Sei sulla pagina 1di 20

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

Circuitos de Corrente Alternada II


Nesta prtica continuaremos o estudo circuitos de corrente alternada, analisando tanto o comportamento transiente como em regime estacionrio dos circuitos RC, RL e RLC em srie. Uma nfase especial ser dada a anlise do fenmeno da ressonncia em circuitos RLC.

Sempre que surgir uma dvida quanto utilizao de um instrumento ou componente, o aluno dever consultar o professor para esclarecimentos.

I. Circuito RLC srie (Anlise estacionria)


A figura 1 mostra um circuito RLC srie alimentado por uma fonte de tenso alternada cossenoidal que oscila com freqncia angular constante . A tenso aplicada ao circuito pode ser escrita como:
V = Vo cos( t ) (1)

I + + R L C -Q +Q

Figura 1 Esquema eltrico de um circuito RLC srie.

Usando a lei de Kirchhoff das malhas, podemos escrever V = VR + VC + VL , onde as tenses em cada componente so dadas por: (2a)

VR = RI

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

VC =

Q 1 = Idt C C dI dt

(2b) (2c)

VL = L

Substituindo as equaes 2 na equao 1, e utilizando a notao complexa, obtemos:

dI 1 + RI + Idt = V0 eit dt C

(3)

A corrente no circuito tambm deve oscilar harmonicamente: (4)

I = I 0 eit
Substituindo a equao 4 na equao 3:

1 I 0 R + i L + = V0 iC Isso permite calcular I0:

(5)

I0 =

V0 R + i L + 1 iC

(6)

Esse um nmero complexo, o que indica que h uma diferena de fase entre a corrente e a tenso na fonte. mais conveniente expressar esse nmero na forma polar: (7)

I0 =

V0 1 R2 + L C
2

e i

O argumento dado por:

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

= arctan

L 1 / C R

(8)

A impedncia e o seu mdulo valem, respectivamente:

Z=

Vo 1 = R + iL i Io C
2 2

(9a)
(9b)

1 Z = R + L C

Vemos que a impedncia simplesmente a soma das impedncias do resistor, do capacitor e do indutor (representadas como nmeros complexos). A figura 2 mostra a impedncia representada no plano complexo. A parte real a resistncia e a parte imaginria chamada de reatncia, sendo dada por:
1 C (10)

X = X L X C = L

Eixo imaginrio

Z=R+iX
2 2

= |Z|

(R

+X

1/2

Eixo real

Figura 2 Diagrama da impedncia no plano complexo

Na figura 3 est mostrada a chamada representao por fasores (vetores girantes) da tenso e da corrente em um circuito RLC. A voltagem e a corrente so representadas por vetores que giram com velocidade angular mantendo uma diferena de fase entre si. Em qualquer instante os valores mximos da tenso ou da corrente podem ser determinados pela projeo do vetor corresponde sobre o eixo real.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

(a) I Eixo imaginrio I I0 V0 V Eixo real Eixo imaginrio

(b)

V t I (t) Eixo real

V (t)
Figura 3 Diagramas de tenses e correntes no plano complexo, em diferentes instantes.

Como discutido anteriormente a notao complexa bastante adequada para simplificar os clculos na anlise dos circuitos, mas para obter os valores instantneos das grandezas necessrio tomar a parte real. Assim a corrente obtida tomando-se a parte real da equao 4, aps substituir a equao 7, o que resulta em: (11)

I (t ) =

V0 1 R2 + L C
2

cos(t )

Como a tenso da fonte foi assumida igual a V = Vo cos( t ) , nota-se claramente, a partir da equao 11, que em geral a corrente no est em fase com a tenso na fonte, sendo a diferena de fase entre elas dada por:

= arctan

L 1 / C R

(12)

II. Ressonncia
Uma caracterstica importante de circuitos RLC que eles possuem uma freqncia natural de oscilao. Para compreender melhor o que isso significa, massa mola. Sabemos dos cursos lembremos de um oscilador mecnico do tipo

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

anteriores, que quando comprimimos ou estiramos um sistema massa mola partir do repouso e depois o liberamos este sistema oscila naturalmente com uma freqncia

