Sei sulla pagina 1di 14

DIREITO PENAL III CASOS CONCRETOS

SEMANA 1 CASO CONCRETO 1 Joo e Gilberto, na inteno de matar Carlos, planejam o uso de uma moto para efetuar a execuo. Assim sendo, seguindo o carro de Carlos, Joo, que est pilotando a moto, emparelha com o carro da !tima enquanto Gilberto, que est na garupa efetua dois disparos certeiros contra Carlos, os quais "m a ocasionar sua morte. Ante o caso concreto exposto, com base nos estudos feitos acerca das teorias aplic eis ao concurso de pessoas, analise as condutas de Joo e Gilberto. #esponda de forma fundamentada. CASO CONCRETO 2 $arcos, feirante, com a finalidade de prejudicar %eto, concorrente seu, con ence &uco a derrubar sua barraca, di'endo que aquele ficaria contente e lhe daria um doce. &uco, animado com a id(ia, corre e joga a barraca de %eto no cho, o que em a lhe render uma boa so a. )endo certo que $arcos apro eitou*se do fato de &uco ser doente mental * inimput el, bem como sequer encostou na barraca de %eto, com base nos estudos feitos acerca das teorias aplic eis ao concurso de pessoas, analise a responsabilidade penal das condutas de $arcos e &uco. #esponda de forma fundamentada. QUESTES OBJETIVAS +,-m relao ao concurso de pessoas, ( ./C0##-&0 afirmar que1 2+3+4 -xame 0A%5)6,. a, ele pode reali'ar*se por meio de co*autoria e participao. b, co*autor ( quem executa, juntamente com outras pessoas, a ao ou omisso que caracteri'a a infrao penal. c, o part!cipe reali'a a conduta descrita pelo tipo penal. d, o part!cipe pratica uma conduta que contribui para a reali'ao da infrao penal, embora no esteja descrita no tipo penal. 7,8ulg"ncio, com animus necandi, coloca na x!cara de ch ser ida a Arnaldo certa dose de eneno. %atista, igualmente interessado na morte de Arnaldo, desconhecendo a ao de 8ulg"ncio, tamb(m coloca uma dose de eneno na mesma x!cara. Arnaldo em a falecer pelo efeito combinado das duas doses de eneno ingeridas, pois cada uma delas, isoladamente, seria insuficiente para produ'ir a morte, segundo a concluso da per!cia. 8ulg"ncio e %atista agiram indi idualmente, cada um desconhecendo o plano do outro. 6ergunta*se12 Jui' de 9ireito : $G,. a, b, c, d, 8ulg"ncio e %atista respondem por tentati a de homic!dio doloso qualificado. 8ulg"ncio e %atista respondem, cada um, por homic!dio culposo. 8ulg"ncio e %atista respondem por leso corporal seguida de morte. 8ulg"ncio e %atista respondem, como co*autores, por homic!dio doloso, qualificado, consumado.

SEMANA 2 CASO CONCRETO 1 #icardo, menor inimput el, com +; anos de idade, disse para <=cio, maior de idade, que pretendia subtrair o aparelho de som 2C9 pla>er, do interior de um e!culo. 6ara tanto, <=cio emprestou*lhe uma cha e falsa, plenamente apta a abrir a porta de qualquer autom? el. @tili'ando a cha e, #icardo conseguiu seu intento. /a situao acima narrada, o ( part!cipe de furto executado por menor de idade responde normalmente por esse crimeA 8undamente sua resposta de acordo com teoria adotada pelo C?digo 6enal quanto B nature'a jur!dica da participao.2+3C4 -xame de 0rdem5)6 : 7D 8ase. Cespe5@n%,.

CASO CONCRETO 2 9aniel e . o, na inteno de efetuar o seqEestro de um rico empresrio 2art. +CF do C6,, conseguem que Geitor lhes empreste uma pequena casa locali'ada no interior do -stado para ser ir de cati eiro, sendo que o mesmo, apesar de no acompanh*los sabia da pretenso dos dois amigos. Considerando que 9aniel e . o conseguiram efetuar o seqEestro, mas logo ap?s definir em entrega do resgate, 9aniel, sem o conhecimento de . o, mata o ref(m, a fim de no serem reconhecidos. Assim, analisando o concurso de pessoas, defina a responsabilidade penal de Geitor, 9aniel e . o. Justifique sua resposta com base nos estudos feitos sobre o tema concurso de pessoas. QUESTES OBJETIVAS +,Cleomar e #icardo acordaram pre iamente a prtica de um roubo contra um taxista, tendo simulado o interesse em fa'er uma corrida, e j no e!culo o primeiro anunciou o assalto empunhando um estilete, quando a !tima entregou a carteira com dinheiro e documentos pessoais a #icardo. -ste saiu correndo e Cleomar permaneceu no e!culo por mais alguns instantes, momento em que com estocadas feriu gra emente a !tima a qual eio a falecer. 0s dois foram denunciados pelo crime de latroc!nio. 9e acordo com a legislao penal igente, ( correto afirmar que1 29efensor 6=blico : #/,. a, #icardo ser punido pelo crime de latroc!nio, pois a morte do taxista era resultado pre is! el da aoH b, compro ado que #icardo quis participar do roubo na sua forma simples, o jui' poder redu'ir a pena do latroc!nio at( a metadeH c, #icardo, compro ado que desejou participar apenas do crime de roubo, mas sendo pre is! el o resultado, ser condenado na pena do roubo na forma simples, a qual poder ser aumentada at( a metade. d, #icardo de er ser punido pelo crime de latroc!nio, tendo em ista que, considerando a relao natural entre o acordo para o roubo e a morte da !tima, independe se hou e ou no pr( io acordo sobre este =ltimo resultado. 7, Abelardo, tomado pelo sentimento de comiserao e miseric?rdia, com o intuito de abre iar o sofrimento de <eopoldo, amigo desde a infIncia e condenado pela doena, contrata <eJncio, mediante o pagamento da quantia de #K+.LLL,LL, para este pJr fim ao sofrimento e B ida do enfermo. 9iante da situao narrada, com base nas teorias adotadas sobre concurso de pessoas, ( correto afirmar que Abelardo e <eJncio respondero1 a, ambos por homic!dio pri ilegiado, pelo moti o de rele ante alor moral 2art. +7+, M +4, C6,. b, ambos por homic!dio qualificado 2art. +7+, M 74, ., C6,. c, Abelardo responder por homic!dio pri ilegiado 2art. +7+, M 74, ., C6,, bem como por homic!dio qualificado 2art. +7+, M 74, ., C6, por fora da comunicabilidade das circunstIncias, haja ista ter contratado, mediante pagamento <eJncio e, este, por homic!dio qualificado 2art. +7+, M 74, ., C6,. d, Abelardo responder por homic!dio pri ilegiado 2art. +7+, M 74, ., C6, e <eJncio por homic!dio qualificado 2art. +7+, M 74, ., C6,, pois as circunstIncias so incomunic eis.

