Sei sulla pagina 1di 15

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED RESUMO DAS CARACTERSTICAS DO MEDICAMENTO 1.

NOME DO MEDICAMENTO BCG-medac, p e solvente para suspenso para uso intravesical 2. COMPOSIO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Aps reconstituio, um frasco contm: BCG (Bacilo de Calmette e Gurin) estirpe RIVM, derivada da estirpe 1173-P2 ................................................................................................2 x 108 a 3 x 109 unidades viveis. Lista completa de excipientes, ver seco 6.1. 3. FORMA FARMACUTICA P e solvente para suspenso para uso intravesical P branco e incolor, soluo lmpida. 4. INFORMAES CLNICAS 4.1 Indicaes teraputicas Tratamento do carcinoma no invasivo urotelial da bexiga: tratamento curativo do carcinoma in situ tratamento profilctico em caso de recorrncia de: - carcinoma urotelial limitado mucosa: - Ta G1-G2 em caso de tumor multifocal e/ou recorrente - Ta G3 - carcinoma urotelial na lamina propria mas no na musculatura da bexiga (T1) - carcinoma in situ 4.2 Posologia e modo de administrao Dosagem Uma instilao por via intravesical requer a utilizao do contedo de um frasco. As instrues para a reconstituio so dadas na seco 6.6. Durao Carcinoma in situ Um regime posolgico padro consiste numa instilao intravesical de BCG-medac por semana durante seis semanas consecutivas como teraputica de induo. O tratamento com BCG no deve ser iniciado at 2 - 3 semanas aps a resseco transuretral (RTU). Aps um perodo de repouso de 4 semanas, a administrao por via intravesical de BCG-medac deve continuar

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED aplicando um tratamento de manuteno durante pelo menos um ano. Os esquemas de tratamento de manuteno so a seguir descritos. Teraputica de induo (tratamento profilctico em caso de recorrncia) A teraputica com BCG deve ser iniciada cerca de 2 3 semanas aps a RTU ou a biopsia da bexiga, e sem cateterizao traumtica, e deve ser repetida semanalmente durante 6 semanas. Deve ser posteriormente instituda uma teraputica de manuteno, pelo menos em casos de tumores de risco mdio e elevado. Teraputica de manuteno Um esquema consiste numa teraputica de 12 meses com tratamentos a intervalos mensais. Outro esquema de manuteno consiste em 3 instilaes com intervalos de administrao semanais, nos meses 3, 6, 12, 18, 24, 30 e 36. Neste esquema so administradas um total de 27 instilaes num perodo de trs anos. Os esquemas posolgicos especificados com diferentes estirpes de BCG foram testados em estudos clnicos efectuados em elevado nmero de doentes. Actualmente no possvel indicar se qualquer um desses regimes superior aos esquemas posolgicos restantes. Administrao BCG-medac deve ser administrado nas condies necessrias para endoscopia intravesical. O doente no deve beber durante as 4 horas que antecedem a instilao e nas 2 horas que se seguem mesma. necessrio o esvaziamento da bexiga antes da instilao de BCG. A introduo do BCG-medac na bexiga feita atravs de um cateter e a baixa presso. A suspenso instilada de BCG-medac deve permanecer na bexiga durante 2 horas, se possvel. Durante este perodo de tempo, a suspenso deve ter o contacto suficiente com toda a superfcie da mucosa da bexiga. Sendo assim, o doente deve movimentar - se o mais possvel. Passadas as 2 horas, o doente deve eliminar a suspenso instilada, preferencialmente numa posio sentada. Recomenda-se uma hiperhidratao do doente durante 48 horas aps cada instilao caso no exista nenhuma contra-indicao clnica especfica. BCG-medac no recomendado em crianas devido ausncia de dados de segurana e eficcia. No h instrues especiais de utilizao nos idosos. 4.3 Contra-indicaes Hipersensibilidade a qualquer dos componentes. BCG-medac no deve ser usado em doentes imunodeprimidos ou indivduos com deficincias imunolgicas congnitas ou adquiridas, quer devido a doena concomitante (por ex., serologia positiva ao HIV, leucemia, linfoma), teraputica oncolgica (por ex., frmacos citostticos, radiao) ou teraputica imunossupressora (por ex., corticosterides). BCG-medac no deve ser administrado a doentes com tuberculose activa. O risco de tuberculose activa tem de ser excludo por anamnese apropriada e, se adequado, por exames complementares de diagnstico de acordo com as normas de orientao locais. Histria clnica anterior de radioterapia da bexiga. O tratamento com BCG-medac est contra-indicado em mulheres durante o aleitamento (ver seco 4.6).

