Sei sulla pagina 1di 2

Mandela contra a escravido

A escravido foi o maior crime de lesa humanidade cometido ao longo de toda a histria humana. Tirar milhes de africanos dos seus pases, do seu mundo, da sua famlia, para traz-los para a Amrica, para trabalhar como escravos, como raa inferior, produzindo riquezas para os brancos europeus foi um crime incomensurvel, do qual nunca se compensou, sequer minimamente, a frica. O apartheid foi uma sobrevivncia da escravido na frica do Sul. Como relata o Museu do Apartheid, em Joanesburgo, impressionante testemunho do mundo do racismo, os brancos consideravam essa politica uma genial arquietetura para conseguir a convivncia entre brancos e negros. Nas mais escandalosas condies de discriminao, de racismo, de opresso. Por detrs estava a super explorao da mo de obra negra nas minas sulafricanas, fornecedor essencial para os pases europeus, sob comando da Holanda. As pessoas eram legalmente declaradas brancas ou negras, com todas as consequencias de direitos para uns e excluso de direitos para os outros. Uma declarao da qual se poderia apelar todos os anos, mas que, ao mesmo tempo, se corria o risco de algum questionar a condio de branco de qualquer outra pessoa, que poderia recair na condio de negro. O cinismo das potncias coloniais e dos prprios EUA estava na postura de no aderir ao boicote Africa do Sul, alegando que isso isolaria ainda mais esse pais e dificultaria negociaes politicas. Na verdade, a frica do Sul do apartheid era um grande aliado dos EUA junto com Israel em todos os conflitos internacionais, alem de fornecedor de matrias primas estratgicas. No foi essa via de negociaes que o apartheid terminou, mas pela luta, conduzida por Nelson Mandel, mesmo de dentro da crcere, por 27 anos. Como reconheceu o prprio Mandela, o pas que desde o comeo apoiou ativamente, sem hesitao, a luta dos sul-africanos foi a Cuba de Fidel, o que forjou entre os dois lideres uma relao de amizade e companheirismo permanente. A libertao de Mandela, o fim do apartheid e sua eleio como o primeiro presidente negro da Africa do Sul, foram a concluso de dcadas de lutas, de massacres, de prises, de sacrifcios. Mandela aceitou ser

eleito presidente, para concluir esse longo caminho, com a conscincia de que estava longa de ser conseguida a emancipao dos sul-africanos. O pas manteve a mesma insero no sistema econmico mundial, as estruturas capitalistas de dominao no foram atingidas. A desigualdade racial foi profundamente afetada, mas no as desigualdades sociais. Por esta via, os negros sul-africanos continuaram a ser vtimas, agora da pobreza, que os segue afetando de maneira concentrada. Os governos posteriores foram impotentes para mudar o modelo econmico e promover os direitos sociais da massa da populao. Os ideias de Mandela se realizaram, com o fim do apartheid, da discriminao racial legalmente explicitada, mas no permitiu aos negros sarem da sua condio de massa super explorada, discriminada, agora socialmente. Mas a figura de Mandela permanece como a do maior lder popular africano, porque tocou no tema essencial de todo o perodo histrico da colonizao a escravido. Ele soube combinar a resistncia pacifica e violenta, para canalizar a fora acumulada dentro e fora do pas, para negociaes que terminaram com o apartheid. O historiador marxista britnico Perry Anderson considera Nelson Mandela e Lula como os maiores lderes populares do mundo contemporneo, no apenas pelo sucesso das lutas a que eles se dedicaram contra a discriminao racial e contra a fome -, mas tambm porque tocam em temas fundamentais das formas de explorao e de opresso do capitalismo. O apartheid terminou, fazendo com que Mandela ficasse como um dos maiores lideres do sculo XX. Lula projeta sua figura no novo sculo, na medida em que a sobrevivncia do capitalismo e do neocolonialismo reproduzem a fome e a misria no mundo.

EMIR Simo SADER


Nasceu em So Paulo o 13 de Julho de 1943. um socilogo e cientfico poltico brasileiro. De origem libanesa, graduado em Filosofia pela Universidade de So Paulo, mestre em filosofia poltica e doutor em cincia poltica por essa mesma instituio. Actualmente, professor da Universidade de So Paulo, dirige o Laboratrio de Polticas Pblicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde professor de sociologia. Pensador de orientao marxista, Sader colabora com publicaes nacionais e estrangeiras e membro do conselho editorial do jornal ingls New Left Review. Presidiu a Associao Latinoamericana de Sociologia e um dos organizadores do Frum Social Mundial.

Potrebbero piacerti anche