0 =

k , onde k a constante elstica da mola e m a massa. Se no houver atrito, esta m

oscilao permanecer infinitamente custa da troca de energia entre o elemento restaurador (mola) e o de inrcia (massa). Em um circuito eltrico ideal constitudo por um indutor L e um capacitor C a situao anloga. Qualitativamente, isso pode ser entendido considerando um circuito onde um capacitor inicialmente carregado associado em srie com um indutor em t = 0 de modo a formar um circuito fechado, figura 8 com R = 0. A carga est inicialmente no capacitor, o que quer dizer que a energia est armazenada no campo eltrico do mesmo. medida que o tempo passa, a carga flui atravs do indutor (que inicialmente se comporta como um curto-circuito) dando origem a uma corrente eltrica que faz surgir um campo magntico crescente no interior do mesmo. Assim, h uma transferncia de energia entre o capacitor e o indutor. No entanto, de acordo com a lei de Faraday-Lenz, surge uma fora contra-eletromotriz nos terminais do indutor que tende a se contrapor a variao da corrente, o que faz cm que quando o capacitor se descarrega totalmente, a corrente passe a fluir no sentido contrrio de modo a carregar o capacitor novamente, ou seja, convertendo a energia magntica armazenada no campo magntico do indutor em energia eltrica armazenada no campo eltrico do capacitor. Se no houver forma de dissipao de energia essa troca de energia entre os dois elementos permanecer indefinidamente, analogamente a um sistema massa mola. Portanto este sistema um oscilador eltrico e, como ser mostrado adiante, possui uma freqncia natural de oscilao que dada por

0 = 1/ LC .
Note que se L = 1/( C ) na equao 12, ou seja, = 1/ LC , a corrente e a

tenso na fonte esto em fase. Em outras palavras, quando o circuito forado a oscilar com a sua freqncia natural a resposta (corrente) ocorre em fase com a excitao (tenso da fonte) como ocorre em qualquer oscilador forado. Se a freqncia for maior que a freqncia natural, a corrente estar atrasada em relao a tenso, como acontece com indutores; por isso, diz-se que nessa situao o circuito tem comportamento indutivo. Se a freqncia for menor, a corrente estar adiantada, como ocorre nos capacitores; o circuito nesse caso tem comportamento capacitivo. O comportamento

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

capacitivo ou indutivo est relacionado ao sinal da reatncia e varia de acordo com a freqncia. Na condio L = 1/(C ) , diz que o sistema est em ressonncia, e nessa situao o circuito tem propriedades nicas e por isso merece um estudo especial. Os fenmenos de ressonncia tm grande aplicao prtica. Um exemplo so os circuitos sintonizadores de rdios, nos quais a antena capta os sinais alternados de vrias rdios, em freqncias diferentes. Um circuito ressonante seleciona apenas a faixa de freqncias correspondente emissora desejada. Logo, um bom rdio deve possuir um circuito ressonante altamente seletivo em termos de freqncia (diz que ele deve ter alto fator de mrito ou alto fator de qualidade), para que o rudo ou as estaes que emitem em freqncias prximas no seja tambm amplificado e resulte em m qualidade do som. Para entender a ressonncia, vamos analisar a equao 11. Seu denominador a raiz da soma de termos, um dos quais constante e o outro depende da freqncia. H uma freqncia para a qual esse termo se cancela: 1 = 0 0 = 0C 1 LC (13)

0 L

Como visto esta freqncia a chamada de freqncia natural de oscilao do circuito RLC. Quando a freqncia da excitao igual freqncia natural, o denominador mnimo e a corrente mxima. Esse o fenmeno conhecido como ressonncia. Diz-se que um circuito RLC est em ressonncia quando a freqncia da fonte externa igual freqncia natural de oscilao. A figura 4 mostra trs grficos obtidos segundo a equao 11 para trs valores de R, usando L = 0,1 mH, C = 10 nF (o que d 0 = 106 s-1) e V0 = 100 V. Na figura pode-se ver que h um pico em torno da freqncia natural, o que quer dizer que a resposta do circuito maior se a excitao for feita prxima dessa freqncia. Quanto menor a resistncia, mais alto e estreito esse pico . A potncia dissipada em um circuito RLC pode ser escrita como: P = VI = V0 I 0 cos(t ) cos(t ) (14)

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

L=10 -4 henry 5 Corrente em amperes para =100 volts 4 R = 20 ohms 3 C=10 farad 0 =1/ LC=10 6 rad/seg
-8

R = 60 ohms R = 200 ohms

0.5

1.0

1.5 / 0

2.0

2.5

3.0

Figura 4 - Uma tenso eltrica com Vo = 100 volts e freqncia varivel aplicada em um circuito RLC srie.

