Sei sulla pagina 1di 108

PROCESSO PENAL III CITAO Conceito A citao o ato processual por meio do qual oferecido ao acusado conhecimento oficial

al acerca do teor da acusao, abrindo-se oportunidade para que ele produza sua defesa, triangularizando-se, assim, a relao jurdico-processual. At o momento anterior citao, a relao era angular (autor e juiz). determinada pelo juiz e cumprida pelo Oficial de Justia. A falta de citao no processo penal causa nulidade absoluta do processo (art. 564, III e IV, do CPP), pois contraria os princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa. Exceo: o art. 570 do Cdigo de Processo Penal dispe que se o ru comparece em juzo antes de consumado o ato, ainda que para argir a ausncia de citao, sana a sua falta ou a nulidade. Nesse caso, o juiz ordenar a suspenso ou o adiamento do ato. O Cdigo de Processo Penal tratou da citao em um ttulo prprio, compreendendo os arts. 351 ao 372. A citao pode ser de duas espcies:

citao pessoal; citao ficta (por edital).

No processo penal no h citao ficta por hora certa. A citao ficta somente a editalcia. Diferena entre Citao, Intimao e Notificao Citao o ato processual por meio do qual se chama a juzo o ru para comparecer e defender-se. Intimao, segundo o Prof. Mirabete, a cincia dada parte, no processo, da prtica de um ato, despacho ou sentena. Notificao a convocao para o comparecimento ou a prtica de ato futuro. O Cdigo de Processo Penal no diferencia intimao e notificao, referindo-se a uma quando deveria aludir a outra.

Quem Deve Ser Citado Somente o acusado pode ser citado, ainda que seja menor de 21 anos ou mentalmente enfermo, a citao no poder ser feita na pessoa do representante legal. Exceo: se j houver sido instaurado incidente de insanidade mental e a perturbao for conhecida do juzo, a citao se far na pessoa do curador do acusado. Se a perturbao mental ainda no for conhecida do juzo, mas o Oficial de Justia a constata por ser aparente, dever certificar a ocorrncia no verso do mandado, a fim de que o juiz possa determinar a instaurao do incidente de insanidade mental. As pessoas jurdicas devero ser citadas na pessoa de seu representante legal.

Conseqncias do No-atendimento Citao O ru regularmente citado, pessoalmente ou por edital, mas com defensor constitudo que no comparece, permanecendo inerte ao chamado, pratica a contumcia, ausncia injustificada. O efeito da contumcia a revelia. O processo prosseguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado, deixou de comparecer ou, no caso de mudana de endereo, no comunicou o novo endereo ao juzo (art. 367 do CPP). Em virtude do princpio da verdade real, sobre ele no recair a presuno de veracidade quanto aos fatos que lhe forem imputados. O ru poder retornar ao processo a qualquer momento, independente da fase em que esteja.

Efeitos da Citao Vlida No processo penal, o nico efeito da citao vlida o de completar a relao jurdica processual. Com ela se instaura o processo e passam a vigorar todos os direitos, deveres, nus e princpios que regem o processo penal.

A citao vlida no processo penal no torna prevento o juzo, no interrompe a prescrio e no induz litispendncia.

Citao Real ou Pessoal Citao pessoal A citao pessoal aquela realizada na prpria pessoa do ru por meio de mandado citatrio, carta precatria, carta rogatria, carta de ordem e requisio. H a certeza da realizao da citao. A citao por mandado (prevista nos arts. 352 ao 357 do CPP) cumprida por Oficial de Justia. Destina-se citao do ru em local certo e sabido dentro do territrio do juiz processante. O mandado de citao indicar o nome do juiz, do qual emanou a ordem; o nome do ru ou querelante; sua residncia, se for conhecida; o fim para que feita a citao; o juzo; o lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer; a subscrio do escrivo e a rubrica do juiz. O Oficial de Justia dever ler ao citando o mandado e entregar-lhe a contraf, na qual so mencionados dia e hora da citao, ato que o Oficial dever declarar na certido, bem como a aceitao ou recusa do ru. A citao pode ser realizada em qualquer tempo, dia e hora, inclusive domingos e feriados, durante o dia ou noite. No se deve, todavia, proceder citao: de doente, enquanto grave o seu estado; de noivos, nos trs primeiros dias de bodas; de quem estiver assistindo ato de culto religioso; de cnjuge ou outro parente de morto (consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, em segundo grau) no dia do falecimento e nos sete dias seguintes.

Citao por requisio A citao por requisio destinada citao do militar e do preso. feita mediante ofcio requisitrio expedido pelo juiz ao comandante (chefe de servio), no caso da citao do militar, ou ao diretor do estabelecimento prisional, no caso do preso, requisitando sua apresentao em juzo, no dia e hora designados, cabendo a esses e no ao Oficial de Justia a citao. A requisio deve conter os mesmos requisitos do mandado de citao.

Se o militar ou o preso se encontrar em outra comarca, o juiz processante expedir carta precatria, cabendo ao juiz deprecado a expedio do ofcio requisitrio. Conforme a Smula n. 351 do Supremo Tribunal Federal, se o ru estiver preso na mesma Unidade da Federao do juiz processante, ser nula sua citao por edital, sendo vlida, portanto, a citao por edital do ru preso em outra Unidade da Federao diversa daquela do juiz processante.

Citao por carta precatria A citao por precatria destina-se citao do ru que est em lugar certo e sabido, porm fora da jurisdio do juiz processante (art. 353 do CPP). A precatria indicar o juiz deprecante e o deprecado, suas respectivas sedes, o fim da citao e o juzo do lugar, dia e hora em que o ru dever comparecer. A principal caracterstica da citao por precatria no processo penal o seu carter itinerante (art. 355, 1., do CPP). Se o juiz deprecado verificar que o ru se encontra em territrio sujeito jurisdio de um terceiro juiz, a este remeter os autos para a efetivao da citao, desde que haja tempo.

Citao por carta rogatria A citao por carta rogatria destina-se citao do ru que se encontra em lugar certo e sabido, mas no estrangeiro ou em legaes estrangeiras (embaixadas). Anteriormente, o ru que estava no estrangeiro era citado por edital. Hoje, com a Lei n. 9.271/96, a citao pessoal, atravs de rogatria. Exceo: se o Estado estrangeiro se recusar a cumprir a rogatria do Brasil, o ru ser citado por edital. Nesse caso, considera-se que ele est em local inacessvel (art. 363, I, do CPP). Como o trmite da rogatria demorado, o Cdigo de Processo Penal autoriza a suspenso do processo e do curso do prazo prescricional at a efetivao da citao (art. 368 do CPP).

Citao por carta de ordem A citao por carta de ordem tem disciplina idntica da citao por precatria. expedida por um rgo superior para ser cumprida por rgo inferior. Em geral so determinadas pelos tribunais nos processos de sua competncia originria. Ex.: o TJ pede para o juiz de primeira instncia cumprir um mandado citatrio de um ru residente em sua comarca e que goze de prerrogativa de foro.

Citao do funcionrio pblico O funcionrio pblico ser citado por mandado (ateno: somente so citados por requisio o preso e o militar), mas necessria a expedio de um ofcio ao chefe da repartio onde o citando trabalha, notificando-o do dia, hora e lugar em que o funcionrio dever comparecer (art. 359 do CPP). Visa possibilitar a continuidade do servio pblico, providenciandose a substituio do funcionrio. A falta da expedio desse ofcio no invalida a citao. Se o citando for magistrado, dever ser comunicado ao Presidente do Tribunal de Justia; se for membro do Ministrio Pblico, dever ser comunicado ao Procurador-Geral de Justia.

Citao por Edital ou Ficta e a Lei n. 9.271/96 A citao por edital medida excepcional, s sendo utilizada quando frustradas as possibilidades de citao pessoal, por ser impossvel localizar o ru (art. 361 do CPP). Ser feita a citao por edital nos seguintes casos: quando ru est em lugar incerto e no sabido (LINS), o prazo ser de 15 dias;

quando for incerta a pessoa do ru a ser citada, o prazo ser de 30 dias (art. 363, inc. II, do CPP);

quando o ru estiver se ocultando para no ser citado, o prazo ser de 5 dias (art. 362 do CPP);

quando o ru estiver em lugar inacessvel, em virtude de epidemia, de guerra ou por outro motivo de fora maior, o prazo ser de 15 a 90 dias (art. 363, inc. I, do CPP).

O edital ser afixado na porta do juzo e ser publicado na imprensa, onde houver. A Lei n. 9.271/96 trouxe grandes inovaes para a citao editalcia. Anteriormente, se o ru citado por edital no comparecesse nem constitusse advogado, o processo tinha prosseguimento normal. Muitas vezes, o ru nem tomava conhecimento de que fora processado e condenado revelia. A lei alterou o art. 366 do Cdigo de Processo Penal e determinou que se o ru citado por edital no comparecer nem constituir advogado, o processo ficar suspenso e tambm ser suspenso o prazo prescricional (ateno: se o ru foi citado pessoalmente e no comparecer nem constituir advogado, ser decretada sua revelia). O juiz, mesmo aplicando o art. 366 do Cdigo de Processo Penal, se presente os motivos, poder decretar a priso preventiva do acusado. Poder tambm determinar a produo das provas consideradas urgentes. Se o fizer, nomear um defensor dativo. O processo e o prazo prescricional ficaro suspensos por prazo indeterminado at que o ru seja encontrado. Como a Lei n. 9.271/96 no estabeleceu um limite mximo para a suspenso do prazo prescricional, poderia ser criado no caso concreto um crime imprescritvel. Somente a CF pode, no entanto, prever crimes imprescritveis (que so o racismo e a ao de grupos armados civis ou militares contra o Estado Democrtico de Direito e a Ordem Constitucional art. 5., incs. XLII e XLIV). Para compatibilizar a Lei n. 9.271/96 com a Constituio Federal, a doutrina concluiu que o juiz dever, nos processos em que aplicar o art. 366 do Cdigo de Processo Penal, estabelecer um prazo mximo para a suspenso da prescrio, que dever corresponder ao prazo da prescrio da pretenso punitiva em abstrato, conforme a tabela do art. 109 do Cdigo Penal. Essa posio a predominante na jurisprudncia e tem como um de seus expoentes o Prof. Damsio de Jesus. Essa regra do art. 366 do Cdigo de Processo Penal hbrida, isto , tem dispositivos de direito processual (quando trata da suspenso do processo) e dispositivos de direito penal (quando trata da suspenso do prazo prescricional). Em normas hbridas, a parte que trata de direito material

comanda a retroatividade ou no da norma, pois afeta o direito do Estado de punir. Nesse caso, como a norma estabelece uma situao pior para o ru, ela no se aplica aos processos existentes antes de sua publicao, pela proibio da reformatio in pejus. Da deciso que aplica o art. 366 do Cdigo de Processo Penal cabe recurso em sentido estrito por analogia ao art. 581, inc. XVI, do Cdigo de Processo Penal. H acrdos entendendo que interposta a apelao, essa poder ser recebida em razo do princpio da fungibilidade. A citao do militar e do preso feita por requisio. O funcionrio pblico citado por mandado com expedio de ofcio notificando o chefe da repartio. O ru que no for encontrado para ser citado pessoalmente ser citado por edital, suspendendo o processo e o curso da prescrio (art. 366, do CPP).

Intimao Intimao o conhecimento dado parte de um ato j praticado no processo. Conforme o art. 370 do Cdigo de Processo Penal, nas intimaes dos acusados, testemunhas e demais pessoas que devam tomar conhecimento de qualquer ato, sero observadas as regras previstas para as citaes. A intimao tambm pode ser feita pelo escrivo o que no permitido nas citaes por despacho em petio que servir de mandado, por termos nos autos, pela publicao no rgo oficial e pelo correio. As intimaes judiciais so duplas, ou seja, necessria a citao do ru e de seu defensor dativo ou constitudo, permitindo-se a intimao dos advogados pela imprensa oficial. A intimao do defensor nomeado, do ru, das testemunhas e do Ministrio Pblico ser pessoal (art. 370, 4., do CPP). As intimaes podero ser realizadas no curso das frias forenses, pois os prazos correm da data da intimao. Conforme a Smula n. 310 do Supremo Tribunal Federal, quando a intimao tiver lugar na sexta-feira ou a publicao

com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ter incio na segunda-feira imediata, salvo se no houver expediente, caso em que comear no primeiro dia til que se seguir.

SENTENA Conceito Sentena em sentido estrito a deciso que julga o mrito da causa. Classificao das Decises em Processo Penal As decises em processo penal classificam-se em: a) Despachos: so os atos judiciais sem carga decisria, incapazes de trazer prejuzo s partes e que determinam a marcha do processo. Os despachos, em regra, so irrecorrveis; excepcionalmente admite-se correio parcial ou mesmo habeas corpus. b) Decises interlocutrias:
simples:

resolvem questes incidentes no processo sem ingressar no mrito da causa, como, por exemplo, concesso de liberdade provisria e relaxamento da priso em flagrante. As decises interlocutrias simples so, via de regra, irrecorrveis; porm, se houver previso no art. 581 do Cdigo de Processo Penal, caber recurso em sentido estrito.
mistas:

- no-terminativas: encerram uma fase, uma etapa processual, sem pr fim ao processo. Ex.: deciso de pronncia. - terminativas: encerram o processo sem julgamento do mrito. Ex.: deciso de impronncia. As decises interlocutrias mistas (assim como as sentenas terminativas de mrito) so recorrveis. cabvel o recurso em sentido estrito se estiver previsto no rol do art. 581 do Cdigo de Processo Penal, ou apelao, caso prevista no art. 593 do Cdigo de Processo Penal.

c) Sentenas:
terminativa

de mrito: a deciso que julga o mrito sem condenar ou absolver o ru, como, por exemplo, extino da punibilidade. recorrvel via recurso em sentido estrito, ou apelao;
absolutria:

- prpria: julga improcedente a pretenso punitiva e no impe qualquer sano penal; - imprpria: proferida para o ru inimputvel, no acolhe a pretenso punitiva, mas reconhece o cometimento da infrao penal e impe medida de segurana (art. 386, par. n., inc. III). O juiz, ao absolver o ru, dever mencionar na parte dispositiva a causa, reconhecendo (art. 386 do CPP): - a inexistncia do fato; - a ausncia de prova da existncia do fato; - o fato no constituir infrao penal (ser atpico); - no haver prova do ru ter concorrido para a infrao penal; - existir circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena; - no existir prova suficiente para a condenao.
condenatria:

julga procedente no todo, ou em parte, a pretenso

punitiva.

As sentenas absolutrias e as condenatrias so apelveis. Exceo ao recurso cabvel contra a absolvio sumria do Tribunal do Jri o em sentido estrito. Quanto ao sujeito, as sentenas podem ser:

subjetivamente simples: sentena proferida por rgo monocrtico, subjetivamente plrima: sentena proferida por rgo colegiado

juiz de primeiro grau;

homogneo, tribunais;

subjetivamente complexa: sentena proferida por mais de um rgo, como o Tribunal do Jri, que decide o crime e a autoria, e o juiz, que decide a pena a ser aplicada.

Chama-se sentena suicida aquela cuja fundamentao conflita com o dispositivo.

Requisitos da Sentena a) Requisitos intrnsecos:


relatrio:

deve conter o nome e a qualificao das partes, a exposio sucinta da acusao e da defesa e o resumo dos atos incidentes processuais. a maneira de se comprovar que o juiz examinou o processo e tem conhecimento de seu contedo. O relatrio imprescindvel, pois assegura o contraditrio. Sua falta acarreta a nulidade absoluta da sentena. A exceo encontra-se na Lei n. 9.099/95, que admite sentena proferida sem relatrio.
fundamentao:

uma obrigao constitucional a fundamentao das decises (art. 93, inc. IX, da CF). A fundamentao da sentena relacionase com o princpio da apreciao da prova (livre convencimento motivado, ou a persuaso racional do juiz). A fundamentao garante a atuao equilibrada e imparcial do juiz, controla a legalidade das decises e garante que os argumentos da partes foram examinados. A sentena sem fundamentao nula, salvo a do Tribunal do Jri o veredicto absolutamente sigiloso no podendo ser fundamentado. Fundamentao per relatione ocorre quando o julgador, em sua deciso, adota como razes de decidir a fundamentao utilizada em manifestao anterior no processo. Ex.: quando o Tribunal adota a fundamentao do juiz de primeiro grau. Alguns doutrinadores criticam essa possibilidade, afirmando que nesse caso como se no houvesse fundamentao. O Supremo Tribunal Federal e a jurisprudncia, no entanto, aceitam essa prtica. O julgador pode utilizar as razes do Ministrio Pblico se este atuou como custos legis.

dispositivo:

contm a substncia da sentena, o julgamento da pretenso punitiva. Extrai-se do dispositivo os limites objetivos da coisa julgada. A pretenso punitiva pode ser julgada procedente no todo ou em parte (condenatria), ou improcedente (absolutria). Mesmo a pretenso punitiva sendo julgada improcedente, muitas vezes verifica-se o interesse recursal, como no caso da absolvio imprpria em que se impe medida de segurana ou no caso da absolvio prpria para evitar uma ao civil ex delicto (quando no fundamentada nos incs. I, IV e V do art. 386 do CPP). A sentena sem dispositivo inexistente. Tambm inexistente a sentena elaborada por juiz sem jurisdio (em frias, licenciado, afastado, aposentado). b) Requisitos extrnsecos: so a publicao e a intimao da sentena. A publicao da sentena uma formalidade de suma importncia; enquanto no for publicada, a sentena no pode ser considerada como um ato processual. A publicao da sentena ocorre:
com

a entrega da sentena ao escrivo do cartrio;

quando

proferida em audincia como no Tribunal do Jri, no momento de sua leitura. A sentena penal tem o efeito de interromper a prescrio, o que ocorre na data da sua publicao. Aps a publicao da sentena, segue-se a intimao das partes. A intimao do Ministrio Pblico e do defensor dativo pessoal. A intimao do querelante e do assistente de acusao feita pessoalmente ou na pessoa do advogado. Se nenhum deles for encontrado no lugar da sede do Juzo, a intimao acontecer por edital com prazo de 10 dias (art. 391 do CPP). A intimao da sentena dever ser feita pessoalmente ao ru e seu defensor. Se no forem encontrados, sero intimados por edital. A regra trazida no art. 370, 1. e 2., do Cdigo de Processo Penal (intimao do defensor constitudo pela imprensa) no verificada para a sentena, que possui disposio especfica no art. 392 do Cdigo de Processo Penal. A fluncia do prazo recursal se inicia a partir da ltima intimao (do ru ou de seu defensor), ou, se por carta precatria, da juntada da carta cumprida aos autos. O prazo do edital ser de 90 dias se a pena privativa de

liberdade imposta for igual ou superior a um ano, e de 60 dias nos demais casos. O prazo da apelao correr aps o trmino do prazo fixado no edital.

Princpio da Correlao Exige que, entre a sentena e o pedido, haja uma correlao, no admitindo decises de modo diverso, alm ou aqum (extra, ultra ou citra petita) do que consta na denncia ou queixa. Trata-se de uma garantia fundamental da defesa, que oferece resistncia quilo que foi descrito na pea inicial. Tal princpio decorre da inrcia da jurisdio, que limita o julgador aos termos da provocao. Se desbordar essa restrio, o juiz estar violando a imparcialidade.

Emendatio Libelli e Mutatio Libelli A emendatio libelli, prevista no art. 383, CAPUT do Cdigo de Processo Penal, ocorre quando a denncia ou a queixa descreve perfeitamente o fato concreto de determinado crime, mas d a ele classificao jurdica diversa. Ex.: a denncia narra um furto mas classifica o delito como roubo. O juiz, ento, na sentena, pode emendar a denncia ou queixa, dando ao fato definio jurdica diversa da que consta na exordial, mesmo que, em conseqncia, tenha de aplicar pena mais grave. No ofende a ampla defesa do ru, que se defende dos fatos e no da classificao jurdica do delito. A mutatio libelli, art. 383, pargrafo primeiro do Cdigo de Processo Penal, ocorre quando o juiz, na sentena, reconhece a possibilidade de dar ao fato descrito na inicial nova caracterizao no se trata de classificao jurdica diversa, mas sim de modificao (mutatio) dos fatos narrados na acusao, em virtude de:
provas

produzidas nos autos;

circunstncia

elementar no contida explcita ou implicitamente na denncia ou na queixa ( exs.: qualificadoras, causas de aumento e diminuio, agravantes e atenuantes).