SEMANA 3 CASO CONCRETO 1 $arilsa, primria e com bons antecedentes, ap?s encontrar na rua uma folha de cheque em branco pertencente a Joaquim, dirigiu*se a uma loja de eletrodom(sticos, onde, mediante falsificao da assinatura no cheque, adquiriu di ersos aparelhos eletroeletrJnicos no alor de #K ;.LLL,LL, tendo retirado os objetos no momento da compra. 9iante do caso narrado, tecnicamente a conduta de $arilsa amolda*se aos tipos penais de falsificao de documento p=blico 2art. 7FN, M74, C6, e estelionato 2art. +N+, caput, C6,. /este caso ( correto afirmar que h conflito aparente de normas ou concurso de crimesA )olucione o caso concreto com base nos estudos reali'ados sobre o tema. CASO CONCRETO 2

J=lio apro eita*se do fato de $arcos estar cochilando dentro do Jnibus, em que ambos so passageiros, e subtrai sua carteira e celular. -m seguida, le anta*se e, mediante conduta atemori'adora, saca de arma de fogo e subtrai o rel?gio de 6atr!cia, o cordo de ouro de Carlos e a pasta de #oberto. 9iante dos fatos narrados, indique a2s, esp(cie2s, de concurso de crime2s, aplic el2is, com base nos estudos reali'ados sobre o tema. QUESTES OBJETIVAS +, )obre o concurso material de crimes, assinale a asserti a correta1 2-xame de 0rdem : +D 8ase. 0A%5#).7LLN, a, &rata*se da hip?tese em que o agente, por meio de um =nico golpe, atinge a integridade f!sica de rias pessoas, querendo os resultados di ersos. b, &rata*se da hip?tese em que o agente coloca uma bomba em um a io para matar apenas um passageiro e, quando a aerona e est no ar, detona*a, matando todos os que esta am a bordo. c, &rata*se da hip?tese em que o agente dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados. d, &rata*se da hip?tese em que o agente pratica di ersas aOes 2e, por conseguinte, rios tipos, nas mesmas condiOes de tempo, lugar, modo de execuo e outras semelhantes, perfa'endo, pelo seu conjunto, um =nico crime. 7, 8rancisco te e seu carro furtado. )oube, por testemunhas, que o autor da subtrao foi 8ernando. /o dia seguinte, locali'ou*o numa ia p=blica do bairro, dirigindo o e!culo subtra!do, e o abordou. 8ernando desferiu*lhe rios golpes com uma barra de ferro, causando*lhe ferimentos gra es, deixando, a seguir, o local com o autom? el que subtra!ra. 9iante disso, 8ernando cometeu crime de126romotor de Justia5 6-, a, b, c, d, e, furto e crime de lesOes corporais gra es, em concurso material roubo impr?prio. roubo qualificado pelo resultado, em irtude de ter resultado lesOes corporais gra es. furto tentado e crime de lesOes corporais gra es, em continuao. roubo simples e crime de lesOes corporais gra es, em concurso material.

SEMANA 4 CASO CONCRETO 1 Adalto, frustrado pelas negati as de sua mulher %el!'ia, emprega gra e ameaa com o fim de manter relaOes sexuais com esta por acreditar que o referido Pd(bito conjugalP lhe assegure o Qdireito de estuprar sua mulherP. Ap?s a prtica da conjuno carnal e irritado com %el!'ia, Adalto decide procurar outra mulher e dirige*se a um conhecido ponto de prostituio de sua cidade. Goras depois, encontra 9(bora, pessoa portadora de rara bele'a e a indaga acerca de seus ser ios. 9(bora, entretanto, afirma que no ( prostituta, mas, garonete e se nega a manter relaOes sexuais com Adalto que, ainda muito ner oso, utili'a*se de iol"ncia e obriga a !tima a retirar seu estido, quando ( surpreendido pelo fato de 9(bora tratar*se de um homem e no de uma mulher, ra'o pela qual praticou com a !tima ato libidinoso di erso da conjuno carnal. 9iante do caso concreto, a conduta de Adalto amolda*se, respecti amente, aos tipos penais de estupro e atentado iolento ao pudor. Com base nos estudos reali'ados acerca do concurso de crimes e continuidade deliti a ( correto afirmar que os delitos foram perpetrados em continuidade deliti aA CASO CONCRETO 2 -m +N de abril de 7LLC, Juliano desferiu dois tiros em direo a Caio com animus necandi, tendo ocasionado sua morte. 0corre que ao disparar em direo a seu desafeto Caio, Juliano atingiu tamb(m Carlos, que em decorr"ncia dos disparos, sofreu leso corporal. #essalte*se que Juliano jamais te e inteno de atingir Carlos, at( porque no o conhecia, mas por coincid"ncia, Carlos passou pelo local justamente no momento dos disparos. Aproximadamente um ano ap?s o fato, Juliano foi condenado pelo crime de homic!dio doloso 2art. +7+, M 7R, .., C6, e por leso corporal culposa 2art. +7F, M SR, C6, na forma dos art. N+ e N3 do C6, tendo o magistrado aplicado a pena pri ati a de liberdade de +7 anos pelo crime de homic!dio qualificado, aumentada de +5S pela exist"ncia do concurso formal, resultando na pena pri ati a de liberdade total de +; anos de recluso. 9iante do caso narrado, foi correta a dosimetria de pena utili'ada pelo magistrado no que tange ao concurso formal de crimesA #esponda de forma fundamentada de acordo com os estudos reali'ados sobre o tema.

QUESTES OBJETIVAS +, )egundo o C?digo 6enal 2C6, brasileiro, quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, o agente, em e' de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa di ersa, ele de e responder como se ti esse praticado o crime contra aquela. /o caso de ser, tamb(m, atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica*se a regra do1 2+3S4 -xame 0A%5)6, +D 8ase, a, concurso material. b, concurso formal. c, crime continuado. d, crime habitual. 7, Joo ingressou em um )hopping Center, tarde da noite, burlando a igilIncia do local. .n adiu cinco lojas de proprietrios di ersos, alendo*se, para tanto, de cha es falsas. 9e cada uma das lojas, subtraiu in=meras peas de roupas. Ap?s a ao, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o olume de pacotes que carrega a. Joo foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. /a fixao da pena, o Jui' de e considerar as condutas como praticadas1 a, em concurso formal. b, como crime continuado. c, como crime =nico. d, em concurso material.