A potncia mdia dissipada dada por: (15)

Pmed =

1 1 V0 I 0 cos(t ) cos(t )dt = V0 I 0 cos T 0 2

A potncia mdia depende da diferena de fase entre a corrente e a tenso. O fator cos usualmente chamado fator de potncia. A potncia mdia mxima na
ressonncia ( = 0), onde o fator de potncia vale 1. Em termos de V0, R, L e C, a potncia mdia dissipada :

Pmed =

1 2

V0 2 R 1 R2 + L C
2

(16)

Substituindo = 0

nas equaes 9, 10, 11, 12 e 16, podemos perceber

algumas caractersticas de um circuito RLC em ressonncia:

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

A impedncia mnima, e vale Z(0) = R. A reatncia nula: X(0) = 0. Isto , a associao em srie de L e C equivalente a um curto-circuito. A corrente do circuito mxima e sua amplitude vale I(0) = V0 / R. A corrente est em fase com a tenso da fonte ((0) = 0) A potncia mdia dissipada no circuito mxima, e vale P(0) = V02 / 2R.

A largura de banda da ressonncia definida como o intervalo de freqncia dentro do qual a potncia P() maior ou igual a metade do valor mximo. Em outras palavras, igual a largura a meia altura da curva de P() como funo de . Em radianos / s esta largura igual a:

= R L

(17)

O fator de mrito (ou fator de qualidade), Q, do circuito ressonante caracteriza o qual estreito a curva P() por e definido como:

Q=

0 L
R

(18)

O fator de mrito inversamente proporcional largura de banda. Circuitos com alto fator de mrito possuem uma banda estreita, o que altamente desejvel. Para conseguir isso, a resistncia do circuito deve ser pequena. Na figura 5, as curvas correspondem a Q = 5, Q = 5/3 e Q = . As figuras a seguir mostram a corrente (figura 5) , a fase entre a corrente e a tenso (figura 6) e a potncia dissipada (figura 7) em um circuito RLC para alguns valores do fator de mrito. Os valores da tenso na fonte, da capacitncia e da indutncia so idnticos ao usados na figura 4 (V0 = 100 V, L = 0,1 mH e C = 10 nF).

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

5 4 Corrente (A) 3 2 1 0 0.0

R = 20 ohm (Q = 5) R = 60 ohm (Q = 5/3) R = 200 ohm (Q = 1/2)

0.5

1.0

1.5

2.0

2.5

3.0

/ 0

Figura 5 Corrente em um circuito RLC srie


2

Diferena de fase (rad)

-1

R = 20 ohm (Q = 5) R = 60 ohm (Q = 5/3) R = 200 ohm (Q = 1/2)

-2 0.0

0.5

1.0

1.5

2.0

2.5

3.0

/ 0

Figura 6 Diferena de fase entre a tenso na fonte e a corrente em um circuito RLC srie

250 200

R = 20 ohm (Q = 5) R = 60 ohm (Q = 5/3) R = 200 ohm (Q = 1/2)

Potncia (W)

150 100 50 0 0.0

0.5

1.0

1.5

2.0

2.5

3.0

/ 0

Figura 7 Potncia mdia dissipada em um circuito RLC srie

Um caso limite quando a resistncia vai a zero: a corrente e a potncia dissipada tendem a infinito na ressonncia. Na prtica, isso no ocorre porque os fios e a prpria bobina possuem resistncia e limitam a corrente do circuito.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

III.Anlise do comportamento transiente


At agora analisamos o comportamento dos circuito RLC em regime estacionrio. No entanto, como todo oscilador, assim que a excitao ligada ou desligada, existe uma resposta transiente do circuito e essa resposta que desejamos analisar nesta sesso. Na figura 8 mostramos um circuito RLC sem fonte, mas com o capacitor carregado com carga Q0. No instante t = 0 a chave S ligada e a energia eltrica armazenada no capacitor comea a ser transferida para o indutor em forma de energia magntica, enquanto parte desta energia dissipada no resistor R.
I + R -Q

