Sei sulla pagina 1di 4

29/04/13

Com partilhar 0

A Caixa de Pandora: A Alquimia e os Alquimistas

mais

Prximo blog

Criar um blog

Login

AC a i x ad eP a n d o r a
Um site sobre tudo que no muito falado pelas pessoas...Lendas, mitos, origens...Tudo que seja diferente. Abra esta Caixa.

S B A D O ,2 7D EN O V E M B R OD E2 0 1 0

A Alquimia e os Alquimistas
chamada de alquimia uma qumica praticada na Idade Mdia, essa qumica tinha como base a suposio de que todos os metais evoluem at se transformarem em ouro. Os alquimistas tinham como uma de suas funes acelerar esse processo por meio de experincias com os quatro elementos naturais. Eles tambm se empenhavam em descobrir uma chamada pedra filosofal que transformaria tudo em ouro. Os alquimistas tinham como hbito observar as plantas, e acabaram por descobrir uma coisa que tida como verdadeira at hoje na fsica quntica: Tudo no universo interligado. O mdico suo Philippus Paracelsus gostava de curar pessoas se baseando na alquimia. Por exemplo: Ele acreditava que o mercrio, o sal e o enxofre estavam dentro de tudo, at nos seres humanos. Ele foi um dos mais importantes alquimistas que j existiram. Ele escreveu livros sobre a origem de enfermidades.Conhecido como Paracelso, este homem tinha algumas idias: -------- ALGUMAS DAS IDIAS DE PARACELSO--------- prefervel falar em ninfas do que em acontecimentos sociais: em gigantes, do que em frivolidades cortess; em melusina. Do que em cavalaria e artilharia; em gnomos, do que em esgrima e damas. melhor tratar de coisas divinas do que se ocupar com maneiras mundanas, usos e costumes da corte e outras futilidades. - O homem no est na natureza; ele da natureza. - A inteligncia deve se anular um pouco para que possamos deixar que a natureza entre em ns, deixar com que o homem fique disponvel para no obstacularizar a entrada da natureza e a iluminao do esprito humano. ------------------------------------------------------Fora Paracelso, temos tambm outros famosos alquimistas como: Isaac Newton, Roger Bacon, Nostradamus, Flamel, etc. -Nostradamus: Este foi mdico, astrlogo e alquimista. Filho de um tabelio e neto de mdicos, foi convidado por Julius Csar Scalinger (alquimista) para conhecer suas pesquisas, com isso acabou passando um tempo na casa do mesmo. Casou-se
caixadepandoran.blogspot.com.br/2010/11/e-chamada-de-alquimia-uma-quimica.html

Horscopo Amor
www.laetizia-v.com Consulte Seu Horscopo Amor Consulta Grtis & Ilimitada!

P E S Q U I S A RN E S T EB L O G
Pesquisar

P G I N A S Incio Em breve no "Caixa de Pandora" Quadro de Avisos Aviso aos internautas P O S T A G E N SP O P U L A R E S Amuletos e Talisms O Amuleto um objeto que pode, magicamente, trazer sorte, paz, harmonia ou amor ao indivduo que o carrega. Os amuletos, assim como os tal... Egun e Contra-Egun T alvez voc j tenha ouvido falar em Egun, ContraEgun, mas nunca se sentiu muito a vontade para perguntar mais a respeito. Isto porque, ... A triste e verdadeira histria da Bela Adormecida. Essa muito horrvel... "Nas primeiras verses, ao invs de
1/4

29/04/13

A Caixa de Pandora: A Alquimia e os Alquimistas

com Marie Auberligne, uma grande estudiosa que ajudava Scalinger nos seus experimentos. Como a alquimia era uma prtica proibida naquela poca, Nostradamus se via obrigado a utilizar a biblioteca de Scalinger. -Isaac Newton: Um fsico e matemtico, ingls, que acreditava que a alquimia devia ser uma coisa secreta, por isso nunca publicou os resultados de seus experimentos embasados nesta. Desde pequeno possua uma enorme inteligncia e aos vinte e sete anos foi nomeado Professor Titular de Matemtica da Universidade de Cambridge. Newton ainda considerado um dos maiores gnios da histria. Publicou o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, que explicava o universo, com base na atrao da matria. Ele tambm elaborou o clculo infinitesimal, na poca que era professor da universidade citada. -Roger Bacon: Foi preso duas vezes. J que os Franciscanos no aceitavam seus questionamentos. Era um dos mais sbios estudantes da alquimia, conseguindo realizar a transmutao de metais. Bacon aperfeioou instrumentos pticos, trabalhou no Calendrio Juliano, fabricou a plvora e aproximou-se dos princpios que levaram criao de telescpios e culos anos mais tarde. Suas obras qumicas foram reunidas no sculo XVII com o nome Tesouro Qumico de Roger Bacon e era composta dos livros: Alquimia Maior, O Espelho da Alquimia, Sobre o Leo Verde, Brevirio do Dom de Deus, Os Segredos dos Segredos, isso tudo e ainda outras anotaes. A alquimia possui alguns smbolos clssicos. Tais quais:

espetar o dedo numa agulha e cair desacordada, a bela adormecida tinha um... A verdadeira histria de Joo e Maria. Bom essa eu conheo e sei que tem uma verso na qual a bruxa m faz um feitio e obriga as crianas a comer estilhaos de vidro pensando que... Medusa Pelo que me parece existem vrias verses para a criao da medusa. A mais antiga a de trs irms grgonas (ou grgones ), ( Eurala , ... Baralho Cigano, (leitura). Como meu primeiro post, vou ensin-los um pouco sobre como jogar o Baralho Cigano de uma forma muito fcil. Muitas pessoas tambm o denomin... A triste e verdadeira histria da Pequena Sereia. Bem galera, sempre que pensamos em pequena sereia sempre nos vem a cabea uma linda menininha ruiva, que canta bem , filha do rei Netuno e q...

M A R C A D O R E S Monstros e seres mitolgicos (19) Magia (14) Origens religiosas (13) Outros (11) Deuses (7) Lendas Urbanas (7) Verdadeiras histrias (7) Baralho cigano e ciganos (6) Natureza (6) Coisas sobrenaturais (5) Medos (4) Seres da religio catlica (4) bruxas (3) Lendas (2) Vida fora da terra (2) Budismo (1)

-A Ouroborus: um smbolo antiqssimo, resgatado pela tradio alqumica, onde se v uma serpente que morde a prpria cauda e devora a si mesma. Sem incio nem fim, o crculo representa a eternidade, imortalidade e perfeio. o emblema do sistema cclico unidade, multiplicidade e retorno unidade, evoluo e involuo, expanso e contrao do Universo. A Ouroborus tambm representao simblica do Infinito e do equilbrio dinmico universal. o emblema de dissoluo da matria, a composio que no seu conjunto dissolvida e transformada. Assim o Ser Humano, como a Serpente, uma fora csmica. -O Eneagrama: um smbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da sia Central (Sarmoung), que encerra as leis csmicas fundamentais de Trs e de Sete, ou seja, as leis da Criao e da Manuteno do Mundo. Estudando a dinmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vrios tipos de estgios
caixadepandoran.blogspot.com.br/2010/11/e-chamada-de-alquimia-uma-quimica.html

2/4

29/04/13

A Caixa de Pandora: A Alquimia e os Alquimistas

pelos quais tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a fora e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir. O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza, leva a maioria de ns a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam. A palavra alquimia vem do rabe Al-Khemy que significa a qumica. A origem da alquimia incerta sabe-se que houveram alqumistas tanto na China Milenar, quanto na ndia, mas para os ocidentais o bero da alquimia foi o Egito. A alquimia resisti at hoje, com os traos da alquimia adotada no inicio da era Crist, a que se consagrou na Alexandria. O tempo foi passando e o carter mstico da alquimia foi desaparecendo. Assim como os alquimistas, que a partir da poca da Santa Inquisio (final do sculo XI) viraram mdicos ou astrlogos. Obs. As informaes sobre o eneagram alqumico e a ouroborus foram tirados da internet. Obrigada.
Postado por Sarah s 15:13
Recomende isto no Google

Contato Quem quiser falar com a nossa equipe contate com o caixadepandoran@yahoo.com.br se quiserem colaborar com textos e imagens estamos abertos neste e-mail.

S E G U I D O R E S
Participar deste site
Google Friend Connect

Membros (61) Mais

Marcadores: Outros

Nenhum comentrio: Postar um comentrio


Comentem aqui...
D i g i t es e uc o m e n t r i o . . .

J um membro? Fazer login

E Q U I P E .C O L A B O R A D O R E S . Esmeralda Task (a cigana) Alice Sarah

Comentar como: Conta do Google Publicar Visualizar

caixadepandoran.blogspot.com.br/2010/11/e-chamada-de-alquimia-uma-quimica.html

3/4

29/04/13

A Caixa de Pandora: A Alquimia e os Alquimistas

Tamboreamento ?
www.totalfinishing.com. Solues e assistncia tcnica. Mquinas, abrasivos e compostos.

Postagem mais recente


Assinar: Postar comentrios (Atom)

Incio

Postagem mais antiga

V I S I T A N T E SO N L I N E

T H ED A I L YP U P P Y

Caixa de Pandora criado por Sarah. Todos os textos com direitos autorais.. Modelo Picture Window. Tecnologia do Blogger.

caixadepandoran.blogspot.com.br/2010/11/e-chamada-de-alquimia-uma-quimica.html

4/4

Potrebbero piacerti anche