Sei sulla pagina 1di 7

Questionrio para avaliao de softwares

Assinale com x uma das colunas direita: 1 - Funcionalidade (satisfazer as necessidades)


Analisa a capacidade do software de fornecer funes as quais satisfazem as necessidades quando usado para automao de bibliotecas.

1.1 Adequao (realiza aquilo a que se prope) 1.1.1 Tecnologia : Permite o acesso a um nmero ilimitado de usurios? Permite o registro de mais de um nmero de licena? Permite a instalao em mais de uma mquina? Permite o acesso simultneo de usurios? Permite o acesso via Internet? Permite o acesso apenas via Intranet? Suporta documentos digitais em diversos formatos? Quais? Utiliza tecnologia cliente/servidor? Suporta a automao de todas as funes de bibliotecas distribudas geograficamente? Possui capacidade de gerncia de um nmero ilimitado de registros bibliogrficos? Permite a disponibilizao de texto integral? Permite a disponibilizao on-line do acervo (OPAC)? Permite a exportao/importao de dados por meio do padro ISO 2709? Utiliza o formato MARC21? Permite a importao e exportao de dados para alimentao de sistemas de catalogao cooperativa? Permite a integrao das funes da biblioteca (seleo, aquisio, catalogao, emprstimo)? Permite a leitura de cdigo de barras? Utiliza protocolo de comunicao para busca distribuda, Z39.50? Permite o tratamento de texto e imagem conforme o DDIF (Digital Documentation Interchange Format)? Permite a utilizao de qual gerenciador de Banco de Dados: Oracle SQL Server Outros? Especifique:
SIM NO

Possui um modelo para teste?

1.1.2 Seleo, Aquisio e Catalogao: Realiza alimentao/atualizao de dados on-line? Contm um cadastro de entidades com as quais mantm intercmbio de publicaes? Permite a construo de lista de autoridades? Permite realizar o controle da situao (status) do documento (seleo, aquisio, catalogao)? Permite realizar o controle de assinatura de peridicos? Permite realizar o controle de datas de recebimento do material adquirido? Permite realizar o controle de editores? Permite realizar o controle de fornecedores? Emite cartas de cobrana, reclamaes e agradecimento de doaes? Gera etiquetas com cdigo de barras? Gera etiquetas para lombada? Permite a identificao da modalidade de aquisio (doao, compra, permuta, depsito legal)? Permite a identificao do usurio que sugeriu o ttulo para aquisio? Permite a integrao dos dados de pr-catalogao da aquisio para o processamento tcnico? Permite a criao de mala direta de usurios, editoras e instituies com as quais a biblioteca mantm intercmbio? Possibilita a especificao da moeda de transao? Permite o processamento de materiais especiais, por exemplo multimdia? Possui um sistema de gerenciamento para construo de tesauro? Controla o registro do material bibliogrfico? Permite a incluso de novos exemplares em um mesmo ttulo? Permite a correo automtica dos registros associados a uma autoridade mediante alterao da lista de autoridades? Permite a consulta na lista de autoridade durante o cadastramento de um registro?

SIM

NO

1.1.3 Circulao: Possui um sistema de aplicao de multas? Permite a realizao de um cadastro de perfis de usurios? Permite a categorizao de emprstimo, (por exemplo: emprstimo domiciliar, especial e emprstimo entre bibliotecas)? Gera um cdigo de barras para cada usurio?

SIM

NO

Permite a definio automtica de prazos e condies de emprstimo de acordo com o perfil do usurio para cada tipo de documento? Permite a definio de parmetros para a reserva de documentos? Possibilita a pesquisa sobre o status do documento (por exemplo: disponvel, emprestado, em tratamento)? Permite a realizao de emprstimo, renovao e reserva on-line? Permite a realizao de suspenses com bloqueio automtico de usurios?

1.1.4 Recuperao de Informao: Realiza busca automtica por tesauro? Realiza busca interativa a partir da seleo de termos do tesauro? Possui a capacidade de ordenar e classificar os documentos recuperados por: assunto, autor, ttulo, data (ordem cronolgica), tipo de documento) Possui a capacidade de salvar os registros selecionados do resultado da pesquisa? Possui a capacidade de selecionar registros do resultado da pesquisa e imprimir? Permite a indicao do status do documento pesquisado (emprestado, em tratamento ou disponvel). Permite a indicao do status do peridico pesquisado (corrente, encerrado, suspenso). Realiza a pesquisa em texto integral? Realiza a pesquisa em todos os campos do MARC21? Possibilita a busca a partir dos resultados (refinamento da busca)? Realiza o refinamento da busca por: distncia entre os termos, frase Possibilita salvar estratgias de buscas para utilizao posterior? Possibilita selecionar a quantidade de registros a serem exibidos em cada pgina? Possibilita selecionar os campos a serem pesquisados por caixas de seleo? Permite a pesquisa com a utilizao dos operadores booleanos (AND, NOT, OR) de proximidade, truncamento em qualquer campo do registro? Possibilita o gerenciamento de um arquivo de termos nosignificativos? Permite a visualizao do nmero de registros recuperados?

