Sei sulla pagina 1di 24

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O elemento regente de cada signo

RIES
De 21 de Maro a 20 de Abril Elemento: fogo Planeta regente:Mercurio O smbolo de ries o carneiro. Primeiro signo do elemento fogo, representa a impulsividade, iniciativa, ao, urgncia, coragem, egosmo, imediatismo. ries o combate, o uso da fora e da iniciativa, a busca de auto-afirmao. A motivao ariana direciona-se para a ao decidida, "derrubando" os obstculos. Signo de espontaneidade nas reaes, que so imediatas. ries primeiro age, para depois refletir. Caractersticas: independncia, ao, coragem, pioneirismo, liderana, franqueza, autoafirmao, fora fsica, agressividade, teimosia, autoritarismo, egosmo, rpido desinteresse. Signo imediatista, com dificuldade na persistncia, podendo mudar de objetivos com freqncia. H uma tendncia em ries para buscar uma causa pela qual empenhar sua luta e energia.

TOURO
De 21 de abril a 20 de maio Elemento: terra Planeta regente: Vnus

Touro o smbolo da produtividade e persistncia, do ritmo lento e decidido. o primeiro signo do elemento terra, muito ligado s sensaes fsicas. A regncia de Vnus d aos taurinos afetividade, sensualidade e uma certa indolncia. Signo que representa a busca de estabilidade e segurana, com tendncia possessividade e acumulao, o que gera dificuldade com as mudanas. Touro prefere os caminhos seguros e conhecidos. Caractersticas: pacincia, persistncia, sensualidade, busca de paz, praticidade, estabilidade, sentido da forma e esttica, harmonia, beleza, acomodao, teimosia, obstinao, materialismo, cime, possessividade. O taurino motivado pelo afeto (ou pelo materialismo...) busca com muita dedicao os seus objetivos, mas deve perceber quando necessrio desapegar-se.

GMEOS
De 21 de Maio a 20 de Junho Elemento: ar Planeta regente:Mercrio O smbolo de gmeos indica a inquietao, a curiosidade, a inconstncia. Signo que simboliza a dualidade. Primeiro signo do elemento ar, representa a inteligncia, a comunicao, as conexes mentais, o movimento e o relacionamento com o meio circundante. A regncia de Mercrio simboliza a busca do entendimento mental e o desejo de liberdade de expresso e movimento. Caractersticas: comunicabilidade, inteligncia, instabilidade, variedade de interesses e objetivos, curiosidade, mutabilidade, disperso, versatilidade, superficialidade. Gmeos se relaciona com o que est a sua volta por meio da comunicao e da busca de entendimento mental.

CNCER
De 21 de Junho a 21 de Julho Elemento: gua Planeta regente:Lua O smbolo grfico de cncer sugere um fechamento protetor, um "ninho", um abrigo, smbolo tambm da gestao e da maternidade. Primeiro signo da gua representa a sensibilidade, o sentimento, a nutrio emocional. O caranguejo de movimentos cuidadosos, protegido por sua casca, vivendo entre a gua e a terra. Com suas antenas para a frente e o rabo para trs, o caranguejo expressa a f e a gratido. Signo regido pela lua, que o domnio do inconsciente, das emoes, do sonho, da imaginao. Caractersticas: proteo, receptividade, sentimentos, sensibilidade, ternura, criatividade artstica, intuio, carncia, comportamento "luntico", fantasia, impressionabilidade, vulnerabilidade psquica e emocional, insegurana, dificuldade de cortar o "cordo umbilical", de romper com o passado. O canceriano um ser que vive

em funo de seus sentimentos e imaginao, com grande sensibilidade e intuio. Tem fases, como a lua...

LEO
De 22 de Julho a 22 de Agosto Elemento: fogo Planeta regente: Sol Signo de liderana, de fora criativa, entusiasmo e afetividade expansiva. o fogo em sua "majestade" e exuberncia. Smbolo de segurana frente ao meio exterior. O leonino busca o reconhecimento, e devido a isso pode se expressar de forma firme, dramtica ou arrogante e autoritria. regido pelo astro-rei Sol, o que confere brilho e criatividade. Caractersticas: emoo, fora criadora, poder, comando, generosidade, espontaneidade, intuio, liderana, orgulho, vaidade, dramaticidade,exibicionismo, ego inflado. Leo tem a tendncia a ser o centro das atenes, e esta particularidade pode expressar-se de forma positiva ou negativa.

VIRGEM
De 23 de Agosto a 22 de Setembro Elemento: terra Planeta regente:Mercrio Signo que simboliza a necessidade de separar "o joio do trigo", concentrando-se na seleo, aperfeioamento e qualidade daquilo que feito. Busca a discriminao, no sentido de atingir uma realidade "perfeita". O smbolo do signo retrata a purificao e a colheita. Caractersticas: Desejo de servir e ser til, mente prtica, anlise, ordem, aperfeioamento, dedicao, detalhe, perfeccionismo, crtica, exigncia, inquietao, sentimento de culpa ou de inferioridade, timidez. O trabalho um fator importante na vida dos virginianos, e a forma como se conduz perante ele, o afeto ou no com que realiza suas funes so determinantes para sua sade e bem-estar. Virgem tem muito a colaborar, especialmente no aperfeioamento de instrumentos, tcnicas e do trabalho em si.

