Sei sulla pagina 1di 36

ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

INSTRUES
01 - Voc est recebendo o seguinte material:
a) este caderno com o enunciado das questes de mltipla escolha e discursivas , das partes de formao geral e componente especfico da rea, e das questes relativas sua percepo sobre a prova , assim distribudas: Partes Formao Geral/Mltipla Escolha Formao Geral/Discursivas Componente Especfico/Ncleo Profissionalizantes/Mltipla Escolha de Contedos Bsicos e 8 a 27 Nmeros das Questes 1a7 1a3 Nmeros das pp. neste caderno 2a5 6e7 8 a 16 70 % Peso de cada parte 55 % 45 %

Componente Especfico/Ncleo de Contedos Engenharia Agrcola Profissionalizantes Especficos de cada Cur- Engenharia de Pesca so/Mltipla Escolha Engenharia Florestal Componente Especfico/Ncleo de Contedos Engenharia Agrcola Profissionalizantes Especficos de cada Cur- Engenharia de Pesca so/Discursivas Engenharia Florestal Percepo sobre a prova

28 a 34 35 a 41 42 a 48 4a6 7a9 10 a 12 49 a 57

18 a 23 25 a 30 33 e 34 24 31 e 32 35 36

30 %

b)1 Caderno de Respostas em cuja capa existe, na parte inferior, um carto destinado s respostas das questes de mltipla escolha e de percepo sobre a prova. O desenvolvimento e as respostas das questes discursivas devero ser feitos a caneta esferogrfica de tinta preta e dispostos nos espaos especificados nas pginas do Caderno de Respostas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome no Carto-Resposta est correto. Caso contrrio, notifique imediatamente a um dos Responsveis pela sala. 03 - Aps a conferncia do seu nome no Carto-Resposta, voc dever assin-lo no espao prprio, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta. 04 - No Carto-Resposta, a marcao das letras correspondentes s respostas assinaladas por voc para as questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo) deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelo crculo que a envolve, de forma contnua e densa, a lpis preto no 2 ou a caneta esferogrfica de tinta preta. A leitora tica sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A E C D 05 - Tenha muito cuidado com o Carto-Resposta, para no o dobrar, amassar ou manchar. Este Carto somente poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens - superior e/ou inferior - barra de reconhecimento para leitura tica. 06 - Esta prova individual. So vedados o uso de calculadora e qualquer comunicao e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 07 - As questes no esto apresentadas em ordem crescente de complexidade. H questes de menor, mdia ou maior dificuldade, seja na parte inicial ou final da prova. 08 - Quando terminar, entregue a um dos Responsveis pela sala o Carto-Resposta grampeado ao Caderno de Respostas e assine a Lista de Presena. Cabe esclarecer que voc s poder sair levando este Caderno de Questes, decorridos 90 (noventa) minutos do incio do Exame. 09 - Voc ter 04 (quatro) horas para responder s questes de mltipla escolha, discursivas e de percepo sobre a prova. OBRIGADO PELA PARTICIPAO!
Fundao Cesgranrio Diretoria de Estatsticas e Avaliao da Educao Superior - DEAES Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP Ministrio da Educao

novembro 2005

ENADE - 2005

FORMAO GERAL QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA de 1 a 7


1
Est em discusso, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma poltica e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento pblico de campanhas, fidelidade partidria, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados obrigatoriedade de os candidatos fazerem declarao pblica de bens e prestarem contas dos gastos devem ser aperfeioados, os rgos pblicos de fiscalizao e controle podem ser equipados e reforados. Com base no exposto, mudanas na legislao eleitoral podero representar, como principal aspecto, um reforo da (A) poltica, porque garantiro a seleo de polticos experientes e idneos. (B) economia, porque incentivaro gastos das empresas pblicas e privadas. (C) moralidade, porque inviabilizaro candidaturas despreparadas intelectualmente. (D) tica, porque facilitaro o combate corrupo e o estmulo transparncia. (E) cidadania, porque permitiro a ampliao do nmero de cidados com direito ao voto.

2
Leia e relacione os textos a seguir.

O Governo Federal deve promover a incluso digital, pois a falta de acesso s tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidado, em especial a juventude.
(Projeto Casa Brasil de incluso digital comea em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.)

Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que (A) o conhecimento da tecnologia digital est democratizado no Brasil. (B) a preocupao social preparar quadros para o domnio da informtica. (C) o apelo incluso digital atrai os jovens para o universo da computao. (D) o acesso tecnologia digital est perdido para as comunidades carentes. (E) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidado um excludo social.

2
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
3
As aes terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em vrias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notcia: No dia 10 de maro de 2005, o Presidente de Governo da Espanha Jos Luis Rodriguez Zapatero em conferncia sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de maro de 2004, assinalou que os espanhis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o nico caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Tambm proclamou que no existe libi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que no h poltica, nem ideologia, resistncia ou luta no terror, s h o vazio da futilidade, a infmia e a barbrie. Tambm defendeu a comunidade islmica, lembrando que no se deve vincular esse fenmeno com nenhuma civilizao, cultura ou religio. Por esse motivo apostou na criao pelas Naes Unidas de uma aliana de civilizaes para que no se continue ignorando a pobreza extrema, a excluso social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno frtil para o terrorismo.
(MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferncia sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. (Adaptado). Disponvel em: http://www2.rnw.nl/rnw/pt/atualidade/europa/at050311_onzedemarco?Acesso em Set. 2005)

A principal razo, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror est explicitada na seguinte afirmao: (A) O desejo de vingana desencadeia atos de barbrie dos terroristas. (B) A democracia permite que as organizaes terroristas se desenvolvam. (C) A desigualdade social existente em alguns pases alimenta o terrorismo. (D) O choque de civilizaes aprofunda os abismos culturais entre os pases. (E) A intolerncia gera medo e insegurana criando condies para o terrorismo.

(Laerte. O condomnio)

(Laerte. O condomnio) (Disponvel em: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/index-condomnio.html)

As duas charges de Laerte so crticas a dois problemas atuais da sociedade brasileira, que podem ser identificados pela crise (A) na sade e na segurana pblica. (B) na assistncia social e na habitao. (C) na educao bsica e na comunicao. (D) na previdncia social e pelo desemprego. (E) nos hospitais e pelas epidemias urbanas.

3
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
5
Leia trechos da carta-resposta de um cacique indgena sugesto, feita pelo Governo do Estado da Virgnia (EUA), de que uma tribo de ndios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos. (...) Ns estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o corao. Mas aqueles que so sbios reconhecem que diferentes naes tm concepes diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores no ficaro ofendidos ao saber que a vossa idia de educao no a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa cincia. Mas, quando eles voltaram para ns, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. No sabiam caar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa lngua muito mal. Eles eram, portanto, inteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora no possamos aceit-la, para mostrar a nossa gratido concordamos que os nobres senhores de Virgnia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.
(BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 1984)

A relao entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educao privilegiada pelo cacique est representada por: (A) sabedoria e poltica / educao difusa. (B) identidade e histria / educao formal. (C) ideologia e filosofia / educao superior. (D) cincia e escolaridade / educao tcnica. (E) educao e cultura / educao assistemtica.

6
POSTALES GLOBALES

APRUEBA USTED, EL TRATADO DE LA CONSTITUCIN EUROPEA? ?

S NO S, PERO NO
NO, PERO S

ABSTENCIN ACTIVA ABSTENCIN PASIVA VOTO EN BLANCO OTROS

MARQUE CON UNA CRUZ UN MXIMO DE DOS CASILLAS

(La Vanguardia, 04 dez. 2004)

O referendo popular uma prtica democrtica que vem sendo exercida em alguns pases, como exemplificado, na charge, pelo caso espanhol, por ocasio da votao sobre a aprovao ou no da Constituio Europia. Na charge, pergunta-se com destaque: Voc aprova o tratado da Constituio Europia?, sendo apresentadas vrias opes, alm de haver a possibilidade de dupla marcao. A crtica contida na charge indica que a prtica do referendo deve (A) ser recomendada nas situaes em que o plebiscito j tenha ocorrido. (B) apresentar uma vasta gama de opes para garantir seu carter democrtico. (C) ser precedida de um amplo debate prvio para o esclarecimento da populao. (D) significar um tipo de consulta que possa inviabilizar os rumos polticos de uma nao. (E) ser entendida como uma estratgia dos governos para manter o exerccio da soberania.

4
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
7

(Coleco Roberto Marinho. Seis dcadas da arte moderna brasileira. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989. p.53.)

