Sei sulla pagina 1di 20

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

CARREIRA

Glossrio

Abandono de cargo: a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de 30 dias consecutivos.

Abono: quantia paga ao servidor, que pode ser absorvida ou no nos futuros reajustes, na forma que for instituda em Lei.

Ao disciplinar: procedimento administrativo destinado a apurar ocorrncia de irregularidade no servio pblico estadual, com vistas confirmao de fatos e indicao dos seus responsveis.

Acidente de trabalho (ou servio): a leso ocorrida no horrio de trabalho, no trajeto residncia-trabalho e vice-versa, e doena profissional ou do trabalho ou servio.
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

ACT: servidor admitido em emprego de natureza temporria em razo de legislao prpria.

Acumulao de cargos, empregos e funes: o artigo 37 da Constituio Federal estabelece que, havendo compatibilidade de horrio, apenas a acumulao de dois cargos de professor, um tcnico ou cientfico (nvel superior ou habilitao especial) com um de professor e de dois cargos ou empregos privativos de profissionais da sade (mdico), com profisses devidamente regulamentadas.

A proibio de acumulao remunerada de cargos, empregos e funes pblicas na Administrao Direta, Autarquias e Fundaes, Empresas Pblicas e de Economia Mista mantidas pelo Poder Pblico no mbito Municipal, Estadual, Distrital e Federal.

Adicional: vantagem pecuniria concedida ao servidor em razo do tempo de exerccio ou em face da natureza peculiar da funo.

Adicional de insalubridade: o adicional a que fazem jus o servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres.

Adicional de periculosidade: o adicional que fazem jus o servidor que trabalha com habitualidade em locais perigosos.

Adicional de ps-graduao: a vantagem concedida ao servidor efetivo ocupante de cargo pertencente aos grupos ocupacionais de nvel superior, de educao especial e de fiscalizao e arrecadao, que conclurem o curso de ps-gradua inerente ao cargo ocupado ou respectiva rea de atuao.

Adicional de risco de vida: o adicional que fazem jus o servidor que trabalha com habitualidade em locais perigosos.

Adicional noturno: devido ao servidor pela prestao de servio no horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, no percentual de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o valor da hora diurna. O adicional noturno no se incorpora remunerao ou provento.

Adicional por servio extraordinrio: devido ao servidor pela prestao de servio em tempo excedente ao da durao normal da jornada de trabalho, no percentual de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da hora normal de trabalho.

Adicional por tempo de servio: acrscimo pecunirio de 3% (trs por cento) sobre o vencimento do servidor, at o mximo de 36% (trinta e seis por cento), de forma definitiva, creditado a cada 3 (trs) anos de efetivo servio pblico.

Advertncia: penalidade disciplinar aplicada, por escrito, nos casos de violao de proibio ou de inobservncia de dever funcional previstos em lei, regulamento ou norma interna, que no justifiquem imposio de penalidade mais grave.

Afastamento preventivo: afastamento remunerado do servidor acusado em processo disciplinar, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, prorrogvel por igual perodo.

Agente poltico: so os titulares dos cargos que compem o arcabouo constitucional do Estado.

Agente pblico: toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e as pessoas jurdicas da Administrao Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Ajuda de custo: indenizao destinada a compensar as despesas de mudana e instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede com mudana de domiclio em carter permanente.
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Aposentadoria: o estado de inatividade a que passa o servidor pblico aps certo tempo de servio, com os vencimentos previstos em lei.

Aposentadoria por invalidez: passagem do servidor para a inatividade com proventos integrais ou proporcionais, por estar incapacitado para o exerccio de qualquer atividade laboral.

Aposentadoria voluntria: passagem do servidor para a inatividade com proventos integrais ou proporcionais, por ter completado o tempo de servio e ou idade exigidas por lei.

Aposentadoria compulsria: passagem do servidor para a inatividade com proventos integrais ou proporcionais, por ter completado a idade limite estabelecida em lei.

