Sei sulla pagina 1di 20

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.

D/2013 1 ATOS CAPTULO 1

Atos Parte 1 RESUMO: Vimos ento que o Livro de Atos uma continuidade do Ev. De Lucas. Vimos tambm que em atos Lucas vai dar narrar a continuidade do ministrio de Cristo, mas agora atravs da Igreja (pelo Esp.Santo). Mais principalmente (e este o nosso objetivo), Lucas deixa registrado um relato dos seguidores de Jesus Cristo, um relados dos que tm Transtornado o mundo (At.17:6), levando as boas novas da vida, morte e ressurreio de Jesus Cristo: at os confins da terra(At.1:8). Lembrem-se esta ser a minha NFASE... Misses e Evangelismo. Mais antes de Comearmos vamos ao dever de Casa. Quem lei Atos capitulo 1? E algum notou algo interessante, ou alguma coisa que gostaria de compartilhar? Pois agora vamos ler juntos! E depois iremos meditar nele...Mais antes vamos orar! Este texto que lemos contem informaes riqussima, e tambm muito interessante... Infelizmente no quero me deter muito em todas estas informaes, mas algumas delas se tornam necessria para nossos dias! Como nosso tema misses e evangelismo, existe aqui uma parada obrigatria logo no verso 2. Isso mesmo vamos ler novamente... o 1 e o 2. O Evangelho de Lucas esta registrado TODAS as coisas que Jesus COMEOU a FAZER e a ENSINAR.... At o dia em que Ele foi ELEVADO as alturas. Como j sabemos, o mandamento foi ... Lc.24:44-49. v.44. Jesus confirma que sua misso foi cumprida a risca, ele fez tudo que havia dito escrito na Lei de Moiss, nos Profetas e nos Salmos. Gn. Est escrito que viria aquele que pisaria na cabea da serpente... Is. 53, e os outros profetas escreveram que o messias viria, que seu nome seria Emanoel, que seria morto, e que ressuscitaria. Nos Salmos, fala sobre o remanescente de Davi, o Rei, o Salvador, tambm est registrado o seu nascimento, seu sofrimento, sua morte... sua misso terrena.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 2 ATOS CAPTULO 1

v.45. O entendimento dos discpulos so abertos... PARA COMPREENDEREM as ESCRITURAS... ou seja... eles teriam que estudar, a palavra de Deus... Assim como qualquer mortal! v.46. (s reafirmando que as escrituras registram sua morte e sua ressurreio) Mas vem o principal.. v.47. A GRANDE COMISSO. Eles teriam que PROCLAMAR ( a teologia da Prosperidade, e do TRIUNFALISMO), eles teria que PROCLAMAR a cura, os seus dons? NO . Eles deveria PREGAR ARREPENDIMENTO, PARA QUE? Para ficarem mais ricos, para pararem de sofrer? NO! PARA REMISSO DE PECADOS e isso em TODAS AS NAES... COMEANDO EM JERUSALM ( lgico... o plano inicial era os Judeus). v.48 afirma que eles seriam TESTEMUNHAS, das coisas que eles tinham APRENDIDO, VISTO e VEVENCIADO dia a dia! v.49. A promessa do Pai era o Esprito Santo HABITANDO NELES. Agora voltemos para nosso texto em At.1 v.4 afirma o que est no 46 de Lucas... eles tinham que permanecer em Jerusalm e tambm o v.48 de Lucas eles deveriam esperar a promessa do Pai. Lucas passas ento a explicar essa promessa no verso 5. Joo Batizava com gua... ou seja o Espirito Santo no habitava nos que se convertiam, assim como no habitava nos salvos do Velho Testamento... Moiss, Abrao, Davi ... Mas eles deveriam esperar pois, seriam batizados com o Esp.Santo... e isso no iria demorar! v.8 eles iram receber PODER... Que tipo de poder? No, era algo mstico... o poder era o Esp. Santo. E pra que este poder? PARA SEREM TESTEMUNHAS DE CRISTO... ONDE? EM TODO O MUNDO! ISSO MISSES E EVANGELISMO! MAS ANTES DE MEDITARMOS NESTE TEXTO ONDE FALAREMOS SOBRE MISSES E EVANGELISMO!

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 3 ATOS CAPTULO 1

Eu gostaria de esclarecer para esta igreja algo que pode passar desapercebido... mas que vital! No verso dois existe uma palavra que est sendo EMPREGADA em nossos dias, de forma distorcida! Quem pode me dizer ? Exatamente APOSTOLOS! Eu quero antes de mais nada mostrar a nossa posio doutrinria sobre este assunto, pois tem sido apregoado aos quatro ventos uma nova onda de APSTOLOS e creio que isso pode causar dvidas na mente de muitos especialmente nos novos convertidos... EXISTE OU NO EXISTE APSTOLO EM NOSSOS DIAS? H quem defenda que nos dias de hoje Deus tem levantado uma gerao apostlica, restaurando ministrios perdidos. E que estes novos apstolos, tem supostamente com os mesmos poderes (e at maiores) que os escolhidos por Jesus na igreja primitiva ( vejam o que diz o verso 2 de Atos 1que JESUS ESCOLHERA) Muitos deles chegam a declarar novas revelaes ( ou seja REVELAES EXTRA BBLICA), curas e milagres extraordinrios, liberando a torta e a direita palavras profticas e unes especiais, vindas diretamente do trono de Deus para a Igreja. Quem segue o ensinos destes NOVOS APSTOLOS ouvem quase que diariamente o termo decretos apostlicos, dos quais afirmam que uma vez proclamados por um apstolo, h de se cumprir fielmente a palavra proftica( s o que se ouve na TV, e na Acara FM tambm), pois o apstolo a autoridade mxima da igreja ( assim como na IGREJA ROMANA o PAPA o SUCESSOR DE PEDRO, sendo assim a autoridade mxima na terra) constitudo diretamente por Deus com uma uno especial diferenciada dos demais membros. ... Ou seja Deus est com um srio problema de LIDERANA...

