Sei sulla pagina 1di 17

Con Mauss e Polanyi: Rumo a uma teoria da economia plural.

LAVILLE Jean-Louis (2004). Con Mauss e Polanyi: Rumo a uma teoria da economia plural , in NUNES Brasilmar Ferreira & MARTINS Paulo Henrique (eds.), A nova ordem social: Perspectivas da solidariedade contempornea, Paralelo 15, Braslia, pp. 42-57.
http://www.jeanlouislaville.net Copyright Jean-Louis Laville 2009. All rights reserved.

Captulo 2

Com Mauss e Polanyi, rumo a uma teoria da economia plural*

Introduo
distino entre infra-estrutura e superestrutura na base do processo de autonomizao da economia , hoje, objeto de profundo questionamento. Se o desenvolvimento econrnico se estabelece sobre formas de anexao das esferas culturais atravs, notadamente, da mobilizao de capacidades comunicacionais e informacionais, isto significa que as fronteiras entre materiaiidade e interao social se atenuam em benefcio de uma maior permeabilidade. Diante dos riscos inditos que traz a expanso atual do sistema capitalista, a "economia alternativa" alvo de fortes esperanas, das quais os novos movimentos sociais so uma das manifestaes. Entretanto, poderia ela escapar a uma revalorizao dos pressupostos herdados da economia ortodoxa sobre os quais esto fundamentadas algumas de suas proposies e, sobretudo, de suas concepes de mudana social? De fato, sob a mscara do radicalismo, grande a tentao de - ao instar das teorias neoclssicas -, negar ou evacuar as dimenses polticas da economia. Alguns erros comunitaristas testemunham que visar transformao social apenas pela prtica econmica leva as mediaes polticas ao impasse, beneficiando o registro do dogma, pincelado de religiosidade ou de moralismo. Ora, ao nos referirmos aos ensinamentos do passado, percebemos facilmente os perigos presentes: proeminncia das vanguardas e de outros profetas suscetveis de revelar a verdade do presente e iluminar as escolhas para o futuro; propenso para invalidar as iniciativas, alegando que seriam importantes para inverter a lgica do sistema.

Traduo de Maria Pontes Martins de Albuquerque.

Com Mauss e Polanyc rumo a uma teoria da economia plural

Pode a viso de uma outra economia, de um outro mundo, negligenciar uma reflexo sobre as condies democrticas de sua realizao? Este artigo busca demonstrar que o debate sobre as diferentes acepes da economia merece ser reaberto diante deste questionamento. Buscamos enriquecer a discusso sobre as alavancas potenciais de mudana e as condies de uma transio. Trata-se de explicar e de compreender as dimenses da atividade econmica ocultas pela naturalizao da economia dominante, para articular esse esforo de inteligibilidade com uma concepo das transformaes sociopolticas que se apie sobre o debate pblico. Nesse sentido, Polanyi e Mauss, atravs de seus respectivos trabalhos, abrem os caminhos para um projeto de emancipao que recusa o esquecimento do poltico, ao contrrio do que paradoxalmente vem fazendo a retrica revolucionria da eficcia.

A realidade plural da economia:

Um quadro de anlise
A convergncia entre Karl Polanyi e Marcel Mauss tocante, uma vez que suas anlises econmicas encontram sua origem em uma mesma crtica do reducionismo, que explica a ao econmica apenas pelo interesse material individual. Para eles, a ao econmica pode resultar do sentimento de propriedade e de uma maquinao entre desprendimento e interesse, este ltimo, sendo, alm disso, maior que o interesse material. Eles deduzem ento que a realidade da economia plural, fato mascarado pela anlise utilitarista. Polanyi sublinha o valor heurstico de um retorno reflexivo sobre a definio da economia.' Como observou Caiii em seu texto, e sem entrar em detalhes sobre o que ele evoca, o termo econmico utilizado correntemente para designar um certo tipo de atividade humana oscila entre dois plos de significao. O primeiro sentido, o formal, provm do carter lgico da relao entre fins e meios: a definio do econmico por referncia raridade proveniente deste sentido formal; o segundo, ou o sentido substantivo, trata das relaes e das interdependncias entre os homens e os meios naturais de onde extraem sua subsistncia. A definio substantiva integra esses elementos como constitutivos da economia. Essa distino entre a definio do econmico por referncia raridade e por referncia relao entre os homens e seu meio ambiente foi relevada na edio pstuma dos princpios de Carl Menger, inspirador da economia neoclssica. Ele indicava duas direes comple-

Esta parte do artigo baseia-se, particularmente, no "Prefcio" e nos trs primeiros captulos da obra Karl Polanyi, The liuelihood o f man, Harry W. Pearson (ed.), Nova York, Academic Press, 1977.