Aproveitamento: o retorno atividade de servidor em disponibilidade, em cargo de vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

Atribuies dos cargos: os cargos dos quadros de pessoal tm suas atribuies definidas em lei, para no configurar disfuno, o servidor deve desenvolver as atividades inerentes ao seu cargo.

Afastamento do pas: afastamento do servidor de suas atividades para estudo ou misso oficial no exterior.

Afastamento para exerccio de mandato eletivo: afastamento permitido ao servidor quando investido em mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital.

Afastamentos legais (gala, nojo e paternidade): sem prejuzo dos seus direitos, o servidor pode faltar ao servio 8 (oito) dias consecutivos por motivo do seu casamento, nascimento de filho, ou falecimento do cnjuge ou pessoa com quem viva e parentes at segundo grau (pai, me, filho e irmo).

Aproveitamento: retorno atividade, para ocupao obrigatria de cargo com atribuies e remunerao compatveis com o anteriormente ocupado, do servidor que se encontre em disponibilidade.

Atestado mdico: declarao mdica comprobatria da ocorrncia ou no de incapacidade temporria do servidor para o exerccio das atribuies inerentes ao seu cargo.

Auxlio-alimentao: benefcio concedido ao servidor com a finalidade de subsidiar as despesas com refeio.

Auxlio-doena: benefcio de prestao continuada, de durao indefinida, reeditvel, substitudo da remunerao ou salrios, oferecido ao servidor segurado pelo Regime Geral de Previdncia Social - RGPS que estiver incapacitado, temporariamente, para o seu trabalho, por motivo de doena ou em decorrncia de acidente de qualquer causa ou natureza (exceto acidente do trabalho).

Auxlio-funeral: benefcio devido famlia do servidor falecido em atividade ou aposentado, em valor equivalente a um ms da remunerao ou provento, ou a terceiro que tenha comprovadamente custeado o funeral.

Auxlio-recluso: benefcio previdencirio garantido aos dependentes do segurado recolhido priso, que no possuam meios de subsistncia, numa quantia mensal correspondente a 2/3 (dois teros) do valor da penso que lhes caberia pela morte do segurado.

Avaliao de desempenho: procedimento administrativo destinado a mensurar o nvel de aptido e capacidade do servidor
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

para desempenho das atribuies inerentes ao cargo ocupado.

Averbao de tempo de servio: a transposio para a matrcula do servidor do tempo de servio prestado em outro rgo pblico ou na iniciativa privada.

Benefcios: prestaes de carter pecunirio e afastamentos remunerados assegurados ao servidor em razo de determinadas ocorrncias.

Bolsista: estudante com idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos, matriculado em curso regular de ensino mdio, superior ou educao profissional, mantido pelo poder pblico ou pela iniciativa privada estabelecido no Estado de Santa Catarina, que aplica o conhecimento terico inerente a sua rea de formao em rgos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Cargo pblico: a posio ocupada pelo servidor na estrutura organizacional, com denominao prpria e atribuies especficas na forma estabelecida em lei.

Cargos pblicos de provimento efetivo: so cargos agrupados em quadros, possuindo denominao e atribuies especficas.

Cargo pblico de provimento em comisso: aquele cargo em que o agente pblico pode ser livremente nomeado ou exonerado
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Cassao de aposentadoria: penalidade administrativa aplicada ao servidor inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso, consistente no seu desligamento do servio pblico, com a conseqente perda do direito aos proventos.

Categoria funcional: agrupamento de cargos classificados segundo o grau de conhecimentos ou de habilidades exigidos para a investidura.

Certido de tempo de servio: documento que comprova a quantidade de tempo de servio possudo pelo servidor.

Classe: posio hierarquizada de cargos de mesma denominao dentro da categoria funcional.

CLT: servidor admitido em emprego de natureza temporria em razo de legislao prpria.

