Sei sulla pagina 1di 3

ENERGIA

Como as redes inteligentes podem ajudar a indstria a administrar melhor sua prpria gerao de energia
A possibilidade de gerar energia prpria para atender as necessidades de consumo e exportar o excedente j existe no Brasil para grandes empresas de energia. Um exemplo clssico so as indstrias do setor sucroalcooeiro, que queimam bagao de cana para gerar energia eltrica. Uma recente resoluo da Agncia Nacional de Energia Eltrica Aneel (482/2012) permitir que pequenos consumidores produzam e exportem energia. Inicialmente a ideia abater o que exportado na conta de consumo e futuramente evoluir para a possibilidade da venda do excedente.
A gerao prpria de energia eltrica com possibilidade de exportar o excedente para a rede exigir instalaes de medidores inteligentes, que mediro a energia que entra e que sai da instalao. O conceito de medidores inteligentes est associado ao de redes inteligentes. As redes inteligentes (smart grids) so redes eltricas nas quais ocorrem convergncia das tecnologias das redes de energia eltrica e redes de TIC Tecnologias da Informao e Comunicao, ou seja, as redes de energia eltrica e de TIC trafegam, alm de energia eltrica, dados que permitem, por meio de uma srie de funes, monitorar, supervisionar, controlar, proteger e atuar para uma melhor gesto do sistema. As redes inteligentes incorporam funcionalidades como: medio inteligente, qualidade de energia, autoestabelecimento e autocura do sistema, mobilidade eltrica (carros eltricos), armazenamento de energia, gesto eficiente do sistema de iluminao pblica, gesto da energia eltrica nos consumidores (casas inteligentes), gerao distribuda, integrao com outros servios (medio compartilhada, por exemplo).

A resoluo normativa da Aneel de nmero 482 de 17 de abril de 2012 estabelece as condies gerais para o acesso de microgerao e minigerao distribuda aos sistemas de distribuio de energia eltrica e sistema de compensao de energia eltrica, entre outras providncias. As seguintes definies se fazem necessrias para melhor entendimento dessa resoluo: microgerao distribuda: uma central geradora de energia eltrica, com potncia instalada menor ou igual a 100 kW, que utiliza fontes com base em energia hidrulica, solar, elica, biomassa ou cogerao qualificada, conforme regulamentao da Aneel, conectada na rede de distribuio por meio de instalaes de unidades consumidoras. minigerao distribuda: uma central geradora de energia eltrica, com potncia instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW, para fontes com base em energia hidrulica, solar, elica, biomassa ou cogerao qualificada, conforme regulamentao da Aneel, conectada na rede de distribuio por meio de instalaes de unidades consumidoras. sistema de compensao de energia eltrica: um sistema no qual a energia ativa gerada por unidade consumidora com microgerao distribuda ou minigerao distribuda compense o consumo de energia eltrica ativa. As distribuidoras devero adequar seus sistemas comerciais e elaborar ou revisar normas tcnicas para tratar do acesso de microgerao e minigerao distribuda e publicar as referidas normas tcnicas em seu endereo eletrnico, utilizando como referncia os Procedimentos de Distribuio de Energia Eltrica no Sistema Eltrico Nacional Prodist, as normas tcnicas brasileiras e, de forma complementar, as normas internacionais dentro de um prazo de 240 dias, contados da publicao dessa resoluo. Aps esse prazo, a distribuidora dever atender as solicitaes de acesso para microgeradores e minigeradores distribudos nos termos da Seo 3.7 do Mdulo 3 do Prodist. Segundo a resoluo, no faturamento de unidade consumidora integrante do sistema de compensao de energia eltrica, devero ser observados os seguintes procedimentos: dever ser cobrado, no mnimo, o valor referente ao custo de disponibilidade para o consumidor do grupo B (baixa tenso) ou da demanda contratada para o consumidor do grupo A (mdia e alta tenso), conforme o caso. o consumo a ser faturado, referente energia eltrica ativa, a diferena entre a energia consumida e a injetada, por posto horrio, quando for o caso, devendo a distribuidora utilizar o excedente que no tenha sido compensado no ciclo de faturamento corrente para abater o consumo medido em meses subsequentes. caso a energia ativa injetada em um determinado posto horrio seja superior energia ativa consumida, a diferena dever ser utilizada, preferencialmente, para compensao em outros postos horrios dentro do mesmo ciclo de faturamento, devendo, ainda, ser observada a relao entre os valores das tarifas de energia, se houver. os montantes de energia ativa injetada que no tenham sido compensados na prpria unidade consumidora podero ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades

previamente cadastradas para esse fim e atendidas pela mesma distribuidora, cujo titular seja o mesmo da unidade com sistema de compensao de energia eltrica, ou cujas unidades consumidoras forem reunidas por comunho de interesses de fato ou de direito. o consumidor dever definir a ordem de prioridade das unidades consumidoras participantes do sistema de compensao de energia eltrica. os crditos de energia ativa gerada por meio do sistema de compensao de energia eltrica expiraro 36 meses aps a data do faturamento, no fazendo jus o consumidor a qualquer forma de compensao aps o seu vencimento, e sero revertidos em prol da modicidade tarifria. a fatura dever conter a informao de eventual saldo positivo de energia ativa para o ciclo subsequente, em quilowatt-hora (kWh), por posto horrio, quando for o caso, e tambm o total de crditos que expiraro no prximo ciclo. os montantes lquidos apurados no sistema de compensao de energia sero considerados no clculo da sobrecontratao de energia para efeitos tarifrios, sem reflexos na Cmara de Comercializao de Energia Eltrica CCEE, devendo ser registrados contabilmente pela distribuidora conforme disposto no Manual de Contabilidade do Servio Pblico de Energia Eltrica. Aplicam-se de forma complementar as disposies da Resoluo Normativa n 414, de 9 de setembro de 2010, relativas aos procedimentos para faturamento. Os custos referentes adequao do sistema de medio, necessria para a implantao do sistema de compensao de energia eltrica, so de responsabilidade do interessado. O custo de adequao a diferena entre o custo dos componentes do sistema de medio requerido para o sistema de compensao de energia eltrica e o custo do medidor convencional utilizado em unidades consumidoras do mesmo nvel de tenso. Os equipamentos de medio instalados devero atender as especificaes tcnicas do Prodist e da distribuidora. Os equipamentos devero ser cedidos sem nus s respectivas concessionrias e permissionrias de distribuio, as quais faro o registro contbil no ativo imobilizado, tendo como contrapartida obrigaes vinculadas concesso de servio pblico de energia eltrica. Aps a adequao do sistema de medio, a distribuidora ser responsvel por sua operao e manuteno, incluindo os custos de eventual substituio ou adequao. A distribuidora dever adequar o sistema de medio dentro do prazo para a realizao da vistoria e ligao das instalaes e iniciar o sistema de compensao de energia eltrica assim que for aprovado o ponto de conexo, conforme procedimentos e prazos estabelecidos na seo 3.7 do Mdulo 3 do Prodist. As trs formas possveis atualmente de tarifao para gerao prpria, incluindo as usinas acima de 1 MW, so as seguintes: leilo de energia eltrica, em que a energia vendida no mercado de comercializao e aplicam-se tarifas e os requisitos tcnicos para esse tipo de conexo. tarifao net metering nesse sistema existe um medidor que mede o consumo da residncia e outro que mede o que ela produz e eventualmente exportou para a rede. No

final do ms o consumidor paga a diferena entre o que consumiu e o que produziu. Para isso, necessrio um medidor (quatro quadrantes) que pode medir a energia entrando e saindo da instalao. No caso do Brasil, o consumidor, pela resoluo 482, ter 36 meses para utilizar a energia que exportou para a rede. tarifa feed-in foi criada na Europa e o sistema de medio similar ao do net metering, mas o consumidor tem uma tarifa especial de gerao de energia eltrica e outra de venda do excedente exportado para a rede, superiores ao da tarifa consumida, tornando esse sistema extremamente vantajoso. Em 17 de dezembro de 2012, expirado o prazo de 240 dias citado na Resoluo 482, vrias concessionrias haviam publicado normas tcnicas, novas ou revisadas, para tratar do acesso de microgerao e minigerao distribuda. A legislao brasileira ainda muito tmida comparada com a que se aplica em outros pases, onde o usurio pode at vender a energia excedente que gera e injeta na rede com tarifas acimas das de compra. Teremos nos prximos anos uma fase de experimentao e de aprendizado e esperamos que surjam programas de incentivos que facilitem a penetrao da gerao distribuda. Devido aos diferentes valores de tarifa praticados pelas diversas empresas espalhadas pelo Brasil, prudente fazer estudo de viabilidade tcnica e econmica da implantao de sistemas de gerao de energia prprios, pois, em muitos casos, no conseguimos tempos de retorno viveis para o investimento por meio do abatimento da energia exportada para a rede. As curvas de aprendizado dos equipamentos mostram que os custos dos painis fotovoltaicos e elementos associados esto caindo e a eficincia vem aumentando, o que tornar cada vez mais vivel economicamente o uso dessa forma de energia eltrica.

Veja este e outros artigos no site

NEI.com.br

Crdito: Artigo escrito por Jos Aquiles Baesso Grimoni, doutor, mestre, engenheiro eltrico e professor do Depto. de Engenharia de Energia e Automao da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo USP; e Gustavo de Andrade Barreto, doutorando e mestre pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP e graduado em Tecnologia Eletroeletrnica.

Potrebbero piacerti anche