Sei sulla pagina 1di 27

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Todo investidor busca a otimizao de 03 (trs) aspectos bsicos em um investimento: retorno, prazo e proteo. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nvel de risco que est disposto a correr, em funo de obter uma maior ou menor lucratividade.

Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicaes em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crdito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variao de desempenho do ativo financeiro utilizado como referncia do investimento.

Considerando os 03 (trs) aspectos bsicos de um investimento: retorno, prazo e proteo, podemos classificar primariamente os investimentos em 02 (duas) categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda varivel.

Renda fixa Um tipo de investimento qualificado como investimento em renda fixa quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate.

Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remunerao, ou a sua forma de clculo, previamente definida no momento da aplicao.

Ao investir seus recursos em um ttulo de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, voc est emprestando a quantia investida ao emissor do ttulo para, em troca, depois de um certo perodo, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remunerao de seu emprstimo.

As condies do investimento - tais como clusulas de recompra, prazos, formas de remunerao e ndices - so acertadas com o devedor (tambm chamado emissor do ttulo ou tomador) no momento da aplicao.

Na renda fixa, assim como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte.

Por exemplo, se o emissor do ttulo no cumpre a obrigao assumida, o investidor deixar de receber uma parte ou a totalidade da quantia pactuada.

Outro risco possvel de, ao final da aplicao, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicaes de risco similar e disponveis durante o mesmo perodo.

Os investimentos mais populares em renda fixa so a Caderneta de Poupana e os Fundos DI.

Mas h tambm outras aplicaes, tais como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e debntures, entre outras.

Os investimentos em renda fixa podem ser classificados em 02 (dois) tipos: investimento em renda fixa pr-fixada e investimento em renda fixa ps-fixada.

Renda Fixa Pr-fixada Um tipo de investimento qualificado como investimento em renda fixa pr-fixada quando a taxa de remunerao definida no momento da aplicao, ou seja, ao investir o seu dinheiro o investidor j saber exatamente qual ser o percentual de rentabilidade que o emissor do ttulo lhe pagar na data combinada.

Renda Fixa Ps-fixada Um tipo de investimento qualificado como investimento em renda fixa ps-fixada quando apenas a forma do clculo de sua taxa de remunerao definida no momento da aplicao, ou seja, ao investir o seu dinheiro o investidor ainda no saber exatamente qual ser o percentual de rentabilidade que o emissor do ttulo lhe pagar na data combinada. A taxa de remunerao poder ser maior ou menos dependendo do desempenho do ndice utilizado como referncia para a base de clculo durante o perodo acordado entre as partes.

Renda varivel Um tipo de investimento qualificado como investimento em renda varivel quando no se conhece a sua taxa de rentabilidade e nem o seu prazo de resgate.

A rentabilidade do investimento ser definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituio emissora do respectivo ttulo.

Nos investimentos em ttulos de renda varivel, o investidor no tem como saber, previamente, qual ser a rentabilidade da aplicao.

Porm, se a escolha for feita com critrio, diante de opes bem avaliadas e com diversificao dos investimentos, a aplicao em renda varivel poder proporcionar ao investidor um retorno maior do que o obtido em aplicaes de renda fixa.

Nos investimentos em renda varivel, a possibilidade de perda decorre no apenas da possibilidade de no pagamento pelo devedor, ou empresa na qual se investiu, mas tambm da possibilidade de a rentabilidade obtida terminar sendo menor do que a taxa de juros oferecida por aplicaes de renda fixa disponveis no mesmo perodo do investimento.

Geralmente, os investimentos em renda varivel so recomendados para prazos mais longos e para investidores com mais tolerncia s variaes de preo dos ttulos, muito comuns nesse mercado.

Nesse tipo de investimento a diversificao da carteira,ou seja, o investimento em ttulos de vrios emissores diferentes, muito importante para diminuir o risco, pois eventuais perdas em alguns papis podem ser compensadas com ganhos em outros.

Os investimentos mais tradicionais e populares em renda varivel so as aes, os fundos de aes e os clubes de investimento.

Formao de Preos nos Mercados de Renda Fixa e de Renda Varivel As diferenas entre os ttulos de renda fixa e os de renda varivel esto diretamente ligadas ao processo de formao de preos em seus respectivos mercados.

Nos ativos de renda varivel - como, por exemplo, as aes - os preos so formados pela interao entre ofertas e demandas propostas por um nmero diversificado de investidores.

Essas propostas so centralizadas em ambientes de negociao fsicos ou eletrnicos, comumente chamados de Bolsas de Valores, e tm seus valores redefinidos a todo momento, por conta dos diversos eventos que afetam as empresas emissoras, a economia e os mercados.

J o preo de um ttulo de renda fixa depende da rentabilidade implcita prevista para o papel.

Fatores como condies de mercado e risco do emissor podem influenciar no processo de formao do preo de um ttulo de renda fixa, mas os principais movimentos no valor do ttulo esto relacionados facilidade de negoci-lo no mercado (liquidez) e aos preos bsicos da economia, estes responsveis por afetar a avaliao presente de sua remunerao.

PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS DO MERCADO FINANCEIRO:

Fundamentos de investimentos Fundo de investimento uma comunho de recursos financeiros, captados de pessoas fsicas e/ou jurdicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicao em ttulos e valores mobilirios. Isto , os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento so utilizados para comprar bens (ttulos e valores mobilirios), que passam a pertencer a todos os investidores do fundo em questo, na proporo de seus investimentos.