Comisso legal de licitao: comisso destinada realizao de processos de licitao nas modalidades de convite, tomada de preo, concorrncia, leilo ou concurso nos rgos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Concesses: providncias administrativas objetivando reconhecimento formal de direito ou vantagem ao servidor.

Concurso pblico: procedimento para seleo de candidatos a cargo, emprego ou funo pblica, condicionante da investidura, realizado mediante avaliao atravs de provas.

Consignao em folha: so os descontos obrigatrios e facultativos efetuados na folha de pagamento do servidor.

Consignaes obrigatrias: contribuies devidas em razo do servidor deter a condio de segurado obrigatrio da previdncia ou prestaes pecunirias decorrentes de penses alimentcias fixadas ou homologadas judicialmente; reposies e indenizaes devidas ao Errio, imposto de renda, quantias devidas Fazenda Estadual e valores dedutveis da remunerao por expressa determinao legal.

Contratao temporria: admisso de pessoal nos rgos da administrao direta, autarquias e fundaes, feita por tempo determinado e sob regime de direito administrativo.

Contribuies: prestaes pecunirias, obrigatrias ou consensuais, a que est sujeito o servidor.

Contribuio previdenciria: desconto previdencirio previsto na Constituio Federal, efetuado na folha de pagamento, que visa dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e sua famlia, compreendendo um conjunto de benefcios e aes que lhes garantam os meios de subsistncia nos eventos de invalidez, inatividade, falecimento e recluso.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Declarao de bens: relao dos bens, direitos e valores que constituem o patrimnio do declarante, a cuja apresentao o servidor pblico est obrigado.

Demisso qualificada: autntica expulso do servio pblico, consistente em penalidade aplicvel na ocorrncia de infraes graves arroladas em Lei.

Dependentes: pessoas da famlia do servidor que, de fato ou presumidamente, vivam sob sua dependncia econmica.

Desaverbao: o ato pelo qual se subtrai do tempo de servio um dado perodo solicitado pelo interessado, para fins de averbao em outro rgo, desde que no tenham surtido efeitos jurdicos ou financeiros.

Desconto em folha de pagamento: somente mediante autorizao do servidor poder ser atribudo desconto facultativo (seguro, associao, financeira, etc.) ou cancelamento do desconto facultativo na folha de pagamento.

Designao: o ato de investidura em funo integrante do quadro do rgo ou entidade retribuda com gratificao.

Deveres: normas do comportamento funcional a que esto obrigados os servidores pblicos.

Dirias: indenizao a que faz jus o servidor que a servio se afastar da sua sede em carter eventual ou transitrio, destinada a cobrir despesas de pousada, alimentao e locomoo urbana.

Direitos: alm dos direitos conferidos aos cidados pela Constituio Federal, h outros que emanam da condio de servidor pblico. Destacam-se os seguintes: vencimento, gratificaes, adicionais (tempo de servio e funo), frias, licenas estatutrias (tratamento de sade, tratamento de sade em pessoa da famlia, gestao, licena-prmio e tratamento de interesses particulares), afastamentos legais, promoo por desempenho, antigidade e aperfeioamento, remoo, averbao de tempo de servio e aposentadoria.

Direito petio: direito do servidor de requerer ou pedir reconsiderao de deciso administrativa.

Disfuno: a atribuio ao servidor de outros servios que no os de seu cargo.

Disponibilidade: afastamento remunerado do servidor por motivo de extino do cargo ou declarao de sua desnecessidade.

Disposio: movimentao externa temporria do servidor.


http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Escala de frias: previso anual dos perodos concessivos de frias dos servidores de uma unidade administrativa cuja execuo acompanhada pela unidade de pessoal.

Estabilidade: o direito do servidor de no ser exonerado ou demitido seno em virtude de sentena ou processo disciplinar, em que lhe tenha sido assegurado a ampla defesa. A estabilidade adquirida aps 3 (trs) anos da nomeao por concurso pblico, comprovado aptido para o cargo pela realizao de avaliao peridica.

