Sei sulla pagina 1di 1

ENSAIOS DE INTEGRIDADE PIT-FV

Ensaio e Integridade PIT-FV visa determinar a variao das caractersticas ao longo da profundidade do concreto de estacas de fundao ao longo de seu comprimento, tais caractersitcas so a rea da seo transversal, densidade do concreto, mdulo de elasticidade dinmico, entre outros. A forma do ensaio consiste em posicionar um acelermetro de alta sensibilidade no topo da estaca e aplicar golpes sucessivos sobre a mesma com um martelo instrumentado. Os golpes geram uma onda de tenso, que trafega ao longo da estaca, e sofre reflexes ao encontrar qualquer variao nas caractersticas do material. Com isso possvel detectar estrangulamento do fuste da estaca, nichos de concretagem, fissuras e trincas. O uso mais comum do ensaio PIT o de detectar falhas na concretagem de estacas de concreto moldadas "in loco". No entanto, o ensaio pode tambm ser usado para determinar ou confirmar o comprimento de estacas de concreto.

PROVA DE CARGA DINMICA - ENSAIO DE CARREGAMENTO DINMICO


tambm chamado de ensaio de carregamento dinmico, um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interao estaca-solo, para carregamentos estticos axiais. Ele difere das tradicionais provas de carga estticas pelo fato do carregamento ser aplicado dinamicamente, atravs de golpes de um sistema de percusso adequado. A medio feita atravs da instalao de sensores no fuste da estaca, em uma seo situada pelo menos duas vezes o dimetro abaixo do topo da mesma. O sinal dos sensores so enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais "on line"
Prova de Carga Dinmica

Alguns dados podem ser obtidos pelo ensaio, por exemplo, informaes sobre a integridade da estaca, com localizao de eventual dano, e estimativa de sua intensidade, energia efetivamente transferida para a estaca, isto permite estimar a eficincia do sistema de cravao, deslocamento mximo da estaca durante o golpe, velocidade de aplicao dos golpes, e estimativa de altura de queda para martelos

PROVA DE CARGA ESTTICA


A Prova de Carga Esttica a tcnica mais tradicional de ensaio para a determinao da capacidade de carga de estacas. Este ensaio consiste, basicamente, em aplicar esforos estticos crescentes estaca e registrar os deslocamentos correspondentes. Os esforos aplicados podem ser axiais de trao, compresso ou transversais. Na Prova de Carga Esttica, o elemento da fundao solicitado por um ou mais macacos hidrulicos, empregando-se um sistema de reao estvel. Para tanto, comum o uso de vigas metlicas e ancoragens embutidas no terreno. O tipo de ensaio mais comum envolve a aplicao de carregamentos de compresso estaca, em estgios crescentes, registrando-se os deslocamentos correspondentes.O conjunto constitudo pela estaca, macaco hidrulico e sistema de reao deve ser projetado e montado de modo a se garantir que a carga aplicada atue na direo desejada. importante ainda assegurar que o carregamento previsto seja alcanado com sucesso. . A anlise dos dados obtidos em campo traz informaes importantes, tais como, curva carga x deslocamento, capacidade de carga da estaca, recalque associado carga de trabalho, parcelas de resistncia de ponta e atrito lateral, coeficiente de segurana do estaqueamento.

Potrebbero piacerti anche