Sei sulla pagina 1di 4

Fonte: http://omelhortrabalho.blogspot.com.br/2009/04/elementos-da-narrativatempoespacoperson.

html

Literatura
QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2009

Elementos da Narrativa:Tempo,Espao,Personagens & Foco narrativo TEMPO:


Tempo cronolgico ou tempo da histria - determinado pela sucesso cronolgica dos acontecimentos narrados. Tempo histrico - refere-se poca ou momento histrico em que a ao se desenrola. Tempo psicolgico - um tempo subjectivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonncia com o seu estado de esprito. Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaborao do tempo da histria pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos por : -ordem linear -com alterao da ordem temporal, recorrendo analepse ou prolepse (antecipao de acontecimentos futuros) -ao ritmo dos acontecimentos como, por exemplo, na cena dialogada a um ritmo diferente, recorrendo ao resumo ou sumrio, elipse e pausa

ESPAO: - Espao ou Ambiente fsico: o espao real, que serve de cenrio ao, onde as personagens
se movem. - Espao ou Ambiente social: constitudo pelo ambiente social, representando, por excelncia, pelas personagens figurantes. - Espao ou Ambiente psicolgico: espao interior da personagem, abarcando as suas vivncias, os seus pensamentos e sentimentos. -O espao ou ambiente: pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espao ou ambiente que os fatos da narrao se desenrolam. PERSONAGENS: -Protagonista, personagem principal ou heri: desempenha um papel central, a sua actuao fundamental para o desenvolvimento da aco. -Personagem secundria: assume um papel de menor relevo que o protagonista, sendo ainda importante para o desenrolar da aco. -Figurante: tem um papel irrelevante no desenrolar da aco, cabendo-lhe, no entanto, o papel de ilustrar um ambiente ou um espao social de que representante. -Tudo o que ocupa um espao e pratica uma ao,mesmo que involuntaria pode ser considerado um personagem. FOCO NARRATIVO: -Foco narrativo, ou ponto de vista: o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva atravs da qual se conta uma histria. , basicamente, a posio a qual o narrador, enquanto instncia narrante ou voz que articula a narrao, conta a histria. Os pontos de vista mais conhecidos so dois: narrador-observador & narrador-personagem -Narrador-Observador: aquele que conta a histria atravs de uma perspectiva de fora da histria, isto , ele no se confunde comnenhum dos personagens. Este foco narrativo se d, predominantemente, em terceira pessoa -Narrador-Personagem : aquele que conta a histria atravs de uma perspectiva de dentro da histria, isto , ele, de alguma forma participa do enredo, sendo um dos personagens da histria, usando aPrimeira Pessoa (eu ou ns) para se contar historia.
Postado por Literatura s 11:19

Fonte: http://www.infoescola.com/redacao/narracao/ InfoEscola Redao

Narrao
Assine a newsletter do InfoEscola! Por Ana Paula de Arajo

A narrao um texto dinmico, que contm vrios fatores de dependncia que so extremamente importantes para a boa estruturao do texto. Narrar contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narrao h sempre um comeo um meio e um fim. So requisitos bsicos para que a narrao esteja completa. Sendo assim, comearemos por expor os elementos que formam a estrutura da narrativa: TEMPO: O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronolgico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicolgico, onde voc sabe que existe um intervalo em que as aes ocorreram, mas no se consegue distingui-lo. ESPAO: O espao imprescindvel, e deve ser esclarecido logo no incio da narrativa, pois assim o leitor poder localizar a ao e imagin-la com maior facilidade. ENREDO: o fato em si. Aquilo que ocorreu e que est sendo narrado. Deve ter um comeo, um meio e um fim. PERSONAGENS: So os indivduos que participaram do acontecimento e que esto sendo citados pelo narrador. H sempre um ncleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas). NARRADOR: quem conta o fato. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da histria chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual no participa dos fatos, e denominado narrador-observador. E alguns elementos que ajudam na construo do enredo: INTRODUO: Na introduo devem conter informaes j citadas acima, como o tempo, o espao, o enredo e as personagens. TRAMA: Nessa fase voc vai relatar o fato propriamente dito, acrescentando somente os detalhes relevantes para a boa compreenso da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistrio, que se desvendar no clmax.

CLMAX: O clmax o momento chave da narrativa, deve ser um trecho dinmico e emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace. DESENLACE: O desenlace a concluso da narrao, onde tudo que ficou pendente durante o desenvolvimento do texto explicado, e o quebra-cabea, que deve ser a histria, montado. Para que no seu texto estejam presentes esses elementos, necessrio que na organizao do texto voc faa alguns questionamentos: O qu aconteceu (enredo), quando aconteceu? (tempo), onde aconteceu? (espao), com quem aconteceu? (personagens), como aconteceu? (trama, clmax, desenlace). Aps fazer essas perguntas e respond-las, pode-se iniciar a redao da narrativa, onde so includos todos esses itens explicados acima. Para uma redao escolar o melhor que se distribuam as informaes dessa forma: Introduo: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu? Desenvolvimento: O que aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu? Concluso: Qual a conseqncia desse acontecimento? Se essas dicas forem seguidas com certeza a narrao estar completa e no faltar nenhuma informao para que se possa entender os fatos.

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/elementos-basicos-da-narrativa

Aulas de Portugus - Elementos bsicos da narrativa


1.2 Elementos bsicos da narrativa: Fato - o que se vai narrar (O qu?) Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?) Lugar - onde o fato se deu (Onde?) Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?) Causa - motivo que determinou a ocorrncia (Por qu?) Modo - como se deu o fato (Como?) Conseqncias (Geralmente provoca determinado desfecho) A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, pea teatral, crnica, novela, conto, fbula etc.

Uma narrativa pode trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, fazse uso dos chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre. No discurso direto, o narrador transcreve as palavras da prpria personagem. Para tanto, recomenda-se o uso de algumas notaes grficas que marquem tais falas: travesso, dois pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores no fazem uso desses recursos. O discurso indireto apresenta as palavras das personagens atravs do narrador que reproduz uma sntese do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessrio. A estruturao desse discurso no carece de marcaes grficas especiais, uma vez que sempre o narrador que detm a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo dicendi (elocuo) e orao subordinada substantiva com verbo num tempo passado em relao fala da personagem. Quanto ao discurso indireto livre, usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases soltas, sem identificao de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juzo de valor ou opinio, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo parecido. Esse tipo de discurso o mais usado atualmente, sobretudo em crnicas de jornal, histrias infantis e pequenos contos.

<<< Objeto Indireto

Potrebbero piacerti anche