A cidade retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard est tematizada nos versos (A) Por entre o Beberibe, e o oceano Em uma areia sfia, e lagadia Jaz o Recife povoao mestia, Que o belga edificou mpio tirano.
(MATOS, Gregrio de. Obra potica. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)

(B) Repousemos na pedra de Ouro Preto, Repousemos no centro de Ouro Preto: So Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe, tua sombra irm, meus membros lassos.
(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)

(C) Bembelelm Viva Belm! Belm do Par porto moderno integrado na equatorial Beleza eterna da paisagem Bembelelm Viva Belm!
(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)

(D) Bahia, ao invs de arranha-cus, cruzes e cruzes De braos estendidos para os cus, E na entrada do porto, Antes do Farol da Barra, O primeiro Cristo Redentor do Brasil!
(LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 211.)

(E) No cimento de Braslia se resguardam maneiras de casa antiga de fazenda, de copiar, de casa-grande de engenho, enfim, das casaronas de alma fmea.
(MELO NETO, Joo Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 343.)

5
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

FORMAO GERAL QUESTES DISCURSIVAS de 1 a 3


1

(JB ECOLGICO. JB, Ano 4, n. 41, junho 2005, p.21.)

Agora vero. Deu na imprensa internacional, com base cientfica e fotos de satlite: a continuar o ritmo atual da devastao e a incompetncia poltica secular do Governo e do povo brasileiro em cont-la, a Amaznia desaparecer em menos de 200 anos. A ltima grande floresta tropical e refrigerador natural do nico mundo onde vivemos ir virar deserto. Internacionalizao j! Ou no seremos mais nada. Nem brasileiros, nem terrqueos. Apenas uma lembrana vaga e infeliz de vida breve, vida louca, daqui a dois sculos. A quem possa interessar e ouvir, assinam essa declarao: todos os rios, os cus, as plantas, os animais, e os povos ndios, caboclos e universais da Floresta Amaznica. Dia cinco de junho de 2005. Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Esperana. A ltima.
(CONCOLOR, Felis. Amaznia? Internacionalizao j! In: JB ecolgico. Ano 4, no 41, jun. 2005, p. 14, 15. fragmento)

A tese da internacionalizao, ainda que circunstancialmente possa at ser mencionada por pessoas preocupadas com a regio, longe est de ser soluo para qualquer dos nossos problemas. Assim, escolher a Amaznia para demonstrar preocupao com o futuro da humanidade louvvel se assumido tambm, com todas as suas conseqncias, que o inaceitvel processo de destruio das nossas florestas o mesmo que produz e reproduz diariamente a pobreza e a desigualdade por todo o mundo. Se assim no for, e a prevalecer mera motivao da propriedade, ento seria justificvel tambm propor devaneios como a internacionalizao do Museu do Louvre ou, quem sabe, dos poos de petrleo ou ainda, e neste caso no totalmente desprovido de razo, do sistema financeiro mundial.

(JATENE, Simo. Preconceito e pretenso. In: JB ecolgico. Ano 4, no 42, jul. 2005, p. 46, 47. fragmento)

A partir das idias presentes nos textos acima, expresse a sua opinio, fundamentada em dois argumentos sobre a melhor maneira de se preservar a maior floresta equatorial do planeta. (mximo de 10 linhas) (valor: 10,0 pontos)

6
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
2
Nos dias atuais, as novas tecnologias se desenvolvem de forma acelerada e a Internet ganha papel importante na dinmica do cotidiano das pessoas e da economia mundial. No entanto, as conquistas tecnolgicas, ainda que representem avanos, promovem conseqncias ameaadoras. Leia os grficos e a situao-problema expressa atravs de um dilogo entre uma mulher desempregada, procura de uma vaga no mercado de trabalho, e um empregador. Acesso Internet
Total de internautas, em milhes (2004)
200 185

Situao-problema

150 100 78 50 22,3 10 0 Estados Unidos 20 China 30 Japo 100 Brasil

mulher: Tenho 43 anos, no tenho curso superior completo, mas tenho certificado de concluso de secretariado e de estenografia. empregador: Qual a abrangncia de seu conhecimento sobre o uso de computadores? Quais as linguagens que voc domina? Voc sabe fazer uso da Internet? mulher: No sei direito usar o computador. Sou de famlia pobre e, como preciso participar ativamente da despesa familiar, com dois filhos e uma me doente, no sobra dinheiro para comprar um. empregador: Muito bem, posso, quando houver uma vaga, oferecer um trabalho de recepcionista. Para trabalho imediato, posso oferecer uma vaga de copeira para servir cafezinho aos funcionrios mais graduados.

100

Internautas a cada 10 habitantes (2003)


10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 10 Islndia 20 Coria do Sul 30 Sucia 0,8 760 Brasil 6,7 6 5,7

(Computer Industry Almanac e Unio Internacional de Telecomunicaes UIT)

Apresente uma concluso que pode ser extrada da anlise a) dos dois grficos; b) da situao-problema, em relao aos grficos. (valor: 5,0 pontos) (valor: 5,0 pontos)

3
Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma exploso na quantidade de insetos, nmeros recorde de incndios florestais e cada vez menos gelo esses so alguns dos sinais mais bvios e assustadores de que o Alasca est ficando mais quente devido s mudanas climticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosfricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2 oC e 3 oC nas ltimas cinco dcadas, segundo a Avaliao do Impacto do Clima no rtico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito pases.
(Folha de S. Paulo, 28 set. 2005)

O aquecimento global um fenmeno cada vez mais evidente devido a inmeros acontecimentos como os descritos no texto e que tm afetado toda a humanidade. Apresente duas sugestes de providncias a serem tomadas pelos governos que tenham como objetivo minimizar o processo de aquecimento global. (valor: 10,0 pontos)

7
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO/NCLEO DE CONTEDOS BSICOS E PROFISSIONALIZANTES/ QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA de 8 a 27


8
Durante os anos 60, Robert MacArthur e E. O. Wilson desenvolveram a Teoria de Equilbrio de Biogeografia de Ilhas, baseada na proximidade de ilhas do continente (patrimnio de espcies colonizadoras potenciais) e no tamanho das ilhas. Segundo esta teoria, o nmero de espcies numa ilha equilibra os processos regionais que controlam a imigrao com os processos locais que governam a extino. A figura a seguir mostra uma representao grfica da Teoria de Equilbrio de Biogeografia de ilhas.
Taxa de imigrao ou extino (spp/ano)

9
Analise o texto abaixo, sobre o ICZN. O Cdigo Internacional de Nomenclatura Zoolgica (ICZN, 1985) visa a promover a estabilidade e a universalidade dos nomes cientficos dos animais, assim como a unicidade e a distino. Por estabilidade entende-se que o nome correto de um txon no deve ser alterado injustificadamente; por universalidade, que o nome correto vlido em qualquer parte; por unicidade, que um e um s; por distino, que distinto de qualquer outro.
(PAPAVERO, N. Fundamentos prticos da taxonomia zoolgica. So Paulo: UNESP,1994.)

10
I (ilha prxima)

E (ilha pequena)

8 6 4 S1 2 S2 0 2 4 6 Nmero de espcies na ilha 8

I (ilha distante) S3 S4 E (ilha grande) I = (imigrao) E = (extino)

No local onde as curvas de imigrao e extino se cruzam, o nmero correspondente de espcies na ilha atinge um estado estacionrio, em que S1 = Nmero estacionrio de espcies de uma ilha distante e pequena. S2 = Nmero estacionrio de espcies de uma ilha distante e grande. S3 = Nmero estacionrio de espcies de uma ilha prxima e pequena. S4 = Nmero estacionrio de espcies de uma ilha prxima e grande. Com base nestes pontos estacionrios e sabendo-se que a competio entre as espcies, provavelmente, aumenta a probabilidade de extino pela reduo do tamanho populacional das espcies individuais, tem-se que a riqueza das espcies (A) diminui com o aumento do tamanho da ilha e diminui com o aumento da distncia da fonte de colonizao. (B) diminui com a diminuio do tamanho da ilha e aumenta com o aumento da distncia da fonte de colonizao. (C) aumenta com a diminuio do tamanho da ilha e diminui com o aumento da distncia da fonte de colonizao. (D) aumenta com o aumento do tamanho da ilha e aumenta com o aumento da distncia da fonte de colonizao. (E) aumenta com o aumento do tamanho da ilha e diminui com o aumento da distncia da fonte de colonizao.

Qual das seguintes normas est em DESACORDO com o ICZN? (A) Os nomes de txons so: Animalia, Chordata, Vertebrata, Homo etc, enquanto os nomes de categorias so: reino, filo, coorte, classe, ordem etc. (B) As regras de nomenclatura no devem interferir no julgamento zoolgico e sim, na aplicao de nomes, isto , a zoologia se ocupa dos animais e a nomenclatura, dos nomes. (C) O cdigo probe homnimos dentro de famlia e de gneros, e no grupo de espcies proibida a homonmia dentro de cada gnero. (D) Uma espcie pode ser transferida de um gnero para outro em obedincia a novos conceitos e arranjos taxonmicos. (E) Quando o nome de uma espcie originalmente descrita transferido para outro nome, o nome do autor e a data devem vir entre parnteses.