LIBRA
De 23 de Setembro a 22 de Outubro Elemento:Ar Planeta regente:Vnus

Libra representado na balana, smbolo do equilbrio e da justia. o signo que inaugura a fase social do zodaco, isto , libra se volta para os relacionamentos, em busca da associao, da parceria, sobretudo mental, j que um signo do ar. Busca uma relao "igual", justa. Caractersticas: senso esttico, busca de harmonia e paz, necessidade de associao e relao, cooperao, diplomacia, imparcialidade, dificuldade em decidir, dependncia, insegurana, falta de profundidade. Devido regncia venusiana, os nativos de libra tm apurado senso esttico e de harmonia, o que contribui para sua criatividade. um signo voltado para os relacionamentos, para o companheirismo (libra ama a relao mais do que o amor...) mas que deve aprender de seu oposto, ries, a ser mais decidido e autnomo.

ESCORPIO
De 23 de Outubro a 21 de Novembro Elemento: gua Planeta regente:Pluto Escorpio o relacionamento aprofundado, pois um signo da gua, de fortes emoes. Representa a fase de transformao e renovao do zodaco. a intensidade emocional, a paixo, o sexo, a necessidade de penetrar nos mistrios do ser humano e da vida, e o renascimento pessoal e dos relacionamentos. Caractersticas:profundidade, magnetismo, sexualidade, envolvimento emocional, persistncia, perspiccia, senso de pesquisa, intuio, desapego, reciclagem, capacidade de cura, desconfiana, inflexibilidade, obsesses, lutas de poder, controle excessivo, cimes e vingana. A regncia de Pluto sinaliza que escorpio tem um potencial curador, pois est orientado para o mago das experincias, os mistrios, o oculto, a sexualidade. Mas precisa se tornar amigo de seus instintos e emoes, para que estes no tenham poder destrutivo.

SAGITRIO
De 22 de Novembro a 21 de Dezembro Elemento:Fogo Planeta regente: Jpiter Sagitrio representa a expanso dos horizontes, que pode ser fsica, mental, cultural, espiritual. a busca do abstrato, do sentido da vida, de uma ampla compreenso que leve sabedoria. O smbolo do signo, a flecha, representa as metas, os ideais, os objetivos, que esto sempre apontados para novos alvos. Caractersticas:idealismo, desejo de liberdade e aventura, expanso, franqueza, aspiraes, novos horizontes, otimismo, alegria, jovialidade, intuio, dom proftico, exageros, fanatismo, rigidez, dogmatismo, moralismo, falta de tato, inquietude. Sagitrio possui a misso de divulgar o conhecimento, de passar adiante os ensinamentos e experincias que vai adquirindo ao

longo da vida. Representado na figura mitolgica do centauro (metade animal, metade humano) que simboliza a busca de unio entre os instintos e o conhecimento.

CAPRICRNIO
De 22 de Dezembro a 20 de Janeiro Elemento:terra Planeta regente: Saturno Regido por Saturno, o "senhor do tempo e da razo", capricrnio representa a estabilidade, a praticidade, o esforo, a ambio, as conquistas slidas e duradouras, a determinao em vencer obstculos. Signo orientado para o trabalho, a disciplina, a persistncia. Capricrnio a ordem estabelecida, e tambm o esforo em direo ao cume das realizaes. Caractersticas: responsabilidade, dever, trabalho, organizao, prudncia, seriedade, represso, isolamento, depresso, dificuldade em relaxar, em sentir, pois est muito voltado para o aspecto prtico e realizador. Capricrnio deve aperfeioar e desenvolver suas metas, com o objetivo de tornar slidos e durveis os frutos de seu esforo. Entretanto, deve aprender de seu signo oposto, cncer, a lidar melhor com a sensibilidade e as emoes.

AQURIO
De 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro Elemento: Ar Planeta regente:Urano Aqurio um signo progressista, vanguardista, pois regido por Urano, planeta das mudanas sbitas, da inovao de pensamento. Signo que representa o futuro, as reformas sociais e tudo o que alternativo. Aquarianos valorizam a liberdade, a independncia, a amizade e a fraternidade. Tm como misso a abertura de mentalidade. So imprevisveis, idealistas e criativos. Caractersticas: inventividade, originalidade, intuio, viso larga, sem preconceitos, humanitarismo, afeto impessoal, desejo de mudana, rebeldia, excentricidade, nervosismo. As telecomunicaes, a tecnologia, as invenes, os ideais humanitrios, a inovao, os grupos, e a prpria astrologia possuem afinidade com a energia aquariana.

PEIXES
De 20 de Fevereiro a 20 de Maro Elemento:gua Planeta regente:Netuno

Peixes o final do zodaco e traz consigo a lio e experincia de cada um dos signos que o antecedem. A regncia de Netuno representa o contato com o invisvel, o plano sutil, a sensitividade, a mediunidade, a f, o sacrifcio, como "sacro-ofcio", o que pode levar os nativos do signo ao papel de mrtir, ou de vtima... Caractersticas: intuio, receptividade, percepo sensvel, afetividade, inspirao, arte, impressionabilidade, mediunidade, imaginao, romantismo, criatividade, empatia, sonhos, fantasia, iluso, confuso, escapismo. O melhor direcionamento para este signo da gua buscar o desenvolvimento espiritual e criativo, para que sua sensibilidade seja canalizada positivamente. Fonte: Http://www.isabelmueller.com.br Voc tambm pode gostar: Anjos do zodaco Horoscopo das fadas Horoscopo dos duendes
Postado por Daniele Araujo s 16:20 0 comentrios Marcadores: O elemento regente de cada signo domingo, 26 de maio de 2013

