Sei sulla pagina 1di 5

Home | Anuncie | Publique seu artigo | Normas para publicao | Boletim peridico | Classificados | Cadastre-se | F@le co

::. A auto-estima e o rendimento escolar na adolescncia Priscila de Faria Gaspar Psicanalista, Terapeuta de Regresso Filiada Sociedade Brasileira de Psican Integrativa, Mestre em Cincias pela USP. E-Mail: priscilagaspar@terra.com.br - Fone: (0xx11) 5585-0286

Com freqncia, pais e professores so surpreendidos pela queda abrupta no rendimento escolar dos adolescentes. Uma anlise superficial mostraria que perdeu o interesse nos estudos, ou que o garoto bem comportado de outrora transformou-se em um adolescente rebelde. Porm, ao avaliar de forma mai observa-se que, na maior parte das vezes, tratam-se de problemas relaciona estima e s adaptaes frente s mudanas que ocorrem na adolescncia. N em que o jovem se depara com maiores responsabilidades e dificuldades em escolhas, entram em cena uma srie de mecanismos de defesa inconscientes comportamentos determinantes da queda no rendimento escolar.

Embora a nota no seja a nica forma de avaliar o rendimento escolar, em instncia ela o que determina a aprovao ou a reprovao e o que consta histrico escolar. O aluno bem ajustado tende a apresentar notas razoveis significa que no ter dificuldades. Por outro lado, boas notas nem sempre s bom ajustamento psicoemocional. Todos conhecem ao menos um caso de jo com dificuldade em se relacionar com os colegas e que apresenta notas exce Nesse caso tpico, a auto-estima pode estar abalada quanto aparncia, ao desempenho nos esportes ou capacidade de fazer amigos, de forma que te notas pode compensar essas deficincias. O oposto tambm tpico: aluno c dificuldades na aprendizagem, mas que se sobressai nos esportes ou tende a popular.

O que compete a este texto, no entanto, a queda no rendimento daqueles iam razoavelmente bem at determinada srie. E, repentinamente, tm uma rendimento escolar. A mudana, na maior parte das vezes, est relacionada estima abalada por algum conflito e aos mecanismo de defesa utilizados par ele.

A auto-estima , sem dvida, o mais importante julgamento que o ser huma pode ser responsvel tanto pelo sucesso como pelo fracasso nas mais divers vida: familiar, pessoal, afetiva, profissional e estudantil. Relaciona-se ao aut calcada sobre os sentimentos de competncia pessoal e de valor pessoal. Qu auto-estima elevada, o sujeito sente-se adequado vida, competente e m Ao contrrio, na baixa auto-estima sente-se errado como pessoa, inadequad podendo apresentar sentimento de culpa, dvidas e medos exagerados. Uma estima mdia pode apresentar oscilaes, ou seja, existem momentos em qu se sente mais adequado e em outros menos, o que perfeitamente normal.

A auto-estima pode ser profundamente abalada na adolescncia, principalme a estrutura emocional do sujeito mais frgil, tornando mais difcil lidar com mudanas. A adolescncia caracteriza-se por transformaes orgnicas, emo intelectuais e sociais inerentes ao processo de desenvolvimento humano. Se facilmente observado com as primeiras transformaes corporais, enquanto caracterizado socialmente, ocorre de forma sutil, com a independncia relati profisso ou estudos superiores. As transformaes do corpo geram intensa jovem, porque no sabe como ir ficar e tambm pelas presses da mdia qu "corpo ideal". uma fase em que a auto-imagem modifica-se tanto ou mais

corpo, o que pode levar queda da auto-estima. Se a queda do rendimento ocorre no incio da adolescncia, provavelmente, a causa relaciona-se apar mudanas corporais.

Em um segundo momento, o jovem necessita pertencer a um mundo prprio plena identificao junto ao grupo e seguir determinados lderes (desde que sejam representantes tpicos do mundo adulto). necessrio ter vnculo com para que, ao compartilhar suas idias junto a amigos com caractersticas sem possa romper com alguns valores de seus pais e sedimentar sua prpria iden foco principal na adolescncia mdia est em estabelecer relaes, tanto de como amorosas. A dificuldade nos relacionamentos , muitas vezes, derivad conflitos quanto aparncia. O jovem sente-se feio, desajeitado, muito gord magro, muito alto ou muito baixo e, com isso, afasta-se do grupo. O isolam refora ainda mais a crena de ser diferente ou inadequado. Se a auto-estim baixa, ser mais difcil para o jovem dizer "no" aos colegas, pois a necessid aprovao torna-o ainda mais influencivel.

Ao final da adolescncia, o sistema de valores dos adultos incorporado e o emocionalmente mais estvel, buscando a independncia econmica e vncu mais estreitos. Nessa fase predominam os conflitos relacionados escolha d e aquisio de maiores responsabilidades. Dvidas e medos com relao a bem como o sentimento de incapacidade, podem dificultar e at mesmo imp jovem consiga o sucesso profissional. Nessa fase, a auto-estima pode ser o d que o levar ou no a uma boa escolha profissional e ao sucesso.