10
Duas populaes (A e B) possuem distribuio normal e esto representadas na figura abaixo. Foram tomadas duas amostras representativas das populaes e estes dados esto na tabela a seguir.
A

Amostra Amostra 10 20 12 24 8 16 11 22 10 18

Analisando os dados, conclui-se que (A) a amostra 1 foi retirada da populao B e sua mdia igual a 10. (B) a amostra 2 foi retirada da populao A e sua mdia 20. (C) a varincia da populao B menor que a varincia da populao A. (D) a mdia e a varincia da populao A so maiores que a da populao B. (E) as mdias das populaes A e B so, respectivamente, 10 e 20.

8
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
11
Os grficos a seguir foram construdos a partir de um conjunto de 25 comprimentos de fmur de um estoque de pulges afdeos (Pemphigus populitransversus). (Medidas em mm x 10-1)
N de observaes
N de observaes

5 4 3 2 1 0
3,3 3,4 3,5 3,6 3,7 3,8 3,9 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 4,7

10 8 6 4 2 0
3,4 3,6 3,9 4,3 4,7

Comprimento do fmur (mm)

Comprimento do fmur (mm)

Em relao s distribuies apresentadas, so feitas as seguintes afirmaes: I - a distribuio com 15 classes de freqncias do comprimento do fmur se transformou em uma distribuio bi-modal quando se reduziu o nmero de classes para 5; II - quanto maior o intervalo de classe, mais compactos ficam os dados, porm pode-se perder preciso; III - a mudana do nmero de intervalos de classe altera a localizao da moda. (So) correta(a)s as afirmao(es): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

12
Para atender a uma determinada atividade produtiva, foi projetado um recipiente para gua, conforme a Fig.1. Considerando-se que a gua dentro do recipiente altera a sua altura com o passar do tempo, em funo do consumo e do reabastecimento, foi elaborado o grfico que representa o volume armazenado em funo da altura (Fig.2).
0,45 m 2,00 m
Volume armazenado (m )
0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6
3

Volume x Altura

0,50 m

0,30 m

Altura da lmina de gua (m)

Figura 1 Figura 2 Nessas condies e com base na funo parablica V = ah2 + bh + c, seus coeficientes so: (A) a = 0,90 b = 0,30 c = 1,0 (B) a = 0,90 b = 0,30 c= 0 (C) a = 0,90 b = 0,30 c = 0,30 (D) a = 0,90 b = 0,30 c= 0 (E) a = 0,90 b = 0,30 c = 1,0

9
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
13
Hiptese sinnimo de suposio. Neste sentido, Hiptese uma afirmao categrica, que tenta responder ao problema levantado, no tema escolhido para pesquisa. uma pr-soluo para o problema levantado. O trabalho de pesquisa, ento, ir confirmar ou negar a Hiptese (ou suposio) levantada.
(Disponvel em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm#hipotese)

Analise a seguinte situao: Uma rea de preservao ambiental (APA) est parcialmente cercada por uma comunidade agrcola em sua parte norte. Esta comunidade tem por costume aplicar a queimada como forma de manejar sua pastagem. Na parte sul, uma rea mais preservada, no existe influncia da queimada. Um pesquisador acredita que a prtica de queimada tem afetado a parte norte da APA e que os colibris poderiam ser um indicador desta alterao. Ento, decidiu fazer algumas medies nas partes norte e sul da APA. Ele mensurou: abundncia floral, nmero de posturas anuais, peso e freqncia de ocorrncia de colibris.

Para qual das seguintes hipteses o pesquisador NO teria condio de fazer inferncias? (A) As queimadas diminuem o nmero de postura anual do colibri. (B) As queimadas afetam a florao na APA e, conseqentemente, diminuem a quantidade disponvel de nctar. (C) Existe diferena na freqncia de colibris entre as duas reas. (D) Existe diferena no peso dos colibris que vivem nas diferentes reas. (E) Os gases poluentes da rea urbana afetam o vigor dos colibris.

14
Alguns sistemas de refrigerao utilizam substncias refrigerantes que contm cloro, que um dos elementos que contribui para a destruio da camada de oznio na atmosfera. Assim, aumenta a incidncia de raios ultravioletas na superfcie terrestre, o que causa o cncer de pele (melanoma), alm de reduzir a produtividade de culturas agrcolas, dentre outros problemas. Observe, abaixo, uma simplificao da reao de equilbrio envolvida neste processo.

Produo O + O2 O2 O O 3 + Cl ClO + O 2 Cl + O 2 2O 2 Destruio

O + ClO O + O3

NO, HO, ClO, BrO


Considerando o esquema, qual das seguintes afirmaes est em desacordo com os processos de produo / destruio da camada de oznio? (A) Os processos de produo e destruio do oznio na atmosfera ocorrem, respectivamente, por reaes fotolticas e catalticas. (B) O aumento dos vazamentos dos aparelhos de refrigerao que utilizam hidroclorofluorcarbono (HCFC) aumentar a quantidade de O2 na atmosfera. (C) Os radicais NO, HO, ClO e BrO agem com intensidades diferentes, no sistema de destruio do oznio atmosfrico. (D) A produo de substncias refrigerantes que contenham cloro mais inerte contribuir para o aumento do buraco de oznio. (E) O saldo lquido de reao no processo de destruio do oznio equivale produo de duas molculas de O2.

10
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
15
Num corpo mvel A existem duas foras atuantes, que so G e F, como mostra a figura abaixo.

O valor da fora resultante e o deslocamento do corpo A, respectivamente, sero: (A) 25 kN e 4 quadrante. (B) 25 kN e 1 quadrante. (C) 22,36 kN e 4 quadrante. (D) 22,36 kN e 3 quadrante. (E) 22,36 kN e 1 quadrante.

16
Em um sistema de mbolos duplos em comunicao, uma carga P deve ser sustentada atravs da ao de uma fora F, aplicada no outro mbolo.
P D1 D2 F

Nessas condies, so feitas as afirmaes abaixo. I - A fora F aplicada ser muito maior do que a carga P, pois o dimetro do seu mbolo menor do que o da carga P. II - A fora F ser menor do que a carga P e pode ser determinada pelo produto da carga vezes o quadrado da razo entre os dimetros do mbolo menor e do mbolo maior. III - Sistemas desse tipo so usados cotidianamente para multiplicao de esforos. IV - Esse o princpio bsico de um cilindro hidrulico. So corretas as afirmaes: (A) I, II e III, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

11
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
17
Em um levantamento da produo associada a uma determinada atividade, foi feito o seguinte registro em uma planilha eletrnica:

1 2 3 4 5

A Gleba G1 G2 G3 G4

B rea (ha) 52,0 124,0 12,5 82,8

C Produo (t) 250 850 50 500

Para obter mais informaes sobre a atividade necessrio estabelecer a produtividade mdia. Para tal, deve-se complementar a planilha com uma clula que estabelea esta produtividade mdia em toneladas por hectare. Esta clula dever ter o seguinte contedo: (A) = SOMA(C2:C5)/SOMA(B2:B5) (B) = SOMA(B2:B5/C2:C5) (C) = MEDIA(B2:B5;C2:C5) (D) = MEDIA(B2:B5)/MEDIA(C2:C5) (E) = MEDIA(B2:B5/C2:C5)

18
As figuras abaixo representam dois mapas temticos de uma rea em torno do rio Paraba do Sul, confeccionados por observao de campo com atualizao dos mapas do IBGE (escala 1:50 000), em dois municpios do trecho mdio inferior (Projeto Paraba, 2003 UFRRJ/CNPq/CTHIDRO). Uma rea de 8 km2 foi utilizada em torno de um percurso de 5 km do rio. a - Barra Mansa b - Volta Redonda

Nessa situao, conclui-se que: (A) a rea b mais propcia para atividade agropecuria. (B) a rea b apresenta maior contribuio de esgotos domsticos para o rio. (C) a rea a apresenta pior estado de preservao do que a rea b. (D) a rea a apresenta menor possibilidade de recuperao por revegetao do que a rea b. (E) no existem diferenas no uso da terra entre as duas reas.