Observaes sobre a mutatio libelli


Se

o promotor perceber que caso de aditamento, pode aditar a qualquer momento, no precisando esperar o juiz se manifestar na sentena.
O

juiz, ao baixar os autos para o Ministrio Pblico aditar a denncia e a defesa se manifestar, deve ser cauteloso para no antecipar o julgamento. Ex.: no pode afirmar no foi furto, foi roubo. O ju iz tambm no pode ser lacnico a ponto de no indicar s partes a razo pela qual aplica o art. 383, par. primeiro do Cdigo de Processo Penal, devendo, por exemplo, dizer: ... baixem-se os autos nos termos do art. 383, par. primeiro do CPP, em virtude das declaraes prestadas a fls...
Se

o Ministrio Pblico recusa-se a aditar a denncia, deve ser usado por analogia o art. 28 do Cdigo de Processo Penal (que determina a remessa dos autos ao Procurador-Geral). P.: O art. 384 do Cdigo de Processo Penal aplica-se tambm ao penal privada? R.: O art. 384 do Cdigo de Processo Penal aplicvel ao penal privada. O pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal aplica-se queixa na ao penal privada subsidiria da pblica; quanto ao penal privada propriamente dita, a doutrina diverge: - Sim, aplica-se por analogia, j que o processo penal permite a utilizao da analogia (Prof. Tourinho). - No, no se aplica porque a lei exclui essa possibilidade. No foi esquecimento do legislador, foi omisso proposital. Se fosse possvel a aplicao do pargrafo nico do art. 384 do Cdigo de Processo Penal ao penal privada, estar-se-ia admitindo a possibilidade de o juiz obrigar o querelante a aditar a queixa, ampliando a acusao, o que seria incompatvel com o princpio da disponibilidade da ao penal privada. O juiz no pode obrigar o ofendido a iniciar a ao, nem a aditar a queixa. O querelante, por iniciativa prpria, pode faz-lo, mas no pela aplicao do art. 384 do Cdigo de Processo Penal. Se durante a instruo descobre-se que o autor praticou outros crimes, alm do descrito no processo, ou que mais pessoas concorreram para a prtica do delito, no se aplica o art. 384 do Cdigo de Processo Penal; ser preciso nova acusao, que pode ser feita: - com o oferecimento de nova denncia;

- com o aditamento da denncia, realizando-se nova citao, interrogatrio, defesa prvia, audincia de instruo, diligncias, alegaes finais e sentena.

Smulas Smula n. 453 do Supremo Tribunal Federal: probe a aplicao do art. 383, pargrafo primeiro do Cdigo de Processo Penal, em segunda instncia. Visa garantir o duplo grau de jurisdio. Se o Tribunal reconhecesse e condenasse pelo outro delito, estaria suprimindo o primeiro grau de jurisdio.

Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal: o Tribunal no pode reconhecer de ofcio, em prejuzo da defesa, nulidade no argida no recurso da acusao, mesmo que seja nulidade absoluta. Ex.: processa-se por furto e, durante a instruo, apura-se que o delito cometido foi roubo. O Tribunal percebe que era caso da aplicao do art. 383, pargrafo primeiro do Cdigo de Processo Penal, mas, como ningum argiu:

no no no

pode manter a condenao por furto; pode condenar por roubo, pois violaria o princpio da correlao;

pode aplicar o art. 384 do Cdigo de Processo Penal, pois violaria o duplo grau de jurisdio;
no

pode anular a sentena porque no pode reconhecer de ofcio nulidade prejudicial defesa que no foi argida pela acusao. O Tribunal, ento, dever absolver o ru, instaurando-se novo processo para o crime de roubo, se esse ainda no prescreveu. Se, por exemplo, o ru foi processado por dano simples (ao penal privada) e durante a instruo verifica-se que o bem no era particular, e sim pblico o dano torna-se qualificado e a ao penal pblica incondicionada. Pela modificao da natureza da ao penal, o processo no deveria ter sido instaurado por queixa, mas sim por denncia. A soluo anular a ao penal desde o incio pela ilegitimidade ad causae.

Efeitos da Sentena Os efeitos da sentena variam conforme sua natureza. Sentena absolutria (art. 386, par. n., do CPP)
Ser

o ru posto em liberdade, se for o caso. a cessao das medidas cautelares e provisoriamente

ordenar

aplicadas.
Se

cabvel, ser aplicada medida de segurana.

Sentena condenatria (art. 393 do CPP)


Ser

o ru preso ou conservado na priso nas infraes inafianveis, ou nas afianveis enquanto no prestar fiana.
Ser

o nome do ru lanado no rol dos culpados.

So tambm efeitos da sentena condenatria os previstos nos arts. 91 e 92 do Cdigo Penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO Processo o conjunto dos atos processuais interligados pelo vnculo da relao jurdica processual. Procedimento a uma seqncia de atos processuais, com ordem lgica, dirigida prolao da sentena. O CPP divide o processo em: Comum constitudo de regras gerais aplicveis sempre que no houver disposio em contrrio, abarca os procedimentos ordinrio, sumrio e sumarssimo. Art. 394, 1, CPP

Especial (art. 394, CAPUT, CPP) aquele que se afasta do procedimento comum, engloba o procedimento nos crimes funcionais, contra honra (em parte), contra a propriedade imaterial, o procedimento do Jri, procedimentos previstos nas leis de abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65), Lei de Economia Popular (Lei n. 1.521/51), Lei de Txicos (Lei n. 11.343/06). Obs: Lei de Imprensa (Lei n. 5.250/67 JULGADA INCONSTITUCIONAL PELO STF).

LIVRO II DOS PROCESSOS EM ESPCIE TTULO I DO PROCESSO COMUM CAPTULO I DA INSTRUO CRIMINAL Art. 394. O procedimento ser comum ou especial. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). o 1 O procedimento comum ser ordinrio, sumrio ou sumarssimo: (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). I - ordinrio, quando tiver por objeto crime cuja sano mxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). II - sumrio, quando tiver por objeto crime cuja sano mxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). III - sumarssimo, para as infraes penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). o 2 Aplica-se a todos os processos o procedimento comum, salvo disposies em contrrio deste Cdigo ou de lei especial. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). o 3 Nos processos de competncia do Tribunal do Jri, o procedimento observar as disposies estabelecidas nos arts. 406 a 497 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). o 4 As disposies dos arts. 395 a 398 deste Cdigo aplicam-se a todos os procedimentos penais de primeiro grau, ainda que no regulados neste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). o 5 Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumrio e sumarssimo as disposies do procedimento ordinrio. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

1.1. Procedimento Ordinrio O procedimento ordinrio (art. 394, 1, I, CPP) cabvel quando tiver por objeto crime cuja sano mxima cominada for igual ou superior a 4 anos de pena privativa de liberdade:
Procedimento comum, tem o prazo de 10 dias para apresentar a Resposta Obrigatria, conforme o art. 396 do CPP; apresentando at 8 testemunhas, tanto acusao como a defesa, nos termos do art. 401 do CPP; devendo o procedimento ser terminado em 60 dias, conforme o art. 400; a instruo est atravs de uma AUDINCIA DE INSTRUO, tambm chamada de grande audincia ou audincia uma, conforme preceitua o art. 400 do CPP, que se subdivide em dez etapas a saber: {

1) TOMADA DE DECLARAES DO OFENDIDO; 2) SUMRIO DE CULPA (OITIVA DAS TESTEMUNHAS DA ACUSAO); 3) SUMRIO DE DEFESA (OITIVA DAS TESTEMUNHAS DA DEFESA); 4) ESCLARECIMENTOS DO PERITO; 5) ACAREAES; 6) RECONHECIMENTO DE PESSOAS E COISAS; 7) INTERROGATRIO; 8) ALEGAES FINAIS ORAIS DA ACUSAO; 9) ALEGAES FINAIS DA DEFESA (a regra passa a ser alegaes finais orais conforme o art. 403 do CPP) e 10) DILIGNCIAS (art. 404 do CPP).

1.1.1. Recebimento da denncia ou queixa No recebimento da denncia ou queixa, o Juiz deve verificar se esto presentes os requisitos (art. 41, do CPP):

exposio do fato criminoso; qualificao do acusado; classificao do crime; rol de testemunhas.

O momento para a acusao arrolar as testemunhas a denncia, com o nmero mximo de oito. As que excederem esse nmero podero ser ouvidas como testemunhas do Juzo, a critrio do Juiz. O Juiz no fundamenta o recebimento da denncia ou da queixa, pois no h carga decisria nesse ato. Alm disso, se fundamentasse, correria o risco de antecipar o julgamento. Em algumas hipteses, entretanto, necessria a fundamentao. Conforme a Smula n. 564 do STF, o despacho que recebe a denncia nos crimes falimentares e nos crimes de competncia originria dos Tribunais exige fundamentao. Nesses procedimentos se estabelece um contraditrio prvio ao recebimento da exordial, permitindo a lei que a ao penal seja julgada improcedente no despacho liminar (na fase do recebimento). O recebimento da denncia ou queixa no enseja a interposio de qualquer recurso. Ao contrrio, se o Juiz rejeitar essas peas, cabe a interposio de recurso em sentido estrito conforme art. 581, inc. I, do CPP. No caso de no existir justa causa para a ao penal, cabvel o hbeas corpus.

A Lei 9.099/95 prev que do despacho que rejeita a denncia cabe apelao no prazo de 10 dias. A denncia ser rejeitada parcialmente se ao ru for imputado mais de um crime e o Juiz receber a denncia apenas com relao a um deles. 1.1.2. Rejeio da denncia ou queixa A denncia ou a queixa ser rejeitada quando: (art. 395 do CPP) I for manifestamente inepta (art. 295, I do CPC) II faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal III faltar justa causa para o exerccio da ao

DETALHES COMUNS: ART. 394, 5, CPP: Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumrio e sumarssimo as disposies do procedimento ordinrio. Obs: art. 396 do CPP, resposta nos procedimentos ordinrio e sumrio PRINCPIO DA IDENTIDADE FSICA DO JUIZ : AGORA REGRA : art. 399, 2 do CPP : O juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena. CONCURSO DE PROCEDIMENTOS : O procedimento a ser observado aquele do crime de maior gravidade, nos termos do art. 78, II, a, do CPP. ABSOLVIO SUMRIA : ART. 397 DO CPP
. Art. 397. Aps o cumprimento do disposto no art. 396-A, e pargrafos, deste Cdigo, o juiz dever absolver sumariamente o acusado quando verificar: (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). I - a existncia manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

II - a existncia manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). III - que o fato narrado evidentemente no constitui crime; ou (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). IV - extinta a punibilidade do agente. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

RECURSOS CABVEIS DA ABSOLVIO SUMRIA: A) DAS DECISES DOS INCISOS I, II e III , cabe o Recurso de Apelao (art. 593, I do CPP) B) DA DECISO QUE JULGA EXTINTA A PUNIBILIDADE (INCISO IV), cabe Recurso em Sentido Estrito (art. 581, VIII, do CPP)

PROCEDIMENTO DO TRIBUNAL DO JRI

1) Breve histrico

2) Finalidade 3) Princpios fundamentais/ informadores 4) Organizao do jri 4.1) Para ser jurado 4.2) Privilgios 5) Procedimento

1) Breve histrico O Jri Popular, no Brasil, foi criado em 1822 com competncia para o julgamento apenas dos crimes de imprensa. Em 1824, passou a integrar o Poder Judicirio como um de seus rgos, tendo sua competncia ampliada para julgar causas cveis e criminais. Foi disciplinado no Cdigo de Processo Penal em 1832, o qual lhe conferiu ampla competncia. Em 1938, o Decreto 167 suprimiu a soberania do Jri, possibilitando a alterao de suas decises pelos tribunais de apelao. A Constituio de 1946 restabeleceu a soberania do Jri e conferiu-lhe a condio de direito e garantia fundamental. A Constituio de 1967 manteve o Jri na mesma disposio e em 1969, EC n 01, foi restrita a competncia deste apenas para os crimes dolosos contra a vida. Atualmente, nossa Carta Magna reconhece a instituio do Jri Popular como direito individual de todos os cidados, assegurando a plenitude da defesa, o sigilo nas votaes, a soberania nos veredictos e a competncia mnima para os crimes dolosos contra a vida, todas como clusulas ptreas (art. 5, inciso XXXVIII, da CF).

2) Finalidade O intuito da Instituio do Jri ampliar o direito de defesa dos rus, garantindo que os acusados sero julgados pelos seus pares. Tal finalidade vem sendo criticada por alguns doutrinadores, uma vez que os jurados so pessoas que integram um nico segmento da sociedade (normalmente funcionrios pblicos ou profissionais liberais), razo pela qual nunca os iguais julgariam os iguais.

3) Princpios Informadores Plenitude de defesa ampla defesa tcnica e autodefesa.

A plenitude de defesa implica no exerccio da defesa em um grau ainda maior que a ampla defesa. A Defesa plena implica dois aspectos: primeiro, o pleno exerccio da defesa tcnica por parte do profissional habilitado, sem ter que se restringir exclusivamente na atuao tcnica, podendo, ainda, servir-se de argumentaes extrajurdicas. Segundo, o exerccio da autodefesa por parte do ru. a possibilidade de apresentar a sua tese pessoal no momento do interrogatrio. ** Embora a doutrina entenda que o juiz-presidente est obrigado a incluir no questionrio a tese pessoal do acusado, ainda que haja divergncia com a defesa tcnica, o STF tem entendimento no sentido de que a quesitao deve ser baseada na defesa tcnica. Sigilo nas votaes no aplicado o dever de fundamentao das decises, vigorando o sistema da ntima convico. A nica exceo quando a deciso se d por unanimidade. Soberania dos veredictos impossibilidade de modificar o mrito das decises. Princpio que se torna relativo frente s circunstncias previstas no artigo 593, inciso III, do CPP e na Reviso Criminal.

4) Organizao do Jri Artigos 394, & 3, 406 497 do CPP. 4.1) Para ser jurado - ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, idoneidade, no gozo dos direitos polticos e residente na comarca. Art. 425 e 436 do CPP. so isentos do servio do jri os maiores de 60 anos e as pessoas dispostas no art. 437 do CPP.

4.2) Privilgios Artigo 439, 440 e 441 do CPP.

5) Procedimento do Tribunal do Jri Rito escalonado ou bifsico: 1 fase admissibilidade da acusao judicium accusationis , 2 fase juzo de mrito judicium causae.

1 fase: juzo de admissibilidade : JUDICIUM ACUSATIONIS A primeira fase quase idntica ao dos crimes do procedimento comum, tem o prazo de 10 dias para apresentar a Resposta Obrigatria, conforme o art. 406 do CPP; apresentando at 8 testemunhas, tanto acusao como a defesa, nos termos dos pargrafos 2 e 3 do art. 406 do CPP; devendo o procedimento ser terminado em 90 dias, conforme o art. 412; a instruo est atravs de uma AUDINCIA DE INSTRUO, tambm chamada de grande audincia ou audincia uma, conforme preceitua o art. 411, CAPUT do CPP, que se subdivide em dez etapas a saber: { 1) TOMADA DE DECLARAES DO OFENDIDO; 2) SUMRIO DE CULPA (OITIVA DAS TESTEMUNHAS DA ACUSAO); 3) SUMRIO DE DEFESA (OITIVA DAS TESTEMUNHAS DA DEFESA); 4) ESCLARECIMENTOS DO PERITO; 5) ACAREAES; 6) RECONHECIMENTO DE PESSOAS E COISAS; 7) INTERROGATRIO; 8) ALEGAES FINAIS ORAIS DA ACUSAO; 9) ALEGAES FINAIS DA DEFESA (a regra passa a ser alegaes finais orais conforme o art. 411, & 4 do CPP) e 10) DILIGNCIAS. Prazo para o trmino do Procedimento: 90 dias : art. 412 do CPP Pronncia: (art. 413) a deciso judicial que reconhece a existncia do crime e indcios de autoria, , na verdade, uma deciso declaratria, de admisso da acusao. A deciso de pronncia uma deciso interlocutria mista no terminativa, em que o juiz no deveria dar a classificao do crime, sob pena de ferir o princpio do sistema acusatrio, sendo competncia do MP.

Natureza jurdica da pronncia: interlocutria mista no terminativa, no pe fim ao processo, mas encerra a primeira fase do procedimento. Prazo: 800, I, do CPP. A natureza mista em razo desta deciso encerrar a fase da formao da culpa e inaugurar a fase de preparao do plenrio, que levar ao julgamento do mrito. Requisito: prova da materialidade e indcios. Prova testemunhal supre o laudo pericial nos crimes que deixam vestgios quando no foi possvel a percia. Princpio do indubio pro societate segundo a doutrina tradicional, a dvida quando da 1 fase, deve-se pronunciar o ru. Art. 413 do CPP Princpio da congruncia o magistrado deve julgar nos limites daquilo que lhe foi pedido. Assim, o acusado no pode ser pronunciado por fato diferente que consta na denncia. Por esta razo preciso, se isso ocorrer, o aditamento da pea inicial. Se a mudana for apenas na classificao, no ser necessrio que o MP se manifeste. Lembrar da EMENDATIO LIBELLI E MUTATIO (arts. 383 e pargrafo primeiro do CPP). O ru se defende do fato imputado e no da classificao jurdica. O aditamento necessrio quando o fato merecer nova definio no constante na denncia. Pronncia: art. 413 do CPP. Crimes conexos : artigo 78, I, CPP. A pronncia fixa a competncia. Somente fixa, no pode julgar. Quem ir julgar o crime conexo o Tribunal do Jri. Efeitos da pronncia: interrompe a prescrio art. 117, II, CP, ainda que o jri venha a desclassificar o crime; - priso em decorrncia da pronncia: primeiro a discusso em relao ao ru primrio e de bons antecedentes que a lei diz que o juiz poder no decretar priso. Para a doutrina mais atual uma afronta aos princpios constitucionais, mas o STF mantm o posicionamento legal, sustentando que faculdade do juiz. Ou seja, como se dissesse: voc preenche os requisitos, mas no ser solto porque eu no quero!!! Entendemos que se no existirem razes para a priso preventiva, o ru deve permanecer em liberdade (art. 5, LVII, CF). O mesmo raciocnio deve ser verificado quando ru tem maus antecedentes. Apenas isso no justifica a priso (art. 310, nico., do CPP)

Smula 21 do STJ. O lanamento do ru no rol dos culpados foi revogado, diante da ofensa constitucional ao art. 5, LVII, CF. A deciso de pronncia no gera efeitos. Recurso em sentido estrito deciso de pronncia, art. 581, IV, CPP. A deciso de pronncia no gera efeitos no juzo cvel, pois a deciso meramente processual, no faz coisa julgada e no analisa o mrito.

Impronncia: o juiz julga inadmissvel a acusao. Na se convencendo da materialidade do fato ou da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao. No faz coisa julgada material, se existirem novas provas, dentro do prazo (ainda no estiver extinta a punibilidade), possibilidade de nova denncia. Provas que no tenham sido produzidas, ou seja, que no tenham sido apreciadas pelo judicirio. Art. 414 do CPP A deciso de impronncia, em regra, faz coisa julgada formal, pois no h anlise de mrito. Prazo: art. 800, inciso I, do CPP, em 10 dias. Natureza jurdica: deciso interlocutria mista terminativa. Requisitos: inexistncia da materialidade ou indcios de autoria. Crimes conexos: impronunciado os crimes conexos so julgados pelo juiz competente, pois impronunciado cessa a competncia do jri para tanto (art. 81, pargrafo nico, do CPP). A impronncia no impede a responsabilizao civil, salvo quando faz coisa julgada material. Cabe Recurso de APELAO, art. 416 do CPP.

Absolvio Sumria: art. 415 CPP. A sentena no deve manifestar-se em relao aos crimes conexos (art. 81 do CPP).

Efeitos civis afastados artigo 188 CC, salvo terceiros que no deram causa ao perigo arts. 929 e 930 do CC. Cabe Recurso de APELAO, art. 416 do CPP.

Despronncia: Quando o juiz se convencer da existncia de crime diverso dos da competncia do jri e no for competente para o julgamento, remeter os autos ao juiz que o seja competente. Art. 419 do CPP Despronncia ou Desclassificao: Desclassificao prpria e imprpria. Prpria quando a desclassificao de um crime que seria de competncia do tribunal do jri para o juiz singular. E imprpria quando continua dentro do tribunal do jri. Crimes conexos vo para o juiz competente. Art. 81 e ss do CPP. Natureza jurdica: deciso interlocutria mista no-terminativa. Cabe recurso em sentido estrito: art. 581, II, CPP.

