Sei sulla pagina 1di 7

14/12/2010

FCC Dicas e Questes


TCE-AM Analista Tc. de Ctr Externo
01. No primeiro pargrafo, o autor afirma que a evoluo no cria caractersticas especiais para favorecer ou prejudicar nenhuma espcie a fim de justificar a) a lgica do processo de seleo natural. b) a evidente primazia da inteligncia humana. c) o orgulho alimentado pelo Homo sapiens. d) os acasos que regem a ordem evolutiva. e) o dogmatismo de quem exalta a espcie humana.

FCC Dicas e Questes


TCE-AM Analista Tc. de Ctr Externo
01. No primeiro pargrafo, o autor afirma que a evoluo no cria caractersticas especiais para favorecer ou prejudicar nenhuma espcie a fim de justificar A) a lgica do processo de seleo natural. b) a evidente primazia da inteligncia humana. c) o orgulho alimentado pelo Homo sapiens. d) os acasos que regem a ordem evolutiva. e) o dogmatismo de quem exalta a espcie humana.

02. Atente para as seguintes afirmaes: I. A resposta pergunta De onde emergiu a conscincia humana? vem em favor da hiptese de que a inteligncia seria um dom exclusivo da nossa espcie. II. O texto faz crer que no h razo para se considerar que existam atributos exclusivos dos seres humanos. III. Uma das caractersticas prprias da espcie humana seria, para alguns, a capacidade de agir em funo de objetivos no imediatos. Em relao ao texto, est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

02. Atente para as seguintes afirmaes: I. A resposta pergunta De onde emergiu a conscincia humana? vem em favor da hiptese de que a inteligncia seria um dom exclusivo da nossa espcie. II. O texto faz crer que no h razo para se considerar que existam atributos exclusivos dos seres humanos. III. Uma das caractersticas prprias da espcie humana seria, para alguns, a capacidade de agir em funo de objetivos no imediatos. Em relao ao texto, est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II. C) III. d) I e II. e) II e III.

03. No ltimo pargrafo, o paralelo estabelecido entre chimpanzs e homens concorre para atestar o fato de que a) tpico da espcie humana o cooperativismo por interesse. b) nosso altrusmo vai alm de um comportamento cooperativo. c) os homens desconhecem o interesse de reciprocidade. d) h outros primatas capazes de nveis elevados de cognio. e) mais de uma espcie capaz de decifrar o estado mental do semelhante.

03. No ltimo pargrafo, o paralelo estabelecido entre chimpanzs e homens concorre para atestar o fato de que a) tpico da espcie humana o cooperativismo por interesse. B) nosso altrusmo vai alm de um comportamento cooperativo. c) os homens desconhecem o interesse de reciprocidade. d) h outros primatas capazes de nveis elevados de cognio. e) mais de uma espcie capaz de decifrar o estado mental do semelhante.

14/12/2010

04. No contexto da frase Aceita essa premissa, na ltima dcada, o foco da primatologia se deslocou para o estudo das caractersticas nicas dos seres humanos, a expresso sublinhada deve ser entendida como a) considerao de uma hiptese. b) expresso de uma consequncia. c) formulao de uma condio. d) afirmao de fato verificado. e) suposio a ser contraditada.

04. No contexto da frase Aceita essa premissa, na ltima dcada, o foco da primatologia se deslocou para o estudo das caractersticas nicas dos seres humanos, a expresso sublinhada deve ser entendida como a) considerao de uma hiptese. b) expresso de uma consequncia. c) formulao de uma condio. D) afirmao de fato verificado. e) suposio a ser contraditada.

05. As normas de observadas na frase:

concordncia

esto

plenamente

05. As normas de observadas na frase:

concordncia

esto

plenamente

a) No se admitem que hajam nascido, em quaisquer outras espcies, seres capazes de compor sinfonias. b) Ressalte-se, no universo dos primatas, as aes que deixam claro seus interesses numa cooperao recproca. c) Seguiu-se aceitao da premissa do influente bilogo Ernst Mayr alguns deslocamentos no foco dos estudos de primatologia. d) A troca de recompensas imediatas por outras futuras alinham-se entre as caractersticas tpicas da nossa espcie. e) Uma das peculiaridades dos verdadeiros altrustas consiste em buscarem decifrar a necessidade ntima do semelhante.

a) No se admitem que hajam nascido, em quaisquer outras espcies, seres capazes de compor sinfonias. b) Ressalte-se, no universo dos primatas, as aes que deixam claro seus interesses numa cooperao recproca. c) Seguiu-se aceitao da premissa do influente bilogo Ernst Mayr alguns deslocamentos no foco dos estudos de primatologia. d) A troca de recompensas imediatas por outras futuras alinham-se entre as caractersticas tpicas da nossa espcie. E) Uma das peculiaridades dos verdadeiros altrustas consiste em buscarem decifrar a necessidade ntima do semelhante.

06. Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: a) Ainda que chimpanzs demonstrem algumas aptides semelhantes s nossas, nenhuma equivalia ao desinteressado altrusmo humano. b) To logo se admitiu a premissa de Ernst Mayr, deslocara-se o foco principal dos estudos de primatologia. c) Uma vez que haja pacincia para aguardar resultados promissores, o imediatismo ser relegado a um segundo plano. d) Se houvesse altrusmo em outras espcies, perde-se um forte argumento em favor do diferencial humano. e) Caso os chimpanzs disponham de um nvel elevado de cognio, no h por que considerar que no pudessem compor sinfonias.

06. Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: a) Ainda que chimpanzs demonstrem algumas aptides semelhantes s nossas, nenhuma equivalia ao desinteressado altrusmo humano. b) To logo se admitiu a premissa de Ernst Mayr, deslocara- se o foco principal dos estudos de primatologia. C) Uma vez que haja pacincia para aguardar resultados promissores, o imediatismo ser relegado a um segundo plano. d) Se houvesse altrusmo em outras espcies, perde-se um forte argumento em favor do diferencial humano. e) Caso os chimpanzs disponham de um nvel elevado de cognio, no h por que considerar que no pudessem compor sinfonias.

14/12/2010

07. Est clara, coerente e correta a redao da seguinte frase: a) Sequer deixaramos de frequentar escola no caso de trocarmos a recompensa imediata por uma outra que s o futuro viesse a vislumbrar. b) H muitos que argumentam de que mesmo entre os chimpanzs ocorre a pacincia necessria, de acordo com as razes evolutivas. c) Comportamentos altrustas ou mesmo desinteressados no se observa em todas as espcies, constituindo-se conforme peculiaridade humana. d) Evidncias de comportamento cooperativo notam-se em outras espcies, mas apenas os seres humanos so capazes de um autntico altrusmo. e) No obstante Ernst Mayr tenha concludo de que a conscincia humana emerge dos animais, o foco da primatologia estuda nossas caractersticas.

07. Est clara, coerente e correta a redao da seguinte frase: a) Sequer deixaramos de frequentar escola no caso de trocarmos a recompensa imediata por uma outra que s o futuro viesse a vislumbrar. b) H muitos que argumentam de que mesmo entre os chimpanzs ocorre a pacincia necessria, de acordo com as razes evolutivas. c) Comportamentos altrustas ou mesmo desinteressados no se observa em todas as espcies, constituindo-se conforme peculiaridade humana. D) Evidncias de comportamento cooperativo notam-se em outras espcies, mas apenas os seres humanos so capazes de um autntico altrusmo. e) No obstante Ernst Mayr tenha concludo de que a conscincia humana emerge dos animais, o foco da primatologia estuda nossas caractersticas.

08. Entender a inteligncia de que tanto nos orgulhamos como resultado de milhes de anos de seleo natural obedece lgica evolutiva (...). Os elementos sublinhados podem permanecer na frase acima caso se substitua a) orgulhamos por ufanamos e obedece por acreditar. b) nos orgulhamos por demonstramos e obedece por dar f. c) nos orgulhamos por lisonjeamos e obedece por acata. d) nos orgulhamos por vangloriamos e obedece por se pauta. e) orgulhamos por gabamos e obedece por revela adeso.

08. Entender a inteligncia de que tanto nos orgulhamos como resultado de milhes de anos de seleo natural obedece lgica evolutiva (...). Os elementos sublinhados podem permanecer na frase acima caso se substitua a) orgulhamos por ufanamos e obedece por acreditar. b) nos orgulhamos por demonstramos e obedece por dar f. c) nos orgulhamos por lisonjeamos e obedece por acata. d) nos orgulhamos por vangloriamos e obedece por se pauta. E) orgulhamos por gabamos e obedece por revela adeso.

09. Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase: a) A realizao de estudos com primatas no-humanos, tem revelado que a inteligncia ao contrrio do que se pensa, no nosso dom exclusivo. b) A concluso , na verdade, surpreendente: a conscincia humana, longe de ser um dom sobrenatural, emerge da conscincia dos animais. c) Ernst Mayr, eminente bilogo do sculo passado no teve dvida em afirmar que, a nossa conscincia, uma evoluo da conscincia dos animais. d) Sejam sinfonias sejam equaes de segundo grau, h operaes que de to sofisticadas, no so acessveis inteligncia de outros animais. e) O que caracteriza efetivamente o verdadeiro altrusmo, o comportamento cooperativo que se adota, de modo desinteressado.

09. Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase: a) A realizao de estudos com primatas no-humanos, tem revelado que a inteligncia ao contrrio do que se pensa, no nosso dom exclusivo. B) A concluso , na verdade, surpreendente: a conscincia humana, longe de ser um dom sobrenatural, emerge da conscincia dos animais. c) Ernst Mayr, eminente bilogo do sculo passado no teve dvida em afirmar que, a nossa conscincia, uma evoluo da conscincia dos animais. d) Sejam sinfonias sejam equaes de segundo grau, h operaes que de to sofisticadas, no so acessveis inteligncia de outros animais. e) O que caracteriza efetivamente o verdadeiro altrusmo, o comportamento cooperativo que se adota, de modo desinteressado.

14/12/2010

10. NO admite transposio para a voz passiva a construo verbal da seguinte frase: a) A inteligncia est longe de ser um dom exclusivo da espcie humana. b) Os primatas no trocam a recompensa imediata por outra mais distante. c) O altrusmo autntico sempre exige nveis elevados de cognio. d) Os chimpanzs pacincia. manifestam gestos de inequvoca

10. NO admite transposio para a voz passiva a construo verbal da seguinte frase: A) A inteligncia est longe de ser um dom exclusivo da espcie humana. b) Os primatas no trocam a recompensa imediata por outra mais distante. c) O altrusmo autntico sempre exige nveis elevados de cognio. d) Os chimpanzs pacincia. manifestam gestos de inequvoca

e) A premissa de Ernst Mayr obteve grande acolhimento no sculo passado.

e) A premissa de Ernst Mayr obteve grande acolhimento no sculo passado.

11. De acordo com Helvtius, a afirmao de La Rochefoucauld a respeito do amor-prprio no foi compreendida porque as pessoas a) no admitiam que algum pudesse desenvolver esse bom sentimento. b) no entendiam que esse sentimento era visto como um princpio natural. c) imaginavam que o orgulho e a vaidade fossem sinnimos entre si. d) preferiam crer que os homens no adquirem vcios ao longo da vida. e) no aceitavam que um sentimento to nobre implicasse a degradao.

11. De acordo com Helvtius, a afirmao de La Rochefoucauld a respeito do amor-prprio no foi compreendida porque as pessoas a) no admitiam que algum pudesse desenvolver esse bom sentimento. B) no entendiam que esse sentimento era visto como um princpio natural. c) imaginavam que o orgulho e a vaidade fossem sinnimos entre si. d) preferiam crer que os homens no adquirem vcios ao longo da vida. e) no aceitavam que um sentimento to nobre implicasse a degradao.

12. Comentando a afirmao de La Rochefoucauld a respeito do amor-prprio, Helvtius lembra que esse sentimento a) um estigma que nos marca e nos impede de fazer escolhas morais. b) o responsvel por todas as aes das quais acabamos por nos arrepender. c) identifica as pessoas que demonstram alta preocupao tica em seus atos. d) desenvolve-se em ns consoante a natureza das diferentes paixes. e) um efeito cultural irremovvel e inevitvel da vida em sociedade.

12. Comentando a afirmao de La Rochefoucauld a respeito do amor-prprio, Helvtius lembra que esse sentimento a) um estigma que nos marca e nos impede de fazer escolhas morais. b) o responsvel por todas as aes das quais acabamos por nos arrepender. c) identifica as pessoas que demonstram alta preocupao tica em seus atos. D) desenvolve-se em ns consoante a natureza das diferentes paixes. e) um efeito cultural irremovvel e inevitvel da vida em sociedade.