Ritual do lobo para um corao partido

Esse ritual indicado para quem foi magoado, abandonado e est com o corao partido. Essa uma dor que entristece at a mais forte das almas, no vergonha nenhuma no vivnci-la. saiba qual Mas no o saudvel seu torn-la animal um hbito. guardio. Qualquer pessoa pode fazer esse ritual, mesmo que o seu animal seja outro ou voc

Em noite de lua-cheia,v a um lugar ao ar livre onde possa v-la. Leve consigo um pouco de rao (isso mesmo, rao para ces) e um pouco de leite. Erga os braos para a lua "Que Que Que Que o a eu eu esprito do lobo deusa possa me e abra trilhar nunca seja meu as a portas estrada esteja guia e meu do da diga: esprito lua sozinho amigo."

Abaixe os braos, deixando-os relaxados ao longo do corpo, feche os olhos e respire profundamente, ao menos trs vezes. Relaxe, voc est seguro. Voc provavelmente sentir que a luz da lua o est envolvendo, quase como uma neblina. No se assuste. As sensaes podem variar, pois a magia acontece diferentemente para cada um. Diga: "Amigo Respire "Amigo lobo, profundamente lobo, eu novamente. eu o Diga o chamo." novamente: chamo."

E respire. V fazendo isso, at que sinta a presena do lobo perto de voc. Isso pode acontecer com um arrepio, uma brisa, um som de patas e farfalhar de folhas. No abra os olhos! Confie! Quando sentir a presena dele, diga o seguinte (pode criar ou variar as palavras, conforme desejar):

"Amigo lobo, sofro por amar e sei que voc, dentre todos os animais, pode me ajudar a superar esse momento. Guia-me, amigo lobo. Aceita ser meu companheiro nessa fase que tanto me di. Serei para ti um grande amigo tambm, assim como para nossos irmos."

Nesse momento, voc vai receber a resposta. Pode ser um latido distante, um roar de pelos no seu corpo ou, e isso lindo e inesquecvel, um aquecer de seu corao como se algum jogasse um mano quente quando voc est congelando!... Qualquer uma dessas coisas sinal de que ele aceitou seu pedido e, a partir de agora, caminhar ao seu lado e o ajudar a superar esse momento to difcil. Curta por alguns instantes esse momento de comunho, pois o que est acontecendo a unio do lobo com voc. Algumas pessoas chegam a experimentar um xtase.

Abra os olhos e respire profundamente. Pegue um punhado da rao e coloque no cho.

"Eis

minha

oferenda um

ao

esprito do

do leite

lobo, meu no cho,

amigo, dizendo

guia a

guardio." coisa.

Derrame

pouco

mesma

Faa uma reverncia para sair e uma orao de agradecimento. Pegue o restante da rao e do leite e procure ces que vivem na rua. D o alimento para quantos puder encontrar, at que termine. Se onde vive no h animais carentes na rua (ser que existe?), pode dar a ces de casa tambm. V para casa e durma. Preste muita ateno em seus sonhos nessa noite, pois seu guardio poder lhe trazer muitas sensaes. Em geral, as pessoas sonham que esto abraadas a um animal grande e quente, um lobo enorme e amigvel ou um co. Como eu disse, varia de pessoa para pessoa, mas este um ritual que no traz sensaes perturbadoras ou coisa assim.

Outras indicaes:
Este ritual tambm pode ser aplicado em situaes de tenso e crises, quando a pessoa se sente s e perdida. Ele ajuda a conquistar aliados e a reencontrar o caminho. Como o lobo conhecido por ser um guia entre mundos, este ritual tambm pode ser usado no caso da perda de uma pessoa querida. Em questo de dias (s vezes, horas), a pessoa (depois do ritual) se sentir melhor e receber ajuda visvel e invisvel para o que precisar.

Conta-indicaes:
Este guardio no muito indicado para pessoas muito medrosas ou preguiosas. O lobo muito ativo e seria difcil para vocs dois acompanharem um ao outro. Tambm no indicado para pessoas falsas. O lobo sincero e detesta traio. Com a presena dele, bem possvel que suas mentiras venham tona sem querer. O lobo esperto e voc pode usar isso a seu favor, mas jamais se volte contra os seus, pois antes de tudo, o lobo extremamente leal.

Veja tambm:

Lobo e seu simbolismo mgico


Postado por Daniele Araujo s 22:11 0 comentrios Marcadores: Ritual do lobo para um corao partido

O lobo e seu simbolismo mgico

Para os nativos americanos, o lobo um smbolo espiritual poderoso. Eles so considerados como professores "descobridores de trilhas". A estrela do lobo era vermelha , uma cor estimada, associada com o lobo por todas as tribos. Tambm conhecida como Srius, ela a estrela mais brilhante no cu do norte. A via lctea era o caminho do lobo

- a rota para o paraso. Com o tempo, o lobo tambm tornou-se associado dentre as quatro estaes com o vero, entre as rvores com o salgueiro, e entre as grandes foras naturais com as nuvens.

