Sei sulla pagina 1di 10

FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAS E APLICADAS DE SINOP (FACISAS) UNIC SINOP AEROPORTO CURSO DE ENFERMAGEM

ERROS DE MEDICAO

PATRICIA DE CARVALHO SOUZA

SINOP, MT 2013

PATRICIA DE CARVALHO SOUZA

ERROS DE MEDICAO

Trabalho apresentado disciplina de Estgio Supervisionado II, curso de Enfermagem, 9 semestre, Faculdade de Cincias Aplicadas de Sinop (FACISAS).

Docente: Prof. Pedro

SINOP, MT 2013

INTRODUO

Os erros de medicamentos podem resultar em srias consequncias para o paciente e sua famlia, como gerar incapacidades, prolongar o tempo de internao e de recuperao, expor o paciente a um maior nmero de procedimentos e medidas teraputicas, e principalmente atrasar ou impedir que estes assumam suas funes sociais, ou at mesmo a morte. Quando se trata de recm-nascidos, crianas, adolescentes e adultos, cada um

apresenta caractersticas diferentes de absoro, distribuio, metabolizao e excreo de drogas. E como normalmente mais de 80% dos frmacos comercializados so destinados adultos, quando h a necessidade de alguma destas drogas serem utilizadas em crianas, ou at mesmo recm-nascidos, preciso dosar de maneira correta e fracionada. Esta tcnica, de fracionar as doses dos medicamentos, muitas vezes acarreta um tempo maior por parte da equipe de enfermagem, e uma manipulao excessiva das solues, o que pode comprometer a qualidade do procedimento em vrios aspectos, como quanto estabilidade e possibilidade de contaminao. Alm disso estas dificuldades, podem possibilitar a intoxicao do paciente peditrico em decorrncia do uso de medicamentos comercializados em altas concentraes.

ERRO DE MEDICAO

Erro de medicao definido como: Qualquer evento previsvel que pode ser causado ou surgir do uso inconveniente ou falta de uma medicao ou causar prejuzo (dano ou injria) ao paciente, enquanto a medicao est sob o controle dos profissionais da sade, pacientes ou consumidor. Tais eventos podem estar relacionados prtica profissional, aos produtos para o cuidado sade, procedimentos e sistemas, incluindo a prescrio, comunicao da prescrio, rtulo do produto, embalagem e nomenclatura; composio, distribuio; administrao; educao dos enfermeiros e pacientes; superviso e uso. O erro de medicao se caracteriza por um evento inevitvel, que pode ocorrer em qualquer fase da terapia medicamentosa, e isto pode ou no causar danos ao paciente. Este dano o evento adverso, que se define como um prejuzo sofrido durante o atendimento, ocasionando doenas secundrias ou uma piora nas condies gerais do paciente. Alguns erros podem no trazer complicaes ou consequncias srias aos pacientes. No entanto, existem outros que podem contribuir para aumentar o tempo de internao, provocar sequelas ou, at mesmo, lev-los a bito.

Dentre os erros mais comuns, podemos destacar: Erro de Dispensao: Considera-se erro de dispensao a distribuio incorreta do medicamento prescrito ao paciente Erro de Omisso: No administrao de um medicamento prescrito para o paciente. Erro de Horrio: Considera-se erro de horrio a administrao do medicamento fora do intervalo de tempo estabelecido pela instituio, conforme o aprazamento da prescrio. Erro de Administrao no Autorizada de Medicamento: Administrao de medicamento no prescrito. O profissional administrou medicamento que no constava na prescrio do paciente naquele dia. Erro de Dose: Administrao de uma dose maior ou menor que a prescrita. Erro de Apresentao: Considera-se erro de apresentao a administrao de um medicamento em apresentao diferente da prescrita.

Erro de Preparo: Armazenamento inadequado do medicamento. Erro de Administrao: Administrao do medicamento por via diferente da prescrita. Os principais fatores de riscos que podem levar aos erros na preparao e administrao de medicamentos so vrios, e podem estar relacionadas aos fatores individuais como: formao acadmica inadequada; lapsos de memria; falta de experincia; falta de ateno; desatualizao cientfica e tecnolgica; dificuldades para entender as prescries; cansao, estresse, negligncia ou imprudncia.