Jean-Louk Laville

mentares da economia, uma fundamentada na necessidade de economizar para responder insuficincia dos meios, e outra - que ele chamava direo "tecnoeconmica" -, definida a partir das exigncias fsicas da produo, sem referncia abundncia ou insuficincia dos meios. Essas duas orientaes que norteiam a economia humana provm "de fontes essencialmente diferentes" e so "ambas primrias e elementare~".~ Essa discusso de Menger foi esquecida e no foi retomada em nenhuma apresentao da economia neoclssica, tendo os resultados de sua teoria dos preos conhecido uma reduo no sentido formal, fato passado desapercebido pela ausncia de traduo em ingls da edio pstuma do mesmoV3 Polanyi sugere este reducionismo do campo do pensamento econrnico gerou uma ruptura total entre o econmico e o vivente, como o demonstram economistas sociais que realizam uma reflexo epistemolgica sobre a cincia ec~nmica.~ Polanyi baseia-se nessa distino para sublinhar dois traos caractersticos da economia moderna: o A autonomizao da esfera econmica e sua assimilao pelo mercado constitui o primeiro ponto. A ocultao do sentido substantivo da economia desemboca na confuso entre a economia e a economia mercantil ao termo de um longo "desdobramento", cujas etapas so retratadas por Passet, indo dos fisiocratas aos neoclssi~os.~ O conceito de economia elaborado pelos fisiocratas no momento em que o mercado se disciplina como mecanismo de articulao da oferta e da demanda pelos preos, mas tanto para Quesnay, como para Smith, fundador da escola clssica, se as caractersticas do mercado so atribudas economia, a esfera econmica no est separada do resto da sociedade. O valor de um bem , por exemplo, para Smith, indexado sobre os custos considerados para produzi-lo. Ricardo, em seguida, formula uma teoria do valor-trabalho que Marx utiliza para um ataque sem precedentes ao liberalismo preconizado pela escola clssica, uma vez que ele define o sistema capitalista como explorao do trabalhador. em reao a esta contestao radical que so colocadas as bases da escola neoclssica, na qual os fundamentos do valor
2 3 Carl Menger, Grundsatze der Volkwirtschaftslehre,Viena, Edies Carl Menger, 1923, p. 77. Como menciona Polanyi, Hayek, ao qualificar esse manuscrito de "fragmentrio e desordenado", gerou uma manobra editorial visando desconsider-10, justificando, assim, sua no-traduo. Cf. Henri Bartoli, Economie et cration collective, Paris, Economica, 1977; Jean-Paul Marchal, Humaniser l'conomie, Paris, Descle de Brouwer, 2001; Ren Passet, L'conomique et le vivant, Paris, Economica, 1996; Franois Perroux, "Les conceptualisations implicitement normatives et les limites de Ia modlisation en conomie", Economie et Socit, Cahiers de l'lsea, T.IV, n. 12, dez 1970. Ren Passet, op. cit., pp. 31-37.

Com Mauss e Pola?zj~i, rumo a uma teoria d a economia plural

esto ligados sua utilidade-raridade. Uma economia pura pode assim ser definida como "a teoria da determinao dos preos sob um regime hipottico de livre concorrncia absol~ta",~ da qual esto excludos os fenmenos alheios ao mercado; estes ltimos apenas so referidos para explicar os fracassos do mercado, como se observa na economia neo-institucional ou na economia das organizaes, que apenas reconhecem outras solues em substituio ao mercado, desde que este seja visto como princpio primeiro. A ident@cago do mercado um mercado auto-regulador constitui o segundo ponto. As hipteses racionalista e atomista sobre o comportamento humano autorizam o estudo da economia a partir de um mtodo dedutivo por agregao, graas ao mercado de comportamentos individuais, sem consideraes do quadro institucional pelo qual tomam forma. Considerar o mercado como autoregulador - ou seja, como mecanismo de articulao da oferta e da demanda pelos preos - leva a atravessar silenciosamente as mudanas institucionais que foram necessrias para que ele fosse gerado e a esquecer as estruturas institucionais que tornaram o mercado possvel. Pierre Rosanvaiion considera a reduo do comrcio ao mercado como nica forma "natural" de relao econmica.. O intercmbio, necessariamenteigualitrio, considerado como o arqutipo de todas as outras relaes sociais... A harmonia natural dos interesses basta para acertar a evoluo do mundo; a mediao poltica entre os homens considerada intil, e at indesejvel.' Com a economia neoclssica, a economia tornou-se objeto de estudo do comportamento interessado racional, com um rigor crescente, graas formalizao matemtica. Ora, o elemento de integrao - que o preo - no encontra sua origem nas aes aleatrias de troca, pois advm de um processo institucionalizado, ou seja, organizado socialmente. A esses dois pontos desenvolvidos por Polanyi, pode-se acrescentar um terceiro, sobre o qual muito insistiram vrios autores, dentre os quais Marx: a identzpcao da empresa moderna empresa capitalista. Em uma economia capitalista fundamentada na propriedade privada de meios de produo, a criao de bens supe um possvel lucro para os detentores de capitais. O empreendimento uma "unidade econmica de lucro, orientada de acordo com a operao mercantil, e com o objetivo de se beneficiar da troca", segundo Weber, que diz ainda que "o capital ento a base da forma racional da economia lucrativa", j que permite calcular se um excedente liberado "em relao ao valor estimado Walras (1874) apud Ren Passet, op. cit., p. 36.
Pierre Rosanvallon, Le libralisme co~zomique, 2. ed., Paris, Le Seuil, 1989, pp. 221-222.

6
7

em dinheiro dos meios utilizados no empreendiment~".~ O reconhecimento da sociedade por aes d os meios para uma concentrao de capitais indita, uma vez que os direitos de propriedade podem ser trocados sem que os possuidores precisem sequer se conhecer, a mediao do mercado de valores garantindo paralelamente uma liquidez. "A medida em que a conta de capital tornouse universal - e com isto as oportunidades de operaes mercantis -, expandiram-se tanto o universo da troca de bens como o da produo".' Enquanto Polanyi clareia a pluralidade dos princpios econmicos, Mauss reconhece a pluralidade de formas de propriedade e insiste no fato que a organizao econmica um complexo de economias frequentemente opostas modelada pelas instituies sociais evolutivas.
A propriedade, o direito, a organizao de funcionamento so fatores sociais, fatores reais, que correspondem estrutura real da sociedade. Mas estes no so fatores mate-

riais; eles no existem fora dos indivduos e sociedades que os criam e lhes fazem viver, no so vivos. Eles existem apenas nos pensamentos dos homens reunidos em sociedade. So fatores psquicos. Os prprios fatores econmicos so tambm fatores sociais (moeda, valor etc.), logo fatores psquicos, assim como os fatores sociais que esto eles relacionados, condicionados, o direito de propriedade por exernpl~.'~

