Sei sulla pagina 1di 8

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Relatrio de Qumica Espectro dos elementos qumicos

Ana Beatriz Reis Costa Diego Fernando F. Brito Roberta Frizo

RA: 20069963 RA: 20069972 RA: 20144582

04/11/2011

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Espectro dos elementos qumicos


Objetivo:

O modelo atmico de Bohr questionou a estabilidade atmica e as imperfeies nas anlises das partculas pequenas na Fsica Clssica, desenvolvendo a Mecnica Quntica. Bohr deduziu que um eltron no livre para ter uma quantidade aleatria de energia, mas deve ter quantidades especficas, ou seja, os eltrons teriam nveis de energia crescente, no qual as partculas migrariam para um nvel energtico maior ao receberem energia. Bohr comprovou sua teoria atravs do aquecimento de tomos de hidrognio, que por sua vez emitiam luz, sugerindo que os tomos absorvem energia. Portanto, assim se faz nosso principal objetivo atravs de tal experimento: verificar o modelo atmico de Rutherford-Bohr, observando espectros de emisso de alguns elementos qumicos ao serem aquecidos, utilizando Estrncio, Brio, Clcio, Ltio, Cobre, Potssio e Sdio, nesta respectiva ordem. Teoria: O teste de chama baseado no fato de que quando certa quantidade de energia fornecida a um determinado elemento qumico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns eltrons da ltima camada de valncia absorvem esta energia passando para um nvel de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses eltrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiao. Cada elemento libera a radiao em um comprimento de onda caracterstico, pois a quantidade de energia necessria para excitar um eltron nica para cada elemento. A radiao liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visvel, ou seja, o olho humano capaz de enxerg-las atravs de cores. Assim, possvel identificar a presena de certos elementos devido cor caracterstica que eles emitem quando aquecidos numa chama. Material: 1-Bico de Bunsen; 2-Haste com fio de nquel-platina; 3-Vidros de relgio; 4-Tudo de vidro cilndrico contendo cido sulfdrico; 5-Acendedor; 6-Estrncio, Brio, Clcio, Ltio, Potssio e Sdio;

Pgina 2

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Arranjo Experimenta:

Procedimento: 1- Manter queimador aceso com chama media e entrada de ar aberta. 2- Pegar um fio de platina. Limpar traos anteriores do seguinte modo: Molhar o fio no cido clordrico 2N e levar a chama. Repetir por vrias vezes. O fio est limpo quando no transmitir cor a chama. 3- Umedecer o fio no cido clordrico 2N e colocar o fio mido em um sal de clcio; 4- Aproximar da chama oxidante. 5- Observar a colorao da chama; Anotar; 6- Limpar o fio como j feito anteriormente, molhando no cido e voltando chama por vrias vezes, at no transmitir cor. 7- Repetir com sais de Ltio, Estrncio, Brio, Cobre, Potssio e por ltimo Sdio.

Pgina 3

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Resultados:

Substncias (Sal)
Clcio Ltio Estrncio Brio Cobre Potssio Sdio

Cor Observada
Vermelha-Verde Vermelha-Laranja Vermelha Verde Verde Vermelha-Violeta Amarela

Descrio da Linha (Terico)


Laranja c/ Verde - Violeta Vermelha / Laranja Vermelha Verde - Azul Verde Vermelha - Violeta Amarela

Comprimento da onda (nm)


618,2-620,3-555,4-422,7 670,8-610,3 674,4-662,8 553,6-534,7-524,3-513,7-482,4 766,5-769,9-404,4-404,7 589,0-589,6

Discusso e Concluso: Conclumos que quando fornecemos certa quantidade de energia (no caso, atravs da chama) a um elemento qumico, eltrons da ltima camada de valncia absorvem esta energia passando para um nvel de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado e que quando retorna ao estado fundamental, o eltron libera a energia recebida anteriormente em forma de radiao. Cada elemento libera a radiao em um comprimento de onda caracterstico, pois a quantidade de energia necessria para excitar um eltron nica para cada elemento. A radiao liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visvel, ou seja, o olho humano capaz de enxerg-las atravs de cores. Assim, possvel identificar a presena de certos elementos devido cor caracterstica que eles emitem quando aquecidos numa chama. Questes:
1-Qual a explicao para a ocorrncia das diferentes cores, para cada sal, na chama do

queimador? Comparar com o espectro terico e explicar R: A cor produzida na chama caracterstica do material exposto. Por exemplo, o Sdio produz chama alaranjada, o Potssio produz uma chama lils, o Brio por sua vez, produz uma chama verde, o Clcio produz espectros vermelho-tijolo e o Estrncio, uma chama amarela.

ELEMENTO Ca2+ Li+ Sr2+ Ba2+ Cu2+ K+ Na+

COR EXPERIMENTAL Verde-Vermelho escuro Vermelho Laranja Vermelho - Laranja Verde amarelado Verde Verde - roxo Amarelo

ELEMENTO Ca2+ Li+ Sr2+ Ba2+ Cu2+ K+ Na+

COR TERICA Laranja / Verde-Violeta (fraca) Vermelha Laranja Vermelha Verde / Azul (fraca) Verde Vermelha / Violeta Amarela

Pgina 4

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Bibliografia: PONTO CINCIA. Experimentos. Disponvel em: <http://www.pontociencia.org.br/experimentosinterna.php?experimento=160&TESTE+DA+CHAMA>. Acesso em: 19 maio 2011. UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL. Teste da Chama. Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/modelobohr/modelobohrhist.html>. Acesso em: 19 maio 2011.

Pgina 5

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Fotos:

Sal de Clcio

Sal de Ltio

Sal de Estrncio

Pgina 6

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Sal de Brio

Sal de Cobre

Sal de Potssio

Pgina 7

Universidade Anhembi Morumbi Engenharia de Produo e Mecnica

Sal de Sdio

Pgina 8

Potrebbero piacerti anche