SEMANA 5 CASO CONCRETO 1 Garoldo foi condenado a pena definiti a de LT 2oito, anos, L7 2dois, meses e 7L 2 inte, dias de recluso pela prtica dos crimes de furto qualificado e roubo majorado pelo emprego de arma e concurso de pessoas a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. -m LS de maro de 7LLS, deu in!cio B execuo da reprimenda e, em LS de julho de 7LLN, tendo adimplido +5S 2um sexto, da pena e implementado mais de +5; 2um quarto, do tempo total de crcere, solicitou ao $agistrado da Uara de -xecuo 6enal a progresso de regimes. /o obstante, os laudos t(cnicos no terem indicado coisa alguma al(m do esperado para criminosos * que os mesmos fa'em uso de substIncias psicoati as, Garoldo te e seu pedido indeferido em 7S de fe ereiro de 7LLT, sob o fundamento de aus"ncia de requisitos subjeti os para a concesso da progresso, com base unicamente no laudo psicossocial do apenado. .rresignada com a deciso do 9outo Julgador, a defesa interpJs Agra o em -xecuo com istas a obteno da progresso de regimes, tendo sustentado, inclusi e, que os atestados de conduta carcerria indicam bom comportamento, conforme o exigido pela <ei N7+L5T; como requisito subjeti o para a progresso de regime. 9iante dos fatos narrados, solucione o caso concreto com base nos estudos reali'ados sobre os regimes de cumprimento de pena e sua progresso, bem como nos princ!pios constitucionais aplic eis. CASO CONCRETO 2 Vleber, condenado pela prtica de delito contra os costumes, atentado iolento ao pudor pre isto no art. 7+; do C?digo 6enal, durante a execuo de sua pena pri ati a de liberdade formulou, junto B Uara de -xecuOes 6enais, autori'ao para freqEentar curso noturno de alfabeti'ao e, ao t(rmino deste, formulou no o pedido, desta e' com istas B aplicao anal?gica do art. +7S da <ei n. N7+L5+FT; 2<-6,, para fins de remio da pena pelos dias de estudo, sob o argumento de que o estudo, tanto quanto a ati idade laborati a pre ista na <ei de -xecuOes 6enais, possui carter ressociali'ador. 9iante dos fatos narrados, solucione o caso concreto com base nos estudos reali'ados sobre o tema finalidade da pena e remio.

QUESTES OBJETIVAS +,Assinale a opo correta com base nos princ!pios de direito penal na C81 2+3S4 -xame 0A%5)6, +D 8ase,. a, 0 princ!pio bsico que orienta a construo do direito penal ( o da intranscend"ncia da pena, resumido na f?rmula nullum crimen, nulla poena, sine lege. b, )egundo a C8, ( proibida a retroao de leis penais, ainda que estas sejam mais fa or eis ao acusado. c, /enhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas at( os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do alor do patrimJnio transferido. d, 0 princ!pio da humanidade eda as penas de morte, sal o em caso de guerra declarada, bem como as de carter perp(tuo, de trabalhos forados, de banimento e as cru(is. 7, Com base na <ei de -xecuo 6enal, assinale a opo correta1 23S4 -xame de 0rdem Cespe5@n%. +D 8ase,. a, 0s presos, sem distino, t"m direito a contato com o mundo exterior por meio de isitas, inclusi e !ntimas, correspond"ncia escrita, leitura e demais meios de comunicao e informao. b, A assist"ncia material ao preso consiste no fornecimento de alimentao, esturio, objetos de higiene pessoal e da limpe'a da cela, bem como instrumentos de trabalho e educacionais. c, A assist"ncia B sa=de do preso, de carter pre enti o e curati o, compreende atendimento m(dico, farmac"utico e odontol?gico. d, A autoridade administrati a pode decretar o isolamento pre enti o do preso faltoso e inclu!*lo em regime disciplinar diferenciado, por interesse da disciplina, independentemente de despacho do jui' competente.

SEMANA 6 CASO CONCRETO 1 J=lio C(sar, pai de #odrigo, jo em de N anos, foi condenado a pena pri ati a de liberdade de seis meses de deteno, em regime aberto, por lesOes corporais le es perpetradas em face de Adriano, de +L anos, colega de escola de seu filho, ao acompanhar #odrigo B festa junina de sua escola. Conforme testemunho de pessoas presentes no local, dentre elas professores da escola, J=lio C(sar teria discutido e, consequentemente, agredido Adriano, por meio de apertOes e empurrOes, ao tentar retirar #odrigo da barraca da QcadeiaP, cujo QxerifeP era Adriano e que estipulara, como condio para a soltura de #odrigo, o pagamento de QfichasP de alor equi alente a #K+,LL, o que fora prontamente negado por J=lio C(sar, ad indo, deste contexto ftico, as lesOes corporais descritas no auto de exame de corpo de delito. .rresignado com a pena fixada, J=lio C(sar, por meio de seu ad ogado, interpOe recurso de Apelao com istas B substituio da pena pri ati a de liberdade por restriti a de direitos ou multa. 9iante dos fatos narrados, solucione a questo com base nos estudos reali'ados sobre as medidas alternati as B pena pri ati a de liberdade e sua finalidade. CASO CONCRETO 2 Adalto e <eonardo foram condenados, isoladamente, B pena de LT 2oito, anos e +L 2de', meses de recluso, em regime inicialmente fechado, pela prtica do delito de trfico e associao para fins de trfico il!cito de drogas, pre istos nos art. 33, c5c ;L, U., e art. 3C, todos da <ei ++.3;35LS, pois, consoante sentena penal condenat?ria, ambos foram presos em flagrante delito por tra'erem consigo CL papelotes de coca!na e 7 buchas de maconha. .rresignados, apelam os r(us, apresentando ra'Oes recursais em separado, com istas B absol io por aus"ncia de pro as em relao B associao para fins de trfico, pre ista no art. 3C da referida <ei e, a reduo da pena para o m!nimo legal com base na aplicao da benesse pre ista no M ;4, do art. 33, bem como a substituio da pena pri ati a de liberdade por restriti as de direitos. As contra*ra'Oes e a douta 6rocuradoria de Justia abraam as conclusOes da sentena e, especificamente, no que concerne B substituio de pena, por fora do disposto no art. ;; da <ei n. ++3;357LLS. 9iante dos fatos narrados, )0<@C.0/- 0 CA)0 C0/C#-&0 /0 W@- C0/C-#/- X 60)).%.<.9A9- 9A )@%)&.&@.YZ0 9A 6-/A 6#.UA&.UA 9- <.%-#9A9- 60# #-)&#.&.UA) 9- 9.#-.&0)

6A#A 0) C#.$-) 9- &#[8.C0 .<\C.&0 9- 9#0GA) : -W@.6A#A90) A G-9.0/90) com base nos princ!pios constitucionais aplic eis B &eoria da 6ena .

