Sei sulla pagina 1di 19

1)O que discriminao?

Qualquer ato que se traduza na violao de qualquer direito fundamental, ou na recusa ou condicionamento de exerccio de qualquer direito econmico, social racial e cultural.

2)O que preconceito ? Cite alguns tipos de preconceito.


Opinio (Favorvel ou desfavorvel) formada antecipadamente, sem fundamento srio ou analise critica.

Racial O racismo a tendncia do pensamento, ou do modo de pensar em que se d grande importncia noo da existncia de raas humanas distintas e superiores umas s outras. Onde existe a convico de que alguns indivduos e sua relao entre caractersticas fsicas hereditrias, e determinados traos de carter e inteligncia ou manifestaes culturais, so superiores a outros. O racismo no uma teoria cientfica, mas um conjunto de opinies pr concebidas onde a principal funo valorizar as diferenas biolgicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crena da existncia de raas superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravido, o domnio de determinados povos por outros, e os genocdios que ocorreram durante toda a histria da humanidade.

Etnocentrismo: uma atitude na qual a viso ou avaliao de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referncia, como padro de valor. Trata-se de uma atitude discriminatria e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo tnico sendo considerado como superior a outro. No existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnolgico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Amricas, na frica e na Oceania) se comparado a outro, mas, possivelmente, mais adaptado a determinado ambiente, alm de no possuir diversos problemas que esse grupo superior possui. A tendncia do homem nas sociedades de repudiar ou negar tudo que lhe estranho ou no est de acordo com suas tendncias, costume e hbitos. Na civilizao grega, o brbaro, era o que transgredia toda a lei e costumes da poca, etimologicamente semelhante ao homem selvagem na sociedade ocidental.

Sexismo: a discriminao ou tratamento indigno a um determinado gnero, ou ainda determina a identidade sexual. Existem duas assunes diferentes sobre as quais se assenta o sexismo: Um sexo superior ao outro. Mulher e homem so profundamente diferentes (mesmo alm de diferenas biolgicas), e essas diferenas devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem. Em relao ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo um muitas vezes um comportamento de imitao social. Nesse caso o sexismo muitas vezes est ligado misoginia (dio s mulheres). Machismo ou chauvinismo masculino, a crena de que os homens so superiores s mulheres. A palavra chauvinista foi originalmente usada para descre ver algum fanaticamente leal ao seu pas, mas a partir do movimento de libertao da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantm a crena na inferioridade da mulher, especialmente nos pases de lngua inglesa. No espao lusfono, a expresso chauvinista masculino (ou, simplesmente, chauvinista) tambm utilizada, mas machista muito mais comum. Machistas: So por vezes postos em oposio ao feminismo. No entanto, a crena oposta ao machismo a da superioridade feminina e, embora alguns masculistas possam pensar que essa a definio de feminismo, geralmente no se considera esta ideia correta. Alguns machistas tendem ainda a ofender-se por desigualdades de gnero favorveis s mulheres.

Feminismo um neologismo e seu significado possui uma carga ideolgica muito grande. uma expresso que hipoteticamente significaria um conjunto de idias que considera a mulher superior ao homem, e que, portanto, deveria domin-lo. Como um machismo s avessas.

A criao e o uso da palavra feminismo supe-se que foi uma forma encontrada pelas feministas para denominar os preconceitos ao sexo masculino praticados por outras feministas dentro do movimento social feminista. Essas feministas que pregam o preconceito contra o sexo masculino so consideradas por outras feministas como feminista.