Peter Wagner, um defensor do apostolado contemporneo, define o dom de apstolo nos dias de hoje da seguinte forma: "O dom de apstolo uma habilidade especial que Deus concede a certos membros do corpo de Cristo, para assumirem e exercerem liderana sobre um certo nmero de igrejas com uma autoridade extraordinria em assuntos espirituais que espontaneamente reconhecida e apreciada por estas igrejas. Com estas declaraes, podemos deduzir logicamente duas coisas: Ou o ministrio apostlico contemporneo uma realidade na Igreja nos ltimos dias Ou estamos diante de uma grande distoro bblica, na qual precisa ser rejeitada e combatida urgentemente.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 4 ATOS CAPTULO 1

Para ter plena certeza do que vamos tratar, no existe outra alternativa a no ser partir para a anlise bblica... ...pois a Palavra de Deus a nossa nica regra de f e conduta, base normativa absoluta para toda e qualquer doutrina. (por isso no vai valer aqui o que eu acho, ou o que voc acha... diante dos nossos achismos, ir prevalecer a PALAVRA INERRANTE E PERFEITA DE DEUS) Portanto, da mesma forma que os bereianos de Atos 17:11 fizeram quando receberam as palavras do Apstolo Paulo, devemos tambm analisar esta questo sob luz das escrituras. A primeira pergunta que devemos fazer : 1. Existem apstolos nos dias de hoje? 2. Para chegarmos esta resposta, primeiramente precisamos entender quem foram os apstolos na igreja primitiva. Mas antes disso vamos ver o fator etimolgico ( a raiz )da palavra Apstolo. Biblicamente, esta palavra significa enviado, mensageiro, algum enviado com ordens (grego = apostolos). Ela utilizada no Novo Testamento em dois sentidos: 1 - Majoritariamente de forma tcnica e restrita aos apstolos escolhidos diretamente por Cristo. 2 - Em sentido amplo, para casos de pessoas que foram enviadas para uma obra especial. Neste ltimo, a palavra utilizada provm da correlao verbal do substantivo apstolo e o verbo em grego enviar (grego = apostello). Das 81 vezes que a palavra apstolo e suas derivaes aparecem no texto grego do Novo Testamento, 73 vezes utilizada no sentido restrito ao grupo seleto dos 12 apstolos de Cristo, apenas 7 vezes no sentido amplo (Jo 13:16, 2Co 8:23, Gl 1:19, Fl 2:25, At 14:4 e 14, Rm 16:7), e uma vez para Jesus Cristo em Hb 3:1. Podemos perceber que, em tese,(no SENTIDO MAIS AMPLO) qualquer pessoa que enviada ( apostello)para um trabalho missionrio um apstolo. Porm, os problemas aparecem quando algum prope para si a utilizao do termo no sentido restrito ao ofcio de apstolo. Biblicamente, havia duas qualificaes especficas para o apostolado no sentido restrito: 1 Ser testemunha ocular de Jesus ressurreto (Atos 1:2-3, 1:21-22, 4:33 e 9:16; 1Co 9:1 e 15:7-9); 2 - Ter recebido sua comisso apostlica diretamente de Jesus (Mt 10:1-7, Mc. 3:14, Lc 6:13-16, At 1:21-26, Gl 1:1 e 1:11-12 ). A eu pergunto: Quem v Jesus pessoalmente ressurreto hoje? E quem comissionou os apstolos de hoje?

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 5 ATOS CAPTULO 1

A ultima apario de Jesus foi depois da ressurreio, durante 40 dias na terra e... E vemos tambm Paulo sendo o ltimo a v-lo: Depois foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apstolos e, afinal, depois de todos, foi visto tambm por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apstolos... (1Co 15:7-9). No grego, as palavras afinal eschaton (escatologia), que significa literalmente por ltimo. Paulo foi o ltimo apstolo comissionado por Jesus (At 9:1-6). Posteriormente, no encontramos base bblica para afirmar que exista uma sucesso ou restaurao ministerial de apstolos.