QUESTES OBJETIVAS +, Ap?s o trInsito em julgado da sentena penal condenat?ria, intimado a pagar a pena de multa que lhe fora fixada, mas no o fa'endo, o condenado poder1237 -xame de 0rdem Cespe5@n%. $aro 7LLT,1 a, &er a pena de multa con ertida em pena pri ati a de liberdade. b, &er sua d! ida inscrita na fa'enda p=blica, com a conseqEente execuo fiscal. c, &er sua pena de multa con ertida em pena restriti a de direitos. d, &er o alor da pena de multa aumentado 7, )obre a prestao de ser ios B comunidade ou a entidades p=blicas, assinale a alternati a ./C0##-&A: 2+374 -xame 0A%5)6: +D 8ase,. a, Consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado. b, 9e e ser aplicada nas condenaOes acima de L+ 2um, m"s e at( L7 2dois, anos de pri ao de liberdade. c, 9ar*se* em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos cong"neres, em programas comunitrios ou estatais. d, )e a pena substitu!da for superior a um ano, ( facultado ao condenado cumprir a pena substituti a em menor tempo, nunca inferior B metade da pena pri ati a de liberdade fixada.

SEMANA 7 CASO CONCRETO 1 Glic(rio foi condenado B pena de de ++ 2on'e, anos e ; 2quatro, meses de recluso, em regime inicialmente fechado, pela prtica dos delitos de peculato e formao de quadrilha, capitulados, respecti amente, nos art.3+7, caput, e 7TT, em concurso, de crimes, ambos do C?digo 6enal. .rresignado com a deciso proferida em +D e 7D .nstIncias, impetra Gabeas Corpus, com pedido de liminar, face ao )uperior &ribunal de Justia e sustenta, em s!ntese, a nulidade presente na fundamentao da exasperao da pena imposta, sob o argumento de que no constitui moti ao idJnea para o aumento da pena*base a considerao de inqu(ritos ou processos em andamento como maus antecedentes e Adu', finalmente, que a pena teria sido aumentada em demasia em ra'o da inadequada considerao dos crit(rios fixados no art. CF do C?digo 6enal 2maus antecedentes, culpabilidade, conduta social e conseqE"ncias do crime, e do excesso de rigor no incremento decorrente da continuidade deliti a, tendo sido as penas*base dos delitos de peculato e de quadrilha ou bando estabelecidas no mximo. 9iante dos fatos narrados, com base nos estudos reali'ados acerca dos crit(rios de fixao de pena*base, a ordem de e ser concedida, ou seja,o pedido de Glic(rio de e prosperarA CASO CONCRETO 2 Jonas, 9elegado de 6ol!cia 8ederal, foi condenado B pena de F anos de recluso pela prtica dos delitos de peculato e concusso, pre istos nos art. 3+7, M+4 e 3+S, respecti amente, do C?digo 6enal. .nconformado com as decisOes proferidas em +D e 7D .nstIncias, impetra Gabeas Corpus face ao )upremo &ribunal 8ederal com istas a anular sentena penal condenat?ria e ac?rdo proferido sob o argumento de que, no que concerne B dosimetria de pena, hou e a incid"ncia de bis in idem, pois a condio de funcionrio p=blico ( elementar do crime, por referir*se a crime funcional, e no pode ser utili'ada como circunstIncia para fins de majorao de pena. 9iante dos fatos narrados, solucione o caso concreto, com base nos estudos reali'ados sobre o tema. QUESTES OBJETIVAS

+,-ntre as circunstIncias que sempre atenuam a pena, no est inclu!do o fato de o agente1 23;4 -xame 0A%* Cespe5@n%,1 a, desconhecer a leiH b, ter cometido o crime sob coao a que pudesse resistirH c, ter cometido o crime sob a influ"ncia de multido em tumulto, se no o ti er pro ocadoH d, ter cometido o crime em ocasio de inc"ndio, inundao ou qualquer calamidade p=blica. 7, )obre a aplicao da pena 2C6, art. CF a NS,, assinale a alternati a ./C0##-&A1 2Jui' de 9ireito56#, a, no concurso de causas de aumento ou de diminuio pre istas na 6arte -special do C?digo 6enal, o jui' de e le ar em considerao todos os aumentos e5ou diminuiOes, no podendo limitar*se B causa que mais aumente ou diminua a pena. b, segundo o entendimento majoritrio, inclusi e sumulado pelo )uperior &ribunal de Justia, a incid"ncia da circunstIncia atenuante no pode condu'ir B reduo da pena abaixo do m!nimo legal. c, erifica*se a circunstIncia agra ante da reincid"ncia quando o agente comete no o crime, mesmo que a condenao anterior j transitada em julgado seja no estrangeiro. d,o rol das circunstIncias atenuantes no ( taxati o, eis que o C?digo 6enal expressamente admite outras hip?teses, mesmo que no pre istas em lei.

SEMANA 8 CASO CONCRETO 1 CA.0, &\C.0, $]U.0 - /-#0, auditores fiscais, nascidos respecti amente em +7.LS.+F3N, +;.LT.+F3+, 73.L;.+F;; e +F.+L.+F;N, foram denunciados no dia L;.LN.7LL7 pela prtica dos crimes de concusso e quadrilha ou bando, em continuidade deliti a. 9e acordo com a acusao, teriam comparecido B loja de C])A#, comerciante, no dia 73.LT.7LLL, com o fim de reali'arem fiscali'ao nos li ros contbeis do estabelecimento e, mesmo no tendo encontrado qualquer irregularidade, teriam decidido no local exigir de C])A# que pagasse #K 7.LLL,LL a cada um deles, com o que C])A# ha eria concordado. 6or esses mesmos fatos, C-)A# foi denunciado pela prtica do crime de corrupo ati a, tamb(m em continuidade deliti a. Ap?s o oferecimento de defesa preliminar, foi a den=ncia recebida no dia LS.LT.7LL7. /o dia +L.LT.7LLS, foi proferida sentena condenando os fiscais como incursos nos crimes de concusso e quadrilha ou bando, praticados em continuidade deliti a, bem como C-)A#, como incurso no crime de corrupo ati a, tamb(m em continuidade deliti a. Analisando as circunstIncias judiciais do artigo CF do C?digo 6enal e atendendo Bs diretri'es do artigo N+ do C?digo 6enal, o jui' fixou a pena m!nima do delito mais gra e imputado a CA.0, $]U.0 - /-#0 e aumentou*a de +5S, chegando, assim, ao patamar final de L7 2dois, anos e L; 2quatro, meses de recluso e +L dias multa, no alor unitrio de +53L do salrio m!nimo, para cada um. &endo em ista que &\C.0 era reincidente e portador de p(ssima conduta social, o magistrado aumentou a pena base do delito mais gra e a ele imputado, fixando*a em L3 2tr"s, anos de recluso, a qual foi, ainda, aumentada de +5S em ra'o da continuidade deliti a, chegando*se ao patamar final de L3 2tr"s, anos e LS 2seis, meses de recluso e 3L dias multa, no alor unitrio de +53L do salrio m!nimo. /o tocante a C])A#, sendo os crimes id"nticos, estabeleceu a pena m!nima e aumentou*a de um sexto, chegando ao patamar final de L+ 2um, ano e L7 2dois, meses de recluso e +L dias multa, no alor unitrio de +53L do salrio m!nimo. A sentena transitou em julgado para o $inist(rio 6=blico. 9iante dos fatos narrados, analise fundamentadamente, com base nos estudos reali'ados sobre dosimetria de pena, a conduta de cada um dos en ol idos, indicando todos os argumentos que podem ser desen ol idos em fa or de cada um dos acusados no que se refere ao quantum de fixao de pena. CASO CONCRETO 2 Joo foi condenado a +7 anos de recluso pela prtica de crime de homic!dio doloso qualificado contra a !tima 6aulo, e a dois meses de deteno pela prtica do crime de leso corporal culposa contra a !tima $aria, ambos os fatos resultantes da exploso de uma bomba caseira detonada por Joo. 0 magistrado, ao proferir seu decreto condenat?rio, fe' incidir a norma estampada no caput do artigo NL do C?digo 6enal, tornando a pena de Joo