Homofobia:

um termo criado para expressar o dio, averso ou a discriminao de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade. Transfobia a averso a pessoas trans (transexuais, transgneros, travestis) ou discriminao a estes. A transfobia manifesta-se normalmente de forma mais reconhecida socialmente contra as pessoas trans adultas, quer sob a forma de opinies negativas, quer sobre agresses fsicas ou verbais. Manifesta-se tambm muitas vezes de forma indirecta com a preocupao excessiva em garantir que as pessoas sigam os papis sociais associados ao seu sexo biolgico. Por exemplo, frases como menino no usa saia so, em sentido lato, uma forma de transfobia. A transfobia tambm muitas vezes combinada com homofobia quando feita a associao entre homens femininos e homossexualidade, partindo do princpio equivocado de que todos os homossexuais so necessariamente femininos e que ser homem efeminado algo de negativo.

Heterossexismo um termo relativamente recente e que designa um pensamento segundo o qual todas as pessoas so heterossexuais at prova em contrrio. Um indivduo ou grupo classificado por heterossexista no reconhece a possibilidade de existncia da homossexualidade (ou mesmo da bissexualidade). Tais comportamentos so ignorados ou por se acreditar que so um desvio de algum padro, ou pelo receio de gerar polmicas ao abordar determinados assuntos em relao sexualidade. Apesar de poder ser considerada como uma forma de preconceito, se diferencia da homofobia por ter como caracterstica o ato de ignorar manifestaes sexuais geralmente minoritrias (as situaes homofbicas no s no ignoram como apresentam averso).

Xenofobia o medo natural (fobia, averso) que o ser humano normalmente tem ao que diferente (para este indivduo). Xenofobia tambm um distrbio psiquitrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. Xenofobia ainda usado em um sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritrios) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confuses, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito uma fobia. Chama-se comumente chauvinismo crena narcisista prxima mitomania de que as propriedades do pas ao qual se pertence so as melhores sob qualquer aspecto. O termo provm da comdia francesa La Cocarde Tricolore (O Tope Tricolor), dos irmos Cogniard, na qual um ator chamado Chauvin personifica um patriotismo exagerado.

Chauvinismo:

O chauvismo resulta de uma argumentao falsa ou paralgica, uma falcia de tipo etnocntrico ou de dola fori. Em retrica, constitui alguns dos argumentos falsos chamados ad hominem que servem para persuadir com sentimentos em vez de razo quem se convence mais com aqueles que com estes. A prtica nasceu fundamentalmente com a crena do romantismo nos carteres nacionais (ou volkgeist em alemo). Milnios antes, no entanto, os antigos gregos j burlavam de quem se convencia de que a lua de Atenas era melhor que a de feso. Preconceito social: uma forma de preconceito a determinadas classes sociais. uma atitude ou idia formada antecipadamente e sem qualquer fundamento razovel; o preconceito um juzo desfavorvel em relao a vrios objetos sociais, que podem ser pessoas, culturas. O preconceito social tambm existe quando julgamos as pessoas por atitudes e logo enfatizamos que a mesma s a teve a atitude por ser de certa classe social,ou seja se a pessoa tem uma boa condio financeira ela no vai sofrer nenhum tipo de preconceito social,seria mais fcil ela ter preconceito para com as outras pessoas.

Esteretipo: a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situao. Esteretipos so fonte de inspirao de muitas piadas, algumas de contedo racista, como as piadas de judeu, que retratado como varo, portugus (no Brasil), como pouco inteligente, etc. O esteretipo pode estar relacionado ao preconceito.

3)O que racismo?


Racismo O racismo ocorre principalmente de duas formas. A primeira, e menos comum nos dias de hoje, a atitude aberta de racismo, em que grupos especficos fazem propaganda pblica passando a mensagem que uma raa inferior sua. So atitudes comuns a grupos da supremacia branca e alguns exemplos das suas aes so crimes de dio, segregao e genocdio. A segunda forma de racismo chamada de racismo encoberto, que atua dissimuladamente sob a forma de crena cultural de que pessoas de certa cor ou raa so inferiores. Os prprios media, muitas vezes, ajudam a manter este tipo de preconceito.

4)Voc j ouviu falar em Apartheid ? Faa uma pesquisa sobre o assunto.