12
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
19
Analise o seguinte texto: A extenso rural vai um pouco alm da simples instruo, constituindo-se em um processo de desenvolvimento da capacidade fsica, intelectual e moral do ser humano, visando sua melhor formao como indivduo e como membro integrado sociedade. Extenso educa. Pode-se dizer que a educao tem por finalidade o aperfeioamento integral de todas as faculdades humanas e nesta premissa que se assenta a filosofia da extenso rural. Pode-se dizer ainda que a extenso transmite, difunde, vulgariza conhecimentos por meios e mtodos educativos.
(OLINGER, Glauco. Mtodos de extenso rural. Florianpolis: EPAGRI, 2001, p.23)

Nesse contexto, entende-se que: (A) extenso rural um processo similar ao de assistncia tcnica, visto que esta se preocupa com o aprendizado e objetiva, sobretudo, a soluo dos problemas tcnicos. (B) extenso tambm um processo de comunicao e, conseqentemente, mtodos de extenso e meios de comunicao so equivalentes. (C) a execuo de extenso rural no uma prerrogativa exclusiva dos servios estatais de ATER (Assistncia Tcnica e Extenso Rural) pois instituies como organizaes no governamentais, prefeituras, sindicatos, cooperativas e mesmo empresas agroindustriais podem executar extenso rural. (D) dentre os mtodos educativos grupais utilizados pela extenso rural, encontram-se o contato, a visita e unidades de observao. (E) a extenso rural deve atuar isolada e individualmente junto a cada indivduo, uma vez que mtodos educativos grupais e de massa so pouco eficientes e, por isso, pouco utilizados na busca de um maior alcance de resultados.

20
Esto disponveis, hoje, diversas tecnologias para levantamentos topogrficos planialtimtricos, tais como as tecnologias ticas tradicionais e as atuais, que envolvem a utilizao de radar, raios laser ou transmisses de satlites como o GPS. Mesmo com as tecnologias mais modernas, necessrio estabelecer uma atividade de campo para apoio ou calibrao das tecnologias utilizadas. O esquema abaixo representa um levantamento altimtrico.

A h
Cota de A

B
Cota de B Referncia de nvel

Considerando esse esquema, a diferena de nvel entre dois pontos A e B quaisquer pode ser obtida conhecendo-se (A) a leitura das rguas nos pontos A e B. (B) a leitura da rgua no ponto B e a cota do ponto A . (C) a leitura no ponto B, a cota do ponto A e a altura do aparelho. (D) a altura do aparelho e a leitura da rgua no ponto A. (E) a distncia horizontal entre os pontos e a leitura das rguas nos pontos A e B.

13
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
21
Analise o texto a seguir sobre administrao financeira e contbil. A anlise mais simples da viabilidade econmica e financeira de um empreendimento objetiva averiguar a sua rentabilidade. Com freqncia, encontram-se no meio rural desde produtores que no realizam nenhum controle sobre seus gastos e receitas at grandes empresas com sofisticados departamentos financeiro e de contabilidade. Para a realizao do controle dos gastos e receitas importante utilizar vrios instrumentos de registro de informaes, como inventrio, livros-caixa etc. Tendo o texto acima como referncia, tem-se que (A) viabilidade econmica e viabilidade financeira so conceitos equivalentes. (B) renda bruta o valor de todos os produtos e servios obtidos no processo produtivo. (C) renda lquida representa a diferena entre renda bruta estimada e o valor total das despesas estimadas. (D) elasticidade da produo a variao percentual na produo decorrente da variao de mais de 50 % na quantidade empregada do principal fator de produo. (E) o tipo e amplitude dos registros so independentes do tamanho e da organizao da empresa, do nvel de educao e de interesse do produtor e da disponibilidade de assistncia de contadores ou instituies oficiais.

22
O Cdigo de tica do Profissional do CONFEA (Resoluo n 1002 de 26/nov/2002) estabelece, em seu captulo 3, Art. 8, que a prtica da profisso fundada nos seguintes princpios ticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta: Do objetivo da profisso I - A profisso bem social da humanidade e o profissional o agente capaz de exerc-la, tendo como objetivos maiores a preservao e o desenvolvimento harmnico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores; Da natureza da profisso II - A profisso bem cultural da humanidade construdo permanentemente pelos conhecimentos tcnicos e cientficos e pela criao artstica, manifestando-se pela prtica tecnolgica, colocado a servio da melhoria da qualidade de vida do homem; Da honradez da profisso III - A profisso alto ttulo de honra e sua prtica exige conduta honesta, digna e cidad; Da eficcia profissional IV - A profisso realiza-se pelo cumprimento responsvel e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de tcnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatria nos servios e produtos e observando a segurana nos seus procedimentos; Do relacionamento profissional V - A profisso praticada atravs do relacionamento honesto, justo e com esprito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatrios, beneficirios e colaboradores de seus servios, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competio; Da interveno profissional sobre o meio VI - A profisso exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentvel, da interveno sobre os ambientes natural e construdo e da incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores; Da liberdade e segurana profissionais VII - A profisso de livre exerccio aos qualificados, sendo a segurana de sua prtica de interesse coletivo. Considerando o texto acima, assinale a situao em que tais princpios so respeitados. (A) Um profissional pode assumir a realizao de uma atividade inerente s suas competncias profissionais, mesmo que ainda no se sinta capacitado para tal, pois pode buscar tal competncia capacitando-se ao longo da execuo desta atividade. (B) No h necessidade de o profissional resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo o caso em que haja a obrigao legal da divulgao ou da informao. (C) Dada a natural competitividade no mercado de trabalho, permitido ao profissional atuar com interesse e oportunismo no mercado de trabalho, buscando vantagens para si, acima de quaisquer valores ticos. (D) Cabe ao profissional orientar o exerccio das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentvel. (E) Pode o profissional descumprir voluntria e injustificadamente os deveres do ofcio, em casos de extrema necessidade.

14
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
23 Um delineamento experimental com 4 repeties foi conduzido para avaliar o efeito da presena dos macro-nutrientes (nitrognio, fsforo e potssio) na produtividade de uma certa cultura (ton/ha). A tabela de Anlise de Varincia relativa a esse experimento apresentada a seguir. Fonte de variao Nitrognio (N) Fsforo (P) Potssio (K) Interao (N x P) Interao (N x K) Interao (P x K) Interao (N x P x K) Blocos Resduo Total Graus de liberdade 1 1 1 1 1 1 1 3 21 31 Soma de Quadrados 1,5709 0,0140 1,2680 0,5025 0,2398 0,5177 0,4118 3,2011 3,4965 11,2212 Quadrados mdios 1,5709 0,0140 1,2680 0,5025 0,2398 0,5177 0,4118 1,0670 0,1665 0,3620 Fcalculado 9,430 0,084 7,620 3,020 1,440 3,110 2,470

Valor de F tabelado ( = 5%; gl tratamento = 1 e gl de resduo = 21) = 4,32


(Adaptado de: GOMES, F.P., Curso de estatstica experimental. Piracicaba: Nobel, 1985 p.101)

Analisando-se a tabela conclui-se que apresentou(aram) resultado significativo: (A) a interao (N x P). (B) a fonte de variao fsforo. (C) as fontes de variao nitrognio e potssio. (D) as fontes de variao nitrognio e potssio e a interao (P x K). (E) todas as interaes e o efeito do fsforo.

24
A regresso linear simples apresenta uma relao entre uma varivel dependente (Y) e uma varivel independente (X) que mantm estreito relacionamento. O coeficiente angular o parmetro da equao relacionado com a taxa de variao da varivel Y em funo de X. O coeficiente de correlao linear de Pearson serve como um indicador da relao linear entre as duas variveis medindo o grau deste relacionamento. No exemplo hipottico abaixo, da relao entre a idade e o peso total, em gramas, de trs espcies de peixes (A, B e C), foram encontradas a seguintes regresses: Analisando as trs retas de regresso ajustadas, conclui-se que: (A) A apresenta maior coeficiente angular e maior coeficiente de correlao. (B) B apresenta menor coeficiente angular e coeficiente de correlao intermedirio. (C) B apresenta coeficiente angular intermedirio e maior coeficiente de correlao. (D) C apresenta menor coeficiente angular e maior coeficiente de correlao. (E) C apresenta coeficiente angular e coeficiente de correlao intermedirios.

15
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
25
O fenmeno das cheias em cursos dgua traz enormes transtornos atividade humana em termos de destruio e propagao de doenas, assim como traz prejuzos econmicos s atividades produtivas. O manejo correto das bacias hidrogrficas pode produzir resultados considerveis na reduo dos problemas associados s enchentes. Nesse contexto, considere as afirmaes abaixo. I - O escoamento superficial mais elevado em funo da reduo da infiltrao e do aumento da precipitao. II - A maior cobertura vegetal implica reduo da evaporao na bacia, acarretando aumento da gua armazenada no solo. III - A maior cobertura vegetal impe obstculos ao escoamento superficial, favorecendo a infiltrao, mesmo com maior quantidade de gua armazenada no solo. IV - Com menos gua armazenada no solo as partculas tm menor coeso entre si, sendo arrastadas facilmente durante o escoamento superficial. So corretas as afirmaes: (A) I, II e III, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

26
Em qualquer atividade de explorao agropecuria devem ser considerados os fatores climticos. O regime de precipitaes de uma determinada regio estabelece as condies de balano hdrico nesta regio e, conseqentemente, define as disponibilidades de gua. Alm disso, a distribuio das precipitaes impe, em certos casos, impossibilidade de execuo de determinadas tarefas em determinados perodos, comprometendo o conjunto das atividades. Nesse contexto, considere as afirmaes seguir. I - Alm das previses metereolgicas, fundamental conhecer todo o regime histrico das variveis climatolgicas para apoiar qualquer deciso. II - As previses metereolgicas atuais tm alcanado maior grau de preciso e so suficientes para apoiar qualquer deciso relacionada s atividades de produo. III - Decises de planejamento devem considerar somente os parmetros econmicos e de mercado, uma vez que possvel contornar qualquer inconveniente climtico. IV - impossvel estabelecer condies histricas, uma vez que as previses climticas mais confiveis so muito recentes. (So) correta(s) apenas a(s) afirmao(es): (A) I. (B) II.