Os ndios respeitavam a bravura do lobo como caador, sua determinao, e a maneira como ele se movia silenciosamente pela paisagem. Eles ficavam emocionados com seu uivo, o qual eles algumas vezes consideravam como uma conversa com o mundo espiritual. O lobo aparece em muitas lendas como um mensageiro, um viajante de longa distncia e um guia para qualquer um que esteja buscando o mundo espiritual. Ele era o pressgio de novas idias que retornavam ao cl para ensinar e compartilhar a medicina. O lobo o grande professor. O lobo o sbio, que aps muitos invernos no caminho sagrado e buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo. O lobo tanto o radical quanto o tradicional na mesma respirao. Quando um lobo caminhar at voc, voc se lembrar. Os mais velhos nos contam estrias sobre nosso incio e de um tempo quando o ser humano apareceu na Terra. Foi o lobo que ensinou aos humanos os caminhos de viver em harmonia. Foi o lobo que nos ensinou como criar a comunidade sobre a Terra, pois os lobos tm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver mudana, intactos. A medicina do lobo muito antiga e nasceu da experincia da vida. O lobo olhar profundamente dentro de seu corao e compartilhar todo o seu conhecimento, mas exigir participao total, e sinceridade absoluta. Quando um lobo se aproxima de voc, a prpria presena do lobo reacender antigas memrias dentro de sua alma. Atravs do atrito da experincia voc reacende as fogueiras individuais da alma interior e questiona as manifestaes da sua prpria conscincia. Voc pode possuir uma coisa somente quando voc vier a possuir a experincia emocional dela, e perceber a responsabilidade por sua criao. Ento voc estar livre para continuar. A medicina do lobo pode fazer voc completo. Voc retornar para o Lobo muitas vezes em sua vida medida em que voc completar e iniciar seus ciclos de experincias e buscar a verdade interior. fonte:http://sabedoria.indigena.tripod.com/animais_sagrados.htm

Com a fama de mau perseguindo-o durante a Idade Mdia, os lobos foram caados e mortos, at beirarem a extino. Em vrias culturas, eles eram ligados bruxaria e acreditava-se que bruxas podiam se transformar em lobos. Da mesma forma, em alguns lugares, acreditavam que vampiros podiam assumir a forma lupina. O lado negativo do lobo assombrou mentalidades da antiguidade. Na mitologia grecolatina, a loba de Mormoliceu, ama-de-leite de Aqueronte, era usada para assustar as crianas. O conto europeu da Chapeuzinho Vermelho tambm nos deixa o legado de temer o "lobo mau", nos fazendo crer que no h outro lobo, seno o mau. Hades, o senhos dos Infernos, se utiliza de uma capa de pele de lobo. O deus da morte dos etruscos representado com orelhas de lobo. Nos tempos negros em que se sacrificavam humanos a Zeus por melhores colheitas, o deus assumia a forma lupina. Enquantos os bruxos e bruxas se transformavam em lobos para irem aos Sabs, na Espanha o lobo era conhecido como a montaria dos feiticeiros. Na mitologia nrdica, Fenrir o lobo gigante, um dos mais implacveis inimigos dos deuses. Sua corrida to poderosa que somente a magia dos anes pode det-lo (eles se utilizam de uma fita mgica que ningum pode romper). Na mitologia Egpcia, Anbis chamado de Impu, "aquele que tem a forma de um co selvagem". Em Cinpolis, venerado como o deus dos infernos. Da mesma forma, os algonquinos (povo indgena do Sul do Canad) vem o lobo como uma criatura intermediria entre a natureza divina e humana, senhor do reino dos mortos no Ocidente. Para muitos povos, o lobo se tornou assustador por seu papel psicopompo. Psicopompo como a mitologia antiga chama o condutor das almas dos mortos, ttulo de Hermes, Caronte, Apolo, Orfeu e Anbis, dentre tantos outros. A morte sempre assustou os homens! Era o sinal de que seu tempo acabou e que ele no fez metade do que deveria ter feito. ... O lobo e sua goela negra o o smbolo do fim, da passagem e dos perigos. Para os peregrinos muulmanos, ele um dos obstculos em seu caminho para Meca, podendo

assumir a forma bestial e mostruosa da besta do Apocalipse. Mas ser que o lobo to mau? A verdade que o lobo representa nossa ligao com a natureza e com a magia. Vivendo na floresta, ele despertava o medo de se cruzar a linha entre o conhecido e o desconhecido, representado tanto pela vida quanto pela morte como pelo fsico e espiritual. No absurdo que ele tenha sido ligado s feiticeiras e bruxos. natural que eles acompanhassem sua natureza mgica. Apesar do lado ruim do lobo ter sido o que ficou na memria do povo, ele tambm esteve presente na mitologia como guardio, guerreiro, heri e companheiro, nosso ancestral mtico. ... Para a China, a estrela Srius o lobo celeste, guardio do Palcio celeste (Ursa Maior). No Japo ele inocado para guardar locais. O simbolismo da proteo tambm surge na loba de Rmulo e Remo, que tambm remete fecundidade. Na Sibria, Turquia, Anatlia, a loba invocada para dar fecundidade s mulheres. O lobo traz em si a magia e o desconhecido. Ao mesmo tempo, ele representa o sentido de unio. Lobos caam em grupo e, como os ces, gostam de brincar. So fiis. Possuem apenas um parceiro por toda a vida. No uivam para a lua, apenas uivam. Uivam para marca o territrio, para lamentar uma perda, para pedir ajuda ou simplesmente por diverso. Atualmente, cada vez mais pessoas simpatizam com a figura do lobo. um efeito colateral da espiritualizao da humanidade, que quanto mais se volta para a luz do conhecimento, mais se afasta da escurido da ignorncia. O lobo possui a ferocidade quando protege. Por isso to temido. Pode realmente ser uma fera assassina se o que ele guarda for ameaado. Por isso to difcil atacar pessoas com esse animal como totem. um dos melhores guardies e companheiros que algum pode ter. Magicamente, ele o mestre, o professor, o que guarda segredos ancestrais que s compartilhar com os que no tiverem medo. Ele chamado em rituais para ajudar em questes de aprendizado e o smbolo do amor e do relacionamento harmoniozo. Sua ligao com a lua ajuda no combate ao medo e a sndrome do pnico. Trabalhar com o lobo ajuda a vencer esse medo, a confiar nos instintos e a viver em equilbrio. Sua ferocidade tambm til quando precisamos lutar contra pensamentos e/ou sentimentos que nos fazem mal (essa a maior das batalhas, acredite). O esprito do lobo nos ajuda a conquistar nosso lugar, a defender nosso espao. Ele tambm um excelente guia e guardio em viagens, sejam terrenas, sejam astrais ou espirituais. Ele geralmente o animal totem de lderes espirituais, motivadores, professores, instrutores, consultores e pessoas que precisam guiar ou ensinar outras. Ele d viso criativa, leveza de esprito, ajuda a combater conflitos entre familiares, amigos ou colegas de trabalho. tambm o animal da esperteza e do amor romntico, da fidelidade e da habilidade de liderar.

