Sei sulla pagina 1di 8

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

PROVA ESPECFICA
1. A noo de desenvolvimento da pessoa para cidadania,
como afirma Alexandre Antonio Gili Nader, no texto - O estado nas polticas educacionais e culturais em direitos humanos: o papel a ser desempenhado pela escola (pblica) - est ligada dimenso do Conhecimento/Cultura. Na viso de Nader, a educao, para alcanar este propsito, precisa ser (institucionalmente) pblica, gratuita e de qualidade, para todos e em todos os nveis, assumida pelo Estado, em suas vrias abrangncias de poder, como um de seus deveres fundantes. O paradigma do Conhecimento/Cultura, por seu carter universalista, nega a viso elitista e contemplativa que se tem da educao e da cultura. Assinale a alternativa que no coerente com a natureza de Conhecimento/Cultura, apresentada por Alexandre Antonio Gili Nader: A) A perspectiva do saber erudito/cientfico, que tem como princpio a rejeio da experincia cotidiana, na qual esto enraizados os preconceitos do senso comum; B) A perspectiva da escola unitria, que tem o trabalho como princpio educativo; C) A perspectiva da cincia prudente, que toma a experincia como ponto de partida; D) A perspectiva do pensamento complexo, que tem como princpio a dialgica (isto , compreender os contrrios sem necessidade de excluso).

4. No texto Contexto histrico e educao em direitos


humanos no Brasil: da ditadura atualidade, Emir Sader afirma que Educar um ato de formao da conscincia com conhecimentos, com valores, com capacidade de compreenso. Nesse sentido, o processo educacional muito mais amplo do que a chamada educao formal, que se d no mbito dos espaos escolares. Com base no autor, assinale a alternativa condizente com seu pensamento, ao conceber que Educar : A) Uma viso que ocupa lugar na conscincia das pessoas com mitos, com iluses, com concepes que consolidem a incapacidade das pessoas de se compreenderem no mundo e compreenderem o mundo que, mesmo sem conscincia, esto produzindo e reproduzindo, cotidianamente, nas suas vidas; B) Assumir a compreenso do mundo que esto produzindo e reproduzindo, cotidianamente, nas suas vidas; C) Assumir a compreenso do mundo, de si mesmo, da interrelao entre os dois, podendo ser uma compreenso real, capaz de captar os mecanismos que, efetivamente, so produzidos e reproduzidos pelos homens no seu processo concreto de vida; D) Nenhuma das alternativas est correta.

5. No texto Da educao como direito humano aos direitos


humanos como princpio educativo, Adelaide Alves Dias registra que, contemporaneamente, em funo do chamado novo ordenamento econmico e social do capital internacional, o quadro de desigualdades sociais se tem aprofundado, produzindo uma complexa rede de relaes sociais e polticas, expresso do processo de dominao e explorao econmica vivenciados pelos brasileiros. Com base na autora e autores citados, assinale nos itens abaixo - a e/ou as resposta(s) que deixa(m) claras as consequncias do processo de acumulao do capital: I. Uma vez que promove a concentrao de riquezas, os chamados ajustes neoliberais s polticas econmicas decorrentes da globalizao trouxeram, como conseqncia, a excluso de dois teros da humanidade dos direitos bsicos de sobrevivncia, emprego, sade e educao. (FRIGOTTO, 1996). II. Enfraquecimento do poder do Estado, enquanto regulador social. Assiste-se, cada vez mais, a um crescente processo de desresponsabilizao do Estado para com o provimento das condies estruturais de garantia dos direitos sociais do homem, mediante processos de desregulamentao e de flexibilizao. Tais efeitos tm imprimido maioria da populao a condio de ser relegada a um contingente dos sem-direitos, comprometendo, desta forma, a justia social e a paz. III. A adoo de polticas sociais de carter neoliberal afetou, sobremaneira, a agenda da democracia nos pases do Terceiro Mundo face ao agravamento dos problemas sociais caracterizados pela extrema pobreza, doenas, analfabetismo, decadncia regional e urbana, desemprego e narcotrfico (BORON, 1996). A) B) C) D) Somente II e III esto corretas; Somente I e II esto corretas; Somente I e III esto corretas; Todas esto corretas. 1

2. No texto que trata dos Direitos humanos do trabalhador,


quando a autora Maria urea Baroni Cecato tece discusses sobre paradigmas, admite que embora, ainda, trate-se de uma definio complexa, no constitucionalismo contemporneo, prevalece concepo terica de que os direitos humanos se fundamentam no seguinte paradigma axiolgico: A) democracia; B) moralidade administrativa; C) combate pobreza; D) dignidade da pessoa humana.