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED BCG-medac no deve ser instilado antes de terem decorrido 2 a 3 semanas aps a RTU, uma biopsia vesical ou uma cateterizao traumtica. Perfurao da bexiga (ver seco 4.4). Infeco aguda das vias urinrias (ver seco 4.4). 4.4 Advertncias e precaues especiais de utilizao BCG-medac no deve ser usado para administrao por via subcutnea, intradrmica, intramuscular ou intravenosa ou para vacinao. Tratamento de sintomas, sinais ou sndromes Ver seco 4.8. Nmero de instilaes de BCG As reaces adversas ao tratamento com BCG so frequentes mas geralmente ligeiras e transitrias. As reaces adversas habitualmente aumentam com o nmero de instilaes de BCG. Infeco/reaco sistmica grave ao BCG Tm sido raramente referidas infeces/reaces sistmicas ao BCG, sendo descritas como febre > 39,5 C durante pelo menos 12 horas, febre > 38,5 C durante pelo menos 48 horas, pneumonia miliar, hepatite granulomatosa, irregularidades no teste da funo heptica, disfuno orgnica (que no do tracto genito-urinrio) com inflamao granulomatosa biopsia, sndrome de Reiter. Deve considerar-se a possibilidade de infeces sistmicas graves por BCG antes do incio da teraputica. A instilao traumtica pode promover acontecimentos septicmicos por BCG com possvel choque sptico e fatalidades potenciais. Deve excluir-se a possibilidade de infeco do tracto urinrio antes de cada instilao de BCG na bexiga (a inflamao da membrana mucosa da bexiga pode aumentar o risco de disseminao hematolgica de BCG). Caso seja diagnosticada uma infeco do tracto urinrio durante a teraputica com BCG, o tratamento deve ser interrompido at que a anlise da urina normalize e que seja concluda a teraputica com antibiticos. Tem sido referida a infeco de implantes e enxertos em doentes com, por ex., aneurisma ou prtese. Persistncia de BCG Observaram-se casos isolados nos quais bactrias do BCG persistiram nas vias urinrias durante mais de 16 meses. Febre ou hematria macroscpica O tratamento deve ser adiado at resoluo de febre concomitante ou hematria macroscpica. Baixa capacidade da bexiga O risco de contractura da bexiga pode aumentar em doentes com baixa capacidade da bexiga. HLA-B27 Os doentes com HLA-B27 positivo podem ter aumento de ocorrncia de artrite reaccional ou sndrome de Reiter.

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED Precaues de manuseamento BCG-medac no deve ser manipulado nem na mesma diviso nem pelo mesmo pessoal de preparao de frmacos citotxicos para administrao intravenosa. BCG-medac no deve ser manipulado por uma pessoa com imunodeficincia bem conhecida. Deve evitar-se o contacto de BCG-medac com a pele e mucosas. A contaminao pode causar uma reaco de hipersensibilidade ou infeco da rea afectada. Doentes com imunodeficincia Os doentes com imunodeficincia bem conhecida devem evitar o contacto com doentes em tratamento com BCG. Testes cutneos tuberculina O tratamento intravesical com BCG-medac pode induzir uma sensibilidade tuberculina e complicao subsequente na interpretao dos testes cutneos tuberculina para diagnstico de infeco micobacteriana. Deste modo, a reactividade tuberculina deve ser efectuada antes da administrao de BCG-medac. Gravidez No recomendado o uso de BCG-medac durante a gravidez (ver seco 4.6). Transmisso sexual At data no h registo de transmisso sexual de BCG, embora se recomende o uso de preservativo durante as relaes sexuais por uma semana aps a teraputica com BCG. Higiene geral Recomenda-se lavar as mos e a rea genital aps a mico. Isto aplica-se especialmente s primeiras mices aps a instilao do BCG. Em caso de contaminao de leses cutneas, recomenda-se a utilizao de um desinfectante apropriado. Derrame de BCG-medac O derrame de suspenso de BCG-medac deve ser tratado com um desinfectante com actividade comprovada contra as micobactrias. O derrame na pele deve ser tratado com um desinfectante apropriado. 4.5 Interaces medicamentosas e outras formas de interaco As bactrias BCG so sensveis a frmacos antituberculosos (p. ex. etambutol, estreptomicina, cido p-aminosaliclico, isoniazida e rifampicina), antibiticos, anti-spticos e lubrificantes. Foi descrita uma resistncia pirazinamida e cicloserina. Deve ser evitada a administrao em simultneo de agentes antituberculosos e antibiticos, como fluoroquinolonas, doxiciclina ou gentamicina, durante a teraputica por instilao intravesical de BCG, devido sensibilidade do BCG a esses frmacos. 4.6 Gravidez e aleitamento Gravidez (ver seco 4.4): No existem dados suficientes sobre a utilizao de BCG-medac em mulheres grvidas. No foram efectuados estudos em animais sobre a funo reprodutora. BCG-medac no recomendado durante a gravidez.