definiti a, em +; anos de priso. 6ara tanto, ele usou o seguinte crit(rio1 +7 anos pelo cometimento do crime de homic!dio, aumentados em +5S, em ra'o da regra do caput do artigo NL do C?digo 6enal. /a condio de ad ogado contratado para elaborar as ra'Oes de apelao de Joo, exponha, de forma juridicamente fundamentada, a tese defensi a no que di' respeito unicamente ao quantum de pena aplicado. 2334 -xame de 0rdem Cespe5@n% * 6ro a 6rtico*6rofissional 9ireito 6enal e 9ireito 6rocessual 6enal,

QUESTES OBJETIVAS +, Acerca da reincid"ncia, assinale a opo correta 23CD -xame 0A%* Cespe5@n%,1 a, para efeito de reincid"ncia espec!fica, pre alece a condenao anterior, se, entre a data do cumprimento da pena e a infrao posterior, ti er decorrido tempo superior a C anosH b, para efeitos de reincid"ncia, so considerados os crimes eleitorais, os crimes militares pr?prios e os crimes pol!ticosH c, para se caracteri'ar a reincid"ncia na prtica de crime, ( necessrio que haja trInsito em julgado de sentena condenat?ria por prtica de crime anteriorH d, o agente que, na fase de recurso de sentena condenat?ria pela prtica de crime, comete contra eno penal, de e ser considerado reincidente no*espec!fico. 7, Com relao B aplicao da 6ena ( C0##-&0 afirmar que1 2Jui' de 9ireito5 $G, a, se o r(u ( primrio e de bons antecedentes, a pena de e ser fixada no m!nimo legal. b, as circunstIncias atenuantes e agra antes de em ser le adas em considerao na fixao da pena*base. c, a circunstIncia atenuante pode redu'ir a pena aqu(m do m!nimo legal, assim como a agra ante pode aument*la al(m do mximo cominado. d, ( poss! el considerar as circunstIncias que qualificam o homic!dio com as que o tornam pri ilegiado, desde que sejam aquelas de nature'a objeti a.

SEMANA 9 CASO CONCRETO 1 Caio, doente mental irrecuper el, diagnosticado por laudo pericial psiquitrico, ficou tutelado por sua =nica irm, maior de +T anos, ap?s a morte de seus genitores, que lhes deixaram uma pequena penso, no alor de #K +.7LL,LL, uma e' que seu pai, al(m de funcionrio p=blico, tamb(m desconta a para um instituto de pre id"ncia pri ada. -nquanto era criana, morando na casa deixada por seus pais, Caio ainda no demonstra a sinais is! eis de periculosidade, permitindo que sua irm trabalhasse, enquanto fica a sob a igilIncia continuada de uma empregada dom(stica diarista, sua QcuidadoraP at( que sua irm retornasse do trabalho. &ornando*se maior, ainda residindo com a irm, agora casada e trabalhando com o marido, Caio passou a agredir os QcuidadoresP contratados pela fam!lia, sendo internado em Gospital 6siquitrico 6=blico, mas, por fora a <ei +L.7+S57LL+, retornando para casa, to logo apresentasse um quadro sintomtico de menor periculosidade, necessitando, cada e' mais, de maior n=mero de QcuidadoresP. /o suportando tantas despesas, sua irm parou de trabalhar, sendo in=meras e'es agredida por Caio, efetuando os #egistros de 0corr"ncia 6olicial, mas manifestando a no inteno de representar contra seu pr?prio irmo doente. 0corre que, Caio continuou agredindo iolentamente sua irm, causando*lhe lesOes corporais le es, tornando tal situao insustent el para ela. )em saber mais o que fa'er, e como ad ogado consultado pela irm de Caio encontre uma soluo jur!dico*penal para dar mais tranqEilidade a esta fam!lia, e os cuidados necessitados por Caio. Com base nos estudos reali'ados sobre o tema, solucione a seguinte questo1 em caso de medida de internao, qual seria a durao pre istaA CASO CONCRETO 2

&!cio, condenado a +7 anos de recluso, ap?s o segundo ano preso, apresenta sintomas de doena mental. )ubmetido a exame psiquitrico para erificao de sua periculosidade, constata*se que a doena mental sobre eio durante a execuo a pena. 9iante do caso narrado, qual proced"ncia de e ser tomada pelo Ju!'o da Uara de -xecuOes 6enaisA #esponda de forma fundamentada, com base nos estudos reali'ados sobre o tema e indique o tempo de durao da respecti a $edida de )egurana. QUESTES OBJETIVAS +, As medidas de segurana diferem das penas nos seguintes pontos1 a, as penas so proporcionais B periculosidade do agenteH b, as medidas de segurana e as penas so aplic eis tanto aos inimput eis como aos semi*imput eisH c, as penas t"m nature'a retributi a*pre enti a e as medidas de segurana so pre enti asH d, as medidas de segurana ligam*se ao sujeito ati o pelo ju!'o de culpabilidadeH e, as medidas de segurana so proporcionais B repro ao social. 7, Com relao B aplicao das medidas de segurana aos inimput eis, o nosso C?digo 6enal adotou o sistema1 a, icariante, aplicando*se somente medida de seguranaH b, duplo binrio, aplicando*se pena e a medida de segurana ao mesmo tempoH c, duplo binrio, aplicando*se primeiro a medida de segurana e, em seguida, a penaH d, icariante, aplicando*se a pena ou medida de seguranaHe, duplo binrio, primeiro a pena e depois medida de segurana.