EMENDATIO LIBELLI NO PROCEDIMENTO DO JRI: art. 418 do CPP 2 fase: juzo de mrito : Plenrio : JUDICIUM CAUSAE

DESAFORAMENTO: 1) interesse da ordem pblica, art. 427 do CPP 2) houver dvida sobre a imparcialidade do juiz, art. 427 do CPP 3) 4) segurana pessoal do acusado, art. 427 do CPP comprovado excesso de servio, art. 428 do CPP

Sesso plenria: 1) Declaraes do ofendido tomadas diretamente (ver ordem de oitiva) art. 473 do CPP (as perguntas so feitas diretamente) 2) Oitiva das Testemunhas da acusao art. 473 do CPP

3) Oitiva das Testemunhas da defesa (o defensor do acusado formular as perguntas antes do MP, de resto mantm-se a ordem do art. 473 , CAPUT, ver ordem do art. anterior) art. 473, 1 do CPP 4) Perguntas formuladas pelos jurados ao ofendido e s testemunhas somente por intermdio do juiz, art. 473, 2 do CPP 5) ACAREAES, art. art. 473, 3 do CPP 6) RECONHECIMENTO DE PESSOAS E COISAS, art. 473, 3 do CPP 7) PERITOS, art. 473, 3 do CPP 8) LEITURA DE PEAS, art. 473, 3 do CPP 9) INTERROGATRIO, art. 474 do CPP (na forma do art. 185 do CPP) O MP, o assistente e o defensor, nessa ordem podero formular, diretamente, perguntas ao acusado. art. 474, 1 do CPP. Os jurados formularo perguntas ao acusado por intermdio do juiz presidente. art. 474, 2 do CPP PROIBIO DO USO DE ALGEMAS EM PLENRIO : art. 474, 3 do CPP 10) DEBATES: 476 ao 480 DO CPP (Os jurados, nesta fase do procedimento, tero acesso aos autos e aos instrumentos do crime se solicitarem ao juiz presidente, art. art. 480, 3 do CPP os jurados tambm podem requerer diligncias, art. 481 do CPP) 11) QUESITOS E VOTAO : 482 a 491 do CPP 12) SENTENA, art. 492 a 493 do CPP

JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS (Lei n. 9099/95) Os Juizados Especiais Cveis e Criminais foram institudos pela Lei n. 9.099/95. Contrariando os princpios da indisponibilidade e da obrigatoriedade que norteiam a ao penal pblica, essa lei introduziu ao sistema penal o princpio da oportunidade ou da convenincia para o incio ou prosseguimento da ao penal, com propostas de suspenso do processo, composio dos danos e penas alternativas. O processo perante o Juizado Especial orienta-se tambm pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade,

visando sempre reparao dos danos sofridos e aplicao de pena no privativa de liberdade. Uma importante alterao trazida pela lei foi a de que as aes penais, nos crimes de leso corporal leve e culposa, passam a depender de representao no prazo decadencial de 6 meses. A Lei n. 9.099/95 traz normas mistas ou hbridas, que possuem ao mesmo tempo natureza processual e material. Nesses casos deve prevalecer o cunho penal da norma, retroagindo quando mais favorvel ao acusado. So normas mistas : renncia tcita ao direito de queixa ou representao, na hiptese de composio dos danos civis (quando a ao penal for pblica condicionada representao, ou privada); proposta de pena restritiva de direitos ou multa, feita pelo Ministrio Pblico (transao penal); proposta de suspenso condicional do processo, quando do oferecimento da denncia; representao nos crimes de leso corporal leve e culposa. Ao Juizado Especial Criminal compete processar e julgar os crimes e contravenes cujas penas mximas no excedam 1 ano so os denominados crimes de menor potencial ofensivo , exceto aqueles que tenham procedimento especial. Para fixar o foro competente, utiliza-se a teoria da atividade, competente o Juizado do local da execuo do ato criminoso (art. 63 da Lei n. 9099/95). Para alguns doutrinadores, o foro competente o do local da consumao. A divergncia no tem relevncia tendo em vista tratar-se de competncia territorial, que, por ser relativa, no acarreta nulidade. Afasta-se a competncia do Juizado Especial quando no obtida a citao pessoal do ru (porque a Lei n. 9.099/95 no prev a citao por edital) e quando a complexidade ou as circunstncias do caso indicarem a necessidade de deslocamento da causa Justia Comum. No h inqurito policial nesse procedimento: a autoridade policial lavra apenas um termo circunstanciado e encaminha ao Juizado o autor do fato e a vtima. Se o autor do fato for imediatamente encaminhado ao

Juizado, ou prestar o compromisso de a ele comparecer, no ser imposta priso em flagrante, nem se exigir fiana (art. 69, par. n., da Lei n. 9.099/95).

Art. 98, I CF/88 Art. 61 da Lei 9.099/95 X art. 2 pargrafo nico da Lei 10.259/01, J NO MAIS POLMICA COM A EDIO DA LEI 11.313/06

Competncia INFRAES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO, CONTRAVENES E PENA MXIMA NO SUPERIOR A DOIS ANOS - art. 61, Lei 9099 (REDAO DADA PELA 11.313/06) Exceo: 10.741/03, 9503/97

3.1. Procedimento

Princpios - art. 62: ORALIDADE, INFORMALIDADE, ECONOMIA PROCESSUAL, CELERIDADE (OI PROCE) Competncia DELIMITADA PELO JUIZ NATURAL: art. 60: tem competncia para a conciliao, julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo (modificado pela lei 11.313/06). Exceo: respeitadas as regras de conexo e continncia INOVAO E EXCEO: 11.313/06 : PRINCPIO DA ATRAO DO TRIBUNAL DO JRI: PARGRAFO NICO DO ART. 60, APLICA-SE O PROCEDIMENTO DA 9099/95 NO JRI. Competncia LOCAL- art. 63, Lei 9099 e 70 CPP, se o local da ao ou omisso for diferente do resultado, competente ser o juiz do local da conduta.

Competncia EXCLUSIVA: art. 88 : DEPENDER DE REPRESENTAO A AO RELATIVA AOS CRIMS DE LESES CORPORAIS LEVES E LESES CULPOSAS

Art. 65 - princpio da instrumentalidade das formas Art. 65 Pargrafo Primeiro: s haver nulidade, se houver prejuzo para a parte Art. 66 - citao pessoal , No possvel a citao por edital, pq no compatvel com o princpio da celeridade e com a finalidade dos juizados. No foi encontrado o acusado, remete-se os autos para o juzo comum. Art. 66, pargrafo nico Art. 67 - Intimao TERMO CIRCUNSTANCIADO : ART. 69 ART. 69, PARGRAFO NICO: TROCA A PRISO EM FLAGRANTE PELO COMPROMISSO DE COMPARACER A TODOS OS ATOS DO PROCESSO. EXCEO: 11.340/06, o juiz pode decretar o afastamento do lar. Art. Fase 77, 2 COMPLEXIDADE art. 69 e Desaforamento seguintes

preliminar:

Vigora aqui o principio da discricionariedade regrada, onde o MP, preenchidos os pressupostos legais, pode, movido por critrios de convenincia e oportunidade, deixar de oferecer a denncia e propor um acordo penal com o autor do fato. Termo circunstanciado: art. 69, pargrafo nico Contedo: autor do fato e vtima, qualificao, testemunhas c/ qualificao, tipificao. Se no quiser assinar o termo circunstanciado, lavra-se APF.

3.1.1.

Audincia preliminar

Audincia Preliminar: 2 fases distintas: Art. 74, pargrafo nico a) Composio civil: Obtida a composio civil, o juiz prolatar 2 sentenas: 269, III CPC, e 74, nico lei 9099. Uma de composio civil e outra de extino da punibilidade. O ACORDO TEM NATUREZA JURDICA DE RENNCIA: Em se tratando de ao pblica condicionada representao, a existncia de composio civil, impede que se passe a fase de transao penal, pois acarretara a extino da punibilidade.

b) transao penal - art. 76 .Art. 76 - faculdade do MP ou direito subjetivo do ru. (Transao penal) . FAC: reincidncia: maus antecedentes.

Se o autor da infrao e a vtima foram encaminhados de imediato, junto com o termo circunstanciado, ao Juizado: - realiza-se a audincia preliminar; - se, por qualquer razo, no for possvel a realizao da audincia, designa-se data, da qual saem cientes as partes.

Se o autor do delito no for encaminhado junto com o termo circunstanciado Secretaria do Juizado (cartrio), ao receb-lo, o Juiz designar data para audincia preliminar e mandar intimar as partes. O art. 68 da lei diz que na intimao do autor do delito deve constar a necessidade de comparecimento com advogado, com a advertncia de, na falta desse, ser nomeado dativo. No dia designado, devem estar presentes (art. 72): - o representante do Ministrio Pblico; - o autor do fato e a vtima se menores, acompanhados de seus responsveis; - o juiz; - os advogados das partes. As fases na audincia preliminar dependem da ao penal prevista para o delito cometido. a) Se o crime for de ao privada (p. ex., dano simples). Tentativa de composio civil dos danos.

- Se vtima e autor do delito chegarem a um acordo, esse submetido homologao do juiz que pode no homologar se o entender desfavorvel vtima. Homologado o acordo, automaticamente ocorrer renncia ao direito de queixa e extino da punibilidade art. 74, par. n.. Se o autor da infrao no honrar sua parte no acordo, o procedimento criminal no pode ser reaberto (porque houve extino da punibilidade), restando vtima execuo civil do acordo homologado (que ttulo executivo judicial, art. 584, inc. III, do CPC). - Se infrutfera a composio civil, a advogado da vtima oferecer queixa imediatamente de forma oral ou, se preferir, poder apresent-la

por escrito em momento posterior desde que dentro de prazo decadencial. Pelo texto legal, no cabe transao na ao penal privada, entretanto, a jurisprudncia vem admitindo essa possibilidade. O art. 104, par. n., do CP, dispe que a reparao civil do dano no obsta a ao penal, mas no Juizado diferente; havendo acordo, a conseqncia automtica a renncia ao direito de queixa. b) Se o crime for de ao pblica condicionada representao.

Tentativa de composio civil. - Se infrutfera, implica renncia ao direito de representao e extingue a punibilidade. hiptese de renncia (instituto exclusivo da ao privada) aplicvel na ao penal pblica. - Se infrutfera, a vtima pode oferecer representao oral, reduzida a termo, ou posteriormente, dentro do prazo decadencial. Oferecida a representao na audincia, o Ministrio Pblico deve analisar as provas existentes no termo circunstanciado: - se no h indcios suficientes, o promotor deve requerer o arquivamento do feito; - se o promotor entender que h necessidade de novas diligncias para complementao da prova (art. 77, 2.), requerer o envio dos autos Justia comum para requisio de inqurito policial; - se o promotor verificar que existem provas para o oferecimento da denncia, antes de faz-lo analisar se possvel a transao penal. Presentes os requisitos da transao, o Ministrio Pblico deve fazer a proposta de aplicao de pena de multa ou restritiva de direitos (especificando seu valor ou a espcie de restritiva). - se o autor da infrao aceitar a proposta, ser submetida homologao do juiz.

P.: Pode o juiz alterar o acordo feito entre as partes ? R.: Como regra, no. Exceo: quando em abstrato for prevista apenas multa para aquela infrao penal, o juiz pode reduzir o valor pela metade (art. 76, 1.). Homologado o acordo, ser aplicada a pena avenada. Se o juiz no homologar a transao por entender ser caso de denncia, a lei omissa, aplica-se por analogia o art. 28 do CPP. - Se o autor da infrao no aceita a proposta do Ministrio Pblico, oferecida denncia oral, reduzida a termo no pode ser apresentada por escrito porque a lei no a prev como queixa. P.: Em que hipteses oferecida a denncia ? R.: Quando no esto presentes os requisitos para transao; quando o autor do delito recusa a proposta de transao; quando o autor da infrao, intimado para audincia preliminar, no comparece nem justifica sua ausncia. O fato de o autor da infrao ter aceitado a transao no implica reconhecimento de culpa, portanto, se a vtima quiser ser indenizada, precisar ingressar com ao de conhecimento na esfera civil. A transao no retira a primariedade do autor do delito e no constar de certides para serem utilizadas extrajudicialmente. Requisitos para transao (art. 76, 2. ): - que o autor da infrao no tenha sido condenado pela prtica de crime pena privativa de liberdade (portanto, em caso de contraveno, qualquer que seja a pena, cabe transao se preenchidos tambm os demais requisitos); - que o acusado no tenha sido beneficiado por outra transao penal, no prazo de 5 anos; - requisitos subjetivos: personalidade do agente, conduta social etc., suficientes adoo da medida. c) Se o crime for de ao pblica incondicionada.

Tentativa de composio civil, mesmo sendo ao pblica incondicionada, porque vale como ttulo judicial evitando a discusso no cvel. Havendo homologao ou no, passa-se para fase de transao, porque, por ser ao pblica incondicionada, mesmo havendo acordo, a punibilidade no se extingue.

3.1.2. Disposies comuns Se o agente estava presente na audincia, recebe uma cpia da denncia de queixa e com isso estar citado, com cincia de que deve comparecer prxima audincia com advogado, sob pena de ser-lhe nomeado dativo. P.: possvel a citao do acusado antes do recebimento da denncia de queixa? R.: Sim, no Juizado Especial. Se o acusado no estava presente na audincia preliminar, ser citado por mandado, na forma da legislao comum. Se no for encontrado para citao pessoal, os autos sero remetidos para a Justia Comum para citao por edital, que no prevista pela Lei dos Juizados. 3.1.3. Audincia de instruo, debates e julgamento Se o autor da infrao no compareceu audincia preliminar e comparece nessa, devem ser observadas as regras da audincia preliminar (composio cvel, transao), com todas as suas conseqncias.

Fora dessa hiptese: - dada a palavra ao advogado do ru para, oralmente, sustentar a rejeio da denncia ou queixa;

- o Juiz recebe ou rejeita a denncia ou queixa; - oitiva da vtima; - oitiva das testemunhas da acusao, arroladas na denncia; - oitiva das testemunhas da defesa, que o ru levar audincia independente de intimao ou das quais apresentar rol em cartrio, com 5 dias de antecedncia, para serem intimadas. O nmero mximo de testemunhas 3, conforme dispe a parte civil da lei. Alguns doutrinadores entendem ser 5, de acordo com o procedimento sumrio; outros, 8, utilizando analogia com o procedimento comum ordinrio; - interrogatrio do ru; - debates orais, 20 minutos, prorrogveis por mais 10; sentena. 3.1.4. Recursos Os recursos so julgados por Turmas Recursais compostas por Juzes de 1. grau, a forma estabelecida na legislao estadual. A lei s trata da apelao e dos embargos de declarao, mas no por isso que s cabem esses dois recursos, os demais tambm so aplicados (recurso em sentido estrito, recurso especial, mandado de segurana, habeas corpus etc.) A lei apenas os citou para trazer regras especficas para eles. No cabe recurso especial porque esse cabvel de deciso de tribunal (art. 105, III, CF), e o recurso no Juizado julgado por Turma Recursal (art. 82, Lei dos Juizados Especiais). Da deciso que rejeita a denncia ou queixa e da sentena de mrito cabe apelao. O prazo de 10 dias, e as razes acompanham a interposio. Os embargos de declarao possuem prazo de 5 dias, e a interposio suspende o prazo para interposio de outros recursos.

3.2. Observaes Finais Aplicada pena de multa na sentena, se o condenado no pagar, cabe execuo, persistindo a polmica da competncia para execuo da multa. P.: Aplicada pena de multa na transao penal, se o autor da infrao no pagar, o que deve ser feito? R.: A questo divergente: - executa-se a multa; - com o descumprimento do acordo por parte do acusado, o MP tambm pode descumpri-lo, oferecendo a denncia para prosseguimento do processo, porque a homologao da transao fez apenas coisa julgada formal. H julgado nos dois sentidos. P.: E, se na transao for aplicada pena restritiva de direitos, como execut-la? R.: Nesse caso, a nica soluo o oferecimento da denncia. P.: A leso leve passou a ser delito de ao penal pblica condicionada. Como ficam as vias de fato contraveno cuja ao penal pblica incondicionada? R.: As vias de fato constituem infrao menos grave do que a leso leve, logo, a ao passou a ser tambm pblica condicionada representao. Fundamento, analogia in bonam partem. P.: Se o promotor denunciar classificando o fato como tentativa de homicdio e o jri desclassificar para leso corporal leve, como proceder? R.: Transitando em julgado a desclassificao, designa-se audincia preliminar para que sejam cumpridas as fases previstas na Lei dos Juizados Especiais.

P.: E, se tiver ocorrido decadncia, decurso do prazo de 6 meses para representao? R.: Duas posies: - a vtima perde o direito de representar; - a vtima no pode ser prejudicada; cabe a representao, e o prazo de 6 meses tem incio com a intimao da vtima da desclassificao do delito.

DAS NULIDADES 1.1. Conceito Nulidade a sano cominada pelo ordenamento jurdico ao ato praticado em desrespeito s formalidades legais. Ao estabelecer as formalidades, o legislador quer garantir que o ru tenha cincia da acusao, que seja citado regularmente e que esteja sendo a ele oferecida a oportunidade de defesa. So normas de Direito Pblico. O Cdigo de Processo Penal, em seus artigos 563 a 573, trata das nulidades. (Ateno: obrigatria a leitura desses artigos antes da realizao das provas.) O artigo 564 do Cdigo de Processo Penal apresenta o rol das nulidades; todavia, algumas nulidades relativas constantes desse rol, em razo da Constituio Federal de 1988, esto desatualizadas deveriam ser nulidades absolutas. Alm disso, as hipteses de nulidades deveriam ser verificadas, no caso concreto, pelo juiz.

As nulidades podem ser absolutas ou relativas. Ao lado delas, existem algumas situaes em que o vcio to grave que gera a inexistncia do ato. Em outras situaes, o desatendimento da formalidade incapaz de gerar qualquer prejuzo ou anular o ato, pois trata-se de mera irregularidade. 1.2. Diferenas entre Nulidades Absolutas e Relativas 1.2.1. Quanto ao fundamento A nulidade absoluta ocorre quando a regra violada houver sido instituda para resguardar, predominantemente, o interesse pblico. A nulidade relativa ocorre quando a regra violada houver sido instituda para resguardar, predominantemente, o interesse das partes. Sempre que ocorrer a violao a um princpio constitucional, a nulidade ser absoluta. Para alguns autores, se a ofensa for muito grave, o ato ser inexistente. 1.2.2. Quanto ao prejuzo A nulidade relativa exige demonstrao do prejuzo. Na nulidade absoluta, o prejuzo presumido. 1.2.3. Quanto ao momento de argio A nulidade relativa deve ser argida no momento oportuno, sob pena de precluso. Cada procedimento tem um momento ltimo para a argio. Conforme o artigo 571 do Cdigo de Processo Penal, as nulidades devem ser argidas nos seguintes momentos:

Procedimento Ordinrio: at as alegaes finais (inciso II).

Procedimento do Jri: as que ocorrerem no sumrio da culpa, at as alegaes do Jri (inciso I); as que ocorrerem posteriormente, depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes (inciso V); e as do julgamento em plenrio, logo depois que ocorrerem (inciso VIII). A nulidade absoluta pode ser reconhecida a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio. Exceo: conforme a Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal, nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru,

nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio. 1.2.4. Quanto ao interesse As nulidades relativas dependem de provocao pela parte interessada, no momento oportuno. As nulidades absolutas no precisam de provocao; o prprio juiz pode reconhecer de ofcio, salvo a exceo da Smula n. 160 do Supremo Tribunal Federal. 1.3. Inexistncia e Irregularidade Inexistncia a sano mais grave que pode ser cominada a um ato processual. Para a doutrina, no se trata de ato processual inexistente, mas sim de um no-ato ou ato processual atpico por no se enquadrar no modelo legal. Ocorre quando o ato no rene elementos essenciais para existir. a violao frontal da regra constitucional que gera a inexistncia. Ex.: um processo por crime eleitoral que tramitou na Justia Militar. Para o Professor Tourinho, a violao de qualquer regra constitucional que trate de competncia torna o ato inexistente. J, para a jurisprudncia, tratase de nulidade absoluta. Caracterstica prpria da inexistncia: se o ato for inexistente, no produz efeitos, independente de declarao judicial. Na nulidade absoluta o ato produz efeitos at que seja declarado nulo. Enquanto isso no ocorrer, produz efeitos. Exemplos:

sentena sem relatrio: nulidade absoluta; sentena sem fundamentao: nulidade absoluta; sentena sem dispositivo: inexistente;

sentena proferida por juiz em frias ou aposentado: inexistente, por no ter jurisdio;

sentena proferida por juiz suspeito: nulidade absoluta;

sentena proferida por juiz impedido: inexistente.

Ocorre irregularidade sempre que a formalidade desrespeitada for considerada incua. Tal desrespeito incapaz de gerar prejuzo, seja para a acusao, seja para a defesa. O ato produz seus efeitos normalmente. Exemplos: falta de leitura do libelo no incio da fala da acusao; falta de compromisso pelo perito louvado ou particular (o perito oficial funcionrio e, ao tomar posse, j assume esse compromisso); oferecimento de denncia fora do prazo legal (5 dias para o ru preso e 15 para o solto) acarreta o relaxamento da priso em flagrante, mas a denncia em si vlida.

2. PRINCPIOS DAS NULIDADES 2.1. Prejuzo No h nulidade se no houver prejuzo (artigo 563 do CPP). Esse princpio aplica-se nulidade relativa, na qual precisa ser demonstrado o prejuzo, pois, na nulidade absoluta, esse presumido. No processo penal, a falta de defesa acarreta a nulidade absoluta e a defesa deficiente produz nulidade relativa (ver a Smula n. 523 do Supremo Tribunal Federal). Exemplo: ru no tem defensor constitudo e o juiz no nomeia um defensor dativo, ou esse nomeado e nada faz no processo; ; o ru fica indefeso, acarretando nulidade absoluta.

