Sei sulla pagina 1di 21

A Segunda Guerra Mundial e o NaziFascismo

Prof. Leonardo Castro Durante o entre-guerras, estruturou-se na Europa um fenmeno poltico conhecido como nazi-fascismo movimento nacionalista, antidemocrtico, autoritarista. Esse fenmeno foi uma reao nacionalista s frustraes da 1 Guerra Mundial, buscando fortalecer o Estado intervencionista e combater a ameaa revolucionria de esquerda.

De fato, a Primeira Guerra Mundial feita para pr fim a todas as guerras transformou-se no ponto de partida de novos e irreconciliveis conflitos, pois gerou um forte sentimento revanchista principalmente por parte da Alemanha. As contradies se aguaram com os efeitos da Grande Depresso ou Crise de 1929, uma grande recesso econmica que teve incio em 1929 e que persistiu ao longo da dcada de 1930, sendo considerada o pior e o mais longo perodo de recesso econmica do sculo XX que causou altas taxas de desemprego, quedas drsticas do produto interno bruto de diversos pases, bem como quedas drsticas na produo industrial.

Texto e Contexto
Tratado de Versalhes Artigo 159 As foras militares alemes sero desmobilizadas e reduzidas como se prescreve adiante.

Artigo 160 Numa data que no deve ser posterior a 31 de maro de 1920, o Exrcito Alemo no deve compreender mais que sete divises de infantaria e trs divises de cavalaria. Depois daquela data, o nmero total de efetivos no Exrcito dos Estados que constituem a Alemanha, no deve exceder de cem mil homens...

Artigo 198 As foras armadas da Alemanha no devem incluir quaisquer foras militares ou navais...

Artigo 231 Os Governos Aliados e Associados afirmam e a Alemanha aceita a sua responsabilidade e de seus Aliados por ter causado todas as perdas e prejuzos a que os Aliados e Governos Associados e seus membros foram sujeitos como uma conseqncia da guerra, imposta a eles pela agresso da Alemanha e de seus aliados.

Artigo 232 Os Governos Aliados e Associados reconhecem que os recursos da Alemanha no so adequados, depois de levar em conta as diminuies permanentes desses recursos, que resultaro de outros itens deste Tratado, para realizar a indenizao completa por todas essas perdas e danos. (FENTON, Edwin. 32 Problemas na Histria Universal. So Paulo: Edart, 1995. pp. 134-135.)

Manifestao alem contra o Tratado de Versalhes em Berlim. Schlluss mit Versailles, Fim com o tratado de Versalhes, Tag Von Versailles, tag der Unehre, Encontro de Versalhes, encontro da desonra, Los von Versailles, Livre de Versalhes... .

Outro fator importante neste contexto foi o Tratado de Versalhes (1919), assinado pelas potncias europeias, e que disseminou um forte sentimento nacionalista entre os alemes. Os termos impostos Alemanha incluiam a perda de uma parte de seu territrio, a perda de todas as suas colnias, uma restrio ao tamanho do exrcito (100.000 soldados), indenizaes aos pases vitoriosos pelos prejuzos da guerra e a Alemanha foi considerada a culpada pela 1 Guerra Mundial. A poltica do Fascismo italiano de Benito Mussolini e do Nazismo alemo de