ASPECTOS TICOS E LEGAIS

A administrao medicamentosa se traduz em uma das maiores responsabilidades da equipe de enfermagem.Tal condio determina que a prtica exercida seja de modo adequado e seguro ao paciente e neste sentido, que os erros sejam evitados. O conhecimento do enfermeiro e dos demais profissionais de enfermagem, sobre os aspectos tico-legais que envolvem o desvio da qualidade na prestao da assistncia, particularmente no processo da medicao e suas implicaes, de suma importncia. O profissional, como ser humano, s ser tico quando compreender e interpretar seu cdigo de tica, atuando de acordo com os princpios propostos. Frisa-se que o profissional como ser humano s ser tico quando compreender e interpretar seu cdigo de tica; Atuando de acordo com os princpios propostos e tendo a possibilidade de responsabilizar-se diante do conselho e da sociedade. Dentre os artigos do cdigo de tica que regulamentam a relao entre o enfermeiro e o paciente nos aspectos relativos prtica de administrao medicamentosa, podemos destacar: Das Responsabilidades e Deveres art.14 - Aprimorar os conhecimentos tcnicos, cientficos, ticos e culturais em benefcio da pessoa, famlia e coletividade e do desenvolvimento do profissional. Das Responsabilidades e Deveres art.38 Responsabilizar-se por falta acometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.

Quanto s proibies no art.30 Administrar medicamentos sem conhecer a ao da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos.

E em relao aos direitos do profissional o art. 37 destaca:

Recusar-se a executar prescrio medicamentosa e teraputica, onde no conste assinatura e o nmero de registro do profissional, exceto em situaes de urgncia e emergncia. Alm disso, no pargrafo nico - o profissional de enfermagem poder recusar-se a executar prescrio de medicamentos e teraputica em caso de identificao de erro ou ilegibilidade. extremamente necessrio que ocorram modificaes nas instituies, tanto no sistema de administrao de medicamentos, quanto na ocorrncia de um erro de medicao em relao ao profissional envolvido. Na ocorrncia de um erro fundamental que o profissional envolvido aja com honestidade e notifique seu erro, sem medo da punio, para que medidas urgentes sejam tomadas em relao ao paciente envolvido, e tambm para que os erros sirvam como forma de aprendizado, proporcionando mudanas no sistema de medicao.

PENALIDADES AO PROFISSIONAL

As penalidades ao profissional envolvido variam conforme a gravidade das leses corporais causadas ao paciente e o tipo de conseqncia. Os profissionais podem sofrer processos judiciais por negligncia, imprudncia, m prtica, e ficar sob julgamento da legislao civil, penal e tica.

Art. 113- Considera-se Infrao tica a ao, omisso ou conivncia que implique em desobedincia e/ou inobservncia s disposies do Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem.

Art. 114 - Considera-se infrao disciplinar a inobservncia das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem. Art. 115 - Responde pela infrao quem a cometer ou concorrer para a sua prtica, ou dela obtiver benefcio, quando cometida por outrem. Art. 116 - A gravidade da infrao caracterizada por meio da anlise dos fatos do dano e de suas conseqncias. Art. 117 - A infrao apurada em processo instaurado e conduzido nos termos do Cdigo de Processo tico das Autarquias dos Profissionais de Enfermagem. Art. 118 - As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n 5.905, de 12 de julho de 1973, so as seguintes: I - Advertncia verbal; II - Multa; III - Censura; IV - Suspenso do Exerccio Profissional; V - Cassao do direito ao Exerccio Profissional. O sistema de medicao constitudo por vrios processos, como prescrio, reviso e validao da prescrio, distribuio ou dispensao, preparo, administrao, e

acompanhamento do paciente para monitoramento da ao ou reao ao medicamento. Erros ou falhas podem ocorrer em qualquer uma dessas fases. Estudos realizados sobre erros de medicao, apontam que em crianas se identificou a ocorrncia de erros durante alguma das etapas do processo de medicao, sendo os mais frequentes os erros de prescrio, seguido pelos de dispensao, administrao e