2.2. Interesse Ningum pode alegar nulidade que s interesse parte contrria (artigo 565 do CPP). Esse princpio s se aplica nulidade relativa, pois a absoluta pode ser alegada por qualquer pessoa. Ningum pode argir nulidade para a qual tenha concorrido ou dado causa. Como exceo o Ministrio Pblico pode argir nulidades que interessem somente defesa. 2.3. Instrumentalidade das Formas

No se declara a nulidade de ato que no influiu na apurao da verdade real e na deciso da causa (artigo 566 do CPP) e tambm de ato que, apesar de praticado de forma diversa da prevista, atingiu sua finalidade (artigo 572, inciso II, do CPP). 2.4. Causalidade ou Conseqencialidade Segundo o artigo 573, 1., do Cdigo de Processo Penal: A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia. Todos os atos visam a sentena; os atos processuais so entrelaados entre si. Assim, se um ato nulo, os demais que dele dependam tambm o sero. O juiz deve declarar expressamente quais so os atos contaminados. A Professora Ada Pellegrini Grinover estabelece duas regras teis para saber se h contaminao dos atos subseqentes:

A nulidade dos atos da fase postulatria, como regra, anula todo o

processo. Exemplo: nulidade na denncia, citao. A nulidade de atos da fase instrutria, via de regra, no contamina os demais atos da mesma fase processual. Exemplo: laudo elaborado por um s perito.

Observao: tribunal reconhecer a nulidade relativa, ela deve ser apresentada nas alegaes finais (artigo 500 do CPP). Apenas ser anulada a sentena; a inquirio de testemunhas no precisa ser anulada. 2.5. Convalidao Todas as nulidades no processo penal admitem convalidao, at mesmo as absolutas. Somente as nulidades relativas precluem se no argidas no momento oportuno. Entretanto, existem outras formas de convalidao alm da precluso. O Cdigo de Processo Penal elenca trs formas de convalidao: Ratificao: prevista no artigo 568 do Cdigo de Processo Penal. uma maneira de se convalidar a nulidade decorrente de ilegitimidade de parte. Se a parte legtima comparecer e ratificar os atos anteriormente praticados, a nulidade se convalida.

A ilegitimidade pode ser: ad causae ou ad processum. - Ilegitimidade ad causae: Exemplo: o Ministrio Pblico oferece denncia em crime de ao penal privada. - Ilegitimidade ad processum: Exemplo: a queixa na ao penal privada apresentada pela vtima menor de 21 anos ou por um terceiro que no o representante legal da vtima. A ratificao s possvel na ilegitimidade ad processum tratando-se essa de nulidade relativa. Suprimento: de acordo com o artigo 569 do Cdigo de Processo Penal As omisses da denncia ou da queixa, ... podero ser supridas a todo o tempo, antes da sentena final. a maneira de se convalidar possveis omisses constantes na denncia ou na queixa.

Substituio: segundo o artigo 570 do Cdigo de Processo Penal a maneira de convalidar nulidades da citao, intimao ou notificao.

Exemplo: ru processado procurado em um dos seus endereos, mas no encontrado. Em vez de procur-lo nos demais endereos, o juiz ordena a citao por edital. No dia do interrogatrio, o ru comparece para argir a nulidade da citao. Convalesce o vcio e aberto novo prazo para apresentao da defesa. A medida deveria ter sido realizada de uma forma, mas foi substituda por outra.

3. NULIDADES EM ESPCIE O artigo 564 do Cdigo de Processo Penal apresenta os seguintes casos de nulidade: I Por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz;

Incompetncia

Competncia a medida da jurisdio. A competncia em razo da jurisdio (comum ou especializada), da hierarquia e da matria, assim como a competncia recursal, so hipteses de competncia absoluta, imodificveis pelas partes (questes de ordem pblica).

A no-observncia dessas regras de competncia acarreta nulidade absoluta do processo; o vcio no se convalida, podendo ser reconhecido a qualquer tempo, de ofcio, independentemente da demonstrao do prejuzo. A competncia em razo do foro territorial, por ser relativa, depende de argio da parte, sob pena de precluso, com a prorrogao da competncia. Nesse caso, o vcio sanvel. Sendo reconhecida a incompetncia relativa, sero anulados apenas os atos em que exista deciso de mrito.

Suspeio e suborno do juiz

O impedimento no processo penal gerador de inexistncia e no somente de nulidade dos atos praticados. A suspeio acarreta a nulidade absoluta do ato. O juiz deve declarar-se suspeito ou impedido quando for o caso; se no o fizer, o vcio pode ser argido por qualquer das partes (artigo 112 do CPP). No aceitando a argio, o juiz mandar autuar em apartad o a petio; dar a sua resposta dentro de trs dias, podendo instru-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinar sejam os autos da exceo remetidos, dentro de vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento (CPP, artigo 100). Julgada procedente a exceo de suspeio, ficaro nulos todos os atos praticados (CPP, artigo 101)1.1 CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. p. 624.

O suborno ou peita a pratica dos crimes de concusso (artigo 316 do CP), corrupo passiva (artigo 317 do CP) e corrupo ativa (artigo 333 do CP). Tambm causa geradora da nulidade absoluta do ato. II Por ilegitimidade de parte; A ilegitimidade pode ser: Ad Causam: o autor no o titular da ao ajuizada, ou o ru no pode integrar a relao jurdica processual (por ser inimputvel, ou por no ter evidentemente concorrido para a prtica do fato tpico e ilcito). O vcio jamais se convalida nesse caso; trata-se de nulidade absoluta e insanvel.

Ad Processum: a falta da capacidade postulatria do querelante (exemplo: o querelante leigo assina sozinho a queixa-crime), ou sua incapacidade para estar em Juzo (exemplo: o ofendido, menor de 18 anos,

ajuza a ao privada sem estar representado por seu representante legal). Essa nulidade pode ser sanada pela ratificao dos atos processuais (artigo 568 do CPP). Configura nulidade relativa. III Por falta das frmulas ou dos termos seguintes; a) Falta do preenchimento dos requisitos no oferecimento da denncia ou queixa (artigo 41 do CPP), na representao do ofendido ou na requisio do Ministro da Justia. b) Falta de exame de corpo de delito nos delitos no-transeuntes, isto , aqueles que deixam vestgios. A jurisprudncia no tem pronunciado essa nulidade ante a falta do exame de corpo de delito, direto ou indireto, optando por absolver o ru, por insuficincia de provas. Entendemos, contudo, que, mesmo no tendo sido realizado o exame pericial, caso sua elaborao ainda seja possvel, deve o juiz determin-la, nos termos dos artigos 156, parte final, e 502 do Cdigo de Processo Penal, ao invs de simplesmente proferir a deciso absolutria, sob pena de ser nula a sentena, nos termos do artigo 564, III, b. Nesse sentido: STF, RT 672/3882. c) Falta de nomeao de defensor ao ru presente, que no o tiver, ou ao ausente, e de curador ao ru menor de 21 anos (artigo 261 do CPP). O entendimento dominante o de que a falta de nomeao de curador causa nulidade relativa; no entanto, o Superior Tribunal de Justia j se manifestou em sentido contrrio. A falta de nomeao de defensor configura nulidade absoluta. d) Falta de interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao penal pblica ou subsidiria. e) Falta ou nulidade de citao do ru para se ver processar. A falta ou nulidade da citao ficar sanada desde que o interessado comparea antes de o ato consumar-se (artigo 570 do CPP). A citao em hora certa, no processo penal, causa de nulidade absoluta. f) Falta do interrogatrio do acusado. g) Falta de concesso de prazo para a defesa prvia, para o oferecimento de alegaes finais, ou para a realizao de qualquer ato da acusao ou da defesa. h) Falta de sentena.2 CAPEZ, Fernando. Op. cit. p. 632.

So causas de nulidade no procedimento do Jri: a) Falta, omisso ou irregularidade na sentena de pronncia, no libelo ou na entrega de cpia do libelo ao ru. b) Falta de intimao do ru para julgamento no Jri. c) Falta de intimao de testemunhas arroladas no libelo ou na contrariedade. d) Presena de pelo menos 15 jurados para a constituio do Jri. e) Falta ou irregularidade no sorteio dos jurados. f) Quebra na incomunicabilidade dos jurados. IV Por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato. Formalidade essencial aquela sem a qual o ato no atinge a sua finalidade. Exemplo: a denncia que no descreve o fato com todas as suas circunstncias. Pelo princpio da instrumentalidade das formas, no se anula o processo por falta de formalidade irrelevante. Observao: contra a deciso que anula o processo no todo ou em parte, em virtude de nulidade relativa ou absoluta, cabe recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso XIII, do CPP).

TEORIA DOS RECURSOS


Preposit ivamente, recurso a manif estao voluntria da parte buscando obter nova deciso.

Origem etimolgica da palavra recurso

Recurso vem da palavr a lat ina Recursus .

Signif ica: voltar, retr oceder, retornar (cor rida para trs cam inho par a voltar caminho j utilizado).

Conceito

Recurso o pedido de nova deciso judicial, com alter ao de deciso anterior, previsto em lei, dir igido, em regra, a outro rgo jurisdicional, dentro do mesmo processo. (Vicente Greco Filho)

Recurso uma providncia legal, impost a ou con cedida parte interessada, consistente em um meio de se obter nova apreciao da deciso ou situao processual, com o fim de corrigi - la, modif ic- la ou conf irm -la. Meio pelo qual se obt m o reexame de uma deciso. (Fernando Capez)

Recurso a providn cia legal imposta ao juiz ou concedida parte interessada, objetivando nova apr eciao da deciso ou da situao processual, com o f im de corrigi - la, modif ic- la ou conf irm -la. ( Magalhes Noronha)

Recurso o meio processual que a lei coloca a disposi o das partes para viabili zar, dentro da mesma relao jurdico -pr ocessual, a anulao (error in procedendo), a reforma (error in iudicando), a integrao ou aclarament o (art. 382, 619/620) da deciso judicial impugnada.

Em sntese, recurso o meio que tem por f inalidade restaurar o inter esse da parte que se sent iu lesada.

Fundamentos do Recurso

a) o inconformismo do ser humano : o ser humano no quer e no gosta de perder; prprio do homem o apegar -se s suas convices e teses para v- las vencedor as.

A necessidade psicolgica do vencido de obter um novo julgamento na deciso que lhe f oi desf avorvel (no se conf ormar perante uma nica deciso que lhe trouxe gravame ou prejuzo);

b) falibilidade humana: o juiz pode cometer erros na inter pretao da lei ou da prova.

A f alibilidade humana provenient e de erro ou engano no julgamento, visto que, por mais culto, diligente, impar cial q ue seja o Magistrado estar sempre sujeito a engano, somado necessidade de combate a eventuais arbtr ios que possam ocorr er no curso do processo (razes histr icas do pr prio direito).

c) a maior experincia dos integrant es dos tribunais: os Tribunais so compostos por juzes que j atuaram na primeira instncia por um tempo razovel;

d) o necessrio controle da jurisdicionalidade: o juiz, por saber que sua deciso pode ser revista, sente -se na obr igao de at uar com maior empenho e de f orma no abusiva;

Fim Colimado dos Recursos

Sanar def eitos subst anciais da deciso, ou seja, suas injust ias decorrentes da m apreciao da pr ova, bem como da errnea interpretao das pretenses da part e ou dos f atos e das circunstncias. O que se busca atravs do recurso a ef etiva garant ia da proteo jurisdicional.

Natureza Jur dica dos Recursos

Desdobrament o do dir eito de ao que vinha sendo exercido at a deciso pr of erida; Ao nova dentro do mesmo processo;

Existncia Jur dica dos Recursos (Const ituio Federal)

A Const ituio Federal ao organizar o Poder Judicir io em diversos graus de jurisdio, estabelecendo pr imordialment e atribuio recursal aos Tribunais

(instncias superior es revisoras de decises), exter ior izou a existncia dos recursos (duplo grau de jurisdio).

Juzo a quo Juzo ad quem

rgo prolator da deciso rgo a quem se pede o reexame ou ref orma da deciso.

Classificao dos Recursos

a) Quanto aos Motivos :

Ordinrio

adm issvel

discusso

das matrias

de

fato e

de

direito (proteo do direito subjetivo). A devolut ividade grande. Espcies: apelao, recurso em sentido estrito, em bargos inf ringentes ou de nulidades, recurso ordinrio const itucional. Duplo grau de jurisdio. Admissibilidade ger al. No exige qualquer requisito especf ico par a a interposio.

Extraordinrio

Apelo

Extremo

Apelo

Excepcional

s omente

admissvel a discusso da mat ria de direito (proteo do direito objetivo). Preser vao da int eireza posit iva do direito f ederal stricto sensu e da constit uio f eder al. Cabimento excepcional. Exige -se, alm dos pressupostos recursais gerais, requisitos especf icos para a sua interposio, porque esto sujeitos a r gidos controles de admissibilidade f ixados na Lei 8.038/ 90 que regula o seu procedimento.

O apelo extremo remdio tpico dos sistemas federat ivos, nos quais a plur alidade de font es normativas (Unio, Estados -membr os e Municpios) recomenda a pr eviso de mecanismos atravs dos quais seja possvel a reviso das decises dos tribunais locais, sempre que nestes tiver sido discutida uma quest o de direit o feder al, porque prat icam ente impossvel que haja uniformidade de entendimento acerca do direito f ederal perante todos os tribunais estaduais, principalmente.

Espcies: recurso especial (art. 105, III CRFB/88), recurso extraordinrio (art. 102, III, CRFB/88), embargos de di vergncia, agravo da deciso que denega a subida do recurso extraordinr io e especial.

b) Quanto Iniciati va :

Voluntri o

inter posto

pela

prpria

parte.

int erposio

f ica

na

dependncia de quem f oi prejudicado pelo pronunciamento jurisdicional. Ampla liber dade parte para concordar ou no com a deciso.

c) Quanto Fonte :

Constitucionai s

previstos

no

prpr io

texto

da

Const ituio

Federal

( Habeas Corpus , recurso especial, recurso extraor dinr io, r ecurso ordinr io constit ucional).

Legais

pr evistos no prpr io Cdigo de Processo Penal (apelao, recurso

em sent ido estr ito, protesto por novo jri, embargos de declarao, inf ringentes ou de nulidade, reviso cr iminal, a carta testemunhvel) e leis especiais (recurso de agravo em execuo, art. 197 da Lei de Execuo Penal).

Regiment ais regimental).

previstos

no

regimento

inter no

dos

tribunais

(agravo

Diferena entre Recurso e Ao Autnoma de Impugnao

Todo recurso um meio de impugnao, mas nem todo meio de impugnao constit ui em recurso.

Recurso uma nova f ase do mesmo processo, um desdobrament o da mesma ao. Ao ser interposto, o procedimento desenvolve -se numa nova

etapa da mesma r elao jur dico -processual, continuando vigente a r elao processual original.

Aes de Impugnaes Nas aes de impugnaes instaura -se nova relao processual, dif erente da relao processual em que f oi produzida a deciso impugnada.

Nos recursos que f ormam instrumentos opera -se um incidente procediment al da mesma r elao processual. O vinculo que une acusador, juiz, ru sempre o mesmo, sem interrupo ( Recurso em Sentido Est rito - Agravo de Instrumento para dar seguimento ao Recurso Especial e Extr aordinr io).

Essas caractersticas que distinguem os recursos das aes de impugnaes de decises judiciais.

Enumerao dos Recursos:

Embargos Declaratrios (CPP, art. 382);

Recurso em Sentido Estrit o (CPP, art. 581), Recurso de Apelao (CPP, art. 593), Carta Testemunhvel (CPP, art . 639), Correi o Parcial (COJE - MT, art. 36), Embargos Inf ringentes ou de Nulidades, Embargos de Declarao (CPP, art. 619), Recurso Ordinrio Const itucional ( CF, art. 102, II, e 105, II), Agravo em Execuo (LEP, 197). Duplo grau de jurisdio;

Recurso Especial art. 105, III CRFB/ 88, Recurso Extraor dinrio art. 102, III, CRFB/88, Embar gos de Divergncia, Agravo de deciso de indef erimento do recurso extraordinrio e especial. Cabimento excepcional.

Enumerao das A es de Impugnaes:

Habeas Corpus

Mandado de Segurana Embargos de Terceiros

(CPP, art. 129 e 130).

PRESSUPO STOS PROCESSUAIS DOS RECURSOS

Assim como a ao penal, os recursos tambm esto sujeitos a determinados pressupostos de admissibilidade para ter o seu t rmite normal.

Relao Jur dico-Processual

Relao Jur dico -Pr ocessual: Existncia e Validade

Pressupostos de Existncia Vlida da Relao Jur dico -Processual

a) rgo investido de jurisdio ( Estado -Juiz) O no-juiz implica na incompetncia absoluta, incompatibilidade e impedimento; b) Pedido ou demanda (imput ao do f ato delit uoso e pedido condenatr io ato postulatrio que provocou a at ividade jurisdicional); c) Partes: capacidade para ser par te.

Autor: aquele que deduz em juz o a pretenso punitiva (titular do ius acusat ions ). Ru: aquele contra quem a pretenso punitiva deduzida (titular do ius libertat is ).

Pressupostos de Validez da Relao Jurdico -Processual

Desenvolvimento vlido da relao processual para a composio da lide.

Tudo o que apto e capaz de invalidar a relao Jur dico -Processual dever ser includo entre os pressupostos de invalidez da instncia penal.

a) b)

constituio do juzo (incompet ncia relativa / suspeio / subor no) legit imidade ad processum ( indivduos imputveis 18 anos

completos e em plena f aculdade mental / Membro do MP Pr omotor natural) c) d) procedimento adequado f ormalidade estrutural do ato processual

e) ausncia de vcio f ormal ou atipicidade capaz de inf luir na apurao da verdade real ou na deciso da causa.

Condies de Procedibilidade Condi es prvias Condies da ao

Condies genr icas:

possibilidade jur dica do pedido; leg it imidade de partes; interesse processual.

Condies especf icas:

r epresentao (CPP, 38) r equisio do Ministro da Just ia (CP, art. 145, pargraf o nico) entrada do agente no territr io nacional trnsito em julgado f ormal de sentena que por motivo de erro ou impedimento anule o casamento (CP, art. 236)

PRESSUPO STOS RECURSAIS

Pressupostos (juzo de admissibilidade ou juzo exigncias legais para que o recurso sej a conhecido.

de

prelibao)

so

Assim como a ao, o recurso pressupostos pr ocessuais.

tam bm

est

sujeit o

determinados

No juzo de prelibao ver if ica-se se o recurso pr eenche os pressupostos recursais objet ivos e subjetivos.

Pressupostos

Objetivos

Cabimento,

Adequao,

Tempestividade,

Regularidade Procedimental, inexistncia de f atos impedit ivos (renncia

no recolhimento priso nos casos em que a lei exige) ou ext int ivos (desistncia deser o).

Cabiment o - para interpor o recurso necessrio que haja expressa disposio de lei pr evendo o recurso. Exem plo o agravo de instrumento no previsto no processo penal. De nada adianta interpor r ecur so inexistente, no previsto.

Adequao - para cada deciso a lei prev um r ecurso adequado par a impugn- la. A parte no pode interpor mais de um recurso contra a mesma deciso, visando a mesma pretenso. Ocorre adequao quando o Recurso empregado f oi o inst rumento hbil, isto , prprio, adequado, contra deciso que se quer impugnar.

Fungibilidade

dos

recursos

ou

recurso

i ndiferente

inter posio

equivocada de um recurso pelo outro no impede o seu conhecimento, desde que of erecido dentr o do prazo corret o e contanto que no haja m -f do recorrente. A Jur isprudncia ve m entendendo que deve obedecer ao prazo do recurso correto e que no haja erro grosseiro.

Quando o jui z denegar sursis na sentena condenatr ia o recurso cabvel ser o de apelao, embora a lei disponha ser cabvel o Recurso em Sentido Estrito ( CPP, art . 581, XI). Cabe apelao porque o nico recurso cabvel contra sentenas condenatrias o de apelao, seja de par te, seja de toda a deciso. O recurso da parte pr incipal absorve o da parte secundr ia.

Tempestivi dade - a interposio do recurso deve se r f eita dentro do prazo previsto em lei. Os prazos recursais so f atais, cont nuos e peremptrios, no se interrompendo por f rias, Dom ingo ou f eriado, salvo se houver impediment o do juiz, f ora maior ou obstculo judicial oposto pela part e contrria (CPP, art. 798, 4). Comeam a correr a partir do prim eiro dia til seguinte int imao (ver smula 310 STF). Encerrado o pr azo em dom ingo ou dia de f eriado, considera -se prorrogado at o primeiro dia t il imediato (CPP, art. 798, 3).

SMULA STF N 710

No processo penal, contam -se os pr azos da data da

int imao, e no da juntada aos autos do mandado ou da carta precat ria ou de ordem.

Embargos Declaratr ios de Sentena (02 dias - art. 382, CPP); Embargos Declaratr ios de Acrdo (art. 619, CPP) Recurso de Apelao (05 dias) ; Recurso em Sentido Estrito (05 dias) exceto par a incluir ou excluir jurado da lista geral (20 dias art. 581, XIV e 586 nico); Embargos Inf ringentes ou de Nulidades, (10 dias art. 609, nico); Carta Testemunhvel (48 horas); Correio Parcial (prazo do agravo de instrument o 10 dias, art. 522 CPC); Recurso Ordinr io Const itucional (05 dias art. 310 RI STF); Agravo art. 197 LEP (05 dias - previso geral dos recursos no CPP procedimento 523 CPC); Recurso Especial art. 105, III, da Extraordinr io art. 102, III, CRFB/88 (15 dias); CRFB/ 88 e Recurso

Embargos de Divergncia (15 dias art. 266 RI STJ) ; Agravo de Instrument o de despacho denegatrio de recurso extraordinr io e especial (05 dias art. 28, Lei 8.038/ 90); Nos crimes de competncia do juizado especial (10 dias art. 82, 1, Lei 9.099/95).