Adolf Hitler foi fundamentada nos seguintes princpios: O nacionalismo um sentimento de valorizao de uma nao, principalmente do ponto de vista ideolgico; h a exaltao nacional, a nao est acima de tudo e o bem supremo perante o Estado e para o povo. O totalitarismo um principio ou um regime poltico segundo o qual legitimo o monoplio do Estado sobre o poder poltico, e que se estende a todos os aspectos da sociedade. Pode ser resultado da incorporao do Estado por um Partido (nico e centralizador) ou da extenso natural das instituies estatais. o resultado de extremismos ideolgicos e uma paralela desintegrao da sociedade civil organizada. O autoritarismo um principio ou regime poltico em que postulado o princpio da autoridade que aplicada com freqncia em detrimento das liberdades individuais. Pode ser definido como um comportamento em que uma instituio ou pessoa se excede no exerccio da autoridade de que lhe foi investida. Na Alemanha nazista e na Itlia fascista estava relacionada a autoridade suprema de seus lderes, o Duce (italiano), Benito Mussolini, e o Fhrer (alemo), Adolf Hitler . O Militarismo a idia de que uma sociedade estar mais segura e protegida se for grande sua capacidade blica de defesa e ataque. O Militarismo tambm est associado a organizao do Estado de forma militarista, isto , de forma rigida, autoritria e por vez hierarquica. Tal princpio gera um armamentismo desenfreado e a expanso nacional, sobretudo, atravs de guerras de conquista. Na Alemanha e na Itlia surgiram associaes Paramilitares, ou seja, grupos com fins poltico-partidrios ou ideolgicos formados por membros fardados e armados, que usam tticas policiais e/ou militares para conseguir seus objetivos. O anticomunismo um conjunto de idias e tendncias intelectuais e polticas que possuem em comum a oposio a idias, organizaes ou governos comunistas. Os anticomunistas buscam evitar a ecloso de revolues comunistas e repudiam conceitos fundamentais do comunismo, tais como a luta de classes como motor da Histria e a idia de inevitabilidade do comunismo como fruto dos processos histricos.

O fascismo italiano

O fascismo uma doutrina totalitria desenvolvida por Benito Mussolini na Itlia, a partir de 1919, durante seu governo (19221943 e 19431945). A expresso Fascismo deriva de fascio, que nos tempos do Imprio Romano era um smbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.

Benito Mussolini, jornalista e agitador poltico italiano, fundou o partido fascista, originrio de um movimento paramilitar que ele mesmo criara para combater as agitaes e as greves organizadas pelos socialistas e outros movimentos de esquerda, o Fasci di Combattimento (Esquadras de Combate) ou Squadres (Esquadras) a milcia armada conhecida como camisas negras. Atacando adversrios comunistas, ganharam apoio da elite e da classe mdia. Em 1919, em Milo, Benito Mussolini fundou o Partido Fascista. Em 1922, Mussolini, diante da crise econmica e poltica italiana, fez o assalto ao poder. Com os camisas negras, marchou sobre Roma exigindo o poder. O rei Vtor Emanuel III cedeu a presso e o lder fascista tornou-se primeiro ministro. Em 1924, os fascistas ganharam maioria no parlamento italiano. Em 1925, Mussolini intitula-se Duce, o condutor supremo da Itlia.

Mussolini liderando um grupo de Camisas Negras em Roma, 1922. O Fascismo italiano assumiu que a natureza do Estado superior soma dos indivduos que o compem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para os servir.

Trao caracterstico do Fascismo foi o Corporativismo de Estado, realizado atravs de um Partido nico e de Sindicatos Nacionais subordinados ao Estado. A atividade privada era empregue pelo Estado, o qual podia decidir tudo sobre suas atividades de acordo com os planos superiormente estabelecidos. O fascismo foi de certa forma o resultado de um sentimento geral de ansiedade e medo dentro da classe mdia na Itlia do ps-guerra, que surgiu no seguimento da convergncia de presses interrelacionadas de ordem econmica, poltica e cultural.

O fascismo procurou estabelecer um novo sistema poltico e econmico que combinava o corporativismo, o totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo num estado voltado a unir todas as classes num sistema capitalista no qual o estado detinha o controle da organizao de indstrias vitais. Sob a bandeira do nacionalismo e poder estatal, o Fascismo parecia buscar o glorioso passado romano.

O feito poltico mais duradouro deste regime foi talvez o Tratado de Latro de Fevereiro de 1929 entre o estado italiano e a Santa S, pelo qual ao Papado foi concedida a soberania sobre a Cidade do Vaticano e recebeu a garantia do livre exerccio do Catolicismo como a nica religio do estado em toda a Itlia e o apoio do clero italiano aos fascistas.

Mussolini e Hitler, Roma, Itlia, 1935.

