Sei sulla pagina 1di 5

Imprimir

PRODUTOS / Tecnologia
26/01/2008 16:24:33

O que voc precisa saber sobre fontes - parte 3 -Topologias das fontes chaveadas
As fontes chaveadas, comutadas ou switched-mode power supplies (SMPS), se adotarmos o nome ingls, so empregadas numa grande quantidade de equipamentos modernos em lugar das fontes lineares ou analgicas comuns. Essas fontes, cujo princpio de funcionamento j abordamos em diversos artigos, aparecem em diversas topologias que o leitor precisa conhecer. Neste artigo analisamos essas topologias.
New ton C. Braga

Uma grande quantidade de equipamentos eletrnicos portteis, alimentados por baterias, precisa aproveitar muito bem a energia fornecida por essas baterias de modo que sua carga ou durabilidade seja a maior possvel.

Isso ocorre com telefones celulares, MP3 players, games, telefones sem fio, computadores e muitos outros. Mesmo eletroeletrnicos ligados rede de energia precisam atender a itens de consumo que so cada vez mais importantes, dada a necessidade cada vez maior de se preservar as fontes de energia. As fontes analgicas comuns tm baixo rendimento e, alm disso, empregam componentes pesados como os transformadores. A soluo para as fontes dos equipamentos modernos est nas fontes chaveadas, que so muito mais eficientes. As fontes chaveadas podem abaixar a tenso (o que nos leva aos conversores tipo buck) ou podem aumentar a tenso de entrada, o que nos leva aos conversores tipo boost. Existem tambm os conversores que podem produzir tenses negativas, ou ainda abaixar ou elevar a tenso, conforme veremos a seguir. Veja tambm O que voc precisa saber sobre fontes - Parte 1 - Fontes Lineares O que voc precisa saber sobre fontes - Parte 2 Reguladores de tenso O que voc precisa saber sobre fontes - Fontes sem transformador - Parte 4 Temos ento uma hierarquia de topologias que, partindo das fontes lineares, nos leva s diversas fontes chaveadas que encontramos nos equipamentos. a) Regulador linear Na figura 1 temos, ento, a configurao bsica em que um transistor funciona como um resistor varivel, determinando assim quanto de corrente deve passar para a carga.

O resistor e a carga formam um divisor varivel que estabelece sobre a carga uma tenso constante.

As vantagens desse tipo de configurao esto no seu baixo custo, corrente quiescente baixa e no fato de que ela no produz rudos nem EMI. As desvantagens so as seguintes: ela s pode abaixar a tenso (sua sada sempre menor do que a entrada) e ela desperdia energia que dissipada na forma de calor no elemento regulador (transistor). Isso significa que sua eficincia baixa. b) Bomba de carga (Charge pump) Trata-se de uma configurao em que cargas so bombeadas para capacitores de modo a carreg-los. Depois, esses componentes so descarregados atravs do circuito a ser alimentado de forma controlada, determinando a tenso que ele deve receber. A velocidade de chaveamento determinada por um oscilador externo, podendo chegar a alguns megahertz. Na figura 2 damos a representao dessa topologia.

As vantagens desse tipo de fonte esto no seu baixo custo, no seu tamanho reduzido e no fato dela tanto poder aumentar quanto diminuir a tenso. Por exemplo, os capacitores podem ser carregados em paralelo e depois descarregados em srie, obtendo-se assim na sada o dobro da tenso de entrada. A tenso de sada tambm pode ser invertida, com o uso de um circuito de chaveamento apropriado. As desvantagens esto na sua potncia de sada limitada e na faixa de tenses tanto de entrada como de sada. Outro problema que essa topologia pode apresentar a gerao de rudos pela comutao rpida do circuito.

c) Conversor Buck (Abaixador) Trata-se de uma configurao de fonte chaveada que abaixa a tenso, obtendo-se a regulagem da tenso na carga atravs de circuitos PWM. Sua representao est mostrada na figura 3.

Nessa configurao, o capacitor carrega-se atravs de um indutor e depois descarrega-se atravs da carga. A energia armazenada no campo magntico do indutor fornece energia carga, a qual filtrada pelo capacitor. d) Conversor Boost (elevador) O que essa configurao faz elevar a tenso. Para isso, um sistema chaveia a corrente num indutor de modo que a energia seja armazenada em seu campo magntico. Como as linhas de fora do campo desse indutor se contraem mais rapidamente do que na expanso que cria o campo, a tenso induzida no processo maior do que a usada na entrada. Com isso, a tenso de sada maior do que a de entrada. Na figura 4 vemos uma representao simplificada dessa topologia.