Independentemente da fase, a baixa auto-estima leva a uma espcie de cicl no qual o jovem tende ao fracasso e, ao esperar pelo pior, faz com que isso cada novo fracasso refora a idia de incapacidade ou inadequao, alimenta Os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem antes da 5 srie fundamental, tendem a alimentar esse ciclo de forma mais intensa, pois j tr consigo a idia de inadequao, a crena de que so incapazes e de que no conseguiro. Dessa forma, no se esforam, usando o fracasso anterior com justificativa para o atual e esperando o mesmo para o futuro.

A sucesso de experincias dolorosas, como as frustraes e os conflitos psq elaborados, leva necessidade de encobri-los para diminuir a tenso e a ans Entram em cena os mecanismos de defesa, que so processos mentais incon para aliviar a ansiedade ou outras formas de tenso, em geral oriundas de fr O mais comuns so: negao, racionalizao, generalizao, fantasia, defesa identificao, projeo, deslocamento e regresso.

A negao consiste em no admitir para si mesmo e para os outros as suas f bem como seus medo e limitaes ou deficincias. Com freqncia, o jovem compensar os sentimentos de inferioridade por meio dos riscos a que se exp negando os perigos reais.

A racionalizao ocorre quando busca uma justificativa externa para algo qu compete, como uma dificuldade, por exemplo. comum que o jovem justifiq desempenho escolar racionalizando, como na frase "Essa matria no serve mesmo!".

De forma semelhante, na generalizao so encontradas justificativas extern colocadas como algo coletivo. Por exemplo "Ningum entende essa matria" J a fantasia consiste em gerar um substituto imaginrio para um realidade

apresenta desagradvel. comum que o jovem se imagine em locais agrad presena da pessoa amada ou ainda, construindo um futuro ideal, no qual su dificuldades so superadas e ele surge como vitorioso frente queles que o h ou menosprezam.

A defesa manaca uma espcie de fantasia, na qual so negadas todas as d e, assim, ele pode aparentar auto-estima elevada. O jovem fantasia ser mel demais e sente-se realmente especial como forma de no encarar suas limit no sofrer com sua insegurana, mostra-se excessivamente seguro, porm t apenas de uma mscara que encobre sua fragilidade interna. Muitas vezes o interpreta to bem esse papel, que seus problemas reais no so notados pe nem pelos professores.

Na identificao, o sujeito toma para si qualidades ou idias de outros. Ao co projeo, atribui suas prprias qualidades a outra pessoa, que pode ser um c um professor. A identificao e a projeo atuam normalmente em todas as humanas e nem sempre so mecanismos de defesa. Porm, em certas situa podem ser utilizadas para resguardar o sujeito daquilo que no gosta em si m Como defesa, em geral o jovem projeta aquilo que no tolera em si mesmo So tpicos os casos de meninas que dizem que determinada colega invejo na verdade trata-se da projeo da prpria inveja. J nos rapazes, dvidas c sua prpria masculinidade podem lev-lo a atribuir carter homossexual ao Existem tambm os casos de identificao projetiva, quando o aluno pode se espelhado no professor, que se torna um dolo, o que geralmente desejve em casos extremos pode ser prejudicial. Na relao professor-aluno, deve se ateno especial para projeo de caractersticas negativas no professor. Ne aluno projeta no professor as suas dificuldades pessoais, levando, inevitavel queda no rendimento escolar.

muito freqente ocorrer o deslocamento, quando o sentimento para com u transferido para outra. Muitas vezes o professor, enquanto representante d adulto e no papel de autoridade, pode ser inconscientemente associado ao p me. Sentimentos hostis para com os genitores podem ser deslocados para que se torna o alvo das agresses.

Na regresso, o jovem apresenta momentaneamente reaes tipicamente in bater os ps no cho, fazer birra, falar de forma infantilizada e at mesmo a criana. A regresso diante de uma crise perfeitamente normal, tornandopatolgica apenas quando o comportamento infantil constante. Um exemp o do adolescente que morde e chupa o lpis ou a caneta, ou ainda que ri as Essa forma de lidar com a ansiedade uma regresso ao comportamento tp crianas de dois a trs anos, que levam tudo boca.

Os adultos podem auxiliar o jovem a constituir uma auto-estima sadia, levan observar em si mesmo seus potenciais, dons, bem como suas limitaes rea da observao atenta de seu comportamento, possvel verificar que mecan defesa esto envolvidos e quais os conflitos subjacentes. Cabe, pois, aos pai professores e orientadores pedaggicos a observao atenta do comportame jovem, para compreend-lo e auxili-lo tanto no reconhecimento como na el de seus conflitos. necessrio tambm reconhecer os casos em que o tratam psicoterpico se faz necessrio, quando devero ser encaminhados a um pro qualificado para atender a essa faixa etria.

Profissionais da Educao, Envie suas sugestes, textos, trabalhos, reportagens, opinies, etc. Eles sero publicados, neste Site por especialistas como voc. F@le conosco

Home | Anuncie | Publique seu artigo | Normas para publicao | Boletim peridico | Classificados | Cadastre-se | F@le con

Potrebbero piacerti anche