Sei sulla pagina 1di 25

CURSO APOIO AOS PROFESSORES- 01/04/2013 Avaliao com Novas Tecnologias Objetivos

Refletir sobre o papel da avaliao em um projeto educacional. Utilizar ferramentas digitais como suporte avaliao. Indicar estratgias para avaliar competncias complexas em um contexto de acesso internet. Tornar o aluno ativo em um processo de + Para ComearInicio | Para Comearndice As novas tecnologias oferecem vrias novas possibilidades para os processos de avaliao escolar. Antes de serem novas ferramentas, elas possibilitam a ampliao de uma autntico processo avaliativo, que no resume uma medio quantitativa de aprendizado, mas assume um refazer dinmico do projeto educacional buscando a aprendizagem dos alunos. Por exemplo, as tecnologias digitais possibilitam o registro de atividades dos alunos como nenhuma outra ferramenta at agora disponvel conseguir realizar. Esta capacitade permite a implantao de um processo dinmico de avaliao, que melhor que aes pontuais, um processo continuado. Sua Vez 1. Segundo a sua concepo, qual a funo da avaliao escolar? 2. Qual concepo de avaliao acredita que seja predominante nos sistemas educacionais? ConcordaConcorda com ela? 3. Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem 2 Avaliao na Era da Internet Incio | Avaliao na Era da Internetndice O acesso massivo internet impacta a maneira que lidamos com a informao e o conhecimento: a tendncia memorizar menos dados e nos acostumarmos a lembrar onde podemos encontr-los e que relaes existem entre eles. A escola deve assim de uma vez por todas dar um passo adiante sobre o paradigma tradicional da avaliao da aprendizagem como memorizao de contedos. fundamental que desenvolvamos competncias para o tratamento da informao e sua transformao em conhecimento, levando em conta ainda a sua verificao rigorosa, dada a abundncia de incorrees existente em meio s informaes consistentes. A avaliao deve ento ser voltada para o trabalho com competncias e habilidades e, mais que a medio de resultados finais, ela deve representar uma dinmica de reprojetar a ao pedaggica com foco na aprendizagem. Referncias Veja a seguir um infogrfico sobre como as ferramentas de busca como o Google j modificaram nossa maneira de lidar com a informao.
Pgina

O Google e a nossa memria

Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem

Inicio | Avaliao na Era da Internet | Avaliao como Reprojeto-ndice

Pgina

3Avaliao como Reprojeto

A avaliao escolar muitas vezes entendida como o processo de verificao do aprendizado dos alunos, envolvendo sobretudo provas e testes no final do projeto educacional. Se ele se adaptou estratgia pedaggica e aprendeu os contedos propostos, tira uma boa nota, se no, uma nota baixa lhe reservada. O processo educacional fica assim burocratizado, e, acima de tudo, perde o foco na aprendizagem dos alunos e alunas, colocando os resultados finais acima do desenvolvimento que o objetivo da educao. A avaliao escolar na verdade deve ser um processo amplo, que mais que qualificar alunos ou alunas, deve oferecer subisdios para um reprojeto das estratgias pedaggicas buscando acima de tudo a garantia da aprendizagem, deixando o paradigma que s o aluno deve se adaptar escola: tanto escola e aluno devem buscar o desenvolvimento educacional. Referncias Livro: Avaliao da Aprendizagem: Prticas de Mudana - por uma prxis transformadora, de Celso Vasconcellos - EditoraLiberdad Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem -Avaliao com Novas Tecnologias 4O Papel de Provas e Testes Inicio | Avaliao na Era da Internet | O Papel de Provas e Testesndice Uma concepo equivocada reduz a avaliao na escola ao uso de seus instrumentos, como provas e testes. Porm, vimos que a avaliao serve fundamentalmente para oferecer indicadores para que o professor e a escola repensem e reprojetem a sua ao pedaggica na busca da aprendizagem. Neste contexto, qual o papel de provas e testes? As provas e testes devem assumir o seu verdadeiro papel: o de instrumentos que ofeream dados qualitativos e quantitativos, acima de tudo sobre habilidades e competncias dos alunos. Com esta abordagem, as novas tecnologias so uma oportunidade de ampliao do seu uso. Especialmente a tecnologia dos tablets, por sua interface amigvel, pode ser usada para a aplicao de testes dirios para uma avaliao continuada. Os testes podem permanecer guardados na web facilitando a sua gesto automatizada pelo professor, que teria dificuldades para acompanhar esta maior frequncia de avaliaes sem esta tecnologia.

Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem - Avaliao com Novas Tecnologias 5Currculo Dinmico
Pgina

Inicio | Avaliao na Era da Internet | Currculo Dinmicondice

A avaliao vista como o reprojetar pedaggico implica no repensar o currculo de maneira dinmica e atrelada aos resultados da mesma. Esta concepo encontrava no passado dificuldades de implementao devido s mdias dos contedos: os livros didticos e de texto e outros materiais impressos que ofereciam suporte ao currculo escolar no podiam ser alterados ou ainda adaptados a necessidades individuais dos alunos. As novas tecnologias digitais agora permitem uma flexibilidade do currculo de acordo com a avaliao: os livros didticos podem ser editados, novos roteiros de aprendizagem individuais e coletivos podem ser facilmente criados, formando assim um currculo dinmico.

Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem - Avaliao com Novas Tecnologias 6Trabalho por Habilidades e Competncias Inicio | Avaliao na Era da Internet | Trabalho por Habilidades e Competnciasndice Em nossa sociedade, chamada a Sociedade da Informao, a escola em definitivo no tem mais a funo da aprendizagem de contedos, mas sim no desenvolvimento de habilidades e competncias dos alunos e alunas. Assista a seguir um vdeo com o Prof. Dr. Nilson Jos Machado, da Faculdade de Educao da USP, onde ele explica o que a educao por competncias. Educao por Competncias - VDEO - NILSON Machado= http://www.youtube.com/watch?v=TgS6VNI328U&feature=player_embedded Enviado em 06/02/2012 Competente quem sabe empreender uma busca junto com os outros, aliando o conhecimento de que necessita com as formas adequadas de mobiliz-lo. Refletir sobre competncias em contextos escolares significa pensar a construo do conhecimento na relao entre si mesmo e os outros, na realidade concreta e na abstrao mediadora, bem como na anlise e na sntese. Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem = Avaliao com Novas Tecnologias 7Avaliar Habilidades e Competncias Inicio | Avaliao na Era da Internet | Avaliar Habilidades e Competncias= ndice O trabalho por habilidades e competncias requer um olhar diferenciado sobre a avaliao. O professor deve deixar o paradigma de erros e acertos, para inclusive utilizar o erro como uma rica oportunidade de avaliao, ao verificar que caminhos, conceitos e atitudes levaram o aluno s suas tomadas de decises.
Pgina

Mais que o resultado final e avaliao de contedos memorizados, o docente deve olhar o processo, para assim ter condies de reprojetar suas aes pedaggicas com o fim de lev-lo aprendizagem. A avaliao deve ser sempre um meio e no um fim de todo o processo educacional. A resposta est realmente errada?

Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem==Avaliao com Novas Tecnologias 8A sua Autoavaliao Inicio | Avaliao na Era da Internet | A sua Autoavaliaondice Em um contexto de acesso massivo internet: No necessrio memorizar nenhum dado. Ganhamos autonomia com a tecnologia. H MUITOS DADOS QUE NO FAZ SENTIDO MEMORIZAR Toda a informao que acessamos est plenamente verificada. Para que serve a avaliao escolar? Para verificar o aprendizado dos alunos. Para selecionar os melhores alunos. Para promover ou reter os alunos nas sries.
PARA OBTER SUBSDIOS PARA REPENSAR E REPROJETAR O PROJETO PEDAGGICO .

O que um currculo dinmico? um currculo baseado em acesso Internet. um currculo que usa novas tecnologias.
O CURRCULO SEMPRE REPROJETADO DE ACORDO COM OS RESULTADOS DA AVALIAO.

o currculo feito pelos alunos. O que educao por competncias?


A QUE DESENVOLVE COMPETNCIAS UTILIZANDO OS CONTEDOS CURRICULARES.

a focada em habilidades sem utilizar os contedos escolares.


Pgina

a que prepara para o mercado de trabalho. a que no utiliza a memorizao.

-oo0000000000000000000000000000000000000000000000000000000 **************** 2 ****************** Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem=Avaliao com Novas Tecnologias 1Portiflios Educacionais Inicio | Portiflios Educacionaisndice A avaliao por portiflios hoje uma das mais recomendadas para uma avaliao continuada do processo educacional. Um portiflio educacional uma coleo de trabalhos, selecionados por cada aluno ou aluna, entre todos os que realizou. Cada trabalho acompanhado de um pequeno comentrio sobre o seu contedo e sobre o motivo de sua escolha. Repare que hoje os portiflios so utilizados em vrias reas profissionais em substituio ao currculo. A sua prtica tambm desenvolve competncias necessrias ao mundo do trabalho. Em Poucas Palavras O portiflio uma estratgia que permite a avaliao do processo educacional, oferecendo ao docente uma viso mais rica e completa do que avaliaes pontuais com provas e testes. Formao Continuada em Novas Tecnologias para a AprendizagemAvaliao com Novas Tecnologias 2Avaliao por Portiflios Inicio | Portiflios Educacionais | Avaliao por Portifliosndice Ao elaborar um portiflio, o aluno ou aluna realiza um esforo de seleo, compilao, reflexo e comunicao do trabalho realizado. Isto implica na oportunidade de um primeiro momento de autoavaliao. O docente obtm uma viso de conjunto sobre os conhecimentos, habilidades e competncias que os alunos e alunas colocam em jogo e se dispe de um suporte para conhecer todo o processo e no somente o resultado final. O aluno assume uma posio ativa no processo amplo de avaliao e h a oportunidade de estabelecimento de um dilogo entre professores e alunos. O aluno pode argumentar as suas escolhas, ressaltar as habilidades que exerceu e assim reletir sobre o seu prprio processo de aprendizagem. Sua Vez Pense em um projeto que j realizou em sala de aula sem o uso de portiflios. Reprojete-o com o uso de portiflios, estabelecendo os critrios que utilizaria para indicar aos alunos que tipos de materiais incluir para a sua avaliao. Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem=Avaliao com Novas Tecnologias