A interveno da Itlia (com incio em 10 de Junho de 1940) na Segunda Guerra Mundial como aliada da Alemanha trouxe o desastre militar e resultou na perda das colnias no norte e leste africanos bem como a invaso americano-britnica da Siclia em Julho de 1943 e o sul de Itlia em Setembro de 1943.

Mussolini, e o smbolo do fascio sua esquerda, e Hitler, com o estandarte nazista sua direita. Selo alemo, 1941. Mussolini foi demitido como primeiro-ministro pelo rei Vtor Emanuel III da Itlia a 25 de Julho de 1943, e subsequentemente preso. Foi libertado em Setembro por pra-quedistas alemes e instalado como chefe de uma Repblica Social Italiana em Salo, no norte da Itlia, ento ocupada pela Alemanha. No

desenrolar da guera, Mussolini foi executado em 28 de Abril de 1945 por guerrilheiros.

O nazismo alemo
A derrota alem na 1 Guerra e a humilhao decorrente do Tratado de Versalhes contriburam para o xito do nazismo na Alemanha.

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes (em alemo: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP), mais conhecido como Partido Nazista, foi um partido poltico levado ao poder na Alemanha por Adolf Hitler em 1933 e que estabeleceu o Der Dritten Reich (Terceiro Imprio) Alemo. O termo Nazista uma contrao da palavra alem (NA)tionalso(ZI)alist (Nacional Socialista).

A origem do Partido Nazista remonta a 1919, quando Anton Drexler, um serralheiro de Munique, com Dietrich Eckart, fundaram o Partido dos trabalhadores alemes (Deutsche Arbeiterpartei, abreviado DAP). Este partido foi o predecessor oficial do Partido Nazista. A fim de investigar o DAP, o Servio de Informao do exrcito alemo enviou um jovem cabo, Adolf Hitler, para observar as atividades do partido. No entanto, Hitler ficou impressionado com o Partido, e juntou-se a ele como membro.

Adolf Hitler tornou-se o chefe do partido em 29 de julho de 1921 e mudou seu nome para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes (o NSDAP) e adotou a sustica ou Hakenkreuz (cruz curva) como smbolo do Partido

usado na bandeira, distintivos e braadeiras. Um grupo paramilitar chamado de Seo de Assalto (Sturmabteilung, a SA) foi fundada naquele mesmo ano, e comeou uma poltica de expanso do partido nazista atravs da intimidao e ataques violentos a outros partidos polticos.

A bandeira do Partido Nazista com a sustica ao centro.

Poster do Partido Nazista. Hitler empunha a bandeira nazista. "Es Lebe Deutschland!" ("Viva Alemanha!"). 1930.

O desastre para o partido nazista aconteceu em 1923, quando os nazistas tentaram tomar o poder do governo da Baviera em um golpe, conhecido como o Putsch de Munique ou da cervejaria, que foi esmagado pelas autoridades de Munique. Hitler e seus conselheiros foram julgados e presos por traio.

Texto e Contexto
Programa do Partido Nazista Alemo 1. Exigimos a reunio de todos os alemes numa grande Alemanha; 3. Exigimos terras (colnias) para alimentar o nosso povo e nela instalar a nossa populao excedente; 4. Somente os membros do povo podem ser cidados do Estado. S pode ser membro do povo aquele que possui sangue alemo, sem considerao de credo. Nenhum judeu, portanto, pode ser membro do povo. 8. Toda imigrao suplementar de no-alemes deve ser impedida. Exigimos que todos os no-alemes entrados na Alemanha desde 2 de agosto de 1914 sejam obrigados a deixar o Reich imediatamente. (Programa do Partido Nazista Alemo, Munique, 24 de fevereiro de 1920).

Em seguida liberao de Hitler, em 1925, o NSDAP foi refundado. O Partido nazista foi fundamentado pelo nacional-socialismo alemo, cujas bases ideolgicas foram: o nacionalismo, o autoritarismo, a expanso militar e as doutrinas racistas, segundo as quais os povos nrdicos os chamados arianos puros (em alemo, reinarisch) seriam fsica e culturalmente superiores.