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED Aleitamento: No existem dados suficientes sobre a excreo desta bactria no leite materno. Este tratamento est contra-indicado em mulheres a amamentar (ver seco 4.3). 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar mquinas Os sintomas locais e sistmicos durante a teraputica com BCG-medac podem afectar a capacidade de conduzir e utilizar mquinas. 4.8 Efeitos indesejveis Os efeitos indesejveis so apresentados por ordem decrescente de gravidade dentro de cada classe de frequncia. Classe de sistemas de rgos Infeces e infestaes Frequncia e efeito indesejvel Muito frequentes (> 1/10): Cistite e reaces inflamatrias (granulomatose) da bexiga Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Infeco das vias urinrias, orquite, reaco/infeco sistmica grave pelo BCG, spsis por BCG, pneumonite miliar, abcesso cutneo, sndrome de Reiter (conjuntivite, oligoartrite assimtrica e cistite) Raros (> 1/10.000, < 1/1.000): Infeco vascular (ex., aneurisma infectado), abcesso renal Muito raros (< 1/10.000): Infeco pelo BCG de implantes e do tecido circundante (ex., infeco de enxertos articos, desfibrilhadores cardacos, artroplastia da anca ou joelho), linfadenite cervical, infeco de gnglios linfticos regionais, osteomielite, infeco da medula ssea, abcesso do psoas, infeco da glande do pnis, orquite ou epididimite resistente teraputica antituberculosa Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Citopenia, anemia Muito frequentes (> 1/10): Reaco sistmica transitria ao BCG (febre < 38,5 C, sintomas de tipo gripal incluindo mal-estar, febre, arrepios, desconforto geral) Muito raros (< 1/10.000): Reaco de hipersensibilidade (ex., edema das plpebras, tosse) Muito raros (< 1/10.000): Corioretinite, conjuntivite, uvete Muito raros (< 1/10.000): Fstula vascular Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Granuloma pulmonar Muito frequentes (> 1/10): Nuseas

Doenas do sangue e do sistema linftico Doenas do sistema imunitrio

Afeces oculares Vasculopatias Doenas respiratrias, torcicas e do mediastino Doenas gastrointestinais

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED Classe de sistemas de rgos Frequncia e efeito indesejvel Muito raros (< 1/10.000): Vmitos, fstula intestinal, peritonite Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Hepatite Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Exantema cutneo Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Artrite, artralgia Muito frequentes (> 1/10): Mico frequente com desconforto e dor Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Hematria macroscpica, retraco vesical, obstruo urinria, contractura vesical Muito frequentes (> 1/10): Prostatite granulomatosa assintomtica Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Epididimite, prostatite granulomatosa sintomtica Desconhecido (no pode ser calculado a partir dos dados disponveis): Perturbaes genitais (ex., dor vaginal, dispareunia) Frequentes (> 1/100, < 1/10): Febre > 38,5 C Pouco frequentes (> 1/1.000, < 1/100): Hipotenso

Afeces hepatobiliares Afeces dos tecidos cutneos e subcutneos Afeces musculosquelticas e dos tecidos conjuntivos Doenas renais e urinrias