Inicio | Portiflios Educacionais | Portiflios Digitaisndice

Pgina

3Portiflios Digitais

A opo mais simples para realizar um portiflio digital utilizar programas como editores de texto ou de apresentaes. Com estes recursos, se pode incorporar textos, imagens e outras mdias. Esta opo tem como vantagem ser mais simples e no necessitar conexo com a internet. Porm, o uso de ferramentas on-line ampliam as possibilidades: o portiflio pode se tornar um espao colaborativo e ser compartilhado com vrias pessoas. Podem ser usadas ferramentas especficas para portiflios digitais, assim como os blogs e wikis podem assumir este fim. Exemplo de Portiflio Digital - vdeo http://www.youtube.com/watch?v=6B3tujXlbdk&feature=player_embedded Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem= Avaliao com Novas Tecnologias 4Ferramentas para Portiflios Inicio | Portiflios Educacionais | Ferramentas para Portifliosndice Os blogs surgiram exatamente da idia de se realizar um web-log, ou um registro na web de atividades. Eles permitem compilar e incorporar material multimdia e realizar facilmente links para recursos e referncias da web. A estrutura de cronologia inversa dos blogs, com a ltima publicao sempre em destaque, adequada para observar a progresso das atividades e materiais trabalhados pelos alunos ao longo de um projeto ou disciplina. As ferramentas de wiki permitem a edio conjunta entre diferentes usurios e so especialmente indicadas para portiflios coletivos que devero refletir um trabalho em grupo. Referncias Conhea aplicaes especficas para Portiflios Digitais.=

Mahara Eduportfolio Formao Continuada em Novas Tecnologias para a Aprendizagem=Avaliao com Novas Tecnologias A SUA AUTOAVALIAO

O que um portiflio educacional? UMA COLEO DE TRABALHOS COMENTADOS PELOS ALUNOS. Uma seleo de trabalhos dos alunos, realizada pelo docente. Os materiais que cada docente prepara para as suas aulas. Um blog elaborado por toda a classe. Correto! Os portiflios digitais:

So sempre on-line. PERMITEM INCORPORAR CONTEDO MULTIMDIA.


Pgina

No devem conter links. Devem ser realizados sempre em um programa de apresentaes ou editor de texto.

Qual das seguintes afirmaes sobre a avaliao com portiflios falsa?


conjunta entre alunos e professores. Se avalia o resultado final e o processo. O docente avalia integralmente o trabalho do aluno. OS ALUNOS DETERMINAM AUTONOMAMENTE OS CRITRIOS DE AVALIAO. Correto! Qual das ferramentas a mais recomendada para realizar portiflios em grupo?

Um editor de texto. Um programa para elaborar apresentaes. UMA WIKI. Um editor de vdeo. *****************************************************

Avaliar Tarefas Complexas


Inicio | Avaliar Tarefas Complexas

O snowboard um esporte praticado em pases de inverno rigoroso em que se realizam operaes de grande dificuldade. No vdeo a seguir possvel ver algumas dessas atuaes. Neste tipo de esporte, as provas valorizam diferentes operaes, de modo que so 5 juzes que a avaliam, cada um cuidando de uma categoria: voo padro, voo avanado, rotaes, amplitude e conjunto da atuao. Este modelo de avaliao de diferentes aspectos pode servir de inspirao para a avaliao escolar. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EaF98hlnIAs

Tabelas de Avaliao
Inicio | Avaliar Tarefas Complexas | Tabelas de Avaliao

As atividades escolares podem ser avaliadas em diferentes pontos de vista, especialmente as atividades que colocam em jogo diferentes conhecimentos, habilidades e competncias. Assim, um empobrecimento avaliar uma atividade complexa com apenas uma nota de um resultado final. As tabelas de avaliao so uma ferramenta para realizar uma avaliao mais completa ao se ampliar o olhar para diferentes aspectos da atividade escolar. Em invs de uma nica nota, construda uma tabela com os diversos aspectos da atividade ou projetos e a avaliao realizada para cada um desses aspectos, sendo possvel ter ou no uma nota final. Com esta estratgia, a avaliao pode oferecer suporte para um autntico trabalho por competncias e habilidades, tornando-se um instrumento complementar avaliao processual por portiflios.
Pgina Em Poucas Palavras----------As tabelas de avaliao so um instrumento mais amplo e rico de avaliao que uma nota unificada.