Estgio Probatrio: um perodo de adaptao onde verificado o desempenho e o grau de aproveitamento do servidor recm-admitido, servindo de prova para determinar a efetivao ou no no cargo para o qual foi nomeado, com durao de 36 meses.

Estatuto: conjunto de normas que disciplinam as relaes jurdicas entre os titulares de cargos pblicos e os rgos e entidades da administrao direta, autrquica e fundacional do Estado.

Estrutura de cargos: conjunto de cargos ordenados segundo os diversos grupos ocupacionais e categorias funcionais correspondentes.

Exame mdico: procedimento utilizado para avaliao das condies de sade fsica e mental dos candidatos e dos ocupantes de cargo, emprego ou funo pblica.

Exerccio: o efetivo desempenho das atribuies do cargo ou funo.

Ex-ofcio: de ofcio pela prpria Administrao

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Exonerao: uma forma de desligamento do servidor do cargo pblico sem o carter de penalidade

Exonerao a pedido: desocupao do cargo por iniciativa do servidor, atravs manifestao de vontade formalmente expressa em requerimento dirigido autoridade competente para apreciar e decidir.

Exonerao de ofcio: desligamento do servidor do cargo de que ocupante, por deliberao espontnea da Administrao.

Exonerao de cargo efetivo: forma de vacncia de cargo pblico efetivo efetuada atravs de ato formal, a pedido ou de ofcio, sem qualquer vinculao de natureza disciplinar.

Frias: aps 1 (um) ano de exerccio o servidor adquire o direito a frias, que correspondem a um perodo de 30 dias de descanso remunerado, com acrscimo de 1/3 (um tero) sobre os vencimentos. As frias devem ser gozadas anualmente, estando proibido compensar com elas qualquer falta ao trabalho.

Freqncia: comparecimento dirio do servidor unidade onde tem exerccio funcional para desempenho das atribuies inerentes ao seu cargo.

Funo: conjunto de atribuies cometidas pela administrao ao servidor, em razo do exerccio do cargo de que seja ocupante.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Funo de confiana: situao funcional transitria criada por lei e atribuda a servidor ocupante de cargo efetivo, mediante livre escolha, para desempenho de atribuies regimentais. O ato de designao vigora a partir da data de publicao no Dirio Oficial do Estado.

Funo gratificada: situao funcional transitria criada por ato administrativo, mediante livre escolha, para desempenho de atribuies regimentais por ocupantes de cargo de provimento efetivo.

Gratificaes: so vantagens pecunirias concedidas em razo de condies excepcionais de trabalho. Podem ser citadas, entre outras, as seguintes gratificaes pelo exerccio de funo de confiana, pela participao em comisses legais e natalina.

Gratificao natalina: a gratificao correspondente remunerao do servidor no ms de dezembro, devida na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms ou frao superior a 15 (quinze) dias de exerccio no respectivo ano.

Grupo ocupacional: conjunto de cargos identificados pela similaridade de rea de conhecimento ou de atuao, assim como pela natureza dos respectivos trabalhos.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Horrio de trabalho: horrio destinado ao cumprimento da jornada de trabalho.

Horrio especial para servidor estudante: horrio especial para servidores que estejam matriculados em cursos regulares de 1, 2 ou 3 graus.

Inassiduidade permanente: falta ao servio, sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpoladamente, durante o perodo de 12 (doze) meses.

Indenizaes: valor pecunirio destinado a ressarcir despesas a que o servidor seja obrigado em razo do servio, compreendendo ajuda de custo, dirias e transporte.

Instruo: fase do Processo Administrativo Disciplinar em que so praticados os atos e reunidos os documentos comprobatrios apurao dos fatos.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Investidura em cargo pblico: efetiva ocupao em cargo de provimento permanente ou temporrio para o qual tenha ocorrido a nomeao, cujo procedimento se inicia com a publicao do ato e se complementa com a posse. Antes da posse no h provimento de cargo, nem pode haver exerccio da funo pblica. a posse que marca o incio dos direitos e deveres funcionais do servidor. A nomeao em carter efetivo a condio primeira para a aquisio da estabilidade.