documentao. E a faixa etria mais acometida foi a de zero a quatro anos de idade. O segundo tipo de erro mais relatado foi o erro de omisso e o terceiro o erro de administrao. A falta de ateno por parte do profissional da rea da sade, durante o preparo da medicao, pode estar relacionada aos erros de medicao. A falta de conhecimento e de preparo por parte do profissional, tambm pode ser considerada um dos fatores de risco para ocorrncia de erros. Por esse motivo, a necessidade de reciclagem permanente e contnua dos

profissionais da rea de sade, de extrema importncia. E se por ventura, houver dvidas, estas devem ser sanadas antes da administrao do medicamento, e no aps a ocorrncia do erro. De acordo com dados levantados de uma pesquisa, um dos fatores que contribuem para a ocorrncia de erros de medicao em crianas, em especial o erro de dose, pode ser devido a complexidade dos clculos. J que estes necessitam ser realizados considerando a idade, peso, estatura e condies clnicas da criana, uma vez que as caractersticas de absoro, distribuio, metabolismo e excreo de drogas, diferem entre recm-nascido, adolescente e adulto. Apesar da lei do exerccio profissional, preconizar que prticas mais complexas deveriam ser executadas apenas por enfermeiros, no cotidiano da assistncia, observa-se que as instituies de sade conferem tanto a enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem, as mesmas atribuies na terapia medicamentosa que realizada em crianas. Isto outro fator que pode estar contribuindo para que vrios erros de medicao atinjam pacientes peditricos. Algumas estratgias para que os erros de medicao sejam evitados, podem ser: Implantao de prescrio mdica eletrnica com limites de doses adequados a pediatria; Implantao de sistemas de alerta para interao medicamentosa conforme faixa etria da criana e tipo de atendimento e teraputica medicamentosa prescrita; Implantao de dispositivos automticos de distribuio de medicamentos; Implantao de farmcia para manipulao de medicamentos em comprimidos, cpsulas, drgeas e plulas em soluo lquida para uso em crianas; Padronizao dos medicamentos e armazenamento adequado; Treinamento dos profissionais de sade quanto prescrio de medicamentos, rotulagem, distribuio, administrao e monitoramento; Farmcia com ambiente fsico e recursos humanos especializados na rea de pediatria; Assistncia contnua do farmacutico, disponvel 24 horas mesmo a distncia; Entre outros.

Os erros de medicao, durante as ltimas dcadas, tm tomado propores elevadas e preocupantes. Mas em pediatria esses fato tem acarretado um impacto ainda maior. Sendo assim, um desafio para toda a equipe de sade, promover mudanas na cultura

organizacional que permitam a reestruturao de processos e a implementao de estratgias de segurana.

CONSIDERAES FINAIS

Quando acadmicos somos instrudos e nos atentamos na realizao dos 5 (cinco) certos, com a finalidade para a preveno de erros de medicao, que esto relacionados intimamente: Paciente certo; Medicamento certo; Dose certa; Via certa; Hora certa.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COIMBRA, J. A. H.; CASSIANI, S. H. B. Responsabilidade Da Enfermagem Na Administrao De Medicamentos: Algumas Reflexes Para Uma Prtica Segura Com Qualidade De Assistncia. Revista Latino America de Enfermagem. v. 9. n. 2, 56-60, 2001. COREN, Conselho Regional de Enfermagem. Erros de Medicao, Definies e Estratgias de Preveno. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de So Paulo. Rede Brasileira de Enfermagem e Segurana Do Paciente. So Paulo 2011. HARADA, M. de J. C. S.; CHANES, D. C.; KUSAHARA, D. M. et. al. Segurana na Administrao de Medicamentos em Pediatria. Acta. Paul. Enferm. v. 25. n. 4, 639-642p, 2012. WANNMACHER, L. Erros: Evitar o Inevitvel. Braslia, 2005. Disponvel em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/novo_erro_medico.pdf

Potrebbero piacerti anche