Doenas dos rgos genitais e da mama

Perturbaes gerais e alteraes no local de administrao

Os efeitos indesejveis do tratamento pelo BCG so frequentes, mas geralmente ligeiros e transitrios. As reaces adversas aumentam usualmente com o nmero de instilaes de BCG. Raramente podero surgir artrite/artralgias e exantema cutneo. A maioria dos casos de artrite, artralgias e exantema cutneo devida a reaces de hipersensibilidade do doente ao BCG. Nalguns casos, pode ser necessrio interromper a administrao de BCG-medac. Reaces adversas locais: Desconforto e dor durante a mico e mico frequente ocorrem em at 90 % dos doentes. A cistite e a reaco inflamatria (granuloma) podem constituir uma parte essencial da actividade antitumoral. Outros efeitos secundrios localizados observados de forma pouco frequente: hematria macroscpica, infeco das vias urinrias, retraco vesical, obstruo urinria, contractura vesical, prostatite granulomatosa sintomtica, orquite e epididimite. O abcesso renal raramente observado. Alm disso, podem ocorrer perturbaes genitais (ex., dor vaginal, dispareunia) com frequncia desconhecida. Reaco sistmica transitria ao BCG: Podem ocorrer febre baixa, sintomas de tipo gripal e desconforto geral. Estes sintomas desaparecem normalmente ao fim de 24 - 48 horas e devem ser controlados atravs de um tratamento sintomtico normalizado. Estas reaces so sinais do incio de uma reaco imunitria. Todos os doentes que recebem o medicamento devem ser cuidadosamente

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED monitorizados e aconselhados a comunicar todas as incidncias de febre e de outros acontecimentos que se desenvolvam fora das vias urinrias. Infeces/reaces adversas sistmicas graves: As infeces/reaces adversas sistmicas so definidas como: febre > 39,5 C durante pelo menos 12 horas, febre > 38,5 C durante pelo menos 48 horas, pneumonia miliar causada pelo BCG, hepatite granulomatosa, anomalias dos testes da funo heptica, disfuno orgnica (alm do tracto genito-urinrio) com inflamao granulomatosa na biopsia, sndrome de Reiter. A infeco/reaco sistmica grave ao BCG pode causar uma spsis pelo BCG que uma situao com risco de vida. Recomendaes de tratamento, ver tabela abaixo. Tratamento de sintomas, sinais e sndromes Sintomas, sinais e sndromes Tratamento 1) Sintomas de irritao vesical Tratamento sintomtico de durao inferior a 48 horas 2) Sintomas de irritao vesical Interromper a teraputica com BCG-medac e de durao superior ou igual a iniciar tratamento com quinolonas. Se no for 48 horas observada resoluo completa aps 10 dias, administrar isoniazida* durante 3 meses. Em caso de tratamento antituberculoso, a teraputica com BCG-medac deve ser definitivamente interrompida. 3) Infeco bacteriana Adiar a teraputica com BCG-medac at que a concomitante do tracto urinrio anlise da urina normalize e que seja concludo o tratamento com antibiticos. 4) Outros efeitos genitoInterromper a teraputica com BCG-medac. urinrios indesejveis: Administrar isoniazida* e rifampicina*, durante 3 prostatite granulomatosa a 6 meses conforme a gravidade. sintomtica, epididimite e orquite, obstruco uretral e Em caso de tratamento antituberculoso, a abcesso renal teraputica com BCG-medac deve ser definitivamente interrompida. 5) Febre abaixo de 38,5 C de Tratamento sintomtico com paracetamol. durao inferior a 48 horas 6) Erupo cutnea, artralgias Interromper a teraputica com BCG-medac. ou artrite ou sndrome de Reiter Administrar frmacos anti-histamnicos ou antiinflamatrios no esterides. Caso no haja resposta, administrar isoniazida* durante 3 meses. Em caso de tratamento antituberculoso, a teraputica com BCG-medac deve ser definitivamente interrompida. Interromper definitivamente a teraputica com BCG-medac. Considerar a marcao de uma consulta com um especialista em doenas infecciosas.