O apartheid foi um regime de segregao racial adotado em 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do partido nacional na frica Do Sul. A segregao racial na frica do Sul teve incio ainda no perodo colonial, mas o apartheid foi introduzido como poltica oficial aps as eleies gerais de 1948. A nova legislao dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos"), segregando as reas residenciais, muitas vezes atravs de remoes foradas. A partir de finais da dcada de 1970, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidados de uma das dez ptrias tribais autnomas chamadas de bantustes. Nessa altura, o governo j havia segregado a sade, a educao e outros servios pblicos, fornecendo aos negros servios inferiores aos dos brancos.

5- Voc j ouviu falar sobre alguns movimentos da afirmao da cultura negra. (Tais como o movimento Black Power, os Panteras Negras, o movimento Hip-Hop, A Revoluo das Chibatas, Quilombo dos Palmares etc..)Explique cada um deles. Movimento Black Power- O movimento Black Power que em portugus significa poder
negro um movimento entre pessoas negras em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos mais proeminente no final da dcada de 60 e no inicio da dcada de 70.

Movimento Panteras negras- Os Panteras Negras eram integrantes de um polmico grupo revolucionrio americano, surgido na dcada de 1960 para lutar pelos direitos da populao negra. O ponto mais controverso da doutrina do grupo era a defesa da resistncia armada contra a opresso dos negros. Fundado em outubro de 1966, o grupo nasceu prometendo patrulhar os guetos (bairros negros) para proteger seus moradores contra a violncia policial. Revoluo das Chibatas Foi um movimento de marinheiros da marinha do Brasil planejada por cerca de 2 anos que cuminou com o motim que estendeu-se de 22 at 27 de novembro de 1910 na Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro capital do Brasil na poca . Quilombo dos palmares Foi um dos mais importantes quilombos da histria brasileira. Ele surgiu e desenvolveu na antiga capitania pernambucana, na regio serrana da barriga. O auge do quilombo dos palmares foi no final do sculo XVIII embora tenha surgido no final do sculo XVI.

6)Explique o que so politicas de afirmao da questo racial no Brasil.


Foi uma das primeiras das quatro declaraes feitas pela UNESCO do que seria uma definio de raa em humanos. Esse relatrio foi emitido em 18 de julho de 1950 aps a segunda guerra mundial marcado pelo racismo nazista. A declarao foi uma tentativa de esclarecer o que cientificamente conhecido sobre o conceito de raa e tambm uma condenao ao racismo.

7)Voc ou algum que voc conhece com certeza j viu/presenciou/ sofreu alguma situao de preconceito racial. Relate e comente o assunto.

Um amigo da minha me, Itamar Faustino, nos relatou que em uma de suas viajem para a praia sofreu descriminao racial no hotel em que iria se hospedar. Disse ele que ao chegar no hotel acompanhado de sua esposa. O manobrista ao chegar para estacionar o carro indagoulhe se ele era o motorista particular dela. Com toda educao mais se sentindo descriminado disse que no, e sim o esposo da senhora em questo e que o carro lhe pertencia. Minha opinio e que varias pessoas julgam umas as outras apenas pela raa e pela aparncia ao em vez de julgar o carter de cada um.

8) Pesquise nomes, e o que fizeram de importante , algumas personalidades negras que marcaram a histria do Brasil e do mundo. (+/20 personalidades)
Zumbi dos Palmares -Nasceu livre em Palmares, Alagoas, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um padre portugus quando tinha aproximadamente seis anos. Foi batizado com o nome de Francisco, aprendeu portugus e latim, e ajudava diariamente na celebrao da missa. Fugiu aos quinze anos, em 1670. Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do seu lder Ganga Zumba, oferecendo a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse autoridade da Coroa Portuguesa e morreu em 20 de Novembro de 1695.