3. No Texto Sujeito de direitos humanos: questes abertas


e em construo, Paulo Csar Carbonari, ao tratar da subjetividade na educao em direitos humanos, concebe a educao como: A) Uma possibilidade de construo do ser singular, afirmando sua individualidade como meio de garantir seus direitos; B) Um direito humano e, tambm, uma mediao histrica, institucional e subjetiva para a efetivao dos direitos humanos; C) Um direito humano j estabelecido e reconhecido, largamente, na sociedade; D) Um processo que se encerra em si mesmo.

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

6. De acordo com Eni Puccinelli Orlandi e com base em seu


texto Educao em direitos humanos: um discurso, para muitos sujeitos de nossa sociedade a palavra igualdade no faz nenhum sentido; uma palavra sem-sentido. Por qu? A) Porque esses indivduos no aceitam o direito do outro; B) Porque os sentidos resultam da experincia de uma memria. Em sua memria, esses sujeitos no foram afetados por este processo de significao; C) Porque esses sujeitos foram produzidos pelas relaes de segregao do capitalismo e experimentaram, em sua memria social e histrica, o direito cidadania; D) Por que esses sujeitos, ainda, no adquiriram conhecimento formal sobre os direitos humanos.

9. No texto Contexto histrico e educao em direitos


humanos no Brasil: da ditadura atualidade, Emir Sader afirma que diferentes ordens de limitaes pesam sobre o conceito de direitos humanos e sua capacidade de constituir fora educadora significativa na conscincia das pessoas. Com base no autor, assinale quais dos itens abaixo, corretamente, ilustram os caminhos da superao dessas limitaes (debilidade): 1. O forte impulso repressivo, com base nas reiteradas e sensacionalistas denncias de casos de crimes violentos, aponta para a acentuao das condenaes e penalizaes, como se o aumento das penas pudesse, por si s, ter efeito importante na luta contra a impunidade e a imposio do Estado de Direito; Dificilmente, haver mudana nessas condies desfavorveis aos direitos humanos, sem a ruptura do oligoplio privado da mdia, pela dinmica comercial que a alimenta, fazendo dela um mecanismo essencial da desqualificao de debates srios sobre os direitos humanos; Considerao dos direitos humanos de forma restrita, separado dos outros direitos sobretudo econmicos e sociais. A origem do conceito contemporneo permitiu essa fragmentao, porque ele nasceu na resistncia ditadura militar, com essa conotao, alm do marco internacional, de hegemonia das concepes liberais, quer apontam nessa direo; Uma abordagem fragmentada, tpica de novos paradigmas, que seccionam temticas (feminismo, demografia, questes tnicas, direitos humanos, direitos econmicos e sociais) contribui para esvaziar o contedo mais global e, de certa forma inseparvel, dos direitos humanos.

2.

7. De acordo com o texto de Antonio Maus e Paulo Weyl:


Fundamentos e marcos jurdicos da educao em direitos humanos, o desenvolvimento da cultura dos direitos humanos, no Brasil, tem seu alicerce na Constituio democrtica de 1988, principalmente, pelo reconhecimento dos direitos fundamentais como direitos inalienveis de todo cidado, Portanto, incorreto afirmar que: A) Os direitos humanos no so compreendidos como criaes do Estado, mas como obra da prpria sociedade que, por meio de seus representantes, estabelece os direitos que fundamentam e legitimam o Estado; B) Em razo do princpio da supremacia constitucional, as leis e os demais atos do poder pblico devem respeitar e promover os direitos humanos / fundamentais; C) A Constituio Federal de 1988 dispe que os direitos humanos / fundamentais so intangveis, no podendo ser abolidos nem mesmo por emenda constitucional, gozando, portanto, de proteo constitucional; D) No sistema nacional brasileiro a proteo dos direitos humanos encontra apenas as garantias oferecidas pelo sistema constitucional, no sendo o Brasil signatrio de tratados internacionais de proteo dos direitos humanos, assumindo perante a comunidade internacional uma posio de soberania.