Fonte: Texto retirado do livro Wicca - Animal Totem, o poder do esprito guardio, de Eddie Van Feu, Editora Modus.

Veja tambm:

Ritual do lobo para um corao partido


Postado por Daniele Araujo s 20:00 0 comentrios Marcadores: O lobo e seu simbolismo mgico quarta-feira, 22 de maio de 2013

O povo cigano

Ciganos um exnimo para roma (singular: rom; em portugus, "homem") e designa um conjunto de populaes nmades que tm, em comum, a origem indiana e uma lngua (o romani) originria do noroeste do subcontinente indiano. Tambm so conhecidos, em portugus, pelos termos bomios, gitanos, calons, e quicos. Essas populaes constituem minorias tnicas em inmeros pases do mundo e so conhecidas por vrios exnimos. O endnimo "rom" foi adotado pela "Unio Romani Internacional" (em romani: Romano Internacionalno Jekhetanipe) e pela Organizao das Naes grupos Unidas. tnicos: Na Europa, esses povos, de origem indiana e lngua romani, so subdivididos em diversos

Rom (singular) ou roma (plural) propriamente ditos, presentes na Europa centrooriental e, a partir do sculo XIX, tambm em outros pases europeus e nas Amricas; Sinti, encontrados na Alemanha, bem como em reas germanfonas da Itlia e da Frana, Europa nos onde e Estados na tambm Amrica, Unidos e so chamados includo na o manoush; Brasil. Austrlia. Cal, os ciganos da pennsula Ibrica, embora tambm presentes em outros pases da Romnichals, principalmente presentes no Reino Unido, inclusive colnias britnicas,

Alm de migrarem voluntariamente, esses grupos tambm foram historicamente submetidos a processos de deportao, subdividindo-se vrios cls, denominados segundo antigas profisses procedncia geogrfica, que falam lnguas ou dialetos diferentes.

Histria

Em razo da ausncia de uma histria escrita, a origem e a histria inicial dos povos roma foram um mistrio por muito tempo. At meados do sculo XVIII, teorias da origem dos roma se limitavam a especulaes. No final do sculo, antroplogos culturais levantaram a hiptese da origem indiana dos roma, baseada na evidncia lingustica - o que foi posteriormente confirmado pelos dados genticos. Em 1777, Johann Christian Cristoph Rdiger, professor da Universidade de Halle, na Alemanha, em carta ao linguista Hartwig Bacmeister, sugere uma possvel ligao entre o romani e as lnguas da ndia. Rdiger baseava suas conjecturas em pistas fornecidas pelo prprio Bacmeister e por seu professor, Christian Bttner, mas tambm na sua prpria pesquisa, realizada com a ajuda de uma falante de romani, Barbara Makelin, e apoiada em gramticas hindustani. A hiptese teve ampla circulao entre seus colegas acadmicos. Em 1782, Rdiger publicou um artigo intitulado "Sobre o idioma indiano e a origem dos ciganos",no qual compara as estruturas gramaticais do romani com as do hindustani. Trabalhos seguintes deram apoio hiptese de que a lngua romani possua a mesma origem das lnguas indo-arianas do norte da ndia. Baseado no dialeto sinti, este o primeiro esboo gramatical acerca de uma variedade do romani, e tambm a primeira comparao sistemtica do romani com outra lngua indo-ariana.