Isonomia de vencimentos: igualdade de remunerao para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou local de trabalho.

Imposto de renda: so contribuintes do imposto de renda todas as pessoas fsicas residentes ou domiciliadas no Pas, bem como as pessoas fsicas residentes ou domiciliadas no exterior que recebam no Brasil rendimentos tributveis.

Importncias percebidas indevidamente: devoluo ao errio pblico ser em parcelas mensais no excedentes a dcima parte dos vencimentos, exceto quando se tratar de ajuda de custo ou de dirias, sendo assegurado o direito a defesa (contraditrio) ao servidor, antes do incio do desconto.

No haver desconto parcelado quando o servidor solicitar exonerao, for demitido ou abandonar o cargo. Nem mesmo quando forem sustadas frias.

A remunerao do servidor no ser objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto penso alimentcia, imposto de renda, IPESC e devoluo de valores percebidos indevidamente (dedues compulsrias).

Indenizao ao errio: reparao ou contribuio pecuniria que se efetiva para satisfazer um pagamento em decorrncia de um dano.

Insalubridade: as atividades insalubres so aquela que, por sua prpria natureza ou mtodo de trabalho, expem direta e permanentemente a agentes fsicos, qumicos ou biolgicos, nocivos a sade, acima dos limites de tolerncia.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Jornada de trabalho: de 40 horas semanais, sendo omissa a especificao do cargo. A jornada normal de trabalho poder ser reduzida at a metade com a proporcional reduo da remunerao (Decreto n 775/87).Ficam excetuadas da jornada normal de trabalho as atividades de porteiros, telefonistas, ascensoristas, operadores de telex, digitadores, datilgrafos, enjaquetadores de microfilmes e revisores, cuja jornada dever ser de 6 (seis) horas dirias e contnuas (Lei Complementar n 44/92).

Licena-prmio: direito do funcionrio estvel de gozar 3 meses de licena prmio aps cada 5 anos de servio pblico prestado ao Estado. A Lei Complementar n 36, de 18.04.1991, estabelece que “para efeito de concesso de licena-prmio, somente ser computado o tempo de servio prestado ao Estado na administrao direta, autrquica e fundacional.”

Lotao: o servidor ter exerccio no rgo em que for lotado. A lotao pessoal do servidor ser determinada no ato de nomeao ou de movimentao.

Licenas: os Estatutos os relacionam as licenas que podem ser concedidas aos servidores, dentre as quais:

Licena para tratamento de sade: concedida mediante aconselhamento mdico, cujo requerimento, acompanhado de atestado, deve ser protocolado no Tribunal de Justia, ou na Secretaria do Foro (se servidor da Justia de Primeiro Grau), no prazo de 48 horas, contado do incio do afastamento.
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Licena para tratamento de sade em pessoa da famlia: concedida ao servidor que, em face de necessidade de assistncia a pessoa da famlia (cnjuge, parentes ou afins at segundo grau, ou pessoa que viva sob sua dependncia), esteja impossibilitado de comparecer ao trabalho.

Licena para repouso gestante: afastamento remunerado por 120 dias, mediante inspeo mdica, concedido a partir do incio do 8 (oitavo) ms de gestao.

Licena-prmio: a cada 5 anos de efetivo servio pblico estadual o servidor tem direito a afastamento remunerado de suas atividades por um perodo de 3 (trs) meses.

Licena para tratamento particular: licena concedida por at 12 anos, a critrio da autoridade competente. No computada como tempo de servio.

Nomeao: ato formal firmado por autoridade competente determinando o provimento de cargo pblico.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Penalidades: sanes a que o servidor estar sujeito caso pratique faltas administrativas.