SEMANA 10 CASO CONCRETO 1 %arne>, foi condenado a dois anos de recluso em regime fechado e 3S dias*multa, B ra'o unitria m!nima, pela prtica do injusto descrito no art.+CN, caput, n.f. art.+;,.. ambos do C?digo 6enal 2crime de roubo na forma tentada,. 0 condenado, te e a execuo da pena pri ati a de liberdade suspensa pelo pra'o de tr"s anos, mediante o cumprimento das condiOes estatu!das no art. NT, MM +R e 7R, do C?digo 6enal, reali'ando*se a audi"ncia admonit?ria no ju!'o da condenao. 9iante do caso narrado, com base nos estudos reali'ados sobre o tema, responda justificadamente Bs questOes propostas1 a, 0 pra'o da suspenso precisa ser justificadoA b, Aplicado o sursis, de e o jui' estabelecer o regime de cumprimento de penaA c, As condiOes pre istas nos M M +R e 7R do art.NT podem ser aplicadas de forma cumulati aA CASO CONCRETO 2 8red, rapa' trabalhador de 7C anos de idade, m"canico de uma oficina de carros, foi processado e condenado pela prtica de um crime hediondo, elencado pela lei T.LN75FL, em maro de 7LLT, a cumprir pena de recluso em regime fechado. 8red, inconformado com a deciso proferida interpJs recurso de Apelao com istas B concesso da suspenso condicional da pena, sob o argumento que o apelante ( primrio e sem antecedentes e, que, portanto contempla os pressupostos exigidos para a referida concesso que, na erdade, resta configurada como direito subjeti o seu. 9iante dos fatos narrados, com base nos estudos reali'ados sobre o tema, solucione o caso concreto de modo a analisar a possibilidade de aplicao do sursis a crimes hediondos e equiparados. Caso o delito perpetrado por 8red fosse delito de trfico il!cito de drogas, equiparado a hediondo, pre isto no art. 33 da <ei n. ++3;357LLS, a resposta seria a mesmaA

QUESTES OBJETIVAS

+, A suspenso condicional da pena ( pro id"ncia que e ita a priso de condenados a penas de durao curta, sendo certo que sua concesso depende do atendimento de certos requisitos. /este tema, o que se entende por sursis humanitrioA a,] aquele concedido na execuo da pena pri ati a de liberdade, no superior a 7 anos, podendo ser suspensa por 7 a ; anos, independentemente da situao pessoal do condenado. b, -ntende*se por sursis humanitrio aquele que beneficia pessoa com mais de NL anos de idade, sendo aplicado a penas superiores a 7 anos, no ultrapassando ; anos, no qual o per!odo de pro a ( fixado entre ; e S anos. c, ] aquele disciplinado no C?digo 6enal, aplic el mesmo que a pena definida seja superior a 7 anos, no superando ; anos, se ra'Oes de sa=de do condenado justificarem o benef!cio. d, ] aquele em que o agente ( beneficiado com a suspenso condicional da pena em ra'o de questOes humanitrias, tais quais, luto familiar, doenas gra es de membros da fam!lia etc. 7, Assinale a opo correta quanto B suspenso condicional do processo1 2+3;4 -xame de 0rdem 0A%5)6,. a, Corre prescrio durante o pra'o de suspenso do processo. b, 0 jui' pode especificar condiOes no*expressas em lei a que fica submetida a suspenso, desde que adequadas ao fato e B situao do acusado. c, 0 no*cumprimento da condio de reparao do dano, sendo poss! el ao r(u fa'"*lo, ( causa de re ogao facultati a. d, A instaurao de processo por suposta prtica de outro crime no per!odo de pro a ( causa de re ogao facultati a

SEMANA 11 CASO CONCRETO 1 Andr(, 9elegado de 6ol!cia Ci il, foi condenado como incurso no art. +R, ., a, c.c. o M ;R, ..., da <ei n. F.;CC5FN, ou seja, pela prtica do denominado delito de tortura*pro a, B pena de L3 anos e LS meses de recluso. .nconformado com as decisOes proferidas em +D e 7D .nstIncias, impetra Gabeas Corpus face ao )uperior &ribunal de Justia com istas a anular sentena penal condenat?ria e ac?rdo proferido, sob o argumento de que, no que concerne aos efeitos extrapenais da condenao, especificamente, a perda de cargo, funo ou emprego p=blico, pre isto no art. F7, ., do C?digo 6enal, no configura efeito automtico e, portanto, resta obrigat?ria a sua expressa determinao na sentena penal condenat?ria e, ap?s seu trInsito em julgado, na respecti a carta de sentena, para fins de regular trImite junto B Uara de -xecuOes 6enais. 9iante dos fatos narrados, solucione o caso concreto, com base nos estudos reali'ados sobre o tema e responda de forma fundamentada Bs questOes abaixo1 a, A tese defensi a de e prosperar de modo a ser concedida a ordemA b, Caso Andr( ti esse sido condenado, no pela prtica do delito de tortura, mas pela prtica de delitos contra a Administrao 6=blica, a saber1 peculato e concusso, pre istos nos art. 3+7, M+4 e 3+S, respecti amente, do C?digo 6enal a resposta seria a mesmaA CASO CONCRETO 2

