Sei sulla pagina 1di 6

COMUNIDADE EVANGLICA LUTERANA SO PAULO

CREDENCIADO PELO DECRETO DE 26/03/2001 - D.O.U. DE 27/03/2001

Curso: Disciplina: Professor (a): Avaliao: Nota: Data: Bimestre:

Aluno(a): No. Matricula: Perodo: Turma: Turno:

Voc est recebendo o seguinte material: 1) Este caderno, com 10 questes de mltipla escolha (objetivas) e 05 questes subjetivas da disciplina; 2) Folha de Respostas destinada s respostas das questes de mltipla escolha (objetivas) e de questes discursivas. LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO. a) As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado; b) As respostas s questes objetivas e discursivas devero ser escritas com caneta esferogrfica azul ou preta; c) Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA; d) Na FOLHA DE RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra com um X e no espao compreendido pelos quadrados; Exemplo: Questo 01 a b c d e e) ESTA PROVA INDIVIDUAL. So vedados: qualquer comunicao e troca de material entre os alunos, consultas a material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie, em cima da mesa s devem permanecer os materiais solicitados para a prova; f) Voc ter 3h(TRS HORAS) para responder s questes de mltipla escolha e discursivas da prova; g) Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar as respostas na Folha de Respostas da prova. Apenas as respostas das questes objetivas marcadas na folha de resposta sero consideradas vlidas. (Os rascunhos e as marcaes nas prprias questes NO SERO LEVADOS EM CONTA); h) DESLIGUE O SEU CELULAR. Atender ao celular, seja uma chamada de voz ou texto, ser interpretado como utilizao de meio ilcito, o que implica em recolhimento imediato da prova e atribuio de grau zero ao aluno;
Data: Assinatura do aluno:

COMUNIDADE EVANGLICA LUTERANA SO PAULO


CREDENCIADO PELO DECRETO DE 26/03/2001 - D.O.U. DE 27/03/2001

Questo 01: Trata o ar, ajustando sua temperatura em valores geralmente acima de 20 C. Pode controlar alm da temperatura do ar no recinto, a presso interna, a pureza do ar (filtragem) e sua umidade relativa. Esta uma definio que se aplica : (A) Refrigerao. (B) Ventilao. (C) Resfriamento. (D) Climatizao. (E) Exausto.
.

Questo 02: Utilizando o ar como fluido para controle da temperatura, o ar resfriado a temperaturas prximas de 0 C, podendo chegar a temperaturas abaixo de 10 C. Como aplicaes tpicas, temos o uso em cmaras ou balces frigorficos. Esta uma definio que se aplica : (A) Exausto. (B) Climatizao. (C) Refrigerao. (D) Ventilao. (E) Compresso. Questo 03: Toda vez que introduzido (ou removido) calor num corpo, variando sua temperatura, sem contudo mudar seu estado, dizemos que o corpo recebeu (ou perdeu): (A) Calor latente. (B) Resfriamento sensvel. (C) Resfriamento latente. (D) Calor sensvel. (E) Aquecimento estvel. Questo 04: a relao aproximada entre as massas de vapor de gua presentes num volume e a massa de vapor que saturaria este volume mesma temperatura e presso total. Esta uma definio referente (ao): (A) Umidade relativa do ar. (B) gua destilada. (C) Grau de evaporao.

COMUNIDADE EVANGLICA LUTERANA SO PAULO


CREDENCIADO PELO DECRETO DE 26/03/2001 - D.O.U. DE 27/03/2001

(D) gua gasosa. (E) Massa crtica. Questo 05: Analise as afirmativas abaixo: I. Material particulado o termo utilizado para designar uma mistura fsica e qumica de diversas substncias presentes em suspenso no ar como slidos ou sob a forma lquida (gotculas, aerossol). II. Dentre os inmeros poluentes normalmente encontrados no interior das edificaes, os particulados representam a forma mais visvel de poluio e para sua deteco, no exigem instrumentao com grande nvel tecnolgico. III. A matria particulada total designada pelo termo matria partida em decomposio, sendo que a matria particulada somente aquela inalvel pelos pulmes. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) I, II e III Questo 06: Das alternativas a seguir, assinale a que contm o condutor mais vivel para o circuito de 25 metros de comprimento, instalado dentro de eletroduto embutido em alvenaria destinado a alimentar, exclusivamente, um condicionador de ar tipo janela de 12.000 Btu/h em um escritrio, sabendo-se que a tenso de trabalho da ordem de 127 V: (A) 2,5 mm2 (B) 1,0 mm2 (C) 16,0 mm2 (D) 6,0 mm2 (E) 10,0 mm2 Questo 07: A __________ uma varivel termodinmica de posio ou de quantidade. De uma maneira geral trabalha-se com diferenas de __________. Esta diferena corresponde quantidade de calor trocado pelo ar (mistura ar-vapor) entre duas posies. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior: (A) Temperatura / temperaturas (B) Entalpia / entalpias (C) Temperatura/entalpias