Origem e migraes
Os roma originaram-se de populaes do noroeste do subcontinente indiano, das regies do Punjab e do Rajasto, obrigadas a emigrar em direo ao ocidente, possivelmente em ondas, entre c. 500 e c. 1000 d.C.. Iniciaram a sua migrao para a Europa e frica do Norte, pelo planalto iraniano, no sculo XI, por volta de 1050. A sada da ndia provavelmente ocorreu no contexto das invases do sulto Mahmud de Ghazni (regio do atual Afeganisto).Mahmud fez vrias incurses no norte da ndia, capturando os povos que ali viviam. Segundo o antroplogo Jos Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, no inverno de 1019 - 1020, o sulto saqueou a cidade sagrada de Kannauj, que era ento "uma das mais antigas e letradas da ndia, capturando milhares de pessoas, e vendendo-as em seguida aos persas". Estes, por sua vez, venderam os prisioneiros como escravos na Europa. No Leste Europeu, cerca de 2.300 deles foram para a zona dos principados cristos ortodoxos da Transilvnia e da Moldvia, onde foram convertidos modernas. J no sculo XIV, devido conquista territorial e poltica de estados indianos, muitas caravanas rom partiram para a Europa, Oriente Mdio e Norte da frica. segunda onda migratria, que os roma denominam Aresajipe. Um primeiro grupo tomou rumo oeste e atingiu a Europa atravs da Grcia; o segundo partiu para o sul, adentrando o Imprio em escravos do prncipe, dos conventos e dos latifundirios. Por volta do sculo XI a lngua romani apresenta claros traos de lnguas indo-arianas

Bizantino

chegando

Sria,

Egito

Palestina.

Na Europa, em razo de clivagens internas e da interao com as vrias populaes europeias, os roma emergiram como um conjunto de grupos tnicos distintos, dentro de um conjunto maior. Alguns desses grupos foram escravizados nos Blcs, no territrio da atual Romnia, enquanto outros puderam se movimentar, espalhando-se principalmente pela Hungria, ustria e Bomia, chegando Alemanha em 1417. Em 1422 chegam a Bolonha. Em 1428, j havia ciganos na Frana e na Sua. Em 1500, surgiram os primeiros ciganos ingleses.

A terceira onda migratria deu-se entre o sculo XIX e incio do sculo XX, da Europa para as Amricas, aps a abolio da servido na Europa Oriental, entre 1856 e 1864. Alguns estudiosos apontam ainda a ocorrncia de uma outra grande migrao, proveniente da Europa Oriental, desde a queda do Muro de Berlim.

Perseguies
Durante as perseguies do sculo XV, contra judeus e muulmanos, comea tambm a caa aos ciganos. Segundo o antroplogo Jos Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, "eram considerados vagabundos e delinquentes. Na Alemanha e nos Pases Baixos, eram exterminados a tiros por caadores pagos por cabea. Na Europa, o propsito de extermnio dos ciganos sempre foi muito claro".Os anos de 1555 e 1780 so particularmente marcados por atos de violncia contra os ciganos, em vrios pases. A falta de uma ligao histrica precisa a uma ptria definida ou a uma origem segura no permitia que fossem reconhecidos como grupo tnico bem individualizado, ainda que por longo tempo tenham sido qualificados como egpcios. O clima de suspeitas e preconceitos se percebe no florescimento de lendas e provrbios tendendo a pr os roma sob mau prisma, a ponto de recorrer-se Bblia para consider-los descendentes de Caim, e portanto, malditos.Difundiu-se tambm a lenda de que eles teriam fabricado os pregos que serviram para crucificar Jesus (ou, segundo outra verso, que eles teriam roubado o quarto prego, tornando assim mais dolorosa a crucificao). Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condies de subsistncia so sempre determinados pelo pas em que se encontram: os mais ricos so os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Blcs e no sul da Espanha. Embora mantendo sua identidade, em alguns aspectos os roma revelam grande capacidade de integrao cultural: sempre professam a religio local dominante, da mesma forma que suas danas, msicas, narrativas e provrbios manifestam a assimilao da cultura no meio em que vivem. Sua capacidade de assimilar a msica

folclrica permitiu que muitas peas fossem salvas do esquecimento, principalmente as do Oeste Europeu. Durante a Segunda Guerra Mundial, entre duzentos e quinhentos mil ciganos europeus teriam sido exterminados nos campos de concentrao nazistas. Entre os roma, o massacre denominado de porajmos e comeou a ser recuperado pela historiografia apenas a partir dos anos 1970.

Religio
Os roma no tm uma religio prpria, um deus prprio, sacerdotes ou cultos originais. Parece singular o fato de que um povo no tenha cultivado, no decorrer dos sculos, crenas em uma divindade particular, nem mesmo primitiva, do tipo antropomrfico ou totmico. O mundo do sobrenatural constitudo pela presena de uma fora benfica, Del ou Devl, e de uma fora malfica, Beng, contrapostas, numa espcie de zoroastrismo, provvel resduo de influncias que esta crena teve sobre grupos que, em poca remota, atravessaram o Ir. Ademais, as crenas ciganas incluem uma srie de entidades, cuja presena se manifesta sobretudo noite. Mas, em geral, os roma parecem ter-se adaptado, ao longo da histria, s confisses vigentes nos pases que os hospedaram, embora sua adeso parea ser exterior e superficial, com maior ateno aos aspectos coreogrficos das cerimnias, como as procisses e as peregrinaes, prprias de uma religiosidade popular, sobretudo catlica.