Este organismo de coleta de poupana e de aplicao, cujo capital varivel, aberto ao pblico em geral. Geralmente, o patrimnio dos fundos de investimento est dividido em unidades de participao (cotas) pertencentes aos seus subscritores. Cada unidade prov o direito propriedade de uma parte do patrimnio do fundo de investimento. O valor dos ttulos possudos por cada participante determinado pela relao entre o total do ativo e o nmero de cotas, e no diretamente pelo mercado.

Os fundos de investimento no possuem personalidade jurdica. Sendo assim, o seu patrimnio sempre gerenciado por outra entidade, geralmente, um banco ou uma sociedade gestora de fundos de investimento.

Organizao Um fundo organizado sob a forma de condomnio e seu patrimnio dividido em cotas, cujo valor calculado diariamente por meio da diviso do patrimnio lquido total pelo nmero de cotas em circulao. O patrimnio lquido total calculado pela soma do valor de todos os ttulos e do valor em caixa, menos as obrigaes do fundo, inclusive aquelas relativas sua administrao. As cotas so fraes do valor do patrimnio do fundo. Exemplo: um investidor aplica $2.000 em cotas de um fundo que, na data do investimento, possui um patrimnio lquido de $500.000 e 100.000 cotas. A partir destas informaes, possvel calcular: 1. O valor da cota na data da aplicao: $500.000 / 100.000 = $5 2. O nmero de cotas adquiridas pelo investidor: $2.000 / $5 = 400

Supondo que, num determinado intervalo de tempo, o patrimnio lquido sofra um aumento de 20% (=$100.000) e o nmero de cotas aumente 9% (=9.000). Neste caso, o valor de cada cota aumentar ($600.000 / 109.000 = $5,5), da mesma forma como o valor a resgatar (400 x $5,5 = $2.200).

E se quisermos calcular a rentabilidade no perodo, basta dividir o valor da cota no resgate pelo valor na data da aplicao e ajustar para percentual: $5,5 / $5 = 1,1 ou 10%.

Classificao Os fundos de investimento podem ser organizados sob a forma de condomnios abertos ou fechados. Fundo de investimento aberto Fundo de investimento fechado

Funcionamento O funcionamento dos fundos obedece a normas da CVM e a um regulamento prprio, que s pode ser alterado por deciso dos cotistas (ou, nos casos de necessidade de adequao legislao vigente, por determinao da CVM).

O regulamento o principal documento que regula o fundo de investimento e nele esto descritas as regras relativas ao objetivo, poltica de investimento, aos tipos de ativo negociados, aos riscos envolvidos nas operaes, s taxas de administrao e outras despesas do fundo, bem como ao seu regime de tributao e outras informaes relevantes.

Custo Na hora de comparar diferentes fundos importante considerar seus custos. No Brasil, por conta das normas da CVM, todos os custos de determinado fundo de investimento devem ser obrigatoriamente descontados antes do valor da cota, e, portanto da rentabilidade divulgada. Assim, quando se compara a rentabilidade de fundos, o que se v o resultado lquido que o fundo obteve, j descontados os custos. Por isso, um fundo com custos mais altos, mas que tenha melhor resultado, poder ser comparado com outro de custos e resultados mais baixos.

Essa forma de divulgao do valor das cotas boa, porque facilita a comparao dos resultados. Porm, para descobrir os custos incidentes sobre um fundo ser sempre necessrio consultar o seu regulamento.

As taxas normalmente cobradas so a taxa de administrao e, eventualmente, a taxa de performance - que uma taxa cobrada nos termos do regulamento, quando o resultado do fundo supera um certo patamar previamente estabelecido. Alguns fundos podem tambm cobrar taxas de ingresso (devidas quando se faz o investimento) e taxas de sada (devidas quando se realiza o resgate).

J as despesas debitadas do fundo costumam ser: despesas de corretagem, despesas de custdia e liquidao financeira de operaes e despesas de auditoria. Alm disso, tambm importante considerar a tributao na hora de decidir seu investimento e calcular a rentabilidade.

Risco x Rentabilidade Podemos considerar o risco como sendo a possibilidade de no se atingir o retorno esperado do investimento. No caso de um fundo de investimento, o principal risco aquele inerente aos ativos que compem a carteira. Porm, h trs riscos principais aos quais o investidor est invariavelmente sujeito: Risco de mercado Risco de crdito Risco de liquidez

Por tudo isso, importante que o investidor se mantenha informado sobre os ativos que compem a carteira do fundo, sobre as restries ao resgate e sobre o mercado para a negociao de cotas de fundos fechados, tanto na hora de investir quanto periodicamente, para decidir se permanecer ou no com o investimento.

No se esquea de que a rentabilidade de um investimento costuma estar associado ao seu grau de risco. Maiores retornos normalmente esto associados a um maior grau de risco. As aplicaes mais conservadoras costumam apresentar uma menor rentabilidade, mas o seu grau de risco geralmente tambm menor. Desconfie de fundos de investimento que apresentem rentabilidade muito superior aos demais fundos da mesma natureza, pois possvel que o seu gestor esteja incorrendo em um risco muito maior que os demais e que, talvez, no seja adequado ao seu perfil.