Todas as tentativas para justificar uma suposta restaurao do ofcio apostlico nos dias de hoje, partiram de interpretaes alegricas, isoladas e equivocadas de textos bblicos. E o texto mais usado Ef. 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. As regras mais simples de hermenutica nos ensinam que os textos sagrados nunca devem ser tirados de seu contexto. E no contexto da epstola de Paulo aos Efsios, temos no capitulo 2 o texto que prova que este ministrio no mais existe. Mas antes de citar o texto, importante refletir: Quando um prdio construdo, o que feito primeiro? As paredes ou a fundao da obra? obvio que todo alicerce, toda fundao feita em primeiro lugar. No possvel construir as paredes e no meio das paredes fazer a fundao. Pois vamos agora para Efsios 2.19-20 diz: Assim, j no sois estrangeiros e peregrinos, mas concidados dos santos, e sois da famlia de Deus, edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Cristo a pedra angular E os fundamentos foram postos pelos apstolos e profetas. J os evangelistas, pastores e mestres so os responsveis pela construo das paredes desta obra. Ou seja,,, De acordo com Efsios 2.20, os membros que formam a igreja (dentre eles os Evangelistas, os pastores e os mestres) esto edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 6 ATOS CAPTULO 1

RESUMINDO>>> Uma vez que o alicerce est pronto, ele no is construdo novamente. Na verdade TUDO CONTRUIDO sobre ele. As Escrituras descrevem o trabalho dos apstolos e dos profetas, quanto sua natureza, como um trabalho de base (Geisler, p. 375). Como falei existe a Bblia registra o uso do termo apstolo a outros personagens, que um sentido no tcnico, mas secundrio, da palavra apstolo. Trata-se de um termo foi aplicado muitas outras pessoas, nas pginas do NT. Esse sentido secundrio d a entender essencialmente missionrios, enviados dotados de poder e autoridade especiais (Champlin, p. 288, v. 3). Nesse sentido o Ap. Paulo chamou a alguns irmos por apstolos seguindo este termo no tcnico: Personagem Tiago, irmo do Senhor Epafrodito Apolo Andrnico e Junias Texto Glatas 1.19 Filipenses 2.25 1 Corntios 4.9 Romanos 16.7

No contexto de Efsios 4:11, Paulo no estava se referindo a estes homens, mas sim aos 12. Estes compunham, juntamente com os profetas, o fundamento da igreja (Efsios 2.19-20). ALGO INTERESSANTE A SE NOTAR: Na histria da igreja, no temos nenhum grande lder utilizando para si o ttulo de apstolo. Papias e Policarpo, que eram discpulos dos apstolos e viveram logo aps o ministrio apostlico, no utilizaram esse ttulo. Nem mesmo grandes telogos e pregadores da histria como Agostinho, Calvino, Lutero, Wesley, Whitefield, Spurgeon - entre tantos outros, utilizaram para si o ttulo de apstolo. OUTRA OBSERVAO IMPORTANTSSIMA : I Co.15:9 Paulo diz que o menor dos Apstolos J os atuais apstolos tem por caracterstica a fama e a ostentao do ttulo. (Saiu em uma revista Americana que os religiosos mais ricos do Brasil so Edir Macedo 2 Bilhes, em segundo lugar o apstolo Valdomiro 400 milhes, e em terceiro lugar RR Soares com 250 milhes). Tudo apostlico! A uno apostlica! Os eventos so apostlicos! As msicas so apostlicas! Cad a HUMILDADE que os VERDADEIROS APSTOLOS TINHAM?

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 7 ATOS CAPTULO 1

O que vemos ARROGNCIA, MENTIRA, ENGANO, USO DA MISRIA HUMANA PARA PROMOO PRPRIA, e o PRINCIPAL A CARNCIA E A DISTORO DESCARADA DA PALAVRA DE DEUS! Nem de longe se assemelham com a humildade dos apstolos bblicos.J hoje existe de tudo um pouco neste balco mercantil da f: Apstolo do Brasil, Apstolo da Santidade, Apstolo do Avivamento e at mesmo o mais popular apstolo brasileiro, chamado por muitos por Paipstolo. Pra encerrar: Em sua carata Timteo e a Tito, O APOSTOLO PAULO No faz a meno de apostolado a nenhum dos dois... Ele no deixou sucessores, por que ser que Paulo no o considerou seu sucessor, por que ser que Paulo no passou seu basto a Tito, ou a Timteo seu filho na f? Que tanto foi elogiado? Por que ser que Paulo s deixou as recomendaes para os Bispos (pastores, presbteros) e diconos em I Tm.3:1-13. Tt.1:5-9.Por que no tem nenhuma, mas nenhuma recomendao a Apstolo? MAS OS MILAGRES QUE ELES FAZEM? Meus irmos, os milagres que aconteciam na poca dos apstolos eram reconhecidos e ratificados por todos.. Quem aqui conhece algum que foi curado por algum desses apstolos? At.3:1-10. Um coxo (uma deficincia VISVEL), no uma dor na cabea, uma disritmia, uma dor na coluna, era algo visvel. E PAUPVEL. Ele era levado todos os dias, ao Templo. Muita gente o via diariamente. Doena desde o nascimento. Ele pediu uma esmola... No a cura. Ele esperava a esmola (v.5) Pedro e Joo NO TINHAM NADA PRA DAR A ELE... OOOOO QUEEEEE? Mas o que eles tinham, ele DERAM... OOOOO QUEEEEEE? No venderam o leno, nem as meias, nem a fita, nem o leo, nem a fronha! ELES DERAM. A CURA FOI IMEDIATA, OOOOO QUEEEEEE, ELE NO TEVE QUE VOLTAR DE NOVO, ELE NO FICOU TODO TORTO? ELE SALTOU, e FICOU DE P, E PASSOU A ANDAR e a SALTAR E A LOUVAR A DEUS... NO FOI AOS APSTOLOS NO?

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 8 ATOS CAPTULO 1

VIU TODO O POVO.... E RECONHECERAM SER ELE O MESMO QUE ESMOLAVA. ELE FOI RECONHECIDO!