Dandara - foi uma das grandes lderes do Quilombo dos Palmares ao lado de Zumbi e foi assassinada em combate contra os portugueses, em defesa do Quilombo dos Palmares.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes- Advogado, professor, jurista e magistrado brasileiro. vice-presidente e assumiu em novembro de 2012 como Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Desembargadora Luislinda Dias de Valois Santos - Baiana, advogada, Juza escritora, desembargadora. Define-se como a primeira desembargadora negra, rastafri e de cabelos vermelhos, do Brasil.
Major Cosme de Farias (1875-1972)- nasceu no subrbio de Paripe em Salvador/Bahia. Viveu

97 anos. Foi patenteado "Major", pela Guarda Nacional em 1909. Foi vereador e deputado estadual em 1914 e em diversas legislaturas, at sua morte aos 97 anos de idade.

Milton Almeida dos Santos (1926-2001) - nasceu em Brotas de Macabas, Bahia. Foi gegrafo professor, jornalista e advogado. Destacou-se por seus trabalhos em diversas reas da geografia, em especial nos estudos de urbanizao dos pases do Terceiro Mundo (pases pobres).

Maria Stella de Azevedo Santos, Me Stella de Oxssi, Od Kayod- Nasceu no dia 2 de maio de 1925, em Salvador, Bahia- A Ialorix baiana do Il Ax Op Afonj foi a primeira Yalorix a publicar livros sobre o Candombl no Brasil, dentre eles: E Da Aconteceu o Encanto, de 1988, em co-autoria com sua filha, Clo Martins e Meu tempo Agora, de 1993. Em 1999, recebeu a insgnia da Ordem do Mrito Cultural, um reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artsticos, iniciativas e instituies que se destacaram pelas contribuies cultura brasileira

Pel Edison Arantes do Nascimento , o Pel, nasceu em 23 de outubro de 1940 , na cidade de Trs Coraes, Minas Gerais. Comeou no futebol jogando pela equipe infanto-juvenil do Bauru Atltico Clube. No time do Santos teve as maiores conquistas, ganhou mais de 40 taas e foi artilheiro do campeonato paulista em 11 oportunidades. Foi ainda artilheiro da Libertadores, da Taa Brasil por trs vezes e do Torneio Rio-So Paulo , nunca conseguiu ser artilheiro numa Copa do Mundo. Na Seleo Brasileira, estreou contra a Argentina, aos 16 anos. Despediu-se do futebol em 2 de outubro de 1974.

Aleijadinho- Aleijadinho, como ficou conhecido nas Minas Gerais do sculo XVIII XVIII. Filho bastardo de Manuel Francisco Lisboa, portugus, e de uma escrava de nome Isabel. Quando estudava, j ajudava o pai no oficio de entalhador. Por volta de 40 anos de idade, comea a desenvolver uma doena degenerativa nas articulaes. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos ps e mos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforo fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitaes, continua trabalhando na construo de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.

Me Menininha - Nascida no Centro Histrico de Salvador em 10 de fevereiro de 1894, Me Menininha do Gantois, como ficou conhecida Maria Escolstica da Conceio Nazar, teve como pais Joaquim e Maria da Glria. Descendente de escravos africanos, ainda criana foi escolhida para ser Iylorix no terreiro Il Iy Omi Ax Iyamass, fundado em 1849 por sua bisav, Maria Jlia da Conceio Nazar, cujos pais eram originrios de Agbeokuta, sudoeste da Nigria

Juliano Moreira - Afro-descendente nascido na capital da Bahia, Juliano Moreira ingressou na Faculdade de Medicina do Estado em 1886, apesar da origem humilde. Um dos pioneiros na psiquiatria brasileira, foi o primeiro professor universitrio a citar e incorporar a teoria psicanaltica em suas aulas, alm de ter representado o Brasil em congressos internacionais como os de Paris, Berlim, Lisboa e Milo nos anos de 1900.Moreira contrariou o pensamento racista existente no meio acadmico de sua poca, que atribua os problemas psicolgicos dos brasileiros miscigenao.