Regularidade Procedimental : o recurso deve preencher as f ormalidades legais para ser recebido.

Forma por petio ou por termo nos autos (a parte manif esta verbalmente a vontade de recorrer, a qual reduzida a escrito nos autos).

S se admite a interposio por petio : embargos inf ringentes, embargos declaratr ios, carta testemunhvel, recurso extraor dinrio, r ecurso especial, correio par cial habeas corpus e reviso crim inal.

S se admit e a int erposio por petio ou termo : apelao, recurso em sentido estrito, prot esto por novo jr i. No Tribunal do Jr i admissvel a interposio verbal de recurso, desde que conste do respectivo termo.

Formalidade essencial motivao apresentao das razes. A apresentao tardia das r azes mera irregularidade, sem qualquer conseqncia processual em f ace da indisponibilidade da ao penal pelo MP ( CPP, arts. 42 e 576) e o inequvoco prejuzo que acarreta ampla def esa art. 5, LV, CF. O protesto por novo jri exceo obrigator i edade da motivao. A simples interposio suf iciente, no havendo necessidade de razes, mesmo porque no h contra -razes.

Fatos impeditivos so aqueles que impedem a interposio do recurso ou seu recebimento. Surgem antes do recurso ser interpost o . Ex. Renncia ao direito de recorrer (precluso lgica ato incompat vel com a vontade de recorrer); o no recolhimento do ru priso quando a lei assim dispor (CPP, art. 594). Extino anormal do Recurso.

Fatos extintivos so os f atos super venientes interposio do recurso, que impedem seu conhecimento. A desistncia e a desero. Ocorre aps a interposio do recurso .

Desistncia o at o pelo qual o recor rido manif esta a vontade de no prosseguir com o recurso int erposto.

Desero o ato de abandonar o recurso; equivale desistncia tcita ou presumida. Ex. f alta de prepar o (pagam ento das custas processuais quando a lei exigir), f uga aps a inter posio do recurso (art. 595 CPP) a recaptura no torna sem ef eito a desero. Extino anor mal do recurso. No se aplica ao Recurso em Sentido Estrito. Apelao do MP manuseada em f avor do ru, a sua f uga posterior no implica em deser o.

Pressupostos Legitim idade.

Subjetivos

Sucumbncia

Interesse

Jur dico,

Sucumbncia

o no acolhimento total ou parcial da pr etenso.

Interesse Jurdico

somente existe int eresse jur dico em r ecorrer quando a

parte pretende algo no processo que lhe tenha sido negado pelo juiz, gerando-lhe prejuzo .

Para Jos Frederico Marques , o MP no tem interesse ju r dico para recorrer de sentena condenatr ia em f avor do ru por absoluta f alta de sucumbncia, posto que def ende interesse oposto ao do acusado ( dominus litis ) .

Para o STF o MP na qualidade de cust os legis pode recorrer da sentena condenatr ia em f avo r do ru. Mesmo ocupando o polo ativo da relao jur dica processual, parte imparcial e no deixa de ser f iscal da lei.

Sucumbncia nica

quando at inge apenas uma das partes; mltipla

quando vr ias so as partes atingidas.

Sucumbncia paralela

interesses idnticos; recproca - inter esses opostos.

Sucumbncia direta

atinge os integrantes da relao jur dica processual;

ref lexa - repercute f ora do processo.

Legitimidade

O recurso deve coincidir com a posio processual da parte.

Pode inter por recurso, respeitada a sucumbncia: MP, querelante, querelado, ru ou seu def ensor, o assist ente de acusao, o of endido e seus sucessores. A Def ensoria Pblica tem legitimidade para recorrer em f avor do ru revel, mesmo q ue na ausncia do r u, o m esmo no tenha rat if icado o seu recurso.

O MP parte ileg t ima para apelar da sentena absolutria na ao penal exclusivament e privada, em f ace do princpio da disponibilidade.

Juzo de prelibao do recurso ( presena ou no dos pressupostos) ver if ica-se a presena de todos os pressupostos processuais de admissibilidade. Tendo como concluso o conhecimento ou no conhecimento .

Juzo de delibao do recurso

o julgament o do m rito aps haver

ultrapassado o juzo de admissibilidade apr eciao d os pedidos cont ido no recurso, aps conhecido. Ver if ica -se se o recorrente tem ou no razo, ref ormando ou no a deciso do juzo ou tribunal ( ad quem ). D provimento ou no d provimento No conhecido no se questiona quanto ao pr ovimento. Conheo do recu rso e dou ou no pr ovim ento.

EFEITOS DOS RECURSOS

Devolut ivo Suspensivo Translat ivo Extensivo.

Devolutivo

transf ere instncia superior o conhecimento. comum a

todos os recursos. Quando o reexame da matria devolvido ao pr pr io rgo recorrido (Embargos Declatr ios) chamado de recurso iterati vo . Quando devolve a matria ao rgo jurisdicional ad quem (Apelao) chamado de recurso reiterativo . Quando a questo reexaminada pelo prprio rgo recorrido e tambm pelo rgo de instnc ia superior (Recur so em Sentido Estrito e Agravo em Execuo) chamado de recurso misto, regressi vo ou deferido .

Suspensi vo

o r ecurso f unciona como condio suspensiva da ef iccia da

deciso, que no pode ser executada at que ocorra o julgamento f inal , ou seja, a execuo da deciso somente se produzir depois do julgamento pelo juzo ou tribunal ad quem . No silncio da lei o recurso no tem ef eito suspensivo. Para suspender os ef eitos da deciso haver de existir expressa disposio legal.

Translativo

quando as matrias de ordem pblica so trasladadas ao

tribunal, por expressa disposio legal, o qual dever conhec -las e julglas ex officio , sob pena da deciso ser omissa, cabendo at embargos de declarao para suprir a omisso.

Extensivo

(CPP, art. 580) o aproveitamento da deciso f avorvel a um

co-ru que no recorreu. O benef cio obtido deve est ar f undado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal.

Regressivo (def erido) o ef eito que possibilita o juzo de retratao por parte do rgo recorrido, possibilitando, assim ao prolator da deciso, a possibilidade de alt er -la ou r evog-la parcial ou int eiramente (Recurso em Sent ido Estrito, Carta Testemunhvel, Correio Par cial).

PRINCPIOS

Fungibilidade, uni r recorribilidade, irrecorribilidade das inter locutrias, proibio da reform atio in pejus ou a regra tantum devolutum quantum appellatum .

Fungibilidade (CPP, art. 579) havendo situaes em que existam dvidas na doutr ina e na jurisprudncia relat ivo ao recurso adequado, a parte no deve f icar prejudicada no caso de se equivocar no meio pelo qual se impugna a deciso.

Fungibilidade ( CPP, art. 579) possibilidade do conheciment o de um recurso por outro, desde que no haja m -f e nem erro grosseiro (caracter izado pela af ronta liter al lei, se comet ido por quem no poder ia f az -lo no caso de evidente equvoco). Esse f ato ocorreu em homenagem ao princpio de que o processo no deve sacrif icar o f undo pela f orma.

Em suma, o pr incp io da f ungibilidade recursal s tem incidncia quando f icar evident e a inexistncia da m -f , tempestividade e equvoco da part e ao impetrar um recurso por outro.

Unirrecorr ibilidade

a cada deciso corresponde um recur so. Econom ia e

simplif icao da f orma.

Irrecorribil idade

das

int erlocutr ias

no

processo

penal,

de

regra,

as

decises interlocutr ias so irrecorr veis, com as excees previstas no art. 581 do CPP e outras expressamente pr evistas em leis especiais. Podem ter seu contedo reexaminado por ocasio do recur so contra a sentena de mrito, em matria preliminar. No se opera a pr ecluso. Contudo, mas se sua relativa estabilizao, at o julgamento da impugnao, puder acarretar dano irrepar vel parte, podero ser im ediatamente impugnadas por habeas corpus , mandado de segurana, correio parcial ou reclamao.

Proibio da reform atio in pejus

quem apela no pode ter sua situao

agravada em virtude do prprio recur so. O recurso devolve ao Tribunal exclusivament e a matria que f oi objeto do pedido nele cont ido, no podendo reverter contra q uem recorreu ( a regra tantum devolutum quant um appellatum ).

Obs.: A ausncia de r ecurso por parte da def esa no impede o reconhecim ento de nulidade absoluta, pois a reformat io in melius adm itida no direito brasileir o, principalmente se o ru no recorreu, em ateno ao princpio favor rei .

PRINCPIOS INFORMATIVOS DOS RECURSOS 1- Princpio da Taxatividade est intimamente ligado ao princpio da segurana jurdica, ou seja, os litgios no podem ficar infinitamente abertos, assim, taxatividade significa dizer que os recursos devem ter previso em lei, no sendo lcito as partes criarem um recurso para sanar seu inconformismo. Se o recurso estiver previsto em lei, dever a parte utilizar o recurso prprio que a lei aponta como cabvel (princpio da singularidade).

Ex: majoritariamente entende-se que o rol do art. 581 do CPP taxativo, ou seja, as partes s podem utilizar RSE naquelas hipteses taxativamente previstas. Muito embora se admita uma elasticidade por ex. quanto o aditamento a denncia no est no rol, mas como deve seguir o art. 41 do CPP, interpreta-se dessa forma.

2- Unirrecorribilidade (Singularidade ou Unicidade) A regra geral que cada deciso corresponda a um nico recurso; no admissvel a interposio de 2 recursos da mesma parte de uma deciso.

Assim, se por ex. o MP recorre da deciso condenatria pedindo aumento de pena e revogao do sursis ao acusado, ir interpor apelao e no RSE art. 581, XI c/c 593, I e 4 do CPP. O mesmo ocorre se numa mesma deciso h absolvio com relao a um crime e extino da punibilidade com relao a outro.

Isso no se confunde com a possibilidade de se interpor recurso de PNJ da parte da sentena que admite esse recurso e apelao da mesma sentena, porm de partes diferentes, que condena o acusado por crime que no caiba protesto e sim apelao. a

hiptese do art. 608 do CPP trata-se de sentenas objetivamente complexa, em que h condenao por 2 crimes. Ex: Marlon Brando responde perante o Tribunal do Jri em conexo pelos crimes de roubo e homicdio qualificado. Condenado pelos jurados, o juiz aplica a pena de 21 anos pelo homicdio e 5 anos pelo roubo. Da parte da sentena que condenou pelo homicdio cabe PNJ (art. 607), e da parte que condenou pelo roubo cabe apelao. Assim, Marlon Brando ir interpor 2 recursos da mesma sentena, porm, de partes diferentes. Ento no uma exceo ao princpio da unirrecorribilidade a previso do art. 608, mas sim trata-se de uma confirmo do princpio, pois, cada captulo ou parte da sentena ser objeto de um nico recurso.

3- Fungibilidade - est previsto no artigo 579 do CPP, e significa dizer que um recurso interposto em lugar do outro no prejudica o direito da parte pois o recurso interposto ser conhecido como se fosse o outro recurso que se queria interpor, desde que no haja m-f do recorrente. Na dvida quanto ao recurso a fungibilidade se opera.

A lei no diz o que se entende por m-f, a doutrina, portanto, menciona alguns casos: a utilizar recurso indevido que tem prazo maior, por ter perdido prazo do recurso devido que era menor. Ex. embargos infringringentes (10 dias) ao invs de apelao (5 dias); protelar o processo, lanando mo do recurso mais demorado, etc. A jurisprudncia (STF) se posiciona no sentido de que se o recurso interposto tiver prazo maior do que aquele que deveria ser utilizado, no se conhece do recurso.

4- Voluntariedade A interposio dos recursos depende da livre manifestao das partes, no h, em regra obrigao em recorrer art 574.

H controvrsia se o art. 574 est em vigor: 1 Corrente (majoritria) diz que est em vigor porque na verdade isso no recurso; no recurso porque este pressupe a vontade de recorrer e o juiz no tem; o recurso somente poder ser interposto pelas partes, e o juiz no parte; deve haver um interesse na reforma da deciso ou sua modificao; pelo princpio do dispositivo, ou da iniciativa das partes, a lei no poderia obrigar algum a litigar em juzo, e o juiz no sendo parte no poderia ser obrigado a fazer algo em nome daquela; para esse posicionamento o recurso de ofcio uma condio de eficcia da deciso; condio para o trnsito em julgado da deciso.

2 Corrente (Srgio D.H e Pollastri) entendem que recurso e, portanto, o art. 574 no foi recepcionado pela CR, porque esta confere ao MP a titularidade da ao penal e sendo o recurso uma extenso do direito de ao, s o MP poderia recorrer, alm de violar o sistema acusatrio (art. 129, I CR).

Observao Interessante questo envolvendo recurso de ofcio no caso do art 411 do CPP (atual 416 do CPP), pois, estando o ru preso e prolatada a deciso deve o juiz recorrer de ofcio, tendo o recurso efeito suspensivo. A pergunta-se: o ru permanece preso at a apreciao pelo Tribunal do recurso necessrio? Ou independentemente do resultado, j pode ser posto em liberdade? No obstante a lei dizer que o efeito suspensivo, a priso no pode subsistir, pois o que no produz efeito de imediato, a parte da deciso que reconhece a excludente e no quanto parte que reconheceu a desnecessidade da priso (assim desaparece o fundamento da priso). A parte da deciso que fica limitada apreciao pelo Tribunal a que julga improcedente o pedido do MP e no a que expede alvar de soltura. Se no pensarmos assim, haver uma iniqidade porque quando o ru estiver preso e for absolvido no juzo singular, a apelao eventualmente interposta pelo MP ter efeito devolutivo e o ru ser posto em liberdade (art. 596); por qual razo permanecer preso quando for absolvido sumariamente no jri? NO H.

5- Converso significa que se a parte interpuser um recurso para determinado rgo jurisdicional que no o competente para conhece-lo, este remeter o processo para o rgo que o seja.

6- Disponibilidade Da prpria natureza dos recursos, como meios de impugnao voluntria das decises, deveria decorrer sempre o poder de disposio que sobre eles guardasse o recorrente. Pode acontecer do ru renunciar ao recurso, e o seu defensor o interpor. Qual vontade deve prevalecer?

1Corrente (minoritria) Rangel, Damsio Entendem que tratando-se de direito renuncivel, no se v como possa o defensor apelar contra vontade do ru; a titularidade pertence ao ru e no ao defensor.

2Corrente (majoritria) Afrnio Prevalece a vontade do defensor, para melhor garantia do direito de defesa fundamentos:

a) a b) c) d) e)

a defesa tcnica cabe ao defensor do ru, que tem melhores condies de avaliar viabilidade do recurso no 2 grau;

recurso inerente ao direito de ampla defesa e sendo esta ampla, a vontade do defensor deve prevalecer; no poder haver reformatio in pejus ; o art. 577 o legitima; o direito de defesa tcnica indispensvel no processo penal;

Todos esses fundamentos atendem o princpio da ampla defesa. Para o prof. Fernando Capez, acolhendo o princpio da reformatio in pejus, se o ru estiver solto, dever prevalecer sempre a vontade de quem quer recorrer, seja o defensor, seja o prprio acusado.

7- Personalidade dos recursos significa que o recurso s pode beneficiar a parte que o interps, no aproveitando quem no recorreu e, quem no recorreu no pode ter sua situao agravada, se no houve recurso da parte contrria. Esse princpio impede a reformatio in pejus que vamos tratar agora.

8 Reformatio in pejus artigo 617 do CPP a proibio de reforma para pior (nem qualitativamente, nem quantitativamente) est ligada ao sistema acusatrio.

I)- Tribunal ao julgar recurso exclusivo do ru, anula a sentena, remetendo os autos ao juzo a quo para que este profira outra em seu lugar. Nesse caso, poder o juiz proferir uma sentena com quantum maior do que o proferido no 1 julgamento?

1 Corrente (majoritria) Tourinho, Mirabete, F. Marques, STF sustenta que no pode. Violar o direito de ampla defesa (reformatio in pejus indireta).

At mesmo com relao a matria que pode ser apreciada de ofcio, como por ex. nos casos de nulidade absoluta, o recurso do ru no pode servir de veculo para o reconhecimento de nulidade que prejudique a defesa. (STF 160).

STF Smula 160 - nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no arguida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de oficio.

2 Corrente (minoritria) Ada, Magalhes Noronha, Rangel afirmam que poder o juiz proferir sentena em quantum superior ao do 1 julgamento. FUNDAMENTOS: a) - o art. 617 probe a reforma para pior pelo Tribunal e no pelo juzo a quo; b) - estar-se-ia emprestando fora a uma deciso que no mais existe em detrimento de uma que proferida em perfeita harmonia com a ordem jurdica; c)- o recurso voluntrio, e portanto, o ru carrega o nus do seu recurso.

Observao Em se tratando de incompetncia absoluta, nulidade de todo o processo, entende a doutrina que o juiz competente, ao refazer todo o processo, poder proferir uma sentena em que a condenao seja superior ao 1 julgamento. A atuao do juiz natural da causa no pode ser limitada pela deciso do juiz incompetente.

II - No Tribunal do Jri - Se a deciso for declarada nula em recurso exclusivo da defesa, poder em nova condenao pelos jurados, o juiz proferir sentena em quantum superior ao 1 julgamento? 1 Corrente STJ, F. Marques, Damsio, Mirabete a reformatio in pejus indireta, por decorrer de norma processual ordinria no tem a fora e o alcance para limitar a soberania do jri, de carter constitucional; no ser reformatio in pejus no 2 julgamento tudo se renova; todo o fato ser novamente apreciado pelo jri. O juiz poder aumentar a pena. 2 Corrente Ada No h como limitar a apreciao dos fatos pelo jri, mas em relao pena, o juiz ficar limitado anterior. 3 Corrente Capez Se estiverem presentes os mesmos fatos e as mesmas circunstncias do julgamento anterior, e forem reconhecidos pelo jri no 2 julgamento, no ser possvel aplicar pena mais grave. OBS REFORMATIO IN MELIUS Se s o MP recorreu, requerendo a majorao da pena, pode o Tribunal ad quem absolver o acusado, desclassificar a infrao ou reduzir a pena? Pode haver reforma para melhor em recurso exclusivo da acusao?

(Majoritria) Ada, Rangel, F. Marques, STJ Sim. FUNDAMENTOS: a)- em sendo o MP guardio dos direitos e garantias fundamentais asseguradas na CR, sendo fiscal da lei, no se permite que o resultado de seu recurso impea, mesmo sem seu pedido, de se restabelecer a ordem jurdica agredida; b)- o art. 617 s proibiu a reforma para pior, quando somente o ru houver recorrido; c)- pelo princpio da verdade real e do favor rei, se o Tribunal pode conceder HC de ofcio, porque no poderia beneficiar o ru em recurso exclusivo do MP, seria um contra sensu; d)- a regra do art 617 para beneficiar o ru e no para prejudic-lo, resultado idntico se teria com o HC e a reviso criminal.

(Isolado) Mirabete no pode melhorar a situao do ru, pois h coisa julgada para o ru, o que afasta essa possibilidade diante do princpio tantum devolutum quantum apellatum (STF). Haveria julgamento ultra petita.

EFEITOS DOS RECURSOS

I - Devolutivo devolve a matria que foi objeto de impugnao; transfere ao rgo ad quem o conhecimento da matria.

II- Suspensivo sua interposio impede a produo imediata dos efeitos da deciso; o recurso suspende toda eficcia desta.

(B.

S o fato da deciso j est sujeita a recurso, a sua eficcia j est suspensa. Moreira) III- regressivo ou iterativo ou diferido permite o juzo de retratao. H quem chame de ef regressivo aquele que a deciso impugnada apreciada pelo prprio rgo que prolatou sem remessa para instncia superior (art. 382 CPP). IV- Extensivo os efeitos do recurso interposto por um dos rus se estendem aos outros agentes, desde que no seja de carter pessoal (art. 580 CPP).

O que limita o recurso, a petio de interposio ou so as razes? (majoritria) a petio de interposio do recurso (art 601). As razes recursais visam simplesmente demonstrar os motivos pelos quais o recorrente impugna a deciso. (minoritria) - so as razes. Porque a 1 pea sempre o pedido para o juzo de admissibilidade; j as razes que contm todo o inconformismo.

Se o MP em sua petio recursal, impugnar todo o decisum e, nas razes, limit-la, no haver desistncia do recurso em afronta ao art 576, j que a delimitao do mbito de conhecimento do Tribunal feita na petio e no nas razes.

O Tribunal s pode conhecer daquilo que lhe foi pedido; o que no foi pedido, transitou em julgado. Aplica-se o art. 128 c/c 460 c/c 512 do CPC; aplica-se o princpio nemo judex sine actore ( no h jurisdio sem ao).