7) Infeco/reaco sistmica ao BCG** sem sinais de choque sptico

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED Tratamento de sintomas, sinais e sndromes Sintomas, sinais e sndromes Tratamento ** ver definio de Administrar uma teraputica tripla com frmacos infeco/reaco sistmica ao antituberculosos* durante 6 meses. BCG 8) Infeco/reaco sistmica Interromper definitivamente a teraputica com ao BCG com sinais de choque BCG-medac. sptico Administrar imediatamente uma teraputica tripla antituberculosa* em combinao com corticosterides de aco rpida em dose elevada. Solicitar a opinio de um especialista em doenas infecciosas. * Ateno: As bactrias BCG so sensveis a todos os frmacos antituberculosos usados actualmente, excepto pirazinamida. Se for necessria uma teraputica antituberculosa tripla, a combinao geralmente recomendada a de isoniazida, rifampicina e etambutol. 4.9 Sobredosagem pouco provvel que surjam casos de sobredosagem uma vez que um frasco de BCG-medac corresponde a uma dose. No existem dados que indiquem que uma sobredosagem possa levar a quaisquer outros sintomas para alm dos efeitos indesejveis descritos. 5. PROPRIEDADES FARMACOLGICAS 5.1 Propriedades farmacodinmicas Grupo farmacoteraputico: 16.3 - Medicamentos Antineoplsicos e Imunomoduladores. Imunomoduladores Cdigo ATC: L03AX03 BCC-medac uma suspenso liofilizada de bactrias vivas do Bacilo de Calmette e Gurin derivadas do Mycobacterium bovis, estirpe RIVM. BCG-medac estimula o sistema imunitrio e tem actividade anti-tumoral. Existem estudos que sugerem que o BCG actua como um imunopotenciador inespecfico atravs, no de um s mecanismo de aco, mas de uma variedade de aces que envolvem clulas do sistema imunitrio. O BCG exerce um efeito estimulante no bao, estimula a funo macrofgica no bao e activa as clulas NK (natural killer). A instilao de BCG estimula o aumento dos granulcitos, moncitos/macrfagos e linfcitos T, indicando uma activao local do sistema imunitrio. As citocinas IL1, IL2, IL6 e TNF sofrem tambm um aumento. 5.2 Propriedades farmacocinticas

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED A maior parte dos bacilos excretada na urina nas primeiras horas aps a instilao. Ainda se desconhece se as micobactrias conseguem atravessar a parede urotelial ntegra. Foram notificados casos isolados nos quais bactrias do BCG persistiram nas vias urinrias durante mais de 16 meses (ver seco 4.4). 5.3 Dados de segurana pr-clnica A estirpe RIVM de BCG foi testada em vrios tipos de animais, quanto toxicidade, propriedades imunoestimulantes e actividade antitumoral. Doses elevadas de BCG causaram atraso no peso em murganhos, sendo tambm observadas perturbaes hepticas. A injeco intravenosa em coelhos mostrou ser pirognica. Instilaes repetidas em cobaias induziram reaces inflamatrias na parede da bexiga. As doses elevadas ocorreram leses granulomatosas no fgado e no pulmo como efeitos secundrios indesejveis. A aplicao intravesical em ces evidenciou leses mecnicas mnimas no urotlio, enquanto que no foram observados sinais de inflamao activa no estroma suburotelial. No foram efectuados estudos de mutagenicidade, carcinomutagenicidade ou sobre a funo reprodutora. 6. INFORMAES FARMACUTICAS 6.1 Lista dos excipientes P: poligelina, glucose anidra, polissorbato 80. Solvente: cloreto de sdio e gua para preparaes injectveis. 6.2 Incompatibilidades BCG-medac incompatvel com solues hipotnicas e hipertnicas. 6.3 Prazo de validade 2 anos ou 3 anos, quando o nmero de unidades viveis na libertao for maior que 5 x 108 ufc/frasco (unidades formadoras de colnias/frasco), em qualquer caso no superior a 4 anos a partir da data da colheita. O medicamento deve ser usado de imediato aps reconstituio. 6.4 Precaues especiais de conservao Conservar no frigorifico (2 C 8 C). No congelar. Conservar na embalagem de origem para proteger da luz. Condies de conservao do medicamento reconstitudo, ver seco 6.3. 6.5 Natureza e contedo do recipiente