Se a propriedade individual no pode ser reposta, por restringir a liberdade, podem ser acrescentados "uma propriedade nacional e propriedades coletivas em baixo, em cima, e aos lados das outras formas de propriedade e de economia".ll No h um modo nico de organizao da economia que seria a expresso de uma ordem natural, mas um conjunto de formas de produo e de distribuio que coexistem.
No h sociedades exclusivamentecapitalistas.. . existem apenas sociedades que tm um regime ou - o que ainda mais complicado - sistemas de regime arbitrariamente definidos pela predominncia de um ou outro destes sistemas ou institui~es,'~

Para Mauss, as representaes individuais induzem aes e prticas sociais que as instituies normalizam pela poltica, traando o quadro no qual as prticas podem se

9 10 11 12

Max Weber, Histoire conomique. Esquisse d'une histoire uniuerselle de l'conomie et de h socit, Paris, Gallimard, 1991, pp. 14-15. Idem. Marcel Mauss, "Essai sur le don: Forme et raison de I'change dans les socits archaiques", Anne Sociologique, Paris, 1923, p. 76. Idem, p. 265. Marcel Mauss, op. cit., p. 535.

Com Mauss e PolanyC rumo a uma teoria da economhplzlral

derramar e influenciando em troca as representaes. As instituies so mutveis porque so convenes sociais que, ao mesmo tempo, expressam e deiimitam o campo das possibilidades; seu estudo pode permitir adquirir "a conscincia precisa dos fatos e a apreenso, alm da certeza das suas leis", ajudando tambm a se separar dessa "metafsica" da qual esto impregnadas "as palavras em 'ismo"', como, por exemplo, capitalismo. Afirmar a existncia de uma sociedade capitalista supe uma coordenao perfeita das representaes individuais, havendo em realidade uma dominante capitalista, j que "um sistema econmico se compe de mecanismos institucionais contraditrios, irredutveis uns para os outros". A referncia a uma economia plural no subentendida por nenhum pressuposto de consenso, constituindo uma grade de anlise que apresenta a vantagem de respeitar os fatos e de poder atualizar tanto complementaridades como tenses e connitos entre as polaridades econmicas. As contribuies de Polanyi e Mauss podem ser interpretadas como a disponibilizao de uma grade de anlise que permite apreender o carter plural da economia real pela evidenciao da existncia de uma diversidade de princpios econmicos de distribuio e de produo, ao mesmo tempo que pela ateno para formas de enquadramento institucional do mercado.

A solidariedade democrtica:

Um conceito central na resistncia a sociedade de mercado


A partir deste quadro de anlise, concebvel decifrar quais foram as fontes atravs das quais se manifestou a resistncia sociedade de mercado. Deste ponto de vista, h um elo particular na modernidade entre a reciprocidade e a redistribuio que Mauss nos convida a pensar nas concluses de "Ensaio sobre o dom". A solidariedade, portanto, no poderia ser idealizada. A inclinao para ajudar o prximo, valorizada como elemento constituinte da cidadania responsvel, carrega em si a ameaa de um "dom sem reciprocidade",13 permitindo apenas como retorno uma gratido sem limites e criando uma dvida que no poder jamais ser honrada por seus beneficirios. s elos de dependncia pessoal que favorece correm o risco de manter donatrios em situao de inferioridade. De outra forma, possuidora de um dispositivo de hierarquizao social e de manuteno de desigualdades apoiado nas redes sociais de proximidade. A esta verso "benevolente" ope-se a verso da solidariedade como princpio de democratizao da sociedade resultando de aes coletivas. Esta segunda verso supe uma igualdade de direitos entre as pessoas que dela participam. Menos pre13

Costanzo Ranci, "Doni senza reciprocit. La persistenza dell'altruismo sociale nei sistemi compiessi", Rassegna Italiana di Sociologia, Ano XXXI, n. 3, jul-set 1990.

Jean-Louis Luville

sente nos pases anglo-saxnicos, ela modificou em parte as realidades sul-americanas1* e europias continentais.15Ao retratar sua gnese, a solidariedade democrtica, qual se relaciona prioritariamente a economia solidria, revela seu tamanho tanto histrico como terico. Contra "o capitalismo utpico",I6 a solidariedade constituiu o conceito mobilizado para inventar protees suscetveis de limitar os efeitos perturbadores da economia de mercado. Alm disso, a solidariedade democrtica aparece sob duas faces, uma de reciprocidade, designando o elo social voluntrio entre cidados livres e iguais, outra redistributiva, designando normas e prestaes estabelecidas pelo Estado para reforar a coeso social e corrigir desigualdades. Os estudos histricos mostram que, desde o sculo XVIII, existem espaos pblicos populares que se manifestam por uma certa dinmica associativa na primeira metade do sculo XIX, fato revelado por novas reivindicaes entre as quais se destaca a organizao do trabalho." Nessa dinmica, a solidariedade democrtica abordada como reciprocidade voluntria, unindo em direito os cidados livres e iguais, contrastando com a caridade e a filantropia, que repousam na desigualdade de condies. Diante do fracasso da profecia liberal, segundo a qual a supresso de impedimentos para o mercado necessariamente equilibraria a oferta e a demanda de trabalho, numerosas reaes fizeram a ligao entre a resoluo da questo social e a auto-organizao popular. Nas associaes operrias e camponesas, interpenetram-se produo em comum, ajuda mtua e reivindicao coletiva. Essas associaes esboam o projeto de uma economia que poderia ser fundamentada na fraternidade e na solidariedade, invalidando, assim, a tese da descontinuidade entre espao pblico e economia.18 medida, porm, que produtividade e capitalismo progridem, esse mpeto de reciprocidade, tocado pela represso, acaba sufocado. A solidariedade adquire pro-