Afonso Henriques de Lima Barreto- Filho de escravos em um Brasil que lutava para abolir oficialmente a escravido, Afonso Henriques de Lima Barreto teve oportunidade de boa instruo escolar, vindo a tornar-se jornalista e um dos mais importantes escritores e militantes da causa do Pas. Ainda jovem, aprendeu a trabalhar com tipografia e, em 1902, comeou a contribuir para a imprensa brasileira, escrevendo para pequenos veculos de comunicao .

Ernesto Carneiro Ribeiro -Mdico e literato brasileiro nascido em Itaparica, Estado da Bahia, o afrodescendente Ernesto Carneiro Ribeiro foi pioneiro ao produzir uma gramtica baseada na lngua portuguesa. Diferente das gramticas ento existentes, exps e defendeu a normatizao de peculiaridades da lngua oficialmente falada no pas.Formado em medicina, Ernesto dedicou-se ainda ao magistrio. Barack Obama- (1961) poltico norte americano. O 44 presidente dos Estados Unidos. Comeou a governar o pas em 2009, para um mandato de quatro anos. Eleito pelo Partido Democrata, foi o primeiro presidente negro da histria dos Estados Unidos. Em 7 de novembro de 2012, foi reeleito com 61 milhes de votos. Nelson Rolihlahla Mandela- um advogado, ex-lder rebelde e ex-presidente da frica do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante lder da frica Negra, ganhador do Prmio Nobel da Paz de 1993,1 e Pai da Ptria da moderna nao sul-africana.

Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista poltico estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes lderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de no violncia e de amor ao prximo.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama Filho - De fidalgo portugus com uma africana, Luiz Gonzaga Gama nasceu livre em Salvador, porm, aos 10 anos, foi vendido como escravo pelo pai para pagar uma dvida de jogo. Tornou-se jornalista renomado ligado aos crculos do Partido Liberal. Junto a Rui Barbosa, fundou o jornal Radical Paulistano em 1869. Foi lder da Mocidade Abolicionista e Republicana . Sua liderana deu origem ao movimento abolicionista paulista. Apesar de no ter se formado, tinha autorizao do poder judicirio para exercer a advocacia em primeira instncia. Sozinho, foi o responsvel pela libertao de mais de mil cativos, um feito notvel considerando-se que agia exclusivamente com o uso da lei.

Neguinho do Samba Antonio- Lus Alves de Souza, mais conhecido como Neguinho do Samba, Fundador da escola de percusso do Olodum e do bloco Did, ele tambm foi o inventor do ritmo "samba-reggae", modificando tambores para conseguir afinaes e sonoridades diferentes, criando um ritmo musical nico, com a cara da Bahia.Filho de um tocador de "bong" e de uma lavadeira, Neguinho desde cedo treinava percusso tocando nas bacias de alumnio de sua me. Maestro do Olodum, tocou com David Byrne, Paul Simon e Michael Jackson. Com Simon, o Olodum gravou o CD The Rhythm of the Saints , em 1990. Feliz com o resultado do trabalho, Simon procurou o msico e lhe ofereceu um carro importado como forma de agradecimento. Neguinho agradeceu a oferta, mas preferiu mudar o presente, e, em vez de um carro, escolheu uma casa no Pelourinho, no mesmo valor, onde fundou sua escola.

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima E uma ambientalista,2 historiadora, pedagoga e poltica brasileira recentemente filiada ao Partido Socialista Brasileiro.3 Iniciou sua carreira poltica em 1984 como vice-coordenadora da Central nica dos Trabalhadores no Acre. No ano seguinte, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Foi eleita pela primeira vez a um cargo pblico nas eleies de 1988, quando foi a vereadora mais votada de Rio Branco. Nas eleies de 1990, foi eleita deputada estadual, novamente com a mais expressiva votao. Nas eleies gerais de 1994, foi eleita senadora, aos 36 anos, tendo sido reeleita no pleito de 2002. Nomeada Ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Incio Lula da Silva em 1 de janeiro de 2003, ficou no cargo at 13 de maio de 2008.