(C) I e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.

27
Os mercados futuros de commodities agropecurias so uma forma de propiciar um certo seguro, em meio a tanto risco para o produtor rural, para a indstria agroprocessadora e para todos aqueles que detm o produto ou contratos sobre o mesmo, possibilitando garantia quanto queda ou elevao de preos. PORQUE Comparativamente aos setores industrial e comercial, a agropecuria uma atividade produtiva que apresenta algumas caractersticas econmicas diferentes que dizem respeito, principalmente, dependncia dos fatores climticos, ao elevado tempo de retorno dos investimentos, elevada perecibilidade dos produtos, assim como volatilidade e dvida a respeito dos preos que sero recebidos. Analisando essas afirmaes, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

16
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

ATENO!
1 - A seguir sero apresentadas questes de Mltipla Escolha e Discursivas relativas ao Ncleo de Contedos Profissionalizantes Especficos dos cursos do Grupo VIII, distribudas de acordo com os seguintes cursos: Nmero das Questes Cursos / Mdulos Engenharia Agrcola: Engenharia de Pesca: Engenharia Florestal: Mltipla Escolha 28 a 34 35 a 41 42 a 48 Discursivas 4a6 7a9 10 a 12

2 - Deste conjunto, voc deve responder APENAS s 10 (dez) questes - 7 (sete) de Mltipla Escolha e 3 (trs) Discursivas - referentes ao mdulo do Curso para o qual voc est inscrito, conforme consta no Carto-Resposta. 3 - Observe atentamente os nmeros das questes de Mltipla Escolha correspondentes ao curso para o qual voc est inscrito para assinalar no Carto-Resposta. 4 - Assinale no Caderno de Respostas das Questes Discursivas o mdulo do curso para o qual voc est inscrito e indique, no local prprio, os nmeros das questes correspondentes a este mdulo.

17
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO NCLEO DE CONTEDOS PROFISSIONALIZANTES ESPECFICOS ENGENHARIA AGRCOLA /QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA de 28 a 34
28
Uma das formas de aproveitamento da energia solar a utilizao de coletores solares para o aquecimento do ar de secagem de gros armazenados. A esse respeito, observe o esquema a seguir.

(Adaptado de CORTEZ, L.A.B. e MAGALHES, S.G.(coord.) Introduo Engenharia Agrcola. Campinas: Unicamp, 1993)

Analisando o esquema, em relao temperatura e umidade relativa do ar em cada ponto do sistema, conclui-se que (A) a temperatura vai crescendo de A para B, de B para C, de C para D e de D para E. (B) a umidade relativa do ar no se altera, embora ocorra variao de temperatura no sistema. (C) a umidade relativa do ar vai reduzindo de A para B, de B para C, de C para D e de D para E. (D) a umidade relativa do ar em E maior do que em C assim como a temperatura. (E) a umidade relativa do ar em E maior do que em C, enquanto a temperatura em E menor do que em C.

18
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
29
Na avaliao de um canal destinado ao abastecimento de gua de um permetro irrigado necessrio determinar a vazo escoada nesse canal a cada instante. Para tal, podem ser utilizados vrios mtodos de medio ou de estimativa da vazo. Para a estimativa podem ser utilizadas equaes experimentais, como as de Manning e Chezy, ou, ainda, estruturas de controle como os vertedouros e calhas Parshall. No caso da medio da vazo podem ser usados mtodos diretos de determinao de volume e tempo ou de determinao da velocidade e da seo e, com isso, construir-se a curva chave do canal, representando a vazo a diferentes alturas da lmina dgua.

(Disponvel em http://www.levelcontrol.com.br/Calha Parshall2.jpg)

(Disponvel em http://www.agr.feis.unesp.br/vertp43.JPG)

Em relao aos mtodos de determinao da vazo do canal, tem-se que: (A) A forma mais precisa de estimativa de vazes a que utiliza equaes experimentais. (B) A qualquer momento a vazo de um canal pode ser medida pela altura da lmina dgua. (C) Nas estruturas de controle o que se mede a velocidade de escoamento. (D) As calhas tipo Parshall so utilizadas para estimativa da vazo, pois produzem condies especficas de escoamento em determinados pontos de observao. (E) Os vertedouros so a forma mais precisa de medio de vazes.

19
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
30
O Brasil vem alcanando destaque internacional devido sua produo agropecuria e, conseqentemente, ao seu melhor posicionamento na competio dos mercados internacionais. Tanto na produo de frangos para exportao, como na produo para o mercado nacional, o confinamento tem sido a forma mais produtiva, embora vrias aes venham acontecendo no sentido de humanizar esta produo. Na avicultura, as instalaes representam papel fundamental, pois devem buscar a garantia de condies adequadas de temperatura e umidade, evitando extremos e garantindo condies mdias ideais para a produo. Nesse sentido, vrios cuidados devem ser tomados na construo e na operao dos galpes. Quanto a esses cuidados, considere as afirmaes abaixo. I - A ventilao natural e forada permite o controle de temperatura e umidade nos galpes. II - Os sistemas de aquecimento complementar permitem manter a temperatura constante. III - O resfriamento atravs da irrigao tem o objetivo de manter a umidade relativa constante. IV - O posicionamento dos galpes no sentido leste oeste visa a reduzir a incidncia de luz solar direta dentro dos galpes.

Sistema de galpes fechados

Analisando essas afirmaes, pode-se concluir que (A) as afirmaes I e III so corretas, pois permitem manter a umidade relativa constante nos galpes. (B) as afirmaes II e III no so corretas, pois impossvel manter condies constantes. (C) todas as afirmaes esto relacionadas com as condies de temperatura e umidade dos galpes. (D) o posicionamente leste-oeste visa somente reduo de custos na construo dos galpes. (E) a ventilao natural e forada suficiente para controlar a temperatura e a umidade relativa nos galpes.

20
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
31
Uma das formas mais utilizadas de transferncia de movimentos entre dois eixos o uso de engrenagens. Considere um sistema de transferncia que utiliza duas engrenagens planas, conforme a ilustrao.

Conhecidas as caractersticas de uma das engrenagens, o que dever ser determinado para a segunda engrenagem de forma a dimension-la adequadamente? (A) A rotao em que ir trabalhar, o nmero de dentes que dever ter e o torque produzido sobre ela. (B) O torque que ser produzido sobre ela e o nmero de dentes que dever ter. (C) O torque produzido sobre ela e a rotao em que ir trabalhar. (D) O seu dimetro e o nmero de dentes que dever ter. (E) A rotao em que ir trabalhar e o seu dimetro.

32
Considere o sistema de sustentao de carga representado na figura a seguir.

O sistema de sustentao de carga composto de duas barras ligadas entre si, atravs de uma articulao, e ligadas em duas paredes, atravs de articulaes. Para o dimensionamento das sees das barras devem ser consideradas: a carga, o comprimento das barras e a distncia entre as paredes.

PORQUE
possvel determinar as tenses ao longo das barras e estabelecer, atravs da tenso admissvel mxima, a seo adequada. Analisando essas afirmaes, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

21
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
33
Em sistemas de beneficiamento de gros, o transporte, a secagem e o armazenamento so operaes elementares, quando os gros chegam com teor de umidade acima do recomendado para a sua conservao durante a estocagem. Durante essas etapas necessrio dimensionar adequadamente os dispositivos para adequ-los s propriedades fsicas de cada tipo de gro. O ngulo de repouso da massa ou ngulo de atrito interno uma das propriedades fsicas mais importantes. No esquema abaixo, ocorre um exemplo em que o ngulo de trabalho dos dispositivos est condicionado ao ngulo de repouso da massa de gros. ngulo x deve ser maior que o ngulo de repouso, para que o produto possa escoar pelo duto (ou pela moega). ngulo de repouso dos gros
Tangente ao talude ngulo de repouso Produto em repouso Superfcie plana

ELEVADOR

x x

SILO MOEGA
x

(Disponvel em http://www.deg.ufla.br/Armazem/ propriedades_fsicas_dos_gros.htm)

A respeito do ngulo de repouso, considere as afirmaes a seguir I - Quanto maior o ngulo de repouso, maior deve ser o dimetro mdio dos gros. II - Quanto menor o ngulo de repouso, menor ser o atrito entre os gros e mais facilmente sero transportados. III - Quanto maior o ngulo de repouso, maior ser o atrito entre os gros e maior ser a energia gasta durante o transporte. IV - Embora o ngulo de repouso varie para cada tipo de gro, no h diferena de energia no transporte, se a densidade da massa de gros for a mesma. So corretas as afirmaes: (A) II e IV, apenas. (B) III e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

22
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
34
Em uma sistema de aproveitamento de energia solar para iluminao atravs de painis fotovolticos (foto), deve-se dimensionar a corrente a ser gerada pelo painel, de modo a alimentar trs lmpadas fluorescentes de 9W durante doze horas dirias.