O principal ponto da ideologia nazista o racismo. Para os nazistas os alemes pertencem a uma raa-mestra (Herrenvolk, em alemo), isto , superior a todas as outras que deveriam ser dominadas ou exterminadas.

Algumas das manifestaes do racismo nazista foram: Anti-semitismo, a perseguio aos judeus, que culminou no Holocausto, o Nacionalismo tnico, a

nao alem devia ser formada uinicamente por alemes e uma forte crena na necessidade de manter pura a raa alem.

Como outros regimes fascistas, o regime nazista punha nfase no anticomunismo e no princpio do lder (Fhrerprinzip). Este um princpio-chave na ideologia fascista, segundo o qual se considera o lder como a corporizao do movimento e da nao, havendo uma exaltao e idolatria ao lder.

Em seu Livro Mein Kampf (Minha Luta), Hitler fundamenta o nazismo: o nacionalismo exacerbado, a superioridade da raa branca ariana, o totalitarismo, o anticomunismo e o princpio do espao vital (Lebensraun) o domnio de territrios necessrios para o desenvolvimento alemo.

Texto e Contexto
Mein Kampf (Minha Luta) O objetivo da nossa luta deve ser o da garantia da existncia e da multiplicao de nossa raa e do nosso povo, da subsistncia de seus filhos e da pureza do sangue, da liberdade e independncia da Ptria, a fim de que o povo germnico possa amadurecer para realizar a misso que o criador do universo a ele destinou. (Minha Luta, Primeira Parte, Captulo VIII, Comeo de minha atividade poltica.) O homem que desconhece e menospreza as leis raciais (...) impede a marcha triunfal da melhor das raas, com isso estreitando tambm a condio primordial de todo o progresso humano O que hoje se apresenta a ns em matria de cultura humana, de resultados colhidos no terreno da arte, da cincia e da tcnica, quase que exclusivamente produto da criao do Ariano. sobre tal fato, porm, que devemos apoiar a concluso de ter sido ele o fundador exclusivo de uma humanidade superior. (Minha Luta, Primeira Parte, Captulo XI, Povo e Raa.) (...) o Estado deve ter como seu mais alto objetivo a conservao e aperfeioamento da raa, base de todos os progressos culturais da humanidade. (Minha Luta, Segunda Parte, Captulo II, O Estado) (HITLER, Adolf. Minha Luta. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1934. pp. 184327.)

A ideologia nazista foi perfeitamente corporificada pela organizao paramilitar do partido nazista conhecida como SS ou Seo de Segurana (Schutzstaffel, em alemo) que tinha como finalidade inicial proteger Hitler e os lderes nazistas. Os nazistas consideravam a SS uma unidade de elite, cujos membros eram selecionados segundo critrios raciais e ideolgicos.

Himmler e Hitler, em revista de tropas da SS em Berlim, 1938.

Heinrich Himmler, comandante da SS (Reichsfhrer-SS), um dos mais poderosos homens da Alemanha Nazista, estabeleceu que os membros da SS deviam ser todos absolutamente arianos puros. Os recrutas candidatos a SS passavam por pesquisas genealgicas. Ningum poderia ser membro da SS at que o Departamento de Raa e Recolonizao (Rasse und Siedlungshauptamt, RuSHA) comprovasse que o recruta possua ancestrais alemes puros que remontavam ao ano de 1750, estando, assim, isento de qualquer impureza de sangue, com supostos traos de judeu, eslavo ou outros grupos raciais considerados inferiores.

A SS era uma organizao complexa que exercia a autoridade suprema sobre as polcias civis, criminais e secretas dentro da Alemanha e nas reas ocupadas; tinha tambm o controle direto sobre os campos de concentrao. Havia ainda a Waffen-SS (SS-Armada), a tropa militar de elite do Terceiro Reich formada por membros da SS.