SIM

NO

1.1.5 Processo Gerencial Permite a elaborao e impresso de bibliografias em formato de referncia bibliogrfica? Permite a gerao de catlogo? Gera relatrios e estatsticas de: seleo, aquisio, circulao, autoridades, usurios, processamento tcnico, recuperao da informao? Permite a realizao de inventrio automtico (cdigo de barras)?

SIM

NO

Permite o controle do oramento ?

1.2 Acurcia: Possibilita o armazenamento e recuperao de caracteres da lngua portuguesa? Possui verificador gramatical e ortogrfico?

SIM

NO

1.3 Interoperabilidade: (capacidade de Interagir com outros sistemas) Registra a data da ltima atualizao com os dados de dia (dd), ms (mm) e ano (aaaa), no importando a ordem? Possui o servio de disseminao seletiva de informaes (DSI)? Possui uma interface de busca avanada? Possui uma interface grfica de pesquisa? Possui uma interface de busca simples (busca em todos os campos)? Possibilita limpar o formulrio para nova pesquisa? As mensagens e textos das interfaces se apresentam em lngua portuguesa?

SIM

NO

1.4 Conformidade: (est de acordo com as normas, leis, etc...). Permite a visualizao do resultado da pesquisa em forma de catlogo de acordo com a AACR2 (nvel dois)? Permite a visualizao do resultado da pesquisa em forma de referncia bibliogrfica breve ou completa (com resumo), de acordo com a ABNT?

SIM

NO

1.4.1 Segurana de acesso: (evita acesso no autorizado a programas e dados) Permite que as alteraes feitas sejam registradas no sistema (data, usurio,...)? Permite consultas interativas (com remissivas) durante o cadastramento de um registro: tesauro, lista de autoridades, lista de editoras, lista de fornecedores? correo dos registros associados a um autor ou assunto mediante alterao na lista de autoridade ou tesauro? Possui um controle da entrada de dados com regras de validao para os campos? Identifica registros duplicados? Verifica a consistncia dos dados do registro? Notifica dados mnimos para aceitar o registro? Permite o acesso em diferentes nveis de usurios (senhas)? Existe segurana de dados quando os mesmos so acessados?

SIM

NO

Faz atualizao em tempo real? Notifica as aes de incluso/retirada de registros? Notifica os registros a serem complementados posteriormente? Possibilita a duplicao de um registro para incluso de novas edies?

2 - Confiabilidade
Avalia a capacidade de um software de manter seu nvel de performance.

2.1 Maturidade: Apresenta falhas com freqncia?

SIM

NO

2.2 Tolerncia falhas: Ocorrendo falhas, apresenta mensagem orientando a correo? Reinicializa a partir do ponto que houve a falha? Restaura o processamento a partir da falha?

SIM

NO

2.3 Recuperabilidade capaz de recuperar os dados em caso de falha? Tem processo automtico de recuperao? Possui a funo de backup automtico?

SIM

NO

3 - Usabilidade
Demonstra a capacidade que um software possui com relao ao aprendizagem e satisfao do usurio sob determinadas condies. entendimento,

3.1 Inteligibilidade: fcil entender o conceito e a aplicao?

SIM

NO

3.2 Apreensibilidade: fcil aprender a usar? A interface se apresenta em lngua portuguesa?

SIM

NO

3.3 Operacionalidade:

SIM

NO

fcil de operar e controlar? Possui um programa de treinamento? A ajuda contextual est disponvel? Possui ajuda on-line? Hot line de suporte tcnico? Possui documentao (manuais)? Possui documentao on-line? Possui um e-mail ou alguma forma de interao, p.ex. Escrivaninha de Ajuda? Possui helpdesk? Possui MARC internado para consulta? Possui manuais contendo os fluxos operacionais?

4 - Eficincia
Avalia a capacidade do software de proporcionar o nvel de desempenho exigido, relativa a quantidade de recursos usados, sob determinadas condies.

4.1 Tempo: O tempo de resposta satisfatrio?

SIM

NO

5 - Manutenibilidade
Avalia a capacidade que o software possui de ser modificado. Modificaes estas que incluem correes, aperfeioamentos ou adaptaes do software devido a mudanas de ambiente, em solicitaes e especificaes funcionais.

5.1 Analisabilidade: fcil de localizar uma falha, quando a mesma ocorre? fcil reparar erros do programa?

SIM

NO

5.2 Modificabilidade: O sistema oferece facilidades para a modificao ou a customizao? H possibilidade de expanso ou incluso de novos mdulos sob demanda? O sistema oferece upgrade de verso sem custo para o contratante?

SIM

NO

5.3 Estabilidade: O sistema tem uma estrutura que possibilite efetuar alteraes com segurana?

SIM

NO

6 - Portabilidade
Avalia a capacidade do software de ser transferido de um ambiente para outro.

6.1 Adaptabilidade: fcil adaptar este sistema a outros ambientes operacionais? O sistema oferece funcionalidades que facilitem a customizao?

SIM

NO

6.2 Instalao: O sistema fcil de ser instalado?

SIM

NO

6.3 Conformidade: Possui conformidade com padres internacionais em termos de funcionalidade e desenvolvimento?

SIM

NO

Potrebbero piacerti anche