Sei sulla pagina 1di 5

17/03/2010

Beneficirios do RGPS
Empregado Empregado domstico Segurados Obrigatrios Contribuinte individual Trabalhador Avulso Especial Facultativo Beneficirios do RGPS Cnjuge, companheiro(a) e o filho no emancipado de qualquer condio, menor de 21 anos de idade ou invlido Os pais O irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido.

Lei 8.213/91, art. 16 ..... 3. Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantm unio estvel com o segurado ou com a segurada, de acordo com o 3 do art. 226 da CF. RPS, art. 16 .... 6o Considera-se unio estvel aquela configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura entre o homem e a mulher, estabelecida com inteno de constituio de famlia, observado o 1o do art. 1.723 do Cdigo Civil. Homossexual: Ao Civil Pblica 2000.71.00.009347-0.

Classe I

Dependentes

Classe II

Classe III

Lei 8.213/91, art. 76 ......... 2. O cnjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia penso de alimentos concorrer em igualdade de condies com os dependentes referidos no inciso I do art. 16 desta Lei.

STF, RE 397.762 Relator: Min. Marco Aurlio Data da deciso: 03/06/2008 a) o cidado JOO veio a falecer, deixando certa penso a ser satisfeita pelo Estado. b) poca do bito, era casado e vivia maritalmente com a mulher (MARIA), advindo da relao conjugal onze filhos; c) o falecido manteve com a autora, MARINETE, relao paralela, tendo o casal filhos.

STF, RE 397.762
COMPANHEIRA E CONCUBINA - DISTINO. Sendo o Direito uma verdadeira cincia, impossvel confundir institutos, expresses e vocbulos, sob pena de prevalecer a babel. UNIO ESTVEL - PROTEO DO ESTADO. A proteo do Estado unio estvel alcana apenas as situaes legtimas e nestas no est includo o concubinato. PENSO - SERVIDOR PBLICO - MULHER - CONCUBINA - DIREITO. A titularidade da penso decorrente do falecimento de servidor pblico pressupe vnculo agasalhado pelo ordenamento jurdico, mostrando-se imprprio o implemento de diviso a beneficiar, em detrimento da famlia, a concubina.

STJ, AgRg no REsp 1.016.574-SC PENSO POR MORTE. CONCUBINA. A concubina mantinha com o de cujus, homem casado, um relacionamento que gerou filhos e uma convivncia pblica. Porm, a jurisprudncia deste Superior Tribunal afirma que a existncia de impedimento de um dos companheiros para se casar, como, por exemplo, a hiptese de a pessoa ser casada, mas no separada de fato ou judicialmente, obsta a constituio de unio estvel. Assim, na espcie, no tem a agravante direito penso previdenciria. (AgRg no REsp 1.016.574-SC, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 3/3/2009).

17/03/2010

IN INSS/PRES N 20/2007 Art. 269 ....... 4 Poder ser concedida penso por morte, apesar do instituidor ou dependente (ou ambos) serem casados com outrem, desde que comprovada a separao de fato ou judicial em observncia ao disposto no art. 1.723 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que instituiu o Cdigo Civil e a vida em comum observado o rol exemplificativo de documentos elencados no 5 do art. 52 desta Instruo Normativa ou no 3 do art. 22 do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto 3.048/1999.

Segurado Empregado a) aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios de outras empresas;

Segurado Empregado c) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior; d) aquele que presta servio no Brasil a misso diplomtica ou a repartio consular de carreira estrangeira e a rgos a elas subordinados, ou a membros dessas misses e reparties, excludos o no-brasileiro sem residncia permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislao previdenciria do pas da respectiva misso diplomtica ou repartio consular;

Segurado Empregado e) o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislao vigente do pas do domiclio; f) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertena a empresa brasileira de capital nacional;

Segurado Empregado g) o servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo com a Unio, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundaes Pblicas Federais; i) o empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social; j) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social; (Includo pela Lei n 10.887/2004).

Empregado Domstico

aquele que presta servio de natureza contnua, mediante remunerao, a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos (Lei n 8.213/91, art. 11, II).

17/03/2010

Trabalhador Avulso aquele que, sindicalizado ou no, presta servios de natureza urbana ou rural, sem vnculo empregatcio, a diversas empresas, com a intermediao obrigatria do sindicato da categoria ou, quando se tratar de atividade porturia, do rgo gestor de mo-de-obra (OGMO)

1. agropecuria em rea a) produtor, seja Segurado de at 4 mdulos proprietrio, especial a fiscais; usufruturio, pessoa fsica possuidor, residente no 2. de seringueiro ou imvel rural ou assentado, parceiro extrativista vegetal que, ou meeiro em de modo sustentvel, outorgados, aglomerado atua na coleta e extrao comodatrio ou urbano ou de recursos naturais arrendatrio rurais, rural prximo renovveis, e faa que explore a ele que, dessas atividades o atividade: individualprincipal meio de vida; mente ou em regime de economia b) pescador artesanal ou a este assemelhado que familiar, ainda faa da pesca profisso habitual ou principal meio que com o de vida; auxlio eventual de terceiros, na c) cnjuge, companheiro, filho maior de 16 anos condio de: ou a este equiparado, do segurado de que tratam as alneas a e b, que, comprovadamente, trabalhem com o grupo familiar respectivo.