Construir uma Tabela


Inicio | Avaliar Tarefas Complexas | Construir uma Tabela

Uma tabela de avaliao tem uma entrada dupla: em cada linha se estabelece um aspecto a avaliar enquanto que as colunas representam a escala de avaliao. Nas interseces entre linhas e colunas se estabelecem os critrios de avaliao para cada aspecto. Por exemplo, se queremos avaliar a apresentao de um trabalho oral, alm da avaliao de contedos, podemos avaliar a clareza e objetividade, a capacidade de sntese, o uso de exemplos e at mesmo a linguagem corporal.

Rubistar
Inicio | Avaliar Tarefas Complexas | Rubistar

Rubistar uma ferramenta gratuita para buscar, elaborar e compartilhar tabelas de avaliao. uma plataforma on-line que requer apenas o registro do usurio. O Rubistar permite consultar e baixar tabelas realizadas por outros docentes. Tambm oferece vrios modelos que podem ser usados como ponto de partida para elaborar as prprias matrizes de avaliao.

Referncias
Consulte aqui um tutorial dividido em trs partes sobre a ferramenta Rubistar:

Primera parte Segunda parte Tercera parte

Autoavaliao e Coavaliao
Inicio | Avaliar Tarefas Complexas | Autoavaliao e Coavaliao

Tanto os portiflios como as tabelas de avaliao so ferramentas teis para uma avaliao escolar de qualidade, que deve ser processual e significar um reprojetar a ao pedaggica. Nesta abordagem, ainda as estratgias de autoavaliao e coavaliao podem significar um enriquecimento do processo de avaliao. Dar espao para que o prprio aluno ou aluna avalie o seu trabalho, com a autoavaliao, e tambm aos seus colegas, na coavaliao, permite a insero dos alunos como agentes ativos da avaliao e amplia os olhares possveis sobre o processo educacional.
Pgina

Do ponto de vista operacional, o trabalho com essas ferramentas, que exigem uma grande manipulao de dados, foi em grande escala facilitado pelas novas tecnologias.

Referncias
Uma ferramenta do Google permite criar de maneira fcil formulrios que podem ser usados para avaliao:

Tutorial do Google Formulrios=

Criar um formulrio do Google


Os formulrios do Google so ferramentas teis que ajudam a planejar eventos, enviar pesquisas, aplicar testes em alunos ou colher informaes de modo direto e fcil. Um formulrio do Google pode ser vinculado a uma planilha do Google. Se uma planilha estiver vinculada ao formulrio, as respostas sero automaticamente enviadas para a planilha. Caso contrrio, os usurios podero v-las na pgina "Resumo das respostas" acessvel no menu "Respostas". Voc pode criar um formulrio a partir de seu Google Drive ou de uma planilha.
Como criar formulrios a partir do Google Drive: 1. Clique no boto vermelho Criar e, em seguida, em Formulrio. 2. No modelo de formulrio que ser aberto, voc poder adicionar quaisquer perguntas que desejar. Voc tambm poder organizar seu formulrio adicionando cabealhos e o dividindo em vrias pginas. Saiba mais sobre como editar um formulrio. Como criar formulrios a partir de planilhas do Google: 1. Em uma planilha, clique no menu Inserir e selecione Formulrio. 2. Uma mensagem ser exibida no topo da pgina informando que um novo formulrio foi criado.

3. Clique em Adicionar perguntas aqui para comear a editar o formulrio ou em Dispensar para descartar esta mensagem e continuar a edio de sua planilha. Observao: se voc dispensar esta mensagem, poder editar o formulrio a qualquer momento selecionando o menu Formulrio e clicando em Editar formulrio. 4. Depois de criar um formulrio a partir de uma planilha do Google, voc ver uma nova guia na parte inferior da planilha denominada "Respostas do formulrio". Como voc deve ter imaginado, este o lugar onde as respostas de seu formulrio sero adicionadas.

Depois de criar o formulrio, voc poder adicionar e editar perguntas, cabealhos e quebras de pgina. Voc tambm poder escolher como coletar as respostas do formulrio.

A sua Autoavaliao
O que uma tabela de avaliao? Um sistema de pontuao esportivo . Uma alternativa avaliao por portiflio. UMA FERRAMENTA PARA AVALIAR FERRAMENTAS COMPLEXAS. Uma ferramenta para criar fomulrios de entrada de dados.Correto! Numa tabela de avaliao:

Cada linha corresponde a uma qualificao. Os critrios de avaliao nunca so publicados.