Observao Se o MP recorre para aumentar a pena, pode o assistente de acusao apelar tambm sob o mesmo permissivo legal invocado pelo MP, requerendo aumento de pena? R: O recurso do assistente no deve ser recebido pelo juzo a quo, e se o for, no deve ser conhecido pelo juzo ad quem. FUNDAMENTOS: - falta de ineresse de agir; deve haver necessidade e utilidade; no caso do assistente, sua funo no processo penal obter o ressarcimento dos danos sofridos pelo crime, e sendo assim, a sentena condenatria, seja o quantum que for, serve de ttulo executivo judicial.

- Rangel, Demoro, Pollastri a figura do assistente de acusao foi revogada pelo art. 129, I CR, portanto, para esses autores, no h mais legitimidade do assistente em interpor recurso.

- o recurso do assistente supletivo, somente pode ser interposto se no houver recurso do MP.

Observao A deciso absolutria tem efeito devolutivo art. 596 do CPP.

PRESSUPOSTOS RECURSAIS 1)- Lgico existncia de uma deciso que 2)- Fundamental sucumbncia a desconformidade do que foi pedido com o foi concedido. 3)- Objetivo 4)- Subjetivo

OBJETIVOS (extrnsecos) ` a)- cabimento b)- adequao c)- tempestividade d)- regularidade e)- inexistncia de fato extintivo ou impeditivo

a) Cabimento possibilidade jurdica do pedido recursal O recurso deve ter previso legal. Observao deciso que suspende o processo, o recurso cabvel tecnicamente seria apelao, j que o rol do 581 taxativo; h quem sustente que RSE em virtude da semelhana com o sursis do CP.

c) Tempestividade deve ser interposto dentro dos prazos previstos em lei; em regra so de 5 dias. 593, 598, nico, apelao no JEC 10 dias deciso que rejeita denncia ou queixa no JEC cabe apelao; no CPP cabe RSE

OBS 2 rus, advogados distintos o prazo comea a contar a partir do ltimo a ser intimado.

d) Regularidade - deve preencher todas as regularidades para ser recebido. Ex preparo; oferecimento de razes recursais pelo recorrente embargos infringentes, carta testemunhvel, Resp/Rextr s admitido por petio. o PNJ no necessita de motivao.

e) Ausncia de fato impeditivo ou extintivo Impeditivo: Precluso perda da faculdade ou direito processual que, por no ter exercido no tempo e modo devido, extingue o direito de fazer, Renncia - manifestao da parte de que no deseja recorrer; ocorre antes da interposio do recurso. lcito o MP e a defesa renunciarem, porm, uma vez interposto o recurso, o MP no pode desistir.

Renncia no usou a faculdade de recorrer # Desistncia o recurso j foi interposto

Extintivo: Desistncia significa que uma vez interposto o recurso a parte pode dele desistir voluntariedade dos recursos. A desistncia no afeta o MP, ele no pode desistir (art 576). Desero ocorre por conta de um ato da parte; uma espcie de sano. Artigo 595 do CPP Artigo 806, 2, se aplica basicamente ao querelante, salvo a hiptese do artigo 32. Observao aps a alterao pela Lei 5941/73, esse artigo perdeu sua aplicao inconstitucional, pois viola a ampla defesa, j que condiciona a apelao a no fuga do ru.

SUBJETIVOS (intrnsecos) a)- legitimidade b)- interesse Observao Pode o MP recorrer em favor do ru? -F. Marques defende a falta de interesse, mesmo que tenha se pronunciado pela absolvio (no h gravame para o MP). O MP parte e sendo parte no haveria sucumbncia, que pressuposto recursal fundamental. -(majoritrio) Damsio, Mirabete, Ada, Adalberto Aranha, defendem a possibilidade. A funo do MP multiforme, ele no s parte como tambm fiscal da lei, e nesse ltimo caso permitido recorrer em favor do ru. Somente no poder interpor recurso em benefcio do acusado, quando tiver pedido a sua condenao nas alegaes finais e o juiz tiver condenado. Implicaria ofensa ao princpio da unicidade e indivisibilidade; Se no caso do pedido condenatrio, a sentena tiver eivada de vcio de procedimento ou de julgamento, o MP poder recorrer haver interesse da sociedade reintegrar a ordem jurdica violada atravs da atuao da instituio que lhe representa. OBS O ru tem interesse de recorrer de uma sentena absolutria? R: Sim, nos casos dos incisos II, IV, VI do art. (antigo, 386 CPP). Pode recorrer para tentar afastar a possibilidade de formao de ttulo executivo no cvel.

s se admite recurso da parte que tenha capacidade para sua interposio.

Observao O MP pode recorrer em ao penal privada? 1 Corrente O MP como fiscal da lei tem interesse em recorrer em favor do querelado (Sentena Condenatria). 2 Corrente Se a sentena for absolutria, no pode recorrer princpio da disponibilidade; falta de legitimidade.

Art 598 CPP o recurso do ofendido supletivo, ou seja, s pode recorrer da parte que o MP no recorreu.

O sndico, os credores do falido podem se habilitar como assistentes.

Art. 80 do CDC tambm podem se habilitar como assistentes do MP em crimes contra relao de consumo.

O ofendido tambm pode se habilitar como assistentes

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO ART. 581 CPP O SER interposto perante o Juiz, mas endereado ao Tribunal (TJ/TRF ALADA)

Quem faz o juzo de admissibilidade o juzo ao quo.

O recurso deve ser apresentado ao Tribunal competente para apreci-lo, mas a interposio far-se- perante o juzo recorrido, para que este possa rever sua deciso, em sede de juzo de retratao.

O RSE oponvel nos casos taxativamente expressos no artigo 581.

O prazo para sua interposio de 5 dias, art. 586 , salvo inciso XIV, art 581 e nico do art. 586 (20 dias)

Recurso em sentido amplo, qualquer meio de defesa e, em sentido estrito, remdio jurdico-processual pelo qual se provoca o reexame de uma deciso. Ento, conclui-se que todos os recursos do CPP so recursos em sentido estrito, com denominaes variadas.

O ser inominado pois o legislador no lhe emprestou um nome, como fez por ex. com a apelao.

A enumerao do artigo 581 taxativa? Somente cabe RSE naquelas hipteses ali elencadas, ou h outras? Rangel, Tourinho entendem que taxativo. Porque o princpio da taxatividade diz que os recursos devem estar previstos em lei, e esta quem diz qual o recurso previsto desta ou daquela deciso; porque pelo requisito extrnseco de admissibilidade, qual seja o cabimento, a lei permite a impugnao de determinada deciso por este ou aquele recurso, e nesse caso, permitiu RSE daquelas decises elencadas.; porque se o legislador quisesse que outras decises fossem impugnadas por RSE, no teria elencado as 24 hipteses (9 revogadas), se o fez porque quis exaurir as possibilidades; porque para a apelao o legislador expressamente mencionou que ser cabvel nos casos em que no cabe RSE (593, II).

Essa questo nos traz conseqncias prticas, pois qual o recurso cabvel da deciso que rejeita o aditamento denncia? (majoritrio). Rangel sustenta que Apelao, j que o art. 581 taxativo e l no consta aditamento denncia. Apelao com base no artigo 593, II. (minoritrio) Mas, o aditamento uma nova denncia, com os requisitos do art. 41 do CPP, ento nesse caso tem-se uma elasticidade do inciso I (no interpretao extensiva), para se entender que cabe RSE.

O art 581 tambm no se refere indeferimento de priso temporria, e ento qual o recurso cabvel? (majoritria) O CPP de 1941 e a priso temporria de 1989. Ento se entender que o rol taxativo e no cabe interpretao extensiva nem analgica, no caber RSE da deciso que indeferir a priso temporria. No caber recurso algum. (minoritria) O RSE tem um rol restritivo, mas deve se analisar o esprito do legislador; ento faria uma interpretao analgica, e como no havia em 1941 priso temporria, razovel que seja cabvel o SER dessa deciso j que no havia como o legislador prever a temporria.

PRAZO E FORMA DE INTERPOSIO: Pode ser por petio ou por termo nos autos, art. 578 e 587 Embora o prazo normal seja aquele de 5 dias, convm ressaltar que, se o recorrente , no crime de ao pblica, for a vtima ou qualquer das pessoas elencadas no art. 268, tenha ou no se habilitado como assistente, seu prazo de 15 dias art 584, 1, art 598. Hlio Tornaghi diz que o 1 do 584 manda aplicar o 598, mas no faz meno ao seu pargrafo, assim, para ele, o prazo para o assistente continua a ser de 5 dias.

O RSE sobe nos prprios autos ou em separado?

Art. 583 e nico. O nico pode ser tambm invocado para as demais hipteses do 583 analogicamente, se houver co-ru Tourinho. Quando no puder subir nos prprios autos, subir instrumentalmente, isto , no prprio termo ou por petio ver art. 587.

RAZES E CONTRA-RAZES ART. 588. A jurisprudncia entende indispensvel a intimao, sem a qual no comea a correr o prazo. STF A falta do oferecimento de razes no impede a subida do recurso art. 589. No entanto, a questo controvertida, porque se o MP obrigado a atuar em todos os termos da ao pblica, em face do princpio da indisponibilidade, a falta de apresentao de razes implicaria em desistncia tcita do recurso, violando o 576 do CPP; no caso da defesa no oferecer razes, violaria a ampla defesa. No caso de rejeio da denncia ou queixa, embora inexista processo, o indiciado tem direito de ser intimado a produzir suas contra-razes, princpio do contraditrio STF Smula 707. Constitui nulidade a falta de intimao ao denunciado para oferecer contrarazes ao recurso interposto da rejeio da denncia, no a suprindo a nomeao do defensor dativo.

No existe no RSE a faculdade de arrazoar em segunda instncia o art. 600, 4, s fala em apelao. Se o recurso for interposto em petio e deve subir nos prprios autos do processo 583, o juiz proferir o seguinte despacho: Junte-se ao processo e, aps, venham-me os autos. Se no for o caso de processar-se nos prprios autos, o juiz proferir: Autuada, venham-me os autos. No tocante ao efeito regressivo do recurso, o juiz reformar ou sustentar sua deciso 589. O juzo de retratao ser sempre fundamentado. Se o juiz mantiver o despacho, remeter instncia superior; se reform-la, o recorrido, por simples petio, e em 5 dias poder requerer a subida dos autos. No ocorre desero do ru no caso de fuga logo aps a interposio do RSE. No h inconveniente em que o juiz reveja sua prpria deciso, at por ser ela interlocutria, princpio da economia processual, celeridade aconselham esse juzo de retratao. Se o juiz acolher as razes do recorrente, reformar sua deciso. A, a parte contrria que estava sendo beneficiada com a deciso anterior, poder por simples petio, recorrer nos termos do nico do art. 589, sem necessidade de novas razes ou contrarazes. O prazo de 5 dias. Se o juiz no recebe o recurso, ou se receber, negar-lhe seguimento, caber carta testemunhvel.

VER art. 582

hoje os inciso V e X sero sempre dirigidos ao TJ/TRF/ALADA; No inc. XIV ser endereado ao Presidente do TJ/TRF/ALADA

HIPTESES REVOGADAS PELA LEP XI se o sursis for concedido ou negado na sentena de mrito, caber apelao 593, I. Se o sursis for decidido pelo juiz da execuo, concedendo, negando ou revogando, caber agravo 197 LEP. XII a deciso acerca da possibilidade de livramento condicional do juiz da execuo e deve ser impugnada atravs de agravo 197, LEP. XVII compete ao juiz da execuo decidir sobre a unificao das penas, 66, III, a ento cabe agravo dessa deciso 197, LEP XIX a medida de segurana tem natureza jurdica de absolvio imprpria, portanto, inicialmente deve ser impugnada por apelao, 593, I. Se a imposio da medida de segurana for feita no curso do processo de execuo, conforme 183 LEP, a deciso ser do juiz da execuo, impugnvel, portanto, atravs de agravo, 66, V, d, 197, LEP. XX medida de segurana: internao em hospital de custdia ou internao ambulatorial. Se o juiz da execuo converter o tratamento em internao, 184 LEP, o recurso cabvel ser agravo, 66, V, f LEP. XXI igual inc. XX qualquer deciso sobre medida de segurana aps o trnsito em julgado da deciso, do juiz da execuo, cabendo ento agravo. XXII 66, V, e, 197, LEP XXIII

66, V f, 197, LEP

XXIV no cabe converso de multa em deteno, logo no cabe RSE, 51 CP. Se ocorrer hiptese de HC. Esse agravo da LEP, no tem efeito suspensivo, se quiser dar esse efeito, dever se utilizar do MS.

HIPTESES DO RSE I no recebimento da denncia ou queixa; E quando o juiz rejeita com base no 43, I, mrito; Cabe 593, porque mrito e no est no inciso I a palavra rejeio ento no caberia interpretao extensiva, ou cabe RSE? (majoritria) cabe RSE, o legislador no fez distino entre rejeio e no recebimento. Fungibilidade.

Da deciso que recebe no cabe recurso, no h previso legal. Caber HC.

Na lei 9099/95, da deciso que rejeita denncia ou queixa cabe apelao, art. 82.

EFEITOS: Devolutivo, regressivo ( art. 589), suspensivo (art. 584)

APELAO Trata-se de um recurso interposto da sentena definitiva ou com fora de definitiva, para 2 instncia, com o fim de que se proceda o reexame da matria, com a conseqente modificao parcial ou total da deciso.

Em regra devolve o conhecimento pleno da matria impugnada; devolve ao tribunal o conhecimento integral da ao, ou da parte da qual se recorra. No pode o apelante formular novo pedido, at ento inexistente.

recurso residual, que s pode ser interposto se no houver previso expressa de cabimento de RSE.

recurso que goza de primazia em relao ao RSE. Ex: da sentena condenatria cabe apelao 593, I, para deciso denegatria de sursis cabe RSE. Mas, se na sentena condenatria houvesse a denegao do sursis, cabe apelao do mrito da deciso e RSE da denegao do sursis? Haveria 2 recursos para a mesma deciso? No. Caber apelao 593, 4. A apelao goza de primazia.

Art. 599 princpio do tantum devolutum quantum appellatum; a parte que invoca o reexame pelo juzo ad quem, ao mesmo tempo, fixa-lhe a extenso, delimitando a sua rea. Do mesmo modo que o juzo a quo no pode julgar ultra nem extra petita.

Ento, o Tribunal s julga a matria que lhe foi devolvida pelo recurso da parte. Apelao plena quando a parte, no se conformando in totum com a sentena final, pleiteia a sua reforma integral. Apelao limitada a apelao se volta contra parte da deciso, limitando o campo de atuao do Tribunal.

Em que momento processual o apelante deve limitar os termos de sua apelao? Para o MP, tem-se entendido que na petio de interposio, uma vez que o Promotor, apelando em termos amplos, no poderia jamais restringir o mbito de seu recurso nas razes (majoritria). Isso implicaria em desistncia tcita parcial do recurso viola a indisponibilidade e ao disposto no artigo 576 do CPP. Para a defesa tambm na interposio; nesse momento que a parte manifesta o seu inconformismo.

O MP tem legitimidade para recorrer em ao penal privada? Se a sentena for absolutria, no ter. Vigora o princpio da disponibilidade, e se o querelante no recorreu, o MP no poder, j que ele no o titular dessa ao. Se a sentena for condenatria, poder recorrer em favor do ru na qualidade de fiscal da lei. Observao S poder recorrer em benefcio do ru quando tiver pedido a condenao nas alegaes finais e o juiz tiver condenado, caso contrrio, lhe faltaria SUCUMBNCIA, que pressuposto fundamental do recurso.

(Majoritria) o assistente de acusao no tem interesse em recorrer visando aumento de pena; sua finalidade se limita obteno do ttulo executivo judicial. (Tourinho, Capez). (Minoritria) algumas decises do STF o assistente poder recorrer visando aumento de pena, pois sua funo auxiliar a Justia.

Observao conhecida.

Se

a apelao do MP for ampla, a do assistente de acusao no ser

Prazo do assistente: a) assistente no habilitado nos autos: 15 dias a contar do trmino do prazo do MP. b) assistente habilitado: 5 dias a contar da sua efetiva intimao, se foi intimado aps o MP. c) assistente habilitado: 5 dias a contar do trnsito em julgado para o MP, se foi intimado antes do MP. STJ recente: qualquer caso o prazo ser de 15 dias. O artigo 598, nico no distingue.

CABIMENTO DA APELAO: Apelao das decises do Jri

Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias III - das decises do Tribunal do Jri, quando

a) ocorrer nulidade posterior pronncia;

a anterior pronncia j ter sido objeto de RSE, se for o caso (precluso)


Se posterior pronncia, sendo relativa, deve ser argida, logo aps o incio do julgamento art. 406, sob pena de considerar-se sanada art. 571, I. Se a nulidade relativa ocorrer durante o julgamento art. 571, VIII.

A falta de alegao no momento oportuno impede de ser argida como preliminar de apelao. Sendo a nulidade absoluta, no precisa ser argida, nem demonstrar o prejuzo, pois tal vcio insanvel. Mesmo assim, poder ser suscitada na alegao.

b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; - o juiz presidente est obrigado a cumprir as decises do Jri, j que no h supremacia do juiz togado sobre os jurados, mas simples atribuies diversas de funes; ou no caso de error in procedendo.

c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana;

violao ao critrio trifsico; pena acima ou abaixo do justo ou ideal.


Observao parte da jurisprudncia tem admitido apelao com base nessa alnea, para excluir agravantes e qualificadoras, sem necessidade de se anular o Jri.

2 correntes: - 1 Corrente o TJ pode excluir sem anular o Jri. 2 Corrente no pode excluir, violaria a soberania dos veredictos uma vez que ocorreria uma reforma do mrito da deciso, j que agravantes e qualificadoras dizem respeito ao mrito e no a pena.

Poderia utilizar a alnea d, onde ento se teria um novo julgamento (STF, Capez).

art. 593, III ,dd) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos.

art. 593, 3. 3o Se a apelao se fundar no no III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem se convencer de que a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos, dar-lhe- provimento para sujeitar o ru a novo julgamento; no se admite, porm, pelo mesmo motivo, segunda apelao.

Prazo da apelao: em regra 5 dias (art. 593)

MP

o prazo flui da data da entrada dos autos no cartrio para vistas ao MP.

- interposio: 5 dias.

- razes: 8 dias art. 600 - Ver art. 600, 1, 2, 4.

Apelao da sentena absolutria efeito devolutivo artigo 596

EMBARGOS DE DECLARAO DE SENTENA: ART. 382 DO CPP EMBARGOS DE DECLARAO DE ACRDO: ART. 619 DO CPP

QUESTIO NRIO

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7)

Conceit o de recurso. Explique er ror in procedendo e error in iudicando. Quais os fundamentos dos recursos? Qual o f im que s e pretende atravs dos recursos? Def ina Juzo ad quem e Juzo a quo . Onde se encontra o f undament o legal do duplo grau de jurisdio? Quanto a classif icao dos recursos, conceit ue recurso ordinr io e recurso extraordinr io? Dif erena de recurso voluntr io e recurso obrigatr io. O que um recurso anmalo? Natureza jur dica dos recursos? H dif erena entre recurso e ao de impugnao? Fundamente. O que so pressupostos recursais? Enumere os pressupostos objetivos e subjetivos, conceituando dois de cada modalidade.

8) 9) 10) 11) 12) 13)

14) 15) 16)

H dif erena entre provimento e conheciment o? Qual o signif icado de Juzo de prelibao e Juzo de delibao? Qual a posio do MP em relao a legit imidade para recorrer em f avor do ru?

17) 18) 19) 20) 21)

Dif erenciar ef eito devolut ivo de ef eito suspensivo. Def inio de recurso iterativo, recurso reiterat ivo e r ecurso misto. Conceito de recurso def erido? Qual o ef eito da regra tantum devolutum quant um appellatum . O autor, vencendo parcialmente a demanda, apela pretendendo o acolhimento integral de sua pretenso. O ru se conf orma com a sentena e no recor re, mas apenas contra -arrazoa o recurso do autor pretendendo a manuteno da sentena. O tribunal, ao apreciar a apelao pode entender que o aut or carecedor da ao e extinguir pr ocesso sem julgamento do mr ito, ref ormando a sent ena para pior? Just if iq ue.

CONTINUAO DE APELAO CRIMINAL

2. APELAO 2.1. Conceito O Professor Fernando Capez2 ensina que apelao : recurso interposto da sentena definitiva ou com fora de definitiva, para a segunda instncia, com o fim de que se proceda ao reexame da matria, com a conseqente modificao parcial ou total da deciso. 2.2. Classificao 2.2.1. Quanto extenso Ampla ou plena: devolve o conhecimento pleno de toda a matria decidida.

Restrita, limitada ou parcial: impugna tpicos da sentena; pede-se apenas o reexame de parte da deciso.

O que fixa a extenso da apelao o ato de interposio. Caso isso no ocorra entende-se que a apelao foi total. 2.2.2. Quanto ao procedimento

Ordinria: ocorre nos casos de apelao de crimes punidos com recluso (artigo 613 do Cdigo de Processo Penal).

Op. cit. p. 403.

Sumria: ocorre nas contravenes e nos crimes punidos com deteno.