Joao Candido Felisberto- Nasceu em 24 de Junho de 1880, na ento Provncia (hoje Estado) do Rio Grande do Sul, no municpio de Encruzilhada (hoje Encruzilhada do Sul), na fazenda Coxilha Bonita que ficava no vilarejo Dom Feliciano - o quinto distrito do Municpio Encruzilhada, que havia sido distrito de Rio Pardo at 1849. Filho dos exescravos Joo Felisberto e Incia Cndido Felisberto, apresentou-se, ainda com treze anos, em 1894, na Companhia de Artfices Militares e Menores Aprendizes no Arsenal 2 de Guerra de Porto Alegre com uma recomendao de ateno especial, escrita por um velho amigo e protetor de Rio Pardo, o ento capito-de-fragata Alexandrino de Alencar, que assim o encaminhava quela escola. Em 1895 conseguiu transferncia para a Escola de Aprendizes Marinheiros de Porto Alegre, e em dezembro do mesmo ano, como grumete, para a Marinha do Brasil, na capital, a cidade do Rio de Janeiro.

9) Encontre textos (letras de msicas, poemas, cantos, reportagens, fotografias, etc...) que tratem sobre a temtica afro-brasileiro (ex.: recismo, preconceito, politicas de afirmao, dentre outras coisas)
Negro Drama Entre o sucesso, e a lama, Dinheiro, problemas, Inveja, luxo, fama, Negro drama, Cabelo crespo, E a pele escura, A ferida a chaga, A procura da cura, Negro drama, Tenta v, E no v nada, A no ser uma estrela,

Longe meio ofuscada, Sente o drama, O preo, a cobrana, No amor, no dio, A insana vingana, Negro drama, Eu sei quem trama, E quem t comigo, O trauma que eu carrego, Pra no ser mais um preto fudido, O drama da cadeia e favela, Tmulo, sangue, Sirenes, choros e velas, Passageiro do brasil, So paulo, Agonia que sobrevivem, Em meia zorra e covardias, Periferias,vielas e cortios, Voc deve t pensando, O que voc tem a ver com isso? Desde o incio, Por ouro e prata, Olha quem morre, Ento veja voc quem mata, Recebe o mrito, a farda, Que pratica o mal, Me v, pobre, preso ou morto, J cultural, Histrias, registros, Escritos, No conto, Nem fbula, Lenda ou mito, No foi sempre dito, Que preto no tem vez, Ento olha o castelo irmo, Foi voc quem fez cuzo, Eu sou irmo, Dos meus truta de batalha, Eu era a carne, Agora sou a prpria navalha, Tim..Tim..

Um brinde pra mim, Sou exemplo, de vitrias, Trajetos e glrias, O dinheiro tira um homem da misria, Mas no pode arrancar, De dentro dele, A favela, So poucos, Que entram em campo pra vencer, A alma guarda O que a mente tenta esquecer, Olho pra traz, Vejo a estrada que eu trilhei, M cota, Quem teve lado a lado, E quem s fico na bota, Entre as frases, Fases e varias etapas, Do quem quem, Dos mano e das mina fraca, Hum.. Negro drama de estilo, Pra ser, E se for, Tem que ser, Se tremer milho, Entre o gatilho e a tempestade, Sempre a provar, Que sou homem e no um covarde, Que deus me guarde, Pois eu sei, Que ele no neutro, Vigia os rico, Mais ama os que vem do gueto, Eu visto preto, Por dentro e por fora, Guerreiro, Poeta entre o tempo e a memria, Hora, Nessa histria, Vejo o dlar, E vrios quilates,

