Sei sulla pagina 1di 4

ADMINISTRAOEMANUTENODE IMVEIS

ADMINISTRAO E MANUTENO DE IMVEIS Os servios de manuteno garantem o funcionamento dos sistemas, possibilitando a disponibilidade operacional dos mesmos para o funcionamento nas condies de projeto. j t Manuteno Preventiva, Corretiva e Preditiva: A Programao pode ser dividida em vrias etapas que so:

ProfessorWagnerRabelloJr

ProfessorWagnerRabelloJr

Manuteno Preventiva Conjunto de tarefas prdefinidas para cada equipamento/componente fsico, realizadas de forma sistemtica e peridica, que visam mantlos nas condies di id i de ideais d funcionamento(especificaes f i t ( ifi d de origem), mantendo registro histrico e controle de sua degenerao atravs de inspees sistemticas e peridicas de acompanhamento do desempenho.
ProfessorWagnerRabelloJr

Manuteno Corretiva Servios executados nos equipamentos ou componentes a partir da ocorrncia de falha ou interrupo no funcionamento do mesmo. Neste caso a interveno realizada li d dentro d t do d prazo pr estabelecido t b l id e de d acordo d com a criticidade do ocorrido em relao ao funcionamento do equipamento ou do sistema como um todo.
ProfessorWagnerRabelloJr

Gesto ou administrao amplo senso, abrange: a) a utilizao de bens imveis da Administrao Pblica segundo a sua destinao natural ou legal, admitida no sentido estrito, de competncia do Poder Executivo, que independe de autorizao legislativa especfica ou genrica; b) a aquisio de bens necessrios aos servios ou estabelecimentos pblicos e s demais atividades estatais, bem como a alienao ou mesmo onerao dos bens das entidades da Administrao Pblica que se revelarem desnecessrios.
ProfessorWagnerRabelloJr

Osbensimveisestoconceituadosnosarts.7981do CdigoCivil: Art.79 Sobensimveisosoloetudoquantoselhe incorporarnaturalouartificialmente. A t 80 Consideram Art. C id seimveis i i paraosefeitos f it legais: l i I osdireitosreaissobreimveiseasaesqueos asseguram; II odireitosucessoaberta.
ProfessorWagnerRabelloJr

Art.81 Noperdemocarterdeimveis: I asedificaesque,separadasdosolo,masconservando asuaunidade,foremremovidasparaoutrolocal; II osmateriaisprovisoriamenteseparadosdeumprdio, paranelesereempregarem. reempregarem

ProfessorWagnerRabelloJr

A MELHORIA DA GESTO E CONTROLE PATRIMONIAL. O regime da vontade, o regime da lei e a gesto responsvel ou boa administrao dos bens das entidades da Administrao Pblica A pessoa que detm o domnio, respeitados o princpio da funo social da propriedade e as limitaes administrativas, senhora absoluta dos seus bens, razo pela qual predomina, na relao com eles, a sua vontade, que pode ser exercida nos limites estabelecidos na legislao constitucional e infraconstitucional.

ProfessorWagnerRabelloJr

O Administrador do bem pertencente entidade da Administrao Pblica no o seu proprietrio, mas to somente o representa. Os proprietrios desses bens so as pessoas jurdicas que integram a Administrao Pblica Pblica.

ProfessorWagnerRabelloJr

O Administrador Pblico no tem na relao com os bens sob a sua administrao, como caracterstica predominante, a sua vontade, mas sim normas e princpios estabelecidos pelo proprietrio, de cumprimento obrigatrio para o Administrador. Administrador Essa vontade externa, manifestada pelo proprietrio atravs do estabelecimento de normas e princpios, por ser de cumprimento obrigatrio para o Administrador, impe lhe o dever de satisfazer ao interesse pblico que fixado pelas referidas normas e princpios.

ProfessorWagnerRabelloJr

Todo Administrador Pblico, sob pena de ser responsabilizado por sua inrcia, tem o dever de agir para resolver os problemas que se apresentam na rea de gesto e controle patrimonial e evitar que voltem a acontecer mediante a adoo de providncias para a acontecer, melhoria da gesto e controle dos imveis sob a sua responsabilidade.

Na gesto devemos considerar os bens imveis das entidades da Administrao Pblica como instrumentos fundamentais para a implementao de polticas pblicas. E no podemos pensar que possam suprir necessidades de caixa garantidas por receitas tributrias. tributrias Falase, atualmente, no direito fundamental do administrado a uma boa administrao, para contrapor ao j bem conhecido princpio da indisponibilidade do interesse pblico.
ProfessorWagnerRabelloJr

ProfessorWagnerRabelloJr

Agenda de compromissos para melhoria da gesto do patrimnio imobilirio na Administrao Pblica O ADMINISTRADOR DEVE: a) ) fazer f um diagnstico di ti d situao da it em que se encontram os bens imveis sob a responsabilidade e/ou controle de determinado rgo Gestor, identificando os problemas e apontando as solues;
ProfessorWagnerRabelloJr

b) conhecer, com a Equipe, os aspectos tcnicos, jurdicos e contbeis que envolvem a administrao dos bens imveis na Administrao Pblica, abrangendo o direito positivo, a doutrina e a jurisprudncia que determinam o seu regime jurdico, jurdico ou seja, seja as normas e princpios que regem no apenas esses bens, mas tambm a gesto e controle desses bens;

ProfessorWagnerRabelloJr

c) organizarse administrativamente e recorrer s prticas administrativas adotadas no condenadas (experincia acumulada) e s tcnicas modernas de administrao recomendadas para a situao (gesto por processos), de modo a construir um modelo de gesto de bens imveis que atenda as suas necessidades, com definio dos respectivos processos de trabalho, fluxogramas, metas e indicadores de desempenho;
ProfessorWagnerRabelloJr

d) do mesmo modo que no setor privado, dispor dos recursos financeiros e materiais necessrios e de um quadro mnimo de servidores pblicos capaz e motivado e partir para conhecer esses bens do ponto de vista da localizao, descrio ou caractersticas, do estado de conservao, da avaliao patrimonial e da regularizao jurdica, urbanstica/edilcia, fiscal, contbil e da ocupao; e) aplicar o modelo de gesto prprio em tecnologia da informao, para conseguir gerir e, consequentemente, controlar adequadamente esses os bens imveis.
ProfessorWagnerRabelloJr

Potrebbero piacerti anche