COMUNIDADE EVANGLICA LUTERANA SO PAULO


CREDENCIADO PELO DECRETO DE 26/03/2001 - D.O.U. DE 27/03/2001

(D) Entalpia / temperaturas (E) Presso / temperaturas Questo 08: Analise as afirmativas abaixo: I. Ventilao uma combinao de processos que resultam, exclusivamente, no fornecimento de ar externo para o ambiente. II. A qualidade do ar interno pode deteriorar quando uma ou mais partes do processo de ventilao forem inadequadas. Por exemplo, o dixido de carbono pode se acumular em algumas partes do edifcio caso quantidades insuficientes de ar forem introduzidas e misturadas dentro do mesmo. III. O CO2 apenas um de muitos poluentes gasosos que, isoladamente ou em combinao entre si, podem provocar efeitos adversos sade como dor de cabea, malestar, tontura e at problemas de pele. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) I, II e III Questo 09: Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale a que contm o fator que mais colabora para o aumento do consumo de energia de um condicionador de ar instalado em uma sala comercial de 16 m2: (A) Pintura nova nas paredes da sala. (B) Piso em cermica. (C) Teto com pintura acrlica. (D) Excesso de sujeira no filtro de ar. (E) Paredes com pintura antiga Questo 10: A _______________ envolve transferncia de energia trmica dentro de um fluido, atravs de uma ao de mistura. Pode ocorrer naturalmente por diferena de densidade ou por interferncia de um agente externo (ventilador, bomba, etc.). Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior: (A) radiao. (B) conduo. (C) irradiao. (D) liquefao.

COMUNIDADE EVANGLICA LUTERANA SO PAULO


CREDENCIADO PELO DECRETO DE 26/03/2001 - D.O.U. DE 27/03/2001

(E) conveco. Questo 11: O engenheiro que trabalha com Refrigerao e Ar Condicionado, com um projeto de uma instalao de condicionamento de ar, precisa interpretar as plantas baixas e os cortes arquitetnicos e conferir os clculos de carga trmica. Para isso, estar usando como referncia para Representao de Projetos de Arquitetura e Instalaes Centrais de Ar Condicionado para Conforto Parmetros Bsicos de Projeto, respectivamente, quais normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas)? Cite as duas normas e cite do que se trata cada uma delas. ABNT NBR 6492 Representao de projetos de arquitetura NBR 6401 Instalaes centrais de ar condicionado para conforto parmetros bsicos de projeto.

Questo 12: Cite qual leo lubrificante recomendado para uso com o R- 134A: leo poliolester Questo 13: Existem diversos tipos de dispositivos de expanso utilizados em sistemas de refrigerao, como, por exemplo, as vlvulas de expanso termostticas e os tubos capilares. Cite quais as principais funes desses dispositivos: As vlvulas de expanso termostticas regulam a injeo de lquido refrigerante nos evaporadores. A injeo controlada em funo do superaquecimento do refrigerante. Portanto, as vlvulas so especialmente adequadas para a injeo de lquidos em evaporadores secos, nos quais o superaquecimento na sada do evaporador proporcional carga do mesmo. um tubo de cobre com dimetro reduzido que tem como funo receber o fluido refrigerante sub resfriado a alta presso proveniente do condensador e promover a perda de carga do fluido refrigerante separando os lados de alta e de baixa presso. Questo 14: Os evaporadores so trocadores de calor normalmente utilizados em sistema de refrigerao para resfriar o ar ou lquidos. Verificando que o evaporador de um sistema de ar condicionado, que do tipo forado e aletado, apresenta fluxo de ar abaixo do normal, cite trs possveis causas deste problema, com as devidas solues: Os filtros do evaporador podem estar sujos e obstrudos.

COMUNIDADE EVANGLICA LUTERANA SO PAULO


CREDENCIADO PELO DECRETO DE 26/03/2001 - D.O.U. DE 27/03/2001

As ps do ventilador esto danificadas ou ausentes. A correia de transmisso do ventilador est escorregando. As aletas do evaporador podem estar amassadas

Questo 15: Em uma cmara frigorfica para estocagem de pescados regionais (sardinha, jaraqui, pacu e curimat. Tambm foi projetada para bod, mas o bod no se deve conservar em frigorfico), congelados a -23 C, a temperatura de entrada do produto de +15 C. A carga diria de produto de 1000 kg. Considerando uma operao da cmara de 24 horas, qual a parcela de carga trmica de refrigerao deste produto se ele deve ser resfriado em 20 horas (desconsidere o sinal negativo para resfriamento)? essencial que voc demonstre seus clculos e explique o passo-a-passo da resoluo.
Dados adicionais do produto: Temperatura de congelamento = -3,0 C. Calor latente de congelamento = 50 kcal/kg. Calor especfico antes de congelado = 0,8 kcal/kg C. Calor especfico depois de congelado = 0,4 kcal/kg C.

M = 1000 kg

Potrebbero piacerti anche