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED P num frasco (vidro tipo I) com um fecho de borracha + 50 ml de solvente num saco (PVC) com uma pea conectora e um adaptador para cateter (adaptador cnico ou adaptador Luer-Lock) com/sem cateter - embalagem de 1, 3, 5 ou 6. possvel que no sejam comercializadas todas as apresentaes. 6.6 Precaues especiais de eliminao e manuseamento Instrues de utilizao e manuseamento Antes de ser utilizado, o medicamento tem que ser ressuspendido em condies asspticas com uma soluo estril de cloreto de sdio a 0,9 % (ver adiante). Agitar suavemente a suspenso com movimentos circulares antes da sua utilizao. Evitar o contacto de BCG-medac com a pele. Recomenda-se o uso de luvas. Partculas macroscpicas visveis no afectam a eficcia e a segurana do medicamento. As instrues de manuseamento seguintes so utilizadas para o sistema com um adaptador cnico ou do tipo Luer-Lock.

1. Abrir o saco de proteco sem remov-lo completamente. Desta forma a ponta do sistema de instilao protegida da contaminao at ao ltimo minuto.

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED

2. Remover as cpsulas de fecho do frasco e do sistema de instilao. Recolh-las num saco.

3. Premir firmemente o frasco de BCG-medac, mantendo-o vertical, sobre o adaptador do sistema de instilao. Rode o frasco 3 a 4 vezes nas duas direces.

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED

4. Quebrar abrindo o mecanismo no tubo do adaptador dobrando repetidas vezes nas duas direces. Deste modo estabelece-se a ligao. Segurar no tubo e no no frasco durante este procedimento.

5. Transferir o lquido para o frasco. Assegure-se de que o frasco no completamente cheio!

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED

6. Inverter o sistema combinado; bombear com o frasco no topo. Transferir o BCG reconstitudo para o sistema de instilao. No remover o frasco.

7. Manter o sistema de instilao na posio vertical. Remover completamente o saco de proteco. Unir o adaptador ao cateter. Abrir o mecanismo de fecho no tubo dobrando nas duas direces e instilar o frmaco. No fim da instilao, libertar o cateter por presso do ar. Manter o saco de solvente apertado e coloc-lo juntamente com o cateter no saco de recolha.

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED

Os produtos no utilizados ou os resduos devem ser eliminados de acordo com as exigncias locais. 7. TITULAR DA AUTORIZAO DE INTRODUO NO MERCADO medac Gesellschaft fr klinische Spezialprparate mbH Fehlandtstr. 3 D-20354 Hamburg Alemanha 8. NMERO(S) DA AUTORIZAO DE INTRODUO NO MERCADO Com adaptador cnico com ou sem cateter N de registo: 3839388- 1 Frasco para injectveis, 2 x 108 - 3 x 109 UFC RIVM BCG, Vidro tipo I + 1 Saco, 50 ml de solvente, PVC N de registo: 3839487- 3 Frascos para injectveis, 2 x 108 - 3 x 109 UFC RIVM BCG, Vidro tipo I + 3 Saco, 50 ml de solvente, PVC N de registo: 3839586- 5 Frascos para injectveis, 2 x 108 - 3 x 109 UFC RIVM BCG, Vidro tipo I + 5 Saco, 50 ml de solvente, PVC N de registo: 5240353- 6 Frascos para injectveis, 2 x 108 - 3 x 109 UFC RIVM BCG, Vidro tipo I + 6 Saco, 50 ml de solvente, PVC Com adaptador cnico ou adaptador Luer-Lock N de registo: 4328480 - 1 Frasco para injectveis, 2 x 108 - 3 x 109 UFC RIVM BCG, Vidro tipo I + 1 Saco, 50 ml de solvente, PVC N de registo: 5011382- 3 Frascos para injectveis, 2 x 108 - 3 x 109 UFC RIVM BCG, Vidro tipo I + 3 Saco, 50 ml de solvente, PVC

APROVADO EM 26-01-2011 INFARMED 9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAO/RENOVAO DA AUTORIZAO DE INTRODUO NO MERCADO Data da primeira autorizao: 08 Janeiro 2002 Data da ltima renovao: 31 Dezembro de 2009 10. DATA DA REVISO DO TEXTO

Potrebbero piacerti anche