Sei sulla pagina 1di 32

VARA DA INFNCIA E DA JUVENTUDE COMARCA DE JUIZ DE FORA - MG

Preparao Psicossocial e Jurdica de Pessoas Interessadas em Adoo

ADOO
A prtica da adoo bastante antiga > prtica social, atravessada pelas crenas, valores e padres de comportamento historicamente construdos No Brasil, a legislao sobre a adoo passou por diversas modificaes. A Constituio de 1988, em seu art. 227 dispe: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. A Lei n8.069/90 de 13 de julho de 1990 , Estatuto da Criana e do adolescente ECA - regulamenta o art. 227 da constituio Federal O ECA veio estabelecer que toda criana e todo adolescente tem o direito de ser criado e educado no seio de sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria (art. 19). Neste instrumento legal, surge o instituto da adoo, previsto no Ttulo I Subseo IV, Artigos 39 52.

Lei 12.010 de 03 de agosto de 2009 Apresenta Novas regras da adoo Art. 50 do ECA: A autoridade judiciria manter, em cada Comarca ou foro regional, um registro de crianas e adolescentes em condies de serem adotados e outro de pessoas interessadas na adoo. Acrescenta pargrafos, entre estes: 3 A inscrio de postulantes ser precedida de um perodo de preparao psicossocial e jurdica, orientado pela equipe tcnica da Justia da Infncia e da Juventude, preferencialmente com apoio dos tcnicos responsveis pela execuo da poltica municipal de garantia do direito convivncia familiar.

SERVIO SOCIAL:
1. 2.

Contextualizao do histrico do abandono Como as crianas e/ ou adolescentes chegam Vara: Acolhimento Familiar Acolhimento Institucional Prpria Famlia Adoo: Resposta ao abandono? Forma de filiao Critrios para a escolha da criana/ adolescente a ser adotado / Perfil das crianas: Mitos Adoo tardia / inter-racial / portadores de necessidades especiais / grupo de irmos Respeito histria da criana Procuradas e disponveis

3.

5.

Famlias e mes abandonadas / abandono Mito do amor materno Me doadora O que leva a me a doar Preparao dos requerentes ou pais adotivos / Critrios de Seleo de Pais adotivos Novos arranjos familiares Indicaes bibliogrficas

6.

7. 8.

1 Contextualizao do histrico do abandono


Ao pensarmos ou falarmos em adoo inevitvel que tambm se fale ou pense em abandono, pois as crianas encaminhadas adoo sofreram um abandono por parte de seus genitores ou familiares. Vrios autores, pesquisadores e historiadores mostram que a prtica do abandono de crianas era fato comum em nossa histria. Tal situao somente comeou a modificar-se a partir da Declarao Universal dos Direitos da Criana , datada de 1959. Marclio aponta trs fases da assistncia infncia desamparada no Brasil: Assistncia Caritativa (sculo XVIII): Caracterizada por prticas individuais, onde as pessoas recolhiam as crianas abandonadas / expostas e as criavam em suas casas.Surgem as primeiras instituies de amparo criana exposta no Brasil, sendo instaladas as Rodas de Expostos ou Roda dos Enjeitados.

Este mecanismo consistia de uma porta giratria, acoplada ao muro da instituio( Instalada nas Santas Casas de Misericordia), com uma gaveta onde as crianas enjeitadas eram depositadas em sigilo.

Filantrpica cientfica (sculo XIX): O governos e a sociedade criam instituies e as primeiras, mas ainda tmidas polticas pblicas. Condenao do antigo sistema da Roda dos Expostos. Contudo, estas ainda existiram no Brasil at o ano de 1950. Bem-Estar Social: O Estado chamado a assumir a assistncia infncia necessitada. Assim, surgem vrias leis direcionadas Infncia: 1924 Carta de direitos Universais da Criana, proclamada pela Liga das Naes Unidas. 1927 primeiro cdigo de Menores O instituto da adoo regulamentado, inicialmente no cdigo civil de 1916 e depois nos cdigos de Menores de 1927 e 1979;

em meados dos anos 60 foram criadas instituies totais de abrigo a partir do processo de abertura democrtica, iniciado no final dos anos 70 surgem denncias sobre as injustias cometidas contra crianas,. Passa-se a questionar o internamento de crianas e adolescentes pelo simples fato de pertencerem famlias de baixa renda. revogado o Cdigo de Menores, que se fundamentava na Doutrina da Situao Irregular.