14

C. Humberto Ortiz e Ismael Muoz (ed), Globalizacion de lu solia'aridad. Un retopara todos, Lima, Gies - Centro de Estudios y Publicaciones, 1998; Lus I. Gaiger, Z'conomie solidaire duns

1 5

16 17

18

la rgion de Porto Alegre, Brsil: Quels tournants pour une nouvelle mondialisation?, So Leopoldo, Unisinos, 2001; Genauto C. de Frana Filho, "Socits en mutation et nouvelles formes de solidarit: Le plinomne de l'conomie solidaire en question - l'exprience des rgies de quartier au carrefour de logiques diverses", Paris, Universidade de Paris 7, 2001, tese de doutorado em sociologia, mimeo. Adalbert Evers e Jean-Louis Laville (eds), The third sector in Europe, Gloucestershire, Edward Elgar, 2003. Pierre Rosanvallon, Comunicado no colquio Crise conomique et consensus social, citado por Jacques Le Goff, France-Forum, jul 1979. Cf. Philippe Chanial,justice, don et association. La dlicate essence de i a dmocratie, Paris, La Dcouvere, 2001; Jean-Louis Laville, Une troisime voie pour le travail, Paris, Descle de Brouwer, 1999;Revuedu Mauss, L'autre socialisme. Entre utilitan'smeettotalitarisme,n. 16,2000. Jean-Louis Laville, Une trobime voiepour le travail, op. cit.

Com Mauss e Polanyi, rumo a uma teoria da economia plural

gressivamente outro significado, o de dvida social entre grupos sociais e dvida em relao s geraes passadas que o Estado tem por misso fazer respeitar mediante os fluxos de redistribuio. Paralelamente, o associativismo pioneiro conquista o direito de cidade, dando luz as diferentes instituies que so os sindicatos, as seguradoras, as cooperativas e as associaes sem fins lucrativos. O projeto da economia solidria esfacela-se, cedendo lugar a organizaes de economia social que no so poupadas pela banalizao. O movimento sindical distancia-se e pressiona no sentido de se instaurar um Estado-providncia distributivo, assim como em favor do reconhecimento de direitos sociais nas empresas. O Estado elabora um modo especfico de organizao, o social, que torna praticvel a extenso da economia mercantil, conciliando-a com a cidadania dos trabalhadores. A segurana obtida advm, todavia, de um abandono da interrogao poltica sobre a economia. Entretanto, a relativa democratizao da economia, obtida aps muita luta, ocorreu em nome da solidariedade. Este conceito ligado emergncia da sociologia, que operava uma ruptura em relao ao imaginrio liberal e seu individualismo contratualista, se organizou primeiramente sob uma forma de reciprocidade que tinha vocao econmica e, em seguida, se desenvolveu pela redistribuio pblica, englobando as associaes voluntrias em uma relao tutelar. A interdependncia evolutiva entre aes associativas e pblicas tambm um dos principais ensinamentos em uma retrospectiva histrica. No se trata, com a reatualizao da economia solidria, de substituir o Estado pela sociedade civil, mas de combinar a solidariedade distributiva com uma solidariedade mais recproca para reforar a capacidade de auto-organizao da sociedade. Esta concluso - segundo a qual a solidariedade democrtica introduz a reciprocidade entre cidados no espao pblico ao mesmo tempo em que funda uma redistribuio em um Estado de direito - marca distncia em relao a autores como Jacques Godbout,19que privilegiam o dom em relao reciprocidade e solidariedade: trata-se de pleitear uma identificao prioritria do que comum a essas noes e que a gnese do conceito de solidariedade ajuda a reconstituir. Apesar dos riscos sempre presentes de se cair uma vez mais em um registro estratgico ou funcional que se torna mais violento medida que coberto por um discurso centrado na comunicao livre, a reciprocidade essencial para que sejam formuladas questes emergentes do mundo vivido em espaos pblicos autnomos, que mantm um potencial de autodeterminao da sociedade.20Provavelmente, a reciprocidade no espao pblico mais caracterstica da modernidade que o dom aos estrangeiros; alis, a ameaa de dominao depende menos do sentido atribu19 20

Cf, Jacques Godbout, Le don, la dette et I'intrt. Homo donator es homo oeconomicus, Paris, La Dcouverte/Mauss, 2000. Cf. Philippe Chanial, op. cit.