Cultura
Os roma no representam, como j se salientou, um povo compacto e homogneo. Mesmo pertencendo a uma nica etnia, existe a hiptese de que a migrao desde a ndia tenha sido fracionada no tempo e que, desde a origem, eles fossem divididos em grupos e subgrupos, falando dialetos diferentes, ainda que afins entre si. O acrscimo de componentes lxicos e sintticos das lnguas faladas nos pases que atravessaram no decorrer dos sculos acentuou fortemente tal diversificao, a tal ponto que podem ser tranquilamente definidos como dois grupos separados, que renem subgrupos muitas vezes em evidente contraste social entre si. As diferenas de vida, a forte vocao ao nomadismo de alguns, contra a tendncia sedentarizao de outros pode gerar uma srie de contrastes que no se limitam a uma simples incapacidade de conviver pacificamente. Em linhas gerais poder-se-ia afirmar que os sintos so menos conservadores e tendem a esquecer com maior rapidez a cultura ancestral. Talvez este fato no seja recente, mas de qualquer modo atribudo s condies socioculturais nas quais por longo tempo viveram. Quanto aos roma de imigrao mais recente, nota-se, ao invs, uma maior tendncia

conservao das tradies, da lngua e dos costumes prprios dos diversos subgrupos. Sua origem, de pases essencialmente agrcolas do leste europeu, favoreceu certamente a conservao de modos de vida tradicionais. Antigamente, era muito respeitado o perodo da gravidez e o tempo sucessivo ao nascimento do herdeiro; havia o conceito da impureza ligada ao nascimento, com vrias proibies para a parturiente. O aleitamento ainda dura muito tempo, s vezes se prolongando por alguns anos. No casamento, tende-se a escolher o cnjuge dentro do prprio grupo ou subgrupo, com notveis vantagens econmicas. possvel a um rom casar-se com uma gadj, isto , uma mulher no-rom, a qual dever porm submeter-se s regras e s tradies rom. Vige naturalmente o dote. No grupo dos sintos, geralmente o casamento precedido pela fuga do casal. Aos filhos dada uma grande liberdade, mesmo porque logo devero contribuir com o sustento da famlia e com o cuidado dos menores. No que se refere morte e aos ritos a ela conexos, o luto pelo desaparecimento de um companheiro dura em geral muito tempo. Entre os sintos parece prevalecer o costume de se queimar a kampna (o trailer) e os objetos pertencentes ao morto. Entre os ritos fnebres praticados pelos roma est a pomna, banquete fnebre no qual se celebra o aniversrio da morte de uma pessoa. A abundncia de alimento e bebidas exprime o desejo de paz e felicidade para o defunto. Alm da famlia extensa, entre os roma encontramos a kumpnia, ou seja, o conjunto de vrias famlias (no necessariamente unidas entre si por laos de parentesco) mas todas pertencentes ao mesmo grupo, ao mesmo subgrupo ou a subgrupos afins.

O nmade por sua prpria natureza individualista e mal suporta a presena de um chefe: se tal figura no existe entre os roma, entretanto devido o respeito para com os mais velhos, que sempre so solicitados a dirimir eventuais controvrsias. Entre os roma, a mxima autoridade judiciria constituda pelo krisnitri, isto , por aquele que preside a kris. A kris um verdadeiro tribunal rom, constitudo pelos membros mais velhos do grupo, que se rene em casos especiais, para resolver problemas delicados, envolvendo controvrsias matrimoniais ou aes que resultem em danos a membros do grupo. Na kris podem participar tambm as mulheres, que so admitidas para falar. A deciso cabe aos ancios designados, presididos pelo krisnitri. Ouvidas as partes litigantes, punida a parte culpada.

Em tempos recentes a controvrsia se resolve, em geral, com o pagamento de uma soma proporcional ao tamanho da culpa. No passado, se a culpa era particularmente grave, a punio podia consistir no afastamento do grupo ou, s vezes, em castigos corporais.
Postado por Daniele Araujo s 19:53 0 comentrios Marcadores: A histria do povo cigano

Santa Sara ou Cigana Sara

Santa

Sara

Kali

padroeira

dos

roma

(ciganos).

O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes traduzido como princesa e outras senhora. J o epteto Kali deve significar "negra", da lngua indiana snscrito, pela sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens de Negras. Jesus. As lendas a identificam como a serva de uma das trs mulheres de nome Maria que estavam presentes crucificao

Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na Frana, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irm de Maria, me de Jesus, Maria Salom, me dos apstolos Tiago e Joo, Maria Madalena, Marta, Lzaro e Maxminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provises, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabea coberta por um leno. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas seus por um grupo de ciganos. ossos. A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados

Fontes variam: se sua canonizao consta de 1712, ou se uma santa regional. Sua festa celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo. Sua imagem coberta de lenos, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que no conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus ps um leno (dikl). Centenas de lenos se acumulam aos seus ps.

As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira f nela. Santa Sara a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Orao a cigana Sara


Opacha, Opcha, minha Sta.Sara Kali, me de todas as tribos ciganas dessa Terra ou do alm Me de todos os ciganos e protetora das carruagens tmulo. ciganas.

Rezo invocando teu poder, minha poderosa Sta. Sara Kali, para que abrande meu corao e tire as angstias que depositaram aos meus ps. Santa Sara me ajude! Abra meus caminhos para a f no teu poder milagrosos. Venceste o mal, todas as tempestades e caminhou nas estradas que Jesus Cristo andou. Me dos mistrios ciganos que d fora a todos os ciganos no dom da magia, me fortalea agora, Santa Ilumine poder Santa Rainha meu sendo Sara,abrande minha para Sara, eu os tristeza eu sou das pedido no pecador, cigano lees para ou que a no rugem felicidade no cigano, para me chegar, da e Ciganas Sara bondosa. devorar. Rainha. vida.

Santa Sara, afugente as almas perversas para que no possam me enxergar. Atravessaste as guas dos rios e do mar por cima delas e no afundaste, eu invoco teu afundar triste, Festas Santa oceano sofrido amargurado. . Kali.