S +

+Q +

L dI dt

Figura 8 Diagramas de um circuito RLC com o capacitor carregado

Com a chave S ligada, podemos aplicar a lei das malhas de Kirchhoff a esse circuito:
dI Q + R.I + = 0 dt C (19)

Mas I = dQ / dt . Logo:
L d 2Q dQ Q +R + =0 2 dt C dt (20)

No circuito RLC, a tendncia que a energia fique oscilando entre o capacitor e o indutor, sendo progressivamente dissipada no resistor. Assim, podemos supor que a carga no capacitor pode ser expressa por uma oscilao amortecida:

10

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

Q = Ae t cos(1 .t + )

(21)

O fator exponencial descreve o amortecimento, e o parmetro chamado de constante de decaimento. O termo de cosseno responsvel pelas oscilaes, que ocorrem em uma freqncia 1, no necessariamente igual a o; o fator de fase aparece para permitir o ajuste s condies iniciais. Para facilitar os clculos, vamos utilizar a notao complexa: Q = Ae pt (22)

Agora substitumos a equao 22 na equao 20: p 2 L + pR + 1 =0 C (23)

Temos uma equao algbrica de segundo grau para p, cujas solues so:
R 1 R + 2L LC 2L R 1 R 2L LC 2L
2 2

(24a)

p1 =

(24b)

p2 =

Se o radicando for negativo, podemos escrever: R 1 R i 2L LC 2 L R 1 R i 2L LC 2 L


2

(25a)

p1 =

(25b)

p2 =

A soluo geral a combinao linear das duas solues independentes:

11

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

Q = Ae

R t 2L

i . Be

1 R t LC 2 L

+ Ce

1 R t LC 2 L

(26)

A parte real da equao 26 :


R t 2L

Q = Ae

1 R 2 . cos t + LC 2 L

(27)

Comparando com a equao 21, podemos identificar os parmetros e 1:


R 2L
2

=
1 =

(28a) (28b)

1 R 2 2 = o LC 2 L

A constante de decaimento proporcional a resistncia, o que era esperado, porque a resistncia o elemento que dissipa energia. A freqncia de oscilao 1 menor do que a freqncia natural o. Para determinar a corrente, preciso derivar a equao 21:
dQ = o Ae t sin . t + arctan 1 dt 1

I (t ) =

(29)

Agora que podemos determinar e 1, resta o trabalho de adequar a soluo (equaes 21 e 29) com as condies inicias atravs das variveis A e . As condies iniciais so:
Q (t = 0) = Qo I (t = 0) = 0

(30a) (30b)

Substituindo nas equaes 21 e 29, calculamos A e :

12

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

A=

Qo = Qo o cos (arctan ( / 1 )) 1

(31a) (31b)

= arctan

Para uma resistncia pequena ( R << L / C ), podemos considerar que a carga e a corrente oscilaram com freqncia angular muito prxima a freqncia natural do circuito (isso equivale a fazer 1 o ). As oscilaes amortecidas s ocorrem se sua freqncia (1) for real. Da equao 28b, vemos que isso acontece se < o (que corresponde a R < 2 L / C ). Essa situao chamada de regime sub-amortecido, ou amortecimento sub-crtico. O caso em que > o (que corresponde a R > 2 L / C ) chamado de regime super-amortecido, ou de amortecimento super-crtico. As solues para p so reais e diferentes:
p1 = + 2 o p 2 = 2 o
2

(32a) (32b)

Ambos os valores so negativos, portanto a soluo geral uma soma de dois decaimentos exponenciais a taxas diferentes:
2 2 + o t 2 2 o t

Q = Ae

+ Be

(33)

Finalmente, o caso em que = o (que corresponde a R = 2 L / C ) chamado de regime criticamente amortecido, ou de amortecimento crtico. As duas solues para
p so iguais:
p 1 , 2 =

(34)

Nesse caso, a outra soluo independente :

13

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

Q = te t

(35)

A soluo geral portanto: (36)

Q = ( a + bt )e t

A figura 9 mostra o comportamento tpico da corrente como funo do tempo mostrado para os diferentes regimes de amortecimento (sub-crtico, crtico e supercrtico). No amortecimento sub-crtico, a corrente realiza algumas oscilaes antes de alcanar a situao de equilbrio, enquanto nos amortecimentos crtico e super-crtico h um decaimento exponencial da corrente. A situao em que a corrente decai mais rapidamente no amortecimento crtico; nesse caso, aumentar o fator de amortecimento
aumenta o tempo necessrio para atingir o equilbrio.
I (t)
Regime de sub amortecimento R 2<4L/C

t I (t)
Regime de amortecimento crtico R 2=4L/C

t I (t)
Regime de amortecimento super crtico R 2>4L/C

Figura 9 Comportamento da corrente em um circuito RLC srie nos diferentes regimes de amortecimento.