14/12/2010

13. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) H sempre forte oposio s ideias que ...... (propagar) um pensador implacvel como La Rochefoucauld. b) O que resulta em virtudes ou vcios humanos ...... (advir) das formas pelas quais canalizamos nossos afetos. c) A um mais elevado comportamento moral do homem no ...... (tolher) apenas as fraquezas pessoais, mas tambm os impulsos da natureza. d) No obstante no ...... (deixar) de haver opes em nosso caminho, os ditames da nossa natureza exercem um papel fundamental a cada escolha. e) Tantas recriminaes ...... (haver) s ideias de La Rochefoucauld que Helvtius acabou se irritando com a ignorncia das pessoas.

13. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) H sempre forte oposio s ideias que ...... (propagar) um pensador implacvel como La Rochefoucauld. b) O que resulta em virtudes ou vcios humanos ...... (advir) das formas pelas quais canalizamos nossos afetos. C) A um mais elevado comportamento moral do homem no ...... (tolher) apenas as fraquezas pessoais, mas tambm os impulsos da natureza. d) No obstante no ...... (deixar) de haver opes em nosso caminho, os ditames da nossa natureza exercem um papel fundamental a cada escolha. e) Tantas recriminaes ...... (haver) s ideias de La Rochefoucauld que Helvtius acabou se irritando com a ignorncia das pessoas.

14. No contexto do segundo pargrafo, o segmento mas, enfim, preciso tomar os homens como so pode ser substitudo, sem prejuzo para o sentido e a correo, por: a) porm, afinal de contas, preciso tom-los como so. b) portanto, e por fim, preciso os tomar como sejam. c) no entanto, preciso ainda tom-los como so. d) porm, que fazer, preciso tomar-lhes como so. e) no entanto, por isso, preciso tomar-lhes como sejam.

14. No contexto do segundo pargrafo, o segmento mas, enfim, preciso tomar os homens como so pode ser substitudo, sem prejuzo para o sentido e a correo, por: A) porm, afinal de contas, preciso tom-los como so. b) portanto, e por fim, preciso os tomar como sejam. c) no entanto, preciso ainda tom-los como so. d) porm, que fazer, preciso tomar-lhes como so. e) no entanto, por isso, preciso tomar-lhes como sejam.

15. Atente para as seguintes afirmaes: I. Todo homem tem amor-prprio. II. O amor-prprio uma marca da natureza. III. As marcas da natureza so incontornveis. As afirmaes acima articulam-se de modo claro, correto e coerente na frase: a) Sendo uma marca da natureza, todo homem tem amorprprio, incontornvel como os demais. b) Todo homem tem amor-prprio, que uma das marcas da natureza, mesmo quando so incontornveis. c) Por serem incontornveis as marcas da natureza, o mesmo ocorre com todo homem que tem amor-prprio. d) Como marca da natureza, o amor-prprio incontornvel, tal como acontece com os homens. e) O amor-prprio, que tem todo homem, uma marca da natureza, incontornvel como as outras.

15. Atente para as seguintes afirmaes: I. Todo homem tem amor-prprio. II. O amor-prprio uma marca da natureza. III. As marcas da natureza so incontornveis. As afirmaes acima articulam-se de modo claro, correto e coerente na frase: a) Sendo uma marca da natureza, todo homem tem amorprprio, incontornvel como os demais. b) Todo homem tem amor-prprio, que uma das marcas da natureza, mesmo quando so incontornveis. c) Por serem incontornveis as marcas da natureza, o mesmo ocorre com todo homem que tem amor-prprio. d) Como marca da natureza, o amor-prprio incontornvel, tal como acontece com os homens. E) O amor-prprio, que tem todo homem, uma marca da natureza, incontornvel como as outras.

14/12/2010

16. O emprego e a grafia de todas as palavras esto corretos na frase: a) difcil haver uma recepo concensual do sentido das palavras: Helvtius surprendeu-se com o atribudo a amorprprio. b) O mal entendimento do termo amor-prprio concitou Helvtius a investir contra os detratores de La Rochefoucauld. c) Mesmo o mais exitoso filsofo tem de enfrentar os empecilhos criados por pessoas sem qualquer envergadura intelectual. d) La Rochefoucauld, celebrizado por seu verve de humor, criou mximas que transporam as fronteiras do tempo e do espao. e) As pessoas indignadas, que assacavam as ideias de La Rochefoucauld, justificavam o fato alegando ser o filsofo um nilista impedernido.