3.

4.

A) Somente 2 e 4 esto corretas; B) Somente 1, 3 e 4 esto corretas; C) Somente 2, 3 e 4 esto corretas; D) Todas esto corretas.

10. Sobre o contedo da Educao em Direitos Humanos,


abordado no texto sob o ttulo de Fundamentos e marcos jurdicos da educao em direitos humanos, de autoria de Antonio Maus e Paulo Weyl, correto afirmar que: A) A educao em direitos humanos definida por um contedo normativo esttico e fechado construdo atravs de conceitos e categorias instrumentais da cincia; B) A pedagogia dos direitos humanos afasta o pensamento filosfico fixando o objeto de estudo na norma jurdica; C) As novas pautas de defesa dos direitos humanos demonstram que estes no se deixam aprisionar em contedos normativos definitivos, sendo ampliados nas formas democrticas; D) No se admite reflexes em torno das condies de possibilidades, reproduo e justificao das formas simblicas, sociais e polticas permissivas.

8. O estudo de Eduardo Ramalho Rabenhorst sobre O valor


do homem e o valor da natureza: breve reflexo sobre a titularidade dos direitos morais afirma que, para o filsofo ambientalista Tom Regan, a noo de valor intrnseco no pode ser descartada, pois ela justifica a prpria atribuio de direitos morais a um ser. Pergunta-se: o que se exige de um ser para que ele seja considerado portador de um valor intrnseco? A) Amar ao prximo como a si mesmo; B) Pertencer a um grupo social especfico; C) Ser um ser de linguagem, racionalidade e autonomia, isto , ser sujeito de uma vida; D) Admitirem o relativismo cultural como mxima para aceitao do outro.

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

11. Em seu texto Direitos humanos: Sujeito de direitos e


direitos do sujeito, Theophilos Rifiotis, ao discorrer sobre o avano dos Direitos Humanos no Brasil afirma que: fato que temos conquistado, desde a dcada de 1990, significativos avanos da pauta de reivindicaes polticas e da implantao de polticas sociais em torno dos Direitos Humanos no Brasil. Poderamos comear citando o Estatuto da Criana e do Adolescente em 1990, um marco no campo jurdico e social, ou o Plano Nacional de Direitos Humanos em 1996, ou ainda a consolidao da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), entre tantos outros indicadores. Certamente os avanos sociais foram importantes e a agenda poltica foi e continua sendo enriquecida por um leque cada vez mais amplo e diversificado de demandas e realizaes. Temos, portanto, reconhecidamente uma dcada de grandes avanos no plano institucional, legal e social, ainda que insuficientes, para superar o conjunto de dificuldades fundamentais com que se defronta o nosso pas. Considerando o texto acima, os Direitos Humanos, no Brasil, tm: A) Sua visibilidade apenas no campo jurdico tendo em vista que a partir da dcada de 1990 e inicio do sculo XXI temos avanos significativos com o Estatuo da Criana e do Adolescente e a Lei Maria da Penha; B) O avano dos Direitos Humanos no Brasil marcado por forte avano no campo das polticas sociais, embora no considere o mesmo no campo legal e institucional; C) O avano em todos os campos institucional, legal e social, ainda, insuficiente. Assim, preciso considerar que estes avanos esto, diretamente, ligados tanto a lutas sociais, como a pautas definidas por acordos e convenes internacionais; D) Os atuais indicadores do avano sobre os Direitos Humanos, no Brasil, no permitem inferir uma avaliao positiva, tendo em vista que os mesmos so insuficientes.