Falo pro mano, Que no morra, e tambem no mate, O tic tac, No espera veja o ponteiro, Essa estrada venenosa, E cheia de morteiro, Pesadelo, Hum, um elogio, Pra quem vive na guerra, A paz Nunca existiu, No clima quente, A minha gente soa frio, Tinha um pretinho, Seu caderno era um fuzil, Um fuzil, Negro drama, Crime,futebol, msica, caralho, Eu tambm, vou consegui fugi disso ai, Eu sou mais um, Forest Gump mago, Eu prefiro contar uma histria real, Vou contar a minha.... Daria um filme, Uma negra, E uma criana nos braos, Solitria na floresta, De concreto e ao, Veja, Olha outra vez, O rosto na multido, A multido um monstro, Sem rosto e corao, Hey, So paulo, Terra de arranha-cu, A garoa rasga a carne, a torre de babel, Famlia brasileira, 2 contra o mundo,

Me solteira, De um promissor, Vagabundo, Luz, Cmera e ao, Gravando a cena vai, O bastardo, Mais um filho pardo, Sem pai, Hey, Senhor de engenho, Eu sei, Bem quem voc , Sozinho, se num guenta, Sozinho, Se num guenta a p, Se disse que era bom, E as favela ouviu, la Tambm tem Whiski, e red bull, Tnis nike, Fuzil, Admito, Seus carro bonito, H, E eu no sei fazer, Internet, vdeo-cassete, Os carro loko, Atrasado, Eu to um pouco se, To, Eu acho sim, S que tem que, Seu jogo sujo, E eu no me encaixo, Eu sou problema de monto, De carnaval a carnaval, Eu vim da selva, Sou leo, Sou demais pro seu quintal, Problema com escola,

Eu tenho mil, Mil fita, Inacreditvel, mas seu filho me imita, No meio de vocs, Ele o mais esperto, Ginga e fala gria, Gria no dialeto, Esse nao mais seu, H, Subiu, Entrei pelo seu rdio, Tomei, Se nem viu, Mais isso, aquilo, O que, Se no dizia, Seu filho quer ser preto, Rh, Que irnia, Cola o pster do 2pac ai, Que tal, Que se diz, Sente o negro drama, Vai, Tenta ser feliz, Hey bacana, Quem te fez to bom assim, O que se deu, O que se faz, O que se fez por mim, Eu recebi seu tic, Quer dizer kit, De esgoto a cu aberto, E parede madeirite, De vergonha eu no morri, To vivo, Eis-me aqui, Voce no, Se no passa, Quando o mar vermelho abrir, Eu sou o mano Homem duro, Do gueto, browm, Ob,

Aquele loco, Que no pode errar, Aquele que voc odeia, Ama nesse instante, Pele parda, Ouo funk, E de onde vem, Os diamante, Da lama, Valeu me, Negro drama, Drama, drama. Ae, Na poca dos barraco de pau l na pedreira Onde vocs tavam? O que vocs deram por mim ? O que vocs fizeram por mim ? Agora t de olho no dinheiro que eu ganho Agora t de olho no carro que eu dirijo Demorou, eu quero mais Eu quero ter sua alma A, o rap fez eu ser o que sou Ice blue, edy rock e klj, e toda a famlia E toda gerao que faz o rap A gerao que revolucionou A gerao que vai revolucionar Anos 90, sculo 21 desse jeito A, voce sa do gueto, Mas o gueto nunca sa de voce, morou irmo? Voce t dirigindo um carro O mundo todo t de olho ni voc, morou Sabe por qu? Pela sua origem, morou irmo? desse jeito que voc vive o negro drama Eu no li, eu no assisti Eu vivo o negro drama, eu sou o negro drama Eu sou o fruto do negro drama A dona ana, sem palavra, a senhora uma rainha, rainha Mas ae, se tiver que voltar pra favela Eu vou voltar de cabea erguida Porque assim que Renascendo das cinzas Firme e forte, guerreiro de f Vagabundo nato!