2.3. Hipteses de Cabimento da Apelao 2.3.1. Decises proferidas por juiz singular So hipteses em que cabe a apelao:

decises definitivas de condenao ou absolvio;

decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal, pois a apelao tem carter subsidirio; P.: Todas as decises condenatrias e absolutrias so apelveis? R: O fato de serem apelveis no significa que so sinnimos de recorrveis. Todas as decises condenatrias e absolutrias so recorrveis, mas nem todas apelveis. A deciso de absolvio sumria no jri recorrvel mediante recurso em sentido estrito e no apelao (artigo 581, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal). 2.3.2. Decises proferidas pelo jri (artigo 593, inciso III, 1. a 3., do Cdigo de Processo Penal) Nas decises proferidas pelo jri, a apelao cabvel se prevista em uma das hipteses do inciso III do artigo 593 do Cdigo de Processo Penal: Nulidade posterior pronncia: a nulidade posterior, se relativa, o momento de arguio imediatamente depois de anunciado o julgamento e apregoada as partes. Se o tribunal reconhecer a nulidade anula o ato e todos os demais dele decorrente (artigo 571, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal). Se a nulidade relativa tiver ocorrido durante o julgamento, o protesto deve ser feito logo aps a sua ocorrncia, sob pena de ser convalidada (artigo 571, inciso VIII, do

Cdigo de Processo Penal).


Deciso contrria letra expressa da lei ou deciso dos jurados.

Quando houver erro ou injustia na aplicao da pena ou medida de segurana.

Deciso dos jurados manifestamente contrria a prova autos: deciso arbitrria. Essa apelao s cabvel uma vez.

dos

2.4. Artigo 593, 4., do Cdigo de Processo Penal Quando de parte da deciso for cabvel apelao e de outra parte for cabvel recurso em sentido estrito, o nico recurso cabvel ser a apelao, ainda que se recorra somente de parte da deciso. A apelao absorve o recurso em sentido estrito. 2.5. Apelao na Lei n. 9.099/95 Hipteses de cabimento:

sentena do procedimento sumarssimo; sentena homologatria da transao penal; rejeio da denncia ou da queixa no procedimento sumarssimo.

O prazo dessa apelao de 10 dias para a interposio e apresentao das razes de apelao. 2.6. Efeitos da Apelao no Cdigo de Processo Penal Os efeitos da apelao no Cdigo de Processo Penal so: Devolutivo (tantum devolutum quantum appellatum): o Judicirio ir reexaminar a deciso; devolve-se o conhecimento da matria instncia superior.

Suspensivo: efeito que impede que a deciso proferida produza

efeitos, que seja eficaz. Obsta os efeitos da sentena. Regressivo: efeito que permite ao prprio rgo prolator da deciso reexamin-lo. Permite o juzo de retratao. A apelao do Cdigo de Processo Penal no tem efeito regressivo.

Extensivo: todos os recursos nos processos penais tm esse efeito artigo 580 do Cdigo de Processo Penal). A deciso proferida no recurso interposto por um co-ru beneficia os demais que no recorreram, salvo se o recurso for fundado em motivos de ordem pessoal.

2.7. Reformatio in Pejus A reformatio in pejus a situao na qual o ru tem a sua situao prejudicada em razo de recurso exclusivo da defesa. A reformatio in pejus proibida com base no princpio do tantum devolutum quantum appellatum, segundo o qual s devolvido ao tribunal o pedido recursal.

O tribunal s pode reexaminar o que foi pedido. Ex.: a defesa recorre pedindo a absolvio. O tribunal nega a absolvio e coloca uma agravante. O artigo 617 do Cdigo de Processo Penal probe expressamente areformatio in pejus. 2.7.1. Reformatio in pejus indireta Segundo ensinamento do Professor Fernando Capez3: anulada sentena condenatria em recurso exclusivo da defesa, no pode ser prolatada nova deciso mais gravosa do que a anulada. Por exemplo: ru condenado a um ano de recluso apela e obtm a nulidade da sentena; a nova deciso poder impor-lhe, no mximo, a pena de um ano, pois do contrrio o ru estaria sendo prejudicado indiretamente pelo seu recurso. Este o entendimento pacfico do STF (RTJ 88/1018 e 95/1081). (...) Obs.: No caso de a sentena condenatria ter sido anulada em virtude de recurso da defesa, mas, pelo vcio da incompetncia absoluta, a jurisprudncia no tem aceitado a regra da proibio da reformatio in pejus indireta (...). 3 Op. cit. p. 419. 2.7.2. Reformatio in pejus no jri A lei que probe a reformatio in pejus (artigo 617 do Cdigo de Processo Penal) no pode prevalecer sobre o princpio constitucional da soberania dos veredictos. Anulado o jri, em novo julgamento, os jurados podero proferir qualquer deciso. Se o ru foi pronunciado e condenado por homicdio simples, a defesa interpe apelao. O tribunal d provimento e anula o primeiro julgamento. No segundo julgamento o jri condena por homicdio qualificado. Houve reformatio in pejus, a pena aumentou s por recurso da defesa, e, no caso, reformatio in pejus indireta. 2.8. Reformatio in Mellius A reformatio in mellius ocorre quando o tribunal melhora a situao do ru em recurso exclusivo da acusao. Parte da doutrina sustenta que possvel a reformatio in mellius, com base no prprio artigo 617 do Cdigo de Processo Penal, que apenas probe a reformatio in pejus. 2.9. Processamento da Apelao

O prazo para a interposio da apelao, segundo o Cdigo de Processo Penal, como regra de cinco dias, salvo para o assistente de acusao nohabilitado, pois o Supremo Tribunal Federal manteve posicionamento no sentido de que o prazo de cinco dias, a contar da intimao, para assistente habilitado, e 15 dias, aps o vencimento do prazo para o Ministrio Pblico apelar, para o no-habilitado. A apelao interposta por termo ou petio, no juzo que proferiu a deciso. Ele far o exame do preenchimento dos pressupostos recursais. Se o juiz denegar a apelao ou a julgar deserta, caber recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso XV, do Cdigo de Processo Penal). Interposta a apelao, o apelante e, depois dele, o apelado tero o prazo de oito dias cada um para oferecer razes (exceto nos processos de contraveno em que o prazo ser de trs dias). Aps a apresentao das razes ou contra-razes do Ministrio Pblico, se houver assistente, este arrazoar, no prazo de trs dias. Se a ao penal for movida pelo ofendido, o Ministrio Pblico oferecer suas razes, em seguida, pelo prazo de trs dias. Com as razes ou contra-razes, podem ser juntados documentos novos. O artigo 576 do Cdigo de Processo Penal estabelece que: O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto. Inexiste juzo de retratao na apelao. praticamente pacfico que a apresentao tardia das razes de apelao no impede o conhecimento do recurso. 2.10. Artigo 600, 4., do Cdigo de Processo Penal O 6. do artigo 600 do Cdigo de Processo Penal estabelece que: Se o apelante declarar, na petio ou no termo, ao interpor a apelao, que deseja arrazoar na superior instncia sero os autos remetidos ao tribunal ad quem onde ser aberta vista s partes, observados os prazos legais, notificadas as partes pela publicao oficial. O apelante pode requerer a apresentao das razes no tribunal.

1.1. Recurso em Sentido Estrito (art. 581 e ss. do CPP)

O recurso em sentido estrito interposto em primeira instncia e classificase em: Recurso em sentido estrito pro et contra: o recurso cabvel em ambas as hipteses de sucumbncia. Exemplos: artigo 581, inciso IV, do Cdigo de Processo Penal - da pronncia ou impronncia; artigo 581, inciso X, do Cdigo de Processo Penal - da deciso que concede ou nega habeas corpus. Recurso em sentido estritosecundum eventum litis: o recurso s admitido em uma das hipteses de sucumbncia. Ex.: artigo 581, inciso I, do Cdigo de Processo Penal - da deciso que rejeita a denncia ou a queixa (se houver recebimento, no cabe recurso).

1.1.1. Hipteses de cabimento O artigo 581 traz o rol de cabimento do recurso em sentido estrito. Esse rol taxativo? A doutrina e a jurisprudncia tradicionais consideram esse rol como taxativo. De uns tempos para c est ocorrendo uma leve flexibilizao na interpretao do rol do artigo 581 do Cdigo de Processo Penal. Isso porque esse diploma de 1941, e o rol do recurso em sentido estrito no acompanhou as mudanas por ele sofridas. Tal fato vem motivando o entendimento de que, ainda que o rol seja taxativo, admite-se a interpretao extensiva e a aplicao analgica. Ex.: A jurisprudncia majoritria entende ser cabvel recurso em sentido estrito da deciso que suspende o processo nos termos do artigo 366 por analogia ao inciso XVI do artigo 581, ambos do Cdigo de Processo Penal. Segundo o rol do artigo 581 do referido diploma, caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: I) Que no receber a denncia ou a queixa Se o juiz recebe a denncia, cabe habeas corpus. Se rejeita, cabe recurso em sentido estrito. Rejeitada denncia de crime previsto na Lei n. 9099/95 cabe apelao no prazo de dez dias. Tratando-se de crime previsto na Lei n. 5.250/67, se o juiz recebe a denncia ou a queixa, cabe recurso em sentido estrito; se rejeita, cabe apelao no prazo de cinco dias. necessrio intimao do acusado para apresentar contra-razes, no caso do recurso em sentido estrito, pelo fato do juiz no receber a denncia?

O Cdigo de Processo Penal no exige essa providncia. Houve quem sustentasse a aplicao do Cdigo de Processo Civil subsidiariamente, pois, antes da reforma do Cdigo de Processo Civil em 1994, o acusado era intimado para contra-razoar. Hoje, com a reforma do Cdigo de Processo Civil, no se aplica mais essa regra. II) Que concluir pela incompetncia do juzo Nesse caso, o juiz reconhece de ofcio a incompetncia.
Para parte da doutrina, da sentena que desclassifica o crime de

competncia do Jri, para crime no doloso contra a vida, cabe recurso em sentido estrito com base nesse fundamento, pois o juiz est, na verdade, concluindo pela incompetncia do Jri.1 III) Que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio A deciso a respeito da exceo de suspeio irrecorrvel. As excees podem ser de: litispendncia, coisa julgada e ilegitimidade de parte. Esse inciso trata de recurso em sentido estrito secundum eventum litis. S so recorrveis as decises que julgarem procedentes as excees. IV) Que pronunciar ou impronunciar o ru V) Que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante A cassao ocorre quando se verifica que a fiana anteriormente concedida no era cabvel. 1 CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 7. ed.
So Paulo: Saraiva, 2001.

Fiana inidnea aquela prestada por engano em quantia insuficiente ou cujo valor se depreciou com o tempo, havendo necessidade de ser reforada, sob pena de ficar sem efeito. Ateno: lembre-se que em 90% dos casos referentes fiana o recurso cabvel o recurso em sentido estrito. E, nos casos de priso e liberdade provisria, lembre-se que s cabe o recurso em sentido estrito quando a acusao for sucumbente; se a defesa for sucumbente no cabe. VI) Que absolver o ru sumariamente Trata-se da nica sentena absolutria que no apelvel. VII) Que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor A quebra da fiana ocorre quando (arts. 328 e 341 do CPP):

o ru descumpre as obrigaes s quais se submete; pratica outra infrao penal na vigncia do benefcio.

Artigo 343 do Cdigo de Processo Penal: O quebramento da fiana importar a perda de metade do seu valor e a obrigao, por parte do ru, de recolher-se priso, prosseguindo-se, entretanto, sua revelia, no processo e julgamento, enquanto no for preso. A perda do valor se d quando o ru condenado no se recolhe priso (art. 344 do CPP). VIII) Que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade IX) Que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade Exceo: durante a fase de execuo, o recurso cabvel ser o agravo (art. 197 da LEP). X) Que conceder ou negar a ordem de habeas corpus Ateno: o dispositivo refere-se somente deciso do juiz de primeirainstncia. Normalmente, o habeas corpus julgado no tribunal. Do acrdo denegatrio dehabeas corpus proferido pelos Tribunais Regionais Federais e pelos tribunais dos Estados cabe recurso ordinrio para o Superior Tribunal de Justia. Se a sentena concede o habeas corpus, h o reexame necessrio. XI) Revogado pela Lei de Execuo Penal XII) Revogado pela Lei de Execuo Penal XIII) Que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte XIV) Que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir Ateno: nesse caso, o prazo para interposio do recurso em sentido estrito de 20 dias. A legitimidade de qualquer do povo. O rgo competente para o julgamento o presidente do Tribunal de Justia. XV) Que denegar a apelao ou julgar deserta XVI) Que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial XVII) Revogado pela Lei de Execuo Penal XVIII) Que decidir o incidente de falsidade

a deciso definitiva que julga o incidente de falsidade documental. O recurso em sentido estrito disposto nesse inciso pro et contra. XIX ao XXIII) Revogados pela Lei de Execuo Penal XXIV) Esse inciso j estava revogado pela Lei de Execuo Penal. Atualmente, em virtude da Lei n. 9.268/96, nem o juiz das execues pode proferir deciso convertendo a multa em priso.

1.1.2. Efeito do recurso em sentido estrito a) Devolutivo: todos os recursos tm esse efeito; a deciso reapreciada. b) Suspensivo: como regra, o recurso em sentido estrito no possui efeito suspensivo, salvo o artigo 584 do Cdigo de Processo Penal. Assim, o recurso em sentido estrito ter efeito suspensivo se interposto contra:

deciso que denegue conhecimento apelao ou a julgue deserta; deciso que declare perdido o valor da fiana; deciso de pronncia apenas no tocante ao julgamento do ru pelo deciso que determine quebra da fiana somente no tocante a perda

jri;

da metade de seu valor. c) Regressivo: o recurso em sentido estrito permite ao rgo prolator da deciso que se retrate. d) Extensivo: o recurso em sentido estrito possui esse efeito (art. 580). 1.1.3. Processamento do recurso em sentido estrito O prazo para interposio do recurso em sentido estrito, em regra, de cinco dias (art. 586 do CPP). Excees: 15 dias, no caso de recurso contra pronncia interposto pelo assistente de acusao no-habilitado nos autos;

20 dias, contra a deciso que inclui ou exclui jurado da lista-geral (art. 586, par. n., do CPP).

Se o recurso em sentido estrito no for recebido, contra essa deciso

cabvel a carta testemunhal. Se o recurso em sentido estrito for recebido, intima-se o recorrente para apresentar as razes e o recorrido para apresentar as contra-razes. O juiz vai ento reexaminar sua deciso podendo mant-la ou se retratar. Caso ele mantenha a sua deciso, o recurso sobe para o tribunal competente; caso ele se retrate, intima as partes da nova deciso. O prazo para a apresentao das razes, contra-razes e retratao sempre de dois dias. Em segunda instncia o recurso em sentido estrito segue o rito da apelao sumria. O prejudicado com a retrao pode interpor recurso cabvel no prazo de cinco dias e o recurso subir diretamente ao tribunal, independentemente de razes ou contra-razes (art. 589, par. n., do CPP). A nova deciso pode no ser impugnada por recurso em sentido estrito. Ex.: se o juiz indefere um requerimento de priso preventiva, oMinistrio Publico interpe recurso em sentido estrito. O juiz retrata-se e defere a priso. As partes so intimadas. A defesa s pode impetrar habeas corpus, mas no recurso em sentido estrito. O recurso em sentido estrito poder subir nos prprios autos do processo ou em autos apartados. Nesse ltimo caso, faz um instrumento que ser examinado pelo tribunal. O recurso em sentido estrito sobe nos prprios autos nos seguintes casos (art. 583 do CPP):

quando interpostos de ofcio; nos casos do artigo 581, incisos I, III, IV, VI, VIII e X; quando o recurso no prejudicar o andamento do processo.

2. (REVOGADO PELA REFORMA PROCESSUAL PENAL SOMENTE PARA CONHECIMENTO) PROTESTO POR NOVO JRI (ARTS. 607 E 608 DO CPP) O protesto por novo jri possui as seguintes caractersticas:

um recurso exclusivo das decises do jri; um recurso exclusivo da defesa; s pode ser interposto uma vez; um recurso que dispensa a fundamentao; interposto perante o juiz-presidente julgado por ele mesmo.

Hiptese de cabimento: o protesto por novo jri ser cabvel sempre que houver condenao a uma pena de recluso igual ou superior a 20 anos por um s crime, segundo entendimento da doutrina e da jurisprudncia . Obs. : cabe protesto por novo jri quando a pena imposta for em grau de apelao? Est em vigor o artigo 607, 1., do Cdigo de Processo Penal? Pelo artigo 607, 1., do Cdigo de Processo Penal no cabe o protesto por novo jri quando a pena imposta for em grau de apelao. Esse artigo faz, todavia, uma remio expressa ao artigo 606 do mesmo diploma, artigo esse revogado desde 1948. Em razo disso, a posio dominante entende que a revogao expressa do artigo 606 do Cdigo de Processo Penal produziu a revogao tcita do artigo 607, 1.. A posio minoritria (Professor Tourinho) afirma que o artigo 607, 1., est em vigor, pois sua regra compatvel com os demais dispositivos do Cdigo de Processo Penal: quando da revogao do artigo 606 do Cdigo de Processo Penal a regra nele contida foi deslocada para o artigo 593 do Cdigo de Processo Penal; logo, onde est escrito artigo 606, leia-se artigo 593 e pargrafos do Cdigo de Processo Penal. Para tal corrente no se trata de revogao, mas sim de uma remio no atualizada. 2.1. Concurso de Crimes Ateno: assunto muito abordado em concursos pblicos. Concurso material: se a pena igual ou superior a 20anos resultar de concurso material, no ser cabvel protesto (as penas devem ser consideradas isoladamente para o protesto). Crime continuado e concurso formal: se a pena igual ou superior a 20 anos resultar de concurso formal e crime continuado, admite-se o protesto.

Entende-se que em tais situaes prevalece a unidade da conduta ou a fico legal. 2.2. Processamento O prazo de interposio de cinco dias. interposto perante o juiz-presidente. O juiz-presidente pode admitir o protesto ou indeferi-lo. Se o juiz admite o protesto, desde logo marca novo jri. No h apresentao de razes ou contra-razes. No novo julgamento no podero fazer parte do Conselho de Sentena os jurados que j tenham tomado parte no julgamento anterior (art. 607, 3., do CPP). A Smula n. 206 do Supremo Tribunal Federal estende essa regra a qualquer caso de novo julgamento. Da deciso que indefere o protesto, qual a medida cabvel? So duas as posies: Carta Testemunhvel: esse recurso destina-se a promover o reexame do recurso indeferido.

Habeas Corpus: corrente defendida pelos Professores Vicente Greco e Frederico Marques. Essa corrente entende no ser cabvel a carta testemunhvel pelo fato do seu rito ser o mesmo do recurso indeferido. No protesto, a carta seria interposta no prprio juzo e por ele mesmo analisado. Para ser reexaminado pelo rgo superior necessrio impetrar habeas corpus.

2.3. Artigo 607, 2., do Cdigo de Processo Penal O pedido de protesto por novo jri provocar a reviso da deciso. Dessa forma ele invalida qualquer outro recurso interposto, mesmo que seja recurso da acusao. 2.4. Artigo 608 do Cdigo de Processo Penal O protesto suspende a apelao at que haja o segundo julgamento. Isso acontece se o ru for condenado por outro crime que no caiba protesto. Aps a deciso do segundo julgamento, julga-se a apelao. Ateno: nesse caso, a defesa poderia apenas interpor o protesto, aguardar o novo julgamento e depois apelar de tudo?

No, porque se assim fizer, o crime em que no cabe o protesto transitar em julgado; por isso a necessidade de se interpor o protesto e a apelao. 3. EMBARGOS DE DECLARAO O artigo 382 do Cdigo de Processo Penal trata dos embargos de declarao contra a sentena. So os chamados embarguinhos. Os artigos 619 e 620 do Cdigo de Processo Penal tratam dos embargos de declarao contra acrdo. possvel a interposio dos embarguinhos tambm contra deciso interlocutria. Toda deciso, sentena ou acrdo para ser impugnada por embargos de declarao tem de ser omissa, contraditria, ambgua ou obscura. O prazo para interposio dos embargos de declarao de dois dias. Interposto os embargos de declarao, aplica-se o Cdigo de Processo Civil subsidiariamente, isto , interrompe-se o prazo dos demais recursos. P.: necessrio a oitiva da parte contrria nos embargos de declarao? R.: A jurisprudncia dominante estabelece que a oitiva da parte contrria providncia desnecessria, salvo quando os embargos tiverem carter infringente, isto , efeito modificativo. P.: Os embargos de declarao podem ter efeito modificativo? R.: Sim, principalmente nos casos em que os embargos de declarao visarem sanar omisso. P.: Cabe embargos de declarao de embargos de declarao? R.: Sim, desde que o segundo embargo vise suprir omisso da deciso do primeiro embargo. P.: Qual o recurso cabvel quando o juiz no acolhe os embargos? R.: Embargos em primeira instncia: a parte deve argir em preliminar de apelao o equvoco da sentena. Embargos em segunda instncia: contra acrdo, cabe agravo regimental. 3.1. Embargos de Declarao na Lei n. 9.099/95

Os embargos de declarao sero opostos nesse caso, no prazo de cinco dias. Opostos por escrito ou oralmente. Nesse caso, os embargos de declarao suspendem o prazo para os demais recursos. 4. EMBARGOS INFRINGENTES E EMBARGOS DE NULIDADE Embargos de nulidade o nome dado aos embargos infringentes quando a divergncia for relativa decretao ou no de nulidade processual. Os embargos s tm cabimento contra acrdo no unnime. O voto vencido pode divergir total ou parcialmente. Se for parcial, somente quanto ao tpico em que ocorreu a divergncia sero interpostos os embargos. A divergncia se apura quanto concluso do voto e no quanto a sua fundamentao. No processo penal, os embargos infringentes configuram recurso exclusivo da defesa. Assim, se dois votos absolvem e um voto condena o ru, a acusao foi sucumbente e no cabe embargos infringentes. Ateno: necessrio que o acrdo se refira ao julgamento de uma apelao ou recurso em sentido estrito. No cabe embargos infringentes de deciso no unnime em habeas corpus. Processamento:

interposio em 10 dias;

oitiva do querelante ou do assistente de acusao se houver tambm em 10 dias;


parecer do Procurador-Geral de Justia; parecer do relator; parecer do revisor.