As curas feitas pelos Apstolos de hoje, so na maioria das vezes subjetivas, e a grande maioria invisvel, as visveis no so imediatas nem eficazes, pois sempre fica uma sequela... e a culpa sempre de dos doentes que tiveram pouca f, ou que Deus est mais lento que Deus ainda est operando... E digo mais, no irei me admirar se daqui algum tempo fizerem mesmo cura assim como os VERDADEIROS APSTOLOS FAZIAM... S lembre-se de uma coisa...em Mt.7:22 diz MUITOS, naquele dia, ho de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, no temos ns profetizado em teu nome, e em teu nome no expelimos demnios, e em teu nome no fizemos muitos milagres? A resposta : NUNCA VOS CONHECI. APARTEI-VOS DE MIM, os que PRATICAIS A INIGUIDADE. DEIXE-ME EXPLICAR UMA COISA... Eu creio que Deus opera curas em resposta oraes conforme a vontade soberana dEle, porm no creio que as mesmas aconteam atravs do comando verbal de novos apstolos, da mesma forma que era feito pelos apstolos na igreja primitiva de forma extraordinria. Biblicamente no vejo RESPALDO algum para AFIRMAR que hoje existe APSTOLOS. E digo sem medo algum, que os que existem no passam de FALSOS PROFETAS. O apostolado contemporneo uma distoro bblica gravssima que reivindica autoridade extra bblica, da mesma forma que a sucesso apostlica da Igreja catlica romana e os Mrmons. Por isso, devemos rejeitar a restaurao do ofcio apostlico, pois os apstolos contemporneos no se encaixam nos padres bblicos que validam o apostolado, bem como no existe base bblica que autorize tal restaurao. Se algum tem alguma dvida ainda sobre este assunto, me procure... E deixe-me lhe dar um conselho... Se voc tem admirado estes homens, e dedicado tempo a ouvir suas mentiras (eu estou falando do R R. Soares, Edir Macedo, Valdomiro, Silas Malafia e outros deste tipo), cuidado um mentira ouvida vrias vezes acaba se tornando uma verdade... Ao invs de verem suas mentiras... Leia a Bblia, pois nela est a verdade!

Tt.1:16. No tocante a Deus, professam conhece-lo, entretanto, o negam por suas obras, por isso que so ABOMINVEIS, DESOBEDIENTES e REPROVADOS para toda boa obra.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 9 ATOS CAPTULO 1

No prximo domingo, irei continuar com o ensino sobre o nosso texto em Atos... e sobre a grande comisso.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 10 ATOS CAPTULO 1

Atos 1 Parte 2.

Vimos no domingo passado a ligao que Lucas faz do seu Evangelho com o Livro de Atos. Como Cristo se apresentou vivo, dizendo que no se ausentassem de Jerusalm, pois a PROMEA do Pai iria se cumprir... Explicou que Joo Batizava s com GUA (pois o Esp.Santo no habitava ainda na vida dos crentes), mais que eles seriam Batizados com o Esp.Santo dentro de poucos dias. (Expliquei de forma rpida, que todos os salvos desde o dia de pentecostes at hoje so batizados com o Esp. Santo no momento da converso.) E falei um pouco sobre a Grande Comisso de At.1:8. Em que os discpulos de Cristo iriam receber PODER (ou seja o Esp.Santo) Para serem TESTEMUNHAS em todo o mundo... TAMBM DEIXEI CLARO A NOSSA POSIO DOUTRINRIA SOBRE OS APSTOLOS DE HOJE. OU SEJA NO EXITEM MAIS APSTOLOS, POIS OS QUE TEM HOJE NO PREENCHEM AS MNIMAS QUALIFICAES PARA TAL FUNO. E ESTE UM ENSINO ANTI BBLICO. E VAMOS COM NOSSO TEXTO HOJE... Pois bem depois disso eles veem Jesus subindo aos cus... dois anjos dizem que ele voltaria. E o que eles fazem? Voltam para Jerusalm... e chegando l eles vo para um Cenculo. (provavelmente o mesmo lugar onde eles tiveram a ultima ceia com Jesus.Mc.14:15, ou apenas um lugar amplo que ficava no segundo piso de uma casa, como um andar extra.) QUEM ESTAVA L? OS ONZE APSTOLOS e ALGUMAS MULHERES dentre elas a ME de JESUS e SEUS IRMOS. Muito bem a nossa nova parada ser para IDENTIFICARMOS os APSTOLOS de JESUS. E os IRMOS DE JESUS (Os catlicos que se segurem agora).