Penosidade: as atividades penosas so aquelas em que o trabalho rduo, difcil, molesto, trabalhoso, incmodo, doloroso, rude e que exija a ateno constante e vigilncia acima do comum. Conforme legislao vigente atribuda atividade executada na Colnia Santana e no Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico.

Penso: renda mensal paga aos dependentes do segurado por motivo do seu falecimento.

Penso alimentcia: importncia em dinheiro que o servidor obrigado a pagar, em decorrncia de deciso judicial, a seus dependentes, atravs de desconto em sua remunerao mensal.

Penso previdenciria: pagamento mensal correspondente ao valor da remunerao ou provento do servidor devido a seus dependentes, a partir da data de seu bito.

Penso graciosa: pagamento mensal estabelecido a pensionista no previdencirio.

Perdas de remunerao: o servidor perder a remunerao do dia quando faltar ao servio, um tero da remunerao do dia quando comparecer ao servio com atraso mximo de 30 (trinta) minutos ou quando se retirar antes do trmino do horrio de trabalho, e um meio dos vencimentos quando faltar meio perodo.

Perodo de trnsito: interrupo do exerccio funcional pelo tempo necessrio para que o servidor, removido ou relotado, se instale em nova sede, contado a partir da data do desligamento da anterior.

Plano de assistncia mdica: dos servidores pblicos e pensionistas estaduais: institudo atravs da Lei Complementar n 179, de 23.06.1999, regulamentado pelo Decreto n 2.112, de 01.03.2001, tem por finalidade dar cobertura s despesas decorrentes do atendimento mdico, hospitalar e ambulatorial e dos atos necessrios ao diagnstico e ao tratamento, na forma da legislao.

A participao facultativa e se manifesta por adeso, sendo a contribuio mensal correspondente a 2,5% da remunerao.

Os benefcios sero prestados a partir do 1 (primeiro) dia til aps o segundo ms de contribuio. A adeso implica no compromisso mnimo de 12 (doze) meses.

Alm da contribuio mensal, os beneficirios participaro com 30% (trinta por cento) sobre o custo dos servios, que poder ser parcelado em at 10 (dez) vezes, sendo que o valor de cada parcela no poder ser inferior a 15% (quinze
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

por cento) do salrio mnimo.

Plano de carreira e vencimentos: um conjunto de diretrizes e normas que estabelecem a estrutura e procedimentos de cargos, vencimentos e desenvolvimento dos recursos humanos.

Posse: ato formal, escrito, que complementa a investidura em cargo ou funo pblica, pelo qual o empossado aceita a sua nomeao, assumindo os compromissos dela decorrentes.

Prescrio: o direito de pleitear na esfera administrativa prescreve a partir da data da publicao oficial do ato impugnado ou, quando for dispensado, da data em que dele tiver conhecimento o servidor: em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de que decorreu a demisso, aposentadoria ou disponibilidade; em 2(dois) anos nos demais casos.

Previdncia social ao servidor pblico efetivo: sob a forma de benefcios e servios, includa a penso por morte, ser prestada pelo Instituto de Previdncia do Estado de Santa Catarina (IPESC), o qual o servidor efetivo est obrigatoriamente vinculado. Preso Preventivamente: Quando preso preventivamente por crime funcional ou condenado por crime inafianvel, em processo no qual no haja pronncia, o servidor ficar afastado do exerccio do seu cargo at deciso final transitada em julgado e passar a receber 2/3 dos vencimentos. Em caso de condenao, no sendo esta de natureza que determine a demisso do servidor, continuar o afastamento at o cumprimento total da pena.

Processo disciplinar: o meio de apurao e de punio de faltas graves dos servidores pblicos.

Proibies: determinaes legais que vedam a prtica, por servidores, de atos passveis de punio que impliquem ou no em infringncia de deveres funcionais.

Progresso funcional: o desenvolvimento funcional dar-se- pela progresso do servidor nos nveis e referncias contidas no seu cargo.

Promoo: consiste no acesso do servidor a um padro de vencimento mais elevado. Ocorre horizontalmente, de uma para outra referncia, ou verticalmente, de um para outro nvel da tabela de vencimentos.