Vantagem x Desvantagem Vantagem dos fundos de investimento

Possibilitar que investidores de perfil similar - com objetivos comuns, estratgias de investimento semelhantes e mesmo grau de tolerncia a risco - concentrem recursos para aumentar seu poder de negociao e diluir os custos de administrao. Contar com profissionais especializados dedicados exclusivamente ao gerenciamento de seus recursos.

Desvantagem dos fundos de investimento Delegar a terceiros a administrao de seus recursos. Ausncia de autonomia na tomada das decises de investimento do fundo. Submeter-se a regras previamente estabelecidas e vontade da maioria dos cotistas Arcar com custos inerentes a este tipo de investimento.

Caderneta de poupana A caderneta de poupana um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda.

Quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e no preciso ser correntista para investir.

Basta apenas comparecer uma agncia bancria portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residncia.

Quem Pode Investir? Qualquer brasileiro pode abrir uma caderneta de poupana, inclusive menores de idade.

Garantias Os investimentos na caderneta de poupana so garantidos at o limite de R$ 60.000 por CPF, pelo Fundo Garantidor de Crdito (FGC), quando realizados em uma instituio associada ao referido fundo, ou em mais de uma instituio associada ao mencionado fundo, do mesmo conglomerado financeiro.

Aplicao Inicial Varia conforme os bancos.

Liquidez imediata As quantias depositadas podem ser sacadas a qualquer tempo.

Prazo No h prazo. No entanto, os valores mantidos por menos de 1 ms no recebem nenhuma remunerao.

Rentabilidade Taxa de juros de 0.5% ao ms, aplicada sobre os valores atualizados pela TR, creditada mensalmente na data de aniversrio da aplicao.

Riscos O risco de aplicar em Caderneta de Poupana muito baixo. A caderneta de poupana considerada um investimento extremamente conservador.

Desvantagem um investimento conservador e, como tal, o rendimento costuma ser menor que outras aplicaes tambm conservadoras como, por exemplo, fundos de investimento de baixo risco.

Tributao Pessoas fsicas Iseno total de Imposto de Renda na Fonte Pessoas Jurdicas

Os rendimentos auferidos por pessoas jurdicas em contas de depsitos de poupana sujeitam-se incidncia do imposto de renda na fonte, s alquotas como demonstrado a seguir: 1. 2. 3. 4. Aplicaes at 180 dias: 22,5% Aplicaes de 181 a 360 dias: 20% Aplicaes de 361 a 720 dias:17,5% Aplicaes acima de 720 dias: 15%

CDB Certificado de Depsito Bancrio

Os Certificados de Depsitos Bancrios so ttulos de renda fixa, representativos de depsitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captao de recursos. Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transao. Ao comprar um CDB, voc est emprestando dinheiro para o Banco e recebendo juros em troca. Ao final do prazo contratado, o banco deve lhe pagar o valor aplicado (principal), acrescido da remunerao prevista quando da aplicao. Esta remunerao nunca negativa. A diferena entre os CDB e os RDB que o CDB pode ser negociado antes do vencimento, enquanto o RDB inegocivel e intransfervel. Porm, no caso do CDB, negociar o ttulo antes do prazo mnimo implica em perda de parte da remunerao (devoluo com desgio). importante lembrar que tanto o CDB quanto o RDB podem ser resgatados junto instituio emissora, antes do prazo contratado, desde que decorrido o prazo mnimo de aplicao. Antes do prazo mnimo no so auferidos rendimentos. Definio Ttulo privado emitido por bancos de investimento e por bancos comerciais, representativo de depsitos a prazo. O CDB (Certificado de Depsito Bancrio) comprova que o seu proprietrio possui um depsito bancrio remunerado na instituio financeira emissora. Pode ser comprado e vendido e rende juros O objetivo da emisso de CDB (Certificado de Depsito Bancrio) pelo setor privado a captao de recursos. A taxa de rentabilidade do CDB (Certificado de Depsito Bancrio) pr-fixada ou indexada em TR, e expressa em percentual anual. O CDB (Certificado de Depsito Bancrio) pode ser transfervel por endosso nominativo, ou seja, pode ser vendido a qualquer hora, dentro do prazo contratado, com pequeno desgio. Tambm conhecido por depsito a prazo. A medida provisria 542 do Plano Real estabelece que: (1) o prazo mnimo para os ttulos pr-fixados de 30, 60 ou 90 dias; (2) o prazo mnimo para os ttulos indexados em TR de 120 dias. Rentabilidade As taxas podem ser prefixadas, ps-fixadas ou flutuantes e podem ter mais de uma base de remunerao, desde que prevalea a mais vantajosa para o cliente. Negocie com seu gerente Geralmente, as taxas so proporcionais aos volumes aplicados, isto , quanto mais recursos voc investe em um CDB do banco, melhor a taxa de remunerao. Prazo Os prazos mnimos para aplicao e resgate de CDBs e RDBs variam de 01 (um) dia a 12 (doze) meses, dependendo do tipo de remunerao contratada. Risco

O risco baixo por se tratar de renda fixa, estando associado o recebimento do principal solidez da instituio, ou seja, caso o banco quebre voc pode no receber aquilo que aplicou. A aplicao garantida at o limite de R$ 60.000,00 por CPF, pelo Fundo Garantidor de Crdito (FGC), quando realizados em uma instituio associada ao referido fundo, ou em mais de uma instituio associada ao mencionado fundo, do mesmo conglomerado financeiro. Tributao A tributao do imposto de renda decrescente em funo do prazo da aplicao: 1. 2. 3. 4. Aplicaes at 180 dias: 22,5% Aplicaes at 181 a 360 dias: 20% Aplicaes at 361 a 720 dias: 17,5% Aplicaes acima de 720 dias: 15%

