Sei sulla pagina 1di 4

EDIO 1 Segundo semestre de 2013

O canal de comunicao da Escola Paulo da Gama

Exterior e Interior Aluno discute a relao entre aparncia e personalidade.


Hoje em dia as pessoas vivem sempre se arrumando, do valor a sua aparncia e seu fsico, se importando com o seu exterior e s vezes se esquecendo do seu interior, se esquecem dos seus sentimentos e dos sentimentos dos outros, do muito valor a aparncia, mas acabam se esquecendo que a verdadeira aparncia o nosso interior, pois nem tudo o que brilha ouro. Isso algo um dos grandes defeitos da humanidade dos dias de hoje, as pessoas acabam se apaixonando umas pelas as outras somente pela aparncia, ficam falando como aquela mina bonita, como aquele cara bonito e coisas desse tipo, apenas olhando o seu rosto e corpo, mas ns humanos somos formados com coisas que vo alm disso, que se chamam sentimentos, emoes, personalidade, e muitas outras coisas, mas as pessoas acabam se esquecendo disso, por isso que tantos namoros no do certo, que os divrcios esto aumentando tanto nos ltimos anos, porque as pessoas vivem de aparncias, claro, tambm no vou andar igual a um desleixado, mas se eu gostar de andar assim?O problema meu, deixam eu viver do jeito que eu quiser, mas no, como eu sou diferente iro aparecer pessoas que vo botar apelidos, zoar de mim ate eu mudar, assim muitos acabam mudando, se tornando o que os outros querem e acabam se esquecendo quem realmente so. Vocs j se perguntaram por que as pessoas so assim? Vivem de aparncia? Porque o mundo assim e funciona assim, porque nas novelas, filmes e livros, mostra que a vida assim, e as pessoas acabam achando que sua vida um livro, que elas vo achar o seu prncipe encantado, mas a vida no assim para todos, muitas pessoas do valor a voc e a sua amizade, mas voc no a trata do mesmo jeito porque ela no to bonita, to popular, a pessoa que voc realmente gosta esta diante dos seus olhos, mas voc no pode ficar com ela porque os outros dizem que ela estranha, que no daria certo, muitas pessoas dizem o que voc deve fazer, voc ouve muito o que as pessoas dizem e acaba se esquecendo o que realmente certo para voc, muitas coisas acabam te levando a fazer o que voc no gostaria de fazer, mas onde est a sua opinio sobre as pessoas? O que voc acha certo e errado? Onde esta tudo isso? Voc faz as coisas que o seu corao manda ou o que a sua mente diz? Voc tem sua prpria opinio ou influenciado pelo o que os outros dizem? Por Mrcio Junior.

Nesta edio:
Exterior e Interior Gigante pela prpria natureza 1

GIGANTE PELA PRPRIA NATUREZA


H anos o Brasil vem aturando todos os podres de uma ditadura disfarada. Vem vivendo em uma oligarquia organizada. Vem aturando ordens de quem no sabe governar nem mesmo a si prprio. Aquele Brasil, aquele Estado adormecido est despertando aos poucos. Vinte centavos? Apenas o estopim! A gota dgua para que a raiva do povo brasileiro chegue ao fim. O povo que aguarda horas nas filas dos hospitais, que esperar meses e at anos por um transplante. Um povo no qual os professores so desrespeitados e o salrio mnimo de um cidado pouco passa de mseros seiscentos reais para o sustento de suas famlias. O Brasil da democracia em que polticos corruptos criam leis a favor de si prprios. Mas ainda assim, gigante pela prpria natureza. Esse gigante acordou. Saiu do deitado eternamente em bero esplndido e aceitou o vers que um filho teu no foge luta. Aceitou participar de uma ordem e de um progresso.

Rede de TV aber- 2 Mais de quatrocentos mil brasileiros ta foram s ruas fazer a reintegrao de sua moral. Ciclo 3 A gerao Coca-cola, como diria nosso poeta Renato Russo, acordou. Foi acresEu quero centado um mentos. Somos o futuro da nao! Por Killian Costa Longes. 1 Mostra Cientfi- 4 ca Jogos antigos... 4 Jogos para sempre! 3

Pgina 2

Rede de TV aberta, onde sua opinio no vale nada!