Jean-Louis Lauille

do ao gesto do dom que igualdade entre donatrio e doador no acesso experincia de reciprocidade, quando o acesso aberto aos cidados livres e iguais em direito, o que corresponde primeira definio da solidariedade democrtica. A dvida positiva pode existir muito mais quando se liberado do sentimento de superioridade do doador. Como diz Costanzo Ranci," para que o dom no se enclausure na dependncia gerada pela assimetria, ele deve inscrever-se em um sistema de relaes que torna possvel a reciprocidade e a inverso de posies entre o receptor e o doador, enquanto estiver limitado e submetido a regras coletivas destinadas a estabilizar as condies de sua circulao. Por outro lado, a passagem para a segunda definio da solidariedade democrtica, fundamentada na distribuio, pode, inegavelmente, conduzir a uma obrigao que nega a liberdade, no caso de esta emanar de uma autoridade pblica que se burocratizou e se tornou o instrumento de uma colonizao pelos sistemas dos "mundos vencidos". Mas este risco no eliminar a interdependncia entre reciprocidade e distribuio, pois a diferena entre reciprocidade e distribuio no deve fazer esquecer que elas conhecem um engendramento mtuo a partir da referncia ,~ solidariedade ~ comum solidariedade. Para retomar os termos de G o d b o ~ t a mecnic.a s pode se instituir pelo exerccio da solidariedade livre; so as aes coletivas baseadas na reciprocidade que fornecem as matrizes da ao pblica distributiva. por esta razo que devemos novamente nos distanciarmos de Godbout, afirmando que a solidariedade tem um vertendo utilitarista, mas que no deriva do utilitarismo; o resultado conta menos que a instaurao de um elo democrtico no contratual. A histria da proteo social ladeada de dispositivos, dos quais,
a fora consistiu em subordinar a regra de clculo a uma regra simblica, em inventar os novos espaos e as novas formas de reciprocidade, irredutiveis ao jogo exclusivo de interesse^.^^

A solidariedade gerada pelo Estado no pressupe um pertencimento comum e no pode se estabelecer sem se confrontar questo dos limites da comunidade

poltica, servindo ao estabelecimento de relaes de aliana. Tal solidariedade no est totalmente do lado da obrigao, mas ela articula liberdade e obrigao, uma vez que a obrigao que funda a liberdade na segurana, generalizando o princpio da mutualizao. um prolongamento do esprito do dom como explica M a ~ s s . ~ ~
21 22 23 24. Costanzo Ranci, op. Cit., p. 381. Jacques Godbout, op. cit. Philippe Chanial, op. cit., p. 212. Marcel Mauss, L'essai sur le don, sociologie et anth~opologie, 9. ed., Paris, Presses Universitai. res de France, 2001 [1950], p. 263.

Com Mauss e Polany4 rumo a uma teoria da econombplural

O seguro social , para Jean Jaurs, um direito "sancionado por um sacrifcio legal",

"constitui um jogo de obrigaes e de sacrifcios recprocos, um espao de concesses mtuas constitutivas, como lembra Castel, de uma propriedade social", condio, acrescenta Jaurs, que no seja "uma mquina do Estado, [mas] uma obra viva na qual o proletariado ter o exerccio de sua fora de hoje e a aprendizagem de sua gesto de amanh.25Com Mauss e Jaurs, o conceito de solidariedade democrtica leva ento a insistir sobre as relaes estreitas entre dom, reciprocidade e redistribuio, em vez de sublinhar suas diferenas.

De um duplo movimento a um projeto de transformag20


Finalmente, a economia abordada como a combinao do mercado auto-regulador e da sociedade de capitais cede espao para outro desenvolvimento: o projeto de uma sociedade enraizada no mecanismo de sua prpria economia. A economia de mercado, quando no conhece limites, desemboca na sociedade de mercado, na qual o mercado engloba e se basta para organizar a sociedade; a busca do interesse privado alcana o bem pblico, sem passar pela deliberao poltica. A irrupo desta utopia de um mercado auto-regulador diferencia a modernidade democrtica das outras sociedades humanas, nas quais existiram elementos de mercado sem que fosse concebida a organizao deste em um sistema autnomo. Mas o horizonte da sociedade de mercado se revelou inalcanvel, e a sociedade reagiu a esta perspectiva, em particular mediante o recurso noo de solidariedade. As inscries institucionais dessa regulao do mercado foram mltiplas, procedendo do que Callon poderia chamar um transbordamento do mercado.26 o Contra a reduo da economia ao mercado, foi mobilizado o princ@io da redistribuio. Um outro plo to constitutivo da modernidade democrtica quanto o da economia mercantil o da economia no-mercantil, que corresponde economia pela qual a distribuio de bens e servios confiada redistribuio. A economia mercantil no pde realizar a promessa de harmonia social a que se props. Pelo contrrio, com o crescimento da questo social, surge a necessidade de se promover instituies suscetveis de amortecer os efeitos destrutivos (do mercado). Assim, se a idia de uma economia baseada na reciprocidade se firmou progressivamente, um outro princpio econmico de carter no25

26

Philippe Chanial, op. cit., p. 216. Michel Callon, "La sociologie peut-elle enrichir l'analyse conomique des externalits? Essai sur Ia notion de dbordement", in Dominique Foray e Jacques Mairesse, Innovations et performances. Approches interdisc$linaires, Paris, Edies da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Ehess, 1999.