Surge a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, que baseia-se na Doutrina da Proteo Integral, a partir do ECA, a institucionalizao em entidades de abrigo apresentado como uma das medidas protetivas a serem utilizadas, somente quando esgotadas todas as alternativas que busquem a garantia da convivncia familiar e comunitria.

o ECA aponta a Adoo como sendo uma medida efetiva de proteo

a Lei 12.010 de 03 de agosto de 2009 Apresenta Novas Regras da Adoo, apresenta nova nomenclatura: Art. 90 IV Acolhimento institucional (aqui o termo acolhimento institucional substitui a expresso abrigamento.

Art. 92 antes da alterao: As entidades que desenvolvam programas de abrigo devero adotar os seguintes princpios: - com a nova lei: As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional devero adotar os seguintes princpios: (grifo nosso) Art. 19 - 1 toda criana ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional ter sua situao reavaliada, no mximo, a cada 6 (seis meses), devendo a autoridade judiciria competente, com base em relatrio elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegrao familiar ou colocao em famlia substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art 28 desta Lei.

2 A permanncia da criana e do adolescente em programa de acolhimento institucional no se prolongar por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciria.

Art. 28 A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana e do adolescente, nos termos desta Lei. (grifo nosso) 1 Sempre que possvel, a criana ou adolescente, ser previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estgio de desenvolvimento e grau de compreenso sobre as implicaes da medida, e ter sua opinio devidamente considerada.

2 Como as crianas e / ou adolescentes chegam Vara: (Fernanda)

3- Adoo:

Resposta ao abandono? O instituto da adoo tem ganhado fora e visibilidade como sendo uma das alternativas de proteo previstas no ECA. A adoo no a soluo para o abandono, pois vivemos em um pas marcado por profundas desigualdades sociais, econmicas e culturais, responsveis pela situao de vulnerabilidade de muitas famlias, as quais passam por inmeras dificuldades para proteger e educar seus filhos. A soluo para tal situao demanda uma mudana no atual sistema poltico econmico. Pode-se apontar a adoo como uma alternativa de proteo criana e ao adolescente, prevista no ECA, quando verificada a impossibilidade de seu retorno para a famlia de origem ou extensa.

Forma de filiao A adoo se configura em uma forma de filiao, no baseada nos vnculos consangneos, mas fundada nos laos afetivos, de amor, no desejo de exercer, com responsabilidade os deveres decorrentes da maternidade e da paternidade. O art. 41 dispe: A adoo atribui condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, desligando-o de qualquer vnculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. O ECA dispe que A adoo irrevogvel. Assim, a motivao da adoo deve se fundar no desejo do exerccio da maternidade e paternidade, de receber uma criana e / ou adolescente enquanto filho (a).

4- Critrios para a escolha da criana a ser adotada / Perfil das crianas:


Mitos: Conforme o dicionrio Aurlio, mito significa: a representao de fatos ou personagens reais, exagerada pela imaginao popular, pela tradio, etc., ou ainda pela idia falsa, sem correspondente na realidade, imagem simplificada, no raro ilusria, elaborada ou aceita pelos grupos humanos e que representa significativo papel em seu comportamento. Tentativa da construo uma nova cultura de adoo: tm buscado desmistificar a idia muito presente em nossa cultura de que s as adoes de bebs recm-nascidos, saudveis e com caractersticas semelhantes s dos adotantes ou adotante tm chance de sucesso e de que s junto s famlias nucleares e tradicionalmente organizadas possvel o desenvolvimento saudvel e satisfatrio de crianas. Estas crenas so mitos.