Com a asceno do nazismo, iniciou-se a nazificao da Alemanha. Nas escolas e universidades todos os professores foram compelidos a se filiarem ao Partido Nazista e a ensinar o que lhes era ordenado. As universidades alems, outrora famosas por suas pesquisas cientficas, tornaram-se centros de cincia racista. Fora das escolas, todos os jovens alemes, desde os 6 anos de idade, foram induzidos a se filiarem Juventude Hitlerista (Hitlerjugend). Aos 18 anos, os rapazes eram conscritos a servir (trabalhando ou no exrcito) e as moas se alistavam na Liga das Jovens Alems (a Bund deutscher Mdel, BdM), onde aprendiam os afazeres domsticos e se preparavam para a maternidade para serem boas mes de futuros arianos puros. Durante esses anos, os jovens ficavam sob uma sistemtica doutrinao na ideologia nazista.

Pster da BdM, 1940. Me e Criana.

Juventude Hitlerista em marcha em Berlim, 1938.

Pster da Juventude Hitlerista, 1940. Jovem sirva ao Fhrer. Todos com 10 anos de idade na Juventude Hitlerista.

O Anti-semitismo
Sustentando-se no nacionalismo tnico e na xenofobia, os nazistas exaltavam o povo germnico, apresentando uma forte apatia ou indiferena para com imigrantes, estrangeiros e outras minorias sociais como os judeus. O anti-semitismo era comum na Europa dos anos 20 e 30 do sculo XX. O antisemitismo fantico de Adolf Hitler ficou bem evidente no seu livro Mein Kampf.

Texto e Contexto
Mein Kampf (Minha Luta)

(...) o judeu no movido por outra coisa seno pelo egosmo individual nu e cru (...) Por isso tambm que o povo judeu, apesar de suas aparentes aptides intelectuais, permanece sem nenhuma cultura verdadeira e, sobretudo, sem cultura prpria. O que ele hoje apresenta, como pseudo-civilizao, o patrimnio de outros povos, j corrompidos nas suas mos. (HITLER, Adolf. Minha Luta. Primeira Parte, Captulo XI, Povo e Raa. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1934. p. 255.)

A perseguio racista aos judeus esteve presente entre os nazistas desde o incio do Partido e se radicalizou quando este chegou ao poder.

"Der ewige Jude" (O eterno Judeu; 1940), poster do mais famoso filme antisemita da propaganda nazista. Mostra os judeus da Polnia como corruptos, ladres, preguiosos, perversos e feios.

Em 1935, so promulgadas as Leis de Nuremberg (Nrnberger Gesetze), isto , as leis anti-semitas adotadas pela Alemanha Nazista que excluam os judeus da vida pblica na Alemanha.

Texto e Contexto
Leis de Nuremberg cidado alemo unicamente aquele que possui nacionalidade alem ou que de sangue alemo e quer provar, por sua conduta, que deseja servir fielmente ao Reich e ao povo alemo (Lei de Cidadania do Reich, 1935)

Ficam proibidos os casamentos entre judeus e alemes, ou pessoas de sangue alemo. (Lei de para a Proteo do Sangue e Honra Alems, 1935)

Na noite de 9 de novembro de 1938, em diversas partes da Alemanha e da ustria, ocorreu A Noite dos cristais quebrados (kristallnacht, em alemo) que foram os atos de violncia de destruies de sinagogas, de lojas, de habitaes e de agresses contra as pessoas identificadas como judias.

Em 1941, os nazistas elaboraram o plano para a Soluo Final da questo judaica (Endlsung der Judenfrage), uma poltica xenfoba e genocida contra a populao judaica que levou milhares de judeus ao exlio e milhes aos campos de concentrao e a morte, o Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

Para a execuo dos planos nazistas foram criados Campos de concentrao por toda a Europa, a maioria na Polnia. Campos de concentrao tambm existiram na prpria Alemanha. Os prisioneiros destes campos morreram por causa das ms condies de vida e, sobretudo, por execuo.

Lojas de Judeus com as vitrines quebradas numa rua de Berlim durante a Noite dos Cristais Quebrados, Alemanha, 1938.

O mais famoso campo de concentrao nazista foi o Auschwitz-Birkenau, que fora um grupo de campos de concentrao localizados no sul da Polnia, smbolos do Holocausto nazista. Em Auschwitz-Birkenau, combinava-se trabalho escravo com o extermnio sistemtico de seus prisioneiros. O nmero total de mortes em Auschwitz-Birkenau se estima em um milho e meio de pessoas.