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 11 ATOS CAPTULO 1

Simo, Pedro, Cefas

Tambm chamado Pedro (Mateus 10:1-4); (Mc 3:13-19); (Lucas 6:1316). Era irmo de Andr e foi chamado quando pescava com seu irmo no mar da Galilia (Mateus 4:18). Era pescador e natural de Betsaida. Jesus chamou Simo de Cefas e em alguns textos do Novo Testamento mencionado apenas Cefas em vez de Simo ou Pedro "E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu s Simo, filho de Joo, tu sers chamado Cefas (que quer dizer Pedro) (Joo 1:42). Como vimos nessa declarao do Senhor, Pedro tratado como filho de Joo, no sentido de discpulo ou seguidor de Joo Batista (Joo 1:35-42). O apstolo Paulo preferiu mencionar em suas cartas sempre "Cefas" em vez de Simo ou Pedro ou Simo Pedro. (I Corntios 1:12; 3:22; 9:5; 15:5; Glatas 1:18; 2:9, 11, 14).Morto crucificado de Cabea para baixo em uma Cruz como X, em Roma cumprindo a profecia de Jo.20:18,19. Irmo de Simo, chamado Pedro (Mat 10:1-4); (Lucas 6:13-16). Foi chamado por Jesus quando pescava com Simo no mar da Galilia (Mateus 4:18). Era pescador e natural de Betsaida. Andr morreu em uma cruz em forma de x na Grcia. Aps ter sido chicoteado severamente por sete soldados, estes ataram o seu corpo cruz com cordas para prolongar a sua agonia. Seus seguidores reportaram que, quando ele foi levado em direo cruz, Andr a saudou com as seguintes palavras: Muito desejei e esperei por esta hora. A cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela. Ele continuou a pregar para os seus torturadores por dois dias at que ele morreu Filho de Zebedeu e irmo de Joo (Mateus 10:1-4) e (Marcos 3:13-19). Foi chamado quando consertava as redes de pescar no mar da Galilia juntamente com seu pai (Mateus 4:21). Era pescador. Em Marcos 3:17 est relatado que Jesus apelidou os filhos de Zebedeu por Boanerges que quer dizer filhos do trovo. "Tiago, filho de Zebedeu, e Joo, irmo de Tiago, aos quais ps o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovo. Herodes mandou que ele fosse morto ao fio da Espada At. 12:1 (o nico que tem mencionado na bblia.) Filho de Zebedeu e irmo de Tiago (Mateus 10:1-4) e (Marcos 3:1319). Foi chamado Quando consertava as redes de pescar no mar da Galilia juntamente com seu pai (Mateus 4:21). Era pescador. Em Marcos 3:17 est relatado que Jesus apelidou os filhos de Zebedeu por Boanerges que quer dizer filhos do trovo. "Tiago, filho de Zebedeu, e Joo, irmo de Tiago, aos quais ps o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovo. Foi colocado dentro de um caldeiro com leo quente mais no morreu, depois foi preso e levado para ilha de Patmos onde escreveu Apocalipse, depois foi livre e morreu devido a idade... Ele foi o nico que morreu em paz. Jesus partindo para a Galilia encontrou a Felipe e convidou-lhe (Joo 1:43). Felipe era de Betsaida, cidade de Andr e Pedro. Morreu crucificado, e outros dizem que foi apunhalado.

Andr

Tiago, Boanerges

Joo, Boanerges

Filipe, Felipe

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 12 ATOS CAPTULO 1

Mateus

O publicano (Mateus 10:1-4). Era cobrador de impostos no Imprio Romano e estava na Coletoria quando Jesus o chamou dizendo vem e Segue-me (Mateus 9:9). Morreu na Etipia ferido a espada. Tambm chamado "Ddimo" (Joo 11:16). Seu nome aparece a primeira vez em Mateus 10.3 O Novo Testamento no relata quando foi chamado. O apstolo Tom foi atingido por uma lana na ndia durante uma de suas viagens missionrias para estabelecer a igreja l. Filho de Alfeu (Mateus 10:1-4); (Mc 3:13-19) e (Lucas 12:1-16). O Novo Testamento no relata quando foi chamado. Seu nome aparece a primeira vez em Mateus 10:3). Morreu apedrejado. Nascido em Can da Galilia motivo pelo qual a maioria das traduoes bblicas o denomina "Simo Cananita" (Mateus 10:4), Chamado de Zelote( que quer dizer tambm Cananeu) (Lucas 6:15; Atos 1:13). Seu nome aparece a primeira vez em Mateus 10:4. Os Zelotes formavam um grupo de pessoas que queria conseguir a independncia poltica dos judeus. Como a nao de Israel ficou sob o domnio do governo romano durante o tempo de Cristo. Havia grupos de judeus que se juntavam, e lutavam como rebeldes para se libertarem da opresso romana. Simo sujeitou-se a um chamado de abandonar esta boa causa por uma outra muito maior. Essa causa maior obviamente era pregar o Reino de Deus e expor-se a perda de tudo para que os homens fossem livres da opresso de Satans. A palavra Cananeu tambm nos diz algo sobre esse homem, embora no seja muito diferente da primeira palavra Zelotes. A palavra Zelote um equivalente grego para a palavra caldeia Cananeu. Ambos os termos parecem referir-se a um grupo de defensores ferozes da Lei Mosaica para aquele povo estabelecido por Deus na terra de Cana. Foi essa convico que os fez odiar o mando romano. Morto a machadadas por uma multido, pois no aceitou a dorar o deus Sol.