Me traga fora e coragem, como ds ao Povo Cigano teus protegidos, Me, Senhora e Nada se pode fazer numa Tenda Cigana sem primeiro invocar teu nome, e eu invoco pelo Tocam os violinos,caem as moedas, danam as ciganas de ps descalos em volta da fogueira, vem o cheiro forte dos perfumes ciganos, as palmas batendo, louvando o Povo de Salve o povo cigano.
Postado por Daniele Araujo s 16:34 0 comentrios Marcadores: Santa Sara ou Cigana Sara, Sara Kali

Santa

Sara

Kali.

Cigana Carmem

CIGANA CARMEM vibrao na cor vermelha - trabalha sob a mestria de Mestra Nada dia da semana sexa-feira.

a protetora dos que sofrem de mal de amor, a que acolhe e consola os abandonados. natural da Espanha, viajou por quase todos os pases de idioma hispnico, inspirou vrios amores. Amorosa e determinada auxilia em casos de amores impossveis (mal do qual tambm j foi vtima). Linda, vaidosa e grande danarina de flamenco. Resolve com suas magias casos de abandono, tira rivais do caminho e harmoniza casais. Prefere os mdiuns ciganos, mesmo assim entra na aura de alguns gadjs usando outros nomes, conforme a linha.

Sua grande magia para unir casais para que vivam intensamente o amor. Ela faz com uma ma bem vermelha, mel, 3 fitas rosas e um quartzo rosa. Carmem, abre a ma e retira o miolo, e deixa uma pequena tampa, coloca o nome dos amantes escritos em um papel (em forma de cruz), joga bastante mel e fecha, amarrando a ma com as fitas. Depois coloca o quartzo rosa em cima. E diz:

Pelo poder da ma, pela fora etrica do cristal e do mel, que estas fitas astrais amarrem fulano e fulana. Sero to doces, vivero juntos e amaro um ao outro. Pelo poder da magia cigana, como a lua e a noite que nunca se separaro, est feito este feitio de amor em nome de Devel. Amm.

A ma pode ser enterrada ao p de uma rvore frutfera ou guardada num vidro escondido.

Fonte: Baralho Cigano


Postado por Daniele Araujo s 16:01 0 comentrios Marcadores: Cigana Carmem

Cigana Sulamita

CIGANA SULAMITA vibrao na cor azul claro sob a mestria de Mestre El Morya - dia da semana domingo.

a protetora de mulheres grvidas, a que toma conta de partos difceis. Esta cigana natural de uma regio entre Frana e Borgonha. Viveu muitos anos em Espanha e Itlia. Viajou por muitos lugares, Portugal, ndia, Egito e outros. Em verdade trs um pouco de cada um destes pases no seu corao. De esprito vvido, faceira, admirada por todos que a vem, principalmente o sexo oposto. Boa, generosa tambm geniosa ao extremo capaz de ataques de fria. Autorizada a entrar na aura de no ciganos, deixa sua mensagem e faz diversos trabalhos de magia.

Suas magias geralmente so feitas com frutas. Mas a principal para desamarrar parto difcil. Sulamita faz assim: Ela enterra uns ovos crus com cuidado na terra, em vaso ou cho, em frente da porta onde mora a grvida. Coloca em cima vrios doces brancos e chama diversos espritos ciganos e de outras linhas para fazer uma corrente de fora. Os ovos so desenterrados quando a mulher d a luz sem perigo, ento estes ovos so quebrados, simbolizando que ela esta quebrando todo o mal. Para que nada acontea me e o beb.

Obs.: Diz esta cigana que em uma de suas encarnaes morreu de parto, e quase toda segurana dela enterrada para evitar problemas nos locais onde trabalha.

Fonte:Baralho Cigano
Postado por Daniele Araujo s 15:40 0 comentrios Marcadores: Cigana Sulamita

Cigana Esmeralda

vibrao na cor verde - trabalha sob a mestria de Mestre Hilarion - dia da semana quintafeira.

Esta cigana protetora da fartura de alimentos, feiticeira na preparao de comidas, So as que fazem feitios que so comidos para vrios tipos de objetivos. Essa cigana natural de Portugal/vora. Viajou por toda a Europa, aprendendo pratos e aperfeioando suas magias. As magias de Esmeralda so duradouras e quando chega geralmente tem banquete, que por vezes ela mesma quem faz. Exmia usuria de tachos (utenslios de cozinha) e facas, com as quais destrincha, corta e cozinha. Para ela no pode faltar uma colher de pau e uma faca afiada com bainha, que carrega em sua bolsa para o caso de necessidade. festeira, risonha, matrona, mandona e no aceita no como resposta. Grande doceira

da magia cigana perigosa e deve ser tratada com muito amor e cuidado. Faa um pote para que nada falte sua casa. Apanhe uma bomboniere pequena e coloque uma pouco de cada um destes gros e sementes: ervilha, lentilha, arroz com casca, amendoim, gro de bico, trigo em gro. Coloque por cima 3 moedas atuais com o valor virado para cima, e um quartzo citrino no meio. Deixe energizando por 3 dias na lua crescente e pea a fora da lua e dos gros que nada falte ao seu lar. Ponha em um mvel de sua casa em algum lugar alto como se fosse um bibel. Assim fazendo esteja certo que nunca alimentos faltaro no seu lar. Cigano

Fonte: Baralho misterioso, os ciganos.

Visite o site Baralho Cigano e conhea um pouco mais sobre esse povo to encantador e

Potrebbero piacerti anche