IV. Soluo geral do circuito RLC


A soluo geral do circuito RLC na presena de uma fonte de tenso alternada composta por dois termos: o primeiro a soluo estacionria (equao 11), e o segundo termo a soluo transiente (que depende do tipo de amortecimento). O termo

14

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

estacionrio uma oscilao de amplitude constante, enquanto o termo transiente uma oscilao que decai com o tempo. Assim, depois de um certo tempo (que pode ser bastante rpido), o termo transiente se torna desprezvel frente ao termo estacionrio.

V. Analogia eletro-mecnica
As equaes que governam o circuito RLC so completamente anlogas s que governam osciladores mecnicos (sistema massa-mola) quando h atrito viscoso (proporcional velocidade). O sistema massa-mola tambm apresenta as propriedades de ressonncia e os trs tipos de comportamento transiente observados no circuito RLC. Assim podemos fazer uma analogia entre circuitos eltricos e sistemas mecnicos:

Parmetros Mecnicos
Deslocamento, x dx Velocidade, v = dt d2x a = Acelerao, dt 2 Massa, m Constante elstica da mola, k Coeficiente de atrito, b dx Fora de atrito, b dt

Parmetros Eltricos
Carga, q

dq dt di d 2 q Variao da corrente, = dt dt 2 Indutncia, L Inverso da capacitncia, 1 / C Resistncia, R dq Queda de tenso, Ri = R dt


Corrente, i =

15

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

Experimentos

Para quantificar o comportamento instantneo de tenses e correntes que variam no tempo, utilizaremos um osciloscpio. Portanto, preste muita ateno na ligao do osciloscpio para que os cabos terra estejam sempre ligados no mesmo ponto do circuito.

1. Circuito RLC soluo estacionria


Nesta parte da prtica analisaremos o comportamento dos circuitos RLC em regime estacionrio. Verificaremos a validade das leis de Kirchoff em corrente alternada e mediremos as diferena de fase em tenso e corrente de acordo com os elementos do circuito. a) Monte o circuito RLC mostrado na figura 10 utilizando L = 44 mH (bobina disponvel na bancada sem o ncleo de ferro), C = 0.1 F e R = 1 k e aplique uma tenso senoidal de cerca de 10 V e freqncia de cerca de 1 kHz.

CH 1

CH 2

Figura 10 Circuito RLC

b) Mea a tenso total aplicada e a tenso em todos os elementos do circuito com um osciloscpio e com um multmetro. Mea tambm a freqncia usando o osciloscpio. A configurao sugerida a seguinte: visualizao de ambos os canais (em modo Alt), com canal 2 invertido, escala vertical em 5 V/div e base de tempo em

16

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

0,2 ms/div, com acoplamento DC para ambos os canais e trigger no modo Auto. Se o sinal medido em algum canal for pequeno voc poder aumentar sensibilidade da escala vertical. Na figura 10, o canal 1 est medindo a tenso total na fonte, e o canal 2 est medindo a tenso sobre o resistor. Para medir a tenso no capacitor e no indutor, troqueos de posio com o resistor. c) Utilizando os valores dos componentes calcule o mdulo das tenses nos terminais de cada elemento do circuito, e compare com os valores medidos. Discuta a validade da lei de Kirchhoff para as tenses para circuitos de corrente alternada. d) Utilizando dois canais do osciloscpio mea a diferena de fase entre a tenso nos terminais do resistor, do indutor e do capacitor em relao tenso total do circuito. Se necessrio, diminua a base de tempo para ter maior preciso. Esse resultado consistente com a equao 15? e) Faa um diagrama mostrando todas as tenses no plano complexo.
Tenses em um circuito RLC srie (soluo estacionria)