Para prazos inferiores a 30 (trinta) dias, incidir o IOF (Imposto sobre Operaes Financeiras): incide em operaes de crdito, cmbio, seguro e ttulos e valores mobilirios. O resgate de cotas de fundos de investimento isento de IOF a partir do 30 dia. O IOF no incide sobre os fundos de investimento em aes. Voc no precisa se preocupar com o pagamento dos impostos, pois o prprio banco recolhe para o fisco a parte que lhe devida. No vencimento do CDB, voc recebe o rendimento bruto obtido no perodo descontado o imposto de renda.

RDB: Recibo de Depsito Bancrio. Os Recibos de Depsitos Bancrios so ttulos de renda fixa, representativos de depsitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captao de recursos.

Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transao.

Ao comprar um RDB, voc est emprestando dinheiro para o Banco e recebendo juros em troca. Ao final do prazo contratado, o banco deve lhe pagar o valor aplicado (principal), acrescido da remunerao prevista quando da aplicao.

Esta remunerao nunca negativa. A diferena entre os CDB e os RDB que o CDB pode ser negociado antes do vencimento, enquanto o RDB inegocivel e intransfervel.

Porm, no caso do CDB, negociar o ttulo antes do prazo mnimo implica em perda de parte da remunerao (devoluo com desgio).

importante lembrar que tanto o CDB quanto o RDB podem ser resgatados junto instituio emissora, antes do prazo contratado, desde que decorrido o prazo mnimo de aplicao. Antes do prazo mnimo no so auferidos rendimentos.

Definio Tipo de aplicao em renda fixa, cujo rendimento uma taxa de juros previamente combinada e negocivel diretamente com o banco. O RDB (Recibo de Depsito Bancrio) no permite retirada antecipada dos recursos aplicados, nem negociao em mercado secundrio.

Rentabilidade As taxas podem ser prefixadas, ps-fixadas ou flutuantes e podem ter mais de uma base de remunerao, desde que prevalea a mais vantajosa para o cliente.

Negocie com seu gerente Geralmente, as taxas so proporcionais aos volumes aplicados, isto , quanto mais recursos voc investe em um RDB do banco, melhor a taxa de remunerao.

Prazo Os prazos mnimos para aplicao e resgate de CDBs e RDBs variam de 01 (um) dia a 12 (doze) meses, dependendo do tipo de remunerao contratada.

Risco O risco baixo por se tratar de renda fixa, estando associado o recebimento do principal solidez da instituio, ou seja, caso o banco quebre voc pode no receber aquilo que aplicou.

A aplicao garantida at o limite de R$ 60.000,00 por CPF, pelo Fundo Garantidor de Crdito (FGC), quando realizados em uma instituio associada ao referido fundo, ou em mais de uma instituio associada ao mencionado fundo, do mesmo conglomerado financeiro.

Tributao A tributao do imposto de renda decrescente em funo do prazo da aplicao: 1. Aplicaes at 180 dias: 22,5%

2. Aplicaes at 181 a 360 dias: 20% 3. Aplicaes at 361 a 720 dias: 17,5% 4. Aplicaes acima de 720 dias: 15%

Para prazos inferiores a 30 (trinta) dias, incidir o IOF (Imposto sobre Operaes Financeiras).

O IOF incide em operaes de crdito, cmbio, seguro e ttulos e valores mobilirios. O resgate de cotas de fundos de investimento isento de IOF a partir do 30 dia. O IOF no incide sobre os fundos de investimento em aes.

Voc no precisa se preocupar com o pagamento dos impostos, pois o prprio banco recolhe para o fisco a parte que lhe devida. No vencimento do CDB, voc recebe o rendimento bruto obtido no perodo descontado o imposto de renda.

Ttulos Pblicos O governo federal emite ttulos pblicos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades e pagar sua dvida mobiliria (assim chamada porque contrada pela emisso de ttulos mobilirios).

O rgo responsvel pela emisso e controle dos ttulos, e pela administrao da dvida mobiliria federal, a Secretaria do Tesouro Nacional.

H uma grande variedade de ttulos pblicos, cada um com caractersticas prprias em termos de prazos (vencimentos) e rentabilidade.

Existem ttulos que rendem juros prefixados, ps-fixados e mistos. Alguns contm correo cambial, enquanto outros so corrigidos por ndices de inflao, atualizados pela taxa SELIC (fixada pelo Comit de Poltica Monetria - COPOM, do Banco Central do Brasil), etc.

A forma mais comum de adquirir ttulos pblicos a indireta, atravs da aplicao em fundos de investimento que detenham em sua carteira tais papis. A rentabilidade desses fundos variada - mesmos para os de uma mesma classificao, como Renda Fixa ou Referenciados - porque suas carteiras so compostas por ttulos de diferentes emissores, pblicos e privados, e pelo fato de suas taxas de administrao serem diferentes.

Tesouro Direto

Hoje em dia voc conta com o servio Tesouro Direto atravs do qual voc pode comprar diretamente, pela internet, Ttulos Pblicos Federais do Tesouro Nacional. Basta ser residente no Brasil, possuir Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) e estar cadastrado em alguma das instituies financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto.