Alexandre da )il a foi condenado, B pena de um ano e quatro meses de recluso como incurso nas sanOes do art. 3+N, M +R, do C?digo 6enal, e art. ;R, al!nea h, da <ei n ;.TFT5SC,ou seja, pela prtica dos delitos de corrupo passi a e abuso de autoridade, em concurso de crimes. A sentena penal condenat?ria foi prolatada em F de no embro de 7LLL, tendo a deciso transitado em julgado em 3L de outubro de 7LL+, sendo declarada extinta a pena pelo cumprimento em 7S de maro de 7LLC e, consequentemente, deferido o pedido de expedio de declarao de #eabilitao, nos termos do artigo N;3 e seguintes do C?digo de 6rocesso 6enal. Com base na referida declarao, com base nos estudos reali'ados sobre o tema reabilitao responda, de forma fundamentada1um dos principais efeitos da declarao de #eabilitao ( o direito ao sigilo de seus registros criminais, que no podem constar de folha de antecedentes ou certido. -ste direito configura*se como absoluto ou relati oA Wuais situaOes fticas podem ensejar a quebra do referido sigiloA QUESTES OBJETIVAS +, Constituem efeitos gen(ricos da condenao e independem de declarao de sentena1 26rocurador do -stado5$A, a, A perda do cargo e a perda de mandato eleti o b, A incapacidade para o exerc!cio do poder*familiar e a perda em fa or da @nio do produto do crime. c, A obrigao de indeni'ar o dano causado e a perda em fa or da @nio dos instrumentos do crime, se a posse destes constituir fato il!cito d, A perda de funo p=blica e a obrigao de indeni'ar o dano causado e, A perda de mandato eleti o e a perda do produto do crime em fa or do respecti o -stado. 7, -m cada uma das opOes abaixo, ( apresentada uma situao hipot(tica, seguida de uma asserti a a ser julgada. /o que se refere B reparao do dano no C?digo 6enal, assinale a opo em que a asserti a est correta12+3C4 -xame de 0rdem 0A%5)6 *Cespe5@n%, a, 6edro cometeu crime de furto, mas reparou o dano B !tima, por ato oluntrio, na audi"ncia de instruo criminal. /essa situao, a reparao do dano ( causa de diminuio de pena. b, ^eca foi condenado por roubo e, para reabilitar*se, consultou seu ad ogado, informando*lhe que j ha iam passado mais de dois anos da extino da pena, que mante e domic!lio no pa!s durante o referido pra'o e que nada ha ia a desabonar sua conduta p=blica ou pri ada. .nformou, ainda, que no reparou o dano causado pelo crime nem possu!a documentos que demonstrassem a impossibilidade de fa'"*lo. /essa situao, a reparao do dano no ( condio para a reabilitao. c, Gugo foi condenado B pena pri ati a de liberdade de dois anos de recluso. Cumpriu mais de um tero da pena, compro ou comportamento satisfat?rio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribu!do e aptido para pro er a pr?pria subsist"ncia mediante trabalho honesto. /essa situao, a reparao do dano no ( condio para concesso do li ramento condicional. d, -duardo, funcionrio p=blico, praticou peculato culposo. /essa situao, a reparao do dano, caso preceda B sentena irrecorr! el, extingue a punibilidade. SEMANA 12 CASO CONCRETO 1

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de L; meses de deteno, em regime aberto, consoante pelo
A !"#$% & delito pre isto no art. +7F, M FR, do C?digo 6enal. .nconformado com a deciso proferida, haja ista ter sido julgado re el, Anderson interpOe recurso de Apelao com istas B anulao da sentena proferida e, conseqEente absol io, sob o fundamento de aus"ncia de representao por parte de Alice. 9iante dos fatos narrados, com base nos estudos reali'ados sobre ao penal, responda de forma fundamentada se o pedido de Anderson de e ser pro ido 2deferido,.

CASO CONCRETO 2 8ernando, 6edro e %ernardo ofenderam a dignidade e o decoro de Clara durante uma festa isando humilh*la.Ap?s tr"s meses do fato, Clara, ainda muito triste com as ofensas atribu!das a ela durante a festa, procura Alberto, conhecido ad ogado, a fim de propor queixa*crime contra os autores do fato. -ntretanto, ap?s alguns meses, no decorrer da ao, a ofendida passou a namorar %ernardo e, por tal moti o, o perdoou desistindo de prosseguir a ao penal face seu namorado. 9iante do exposto, com base nos estudos reali'ados sobre os princ!pios aplic eis B ao penal, ( correto afirmar que o referido perdo no gerar qualquer conseqE"ncia jur!dica para os demais quereladosA QUESTES OBJETIVAS +, A respeito da ao penal pri ada, ( correto afirmar, -_C-&01 2-xame 0A%5$G. Abril de 7LLS,1 a, a queixa contra um dos autores do crime obriga o processo de todos. b, a ao penal pri ada ser considerada perempta se no hou er pedido de condenao nas alegaOes finais c, a ren=ncia ao direito de ao em fa or de um dos querelados apro eita a todos d, na ao penal pri ada o $inist(rio 6=blico no poder aditar a queixa. 7, Assinale a opo correta acerca da ao penal.2+3S4 -xame 0A%5)6 : Cespe5@n%, a, )e, em qualquer fase do processo, o jui' reconhecer extinta a punibilidade, de er aguardar o requerimento do $6, do querelante ou do r(u, apontando a causa de extino da punibilidade, para poder declar*la. b, A ren=ncia ao exerc!cio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, no se estende aos demais agentes. c, A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar ao processo de todos, e o $6 elar pela sua indi isibilidade. d, 0 perdo concedido a um dos querelados apro eitar a todos, inclusi e ao querelado que o recusar.

SEMANA 13 CASO CONCRETO 1 $anoel &obias, funcionrio p=blico do extinto )/., na (poca do per!odo de ditadura militar, se utili'ou, por di ersas e'es, de iol"ncia contra os presos pol!ticos sob a (gide daquele regime para obter deles a confisso, al(m do paradeiro de seus comparsas. /o amente olta B cena a discusso sobre a possibilidade de punio, agora, das agressOes praticadas pelos torturadores na (poca do regime militar, sob o argumento de que a tortura ( crime imprescrit! el. Com base nos estudos reali'ados sobre prescrio penal, responda, de forma fundamentada, se ( correto afirmar que existem delitos imprescrit! eis no ordenamento jur!dico brasileiro. Ainda, indique a finalidade do instituto da prescrio e o lapso temporal mximo, pre isto no ordenamento jur!dico brasileiro, para a responsabili'ao penal do autor de uma infrao penal. CASO CONCRETO 2 6edro das 9ores, reincidente, nascido em 7+5L+5+FTS, foi denunciado pelo $inist(rio 6=blico porque no dia +35L757LLS subtraiu para si uma motocicleta, sendo perseguido e preso em flagrante delito pela pol!cia no momento da prtica do crime. Ap?s o recebimento da den=ncia em +;5L+57LLN, o feito te e seu regular processamento, sendo certo que todas as testemunhas foram ou idas, bem como o r(u tamb(m pode apresentar a sua erso para os fatos. -m +C5L;57LLT, o jui' da 3LD Uara Criminal da Comarca da Capital do #io de Janeiro condena 6edro das 9ores pelo crime de furto B pena de de' meses de recluso em regime semi*aberto mais multa, porque reconheceu a ocorr"ncia do crime na modalidade tentada, o que pJde tra'er a pena na terceira fase aqu(m do m!nimo legal. .ntimados da sentena, nenhuma das partes recorreu. 0 magistrado, ento, manda expedir mandado de priso em desfa or de 6edro das 9ores para que cumpra a pena pri ati a de liberdade imposta. A fam!lia do r(u lhe procura desesperada, considerando que o oficial de justia este e na casa dos pais de 6edro 9as 9ores em busca do mesmo. 9iante dos fatos narrados, com base nos estudos reali'ados sobre prescrio, responda Bs questOes apresentadas.

a, G alguma medida judicial para ser adotada em fa or de 6edro 9as 9oresA -m caso afirmati o, qual o argumentoA b, /a hip?tese em anlise, a reincid"ncia influencia no cJmputo do pra'o prescricionalA

