Sei sulla pagina 1di 3

ECONOMICIDADENAFUNO SUPRIMENTO

ProfessorWagnerRabelloJr

Economia na Produo O menor custo unitrio de produo ocorre, geralmente, para grandes lotes de fabricao com o mesmo tamanho. Considerando que os estoques agem como reguladores reg ladores entre oferta e demanda, demanda possibilitam uma produo mais constante, no oscilando com as flutuaes das vendas. Alm disso, a fora de trabalho pode ser mantida em lotes estveis e os custos de preparao de lotes podem ser diminudos. ProfessorWagnerRabelloJr

Mtodosgeradoresdeeficincianomanuseio A gerao de pequenos lotes de compras para atender s necessidades de produo ou atender a clientes a partir da manufatura implica maiores custos de fretes, uma vez que no h volume suficiente para obter descontos oferecidos aos maiores lotes. Outra finalidade dos estoques possibilitar descontos no transporte de grandes lotes equivalentes capacidade dos veculos, gerando, assim, fretes menores.
ProfessorWagnerRabelloJr

ProteocontraAlteraesnosPreos Mercadorias negociadas em mercados abertos, tais como minrios, produtos agrcolas e petrleo, tm seus preos ditados pelas curvas da oferta e da demanda. Assim, as compras podem ser antecipadas em razo de aumentos previstos nos preos, gerando estoques que devem ser muito bem administrados.

ProfessorWagnerRabelloJr

Proteocontraoscilaesnademandaouno tempoderessuprimento Devido impossibilidade de se conhecerem as demandas pelos produtos ou seus tempos de ressuprimento de maneira exata no sistema logstico e, para garantir a disponibilidade do produto, devese formar um estoque adicional (estoque de segurana). Este adicionado ao estoque regulador para atender s necessidades da produo e do mercado.
ProfessorWagnerRabelloJr

Proteocontracontingncias Algumas contingncias podem atingir as empresas de maneira inesperada. Como exemplo, podemos citar greves, incndios, inundaes, entre outras. A manuteno do estoque de reserva uma maneira vivel de garantir o fornecimento normal nessas ocasies.

ProfessorWagnerRabelloJr

Controle do estoque pelo tipo de demanda Os estoques podem ser controlados, adotando-se diversos tipos de critrios. Se considerarmos a natureza de sua demanda, teremos as seguintes classificaes: 1. Estoques de demanda permanente: so estoques daqueles produtos que requerem ressuprimento contnuo, pois seus produtos so consumidos durante todas as fases do ano. Ex: creme dental;
ProfessorWagnerRabelloJr

2. Estoques de demanda sazonal: so estoques de produtos comercializados em determinados momentos do ano. Ex: rvores de Natal; 3. Estoques de demanda irregular: so estoques cuja venda de seus produtos no pode ser prevista na ntegra . Ex: automveis a gasolina x automveis a lcool;
ProfessorWagnerRabelloJr

4. Estoques de demanda em declnio: ocorre no caso de produtos que esto sendo retirados do mercado em razo do declnio da demanda. Ex: Fitas VHS x DVDs; 5. Estoques de demanda derivada: ocorrem no caso de itens que so usados na linha de produo de alguns produtos acabados. Ex: Pneus de automveis em razo das vendas do produto acabado, que o automvel.
ProfessorWagnerRabelloJr

Potrebbero piacerti anche