O relator e o revisor no podem ter participado do primeiro julgamento. O relator e o revisor do primeiro julgamento podem modificar a sua deciso. Isso porque a turma julgadora composta de cinco desembargadores: trs desembargadores que proferiram a primeira deciso e o relator e o revisor.

Dessa forma, podem manter ou reformar a primeira deciso. Logo, os embargos infringentes tm efeito regressivo, diante da possibilidade da mudana de voto de quem j votou. 4.1. Embargos Infringentes nos Tribunais Superiores

No Superior Tribunal de Justia no cabe embargos infringentes.

Nesse tribunal, s cabem embargos de declarao e divergncia. No Supremo Tribunal Federal h embargos infringentes no mbito penal no prazo de 15 dias. Cabe em trs casos:

acrdo no unnime em ao penal julgada procedente; acrdo que julga improcedente reviso criminal; acrdo denegatrio de recurso criminal ordinrio (art. 102, inc. II, da CF).

5. CARTA TESTEMUNHVEL A carta testemunhvel surgiu na poca do Brasil-Colnia: duas testemunhas comprovavam que o recurso havia sido interposto. As partes so chamadas :

testemunhante: parte que interpe a carta.

testemunhado: juzo que indeferiu o seguimento, o processamento do recurso. cabvel quando for denegado seguimento a recurso, no importando o motivo da denegao. Tem carter residual. S ser cabvel se no existir nenhuma outra medida expressamente prevista para isso. Exemplos:

Deciso denega apelao: interpe-se recurso em sentido estrito;

Deciso denega recurso em sentido estrito: interpe-se a carta testemunhvel; Deciso denega protesto por novo jri: para alguns, cabe a carta testemunhvel; para outros o habeas corpus;

Deciso denega embargos de declarao em primeira instncia: preliminar de apelao;

Denega embargos de declarao em segunda instncia: agravo regimental;


Agravo em Execuo: carta testemunhvel.

5.1. Processamento O prazo para a interposio da carta testemunhvel de 48 horas. Conta-se o prazo de minuto a minuto. O termo inicial para a interposio a partir da intimao desfavorvel. Na prtica, impossvel determinar o minuto inicial. Contam-se dois dias. interposto perante o escrivo. O escrivo quem forma o instrumento. Trata-se de funo burocrtica. Se ele se omite, fica sujeito a uma pena funcional de suspenso por 30 dias. Formando o instrumento, o escrivo deve entregar a carta ao testemunhante. Aps isso, segue-se o rito do recurso indeferido. No tribunal, segue-se o rito da apelao sumria. Chegando ao tribunal, o disposto no Cdigo de Processo Penal permite que o mesmo, caso d provimento carta, admita o recurso indeferido e o julgue no mrito, desde que a carta esteja devidamente instruda. economia processual. O prprio tribunal pode julgar no mrito. Obs.: fim dos recursos no processo penal. A seguir esto algumas aes impugnativas de deciso. 6. REVISO CRIMINAL Os processualistas mais antigos, baseados no Cdigo de Processo Civil, o chamavam de recurso sui generis. Mas no um recurso. uma ao impugnativa autnoma. Instaura-se nova relao jurdica processual com o seu ajuizamento. No tem prazo de interposio. Seu pressuposto a deciso transitada em julgado. ao rescisria de coisa julgada penal, mas difere da ao rescisria civil.

Ao rescisria:

- prazo preclusivo 2 anos; - pode ser ajuizada pelo autor, pelo ru ou por terceiros prejudicados.

Reviso Criminal:

- no h prazo para interposio; - s pode ser ajuizada pela defesa; - sempre pr-ru. Se houve erro judicial que beneficiou o ru e transitou em julgado, essa deciso no pode ser rescindida. No plo ativo figura o prprio ru pessoalmente (no precisa de advogado) ou o procurador do ru (algum em seu nome). No necessrio procurao com poderes especiais. Se o ru j faleceu, podem ingressar o cnjuge, o ascendente, o descendente ou o irmo do mesmo. Nesse ltimo caso, tutela-se o status dignitatis, isto , a honra, a moral do ru. Para assegurar o status dignatis possvel entrar com reviso criminal:

quando o ru j faleceu; quando o ru j cumpriu a pena.

P.: Se, no curso da reviso criminal, o ru morre quem assume a ao? R.: O Cdigo de Processo Penal estabelece que o presidente do tribunal deve nomear um curador para prosseguir na ao. Esse curador pode ser o cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. P.: O Ministrio Pblico pode figurar no plo ativo? R.: H polmica na doutrina quanto ao assunto. Para a Professora Ada Pellegrini Grinover, sim. Mas a posio dominante na doutrina e na jurisprudncia a de que no. O Ministrio Pblico pode impetrar habeas corpus, mas no reviso criminal. Ao Ministrio Pblico cabe ocupar o plo passivo na reviso criminal em defesa da coisa julgada. P.: Quais so os fundamentos possveis da reviso criminal? Qual a causa de pedir? R: Conforme o artigo 621 do Cdigo de Processo Penal so fundamentos: a) Quando a deciso for contrria letra expressa da lei ou contrria evidncia dos autos. Nesse caso, a contrariedade precisa ser marcante, facilmente perceptvel.

Ateno: se no final do julgamento da reviso criminal no se chega a uma certeza, tendo-se apenas uma probabilidade da inocncia, qual a soluo? Na reviso criminal vigora o princpio do in dubio pro societati. Na dvida, a reviso ser julgada improcedente. No cabe reviso criminal quando houver uma mudana na interpretao dos tribunais. A contrariedade somente a texto expresso de lei. b) Quando a deciso se fundar em depoimentos, documentos ou exames falsos. Devem ser comprovadamente falsos. Exige-se a prova prconstituda da falsidade do depoimento, documento ou exame. P.: Como o requerente consegue uma prova pr-constituda? R.: possvel que o autor dos crimes (do falso testemunho) tenha sido condenado. Junta-se a cpia da deciso, da condenao ou por meio de justificao criminal. Segue o rito do Cdigo de Processo Civil. com base nele que no Juzo Penal a justificao ajuizada. c) Quando surgirem provas novas de inocncia do ru ou causa de diminuio de pena. O pedido da reviso criminal a resciso da coisa julgada ou a correo da injustia. O tribunal possui juzo rescindente e rescisrio. Obs.: quando se reconhece na reviso criminal alguma nulidade processual o tribunal limita-se a rescindir a coisa julgada. O processo anulado. O juiz de primeiro grau retomar o processo. Haver nova sentena, salvo se ocorreu a prescrio. P.: E a reformatio in pejus? R.: A nova sentena no pode ser mais gravosa para o ru do que a sentena rescindida. a proibio da reformatio in pejus indireta. P.: Sempre possvel o pedido de indenizao por erro judicirio? R.: Em alguns casos no. O autor da reviso precisa pedir expressamente. No um efeito da reviso. No possvel o pedido de indenizao nos seguintes casos: quando o ru de alguma forma colaborou na produo do documento falso;

quando o ru colaborou com a ocultao da prova.

Se o autor da ao limitar-se a pedir a diminuio da pena, nada impede que o tribunal, se for o caso, absolva-o. Mas cabe ressaltar que no julgamento da reviso vigora o princpio in dubio pro societati. P.: possvel o ajuizamento de segunda reviso criminal? R.: O ajuizamento s ser possvel se tiver outro fundamento. Obs.: no cabe reviso criminal de deciso de pronncia. No h coisa julgada material. 6.1. Competncia Cada tribunal competente para o julgamento de seus prprios julgados. Se a deciso condenatria transitou em julgado na primeira instncia, a reviso criminal deve ser ajuizada no tribunal que tem competncia recursal para aquela matria. 6.2. Procedimento A reviso criminal uma ao. Inicia-se com o oferecimento da petio inicial, acompanhada da certido do trnsito em julgado e de algum documento que comprove as alegaes do autor. A prova sempre prconstituda, conforme o artigo 625, 1., do Cdigo de Processo Penal. encaminhada ao presidente do tribunal, o qual pode indeferi-la liminarmente. Se no indeferir, ele encaminha a um relator; este tambm pode indeferi-la liminarmente. O Procurador-Geral d um parecer em dez dias. uma contestao defende a coisa julgada. A reviso volta para receber os pareceres do relator e do revisor, no prazo de dez dias para cada. Segundo o Superior Tribunal de Justia, o relator e o revisor no podem ter proferido nenhuma deciso no processo originrio. A reviso julgada. 6.3. Recursos

Do indeferimento liminar da reviso criminal cabe recurso inominado em So Paulo esse recurso o agravo regimental.

Do acrdo que julga a reviso criminal cabe recurso especial ou recurso extraordinrio.

Obs.: cabe embargos infringentes do acrdo no-unnime que julga reviso criminal? Segundo o Cdigo de Processo Penal no cabe. Exceo: cabe na reviso criminal julgada improcedente pelo Supremo Tribunal Federal. P.: Cabe reviso criminal para rescindir sentena absolutria? R.: Sim, no caso de absolvio imprpria. P.: requisito para a reviso criminal o prvio recolhimento do ru priso? R.: No, no uma condio. P.: A reviso criminal tem efeito suspensivo, isto , suspende a execuo da pena? R.: No. O ajuizamento da reviso criminal no suspende a execuo da pena. Mas, segundo os Professores Magalhes Noronha, Scarance e Ada Pellegrini Grinover, possvel a aplicao subsidiria do artigo 273 do Cdigo de Processo Civil, isto , a antecipao de tutela. P.: A reviso criminal tem efeito extensivo? Por exemplo: trs indivduos so condenados por homicdio. Um deles prova que o fato no ocorreu. Estende-se para os demais? R.: Sim, aplica-se o artigo 580 do Cdigo de Processo Penal na reviso criminal. 7. HABEAS CORPUS (Traga-me o Corpo) O habeas corpus teve sua origem na Magna Carta da Inglaterra, em 1215, promulgada pelo Rei Joo Sem-Terra. Momentos importantes desse instituto:

Habeas Corpus Act: perodo de consolidao do habeas corpus em 1679. No Brasil: o habeas corpus teve sua origem:

- implcita na Constituio Federal de 1824; - expressa em 1832 no Cdigo de Processo Criminal; em textos constitucionais, a partir da Constituio de 1891, artigo 72, 22. 7.1. Teoria Brasileira do Habeas Corpus

Rui Barbosa percebeu que o ordenamento jurdico brasileiro precisava ampliar o mbito de atuao do habeas corpus, para garantir ao cidado a defesa de abusos anormais que impusessem mcula a direitos individuais de outro que no o de locomoo. O Supremo Tribunal Federal reconheceu expressamente, naquela poca, a teoria brasileira do hbeas corpus desenvolvida por Rui Barbosa, reconhecendo-o como meio hbil para a defesa de outros direitos ameaados por ilegalidade ou abuso de poder. Essa teoria que vigorou at 1926, quando uma emenda constitucional passou a limitar o habeas corpus. Atualmente, o habeas corpus est previsto no artigo 5., inciso LXVIII, da Constituio Federal. O artigo 142, 2., da Constituio Federal, restringe a abrangncia do habeas corpus para as punies disciplinares militares. Sobre essa disposio, que j existia em outras constituies, Pontes de Miranda sustenta a no possibilidade desse remdio constitucional discutir o mrito da punio, mas poder ser impetrado para questionar: a existncia do poder hierrquico daquele que determinou a punio sobre o punido;

a existncia do poder disciplinar no caso concreto; se o ato censurado ou no ligado funo militar; se a pena imposta suscetvel de ser aplicada disciplinarmente.

7.2. Disciplina do Habeas Corpus (Arts. 647 a 667) O habeas corpus no recurso; no tem prazo para a sua interposio; no obrigatrio sua existncia em um processo. ao constitucional de carter penal e procedimento especial. A Constituio Federal de 1988 institui duas espcies de habeas corpus: habeas corpus preventivo ou salvo conduto: no houve dano consumado, havendo risco futuro de se sofrer uma coao.

habeas corpus repressivo ou liberatrio: visa combater o dano liberdade de locomoo, coao ou violncia que se encontram consumados.

7.3. Partes As partes no habeas corpus so: Impetrante: pessoa que pede a ordem. Pode ser qualquer pessoa (fsica ou jurdica, com ou sem capacidade civil plena). No precisa ser advogado, em razo da importncia do direito a ser tutelado.

P.: E o Ministrio Pblico pode impetrar habeas corpus? R.: Sim, a teor dos artigos 127 da Constituio Federal e 654 do Cdigo de Processo Penal. O Juiz de Direito no pode impetrar habeas corpus nos processos de sua competncia.

Paciente: pessoa em nome de quem se pede a ordem.

Autoridade coatora: pessoa responsvel por determinar a ordem ilegal ou abusiva; o plo passivo do habeas corpus. A autoridade coatora ser sempre aquela responsvel pela ordem e no a que se limitou a executar o ato. P.: Admite-se habeas corpus contra ato de particular? R.: Posio dominante admite a impetrao contra ato de particular. Ex.: contra diretor de hospital que se recusa a liberar o paciente que no tem recursos para pagar a conta. 7.4. Rito do Habeas Corpus A impetrao do habeas corpus se faz por meio de petio inicial, que dever conter os seguintes requisitos mnimos:

nome do paciente;

descrio da atual ou futura violncia ou coao liberdade de locomoo;


petio escrita em lngua portuguesa; assinatura do impetrante ou de algum a seu rogo; documentos que comprovem os fatos alegados.

7.5. Hipteses de Cabimento (Art. 647/648 do CPP) P.: O rol do artigo 648 do Cdigo de Processo Penal taxativo ou exemplificativo?

R: Discusso sem razo de ser, pois o rol do artigo 647 do Cdigo de Processo Penal suficientemente amplo para abranger vrias situaes. So hipteses de cabimento do habeas corpus: Quando no houver justa causa: haver justa causa sempre que a persecuo penal possuir fundamentos fticos e jurdicos.

Sempre que algum estiver preso por mais tempo que a lei permita: Quando quem ordenar a coao no tiver competncia para faz-lo. Quando houver cessado o motivo que autorizou a coao.

dispositivo que vale para priso penal e para priso processual.


Quando no for algum admitido a prestar fiana, nos casos em que a lei a autoriza. Quando o processo for manifestamente nulo: a nulidade deve ser manifesta.

Quando extinta a punibilidade. Ex.: instaura-se inqurito policial para apurar crime prescrito.

P.: possvel o impetrante alegar em habeas corpus alguma hiptese e o tribunal conceder por outra? R.: Sim. O tribunal pode at conceder habeas corpus de ofcio, no estando vinculado alegao. 7.6. Competncia 7.6.1. Competncia do Supremo Tribunal Federal

Quando a autoridade coatora for Tribunal Superior.

Quando forem pacientes as seguintes pessoas: Presidente da Repblica e Vice-Presidente; Ministros de Estado, dos Tribunais Superiores, do Tribunal de Contas da Unio; comandantes da Marinha, Exrcito e Aeronutica; deputados federais e senadores; Procurador-Geral da Repblica e chefes de misso diplomtica. 7.6.2. Competncia do Superior Tribunal de Justia

Quando a coao partir de tribunal sujeito sua jurisdio ou de Ministros de Estado ou Comandante-Geral da Marinha, Exrcito e Aeronutica.

Obs.: sempre que o habeas corpus envolver comandante do Exrcito ou Ministro de Estado, sendo paciente, a competncia ser do Supremo Tribunal Federal, mas se forem autoridade coatora, a competncia ser do Superior Tribunal de Justia. Quando o coator ou paciente for autoridade sujeita jurisdio: Governador do Estado (o vice-governador no) ou do Distrito Federal; desembargador; membros do Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas do Municpio; membros do Ministrio Pblico da Unio que oficie perante tribunais.

7.6.3. Competncia do Tribunal Regional Federal Quando o paciente ou coator for juiz federal, juiz do trabalho oumembro do Ministrio Pblico Federal de primeira instncia.

7.6.4. Competncia do Tribunal de Justia Quando forem pacientes ou coator: prefeito municipal; vicegovernador; secretrios de Estado; deputados estaduais; membros do Ministrio Pblico Estadual; Juiz de Direito (nos casos de sua competncia recursal); Delegado-Geral de Polcia; Procurador- Geral do Estado; ComandanteGeral da Polcia Militar; Juiz de Alada, Auditor da Justia Militar.

7.7. Os Recursos no Habeas Corpus Sentena que concede habeas corpus em primeiro grau: recurso de ofcio (art. 574, inc. I, do CPP) e recurso em sentido estrito (art. 581, inc. X, do CPP).

Habeas Corpus por Tribunal: recurso ordinrio, se denegatria a deciso ( arts. 102, inc. II e 105, inc. II, da CF e Lei n. 8.038/90).

8. MANDADO DE SEGURANA NA REA CRIMINAL O mandado de segurana encontra-se previsto nos incisos LXIX e LXX do artigo 5. da Constituio Federal.

Desde seu surgimento discutia-se a possibilidade de cabimento contra ato jurisdicional. Hoje no h dvida: cabvel contra aquele ato jurisdicional para o qual no se previu recurso. Ex.: pedido de habilitao do assistente de acusao negado; deciso que determina a apreenso de objetos no relacionados ao crime, para garantir as prerrogativas do advogado. E se o ato for recorrvel? Segundo a Lei do Mandado de Segurana no ser cabvel. vlida essa restrio? No. Essa restrio no aplicada. Prevalece o entendimento de que o mandado de segurana poder ser impetrado contra ato jurisdicional que admita recurso, sempre que o recurso no possuir efeito suspensivo, pois, nesse caso, a interposio do recurso no impede que a deciso produza seus efeitos, de tal forma que no obsta a consumao da leso a direito lquido e certo em virtude de ilegalidade ou abuso de poder. Cabe tambm o Mandado de Segurana para obter efeito suspensivo em agravo interposto contra deciso que em sede de execues concede livramento condicional ou progresso de regime sem o preenchimento dos requisitos legais ou para obter efeito suspensivo contra a concesso de liberdade provisria em crime hediondo. 8.1. Direito Lquido e Certo Aps grande discusso doutrinria, chegou-se ao consenso de que a expresso direito lquido e certo deve ser tomada no sentido processual, para indicar direito apurvel sem necessidade de dilao probatria. Disso decorre a exigncia de prova pr-constituda do direito para que se cogite a concesso de mandado de segurana. 8.2. Partes So legitimados para impetrar o mandado de segurana a pessoa fsica ou jurdica - e, at, ente despersonalizado - titular do direito lquido e certo ameaado ou violado pela ilegalidade ou abuso de poder. Normalmente, no processo penal, esse remdio ser utilizado pela acusao pois a defesa pode fazer uso do habeas corpus. O rgo do Ministrio Pblico pode impetrar mandado de segurana perante tribunais.

No plo passivo, segundo a doutrina dominante, encontra-se a pessoa jurdica de direito pblico a cujo quadro pertence a autoridade coatora. 8.3. Competncia Como se trata de mandado de segurana em face de ato jurisdicional, a competncia ser sempre dos tribunais originariamente. 8.4. Procedimento

Prazo para impetrao: 120 dias contados da cincia do ato impugnado.

A petio inicial deve atender aos requisitos dos artigos 282 e 283 do Cdigo de Processo Civil e estar munida da prova pr-constituda do direito do impetrante.

O tribunal pode ou no conceder a liminar.

A autoridade coatora ser notificada para prestar informaes no prazo de 10 dias. O rgo do Ministrio Pblico deve apresentar parecer em 5 dias atua como custos legis.

8.5. Liminar A lei do mandado de segurana assegura a possibilidade de concesso de liminar ao impetrante sempre que a ameaa ao direito lquido e certo for atual e objetiva (art. 70, inc. II). Obs.: a notificao da autoridade coatora para apresentao das informaes tem valor de citao. Ateno: o Supremo Tribunal Federal entende que o mandado de segurana, quando impetrado pelo Ministrio Pblico contra deciso favorvel a defesa, dever tambm requerer e o tribunal determinar a citao do ru como litisconsrcio necessrio. Sem isso, o Supremo Tribunal Federal anula o mandado de segurana.

Potrebbero piacerti anche