Pgina

10

Cada coluna correspknde a um critrio de avaliao.

APARECEM OS REQUISITOS PARA REALIZAR A AVALIAO DE CADA ASPECTO. Correto! A aplicao Rubistar: um portiflio digital. um formulrio de avaliao. PERMITE CRIAR NOVAS TABELAS DE AVALIAO A PARTIR DE MODELOS. um respositrio de tabelas de avaliao que os professores realizaram com planilhas de clculo. Correto! Qual pode ser um dos incovenientes da participao dos alunos nos processos de avaliao? Que as notas dadas por eles sejam muito altas. Que as notas dadas por eles sejam muito baixas. QUE TENHAM QUE GERIR UMA GRANDE QUANTIDADE DE DADOS. Que os alunos percam motivao. Correto!

Reviso
Nesta unidade refletimos sobre as funes da avaliao educacional, apontando que mais que uma medio de aprendizado, a avaliao deve significar um processo dinmico de reprojeto pedaggico, com foco na aprendizagem, no qual as novas tecnologias podem se tornar ferramentas de grandes possibilidades. Mostramos a avaliao por portiflios digitais como uma estratgia que permite uma avaliao continuada e processual em contraste com a avaliao do paradigma de provas e testes que avaliam somente o resultado final. Indicamos como a avaliao deve ir alm de notas e ter um olhar especial sobre as habilidades e competncias. Diante de tarefas complexas, a avaliao por tabelas a mais indicada, e pode ainda ser enriquecida com a autoavaliao e coavaliao. &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Programas e Sistemas com Novas Tecnologias


Objetivos

Ter uma viso geral das polticas pblicas de educao e novas tecnologias. Ter contato com programas estaduais para o uso de novas tecnologias na educao. Conhecer mais programas, recursos e sistemas disponveis para o professor. Apontar centros de formao continuada em novas tecnologias.

Pgina

11

Para Comear
Em um pas com dimenses continentais como o Brasil, qualquer poltica educacional a ser implantada necessita de grandes investimentos. No diferente no caso do uso de novas tecnologias na educao. Desde o incio do uso de computadores na educao, os governos e outras entidades procuraram implementar polticas de fomento para o uso das tecnologias emergentes. papel do professor estar par destes sistemas e programas, tanto de seu estado como o de outros, j que a internet derruba as fronteiras de vrios recursos disponveis para o professor - como para o acesso aos programas de formao continuada.

Sua Vez
1. Seu estado tem alguma poltica de incentivo ao uso de novas tecnologias? J teve acesso a ela? 2. Voc conhece programas de outros estados disponveis na internet? E centros de formao continuada para o uso de novas tecnologias?

Programas Estaduais
Incio | Programas Estaduais

Vrios estados brasileiros realizam polticas e programas tanto de incentivo ao uso de novas tecnologias como para a formao continuada de professores na modalidade distncia. Vamos conhecer algumas destas iniciativas.

Em Resumo
Um grande esforo est sendo realizado em todo pas para a implantao das novas tecnologias na escola. Faa sua parte, professor(a)!

Pgina

12

So Paulo
Inicio | Programas Estaduais | So Paulo

O Estado de So Paulo mantm a UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de So Paulo, um programa que visa otimizar a utilizao dos recursos humanos e materiais disponveis nas universidades pblicas paulistas e nas instituies parceiras, juntando-se recursos metodolgicos e tecnolgicos que possibilitem oferecer ensino superior pblico gratuito de alta qualidade para o maior nmero possvel de estudantes. Os cursos oferecidos seguem a modalidade semipresencial, com encontros semanais obrigatrios e demais atividades desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de programas da Univesp TV e vdeo-aulas. A formao inicial e continuada de professores um dos seus pontos fortes.
Sua Vez

Conhea a UNIVESP TV, que disponibiliza cursos completos para a formao continuada de professores.

Distrito Federal
Inicio | Programas Estaduais | Distrito Federal

A Cmara dos Deputados, no Distrito Federal, disponibiliza o Programa Plenarinho, que objetiva aproximar o pblico infantil do exerccio da atividade poltica ao trabalhar conceitos bsicos de cidadania e incentivar a formao de valores sociais e humanos. O portal ainda possui o Plenarinho para Professores, um programa de capacitao continuada pela internet que contm textos, oficinas e atividades didticas direcionadas ao professor do Ensino Fundamental, com contedo bsico que contempla vrios aspectos da organizao poltica brasileira.

Rio de Janeiro
Pgina

13

Inicio | Programas Estaduais | Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro oferece o Programa Educao Pblica, que combina, entre outros recursos, uma revista eletrnica, frum de discusses, uma biblioteca virtual com textos nas reas de atuao do professor e um programa de extenso. O programa de extenso oferece os cursos da Fundao Cecierj/Consrcio Cederj, que so gratuitos e oferecem certificado. Tambm esto disponveis oficinas de acesso gratuito nas reas de Arte, Biologia, Cidadania, Fsica, Geografia, Geologia, Histria, Informtica, Matemtica e Qumica. Algumas delas so de acesso imediato, outras, dependem de rpido cadastro.