Total Tenso pico-a-pico (osciloscpio) Tenso rms (multmetro) Fase Tenso esperada Fase esperada

Resistor

Capacitor

Indutor

2. Circuito RLC ressonncia


Nesta parte da prtica estudaremos o fenmeno da ressonncia em circuitos RLC. O objetivo principal avaliar a resposta do circuito (amplitude e fase da corrente) como funo da freqncia e da resistncia R do circuito. a) No circuito RLC da figura 10 utilize L = 44 mH, C = 0,22 F e R = 10 . b) Utilizando os dois canais do osciloscpio, mea o valor da tenso no gerador (Vo) e na resistncia (VR), em funo da freqncia. Faa um grfico de VR / Vo em funo da freqncia. A configurao sugerida para o osciloscpio ; visualizao de ambos os canais (em modo Alt e com canal 2 normal), acoplamento DC em ambos os canais, trigger em modo Auto. Obs: Este grfico deve ser feito durante a aquisio dos dados para que voc possa espaar os pontos adequadamente, concentrando-os na

17

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

regio da freqncia de ressonncia. Alm disso, mantenha o terra dos dois canais do osciloscpio no mesmo ponto do circuto, por exemplo entre a fonte e o resistor como mostrado na figura 10. c) Faa o mesmo substituindo o resistor por um de 100 . d) Determine o valor da freqncia de ressonncia do circuito. Verifique se na condio de ressonncia ocorre VL = VC, Vo = VR, e = 0.
Ressonncia em um circuito RLC

/2 (Hz)

Vo (V) (R = 10 )

VR (V) (R = 10 )

Vo (V) (R = 100 )

VR (V) (R = 100 )

3. Circuito RLC soluo transiente


Nesta parte da prtica estudaremos o comportamento transiente de em circuitos RLC. O objetivo principal avaliar a resposta do circuito ( comportamento oscilatrio da corrente) como funo dos elementos do circuito. a) No circuito RLC srie da figura 10 utilize L = 44 mH, C = 47 nF e R = 47 . Com esses valores, qual o tipo de amortecimento esperado?

18

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

b) Ajuste o gerador de sinais para obter uma onda quadrada com as caractersticas mostradas na figura 11a (o sinal do gerador de sinais ser mostrado no canal 1) c) Como mostrado na figura 10, o canal 2 do osciloscpio mede a tenso nos terminais do resistor (VR), que diretamente proporcional ao valor da corrente no circuito. A configurao sugerida para o osciloscpio : apenas canal 2, 0,2 V/div, acoplamento DC, trigger Auto com Source no canal 2. d) Ajuste a escala de tempo do osciloscpio para 0,2 ms/div, de modo a visualizar o sinal transiente parecido com o mostrado na figura 11b. e) Calcule a partir dessa curva o perodo e a freqncia de oscilao.

10 ms

10 ms

10 ms

(a)

75 ms

75 ms

(b)

10 ms

75 ms

Figura 11 Formas de onda para a excitao e a resposta transiente do circuito RLC

f) Coloque o canal 2 em GND (terra) e ajuste a posio do sinal para ficar em cima da linha central do osciloscpio. g) Coloque o canal 2 em acoplamento AC, e mea a amplitude de cada pico e cada vale com relao ao terra. A partir desses dados, calcule a constante de decaimento

do sinal.
h) Substitua o capacitor por um de maior capacitncia e descreva o que acontece com a curva de decaimento. i) Insira um ncleo de ferro no indutor e descreva o que acontece com a curva medida que se varia a indutncia do circuito.

19

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada II

j) Com o ncleo de ferro totalmente inserido no indutor, mea a freqncia de oscilao e a constante de decaimento. Com isso, obtenha a auto-indutncia da bobina com o ncleo de ferro. k) Pea ao seu professor um conjunto de resistores distintos e adicione ao circuito de modo a obter amortecimento crtico e super crtico. Faa um esquema em escala das formas de onda nos diferentes regimes.
Transiente RLC indutor com ncleo de ar

Pico

Tenso

Pico

Tenso

T= =

o =

Transiente RLC indutor com ncleo de ferro

Pico

Tenso

Pico

Tenso

T= =

o = L=

20

Potrebbero piacerti anche