Jean-Louis Laville

mercantil - o da distribuio - foi mobilizado pela ao pblica. O Estado social confere aos cidados direitos individuais graas aos quais eles se beneficiam de um seguro que cobre os riscos sociais, ou de uma ajuda que constitui um ltimo recurso para os mais desprivilegiados. O servio pblico define-se assim por uma prestao de bens ou senios, revestido de uma dimenso de redistribuio dos ricos para os pobres, dos ativos para os inativos... -, com regras editadas por uma autoridade pblica submetida ao controle democrtic~.~~ Contra a confuso entre mercado e mercado auto-regulador; um acantonamento do mercado se operou mediante o seu enquadramento institucional. Se h uma tendncia de desencaixe do mercado prpria modernidade, esta foi contrariada por reaes recorrentes da sociedade, que tem por meta "socializar" o mercado, ou seja, inseri-lo em um conjunto de regras elaboradas a partir de um processo de deliberao poltica. Assim, a tenso entre desencaixe e encaixe pode ser considerada constituinte da economia de mercado moderna. Historicamente, no lugar de um conjunto de mercados regulados, o sculo XX assistiu o estabelecimento de um mercado auto-regulador que gerou, ele prprio, a criao de instituies reguladoras. "A maior parte dos mercados existentes hoje so acima de tudo regras, instituies, redes que enquadram e controlam a formao e a reunio da oferta e da demanda".28 Mas, por sua raiz, eles so contestados por mpetos de desregulao que apelam para "o alinhamento destes vrios mercados na norma ideal e impessoal do mercado competitivo perfeito, para a dessocializao de mercad0s".~9 A isto, somam-se tentativaspara fundar e oferecer "droit de c i t e a empreendimentos no-capitalistas. O modelo de base da empresa, na teoria neoclssica, aquele no qual o direito de propriedade controlado pelos investidores. Nesta perspectiva, o objetivo do empreendimento resume-se maxirnizao do lucro, isto , acumulao do capital financeiro, O fator trabalho est ento subordinado a esta lgica de acumulao. Diante deste modelo fortemente dorninante na teoria econmica, anlises mostraram a diversidade de formas de propriedade, isto , a diversidade das pessoas que podem deter direitos de propriedade e, logo, os objetivos de um empreendimento. A s finalidades de um empreendimento dependem da configurao dos direitos de propriedade, ou seja,
Cf. Pierre Strobel, "Service public, fin de sicle", in Catherine Grmion (dir.), Modernisatatbn des servicespublics, Paris, Ministre de Ia Recherche, La Documentation Franabe, 1995. Patrick Verley, "conomie de march: Une construction historique", Alternatives Economiques, n 166, jan 1999, p p 68-69. ~ e a nGadrey, ' "La gauche et le march: Une incornprhension plurielle", Le Monde, 10 mar 1999.

Com Mauss e Polanyi, rumo a uma teoria da economhplural

das partes envolvidas que detm estes direitos, uma vez que determinam seus objetivos. Ao contrrio dos empreendimentos capitalistas, algumas empresas no so controladas por investidores, mas por outros tipos de partes recebedoras e, conseqentemente, seus objetivos se diferenciam da acumulao do capital. Como sublinham Henri Hansmann e Benedetto Gu~,~O h tantas formas potenciais de propriedade quanto tipos de participantes: entre estes, no considerando os investidores, figuram os trabalhadores, os consumidores, entre outros. Numerosos estudos tomaram por objeto organizaes nas quais os donos no so os investidores. A literatura sobre autogesto debruou-se sobre os empreendimentos organizados pelos trabalhadores. A anlise do mundo das cooperativas tambm evidenciou, ao lado de empreendimentos controlados por trabalhadores, aqueles que o so por consumidores ou fornecedores. Na avaliao da a t i v i d a d e w nmica, so outros critrios - e no a rentabilidade do capital financeiro - que so valorizados: o acesso a uma proviso, a qualidade de prestao de um servio etcn3' A feitura da ao econmica remete assim mais reciprocidade - na qual "o elo prima sobre o bem" - que maximizao do interesse individual.
As reaes diante da utopia da sociedade de mercado so, assim, variadas: mobilizao de outros princpios econmicos, criao de instituies limitando e decretando regras para a esfera do mercado, adoes de formas de propriedade outras que no as capitalistas. A economia, na modernidade democrtica, encontra-se ento em um duplo movimento: um primeiro expressa a tendncia a seu desencaixe, um segundo expressa a tendncia inversa, para o reencaixe democrtico da economia. Com o retorno da utopia da sociedade de mercado pela via do neoliberalismo, a primeira tendncia reativada. O contedo da rplica democrtica mostra-se crucial. O desejo de liberao corre o risco de se inverter em seu oposto nas crispaes identitrias que levam confrontaes entre "Mc World" e "Djihad" - para retomar a expresso de Benjamin B a r b e A ~ internacionalizao ~~ do mercado e sua extenso a domnios que no alcanava antes tem por corolrio a subida do fundamentalismo religioso. Se o risco real e confirmado por dramticos acontecimentos, porque a perspectiva da sociedade de mercado j provou ser incompatvel com a democracia

30

Cf. Henri Hansmann, "The ownership of enterprise", Cambridge, Harvard University Press, 1996; Benedetto Gui, "The economic rationale for the third sector", inAnnals ofPublicand Cooperative Economics, Vol. 4, 1991. Cf. Susan Rose-Ackerman (ed) , The economics of non-projt institutions. Structure andpolicy, Oxford University Press, 1986. Benjamin Barber, Vihad versus Mc World. Mondialisme et intgrisme contre lu dmocratie, Paris, Descle de Brouwer, 1996.