Fonte: http:///www.shell.com/static/br-pt/downloads/shell_for_businesses/shell_solar/shellsolar_catalogo_agosto2005.pdf

Se a mdia de insolao diria de 5 horas e for considerada uma carga adicional nas baterias (12 volts) de 10%, de quanto deve ser a corrente que ser gerada no painel? (A) 2,56 A (B) 3,45 A (C) 5,94 A (D) 6,25 A (E) 7,48 A

23
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO NCLEO DE CONTEDOS PROFISSIONALIZANTES ESPECFICOS ENGENHARIA AGRCOLA /QUESTES DISCURSIVAS de 4 a 6
4
Vivemos hoje um processo de conscientizao do uso adequado da gua, uma vez que a degradao das fontes se apresenta com potencial risco para o futuro. O manejo adequado da Irrigao e da Drenagem faz parte das iniciativas nessa direo, alm de implicar fator de otimizao dos custos de produo. Nesse sentido, o manejo adequado da Irrigao deve levar em considerao vrios parmetros.

Pede-se:
a) Quais so os parmetros climticos a serem considerados no manejo adequado de sistemas de irrigao e qual a sua importncia? (valor: 3,0 pontos) b) Quais so os parmetros associados cultura que devem ser considerados no manejo adequado da irrigao e por qu? (valor: 2,0 pontos) c) Quais so os parmetros associados ao solo que devem ser acompanhados e por qu? (valor: 3,0 pontos) d) Quais so os parmetros a serem calculados para a orientao no manejo da irrigao? (valor: 2,0 pontos)

5
O planejamento das atividades mecanizadas de campo constitui tarefa primordial no gerenciamento da produo. Das atividades de campo, o preparo do solo para o plantio consome uma grande parcela do tempo dentro do elenco de atividades associadas produo. Em uma atividade que visa a preparar uma rea de 450 hectares para plantio utilizando dois tratores, tracionando cada um uma grade pesada de 4 metros de largura, qual dever ser o tempo de trabalho? [Considere para seus clculos a velocidade mdia de deslocamento caracterstica para a operao, assim como a eficincia mdia dos trabalhos de campo.] (valor: 10,0 pontos)

6
A maioria dos gros e das sementes colhida no campo em seu ponto de maturao fisiolgica em que os teores de umidade so elevados, em funo das reaes fisiolgicas em curso. Devido necessidade de transporte e armazenamento antes do consumo, a manuteno dos altos teores de umidade implica perdas elevadas de gros por deteriorao e injrias. Nesse sentido, a secagem passa a ser uma das formas utilizadas para conservar os gros, alm de garantir caractersticas qumicas e organolpticas adequadas. Existem diferentes sistemas de secagem que apresentam caractersticas associadas ao consumo de energia, ao tempo e eficincia de secagem. Com base nessas caractersticas, apresente as vantagens e desvantagens associadas a um sistema de secagem lenta e outro de secagem rpida, considerando a umidade inicial, a umidade final e o gasto de energia. (valor:10,0 pontos)

24
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO NCLEO DE CONTEDOS PROFISSIONALIZANTES ESPECFICOS ENGENHARIA DE PESCA /QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA de 35 a 41
35
A figura abaixo representa uma cadeia alimentar simplificada de um ambiente lntico.

(ESTEVES, F.A. Fundamentos de Simnologia. Rio de Janeiro: Intercincia, 1988, p. 97)

As cadeias alimentares podem ser utilizadas em programas de manejo que envolvem a introduo ou retirada de um certo componente de um dado nvel trfico. Hulbert e Mulla testaram o impacto da introduo de uma espcie de peixe zooplanctfaga sobre comunidades do plncton. No experimento, foram utilizados doze tanques, sendo que em seis deles foi introduzida uma espcie de peixe zooplanctfaga, enquanto os outros seis restantes permaneceram sem peixes. Qual dos resultados abaixo condizente com o modelo trfico utilizado? (A) O pH foi menor nos tanques com peixes. (B) O oxignio dissolvido foi maior nos tanques sem peixes. (C) A produtividade primria foi menor nos tanques onde no foi introduzido o peixe. (D) No ocorreram diferenas na produtividade entre os tanques com e sem peixes. (E) Os tanques onde o peixe foi introduzido apresentaram reduo das populaes fitoplanctnicas.

25
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
36
O ciclo de vida de alguns peixes marinhos compreende a desova nas zonas costeiras e o transporte de larvas pelas correntes costeiras na direo de esturios, onde os juvenis se desenvolvem e, quando se tornam adultos, deslocam-se para zonas costeiras adjacentes, assim fechando seu ciclo de vida. A figura abaixo apresenta um diagrama resumido deste ciclo de vida.

(Helfman, G. S., Collette, B. B., Facey, D. E., The diversity of fishes. London: Black Well Science, 1997, p. 134)

Considere as afirmaes abaixo, relativas ao ciclo de vida desses peixes costeiros. I - Os peixes reproduzem em zonas costeiras adjacentes visando a maximizar a sobrevivncia de ovos e larvas que encontram, nas guas costeiras, salinidade e temperaturas mais estveis. II - Juvenis utilizam as zonas costeiras como reas de criao, por serem reas ricas em nutrientes e produtividade, alm de fornecerem proteo contra predadores, devido baixa profundidade e transparncia relativamente mais elevada. III - Os peixes com desova em reas costeiras adjacentes a esturios e baas apresentam, em sua maioria, ovos com gotas de leo, facilitando a flutuabilidade. IV - O movimento de transporte de ovos e larvas das zonas costeiras para os esturios envolve transporte passivo por correntes de vento superficiais. V - A maioria dos peixes marinhos costeiros depositam, junto ao substrato, vulos que, aps serem fertilizados, so transportados para as reas superficiais, devido sua densidade ser menor que a da gua do mar . Esto em consonncia com o ciclo de vida dos peixes costeiros dependentes de esturios apenas as afirmaes (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) I, IV e V. (D) I, II, III e IV. (E) I, II, III e V.

26
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
37
Todos os aparelhos de pesca so seletivos em algum grau, com a captura podendo variar em funo da espcie, do sexo ou do tamanho dos peixes, entre outros fatores. Tambm a abundncia dos recursos pesqueiros um fator importante e que deve ser considerado quando se pensa em utilizar dados de amostragens para inferncias de densidades das populaes, como as capturas por unidade de esforo (CPUE). A esse respeito, observe os equipamentos ilustrados a seguir. Arte Passiva Arte Ativa

Com relao a esses equipamentos, tem-se: (A) A morfologia do peixe influencia as capturas de artes ativas. (B) As estimativas de capturas por unidade de esforo das artes passivas podero ser confiveis mesmo quando as abundncias das espcies no forem elevadas. (C) As artes ativas geralmente necessitam de maior tempo de amostragem. (D) As artes passivas podem render resultados mais adequados para estimativas populacionais, por abrangerem um tempo relativamente menor, proporcionando o aumento do tamanho amostral. (E) As artes passivas so influenciadas por fatores como: perodos do dia, comportamento do animal, flutuao do nvel da gua, turbidez e correntes.

27
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
38
Muitas espcies de peixes de gua doce de importncia econmica necessitam migrar rio acima para realizar a reproduo, fenmeno este conhecido como piracema. Nessa viagem rio acima, o esforo e os fatores ambientais provocam os estmulos para a reproduo. O esquema abaixo mostra a hipofisao ou aplicao de hormnios sintticos, que tm sido usados para facilitar a reproduo artificial de espcies reoflicas.

(Woynaarovich,

F. e Horvath, L. A propagao artificial de peixes de guas tropicais: Braslia, FAO/CODEVAS/CNPq, 1983, p. 92)

Com relao aplicao de hormnios para reproduo artificial de peixes, tem-se: (A) A ovulao/espermeao no depende da temperatura. (B) A glndula pituitria (hipfise) atua como intermediria entre o crebro e as gnadas. (C) A aplicao do extrato de hipfise deve preceder a aplicao com hormnios sintticos. (D) As maiores concentraes de hormnios devem ser aplicadas na dose preparatria, quando aplicada em duas doses (preparatria e decisiva). (E) Peixes ainda no prontos para a reproduo, quando so hipofisados, podero liberar os produtos sexuais com 100% de fecundao bem sucedida.