Tom, Ddimo

Tiago

Simo

Lebeu, Tadeu, A Edio Revista e Corrigida da Editora Vida, menciona, "... e Lebeu apelidado Tadeu". (Mateus 10:3). Na mesma verso em Lucas 6:16 mencionado como "...Judas, filho de Tiago". J na Edio Revista e Judas Atualizada da Editora Sociedade Bblica do Brasil, menciona, "...e Tadeu". (Mateus 10:3). Na mesma verso mencionado como "Judas", filho de Tiago (Luc 6:16). O Novo Testamento no relata quando foi chamado por Jesus. Seu nome aparece a primeira vez em Mateus 10:3. As verses bblicas do trs nomes a esse discpulo. A maioria das verses bblicas traduzem que ele filho de Tiago, contudo a verso Ecumnica da Igreja Catlica relata em Lucas 6-16 "... e Judas, irmo de Tiago". Traduo doPadre Antonio Pereira de Figueiredo. As tradues Evanglicas mencionadas Seguem a traduo de Joo Ferreira de Almeida. J a traduo do Reverendo C. I. Scofield, publicada por Publicaes Espanholas, menciona em Mateus 10:3 tambm "...Lebeu, por sobrenome Tadeu". Morto a machadadas por uma multido,

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 13 ATOS CAPTULO 1

pois no aceitou a dorar o deus Sol.

Judas

Judas Iscariotes "o que o traiu" (Mat 10:4); ...e Judas Iscariotes, aquele que o traiu (Marcos 3:19); ...Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor (Luc 6:16). Enforcou-se e Precipitou-se... DUAS TESES. Mt.27:4 e At.1:18

Natanael e Bartolomeu (os mesmos) Natanael Felipe encontrou Natanael fala-lhe cerca de Jesus e leva-o at Ele. Ao v-lo Jesus diz-lhe que um verdadeiro israelita em quem no h dolo. E, confessa-lhe que o havia visto debaixo da figueira antes que Felipe o chamasse (Joo 1:45-51). Natanael o primeiro discpulo a exclamar que Jesus o Filho de Deus e o Rei de Israel. Natanael era de Can da Galilia. Alguns Telogos defendem que Natanael e Bartolomeu eram a mesma pessoa, (contudo no podemos afirmar categoricamente) Mas existem trs textos bblicos que citam o nome de Bartolomeu sempre junto com o de Felipe ligados pela conjuno "e" que pode indicar o relacionamento de amizade que j devia existir entre os dois antes mesmo de serem discpulos. Estes textos reforam a idia de que Bartolomeu e Natanael sejam a mesma pessoa. (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14) Todos os Sinticos do a mesma associao. Foi missionrio na sia, pregou onde hoje conhecemos como Turquia, foi perseguido e morto a chicotadas na Armnia e depois decapitado.

A POLMICA: SO 12 ou 13? Outros discpulos mencionados no Novo Testamento Justo e Matias Na escolha do substituto de Judas Iscariotes que traiu a Jesus e enforcou-se (Mateus 27:5; Atos 1:18-20. Os apstolos lanaram sortes entre dois seguidores de Jesus desde o seu batismo no Rio Jordo, por Joo at a sua asceno aos cus (Atos 1:21-22). Este era um prrequisito para tornar-se apstolo. Conhecer o ministrio de Jesus desde o seu batismo. Assim, decidiriam entre Jos, chamado Barsabs, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias (Atos 1:23). Tendo sido escolhido Matias (Atos 1:26). Os nomes destes discpulos apareceram pela primeira e ltima vez neste texto de Atos.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 14 ATOS CAPTULO 1

Matias morreu queimado na fogueira.

Paulo

O apstolo Paulo tem um encontro com o Senhor na estrada de Damasco ao ver uma luz do cu que o atirou por terra (Atos 9:3). Em seguida ouvia uma voz que dizia Saulo, Saulo, por que me persegues? (Atos 9:4). Saulo perguntou quem s tu Senhor? E este lhe respondeu eu sou Jesus a quem tu persegues (Atos 9:5). Jesus orienta Saulo dizendo que ao entrar em Damasco lhe seria dito o que devia fazer. Jesus. Em seguida Ananias que era um dos servos do Senhor que estava em Damasco foi orientado para ir de encontro a Saulo que estava em orao (Atos 9:10-12). Jesus declara a Ananias que Saulo um instrumento escolhido para levar o seu nome perante os gentios e reis, bem como perantes os filhos de Israel. (Atos 9:15). A partir do encontro com Ananias, Paulo batizado e inicia seu ministrio (Atos 9:22). Paulo mesmo testificava de seu apostolado (Romanos 1:1; 11:13; I Corntios 1:1; 1:9; 4:9; 9:1-2; II Corntios 1:1; 11:5; 12:11; Galtas 1:1; Efsios 1:1; Colossenses 1:1; I Tessalonicenses 2:6; I Timteo 1:1; 2:7; II Timteo 1:1, 11; Tito 1:1). Paulo morreu decapitado pela ordem de Nero em 67 d.C.

MINHA POSIO: S existe 12 Apstolos. No existe 13,14,15. Ap.21:9-14 diz... que a Nova Jerusalm tem 12 portas que representam as 12 tribos de Israel (Algum tem dvidas que so doze? No s tem doze! ... E tem tambm 12 fundamentos (lembram de Ef. 2:20-22)com o nome dos 12 Apstolos. S uma pergunta porque Deus no coloca o nome dos outros Apstolos de Hoje? Por que so s 12? Ou seja l no estar o nome do Ap.Valdomiro (Mundial), Ap.Miguel ngelo (Cristo Vive),Ap. Estevo Hernandes (Renascer), Luiz Henrique de Fortaleza (Igreja do Senhor Jesus)... e os demais. Mais e Matias? Vamos ao texto. Quem escolheu? Os ONZE como atravs DA ORAO (24) e da SORTE(26), e da VOTAO (26). LEMBRAM-SE de At.1:1-2. Aos Apstolos que ELE (JESUS) Escolhera! Vamos agora pra Paulo! Gl.1:1 no da parte de HOMENS (no fui escolhido por humens), nem por intermdio de HOMEM algum (nem por meio de homem algum), mas por JESUS CRISTO e por DEUS PAI, que o ressuscitou dentre os mortos... v.12 por que eu no recebi, nem o aprendi de homem algum, (eu no recebi o Evangelho de nenhum homem, nem homem algum me ensinou) mas mediante revelao de JESUS CRISTO... v.16 No consultei carne e sangue...(no consultei pessoa alguma)... v.17 nem subi a Jerusalm para os que

