Sei sulla pagina 1di 4

Manual de instrues para o desenvolvimento do Caderno de Evidncias Book 1.

Cadernos de Evidncias (Book)


O Caderno de Evidncias (Book) acompanhar o questionrio da empresa na pesquisa. importante lembrar que o envio desse material, em papel e em meio digital, obrigatrio e, caso no enviado, a empresa desclassificada. O objetivo do Book apresentar evidncias das prticas de gesto declaradas no formulrio da empresa. Este documento tambm um instrumento de gesto, pois a construo e conhecimento de todas as polticas e prticas da rea de gesto de pessoas no atende apenas s solicitaes da Pesquisa, mas auxilia a compreenso e gesto no cotidiano organizacional. importante que as informaes sejam verdicas e que haja coerncia entre Book e Questionrio da Empresa. A equipe tcnica, responsvel pela anlise destes dados, considera a no coerncia como critrio para possvel desclassificao da empresa. Tambm importante que esse material seja utilizado para explicitar as polticas e prticas da prpria empresa, apontando com evidncias claras como elas acontecem no dia a dia, atentando para tpicos essenciais, como por exemplo, descrio da prtica, empregados/pblicos atendidos, resultados e indicadores de sucesso, aprimoramentos, entre outras. Textos com descries superficiais, que no apresentam a realidade do cotidiano da empresa, no auxiliam a anlise realizada pela equipe tcnica da FIA e impossibilitam o entendimento da realidade organizacional. Desta forma, quanto mais claro e objetivo for o material, mais fcil a compreenso e anlise da gesto de pessoas da empresa. Caso a empresa seja pr-classificada, o Book ser analisado e sua nota ir compor o IQGP (ndice de qualidade na gesto de pessoas). Para empresas no pr-classificadas o Book no ser analisado, e a nota do IQGP ser composta apenas pelos dados do questionrio preenchido on-line. Empresas que no entregam o Book, no recebem o Sumrio Executivo.

1.1. Formatao e Limites


As informaes fornecidas pela empresa devem ser apresentadas na mesma ordem em que aparecem nos itens do questionrio da empresa. Se um item no se aplica empresa ou ao seu modelo de Gesto de Pessoas, isso dever ser claramente explicado. A empresa deve preparar um sumrio, indicando os nmeros das pginas utilizadas para responder cada item. As pginas destinadas para o sumrio no esto includas no limite de pginas do Book. O Book deve ser apresentado em fonte tamanho 10 (ou superior), em papel formato A4, com margens de 1,5 cm (ou superior) e espaamento simples (ou superior). Para grficos e tabelas devem ser utilizadas fontes de tamanho igual a 8 (ou superior). fundamental que a empresa esteja devidamente identificada na capa, com razo social e nome fantasia.

O Book no deve exceder 25 (vinte e cinco) pginas, incluindo figuras, grficos e tabelas. Fica a critrio da equipe tcnica em avaliar ou no as pginas excedentes a fim de manter os mesmos critrios para todas as empresas participantes. As pginas devem ter numerao seqencial, de preferncia contnua. Embora no obrigatria, recomendvel a utilizao de separadores entre os contedos das categorias ou subcategorias para facilitar a consulta. Podem ser enviadas cpias de CDs e/ou DVDs que a empresa julgar importantes. Porm, todo material magntico deve estar devidamente identificado com o nome da empresa e claramente vinculado a uma das categorias do questionrio da empresa. permitido o envio de apenas 1 (um) anexo por categoria: CD e/ou DVD, manual/guia, revista, formulrio ou comunicao interna. Demais materiais sero descartados. Os anexos no tero impacto na pontuao atribuda ao Book.

1.2. Estrutura
O Book deve conter tpicos, nesta ordem: Capa com identificao da empresa (razo social e nome fantasia): sem numerao Sumrio (ndice): sem numerao Breve descrio da empresa (negcios, principais produtos): sem numerao Evidncias das prticas declaradas no questionrio da empresa (vide detalhamento ao final do documento): numerao seqencial das pginas e tpicos enumerados de acordo com as categorias e subcategorias deste manual Glossrio de expresses especiais e de siglas utilizadas no Book (se necessrio): sem numerao

1.3. Contedo
O Book deve conter as seguintes categorias com seus respectivos itens:

1) rea de Recursos Humanos


- Descreva a rea ou modelo de gesto de Recursos Humanos, incluindo estrutura e diretrizes estratgicas formalmente definidas; - Descreva o papel da rea de Recursos Humanos na empresa - Caso o RH atue no modelo de Consultoria Interna, como foi implantado e o motivo da implantao. Descreva como funciona o modelo de Consultoria Interna na empresa.

1) Estratgia e Gesto
Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro: 1.1) 1.2) 1.3) 1.4) 1.5) 1.6) 1.7) Como foram definidos a misso, viso, valores e diretrizes estratgicas; Como as diretrizes estratgicas so aplicadas na empresa; Quais so as prticas formais para definir, disseminar e avaliar as estratgias de negcio; Como a empresa comunica a estratgia aos seus empregados e quem so os responsveis; Como as metas individuais, grupais e organizacionais so definidas. Quais so e como esto estruturados os programas que promovem a comunicao dos empregados com a empresa; Como so os processos de integrao dos empregados cultura organizacional;

2) Liderana
Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro: 2.1) 2.2) 2.3) 2.4) 2.5) Como o processo de monitoramento e gesto do Clima Organizacional; Como os lderes monitoram o clima organizacional em suas equipes de trabalho; Quais so e como esto estruturadas as prticas formais para definir, disseminar e avaliar perfil de competncias para as lideranas; Quais so e como esto estruturados os programas para formao de lideranas; e Como a empresa avalia as competncias e o desempenho das lideranas e como essas prticas se relacionam com as diretrizes estratgicas da empresa.