Mitos mais comuns:


medo de adotar crianas mais velhas, pela dificuldade na educao; medo de adotar crianas de cor diferente da sua, pelo preconceito dos outros; medo de adotar crianas com problemas de sade pela incapacidade de lidar com a questo e pelas despesas altas que teriam; medo de adotar crianas institucionalizadas h maior tempo, pelos vcios que teriam contrado; medo dos pais biolgicos requererem criana de volta; medo da carga hereditriada criana, que poderia remeter ao comportamento de seus pais biolgicos, os quais desconhecem; afirmam que uma criana adotada certamente trar problemas; consideram que somente os laos de sangue so verdadeiros; vm a adoo apenas como um recurso para as pessoas que no podem ter filhos biolgicos;

pensam que, quando a criana no sabe que adotiva, ocorrem menos problemas, assim, deve-se adotar bebs, buscando imitar uma famlia biolgica; acham que a adoo pelo Judicirio burocrtica, assim devem recorrer s adoes brasileira; A primeira tentativa deve ser de permanncia da criana e / ou adolescente em sua famlia de origem ou extensa, contudo deve ser verificado o real interesse desta famlia. O que deve prevalecer o direito da criana e / ou adolescente de desenvolver-se em condies adequadas.

Adoo tardia / inter-raciais / portadores de necessidades especiais/ grupo de irmos


Uma nova cultura da adoo > as adoes necessrias: de crianas de mais idade, de adolescentes, as adoes inter-raciais, de crianas com necessidades especiais e de grupo de irmos. As adoes consideradas necessrias, so possveis, contudo apresentam caractersticas especiais que as diferem das adoes de bebs. Nas adoes tardias, a principal diferena que essas crianas ou adolescentes j possuem um passado.

Fases no perodo de adaptao da criana / adolescente tardiamente inseridos em uma famlia substituta:
1. momento: encantamento: a criana e ou adolescente est feliz de ter sido escolhida e sair da rua ou entidade de acolhimento institucional ; os pais esto apaixonados pelo acolhimento. 2. momento: o da raiva e da decepo, assinalado pela necessidade de marcar territrios. 3. momento: a criana / adolescente entende que encontrou uma famlia e se dispe a refazer pedaos de vida; comum que a criana apresente problemas de aprendizagem e comportamentos regressivos. 4. momento: do insight amoroso: a criana percebe que aqueles so seus pais (nem perfeitos, nem ideais, mas verdadeiros e presentes) e os pais percebem que aquela criana vai crescer, viver, tornar-se um adulto 5. momento: quando na adolescncia, o filho busca conhecer os pais biolgicos.

Respeito histria da criana: (Fernanda)

Procuradas / disponveis
Embora a grande maioria dos casais adotem como critrio bsico a idade da criana, preferindo sempre recm-nascidas, brancas e saudveis, importante e urgente iniciar uma discusso que leve conscientizao sobre a situao de milhares de crianas que, estando com idade superior a dois anos, esto praticamente condenadas a viver em entidades de acolhimento institucional, devido ausncia de casais ou pessoas interessadas em adotlas.

O MENINO QUE MORA DO OUTRO LADO DA RUA OU LAMENTO DE UMA CRIANA INSTITUCIONALIZADA.* Ldia e Marcos Weber, In: Weber, 1999

Para voc menino, que mora na frente do internato, tem casa, flores e jardim Para mim, que vivo dentro da instituio, s tem um corredor sem fim Vo acordado com um beijo suave no rosto Eu acordo com o som estridente da campanhia do posto Para voc tem leite, yorgute e margarina Para mim tem caf e po amanhecido na cantina Depois do caf voc brinca com seu irmo Eu pego o balde e a vassoura para limpar o cho Vo tem um quarto com videogame e computador em rede Eu fico no quintal olhando as manchas da parede Para voc, sua me serve o almoco com bife, arroz e feijo E eu, fico todos os dias na fila do bandeijo No domingo sua me escolhe uma roupa especial Aqui no internato nada de ningum, tudo sempre igual