A promoo dar-se- por desempenho, antigidade e aperfeioamento.

Promoo por desempenho: poder ocorrer a cada 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias de efetivo exerccio no cargo, sempre que o servidor atingir o mnimo de desempenho, apurado em avaliaes peridicas. O servidor no poder ser promovido por desempenho durante o estgio probatrio. Findo este, concorrer s trs promoes com os pontos obtidos no perodo.

Promoo por antigidade: consiste no avano de uma referncia e ocorrer ao trmino de 1.095 (mil novecentos e noventa e cinco) dias de efetivo exerccio, contados da ltima promoo por desempenho ou antigidade.

Promoo por aperfeioamento: consiste na ascenso do servidor de uma para outra referncia, no cargo em que estiver investido.

Proventos: renda mensal percebida pelo servidor aposentado, reformado ou transferido para a reserva, abrangendo
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

valores bsicos de vencimentos ou soldo no cargo, posto ou graduao, poca da passagem para a inatividade, acrescidos de vantagens incorporveis na forma da legislao aplicvel.

Provimento: pode ser originrio, que corresponde ao ato administrativo pelo qual a autoridade competente determina a ocupao do cargo pblico, com a indicao do seu titular, revestindo a forma de decreto, quando emanado do Chefe de cada Poder, ou de portaria, quando forem competentes para sua expedio Secretrios de Estado, dirigentes de rgos diretamente subordinados ao Governador ou dirigentes de autarquias ou fundaes. Podendo ser ainda derivado como a promoo, readaptao, reverso, aproveitamento, reintegrao e reconduo.

Quadro de pessoal: conjunto de cargos de provimento permanente, de provimento temporrio, de funes gratificadas ou comissionadas, necessrias ao cumprimento das finalidades dos rgos dos Poderes do Estado, das autarquias e das fundaes pblicas.

Qualificao profissional: conjunto de requisitos relativos formao, aperfeioamento ou especializao dos conhecimentos exigidos para ingresso e desenvolvimento na carreira.

Qinqnio: perodo de 05 (cinco) anos de efetivo exerccio considerado para concesso de licena prmio.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Readaptao: indicada quando h reduo da capacidade fsica do servidor, ou do estado de sade que impossibilite ou desaconselhe o exerccio das funes inerentes ao seu cargo, desde que no se configure a necessidade de aposentadoria ou de licena para tratamento de sade.

Reclassificao de cargos: reavaliao do cargo com vistas definio da sua posio hierrquica na estrutura dos rgos.

Reconduo: o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio em outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante.

Redistribuio: deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, para outro rgo ou entidade.

Referncia: os planos de carreira e vencimentos estruturaram a remunerao do servidor conforme a carreira, cargo, classes, nveis e referncias, sendo estas ltimas a graduao horizontal ascendente existente em cada nvel, representadas pelas letras A a J, alterando-se de acordo com o tempo de servio no cargo ocupado.

Registro de tempo de servio: a averbao do tempo de servio, desde que haja a referida contribuio previdenciria, para fins de aposentadoria.

Reintegrao: a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada sua demisso por deciso administrativa ou judicial.

Regime Geral de Previdncia Social: aquele em que os benefcios sero pagos pelo INSS. A Emenda Constitucional n 20, de 15.12.1998, determina que o servidor da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e do Municpio, ocupante exclusivamente de cargo em comisso, agente poltico ou de outro cargo temporrio, est vinculado compulsoriamente ao Regime Geral da Previdncia Social.

Relotao: movimentao do servidor, com o respectivo cargo, com ou sem mudana de sede, para outro rgo ou entidade, de acordo com o interesse da administrao.

Remoo por motivo de sade: o servidor poder ser removido, quando comprovada a incapacidade laborativa pela DSAS, de uma localidade para outra, onde no ocorram os motivos que o impeam de desenvolver suas atividades e por motivo de sade do cnjuge, companheiro (a) ou dependente.