A compra no Tesouro Direto est sujeita a custos relativos cobrana de taxa de custdia pela Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia - CBLC (atualmente de 0,4% ao ano sobre o valor da compra do ttulo), taxa de manuteno da conta de custdia do investidor pelos Agentes de Custdia e s taxas de prestao de outros servios, quando for o caso (livremente pactuadas com os investidores).

Esses custos, entretanto, so normalmente menores que os da taxa de administrao de um fundo de investimento destinado a investidores com poucos recursos para investir.

Investimento de Renda Fixa Os ttulos pblicos so considerados ativos de renda fixa j que o rendimento, em termos percentuais ou pela vinculao a uma taxa divulgada periodicamente, definido no momento da compra do ttulo.

Entretanto, o fato de ser considerado um ativo de renda fixa no significa que os preos e as taxas de praticadas no variem ao longo do tempo. Isto porque, no caso de venda do ttulo antes do vencimento, os preos dependero das condies de mercado na data da venda.

Veja o que o Tesouro Nacional tem a dizer sobre isso "Os ttulos pblicos so marcados a mercado, o extrato/saldo do investidor reflete o preo de mercado dos ttulos. Desta forma, havendo queda nos preos negociados no mercado, o saldo do investidor cair. Por outro lado, se houver valorizao do ttulo, o saldo do investidor ir se elevar."

Isto significa que se o investidor "carregar" (isto , no vender) o ttulo at o vencimento, o valor aplicado e os juros acumulados sero pagos conforme acertado no momento da compra. Mas caso o ttulo seja negociado antes do vencimento, poder haver ganho ou perda, dependendo da variao do preo do ttulo.

De qualquer forma, a escolha do ttulo ideal (ou da carteira de ttulos variados) depender de quanto tempo o investidor estar disposto a deixar seu dinheiro aplicado, alm das taxas cobradas e dos riscos envolvidos.

Impostos A tributao incidente nos ttulos comprados pelo Tesouro Direto so as mesmas que incidem nos fundos de renda fixa, isto , a tributao do imposto de renda decrescente em funo do prazo da aplicao: 1. 2. 3. 4. aplicaes at 180 dias: 22,5% aplicaes at 181 a 360 dias: 20% aplicaes at 361 a 720 dias: 17,5% aplicaes acima de 720 dias: 15%

Caso o ttulo seja vendido num prazo inferior a 30 dias aps a compra haver incidncia de IOF.

Vantagem As taxas devidas CBLC e ao Agente de Custdia so cobradas somente na venda do ttulo e no no fim de cada ms, como ocorre nos fundos de investimento. Assim, quanto mais longo o prazo do investimento, maiores sero as vantagens em comprar ttulos pblicos pelo Tesouro Direto.

Ttulos Pblicos Estaduais e Municipais Os Ttulos Pblicos Estaduais e Municipais, da mesma forma que os Ttulos Pblicos Federais, so emitidos para financiar as dvidas dos Tesouros Estaduais e Municipais. Porm, tais ttulos tm mais riscos, pois ao contrrio da Unio Federal, os Estados e Municpios no tm o poder de emitir moeda. Por isso, entre outras razes, tais ttulos so bem menos populares entre os investidores.

A seguir listamos os Ttulos Pblicos Federais atualmente negociados no mercado. Mas ateno: nem todos esto disponveis para a compra atravs do Tesouro Direto.

Ttulos Federais LETRAS LTN - Letra do Tesouro Nacional Objetivo

Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita.

Taxa de juros

Possui rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra. Forma de pagamento No vencimento. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 1 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. LFT - Letra Financeira do Tesouro Objetivo

Ttulo emitido para prover recursos necessrios cobertura de dficit oramentrio, ou para realizao de operaes crdito por antecipao da receita oramentria.

Taxa de Juros Rentabilidade diria vinculada taxa de juros bsica da economia (taxa Selic). Forma de pagamento No vencimento. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 2 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. LFT-A - Letra Financeira do Tesouro - Srie A

Objetivo Ttulo cuja emisso destinada assuno, pela Unio, da dvida de responsabilidade dos Estados e do Distrito Federal. Prazo At 15 anos. Taxa de juros Taxa mdia Selic acrescida de 0,0245% a.m. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 11 da Lei 9.496, de 11.09.1997; Medida Provisria 2.192-68, de 28.06.2001; e artigo 4 do Decreto 3.859, de 04.07.2001.

LFT-B - Letra Financeirs do Tesouro - Srie B

Objetivo Ttulo cuja emisso destinada assuno, pela Unio, da dvida de responsabilidade dos Estados e do Distrito Federal. Prazo At 15 anos. Taxa de juros Taxa mdia Selic. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal' Artigo 11 da Lei 9.496, de 11.09.1997; Medida Provisria 2.192-68, de 28.06.2001, e artigo 5 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. NOTAS NTN-A Nota do Tesouro Nacional Srie A Objetivo Ttulos emitidos para a troca por ttulos emitidos na reestruturao da dvida externa. So emitidas em nove sub-sries distintas: NTN-A1, NTN-A3, NTN-A4, NTN-A5, NTNA6, NTN-A7, NTN-A8, NTN-A9 e NTN-A10. Prazo At 27 anos (dependendo da sub-srie), sendo respeitado o cronograma original de vencimento do ttulo. Taxa de juros Varivel at 12% a.a. (dependendo da sub-srie) Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Art. 7, 1 a 9 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. NTN-B Nota do Tesouro Nacional srie B Objetivo Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita. Taxa de Juros Possui rentabilidade vinculada variao do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra.