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 15 ATOS CAPTULO 1

j eram apstolos antes de mim (nem fui para Jerusalm pra falar com aqueles que eram APSTOLOS ANTES DE MIM), mas parti para as regies da Arbia e voltei, outra vez, para Damasco. V.18 Decorridos TRS ANOS, ento subi a Jerusalm para avistar-me (conhecer) com Cefas (Pedro) e permaneci com ele 15 dias, e no vi outro dos apstolos (no viu nenhum dos apstolos), seno Tiago, o irmo do Senhor. Ou seja, no creio que MATIAS seja o 12 Apstolo, e nem que Paulo seja o 13, ou que Matias 12 para os Judeus, e Paulo o 1 da Igreja ou dos gentios... O que creio que se so 12, o 12 Paulo... e Eles formam os fundamentos da IGREJA, e so os 12 FUNDAMENTOS da Nova JERUSALM! (no morro por isso, mais creio nisso) Vamos pra prxima:

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 16 ATOS CAPTULO 1

QUEM ERAM OS IRMOS DE JESUS? Para provar que Maria no permaneceu virgem para sempre, a Bblia nos fala dos irmos de Jesus, diversas vezes. No Evangelho de Mateus, lemos: No este o filho do carpinteiro? No se chama sua me Maria, e seus irmos Tiago, Jos, Simo e Judas. No vivem entre ns todas as suas irms? Donde lhe vem, pois, tudo isso? (Mateus 13:55-56). Depois do nascimento de Jesus, todas as vezes em que a Bblia fala de Maria, ela est sempre em companhia de seus filhos. Pelo visto, eles viviam juntos, como uma famlia normal (Mateus 12:4650, Marcos 3:31,Lucas 8:19) .

OS ARGUMENTOS: Alguns Catlicos garantem que os irmos de Jesus eram na verdade seus primos. Muitas tradues antigas da Bblia Catlica traduzem a palavra irmo por primo, sem qualquer respaldo bblico e o que mais interessante que isso s acontece somente no caso dos irmos de Jesus Cristo. Todos os demais irmos foram traduzidos por irmos. A desonestidade neste tipo de traduo foi to evidente, que quase todas as tradues recentes da Bblia, agora usam a palavra irmo. Alguns Catlicos at argumentam: sim, eles eram irmos, mas s no sentido espiritual, no fsico. Essa interpretao tambm errada, porque at a ressurreio acontecer, os irmos de Jesus no criam nele (Joo 7:5). Ento est muito claro que seus irmos na carne no criam nele. Se seus irmos no criam nele, obviamente no eram irmos no sentido espiritual. MAS O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS? Primeira observao que precisamos fazer : O texto faz uma distino clara dos Discpulos dos outros presentes: Quem estava no cenculo: (v.13) Pedro,Joo,Tiago,Andr, Felipe, Tom, Bartolomeu, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Simo (o Zelote), e Judas (filho de Tiago). (v.14) TODOS estes perseveravam unnimes em orao, COM as MULHERES, COM MARIA, (me de Jesus), E COM os irmos DELE (Jesus). A prpria gramtica nos esclarece quem estava presente... e deixa claro que os discpulos que foram identificados um a um, no seriam novamente identificados como os irmos... Motivo duas pequenas palavrinhas e com. Deixando claro que no fim da lista que estava comeando com os discpulos e terminou com os irmos de Jesus (filhos de Maria).

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 17 ATOS CAPTULO 1

Segunda observao: Uma boa hermenutica! (ver outras partes da Bblia que falam sobre os irmos de Jesus.) e se existe distino. Primeiro texto: Mt.12:46-50. Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua me e seus irmos estavam do lado de fora... (quem estava fora?) E tinha algum dentro (v.47 algum lhe disse... v.49 e estendendo a mo para os DISCPULOS, disse: Eis a minha me e meus irmos. (ou seja: L fora estava realmente sua me e seus irmos... e Jesus usou a oportunidade para dar uma lio ESPIRITUAL... os meus irmos so os que fazem a vontade de Deus (v.50) (mesmo versculo em Mc.3:31-35/Lc.8:19-21) Segundo texto: Mt.13:55-56. No este o filho do carpinteiro (Jos)? No se chama sua me Maria, e seus irmos, Tiago, Jos, Simo e Judas? No vive entre ns todas as suas irms? Donde vem, pois, tudo isso? O povo esta maravilhado com o que Jesus dizia... Porque? Por causa de sua Famla... que era uma famlia de simples... um carpinteiro, uma mulher... irmos comuns e irms tambm... (Eles estavam mostrando que no tinha ningum especial, um Farizeu, um Escriba, uma autoridade, algum letrado para que Jesus falasse daquela maneira, e conhecesse o que ele conhecia... (verso repetidos Mc.6:1-6/Lc.4:16-30) Terceiro Texto: Jo.2:12 Depois disto (transformado agua em vinho no casamento em Can), desceu ele (Jesus) para Cafarnaum, com sua me, seus irmos, e seus discpulos; e ficaram ali no muitos dias. Jo.7:3 Dirigiam-se a ele seus irmos... para que tambm os teus discpulos... Creio que estas passagens deixam bem claro que a Bblia faz distino entre os irmos de Cristo e seus discpulos.