39
Os parmatros a e b da equao da relao peso-comprimento (P t=a . C b t ) devem ser calculados com base em uma compreensiva e bem balanceada amostragem de toda a estrutura de tamanho da populao. PORQUE A velocidade de crescimento dos indivduos, em comprimento e em peso, varia de acordo com a idade; portanto, uma amostra com grande nmero de indivduos de tamanho pequeno (jovens) ou de tamanho grande (adultos) produzir diferentes resultados destes parmetros na equao da relao peso-comprimento (P t= a C b ). t Analisando essas afirmaes, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

28
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
40
Tanques ou viveiros de cultivo de peixes so, em geral, retangulares e rasos (1 a 2 m no mximo), embora com um considervel volume de gua fluindo nestes sistemas. Estas estruturas facilitam a alimentao e coleta dos peixes, sendo construdas em srie ou em paralelo, conforme ilustra a figura.

Tanques em Srie

Tanques Paralelos
Entrada de gua

Tanque 1 Tanque 2
Entrada de gua Aerao

Tanque 3

Tanque 4
Vista plana

Tanque 1

Tanque 2

Tanque 3
Vista Lateral Sada

Tanque 4

Sada

WHEATON, F.W. Aquacultural engeneering. New York: A willey-Intercience, 1977, p. 434 - 435

Em relao a esse contexto pode-se afirmar: I - As necessidades de gua so menores nos tanques construdos em srie, do que naqueles construdos em paralelo. II - O fluxo de gua nos tanques minimiza as concentraes de metablitos e os problemas de oxignio. III - O fluxo de gua nos tanques obriga os peixes a se exercitarem, o que aumenta a taxa de sobrevivncia, quando os mesmos so introduzidos em ambientes naturais. IV - O tratamento de doenas e infeces em peixes facilitado em tanques em srie, quando comparados aos tanques em paralelo. V - Tanques construdos em terra exigem maior intensidade de adubao e alimentao artificial do que aqueles construdos em concreto. So corretas as afirmaes: (A) I, II e III, apenas. (B) I, II e V, apenas. (C) I, IV e V, apenas. (D) II, III e V, apenas. (E) I, II, III, IV e V.

29
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
41
A figura abaixo mostra um detalhe de uma carta nutica utilizada em navegao costeira.

Com base no desenho pode-se afirmar que (A) a rea azul indica temperatura mais baixa. (B) a linha, na parte inferior da figura, indica a termoclina. (C) a linha prxima da rea azul indica valores de igual salinidade. (D) a rea amarela da figura representa a zona costeira e sua respectiva linha de costa. (E) os nmeros, na parte inferior do grfico, so a correo da declividade magntica pontual.

30
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO NCLEO DE CONTEDOS PROFISSIONALIZANTES ESPECFICOS ENGENHARIA DE PESCA /QUESTES DISCURSIVAS de 7 a 9
7
A piscicultura intensiva tropical caracteriza-se pelo uso de raes balanceadas na alimentao dos peixes, em virtude de as densidades de estocagens serem elevadas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes e possam mesmo ser incrementados atravs de fertilizantes. Este tipo de cultivo realizado em tanques e viveiros e as formas de interveno do homem so: (a) construo das instalaes (tanques, viveiros etc.); (b) preparao das instalaes (limpeza, calagem, adubao e abastecimento de gua); (c) estocagem dos peixes; (d) controle de predadores e parasitas; (e) alimentao dos peixes; (f) acompanhamento do crescimento dos peixes, mediante amostragens planejadas, que servem para reajuste na quantidade diria do alimento a ser fornecido a estes animais; (g) despesca e (h) manuteno dos viveiros (recuperao de pisos, taludes e dos sistemas de abastecimento e de esvaziamento). a) Que condies bsicas deveriam ser consideradas quando da aquisio de um terreno (local) para o desenvolvimento de um cultivo intensivo de peixes? (valor: 3,0 pontos) b) Em relao construo da infraestrutura de cultivo, quais as principais obras a serem realizadas? (valor: 3,0 pontos) c) Descreva as caractersticas que devem ter os insumos e o produto a ser comercializado. (valor: 4,0 pontos)

31
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
8
A figura abaixo representa a produo mundial total de pescado, incluindo a pesca e a aqicultura registrada pela FAO (Food and Agriculture Organization), entre 1950 e 2002. Sabe-se que as estatsticas chinesas so superestimadas, o que justifica a demonstrao grfica em separado.

a) Que fatores contriburam para o aumento da produo pesqueira entre as dcadas de 50 e 70? (valor: 3,0 pontos) b) Por que a produo de pescado permanece estagnada nos ltimos anos? (valor: 3,0 pontos) c) Descreva duas alternativas importantes para atender a demanda mundial crescente de pescado. (valor: 4,0 pontos)

9
A melanose um dos maiores problemas encontrados na qualidade de determinados tipos de crustceos destinados comercializao. a) Quais os crustceos que apresentam este fenmeno? Explique os mecanismos envolvidos neste processo. (valor: 3,0 pontos) b) Que fatores favorecem ou aceleram a ocorrncia deste fenmeno? (valor: 3,0 pontos) c) Quais as possveis medidas de combate melanose? (valor: 4,0 pontos)

32
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO NCLEO DE CONTEDOS PROFISSIONALIZANTES ESPECFICOS ENGENHARIA FLORESTAL /QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA de 42 a 48
42
Analise a seguinte situao: Foi realizado um inventrio em um povoamento florestal com rea de 1000 ha, com plantaes de Pinus spp. O processo de amostragem utilizado foi o de amostragem inteiramente aleatria, com amostras de 0,5 ha. Em relao s estimativas de parmetros mdios para 1 hectare dos volumes das rvores da amostra ( ) e a varincia ( 2) tem-se: (A) A mdia ( ) e a varincia ( 2) permanecem iguais. (B) A mdia ( ) e a varincia ( 2) ficam multiplicadas por 2. (C) A mdia ( ) fica multiplicada por 2 e a varincia ( 2) por 4. (D) A mdia ( ) fica multiplicada por 2 e a varincia ( 2) permanece a mesma. (E) No existe relao dos parmetros mdios da mdia e da varincia, estimados por hectare, com a rea da unidade de amostra.

43
Os instrumentos mais comuns utilizados para a estimao de alturas de rvores em povoamentos florestais, baseados em princpios trigonomtricos, so: o Hipsmetro ou Clinmetro de Suunto, o Nvel de Abney ou Clinmetro de Abney, o Relascpio de Bitterlich, o Hipsmetro de Blume-Leiss, o Hipsmetro de Haga, o Hipsmetro de JAL e a Barra de Biltmore. Entretanto, podem ser encontrados instrumentos modernos, como o hipsmetro a laser, com grande preciso, e o vertex a laser, que um instrumento auxiliar na medio de altura, capaz de medir a distncia exata do operador ao objeto alvo. Com relao estimao da altura de uma rvore em terreno com declividade igual ou superior a 4 graus, tem-se: (A) A estimao de alturas de rvores por instrumentos, baseados em princpios trigonomtricos, tem como vantagem a determinao da altura com somente uma leitura, enquanto que nos outros tipos de instrumentos so efetuadas duas leituras. (B) A determinao do fator de forma normal mais precisa quando a altura utilizada obtida, na rvore em p, por instrumentos baseados em princpios trigonomtricos. (C) Os erros que ocorrem so devidos determinao da altura com somente uma leitura. (D) Os erros que ocorrem devido habilidade do operador, inclinao das rvores e forma ou invisibilidade da copa, principalmente em povoamentos densos e altos, so corrigidos automaticamente nos instrumentos baseados em princpios trigonomtricos. (E) Os erros que ocorrem so devidos ao fato de a distncia do observador rvore, medida sobre o solo, ser maior do que a distncia horizontal verdadeira.

44
No incio da silvicultura no Brasil, os plantios implantados serviram de base para a instalao de reas de coleta de sementes (ACS). As sementes ali coletadas substituram as importadas. A ACS consiste na escolha de algumas rvores com caractersticas desejveis em uma populao, sem o corte das no selecionadas. Cada rvore selecionada chamada de planta-me, ou seja, cada semente ter 50 % do material gentico de origem conhecida. Essa substituio se deu pelo fato de que as (A) ACS so de fcil instalao sob alta intensidade de seleo. (B) ACS so de fcil instalao e abundante produo de sementes. (C) sementes produzidas nas ACS apresentam baixa variao gentica. (D) sementes produzidas nas ACS no so adaptadas aos locais de plantio. (E) sementes produzidas nas ACS resultam em prognies do tipo Irmos Germanos.