Forma de Pagamento Semestralmente (juros) e no vencimento (principal). Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 8 do Decreto 3.859, de 04.07.2001, e Portaria STN 111, de 11.03.2002. NTN-B Principal Taxa de Juros Rentabilidade vinculada variao do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. Forma de Pagamento No vencimento. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. NTN-C Nota do Tesouro Nacional srie C Objetivo Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita. Taxa de juros Rentabilidade vinculada variao do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra. Forma de Pagamento Semestralmente (juros) e no vencimento (principal). Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 9 do Decreto 3.859, de 04.07.2001, e Portaria STN 111, de 11.3.2002. NTN-D Nota do Tesouro Nacional Srie D Objetivo Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita. Prazo Definido quando da emisso do ttulo. Taxa de juros

Definida quando da emisso, em porcentagem ao ano, aplicada sobre o valor nominal atualizado. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 10 do Decreto 3.859, de 04.07.2001, e artigo 3 da Portaria MF/GM n 183, de 31.07.2003. NTN-F - Nota do Tesouro Nacional - Srie F Objetivo Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita. Taxa de juros Rentabilidade prefixada, acrescida de juros definidos no momento da compra. Forma de Pagamento Semestralmente (juros) e no vencimento (principal). Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 11 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. NTN-H - Nota do Tesouro Nacional - Srie H Objetivo Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita. Prazo Definido quando da emisso do ttulo. Modalidade escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 12 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. NTN-I - Nota do Tesouro Nacional - Srie I Objetivo Ttulo emitido para captao de recursos para o pagamento de equalizao das taxas juros dos financiamentos exportao de bens e servios brasileiros amparados pelo PROEX. Prazo Definido quando da emisso do ttulo.

Taxa de juros Definida quando da emisso, em porcentagem ao ano, aplicada sobre o valor nominal. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel (inalienvel se emitida at 30/04/1997). Base legal Artigo 3 do Decreto n 1.108, de 13.04.1994; artigo 2, 1, do Decreto no 1.732, de 07.12.1995; artigo 2, 1, do Decreto n 2.414, de 08.12.1997; artigo 13, do Decreto 3.859, de 04.07.2001; Portaria MF/GM n 121, de 11.06.1997; e Portaria MF/GM n 18, de 27.01.1998. NTN-M Nota do Tesouro Nacional Srie M Objetivo Ttulo emitido para a troca por ttulos emitidos na reestruturao da dvida externa (BIB). Prazo 15 anos. Taxa de juros Libor semestral, sendo considerada a taxa referente ao segundo dia til anterior ao da repactuao, acrescida de 0,875% a.a., aplicada sobre o valor nominal atualizado, respeitada o limite de 12% a.a. Modalidade Escritural, nominativa e inegocivel. inegocivel Modalidade na qual a titularidade (propriedade) no pode objeto de cesso ou transferncia. Base legal Artigo 5 do Decreto no 1.108, de 13.04.1994; artigo 14 do Decreto 3.859, de 4.7.2001; e Portaria MF/GM n 400, de 30.06.1994. NTN-P Nota do Tesouro Nacional Srie P Objetivo Ttulo emitido para serem trocados pelo produto em moeda corrente das alienaes de bens e direitos ocorridas no 4/7/2001. Prazo 15 anos. Taxa de juros 6% a.a., aplicada sobre o valor nominal atualizado. Modalidade Escritural, nominativa e inegocivel. Base legal

Artigo 1 do Decreto n 870, de 13.07.1993; artigo 6 do Decreto n 916, de 08.09.1993; e artigo 15 do Decreto 3.859, de 04.07.2001. NTN-R Nota do Tesouro Nacional Srie R Objetivo Ttulo emitido para aquisio por entidades de previdncia privada que tenham por patrocinadoras, exclusivas ou no, empresas pblicas, sociedades de economia mista, federais ou estaduais, autarquias, inclusive as de natureza especial e fundaes institudas pelo poder pblico. Fica facultada a aquisio de NTN-R por parte das demais entidades fechadas de previdncia privada, seguradoras e de capitalizao. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. NTN-R2 Nota do Tesouro Nacional Subsrie R2 Prazo 10 anos. Taxa de juros 12% a.a., aplicada sobre o valor nominal atualizado. Modalidade Escritural, nominativa e negocivel. Base legal Artigo 11 do Decreto no 1.019, de 23.12.1993; e artigo 16, do Decreto 3.859, de 04.07.2001.

Clubes de investimento: Definio Clube de Investimento uma comunho de recursos de pessoas fsicas - no mximo 150 participantes, salvo excees previstas na regulamentao1 - administrada profissionalmente por instituio credenciada pela CVM.

Funcionamento O funcionamento dos clubes de investimento obedece a normas da CVM, da Bovespa e a um Estatuto Social Estatuto Social Documento que estabelece as regras de funcionamento que regem um clube de investimento ou companhia aberta.prprio, que determina seus principais aspectos e s pode ser alterado por deciso dos participantes em Assemblia Geral, que tem poderes para decidir sobre todas as matrias relativas aos interesses do clube.

