Sei sulla pagina 1di 4

A Igreja de Santos-o-Velho em Lisboa

por Joo Anbal Henriques

por Joo Anbal Henriques

Envolvida por lendas, estrias e muitos mistrios, a Igreja de Santoso-Velho, em Lisboa, provavelmente um dos mais extraordinrios e interessantes recantos da cidade. Situada no final da Rua das Janelas Verdes, junto Lapa, o templo assume uma privilegiada posio sobre o Rio Tejo, marcando de forma definitiva a antiga entrada de Lisboa. Fazendo jus ao seu nome e sublinhando a antiguidade da sua longa Histria, a igreja possui na fachada principal um baixo-relevo com as figuras de trs mrtires-crianas do Cristianismo, Verssimo, Jlia e Mxima que, segundo reza a lenda, tero sido condenados morte no ano de 308 pelo poder poltico Romano.
O templo original, construdo sobre o tmulo dos mrtires, serviu para tornar perene na memria de quem por ali passa, a F extraordinria destas trs antigas crianas lisboetas e foi erigido no perodo tardo-romano, em pleno Sculo IV. Destrudo posteriormente, possivelmente durante a ocupao Muulmana da Pennsula Ibrica, foi reconstrudo depois da Conquista de Lisboa, em 1147, por Dom Afonso Henriques. O seu filho, Dom Sancho I, terlhe- dado uma nova dignidade, aumentando o templo, elevando-o condio de igreja e juntando-lhe o edifcio do convento, onde hoje funciona a Embaixada de Frana. A sua forma actual, no entanto, resulta de intervenes efectuadas no Sculo XVII, pelo Arquitecto Joo Antunes, que lhe acrescentou o tpico frontispcio que ainda hoje se v, e que tapa a antiga fachada da igreja medieval. Foi tambm nesta altura que lhe foram acrescentados os torrees que do forma fachada actual.

No Sculo XIX, novas intervenes de fundo, com o acrescento da Capela-Mor, construda depois da doao do terreno pelos Marqueses de Abrantes, vieram complementar a grandeza do templo que definitivamente se transformou num dos principais locais de culto da Cidade de Lisboa. O convento, entretanto entregue Ordem de Santiago, foi tambm espao de relevo em diversos momentos da nossa Histria, tendo ficado indelevelmente ligado desgraada saga Nacional de 1578, quando pela mo do Rei Dom Sebastio, Portugal se perdeu na Batalha de Alccer Quibir. Diz ainda a lenda que o rei, que muito gostava de passar temporadas neste espao, ali ouviu Missa pela ltima vez antes de embargar para a sua derradeira viagem e que ter sido ali mesmo, algum tempo antes, que ter tomado a deciso que acabou por resultar na perda da independncia de Portugal. Tendo sido vendido posteriormente famlia Lencastre, o antigo convento e a igreja foram revendidos ao Estado Francs j no Sculo XX, ali funcionando a dependncia diplomtica daquele Pas. Aberta ao pblico a Igreja Paroquial de Santos-o-Velho um dos espaos que merece uma visita atenta na Cidade de Lisboa. Para alm do tmulo da Famlia Abrantes que ali descansa como contrapartida da oferta do terreno onde se construiu a Capela-Mor, importa ver tambm o tmulo das crianas-mrtires e a impactante nave central. Mescla de estrias e de Histria, a Igreja de Santos-o-Velho um repositrio inesquecvel da Histria de Lisboa, carregando uma patine antiga que deriva da sua participao directa nos principais acontecimentos da Histria de Portugal.

Potrebbero piacerti anche