31 32

no sculo XX.Como mostra o estudo histrico, quando a viso econmica do mundo se torna um fim em si mesma, ela nega aos processos democrticos o direito de definir um sentido e um projeto humano. Porm, a extenso do mercado "encontrou um contramovimento visando controlar esta expanso em determinadas direes para proteger a ~ociedade",~~ sendo este movimento, no entanto, "compatvel, em ltima anlise, com a auto-regulao do mercado e, conseqentemente, com o prprio sistema de mercado".34Da, de acordo com Polanyi, a passagem para "uma grande transformao" que teria liberado a sociedade das ameaas que o liberalismo econmico fez pesar sobre ela . Mas - como relembra Louis D ~ m o n-, t ~esta ~ tentativa desembocou, com os regimes fascistas e comunistas, na destruio da liberdade e no reinado da opresso. A conciliao da liberdade e da igualdade no pde ser assegurada por uma grande transformao, mas por uma "aliana sem frmula precisa". Ao designar desta forma os compromissos entre mercado e Estado, prprios ao perodo de expanso aps a Segunda Guerra Mundial, Dumont menospreza a coerncia das sociedades industriais fordistas e providencialistas, nas quais as regras sociais afirmavam-se ante a economia de mercado pela legislao e pela negociao coletiva. Esquece igualmente que, nessas sociedades, organizava-se um vasto conjunto redistributivo de economia nomercantil, cujas regras eram ditadas pelo Estado social. Mas Dumont acentua acertadamente o carter reversvel deste compromisso - das sociedades industriais com as regras sociais -, cujos fundamentos foram sabotados pela ofensiva neoliberai, exonerando o mercado de certas regras sociais vistas como rgidas, deslegitimando, assim, uma economia no-mercantil cuja fraqueza era atribuda burocratizao derivada da sujeio do usurio. Esta reversibilidade mostra-se hoje bvia. O fato de condicionar o progresso social ao aumento operado na economia de mercado cai em uma contradio: por um lado, seria desejvel limitar o mercado de forma que ele no se estendesse a todas as esferas da vida humana e que as relaes solidrias fossem preservadas; por outro, seria da mesma maneira desejvel que o crescimento do mercado fosse o maior possvel, a f i m de liberar o mximo de meios para financiar sistemas de distribuio que reforassem a solidariedade entre grupos sociais. Para sair deste aparente irnpasse, torna-se necessrio levar em conta todas as tentativas que, concretamente, recusam uma mercantilizao crescente da vida so33 Guy Roustang, Dmocratie: Le risque du march, Paris, Descle de Brouwer, 2002, p. 12. Karl Polanyi, La grande transformation. Aux origines politiques et conomlques de notre temps, Paris, Gallimard, 1983, p. 179 apud Guy Roustang, "Grande transformation ou alliage sans formule prcise", in Jean-Michel Servet, Jerme Maucourant e Andr Tiran (orgs), La modernit de Karl Polanyi, Paris, L'Harmattan, 1998. Louis Dumont, "Prface" a Karl Polanyi, La grande transformation.Aux origines politiques et conorniques de notre temps, Paris, Gallimard, 1983.

34

35

Com Mauss e Polanyi, rumo a uma teoria'& economia plural

cial. Por sua presena multiforme, tais tentativas participam de uma contestao de evolues que a ideologia neoliberal apresenta como inelutveis. Se estas iniciativas esto em condies de se reagrupar alm de suas inscries setoriais, de aprofundar a avaliao de suas tramas e de suas implicaes diante das regulaes pblicas, de se aliar aos movimentos sociais que compartilham suas finalidades, elas podem ento contribuir democratizao da economia e da sociedade.

Concluso
Duas lies principais emanam da histria do sculo XX: primeiro, a ao em favor de uma sociedade de mercado subentendida pela preocupao com a liberdade individual; em seguida, a submisso da economia a uma vontade poltica, sob o pretexto de igualdade, gerou a supresso de liberdades. Estas duas solires vieram ento colocar em cheque a democracia, como pretenderam os sistemas totalitrios e tambm as tentativas de subordinao do poder poltico ao do dinheiro.36 Se se recusa este horizonte, a questo que se coloca ento a de saber que instituies esto em medida de assegurar a pluralizao da economia para inseri-la em um quadro democrtico, questo que a lgica do ganho material compromete quando se torna nica e sem limites. A resposta para esta pergunta s pode ser procurada a partir de invenes institucionais ancoradas nas prticas sociais; so estas que podem indicar as vias de uma reinscrio da economia nas normas democrticas. A restaurao dos compro,missos anteriores est condenada ao fracasso3' e a reflexo sobre a conciliao entre igualdade e liberdade, que continua sendo o ponto nodal da democracia em uma sociedade complexa, apenas pode progredir pela considerao das reaes que emanam da sociedade. Um outro ponto comum entre Mauss e Polanyi diz respeito a ambos acreditarem na importncia das prticas para informar a existncia e para analisar as perspectivas da conciliao entre igualdade e liberdade. Ou seja, a partir do "movimento econrnico real" e no de um projeto de reforma social chapeado na realidade. uma concepo outra das mudanas sociais que aqui se expressa, mudanas que "no implicam absolutamente em alternativas revolucionrias e radicais, as escolhas brutais entre duas formas de sociedade contraditrias" mas que "se fazem e se faro por procedimentos de construo de grupos e de novas instituies ao lado e por cima das antigas".38
36 37
Marc Lazar, "Faut-i1 avoir peur de 1'Italie de Berlusconi?", Esprit, mar-abr 2002. Cf.Jean-Louis Lavie, "Le tiers secteurs, un objet d'tude pour Ia sociologie conomique", Sociobgie du Trauail, n. 4, 2000; idem, L'conomb solidaire. Une perspective internationale, Paris, Descle de Brouwer, 2000; idem, "Au-del du libraiisrne social", Esprit, n. 11, nov 2000. Marcel Mauss, L'essai sur le don, sociologie et anthropologie, op. cit., p. 265.

38

Jean-Loub Luville

Com Mauss e Polanyi, esto esboados os fundamentos tericos de uma abordagem plural da economia e tem incio uma reflexo sobre a mudana social que no se satisfaz com a evocao ritual de uma inverso do sistema. Isto : ao invs de uma chamada abstrata a uma economia alternativa, traa-se a via concreta para "altereconomias", abrindo o campo do possvel.