Carteira

A carteira (cesta de ativos quaisquer dentro de uma mesma estrutura que pode ser um fundo, o seu patrimnio pessoal ou mesmo a tesouraria de um banco) dos clubes de investimento deve ser composta por, no mnimo, 51% em aes, bnus de subscrio e debntures conversveis em aes de companhias abertas, adquiridas em bolsas de valores ou mercado de balco organizado, mercado de balco organizado Ambiente de negociao administrado por instituies auto-reguladoras, autorizadas e supervisionadas pela CVM, que mantm sistema de negociao (eletrnicos ou no) e regras adequadas realizao de operaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, bem como divulgao das mesmas.por entidades autorizadas pela CVM ou atravs de distribuio pblica. E nenhum dos cotistas do fundo pode ter mais de 40% das cotas existentes.

Vantagem A grande vantagem dos clubes em relao aos fundos de investimento reside na possibilidade de seus membros participarem da gesto da carteira gesto da carteira Gesto profissional de recursos ou valores mobilirios, entregues ao administrador, com autorizao para que este, discricionariamente, compre ou venda ttulos e valores mobilirios por conta do fundo. Constitui atividade sujeita fiscalizao da CVM.do clube, que pode ser realizada por pessoa diferente do administrador do clube ou ser exercida, isoladamente ou em conjunto, por: representante dos condminos, pessoas fsicas ou jurdicas contratadas ou entidade integrante do sistema de distribuio de ttulos e valores mobilirios (Sociedades Corretoras, Distribuidoras, Bancos de Investimento, etc.)3.

Administrador importante lembrar que, caso o administrador seja remunerado pela administrao da carteira, dever estar previamente autorizado pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) para o exerccio dessa atividade.

Legislao Instruo CVM n 40 - com alteraes pelas Instrues CVM n 45, 54, 224, 441/06 Instruo CVM n 66/87.

Debntures Ttulo emitido por uma sociedade annima para captar recursos, visando investimento ou financiamento de capital de giro. Este tipo de ttulo garante ao comprador uma renda, ao contrrio das aes, cuja renda varivel. O portador de uma debnture (debenturista) um credor da empresa que a emitiu, ao contrrio do acionista, que um dos proprietrios dela. Os investidores que compram as debntures recebem uma taxa de juros fixa ou varivel sobre o valor emprestado, alm do pagamento do

principal correspondente ao valor unitrio da debnture. Normalmente os prazos para pagamento so superiores a um ano. Os maiores compradores das debntures no mercado brasileiro so os chamados investidores institucionais, tais como bancos, fundos de penso e seguradoras e investidores estrangeiros.

Negociao As debntures podem ser negociadas na Bovespa, em mercado de bolsa ou em mercado de balco organizado, ou na CETIP. Sendo as debntures um ativo menos lquido que as aes, o investidor dever ficar atento s condies de mercado quando desejar sair do investimento.

Rentabilidade Os debenturistas so credores da companhia emitente, sendo remunerados pelo investimento de acordo com as condies e os prazos definidos na escritura de emisso da debnture.

A remunerao pelo investimento em debnture pode ocorrer atravs do pagamento de taxas de juros fixas ou variveis ou por participao no lucro da companhia. O investidor tambm possui o direito de receber a quantia relativa ao valor investido, na data de resgate prevista pela escritura de emisso da debnture. Esta quantia tambm pode ser quitada parcialmente antes desta data pr-estipulada, mediante amortizao do valor nominal da debnture.

No entanto, h um tipo especial de debnture, chamada de debnture perptua, que no possui data de vencimento pr-estabelecida.

Classificao Quanto a forma de emisso A distribuio das debntures pode ser efetuada por: Oferta pblica de debnture Oferta privada de debnture Quanto a conversibilidade em ao Debnture simples Debnture conversvel

Leia tambm: As garantias das debntures e Tipo de precaues que o investidor de ter antes de investir em debntures.

Pginas Relacionadas Emisso das debntures BM&FBOVESPA:Mercado Bovespa Tipos de investimento Ao

Aes Ttulo ou valor mobilirio de renda varivel, emitido por determinada sociedade annima, que representa a menor frao do capital da empresa emitente. O investidor em aes um co-proprietrio da sociedade annima da qual acionista, participando dos seus resultados. As aes so conversveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociao em mercado de bolsa ou em mercado de balco.

Este tipo de investimento classificado como de renda varivel. A rentabilidade varivel das aes composta por dividendos, participao nos resultados e benefcios concedidos pela empresa, e/ou por eventual ganho de capital na venda da ao.

Apesar de todas as sociedades annimas possurem o seu capital dividido em aes, somente as que forem emitidas por companhias de capital aberto registradas na Comisso de Valores Mobilirios podem ser negociadas publicamente.

A propriedade da ao representada pelo certificado de aes ou pelo extrato de posio acionria. Estes documentos so emitidos, respectivamente, pela prpria companhia ou por uma instituio contratada pela sociedade annima para o atendimento aos acionistas.

Tipos de Aes No Brasil, h trs espcies de aes emitidas pelas empresas de capital aberto. O que as diferencia so os direitos que estas empresas concedem aos seus acionistas. O estatuto social das companhias define as caractersticas de cada tipo de aes. Ao Ordinria (ON)

Ao Preferencial (PN) Ao de Fruio

Quais so as formas de remunerao do investimento em aes? Pagamento de dividendo ao acionsta pela companhia. Distribuio de bonificao ao acionsta pela companhia. Negociao de seu direito de subscrio quando a companhia decide emitir novas aes. Valorizao do preo das aes em bolsas de valores.