13. No Texto Sujeito de direitos humanos: questes abertas


e em construo, Paulo Csar Carbonari afirma que os processos educativos esto inseridos no amplo espectro da interao humana e se desdobram em aprendizagens e vivncias diversas. A educao em direitos humanos, construda na base de uma compreenso pluridimensional do sujeito de direitos, promove os espaos de aprendizagem como exerccio de reflexo e ao crticas. A partir das colocaes do autor, assinale a alternativa correta: A) Na educao em direitos humanos todas as aes, intencionais ou no, dentro da escola promovem aprendizagens que propiciam aos sujeitos seu desenvolvimento e o conhecimento dos seus direitos, uma vez que a interao humana por si mesma libertadora; B) A educao em direitos pe a necessidade de uma nova pedagogia que estimule a participao, compreenso dos dissensos e conflitos, o que leva ao desenvolvimento da sensibilidade e capacidade de leitura da realidade, bem como o comprometimento com a mesma; C) Nos processos educativos e nas vivncias dentro dos mesmos, os conflitos so diludos na busca de processos de aprendizagem mais significativos, tornando seus atores sujeitos de direito, significando suas trajetrias humanas; D) Todas as alternativas esto corretas.

14. Nas

propostas conclusivas do texto Educao e metodologia para os direitos humanos: cultura democrtica, autonomia e ensino jurdico, Eduardo C. B. Bittar levanta o seguinte questionamento: Qual o mtodo e qual a finalidade da educao e da pesquisa em direitos humanos? Assinale a resposta correta, de acordo com o pensamento do autor, dentre as alternativas abaixo:

A) Humanizao, com base em uma cultura tecnocrtica; B) Treinamento, com base em uma cultura democrtica; C) Humanizao, com base em uma cultura democrtica; D) Treinamento, com base em uma cultura mercadolgica.

15. De acordo com o texto de Adelaide Alves Dias a respeito Da 12. Considerando o ponto de vista do autor Jos Srgio
Fonseca de Carvalho, no texto Uma idia de formao continuada em educao e direitos humanos, indique a alternativa verdadeira sobre o aprendizado de princpios e valores ticos, como os que animam os Direitos Humanos, A) Na forma de cultiv-los e transmiti-los como um dos mais importantes legados culturais da humanidade torn-los presentes, no s em suas palavras, mas em suas aes como professores e profissionais da educao; B) Sua transmisso e preservao dependem das prticas sociais cotidianas dos profissionais da educao; C) Simples veiculao verbal contendo os princpios que as animam e do significado de seus esforos no sentido de os traduzirem, aplic-los e mant-los vivos; D) Somente as alternativas A e B esto corretas. educao como direito humano aos direitos humanos como princpio educativo, marque a alternativa correta ao completar o pensamento expresso pela autora quando afirma que: no obstante, tenhamos avanado, a partir da segunda metade do Sculo XX, em termos de definio da educao como direito do homem... A) Podemos visualizar, na Constituio de 1988, uma importante conquista em termos de ampliao dos direitos da pessoa humana educao. Portanto - com base no texto constitucional - possvel falarmos em educao para todas as crianas, jovens e adultos; B) Percebe-se, claramente, que a frmula encontrada pelo Estado brasileiro para que o direito educao seja efetivado em sua plenitude, mostrou-se acertada e eficaz; C) A educao como direito est longe de ser efetivada, em termos de direito de toda e qualquer pessoa em nosso pas. A legitimidade e o reconhecimento do direito humano educao tm sido objeto de longos debates e acirradas disputas no campo poltico, social e educacional, advindos da luta pela democratizao da educao pblica, em termos de acesso, permanncia e qualidade da educao; D) Todas as alternativas esto corretas. 3