Paran
Inicio | Programas Estaduais | Paran

O Portal Dia a Dia Educao uma ferramenta tecnolgica integrada ao site institucional da Secretaria de Estado da Educao do Paran. Ele dividido em ambientes voltados para educadores, alunos, gestores e comunidade e possui contedos especficos para cada um deles. Alm de sociabilizar contedos educacionais, o portal tambm se constitui em um modelo de aprendizagem colaborativa que reconhece e valoriza os saberes escolares. Assim, todos os usurios podem participar por meio do Recurso Colaborativo, enviando sugestes de materiais ou assuntos a serem abordados: sugestes de sites, leituras e filmes, arquivos de udio e vdeo, simuladores e animaes, produes prprias, como imagens e fotografias, artigos, teses, dissertaes e monografias, como tambm relatos de experincias bem sucedidas em sala de aula.

Pgina

14

Cear
Inicio | Programas Estaduais | Cear

A Universidade Federal de Cear mantm a UFC Virtual, que objetiva a realizao de cursos distncia utilizando e desenvolvendo solues tecnolgicas e metodolgicas com a finalidade de garantir a qualidade e inovao do processo de ensino para a regio nordeste do Brasil. A equipe da UFC Virtual desenvolveu dois ambientes virtuais de aprendizagem, o Solar e o Scrates. Enquanto o Scrates - Sistema On-line para criao de projetos e comunidades, um ambiente para criao e gerenciamento de projetos colaborativos e comunidades virtuais de aprendizagem, o Solar orientado ao professor e ao aluno, possibilitando a publicao de cursos e a interao com os mesmos. So oferecidos cursos de graduao, extenso e ps-graduao nas reas de pedagogia e nas diversas licenciaturas.

Referncias
Acesse o portal da UFC Virtual

A sua Autoavaliao
A UNIVESP tem cursos na modalidade: Totalente distncia, realizados pela TV. Totalmente distncia, realizados por apostilas. SEMI-PRESENCIAL, COM ATIVIDADES PELA WEB E OUTROS MEIOS E ATIVIDADES PRESENCIAIS. De consrcio presencial entre as universidades do Estado de So Paulo.

O que o Programa Plenarinho?

Pgina

15

Correto!

Um programa de simulao do Congresso Nacional para crianas. Um programa de visitas ao Congresso Nacional. Um programa de visitas virtuais ao Congresso Nacional para crianas. UM PROGRAMA NA WEB DE FORMAO POLTICA VOLTADO PARA CRIANAS E PROFESSORES. Correto! Qual o programa de novas tecnologias do Estado do Rio de Janeiro visto no curso? Universidade Virtual do Rio de Janeiro. Programa Dia-a-dia Educao. PROGRAMA EDUCAO PBLICA. Programa Apoio ao Professor. Correto!

O Portal Dia a Dia Educao ? UM PROGRAMA DE FOMENTO AO USO DE TECNOLOGIAS DO ESTADO DO PARAN. Um site com um jornal de notcias sobre educao. Um software de dirio escolar. Um programa de agenda escolar. Correcto!

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Programas Nacionais
Inicio | Programas Nacionais

A adoo de polticas de livros didticos digitais, em especial no ensino mdio, demandam sistemas nacionais de produo e distribuio de contedo. As tecnologias emergentes necessitam uma reformulao das polticas de fornecimento de equipamentos para escolas, alunos e professores, assim como surge uma demanda nacional sem precedentes para a formao continuada de professores para a atuao na rea. Veremos a seguir algumas polticas e sistemas de abrangncia nacional que atendem a estas necessidades e merecem destaque.

Pgina

Referncias

16

Conhea o Guia de Tecnologias Educacionais do Ministrio da Educao, que qualifica programas e recursos de vrios estados brasileiros. Guia de Tecnologias =