As vantagens dessa configurao esto na sua baixa corrente de pico e no chaveamento na entrada. As desvantagens residem no fato de que tem bom rendimento apenas na elevao da tenso e no existe proteo contra curto-circuitos.

e) Inversor (inverter) Nessa configurao temos um indutor que se carrega (energia no campo) com a tenso circulando num sentido, e quando se descarrega ele faz circular pela carga uma corrente no sentido inverso. Na figura 5 ilustramos a representao simplificada dessa topologia.

A principal vantagem est na simplicidade da configurao, que usa apenas um indutor. As desvantagens consistem em se obter apenas uma tenso negativa e a corrente de pico ser elevada. f) Flyback Nesse caso, utiliza-se um transformador em lugar do indutor para fazer a transferncia da energia atravs do campo magntico. O transformador empregado pode ter ncleo de ferrite e ser de pequenas dimenses, graas ao uso de freqncias elevadas de comutao. Na figura 6 temos a representao desse tipo de fonte.

As principais vantagens esto no isolamento dado pela presena do transformador, na possibilidade do enrolamento secundrio ter derivaes, e alm disso na possibilidade tanto de se aumentar como diminuir a tenso. A desavantagem reside no uso do transformador, nas correntes elevadas de pico e na alta tenso que aparece na comutao.

g) Push-Pull Trata-se de uma configurao que pode ser considerada como a verso flyback com comutao em oposio de fase de modo a se obter maior rendimento. Nesse caso, o enrolamento primrio do transformador dotado de tomada central, conforme mostra a figura 7 .

As vantagens esto no isolamento dado pelo transformador, na possibilidade de se ter diversas sadas, tanto com a elevao como abaixamento da tenso, e alm disso a filtragem facilitada pelo sinal que aparece nos dois ciclos de comutao. As desvantagens consitem no transformador e na necessidade de dois circuitos de comutao. h) Outras topologias Existem ainda outras topologias mais complexas que podem ser encontradas em algumas aplicaes, principalmente as mais sofisticadas, uma vez que seus circuitos usam mais componentes e elas normalmente consomem mais energia. Essas topologias so encontradas com mais freqncia em equipamentos que no so alimentados por baterias. Dentre elas destacamos a topologia denominada ressonante, as combinadas (boost x buck), alm de outras.

Modos de Operao Os reguladores comutados podem operar em dois modos: contnuo e descontnuo. No modo descontnuo, na configurao em que existe um indutor, a corrente nesse componente cai a zero no ciclo de no conduo, conforme ilustra a figura 8 . Isso faz com que a energia armazenada em seu campo magntico seja totamente transferida para a carga.

Na operao no modo contnuo, existe uma componente de corrente contnua no circuito que faz com que a corrente no indutor no caia totamente a zero nos ciclos de no conduo. Essa corrente proporcional carga, conforme exibe a figura 9 .

Nesse modo de operao, a vantagem est no menor ripple (o que facilita a filtragem) alm de menores perdas no ncleo do indutor. Concluso Ao analisar qualquer fonte chaveada, principalmente as usadas em equipamentos alimentados por baterias, certamente o leitor vai encontrar uma das que vimos neste artigo. Nessas topologias, os elementos de chaveamento e os circuitos de controle podem variar bastante, indo desde transistores bipolares comuns ou darlingtons at MOSFETs de potncia. Circuitos integrados relativamente simples ou dedicados atuam como elementos de controle e regulagem da tenso, havendo assim diversos graus de complexidade das configuraes. Para o profissional de manuteno importante saber quais so as topologias existentes e ter uma idia do seu princpio de funcionamento para poder pensar que tipos de sinais devem ser encontrados e quais so as funes dos componentes principais.

*Artigo originalmente publicado na revista Eletrnica Total - Ano 18 - Nmero 128 Fevereiro 2008

Extrado do Portal Saber Eletrnica Online - Todos os direitos reservados - www.sabereletronica.com.br

Potrebbero piacerti anche