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

16. Em seu texto Direitos humanos: Sujeito de direitos e


direitos do sujeito, Theophilos Rifiotis realiza uma discusso sobre a concepo dos direitos dos sujeitos e a concepo de sujeitos de direitos. Assim, o autor afirma que necessrio caminhar com sujeitos de direitos concluindo que sua argumentao no se restringe a uma expanso da autoconscincia dos Direitos Humanos em abstrato, mas a tomada de conscincia e sua traduo em prticas efetivas de que a questo fundamental hoje pensar e agir de acordo com a idia to comentada em termos gerais que a sua construo com os sujeitos sociais nas suas configuraes concretas. Se essa perspectiva pode parecer trivial, porque no consideramos que ela dever se desenvolver num contexto particular em que a condio de sujeito de direitos se d a partir da tentao da inocncia, como descrevemos anteriormente. Trabalhar a partir dessa realidade uma questo maior, pois implica pensar e agir com uma configurao de sujeito que se percebe como inocente, vtima e no responsvel. A partir da afirmao do autor podemos concluir que: A) possvel uma prtica efetiva em Direitos Humanos, considerando apenas autoconscincia dos sujeitos; B) possvel uma prtica em Direitos Humanos, considerando as configuraes concretas dos sujeitos para que, assim, seja possvel construir prticas efetivas em consonncia com o pensar e agir dos sujeitos e, neste sentido, ultrapassar a expanso da autoconscincia dos sujeitos, caminhado para a tomada de conscincia traduzida em prticas efetivas; C) Realidade e autoconscincia so elementos indissociveis para a tomada de conscincia, mas que podem ser trabalhados, separadamente, no processo de construo dos sujeitos em suas configuraes concretas; D) As configuraes concretas dos sujeitos so traduzidas em contextos particulares que definem a condio de vtima e no de responsvel e dos direitos do sujeito.

18. No texto Educao e metodologia para os direitos


humanos: cultura democrtica, autonomia e ensino jurdico, Eduardo C. B. Bittar afirma que o mito de que educar formar, deve ser desfeito. Desta forma refora a idia de que a educao, como treinamento, deve ser diferenciada da educao como formao. Com base no autor, assinale a resposta mais condizente com uma educao voltada para a disseminao de uma cultura de direitos humanos: A) Que propugna a preparao que direciona o desenvolvimento destas ou daquelas qualidades, habilidades e competncias; B) Que propugna o fortalecimento de uma idia de coletivo; C) Que propugna a construo de uma sociedade preparada para o exerccio da autonomia; D) Que propugna o forjar conscincias e mold-las conforme convenincias polticas.

19. De acordo com os estudos de Maria urea Baroni Cecato


sobre os Direitos humanos do trabalhador: para alm do paradigma da declarao de 1998 da OIT, os direitos humanos, de segunda gerao, so subdivididos em direitos sociais, culturais e econmicos. Nesta perspectiva, a partir dos preceitos da OIT, so estabelecidos como direitos sociais: A) Direito vida privada e direito do consumidor; B) Direito ao meio ambiente, ecologicamente, equilibrado e direito ao patrimnio histrico; C) Direito ao trabalho e direito seguridade; D) Direito educao e liberdade de locomoo.

20. No seu texto O valor do homem e o valor da natureza:


breve reflexo sobre a titularidade dos direitos morais, Eduardo Ramalho Rabenhorst menciona a Crtica da Razo Pura, na qual Kant define a natureza como um conjunto de fatos regidos por leis e princpios necessrios e universais, mas em si mesmos desprovidos de normatividade. Podemos afirmar, a partir da concepo de Kant que: A) A normatividade na natureza e nas relaes humanas posta por Deus. B) O homem se humaniza pela educao, superando sua animalidade. C) O homem um ser egosta e, portanto, s pode viver uma tica relativista. D) A ao moral no deve se guiar por imperativos, uma vez que a existncia humana relativa a Deus.

17. Em seu texto Uma idia de formao continuada em


educao e direitos humanos, Jos Srgio Fonseca de Carvalho discorre sobre a questo da igualdade tnicoracial. Marque a alternativa incorreta - que no condiz com o pensamento do autor - sobre uma educao comprometida com a igualdade tnico-racial. A) No pode se reduzir a uma preleo numa data especfica; se no cotidiano da escola alunos e professores convivem com a discriminao e o preconceito; B) A solidez de uma formao em valores resulta do esforo isolado e pontual de um professor determinado num evento especfico; C) O compromisso tico-poltico, com o engajamento no sentido da superao do aspecto da desigualdade na sociedade brasileira, exige, por um lado, sua tematizao recorrente nas mais diversas disciplinas e reas do conhecimento escolar; D) Preocupao formativa de qualquer professor seja qual for sua rea de atuao ou suas opes metodolgicas.

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

EDHDI/UAB 2010/11

Prova tipo 1

5 - DEZ - 2010

Ps-Graduao de Educao em Direitos Humanos e Diversidade

Potrebbero piacerti anche