3) Polticas e Prticas: Remunerao


Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro:

3.1) Como est estruturada a poltica de remunerao fixa (faixas, processo de 3.2) 3.3) 3.4) 3.5) 3.6) 3.7)
aprovao de movimentaes salariais, perodo de aumentos salariais) Como est estruturada a poltica de remunerao varivel (processo, periodicidade de pagamento, relao com avaliao de desempenho); Como est estruturada a poltica de benefcios; Como a empresa consulta o mercado de trabalho para obter informaes orientadoras das prticas de remunerao e quais os objetivos da consulta; Qual a responsabilidade dos gestores sobre o oramento salarial de sua equipe; Quais as formas utilizadas para comunicar e esclarecer aos funcionrios as polticas e prticas de remunerao da empresa; Como as prticas de remunerao e benefcios se relacionam com as diretrizes estratgicas da empresa.

4) Polticas e Prticas: Carreira


Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro: 4.1) 4.2) 4.3) 4.4) 4.5) 4.6) 4.7) 4.8) Como est estruturado o planejamento e acompanhamento do desenvolvimento profissional dos empregados (avaliao de desempenho); Quais so e como funcionam os mecanismos formais para estimular e oferecer suporte para que o empregado planeje sua carreira; Como a poltica de recolocao para os empregados demitidos; Como est estruturado o programa formal de recrutamento interno; Como e por quem so tomadas as decises sobre promoo. Quais so e como funcionam os mecanismos para que os empregados estejam informados sobre as suas possibilidades de carreira; Como est estruturada a preparao dos empregados para aposentadoria, e Como a empresa estimula e apia o desenvolvimento profissional de seus funcionrios e como essas prticas se relacionam com as diretrizes estratgicas da empresa.

5) Polticas e Prticas: Sade


Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro: 5.1) 5.2) 5.3) Quais so e como esto estruturados os programas de qualidade de vida dos empregados; Como esto estruturados os programas de horrio flexvel, home-office e/ou compensao de horas-extra; Quais so e como esto estruturados os programas para preveno e melhoria da sade dos empregados;

5.4) 5.5)

Como esto estruturados os programas de segurana e preveno de acidentes; Como so as prticas diferenciadas da empresa em programas de sade e como elas se relacionam com as diretrizes estratgicas da empresa.

6) Polticas e Prticas: Desenvolvimento


Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro: 6.1) 6.2) 6.3) 6.4) 6.5) Como esto estruturadas as aes de Treinamento, Desenvolvimento e Educao Corporativa; Como so realizadas as avaliaes das aes de Treinamento, Desenvolvimento e Educao Corporativa; Quais foram os resultados das aes de Treinamento, Desenvolvimento e Educao Corporativa; Se a empresa tiver Universidade Corporativa, como est estruturada; Como os programas (ou prticas) de Treinamento, Desenvolvimento e Educao Corporativa se relacionam com as diretrizes estratgicas da empresa.

7) Cidadania Empresarial
Descreva as aes e prticas de gesto utilizando evidncias, como estrutura, pblico-alvo, resultados e tempo de adoo, seguindo o roteiro: 7.1) 7.2) 7.3) 7.4) 7.5) 7.6) Quais as aes de responsabilidade social em 2012 e quais seus resultados; Quais so e como esto estruturados os programas voltados para o atendimento, atrao e reteno de mulheres em seu quadro de funcionrios; Como esto estruturadas as aes para a preservao do ambiente; Quais so e como esto estruturadas as aes voltadas a pessoas com deficincia; Como foi a elaborao e como disseminado o cdigo de tica e/ou de conduta para orientar o comportamento dos empregados; Como as prticas de cidadania empresarial se relacionam com as diretrizes estratgicas da empresa.

1.4. Envio do Material


O Book deve ser enviado impresso e em dois CDs, contendo uma cpia digital em cada um deles, via correio. O envio do material que evidencia as prticas obrigatrio e, caso no enviado, a empresa desclassificada. O conjunto de materiais deve ser enviado para a Editora Abril: Guia Voc S/A e Exame Av. das Naes Unidas, 7.221, 2 andar Pinheiros So Paulo-SP CEP 05425-902 A/C: Rosi Eringer ou Regina Yoon

IMPORTANTE:
As empresas participantes ficam notificadas de que as informaes do caderno de evidncias, bem como seus anexos (impressos, CDs, DVDs etc.) podero ser utilizados pelos docentes e pesquisadores da FIA e da FEA-USP somente em atividades com fins EXCLUSIVAMENTE acadmicos. Caso a empresa no concorde com essa possibilidade pedimos informar explicitamente no prprio caderno de evidncias ou em comunicado especfico dirigido equipe responsvel pelo projeto Melhores Empresas para Voc Trabalhar, na FIA (email: melhoresempresas@fia.com.br/ Tel: (11) 3818-4032).

Potrebbero piacerti anche