Referncias bibliogrficas
BARBER, Benjamin. Djihad versus Mc World Mondialkme et intgrisme contre la dmocratie,Paris, Descle de Brouwer, 1996. BARTOLI, Henri. Economie et cration collective,Paris, Economica, 1977. CALLON, Michel. "La sociologie peut-elle enrichir l'analyse conomique des extemalits? Essai sur Ia notion de deloordement", in FORAY, Dominique & MAIRESSE, Jacques, Innovations etperfoormances. Approches interdbciplinaires, Paris, Edies da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales Ehess, 1999. CHANIAL, Philippe.Justice, don et msoctation.La dlimte essence de la dmocratie,Paris, La Dcouverte, 2001. DUMONT, Louis. "Prface" a POLANYI, Karl, La grande transjormation. Aux origines politiques et conomlques de notre temps, Paris, Gallimard, 1983. EVERS, Adalbert & LAVILLE, Jean-Louis (ed). ?%e third sector in Europe, Gloucestershire, Edward Elgar, 2003. FRANA FILHO, Genauto Carvalho de. "Socits en mutation et nouvelles formes de solidarit: Le phnomne de I'conomie solidaire en question - l'exprience des rgies de quartier au carrefour de logiques diverses", Paris VII, 2001, tese de doutorado, mimeo. GADREY, Jean. "La gauche et le march: Une incomprhension plurielle", Le Monde, 10 mar 1999. GAIGER, Lus Incio L'conomiesolidaire dans la rgion de Porto Alegre, Brhil:Quelstournantspour une nouvelle mondlalkation?,So Leopoldo, Unisinos, 2001. GODBOUT,J~C~U~S. Le don, la dette et l'intrt.Homo donator e8 homo oeconomkus, Paris, La DcouverteIMauss, 2000. GUI,Benedetto. "The economic rationale for the third sector", in Annals ofPublic and Cooperative Economics, Vol. 4,1991. HANSMANN, Henri. "The ownership of enterprise", Cambndge, Harvard University P m , 1996. LAVILLE, Jean-Louis. "Le tiers secteurs, un objet d'tude pour la sociologie conomique", Sociologie du Travail, n. 4, 2000. . L'conomie soliahire. Uneperspectiveintmationale, Paris, Descle de Brouwer, 2000. . "Au-del du libralisme social", Esprit, n. 11, nov 2000. . Une trobime voiepour le travail, Paris, Descle de Brouwer, 1999. LAZAR,Marc. "Faut-i1 avoir peur de I'Italie de Berlusconi?", Eprit, mar-abr 2002.

Com Mauss e Polanyi, rumo a uma teoria da economia plural


Brouwer, 2001. M~uss, Marcel. "Essai sur le don: Forme et raison de I'change dans les socits archai'ques", Anne Sociologique,Paris, 1923. , L'essaisur le don, sociologie et anthropologie, 9. ed., Paris, Presses Universitairesde France, 2001 [1950]. MENGER, Carl. Grunakatze der Volkwirtschaftslehre,Viena, Edies Carl Menger, 1923. ORTIZ, Humberto & Munoz, Ismael (ed). Globalizacionde la soli&rz'&d Un retopara todos, Lima, Centro de Estudios y Publicaciones, 1998. PASSET, Ren. L'conomique et le vivant, Paris, Economica, 1996. PERROUX, Franois. "Les conceptualisations implicitement normatives et les limites de la modlisation en conomie",Ewnomie et Socit, Cahiers de 17SE.4,T.ni n. 12, dez 1970. . La grande transformation.Aux originespolitiqueset conomiquesde notre temps, Paris, Gallimard, 1983. , The livelihood ofman, PEARSON, Harry W. (ed), Nova York, Academic Press, 1977.
RANCI,Costanzo. "Doni senza reciprocit. La persistenza dell'altniismo sociale nei sistemi complessi", Rassegna Italiana di Sociologia,Ano XXXI, n. 3, jul-set 1990.
MARcHAL, Jean-Paul. Humaniser l'conomie,Paris, Descle de

REWE DU MAUS] "L'autre socialisme. Entre utilitarisme et totalitarisme", n. 16, Paris, La Dcouverte, segundo semestre 2000. ROSANVALLON, Pierre. Comunicado no colquioCrise conomique et consensussocial,citado por LE GOFF, Jacques France-Forum, ju11979. , Le libralisme conomique, 2. ed., Paris, Le Seuil, 1989. ROSE-ACKERMAN, Susan (ed). The economim ofnon-profzt institutions. Structure and Policy, Oxford University Press, 1986. ROUSTANG, Guy. "Grande transformation ou alliage sans formule prcise", in Jean-Michel Seuet, Jerme Maucourant e Andr Tiran, h modernitde &r1 Polanyi, Paris, L'Harmattan, 1998. . Dmocratie:Le risque du march, Paris, Descle de Brouwer, 2002. STROBEL, Pierre. "Seuice public, fin de sicle", in GRMION, Catherine (dir), yodernisation des services publics, Paris, Ministre de la Recherche,h Documentation Franaise,1995. n. 166, VERLEY, Patrick. "conomie de march: Une construction historique",AlternativesEconomiquesJ jan 1999. WALRAS, Lon. Elments d'conomiepure [1874]. WEBER, Max. Histoire conomique. Esquisse d'une histoire universellede l'conomie et de la socit, Paris, Gallimard, 1991.
( 5 9

Potrebbero piacerti anche