Racismo burrice(Gabriel o Pensador) Salve, meus irmos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano "O Atlntico pequeno pra nos separar, porque o sangue mais forte que a gua do mar" Racismo, preconceito e discriminao em geral; uma burrice coletiva sem explicao Afinal, que justificativa voc me d para um povo que precisa de unio Mas demonstra claramente Infelizmente Preconceitos mil De naturezas diferentes Mostrando que essa gente Essa gente do Brasil muito burra E no enxerga um palmo sua frente Porque se fosse inteligente esse povo j teria agido de forma mais consciente Eliminando da mente todo o preconceito E no agindo com a burrice estampada no peito A "elite" que devia dar um bom exemplo a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento Num complexo de superioridade infantil Ou justificando um sistema de relao servil E o povo vai como um bundo na onda do racismo e da discriminao No tem a unio e no v a soluo da questo Que por incrvel que parea est em nossas mos S precisamos de uma reformulao geral Uma espcie de lavagem cerebral Racismo burrice No seja um imbecil No seja um ignorante No se importe com a origem ou a cor do seu semelhante O qu que importa se ele nordestino e voc no? O qu que importa se ele preto e voc branco Alis, branco no Brasil difcil, porque no Brasil somos todos mestios Se voc discorda, ento olhe para trs Olhe a nossa histria Os nossos ancestrais O Brasil colonial no era igual a Portugal A raiz do meu pas era multirracial Tinha ndio, branco, amarelo, preto Nascemos da mistura, ento por que o preconceito? Barrigas cresceram O tempo passou Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor Uns com a pele clara, outros mais escura Mas todos viemos da mesma mistura Ento presta ateno nessa sua babaquice Pois como eu j disse racismo burrice D a ignorncia um ponto final: Faa uma lavagem cerebral Racismo burrice

Negros e nordestinos constrem seu cho Trabalhador da construo civil conhecido como peo No Brasil, o mesmo negro que constri o seu apartamento ou o que lava o cho de uma delegacia revistado e humilhado por um guarda nojento Que ainda recebe o salrio e o po de cada dia graas ao negro, ao nordestino e a todos ns Pagamos homens que pensam que ser humilhado no di O preconceito uma coisa sem sentido Tire a burrice do peito e me d ouvidos Me responda se voc discriminaria O Juiz Lalau ou o PC Farias No, voc no faria isso no Voc aprendeu que preto ladro Muitos negros roubam, mas muitos so roubados E cuidado com esse branco a parado do seu lado Porque se ele passa fome Sabe como : Ele rouba e mata um homem Seja voc ou seja o Pel Voc e o Pel morreriam igual Ento que morra o preconceito e viva a unio racial Quero ver essa msica voc aprender e fazer A lavagem cerebral Racismo burrice O racismo burrice mas o mais burro no o racista o que pensa que o racismo no existe O pior cego o que no quer ver E o racismo est dentro de voc Porque o racista na verdade um tremendo babaca Que assimila os preconceitos porque tem cabea fraca E desde sempre no pra pra pensar Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar E de pai pra filho o racismo passa Em forma de piadas que teriam bem mais graa Se no fossem os retratos da nossa ignorncia Transmitindo a discriminao desde a infncia E o que as crianas aprendem brincando nada mais nada menos do que a estupidez se propagando Nenhum tipo de racismo - eu digo nenhum tipo de racismo - se justifica Ningum explica Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que uma herana cultural Todo mundo que racista no sabe a razo Ento eu digo meu irmo Seja do povo ou da "elite" No participe Pois como eu j disse racismo burrice Como eu j disse racismo burrice Racismo burrice

E se voc mais um burro, no me leve a mal hora de fazer uma lavagem cerebral Mas isso compromisso seu Eu nem vou me meter Quem vai lavar a sua mente no sou eu voc.

Prefacio O assunto em pauta desse trabalho

Potrebbero piacerti anche