16. O emprego e a grafia de todas as palavras esto corretos na frase: a) difcil haver uma recepo concensual do sentido das palavras: Helvtius surprendeu-se com o atribudo a amorprprio. b) O mal entendimento do termo amor-prprio concitou Helvtius a investir contra os detratores de La Rochefoucauld. C) Mesmo o mais exitoso filsofo tem de enfrentar os empecilhos criados por pessoas sem qualquer envergadura intelectual. d) La Rochefoucauld, celebrizado por seu verve de humor, criou mximas que transporam as fronteiras do tempo e do espao. e) As pessoas indignadas, que assacavam as ideias de La Rochefoucauld, justificavam o fato alegando ser o filsofo um nilista impedernido.

17. Em seu comentrio crtico, Hlio Plvora afirma que o romance em questo desenvolve-se a) numa linguagem inspirada na exuberncia da realidade representada. b) num estilo fielmente colado ao dos documentos histricos sobre a regio. c) na imaginao fantasiosa e crtica com a qual o autor narra sua vida. d) numa narrao marcada por humor muitas vezes cido e caricaturesco. e) no discurso borbulhante e retrico dos novos ricos da regio.

17. Em seu comentrio crtico, Hlio Plvora afirma que o romance em questo desenvolve-se a) numa linguagem inspirada na exuberncia da realidade representada. b) num estilo fielmente colado ao dos documentos histricos sobre a regio. c) na imaginao fantasiosa e crtica com a qual o autor narra sua vida. D) numa narrao marcada por humor muitas vezes cido e caricaturesco. e) no discurso borbulhante e retrico dos novos ricos da regio.

18. Atente para as seguintes afirmaes: I. Lianas do aparato verbal e estrondos estilsticos so recursos recusados pela linguagem de Mrcio Souza em seu romance. II. Expresses como inferno verde e celeiro mundial conotam vises estereotipadas da regio amaznica. III. O verbo espocar utilizado em mais de um sentido, no contexto do segundo pargrafo. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) III, apenas.

18. Atente para as seguintes afirmaes: I. Lianas do aparato verbal e estrondos estilsticos so recursos recusados pela linguagem de Mrcio Souza em seu romance. II. Expresses como inferno verde e celeiro mundial conotam vises estereotipadas da regio amaznica. III. O verbo espocar utilizado em mais de um sentido, no contexto do segundo pargrafo. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em A) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) III, apenas.

14/12/2010

19. Considerando-se o contexto, tm sentido contrastante os seguintes elementos: a) luxuriante e intrincada. b) caricaturar e espocar um sarcasmo. c) temporadas lricas e a prpria misria. d) bordis tumultuosos e damas pelintras. e) champanha francs e foguetes anunciadores.

19. Considerando-se o contexto, tm sentido contrastante os seguintes elementos: a) luxuriante e intrincada. b) caricaturar e espocar um sarcasmo. C) temporadas lricas e a prpria misria. d) bordis tumultuosos e damas pelintras. e) champanha francs e foguetes anunciadores.

20. A forma por que preenche corretamente a lacuna da frase: a) Os cearenses expandiram as fronteiras ...... Movidos pelas mais duras necessidades. b) Um dos motivos ...... Hlio Plvora se agradou desse romance a viso original do autor. c) Mrcio Souza decidiu-se pelo humor ...... se disps a fazer de seu livro uma stira histrica. d) O livro de Mrcio Souza fez sucesso pela inteligncia e pelo humor, no h outro ...... . e) Muitos se escandalizaram com romance, mas se recusaram a dizer o ...... .

20. A forma por que preenche corretamente a lacuna da frase: a) Os cearenses expandiram as fronteiras ...... Movidos pelas mais duras necessidades. B) Um dos motivos ...... Hlio Plvora se agradou desse romance a viso original do autor. c) Mrcio Souza decidiu-se pelo humor ...... se disps a fazer de seu livro uma stira histrica. d) O livro de Mrcio Souza fez sucesso pela inteligncia e pelo humor, no h outro ...... . e) Muitos se escandalizaram com romance, mas se recusaram a dizer o ...... .

LEMBRE-SE:
"Muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas no percebem o quo perto esto quando desistem."

Thomas Edison

Potrebbero piacerti anche