Como escolher uma ao para investir? Entre os diversos fatores que envolvem a escolha de uma ao para compor uma carteira de investimentos destaca-se a liquidez da ao, ou seja, o grau de facilidade com que podemos converter o ativo em dinheiro.

A liquidez de determinado ativo pode ser avaliada pelo volume financeiro movimentado e pelo nmero de negcios realizados sobre esta ao. Quanto maior for o valor destes indicadores, maior a liquidez apresentada por esta ao.

As aes podem ser negociadas em mercado de bolsa ou em mercado de balco. Em geral, as aes listadas em bolsas de valores possuem maior facilidade de serem negociadas, ou seja, maior liquidez.

Quanto vale uma ao? O preo das aes oscila conforme a expectativa dos investidores em relao companhia.

Vrios fatores influenciam os investidores na deciso de comprar ou vender as aes, entre eles: A perspectiva de lucro da companhia em suas atividades; O fluxo de dividendos a serem distribudos; As projees realizadas pelos analistas de mercado relativas aos rumos da companhia;

Anlise tcnica da tendncia do preo das aes; Anlise fundamentalista da tendncia do preo das aes; A liquidez das aes no mercado; O grau de alinhamento de interesses existente entre administradores, acionista controlador e demais acionistas; Indicadores de mercado: ndice Dow Jones, ndice Bovespa, Dlar, entre outros.

Se o resultado desse conjunto de fatores for favorvel, a procura por essas aes far com que sua cotao suba. Se acontecer o contrrio, sua cotao cair.

Como investir em aes? Os investidores devem comprar ou vender aes emitidas por companhias de capital aberto atravs das Sociedades Corretoras de Valores Mobilirios autorizadas pela CVM e pelas Bolsas de Valores.

As corretoras de valores mobilirios disponibilizam para o investidor um sistema eletrnico para negociao de valores mobilirios: o Home Broker. A negociao de aes atravs do Home Broker obedece s mesmas regras aplicveis s operaes tradicionais em bolsas de valores. A corretora obrigada a informar aos seus clientes todos os dispositivos e regras de negociao.

Os Diferentes mercados de negociao de aes O investidor pode negociar atravs do Mercado Vista e do Mercado de Opes.

Mercado Vista Mercado Vista Propriamente Dito ou Mercado de Lote Padro No mercado de lote padro, as aes so negociadas em lotes unitrios ou de quantidades mnimas de 100 (cem), 1.000 (mil), 10.000 (dez mil) ou 100.000 (cem mil) aes, conforme especificao feita pela BOVESPA para cada companhia. Mercado Fracionrio No mercado fracionrio, so negociadas aes em quantidades inferiores aos lotes padres estabelecidos.

Observao: As aes podem ter seus preos para negociao informados por cotao unitria ou por lote de mil aes.

Mercado de Opes No mercado de opes so negociados direitos de comprar ou vender, por um preo pr estabelecido, uma certa quantidade de uma determinada ao, ou de ndices, em data previamente fixada pela BOVESPA. Para encerrar uma posio (que um conjunto de direitos e obrigaes) necessrio que o investidor realize uma operao inversa original, apurando lucro ou prejuzo (diferena entre os preos pagos e recebidos nas negociaes).

Pginas Relacionadas Bolsas de Valores BM&FBovespa S.A. Mercado Vista Mercado de Opes

Derivativos Mercado no qual compradores e vendedores negociam ttulos cujos valores dependem (ou derivam) de outros ativos e/ou variveis. O mercado de derivativos composto pelas seguintes modalidades: termo, opes de compra ou venda, futuro.

Derivativo, em resumo, um contrato de pagamento futuro cujo valor deriva de um ativo principal.

Os derivativos podem ser negociados em vrios mercados: 1. Mercado a termo 2. Mercado futuro 3. Mercado de opes

Os mercados futuros e de opes so extremamente importantes no mercado financeiro. Utilizados por hedgers, especuladores e arbitradores, a sua formao de preos deriva de mercadorias e de ativos financeiros. Foram desenvolvidos para atender produtores e comerciantes expostos a riscos de preos, nos perodos de escassez e superproduo do produto negociado, reduzindo o risco de flutuao dos preos futuros da mercadoria.

No incio do desenvolvimento dos mercados financeiros, os derivativos foram criados como forma de proteger os agentes econmicos contra os riscos das oscilaes de preos. Estes ativos recebem esta denominao porque seus preos dependem do valor de outro ativo, denominado ativo-objeto.

A ideia bsica dos agentes econmicos, ao operar com derivativos, obter um ganho financeiro nas operaes de forma a compensar uma perda em outras atividades econmicas. Desvalorizao cambial e variaes bruscas nas taxas de juros so exemplos de situaes que j ocorreram na economia, cujos prejuzos foram reduzidos ou at se transformaram em ganhos para os agentes econmicos que protegeram os seus investimentos realizando operaes com derivativos.

Entre os derivativos mais populares encontram-se as opes e, sobre estas, existem diversos modelos tericos de valorizao. Dentre estes modelos, um dos mais difundidos o Modelo de Black & Scholes, cuja formulao rendeu o Prmio Nobel aos seus autores.

Potrebbero piacerti anche