Muitas pessoas dizem ter escolhas, que o que elas fazem e o certo e o melhor para elas, mas isso realmente esta certo?Em um dia qual quer eu estava dando uma olhada no Youtube e me deparei com um vdeo que um reprter perguntava para um homem o que ele achava do BBB, bom, esse homem falou muito mal do programa e da emissora, mas o reprter disse que ele poderia olhar outros canais, que ele no era obrigado a assistir aquilo, mas esse homem que estava sendo entrevistado disse que no tem nada de bom na televiso brasileira e por isso que o povo ignorante desse jeito, ento o reporter saiu, agradeceu a entrevista e falou para o cmera cortar, essa entrevista no foi para o ar pois falava mal sobre o programa, mas onde esta a nossa opinio, onde esta o nosso direito de falar bem ou mal sobre algo, sem dvidas esse reprter fez uma entrevista com algum que falou bem do programa e botou no ar, e essa pessoa que foi entrevistada nem deve saber como e o programa, s falou bem dele para aparecer na TV, essa e a liberdade que nos brasileiros temos de opinar as coisas, mas pra que eu vou esquentar a cabea, to vendo um vdeo de luta no Youtube, to escrevendo coisas bonitas no Facebook, to jogando online com meus amigos, entre outras coisas que sugam o nosso tempo, esse e o nosso problema, somos muito acomodados, ficamos sentado horas e horas na frente de um computador sem fazer nada de produtivo, no tenho nada contra com quem faz isso, porque eu fao isso tambm, mas chegou a hora de abrirmos os nosso olhos e ver que a nossa vida no passa na frente de uma tela ou monitor, que temos que lutar pelo o que e nosso por direito, o nosso direito de escolha, de achar o que e certo e errado, e no o que os canais de TV ficam botando em nossa cabea ate acharmos que aquilo e certo, pois de tanto que nos ouvimos uma mentira, acabamos duvidando da verdade. Todos nos somos oprimidos pela a Mdia de um jeito ou de outro, mas no lutamos para mudar, achamos que as coisas vo mudar sozinhas, mas no vo, eles no iram mudar, porque eles iriam?Eles esto nadando em dinheiro em nossas custas, enquanto estamos sentados sem fazer nada eles ficam cada vez mais ricas, muitas pessoas vo ler isso e iro achar bobagem, e isso que eles querem, que vocs desistam antes de lutar, mas eu tambm no posso obrigar vocs a fazer o que no querem, estou apenas mostrando o outro lado da moeda, mas enquanto eu estiver vivo, eu irei lutar pelos os meus direitos e estarei sempre com a mo estendida para quem quiser lutar, voc, j se cansou de ser oprimido e quer lutar tambm? Por Mrcio Junior

Todos nos somos oprimidos pela a Mdia de um jeito ou de outro, mas no lutamos para mudar, achamos que as coisas vo mudar sozinhas, mas no vo, eles no iram mudar, porque eles iriam?

Curta o Instituto Estadual de Educao Paulo da Gama no Facebook!

Pgina 3
EDIO 1

Espao potico

Ciclo Preciso de motivos para prosseguir. Causas que me inspirem. Musicas que me embale. Preciso de culos. Ajustar os tons. Quero a inteligncia. Vibrar com sol. Descansar sob a lua. Desejo a liberdade. Mergulhar no vento. Sentir o frio. Alcanar o impossvel. Caminhar sobre o destino. Sentar debaixo da sabedoria. Adormecer e no mais acordar.

aqui nesta pedra

Algum sentou olhando o mar O mar No parou Para ser olhado

Foi mar Pra tudo quanto lado

Por Luciane Kotik.

Por Paulo Leminski

Eu quero Eu quero que a vida me oferea uma surpresa. Um pouco de mgica, fantasia. Eu quero suspirar, sussurrar. Eu quero tirar os ps do cho. Quero rir, sorrir... se possvel, o tempo todo. Quero qumica, esperana. Troco a sensatez por loucura. Dizem que os loucos so felizes. Quero menos preto. E menos branco tambm. Nada de s terror ou de s paz. Quero cores. Quero sabores. Quero o no analisvel. O no palpvel. O no concluvel. Quero a leveza. O fluir. Quero acontecer. Sim. Quero ser alguma coisa. Sim. Qualquer coisa. Quero ter uma classificao. Quero ter um grupo, uma classe. Sou pertencente de: Quero identidade. Coragem. Personalidade. Vida, surpreenda-me.