Remunerao: a retribuio mensal paga ao servidor, pelo exerccio do cargo, correspondente ao vencimento e demais vantagens pecunirias.
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Repreenso: forma de punio disciplinar do servidor para as infraes de natureza leve, podendo ocorrer de forma verbal ou por escrito.

Responsabilidades: o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies, bem como pelos prejuzos que causar ao patrimnio do estado, por dolo ou culpa devidamente apurado, sendo as cominaes independentes entre si.

Risco de vida: as atividades executadas com risco de vida so aquelas que por sua natureza ou mtodo de trabalho, expem, a contnuo perigo, a vida do servidor.

Remoo: o deslocamento definitivo do servidor, com ou sem mudana de sede, processada a pedido, por permuta ou de ofcio.

Reverso: o retorno atividade de servidor aposentado.

Reviso de proventos: o direito do inativo ou pensionista de solicitar novo exame de seus proventos ou de sua penso, para incorporao, alterao de benefcios, vantagens ou integralizao de proventos.

Salrio-famlia: benefcio concedido ao servidor que tiver dependente e possuir renda bruta inferior a um salrio mnimo

Sede: municpio onde a repartio estiver instalada e o servidor tiver exerccio em carter constante.

Segurado: servidor contribuinte da previdncia com direito aos servios e benefcios assegurados nos planos mantidos pelo mesmo.
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Servios gratuitos: proibida a prestao de servios gratuitos nas dependncias dos rgos estaduais.

Servidor pblico: a pessoa legalmente investida em cargo pblico criado por lei, de provimento efetivo ou em comisso, com denominao, funo e vencimentos prprios, previsto no Plano de Cargos/Carreira e Vencimentos.

Sindicncia: conjunto de averiguaes promovidas no intuito de obter informaes, esclarecimentos necessrios determinao do verdadeiro significado de fato ou fatos denunciados, de forma que a autoridade competente possa adotar as medidas cabveis.

Soldo: parte bsica da remunerao atribuda aos postos e graduaes dos policiais militares

Suspenso disciplinar: Sano aplicada ao servidor em caso de reincidncia em faltas punidas com advertncia ou violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita demisso.

Tramitao: o curso do processo, observando os procedimentos definidos pelos rgos. (considero desnecessrio)

Tempo de servio: perodo de efetivo exerccio do cargo ou funo pblica, bsico para reconhecimento de direitos, vantagens e benefcios assegurados pela legislao estatutria: estabilidade, gratificao adicional, aposentadoria, e outros.

Trabalho noturno: Trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 05 (cinco) horas do dia seguinte.

Trinio: corresponde ao adicional por tempo de servio, sendo concedido na base de 3% (trs por cento) por trinio de efetivo exerccio, at o limite mximo de 36% (trinta e seis por cento).

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Portal do Servidor Pblico de Santa Catarina

Vacncia: declarado vago o cargo ocupado por servidor estvel por motivo de exonerao, demisso, promoo, readaptao, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulvel.

Validade de concurso: perodo estabelecido por lei para nomeao de candidatos aprovados em concurso pblico. O prazo de validade fixado por lei de at 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo, a critrio da administrao.

Vantagem pessoal: acrscimo pecunirio percebido pelo servidor em razo de circunstncia ligada sua situao individual.

Vantagem pecuniria: acrscimo ao vencimento, constitudos em carter definitivo, a ttulo de adicional, ou em carter transitrio ou eventual, a ttulo de gratificao.

Vencimento: expresso pecuniria do cargo, consoante nvel prprio fixado em lei, por tabela de vencimento.

Vale-transporte: despesa mensal realizada com transporte coletivo do servidor, custeada pelo Poder Pblico no que exceder a 6% da sua remunerao.

http://www.portaldoservidor.sc.gov.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 8 December, 2013, 14:13

Potrebbero piacerti anche