45
Num programa de extenso florestal junto a produtores rurais, foi realizada uma demonstrao de campo da tcnica de substituio de seiva, para preservao de moires. Qual o tipo de soluo recomendado para esse tratamento e que peas devem ser utilizadas? (A) Oleossolvel moires recm-abatidos (B) Hidrossolvel de fixao rpida moires secos (C) Hidrossolvel de fixao rpida moires recm-abatidos (D) Hidrossolvel de fixao lenta moires recm-abatidos (E) Hidrossolvel de fixao lenta moires secos

33
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005
46
Incndio florestal qualquer fogo sem controle na mata e que produz grandes prejuzos no mundo. Conforme recomendao da FAO, as causas de incndios devem ser agrupadas em 8 categorias ou grupos, por ordem de importncia: raios incendirios, queima para limpeza, fumantes, operaes florestais, fogos de recreao, estradas de ferro e outros. Destes, somente o primeiro no tem participao humana.
(Disponvel em http://www.floresta.ufpr.br/~lpf/prevencao.html)

Um bom programa de preveno de incndios florestais deve priorizar as seguintes aes: (A) Instalao de pra-raios, aplicao da legislao e eliminao ou reduo das fontes de propagao do fogo. (B) Educao da populao, aplicao da legislao e eliminao ou reduo das fontes de propagao do fogo. (C) Educao da populao, eliminao ou reduo das fontes de propagao do fogo e interrupo das atividades florestais em pocas de maior risco de incndio. (D) Aplicao da legislao, interrupo de atividades florestais em pocas de maiores riscos de incndios e eliminao ou reduo das fontes de propagao do fogo. (E) Aplicao da legislao, eliminao ou reduo das fontes de propagao do fogo e interrupo das atividades florestais em pocas de maior risco de incndios.

47
A Mata Atlntica uma formao tropical plena, associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, foz de grandes rios, baas e lagunas de influncia de mars, matas de restinga nas baixadas arenosas do litoral; s florestas de pinheirais no planalto, do Paran, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e ainda aos campos de altitude nos cumes das Serras da Bocaina, da Mantiqueira e do Capara, sendo um dos ecossistemas mais ameaados no mundo. PORQUE A rea da Mata Atlntica e a sua floresta nativa vm sendo ocupadas, nos ltimos anos, por culturas agrcolas (por exemplo: cana-de-acar, cacau e caf), alm da pecuria, da floresta cultivada e dos plos de desenvolvimento urbano. Analisando essas afirmaes, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmao so falsas.

48
Algumas empresas do setor florestal ainda adotam uma forma de gerenciamento pertencente a um contexto sciocultural que privilegia o autoritarismo e a rigidez comportamental. O gestor, hoje, precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condies totalmente diferentes. A respeito dessa nova abordagem de gesto, considere as afirmaes a seguir. I - O dia-a-dia de um gestor envolve, atualmente, diferentes entradas em uma realidade complexa onde so consideradas a interdisciplinaridade, a complexidade, a exigidade, a multiculturalidade, as inovaes e a competitividade, sendo que, nesse ambiente, a diferena entre sucesso e fracasso, entre lucro e falncia, entre o bom e o mau desempenho dependem do melhor uso dos recursos disponveis para atingir os objetivos focados. II - Uma das alternativas para alavancar novos mercados a utilizao de um modelo de gesto estratgica em que se deve realizar, na empresa, um diagnstico situacional, analisando as oportunidades e ameaas, bem como foras e fraquezas para que, mediante o cruzamento das informaes, descubram-se suas inter-relaes. III - Uma nova alternativa, como modelo de gesto, a Gesto Participativa, pois a que mais se adapta ao novo homem na sociedade do conhecimento, indivduo este que tem como caracterstica marcante o inconformismo diante de respostas vagas e atitudes sem sentido, sendo desvantagem do modelo o fato de que a democratizao no se instala em todos os nveis da organizao e, como conseqncia, promove a concentrao do poder, tanto na sociedade quanto nas organizaes, no permitindo que se mova por todas as camadas para adquirir novas formas, de acordo com a situao. IV - Os fatores culturais exercem ampla e profunda influncia no comportamento do consumidor, pois a associao com os fatores sociais, pessoais e psicolgicos permite identificar as aes de marketing da empresa, mas no permite identificar o pblico alvo ou Target. So corretas apenas as afirmaes
(A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) III e IV. (E) I, II e IV.

34
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

COMPONENTE ESPECFICO NCLEO DE CONTEDOS PROFISSIONALIZANTES ESPECFICOS ENGENHARIA FLORESTAL /QUESTES DISCURSIVAS de 10 a 12
10
A Silvicultura e o Manejo Florestal no so conceitos paralelos, mas sim complementares e interdependentes. As espcies dos gneros Pinus e Eucalyptus so amplamente utilizadas em reflorestamentos, no Brasil, devido, principalmente, ao seu rpido crescimento. A madeira do pinus e do eucalipto usada em construes leves ou pesadas, na produo de laminados, compensados, chapas de fibras e de partculas, na produo de celulose e papel, entre outros. Tendo como objetivo o planejamento da produo florestal at o corte final, no sistema de silvicultura por sementes para produo de celulose, cite as etapas necessrias e as tcnicas a serem aplicadas para a elaborao de um plano de manejo, para Pinus ou Eucalyptus. Escolha somente um gnero. (valor: 10,0 pontos)

11
Vinte metros cbicos de madeira de jatob e vinte metros cbicos de madeira de pinus foram secados em estufa. As rvores, logo depois de abatidas, foram imediatamente serradas e os teores de umidade inicial encontrados foram 50% para jatob e 120% para pinus. As respectivas densidades bsicas foram 0,88 g/cm3 e 0,44 g/cm3. Sabendo-se que teor de umidade a razo entre o peso da gua existente na madeira e o seu peso quando absolutamente seca, e que a densidade bsica a razo entre o peso da madeira absolutamente seca e seu volume quando verde, calcule para a madeira de jatob e pinus: a) a quantidade de gua a ser retirada (litros) at o ponto de saturao das fibras (psf); (valor: 5,0 pontos) b) a quantidade de gua a ser retida (litros) do ponto de saturao das fibras at o teor de umidade final de 12%. (valor: 5,0 pontos) [Considere o teor de umidade no psf igual a 30%.]

12
H dois anos, a indstria de base florestal est em alerta devido ao descompasso entre a demanda e a oferta de madeira, o que ficou conhecido como apago florestal. A expectativa de que nos prximos anos faltar matriaprima para atender a cadeia produtiva da madeira.
(Adaptado de: http://www.agropauta.com.br/miudos.asp?todo=id&id=62)

Cite quatro fatores que podero contribuir para o apago florestal no Brasil e quatro medidas a serem adotadas para evitar que ele acontea. (valor: 10,0 pontos)

35
ENGENHARIA GRUPO VIII

ENADE - 2005

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam a levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios (parte inferior) do Carto-Resposta. Agradecemos sua colaborao.

49
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? (A) Muito fcil. (B) Fcil. (C) Mdio. (D) Difcil. (E) Muito difcil.

54
Com relao s informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes, voc considera que: (A) eram todas excessivas. (B) eram todas suficientes. (C) a maioria era suficiente. (D) somente algumas eram suficientes. (E) eram todas insuficientes.

50
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Especfica? (A) Muito fcil. (B) Fcil. (C) Mdio. (D) Difcil. (E) Muito difcil.

55
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? (A) Desconhecimento do contedo. (B) Forma diferente de abordagem do contedo. (C) Espao insuficiente para responder s questes. (D) Falta de motivao para fazer a prova. (E) No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

51
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi: (A) muito longa. (B) longa. (C) adequada. (D) curta. (E) muito curta.

56
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que: (A) no estudei ainda a maioria desses contedos. (B) estudei alguns desses contedos, mas no os aprendi. (C) estudei a maioria desses contedos, mas no os aprendi. (D) estudei e aprendi muitos desses contedos. (E) estudei e aprendi todos esses contedos.

52
Com relao aos enunciados das questes, na parte de Formao Geral, voc considera que: (A) todas as questes tinham enunciados claros e objetivos. (B) a maioria das questes tinha enunciados claros e objetivos. (C) apenas cerca da metade das questes tinha enunciados claros e objetivos. (D) poucas questes tinham enunciados claros e objetivos. (E) nenhuma questo tinha enunciados claros e objetivos.

57
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? (A) Menos de uma hora. (B) Entre uma e duas horas. (C) Entre duas e trs horas. (D) Entre trs e quatro horas. (E) Quatro horas e no consegui terminar.

53
Com relao aos enunciados das questes, na parte de Formao Especfica, voc considera que: (A) todas as questes tinham enunciados claros e objetivos. (B) a maioria das questes tinha enunciados claros e objetivos. (C) apenas cerca da metade das questes tinha enunciados claros e objetivos. (D) poucas questes tinham enunciados claros e objetivos. (E) nenhuma questo tinha enunciados claros e objetivos.

36
ENGENHARIA GRUPO VIII

Potrebbero piacerti anche