Saiba mais - Guia de Tecnologias


Cada bloco composto por tecnologias que esto sendo implementadas pelo MEC elaboradas por suas secretarias e pelo FNDE ou por parcerias estabelecidas com instituies da rea de Educao e pelas tecnologias apresentadas por instituies e/ou empresas pblicas ou privadas, que foram avaliadas pela Secretaria de Educao Bsica e consideradas pr-qualificadas, no mbito do Edital de Pr-Qualificao de Tecnologias Educacionais que Promovam a Qualidade da Educao Bsica. Objetivos: Dsseminao de tecnologias aos sistemas de ensino. Estmulo criao de tecnologias educacionais por pessoas fsicas, instituies de ensino e pesquisa, organizaes sociais. Fortalecimento da produo terica, voltada qualidade da educao bsica, que se concretize por meio da criao de novas tecnologias educacionais. Pblico-alvo: Secretarias de educao municipais e estaduais; conselhos municipais e estaduais de educao. Forma de implementao Chamamento pblico para a inscrio de propostas, avaliao por um comit tcnicoacadmico e pr-qualificao das melhores como tecnologias educacionais com referencial de qualidade. Como participar Por meio de chamamento pblico via Edital. Contatos: Ministrio da Educao Secretaria de Educao Bsica Diretoria de Polticas de Formao, Materiais Didticos e de Tecnologias para Educao Bsica Coordenao-geral de Tecnologia da Educao Telefone: 61 2022-8309 Fax: 61 2022-8313 E-mail: tecnologias@mec.gov.br
Palavras-chave: Guia de Tecnologias, Saiba mais, SEB, educao bsica

ProInfo Tablets

Pgina

17

Inicio | Programas Nacionais | ProInfo Tablets

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedaggico da informtica na rede pblica de educao bsica. O programa leva s escolas computadores, recursos digitais e contedos educacionais. O ProInfo recentemente lanou o projeto "Educao Digital Poltica para computadores interativos e tablets", conhecido como ProInfo Tablets, que prev a distribuio de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino mdio de escolas pblicas federais, estaduais e municipais. O projeto espera que com a entrega de novas tecnologias da informao, professores e escolas pblicas podero combinar esses instrumentos com as demais mdias.

Referncias
Se a sua escola ainda no atendida pelo Programa Proinfo, acesse o passo-a-passo fornecido pelo Ministrio da Educao. Site ProInfo

Universidade Aberta do Brasil


Inicio | Programas Nacionais | Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil um sistema integrado por universidades pblicas que oferece cursos de nvel superior para camadas da populao que tm dificuldade de acesso formao universitria, por meio do uso da metodologia da educao distncia. O pblico em geral atendido, mas os professores que atuam na educao bsica tm prioridade de formao, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educao bsica dos estados, municpios e do Distrito Federal. So oferecidos cursos de graduao e especializao, com destaque para a Especializao do programa Mdias na Educao: cursos ofertados com o objetivo de proporcionar formao continuada voltada ao uso pedaggico, na educao distncia, de diferentes tecnologias da informao e da comunicao.

Referncias
Conhea a Universidade Aberta do Brasil uab.capes.gov.br

Sistema Educar
Inicio | Programas Nacionais | Sistema Educar

No Brasil, o livro didtico tradicional cada vez mais conviver com o livro didtico digital, que mais que um e-book, oferece possibilidades pedaggicas diferenciadas, atravs de animaes e conexo com a internet. Com esta combinao, que reperesenta uma verdadeira mudana de paradigma desde a introduao do livro didtico na sala de aula, vrias possibilidades pedaggicas se abrem para educadores e estudantes. Um sistema nacional j disponvel para o fonecimento desses materiais digitais o Sistema Educar, cujo material pedaggico composto por um livro didtico impresso, por um livro didtico digital e contedo eletrnico constantemente atualizado.

Pgina

18

A sua Autoavaliao
Inicio | Programas Nacionais | A sua Autoavaliao O que o Programa ProInfo? UM PROGRAMA EDUCACIONAL COM O OBJETIVO DE PROMOVER O USO PEDAGGICO DA INFORMTICA NA REDE PBLICA DE EDUCAO BSICA. Uma linha de financiamento para a compra de tablets. Uma ONG voltada para a incluso digital. Um portal da Web para a formao de professores. Correto!

uma universidade particular de educao a distncia.

Pgina

19

A Universidade Aberta do Brasil:

UM SISTEMA INTEGRADO POR UNIVERSIDADES PBLICAS QUE OFERECE CURSOS DE NVEL SUPERIOR A DISTNCIA. uma universidade onde qualquer possoa pode entrar, sem pr-requisitos. uma universidade inovadora, sem vestibular. Correto! O Sistema Educar: um portal web para a formao de professores. um sistema de apostilas para escolas. um software de educao a distncia. UM SISTEMA QUE UTILIZA LIVROS IMPRESSOS E DIGITAIS COMO MATERIAIS PEDAGGICOS. Correto!

Programas Internacionais
Inicio | Programas Internacionais

O uso de novas tecnologias na educao uma preocupao internacional. As instituies, governos e organismos detectam o dfict na formao dos professores nesta rea, apontando que a falta de competncias digitais nos professores pode levar um novo fator de excluso social. Neste contexto, a UNESCO elaborou um guia onde aponta as principais competncias em novas tecnologias necessrias para professores, que pode ser acessado ao lado. A seguir tambm conheceremos mais algumas iniciativas internacionais que utilizam novas tecnologias e so especialmente voltadas para professores.