Segurado Especial
Regime de economia familiar: atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do ncleo familiar e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados permanentes (Lei n 8.213/91, art. 11, 1). O grupo familiar poder utilizar-se de empregados contratados por prazo determinado ou de trabalhador eventual, em pocas de safra, razo de, no mximo, 120 pessoas/dia no ano civil, em perodos corridos ou intercalados ou, ainda, por tempo equivalente em horas de trabalho (Lei n 8.213/91, art. 11, 7).

Contribuinte Individual
a categoria de segurado criada pela Lei 9.876/99, reunindo as antigas espcies de segurados empresrio, autnomo e equiparado a autnomo.

Contribuinte Individual
a) a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade agropecuria, a qualquer ttulo, em carter permanente ou temporrio, em rea superior a 4 mdulos fiscais; ou, quando em rea igual ou inferior a 4 mdulos fiscais ou atividade pesqueira, com auxlio de empregados ou por intermdio de prepostos; ou ainda quando deixar de satisfazer as condies para ser segurado especial; (Comparar com o segurado especial).

Contribuinte Individual
b) a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade de extrao mineral garimpo -, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por intermdio de prepostos, com ou sem o auxlio de empregados, utilizados a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua;

17/03/2010

Contribuinte Individual
c) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa; d) (Revogado pela Lei n 9.876, de 26.11.1999) e) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social;

Contribuinte Individual f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao de sociedade annima, o scio solidrio, o scio de indstria, o scio gerente e o scio cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao;

Contribuinte individual que exerce funo de direo em empresas


EMPRESA Sociedade annima (S.A.) CONTRIBUINTE INDIVIDUAL Diretor no empregado. Membro do conselho de administrao. Membro do conselho fiscal. O scio gerente Sociedade limitada (LTDA) O scio cotista que recebe pr-labore. O administrador no-scio e no-empregado Todos os scios. Todos os scios. O titular. O associado eleito para cargo de direo, desde que seja remunerado. O sndico, desde que seja remunerado.

Contribuinte Individual g) quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; h) a pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no.

Sociedade em nome coletivo Sociedade de Capital e indstria Firma individual cooperativa, associao ou entidades afins. Condomnio

Segurado Facultativo
Pode filiar-se ao RGPS com segurado facultativo, mediante contribuio, a pessoa fsica maior de 16 anos de idade, desde que no esteja exercendo atividade remunerada que implique filiao obrigatria a qualquer regime de previdncia social no Pas. REQUISITOS: Ser maior de 16 anos de idade; No estar exercendo atividade remunerada que implique filiao obrigatria a qualquer regime de previdncia social no Pas.

Segurado Facultativo
Podem filiar-se facultativamente, entre outros: I - a dona-de-casa; II - o sndico de condomnio, quando no remunerado; III - o estudante; IV - o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior; V - aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social;

17/03/2010

Segurado Facultativo
VI - o membro de conselho tutelar de que trata o art. 132 da Lei 8.069/90, quando no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; VII - o bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa de acordo com a Lei 11.788/08; VIII - o bolsista que se dedique em tempo integral a pesquisa, curso de especializao, ps-graduao, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social;

Segurado Facultativo
IX - o presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; X - o brasileiro residente ou domiciliado no exterior, salvo se filiado a regime previdencirio de pas com o qual o Brasil mantenha acordo internacional; e XI - o segurado recolhido priso sob regime fechado ou semi-aberto, que, nesta condio, preste servio, dentro ou fora da unidade penal, a uma ou mais empresas, com ou sem intermediao da organizao carcerria ou entidade afim, ou que exerce atividade artesanal por conta prpria.

Segurado Facultativo (Observaes)


vedada a filiao ao RGPS, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia social, salvo na hiptese de afastamento sem vencimento e desde que no permitida, nesta condio, contribuio ao respectivo regime prprio. A filiao na qualidade de segurado facultativo representa ato volitivo, gerando efeito somente a partir da inscrio e do primeiro recolhimento. A inscrio do segurado facultativo no pode retroagir, no sendo permitido o pagamento de contribuies relativas a competncias anteriores data da inscrio, ressalvado o 3 do art. 28 do RPS (opo pelo recolhimento trimestral). Aps a inscrio, o segurado facultativo somente poder recolher contribuies em atraso quando no tiver ocorrido perda da qualidade de segurado.

Perda da qualidade de segurado Lei 8.213/91, art. 15 RPS, art. 13.

Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: I - sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio; II - at 12 meses aps a cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; III - at 12 meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; IV - at 12 meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso; V - at 3 meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; VI - at 6 meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

Perda da qualidade de segurado Lei 8.213/91, art. 15 RPS, art. 13. 1 O prazo do inciso II ser prorrogado para at 24 (vinte e quatro) meses se o segurado j tiver pago mais de 120 (cento e vinte) contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado. 2 Os prazos do inciso II ou do 1 sero acrescidos de 12 (doze) meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao pelo registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.

Potrebbero piacerti anche