Os crceres de Auschwitz-Birkenau onde ficavam os judeus antes de serem exterminados. Polnia, foto feita em 2001.

A partir da Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiscula) passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermnio de milhes de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista de Adolf Hitler, como militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviticos e ativistas polticos.

A Ascenso do nazismo
As eleies de 1932 da Repblica de Weimar, surgida aps a 1 Guerra, fizeram com que o Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores Alemes (NSDAP) fosse o de maior representao no Reichstag. Com a maioria nazista no Reichstag (o Parlamento alemo), Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha. No poder, ele revogou a Constituio e extinguiu o cargo de presidente e os partidos polticos alemes, assumiu o poder e autoproclamou-se Fhrer (Lder) do Terceiro Reich. A nazificao alem levou ao armamentismo e ao militarismo, reativando a indstria blica visando-se expanso territorial, conquista do espao vital; foi o estopim da Segunda Guerra Mundial. Em 1934, a Alemanha anexou a ustria (Anschluss), sob o pretexto de realizar uma unio germnica. Em seguida, anexou territrios ao sul da Tchecoslovquia (os sudetos), sob o pretexto de que era uma regio de populao predominantemente alem. Em 13 de janeiro de 1935, o nazismo obteve seu primeiro sucesso internacional. O Sarre, antigo territrio alemo, sob dominio francs aps a 1 Guerra, foi reincorporado ao Reich aps um plebiscito junto populao. Em maro de 1935, Hitler abalava a Europa com duas declaraes: no dia 9, anunciou a criao da Luftwaffe (Fora Area) e, no dia 16, o restabelecimento do servio militar obrigatrio, elevando os efetivos de Wehrmacht (Fora de Defesa), de 100.000 para 500.000 homens.

Texto e Contexto
Pacto Anti-Comintern O Governo Imperial do Japo e o Governo da Alemanha, tendo conhecimento do fato que o objetivo da Internacional Comunista (o Komintern) a desintegrao dos, e a violncia contra, os Estados existentes pelo exerccio de todos os meios a seu comando, Acreditando que a interferncia da Internacional Comunista nos negcios internos das naes no s se arrisca a paz interna destas, mas ameaa a paz geral do mundo, Desejando a cooperao para a defesa contra a desintegrao comunista, concordam como se segue. Artigo I Os Estados Contratantes acima concordam que eles mantero um ao outro informado relativo s atividades da Internacional Comunista, e estabeleceram as medidas necessrias de defesa. Artigo II Os Estados Contratantes acima convidaro outros Estados cuja paz interna est ameaada pela Internacional Comunista, a adotar medidas defensivas diante deste Pacto. Berlim, 25 de novembro, de 1936.

Em 1936 foi celebrado entre a Alemanha nazista e o Japo o Pacto AntiKomintern. O tratado opunha-se Internacional Comunista (Komintern) em geral e, em particular, Unio Sovitica. Visava conter o avano do comunismo no Ocidente, pela Alemanha, e no Oriente, pelo Japo. Em 1937, a Itlia aderiu ao Pacto, formando o grupo que mais tarde seria conhecido como o Eixo. Hitler aproximou-se do ditador da Unio Sovitica Stalin, assinando em agosto de 1939 um Pacto germano-sovitico de no-agresso e neutralidade por cinco anos, que lhe garantiria, em caso de guerra no Ocidente, a neutralidade da Unio Sovitica. Este pacto foi logo rompido pelos nazistas em 1941.

A poltica internacional tornou-se conflituosa. Formou-se ainda na dcada de 1930 o Eixo Roma-Berlim-Tquio. Os trs pases (Alemanha, Itlia e Japo) iniciavam seus projetos expansionistas.

A Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial (19391945) ops os Aliados s Potncias do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vtimas em toda a histria da Humanidade. As principais potncias aliadas eram a Frana, a Gr-Bretanha, a Unio Sovitica e os Estados Unidos. O Brasil se integrou aos Aliados em 1943. A Alemanha, a Itlia e o Japo, por sua vez, perfaziam as foras do Eixo. Em 1939, Hitler promoveu sua poltica expansionista invadindo a Polnia. Inglaterra e Frana reagiram, iniciando a Segunda Guerra Mundial. Hitler iniciou a Blitzkrieg (guerra relmpago). Em 1940, a Alemanha ocupou a Holanda, Noruega, Dinamarca e a Frana. O fim da guerra iniciou com a entrada dos Estados Unidos no conflito, aps o ataque japons em Pearl Harbor em 1941. Aps o ataque, os norte-americanos entram na guerra, iniciando a derrota do Eixo. O fim da guerra inicia em 1944, com o desembarque dos aliados na Normandia, norte da Frana o Dia D. Os Aliados anularam as foras alemes na frente ocidental, fechando o cerco sobre o Terceiro Reich.

A ofensiva do Eixo Roma-Berlim-Tquio na Segunda Guerra Mundial (1939

1945).

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o Partido Nazista foi declarado ilegal e seus lderes presos e julgados por crimes contra a humanidade nos Julgamentos de Nuremberg, ante o Tribunal Militar Internacional (International Military Tribunal) em 20 de novembro de 1945, na cidade alem de Nuremberg.

Julgamento de Nuremberg. frente, de cima para baixo: Hermann Gring, Rudolf He, Joachim von Ribbentrop, Wilhelm Keitel. Atrs, de cima para baixo: Karl Dnitz, Erich Raeder, Baldur von Schirach, Fritz Sauckel.

Aps o fim da guerra ocorreu a Conferncia de Potsdam, na Alemanha, entre Julho e Agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados, Estados Unidos, Reino Unido, Frana e Unio Sovitica, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio. Os objetivos da conferncia incluram igualmente o estabelecimento da ordem ps-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz. Mas a principal deciso desta conferncia foi a diviso da Alemanha e da capital Berlim em quatro zonas de ocupao: inglesa, francesa, norte-americana e sovitica. Mais tarde as reas inglesa, francesa e norte-americana transformaramse na Repblica Federal da Alemanha ou RFA, a Alemanha Ocidental (em

alemo: Bundesrepublik Deutschland ou BRD). E a parte sovitica transformouse na Repblica Democrtica da Alemanha ou RDA, a Alemanha Oriental (em alemo Deutsche Demokratische Republik ou DDR). Tal diviso sobreviveu at o final dos anos 80, quando a alemanha conseguiu a sua reunificao.

Texto Complementar
O Fascismo

O Fascismo em primeiro lugar um nacionalismo exacerbado. A nao, sagrada, o bem supremo. O seu interesse exigi uma tripla coeso interna, poltica, social e tnica, e exige tambm a supresso de qualquer dos antagonismos que a dividem e enfraquecem. Para que a nao tenha a certeza de poder viver e prosperar, o Estado deve ser forte. A centralizao suprimir os particularismos regionais; o Estado far prevalecer o interesse coletivo sobre os dos indivduos, dos grupos profissionais ou das classes sociais. (...) O Estado ser policial e a Justia estar s suas ordens. O Estado forte encarna-se num chefe, providencial, guia e salvador da nao, erguido da massa pelo impulso da sua personalidade; a sua palavra a lei e tambm a verdade. (MICHEL, Henri. Os Fascismos. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1977. pp. 13-20.) Auschwitz-Birkenau Ao chegar a um campo de concentrao, os prisioneiros eram despidos; todo seu cabelo era cortado. Recebiam uma camisa e uma saia ou uma cala de tamanho indiscriminado. Em seguida eram agrupados e distribudos como animais, sem qualquer respeito pela idade ou estado de sade. Em vrios campos Auschwitz foi o pior deles testaram injees destinadas a produzir esterilidade em mulheres, experincias to devastadoras, tanto fsicas como mentalmente, que as sobreviventes s podiam ser enviadas para os fornos de Birkenau. (FOOT, M.R.D. As atrocidades nazistas. In: Sculo XX. So Paulo: Abril Editora, 1968. p. 2060)
Postado por Prof s 18:54

Potrebbero piacerti anche