Referncias
Conhea a publicao da UNESCO Padres de Competncais em TIC para Professores

Universidade Aberta de Portugal


Inicio | Programas Internacionais | Universidade Aberta de Portugal

A Universidade Aberta de Portugal(UAb) uma universidade pblica portuguesa de Ensino a Distncia (EaD) que aceita alunos de todo o mundo.
Pgina

Possui cursos de extenso, mestrado e doutorado, com nfase especial na formao docente. Destaca-se o programa "Aprendizagem ao Longo da Vida", com cursos rpidos de formao continuada.

20

No processo de seleo e diplomao, h acordos internacionais para o reconhecimento mtuo dos diplomas entre vrias universidades de pases de lngua portuguesa.

Em Resumo
Acesse e conhea o Portal da Universidade Aberta de Portugal: UAb de Portugal

EdX
Inicio | Programas Internacionais | EdX

O EdX uma programa de Massive Open Online Courses - Cursos Abertos Online Massivos, realizados pelas Universidades de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Califrnia Berkeley. Apesar de ser oferecido somente em ingls, o EdX uma oportunidade de fazer cursos e receber diplomas em casa das que so consideradas as melhores universidades do mundo. A cada semestre so oferecidos cursos de aprofundamento nas diversas reas do conhecimento.

Referncias
Conhea o Programa Edx www.edx.org

OCW-MIT
Inicio | Programas Internacionais | OCW-MIT

O OCW - Open CourseWare, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foi o pioneiro em oferecer uma plataforma em os seus cursos tradicionais foram abertos ao pblico atravs da internet. O OCW-MIT rene mais de 10 anos de cursos, com vdeos, publicaes e apostilas para quem deseja expandir seus conhecimentos.

Referncias
Acesse os cursos traduzidos para o portugus do OCW-MIT: OCW-MIT em Portugus http://ocw.mit.edu/courses/translated-courses/portuguese/

Pgina

21

Especializao em Novas Tecnologias


Inicio | Programas Internacionais | Especializao em Novas Tecnologias para a Aprendizagem

O grupo de professores criador do Programa Apoio ao Professor oferece um Curso de Ps-Graduao Latu Senso "Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Mdio e Fundamental, com 360 horas de durao e realizado distncia, com diploma reconhecido pelo MEC e com turmas no Brasil e toda a Amrica Latina e Caribe. Os temas tratados neste curso de extenso so aprofundados em um nvel de especializao, com a participao e tutoria de outros grandes especialistas do Brasil e exterior. Maiores informaes: Central de Cursos da Universidade Gama Filho

A sua Autoavaliao
O que Universidade Aberta de Portugal? Pgina

22

Uma universidade sem vestibular de Portugal. Uma universidade com contedos abertos na internet. UMA UNIVERSIDADE PBLICA PORTUGUESA QUE OFERECE CURSOS A DISTNCIA. Uma universidade aberta terceira idade. Correto!

O que o EdX? Um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um software de portiflios digitais. Um sistema de vdeos on-line educativos. UM CONSRCIO DE UNIVERSIDADES PARA OFERTAS DE CURSOS ON-LINE COM CERTIFICADO. Correto! O OCW-MIT: uma ferramenta Wiki. uma universidade virtual. UMA PLATAFORMA DE CURSOS ABERTOS. um evento internacional de educao. Correto!

Reviso
Nesta unidade apresentamos alguns programas, sistemas e polticas pblicas destinadas ao fomento da utilizao de novas tecnologias na educao. Vimos que vrios estados mantm iniciativas na web que fornecem formao, contedos e ideias para professores utilizarem as novas tecnologias. Oferecemos tambm algumas opes de cursos distncia para a ampliao dos conhecimentos e competncias dos educadores e educadoras.
AVALIAO FINAL - POLTICAS EDUCACIONAIS Incio 26/11/2012 00:00 Fim 21/04/2013 01:45

Pgina

23

O que um currculo dinmico? Responder Os portiflios digitais: Responder O que um portiflio educacional? Responder Numa tabela de avaliao: Responder O que educao por competncias? Responder O que Universidade Aberta de Portugal? Responder O que o Programa Plenarinho? Responder O Sistema Educar: Responder O OCW-MIT: Responder O que o EdX? Responder Qual das ferramentas a mais recomendada para realizar portiflios em grupo? Responder A Universidade Aberta do Brasil: Responder O Portal Dia a Dia Educao ? Responder Qual o programa de novas tecnologias do Estado do Rio de Janeiro visto no curso? Responder A UNIVESP tem cursos na modalidade: Responder Em um contexto de acesso massivo internet:

Pgina

24

Responder Para que serve a avaliao escolar? Responder O que o Programa ProInfo? Responder Qual das seguintes afirmaes sobre a avaliao com portiflios falsa? Responder O que uma tabela de avaliao? Responder

Pgina

25

Potrebbero piacerti anche