Alm dessas instrues, nessa reunio haver um tempo especial para que os Pastores de rea possam orar e ungir as duplas de suas respectivas reas pastorais, enviando-as para o trabalho. A Busca dos Filhos da Paz H muitas formas de se encontrar os filhos da paz. O evangelismo pessoal a principal delas. A sugesto que cada dupla faa uma lista de pessoas pelas quais estaro orando e busquem o momento de abord-las, propondo se gostariam de abrir suas casas para que a Paz do Senhor possa ser ali ministrada por sete semanas. A prioridade deve ser abordar aquelas pessoas que estejam enfrentando algum tipo de sofrimento pessoal ou em sua famlia. Ex: algum doente, um filho que esteja nas drogas, dificuldades financeiras, etc. H sempre ao nosso redor pessoas necessitadas e outras que esto curiosas em relao ao mundo espiritual. So verdadeiros filhos da paz, que precisam ser descobertos. Outra maneira de abrir Casas de Paz utilizando as reunies de confraternizao das Clulas para convidar o maior nmero possvel de pessoas no convertidas. Neste dia o lder ou mesmo uma das duplas poderia repartir uma pequena palavra desafiando as pessoas a abrirem suas casas para Jesus.

As Reunies nas Casas de Paz As reunies acontecero uma vez por semana, durante sete semanas. Elas devero ser intensas e objetivas, no durando mais que uma hora, comeando com uma breve orao, depois um quebra-gelo rpido e em seguida a palavra, que dever ser ministrada em no mximo 30 minutos. Aps o ensino da palavra, preciso dar oportunidade para que as pessoas faam seus pedidos de orao, provocando a oportunidade para que milagres aconteam e aquelas famlias sejam abenoadas. O encerramento da reunio acontecer com essa orao. muito importante que a reunio no se estenda por mais de uma hora, para que as pessoas tenham expectativa pelo que acontecer na prxima semana. O Material a ser Ministrado nas Casas de Paz Cada dupla receber os esboos das sete ministraes que sero compartilhadas durante a campanha. So to simples que at mesmo um novo convertido pode compartilh-las. Tudo o que for ministrado tem como objetivo levar os ouvintes ao arrependimento, converso e a um compromisso definitivo com Cristo e com a igreja local. Antes de iniciarmos a campanha, as duplas convocadas passaro por um treinamento especfico, quando sero instrudas em como ministrar.

6) A Grande Festa de Encerramento das Casas de Paz


No final das sete semanas haver uma celebrao especial envolvendo toda a Igreja, nos moldes do retorno do Encontro, para celebrarmos a colheita. Nesse dia todas as pessoas que abriram suas casas e tambm aquelas que tiveram uma experincia pessoal com Deus, sero reconhecidas e honradas, numa grande festa.

7) Tirando as ltimas Dvidas


1. Durante a Campanha das Casas de Paz, as Clulas sero interrompidas? No! As Clulas continuam sendo a prioridade na estrutura de pastoreio da INA Londrina. 2. Quais os pr-requisitos para fazer parte da dupla de Semeadores? Estar participando de uma Clula, ter concludo a Classe de Integrao e participado do Encontro com Deus. Obs: O Lder de Clula acompanhado do seu Supervisor avaliar os casos especiais, como pessoas cujo carter seja duvidoso. 3. Quem definir as duplas de Semeadores? Cabe ao Lder da Clula a definio e acompanhamento das duplas, sempre com o apoio dos Supervisores, considerando alguns fatores como: afinidade, facilidade de se encontrarem e, na medida do possvel colocando algum mais maduro junto a um menos experiente. A dupla tambm pode ser formada por um casal. Obs: - No caso de jovens, as duplas de Semeadores preferencialmente devem ser formadas por pessoas do sexo oposto, a fim de facilitar a participao de jovens de ambos os sexos nas reunies. - No caso de adolescentes, imprescindvel que em cada dupla sempre haja algum mais experiente. 4. Os integrantes das duplas de Semeadores tm que ter feito o Treinamento de Lderes? No! O critrio estabelecido que tenham concludo a Classe de Integrao, participado do Encontro com Deus e estejam identificados com uma Clula da INA. 5. Podero ser formadas duplas envolvendo pessoas de Clulas diferentes?