Ou seja, os discpulo no so seus irmos! E a Virgindade Perptua de Maria? Muito bem, uma coisa precisa ficar bem definida... O fato de Maria no ser mais virgem no a torna INDGNA, nem mesmo traz desonra a ela... Primeiro: o Ato Sexual, foi estabelecido por Deus, e algo santo e puro, sendo feito no casamento... O que era o caso de Maria. Segundo: Em Mt.1:25 diz Contudo no conheceu (expresso judaica para relao sexual)ENQUANTO ( at que) ela no deu a luz um filho, a quem ps o nome Jesus. Mas irmo podem ser primos! o que os Romanos alegam!

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 18 ATOS CAPTULO 1

Quando a palavra irmos, ou irmo, aparece em conjunto com Pai, e Me... O sentido no pode ser de primos, ou primas... Mas sempre ser IRMOS BIOLGICOS. As palavras que so empregadas para identificar irmos: a. Adelphos: Usada 343 vezes para identificar pessoas que tem o mesmo pai, e a mesma me. Essa a palavra usada em Mt.12:46-48, que fala exatamente dos irmos de Jesus. b. Adelphe: Traduzido 26 vezes como irm, filhas do mesmo pai e da mesma me, foi usado com as irms de Jesus em Mt.12:46-48. c. Syngenis: Feminino de parente usado com Isabel e Maria em Lc.1:36. d. Anepsios: Usado para identificar um primo, e s aparece uma nica vez em Cl.4:10.

PARA ENCERRAMOS: Os irmos de Jesus se chamavam Tiago, Jos, Simo e Judas.(mas no identificam as irms... motivo claro: Mulheres no contexto da poca eram consideradas sem importncia, por isso no foi levado em conta seus nomes) Eles foram todos identificados claramente: Tiago filho de Zebedeu (Mt.4:21) irmo de Joo Tiago filho de Alfeu (Mt.10:13) Tiago filho de Maria (escreveu Ep.Tiago) (Mt.13:55) irmo de Jesus (Gl.1:19), irmo de Judas (Jd.1:1)e de Jos (Mt.27:56) e de Simo (Mc.6:3) Jos filho de Maria (Mc.15:40)(Mt.13:55), irmo de Tiago(Mt.27:56), irmo de Judas e Simo(Mc.6:3)

Judas filho de Maria (Mt.13:55), irmo de Jos, Simo, e Tiago (Mc.6:3) Judas filho de Tiago (Lc.6:16), um dos 12. Judas Iscariotes (Mc.10:14), um dos 12, filho de Simo Iscariotes (Jo.6:71) Judas o Galileu (At.5:37) que no consegui manter a sua seita, incitou uma revolta na Galilia. Judas apelidado de Barsabs (filho de Sabas) (At.15:22) Judas (judeu de Damasco)que hospedou Saulo de Tarso (At.9:11) que morava na rua Direita E por fim... Simo filho de Maria (Mt.13:55) irmo de Tiago, de Jos e de Judas(Mc.6:3) Simo, chamado Pedro, apstolo (Mt 4.18; 10.3), irmo de Andr (Mt.10:2), chamdo por Jesus tambm de Simo Barjonas (Mt.16:17) o Filho de Joo {Jo.1:42} Simo, o Zelote, apstolo (Mt 10.4; Mc 3.18; Lc 6.15; At 1.13). Simo Iscariotes, pai de Judas, o traidor (Jo 6.71).

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 19 ATOS CAPTULO 1

Simo o Leproso (Mt.26:6) Simo Cireneu carregou a Cruz de Cristo(Mc.15:21) Simo o Mgico (At.8:9) Simo o Curtidor onde Pedro se hopedou (At.10:32)

Os dados levantados, e as distines feitas... apontam claramente que Tiago, Simo, Jos Judas, e mais algumas mulheres, eram realmente irmos carnais de Jesus, filhos de Maria e de Jos.
A Bblia no nos d nenhum motivo para acreditarmos que esses irmos e irms no fossem verdadeiros filhos de Jos e Maria. Aqueles que se opem ideia de que Jesus tinha meioirmos e meio-irms fazem isso, no por sua leitura da Bblia, mas por um conceito prconcebido da virgindade perptua de Maria, que em si mesmo uma crena completamente contrria ao que a Bblia ensina: "Contudo, no a conheceu, ENQUANTO ela no deu luz um filho, a quem ps o nome de Jesus" (Mateus 1:25). Jesus tinha meio-irmos e meio-irms que eram filhos de Jos e Maria. Esse o ensinamento claro e firme da Palavra de Deus. AMM e assim terminamos o Primeiro Captulo de Atos dos Apstolos.

ESTUDO NO LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS E.B.D/2013 20 ATOS CAPTULO 1

Potrebbero piacerti anche