SEMANA 14 CASO CONCRETO 1 #A.$@/90 /0/A&0 foi preso e processado pelo crime de estupro cometido contra a sua pr?pria filha. Julgado e condenado pelo delito descrito no artigo 7+3 do C?digo 6enal a pena de recluso, o magistrado reconheceu tamb(m na sentena em desfa or do r(u a perda do poder familiar na forma do artigo F7, .. do C?digo 6enal. 9epois de transitada em julgado a sentena penal condenat?ria foi expedido mandado de priso em desfa or do condenado, mas o -stado demorou demais para prend"*lo, tendo sido declarada extinta a pretenso execut?ria estatal pela ocorr"ncia da prescrio. 9iante dos fatos narrados, com base nos estudos reali'ados sobre prescrio, responda1 uma e' declarada extinta a punibilidade pela ocorr"ncia da prescrio da pretenso execut?ria, tal declarao atinge a segunda parte da sentena que decretou a perda do poder familiarA CASO CONCRETO 2 J0Z0 foi processado, por ter sido preso em flagrante delito, na posse de substIncia entorpecente 2de' cigarros de maconha, para consumo pessoal, sendo certo que na sentena o magistrado reconheceu a inimputabilidade do r(u em ra'o da depend"ncia toxicol?gica, impondo*lhe medida de segurana de tratamento ambulatorial. 9iante dos fatos narrados, com base nos estudos reali'ados sobre prescrio, responda1 qual o pra'o prescricional da pretenso execut?ria estatal de compelir o r(u a cumprir a medida de segurana impostaA QUESTES OBJETIVAS +, A respeito da prescrio, assinale a opo correta1 23CD -xame 0A%* Cespe5@n%,1 a, nas infraOes permanentes, assim como na bigamia e na falsificao, a prescrio da pretenso puniti a comea a correr a partir do primeiro dia em que o crime ocorreuH b, no caso de o condenado e adir*se, a prescrio da pretenso execut?ria de e ser regulada pelo tempo que resta da penaH c, a prescrio comea a correr a partir do dia em que transita em julgado, para a defesa, a sentena condenat?riaH d, o curso da prescrio interrompe*se pelo oferecimento da den=ncia e pela sentena condenat?ria ou absolut?ria recorr! el. 7, Acerca do instituto da prescrio penal e seus efeitos, assinale a opo correta 23;4 -xame 0A%* Cespe5@n%,1 a, a partir do trInsito em julgado da sentena penal condenat?ria, comea a correr o pra'o da prescrio da pretenso puniti aH b, o reconhecimento da prescrio da pretenso puniti a significa que o r(u pode ser considerado reincidente caso pratique no o crimeH c, ocorrendo a prescrio da pretenso execut?ria, o t!tulo execut?rio ( formado com o trInsito em julgadoH entretanto, o -stado perde o direito de executar a sentena penal condenat?riaH d, ocorrendo a prescrio da pretenso execut?ria, a !tima no tem B sua disposio o t!tulo executi o judicial para promo er a liquidao e execuo c! el.

SEMANA 15 CASO CONCRETO 1

Ambr?sio, com 7L anos de idade, pratica o injusto do art. +CN, M 7R, . n5f art. +;, .., todos do C?digo 6enal. 0 fato restou pro ado, sendo que, no curso da instruo criminal, apurou*se que o acusado ha ia morrido, tendo a defesa juntado o atestado de ?bito de Ambr?sio. 0 Jui' criminal ao prolatar sua deciso, julgou extinta a punibilidade com base no art.+LN, ., do C?digo 6enal. -ntretanto, ap?s o trInsito em julgado da deciso, descobre*se por meio de pro a pericial que, a Certido de `bito utili'ada como documento comprobat?rio para a declarao extinti a de punibilidade era materialmente falsa. 9iante dos fatos narrados, ( poss! el a re iso desta sentena, ainda que transitada em julgado para a acusao, de modo a prejudicar o r(uA 8undamente sua resposta com base nos estudos reali'ados sobre o tema extino de punibilidade. CASO CONCRETO 2 )etembrino, jo em de 7S anos, experiente e mulherengo, apro eita*se da ingenuidade de Ang(lica, jo em de +C anos de idade, irgem e apaixonada por ele e a con ence a manter relaOes sexuais por meio da promessa de casamento e amor eterno. A referida conjuno carnal ocorre em +3 de setembro de 7LL7, ani ersrio de Ang(lica. 8ace B sua conduta, )etembrino ( preso, indo a ser proferida sentena penal condenat?ria com a cominao da pena mxima de ; anos de recluso pela prtica do delito pre isto no art. 7+N, do C?digo 6enal, cuja execuo penal te e como termo a quo a data de +C de julho de 7LL3, no tendo sido poss! el a substituio da pena pri ati a de liberdade pela restriti a de direitos, pois ausentes os pressupostos pre istos no art. ;;, do C?digo penal e, tampouco a concesso da suspenso condicional da pena, pre ista no art. NN, do C?digo 6enal. -m 7T de maro de 7LLC ( publicada a <ei n. +++LS que re oga expressamente o delito de seduo pre isto no art. 7+N, do C?digo 6enal 2sedu'ir mulher irgem, menor de +T e maior de +; anos e ter com ela conjuno carnal, apro eitando*se de sua inexperi"ncia ou justific el confiana. 6ena1 recluso, de 7 a ; anos,. 9iante da referida re ogao ( poss! el a )etembrino ser beneficiado, mesmo j tendo ocorrido o trInsito em julgado da sentena penal condenat?riaA #esponda, justificadamente, com base nos estudos reali'ados sobre o tema extino de punibilidade. QUESTES OBJETIVAS +, /o que di' respeito ao indulto, assinale a opo correta12+3;4 -xame 0A%5)6, a, 0 indulto somente pode ser concedido por lei elaborada pelo Congresso /acional b, &rata*se de atribuio do presidente da #ep=blica, exercida por meio de expedio de decreto. c, /o se admite indulto parcial. d, )e o sentenciado for beneficiado por indulto coleti o, este benef!cio no pode ser reconhecido, de of!cio, pelo ju!'o das execuOes penais competente. 7, Aponte a alternati a que est em desacordo com disposio do C?digo 6enal relacionada com extino de punibilidade1 26romotor de Justia5)6, a, b, c, d, /o se estende B receptao a extino de punibilidade do crime antecedente, que ( seu pressuposto. A sentena que concede perdo judicial pode ser considerada para efeito de reincid"ncia A perempo s? pode ser reconhecida em ao penal exclusi amente pri ada /o delito de falso testemunho, a retratao s? produ' efeito se ocorrida antes da sentena no processo em que se deu esse il!cito e, #econhecida a prescrio da pretenso execut?ria, subsistem os efeitos secundrios da condenao.

Potrebbero piacerti anche