Isso aceitvel, porm no recomendvel, pois dificultaria o acompanhamento por parte de um Lder e a posterior integrao do novo convertido. 6. Como se dar o acompanhamento das duplas que foram enviadas a abrir as Casas de Paz? As duplas de Semeadores devero frequentar suas respectivas Clulas durante as sete semanas, onde sero acompanhados por seu Lder de Clula. Este reservar um tempo semanalmente, aps as Clulas, para ouvir sobre suas experincias e dificuldades, bem como para dar orientaes, encoraj-los e orar com eles. 7. Onde as Casas de Paz podem acontecer? De preferncia em todas as casas ou estabelecimentos que abrirem suas portas para receber a dupla de Semeadores, durante um perodo de sete semanas. Esses locais podem ser de: - Familiares ou amigos de membros da INA, que no sejam convertidos ou que estejam desviados; - Membros da INA que estejam frequentando ou no uma Clula. Obs: Nenhuma Casa de Paz poder ser iniciada na casa ou estabelecimento de membros de outras igrejas evanglicas da nossa cidade. 8. Quantas Casas de Paz cada dupla de Semeadores pode abrir? No existe limite. Por se tratar de uma estratgia de evangelismo, quanto mais, melhor! Como se trata de um esforo evangelstico de durao limitada, se houver disposio e tempo para abrir vrias, em endereos diferentes, podem e devem faz-lo. 9. Algum pode comear a frequentar uma Casa de Paz no meio do processo, sem ter recebido as primeiras ministraes? Sem dvida! Para a salvao de vidas no h restrio. 10. Os Semeadores devem falar sobre a estrutura da igreja nas Casas de Paz? Isso pode ser feito apenas depois de um tempo, pois o propsito principal das Casas de Paz levar a bno de Deus para aquela casa e conduzir cada pessoa a uma experincia pessoal com Deus. 11. Qual ser o limite de participantes nas reunies das Casas de Paz No h limites, a no serem os limites da prpria casa ou aqueles que os anfitries impuserem. 12. Os Semeadores so livres para dirigir as reunies semanais como desejarem? No! Todos devem seguir o padro estabelecido para: brinde dado aos anfitries, padro das ministraes, contedo da palavra, etc. 13. Qual a durao das reunies nas Casas de Paz? A durao de cada reunio no pode ultrapassar uma hora. A mensagem deve ser ministrada em no mximo 30 minutos, seguida de orao pelas necessidades e encerramento. 14. Novas pessoas podem ser convidadas para participar das Casas de Paz depois da primeira semana? Sim! Qualquer pessoa pode ser convidada a participar em qualquer das ministraes. 15. Lderes, Supervisores e Pastores de rea podem compor as duplas de Semeadores? No h nenhuma restrio quanto a isso, alis recomendvel que o faam. 16. Em que momento as pessoas devem ser convidadas a participar de uma reunio de celebrao? Desde a primeira reunio nas Casas de Paz as pessoas devem ser incentivadas, a fim de terem um primeiro contato com o ambiente ungido e estimulante da igreja. 17. Os participantes das Casas de Paz esto liberados para ministrar?

Por se tratar de uma estratgia de evangelismo, importante que apenas os Semeadores ministrem o estudo dirigido, ainda que em alguns momentos algumas pessoas possam at abrir seus coraes e/ou interagir nas reunies. 18. Como os Semeadores devem se comportar ao se depararem com um ambiente diferente e/ou hostil nas Casas de Paz? Os Semeadores devem estar preparados para encontrar imagens de santos, bebidas alcolicas, cigarro, pessoas hostis, etc. preciso respeitar o ambiente da casa, evitando confrontos desnecessrios e agindo com sensibilidade, sabendo que trata-se de um campo a ser conquistado com sabedoria e muita orao. Obs: importante que em todas as semanas, ao entrar e sair das Casas de Paz os Semeadores declarem a bno de Deus sobre aquele lugar. 19. Se houver pessoas perturbadas ou manifestaes demonacas com algum participante, o que deve ser feito? A dupla de Semeadores deve orar ali mesmo na reunio, para que as pessoas sejam libertas. Lembre-se de que foi isso o que aconteceu quando Jesus enviou seus discpulos, conforme o relato dos discpulos a Jesus: Senhor, os prprios demnios se nos submetem pelo teu nome. (Lc 10:17). claro que um processo de aprofundamento de libertao dessas pessoas dever acontecer em outro ambiente, o que poder ser trabalhado depois. 20. No final do perodo das sete semanas o que acontecer com as casas que se abriram para abrigar uma reunio das Casas de Paz? As pessoas que participaram das Casas de Paz, principalmente os novos convertidos, sero convidados para uma grande celebrao no templo da INA Londrina e depois podero participar de uma Clula. possvel que algumas Casas se transformem em Clulas, porm isso ser avaliado oportunamente.

8) Concluso
O objetivo que toda a Igreja se envolva nesse esforo evangelstico e que tenhamos tantas Casas de Paz quanto for possvel abertas. Para isso, todos os membros comprometidos com a INA Londrina sero animados a se envolver no projeto compondo as duplas de Semeadores. Vale lembrar que as reunies semanais nas Clulas continuaro normalmente, inclusive porque as mesmas estaro preparadas para receber aqueles que forem alcanados nas Casas de Paz. Que Deus nos conceda a Sua graa e capacidade, para enchermos centenas de casas da nossa cidade com a Paz que s Jesus pode dar. Jd 2 A misericrdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados.

Potrebbero piacerti anche