Por Luciane Kotik

Pgina 4

1 MOSTRA CIENTFICA DO ENSINO MDIO POLITCNICO


No dia 25 de novembro ocorreu em nossa escola a 1 Mostra Cientfica do Ensino Mdio Politcnico, idealizada pelo professor de Biologia Guy, com grande apoio da direo e da professora Solange Silva, a mostra foi uma exposies de trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos do professor Guy. A Mostra recebeu a visita do secretrio de educao Jos Clovis Azevedo e teve como patrono o Prof. Attico Chassot, que em seu discurso falou sobre a importncia de iniciativas como a da Mostra, de professores como Guy que transformam sua sala de aula em locais receptivos para as Cincias e como a cincia apenas uma das maneiras de ver o mundo, no desprezando assim, outras abordagens que podemos fazer do mundo. Fizemos ao professor Guy algumas perguntas sobre o projeto: 1. Como surgiu a ideia de fazer a Mostra Cientfica? R. A ideia surgiu a partir do mosaico de trabalhos de pesquisa que iniciaram na disciplina de Biologia em maro. Vi que trabalhos daquela qualidade no poderiam ficar armazenados., ento a partir do prognstico do que seria produzido pelos alunos, sugeri direo IEEPG que fizssemos a mostra. Os alunos aderiram ideia e entusiasmaram-se. 2. Como foi a experincia de trabalhar com a pesquisa cientfica em sala de aula? Notou alguma diferena na recepo que os alunos fizeram da matria? R. Trabalho com pesquisa em sala de aula e alfabetizao cientfica h 5 anos. Esse mtodo mais eficiente que o tradicional pois valoriza os conhecimentos dos alunos, vinculados s realidades que os cercam. um conhecimento sptico no bom sentido, ou seja, o saber que emerge da realidade. Costumo brincar que minha disciplina no deveria chamarse Biologia, mas Cincia e Realidade. 3. A mostra se inseriu dentro da proposta do Ensino Mdio Politcnico, de que maneira esse tipo de iniciativa ajuda a alterar o aprendizado em sala de aula?
R. Sim, a proposta um grmen para

consolidar a Politecnia. A meu ver o mais complexo costurar as disciplinas e as reas. No que no seja possvel, mas a formao de todos os professores cartesiana, fragmentada e estanque. Mesmo a minha. um tre-

mendo esforo lidar com paradigmas e lgicas que no fazem parte da Biologia. Aprendi a fazer isto no doutorado, que interdisciplinar, e, claro, com a prtica. Esta a maior professora. A Mostra no ir mudar a escola, apenas uma culminncia. A coroao de um processo. O processo o que interessa. uma injustia e uma rematada estupidez avaliar um aluno somente em um momento, em uma semana, por tudo aquilo que fez durante o ano. A avaliao deve ser continuada, permanente e emancipatria, ou seja, que compara o estudante consigo mesmo e que contemple seus progressos pessoais. No prximo ano tentaremos integrar as disciplinas das reas de Cincias da Natureza, j falei com o Prof. Felipe que mostrou-se disposto a encarar este desafio. Creio que outros iro embarcar nisto. Temos que mostrar a nossos alunos que a escola pode ser um mundo quase encantado, onde conhecer faz parte do ser e do sentir. Onde saber importante, mas saber para a melhora dos mundos interiores e exteriores de nossos estudantes.

O professor Guy convida para o lanamento do seu livro Manual de Implantao de Museus Escolares pela editora EDIPUCRS. O lanamento ocorrer no dia 18 de dezembro, s 19h, no Museu de Cincia e Tecnologia da PUCRS.

JOGOS ANTIGOS ... JOGOS PARA SEMPRE !


A atividade teve como objetivo resgatar jogos e brincadeiras que perderam espao devido a fatores como a violncia urbana, novas tecnologias, entre outros, resgatar jogos e brincadeiras antigas permitindo ampliar repertrio ldico das crianas e estimular a criatividade atravs da construo dos brinquedos bem como a conscientizao da reutilizao de materiais reciclveis. O evento foi realizado no campo do BOE (Batalho Operaes Especiais - Brigada Militar) localizado em frente escola, em comemorao ao Dia das Crianas, O evento ocorreu nos dias 02, 08 e 09 de outubro, sendo os dois primeiros destinados confeco dos materiais e o ltimo ao evento propriamente dito. Essa atividade foi organizada pelo Pibid/ Educao fsica da escola, em parceria com outros 10 professores unidocentes.

Na foto: o professor Gui, o patrono Attico Chassot, o secretrio de educao Jos Clvis de Azevedo e as alunas Jssyka, Tamires e Diennifer da turma 1213.

Potrebbero piacerti anche