Vo deita em seu quarto quando est cansaddo Eu fico sentado na escada porque meu quarto tem cadeado O teu pai quando sai e quando volta, sempre te abraa Eu sempre invento partidas e chegaddas, mas a tristeza no passa Se voc chora noite sua me vem para te afagar Se eu tenho pesadelo, s tenho o travesseiro para abraar Para voc tem dia das mes e dos pais sempre com festa Para mim s uma grande ausncia que resta Sua famlia leva voc escola, jud e para passear A minha famlia, h trs anos no vem me visitar Vo tem uma bela rotina de uma famlia em ao Eu no tenho ningum, sou filho da solido O seu maior desejo o novo brinquedo da televiso O meu maior sonho ter uma famlia do corao

DADOS ESTATSTICOS:
Perfil das crianas e adolescente que vivem nos abrigos: - sexo masculino: 58,5% - afrodescendentes: 63% - idade entre 07 e 15 anos: 61,3% Existncia de vnculos familiares - rfos: 5% - tm famlias: 86,7% - mantm vnculos com os familiares: 58,7% Principais motivos para o abrigamento - pobreza das famlia: 24,2% - abandono: 18,9% - violncia domstica: 11,7% - dependncia qumica dos pais ou responsveis: 11,4% - vivncia de rua: 11,7% - orfandade: 5,2%

Possibilidade de encaminhamento para famlia substituta - crianas e/ou adolescentes em condies de serem encaminhados para adoo: 10,7% - somente 54% dos abrigados tinham processo judicial - a outra metade estava nas instituies sem conhecimento do judicirio, pois: 11,1% foram encaminhados pelas prprias famlias; 5,5% encaminhados pela polcia, dentre outras instituies que no teriam tal prerrogativa. Os dados estatsticos aqui apresentados tm como fonte o Levantamento Nacional de Abrigos para Crianas e Adolescentes da Rede SAC, do Ministrio do Desenvolvimento Social, realizado pelo IPEA/CONANDA, no ano de 2003.

5 Famlias e mes abandonadas / abandono (Fernanda)


Mito do amor materno Me doadora O que leva a me a doar

6 A preparao dos requerentes ou pais adotivos / Critrios de seleo de pais adotivos


A preparao para adoo um fator fundamental: poder evitar ou atenuar possveis problemas e dificuldades.

A preparao : presente nos diferentes estgios da adoo; deve incluir informao quanto aos procedimentos / exigncias legais; quanto ao histrico scio-familiar das crianas juridicamente disponveis para adoo e / ou quanto a situao especfica de cada criana a ser adotada

A preparao pode acontecer: Grupos de Apoio Adoo Processo de habilitao dos pretendentes adoo requeridos junto s Varas da Infncia e da Juventude.

Processo de habilitao:
no deve restringir-se a uma avaliao quanto as condies e motivaes das pessoas interessadas na adoo; deve tambm ser utilizado como um espao de preparao, de reflexo acerca da motivao inicial, podendo conduzir at a uma reformulao destas pelos requerentes. A lei 12.010, que trata das novas regras para Adoo, acrescenta no art. 50 do ECA, o seguinte pargrafo: 4 Sempre que possvel e recomendvel, a preparao referida no 3 deste artigo incluir o contato com crianas e adolescentes em acolhimento familiar ou institucional em condies de serem adotados, a ser realizado sob a orientao, superviso e avaliao da equipe tcnica da Justia da Infncia e da Juventude, com apoio dos tcnicos responsveis pelo programa de acolhimento e pela execuo da poltica municipal de garantia do direito convivncia familiar. Os processos de habilitao para adoo: devem buscar abordar os aspectos sociais e psicolgicos da adoo.

Em relao aos aspectos sociais deve-se buscar abordar: a questo dos mitos e preconceitos do meio social no tocante filiao adotiva. Aborda-se tambm o contexto scio-familiar dos requerentes ou requerente se casal, verificar a estabilidade da relao; a vida social (relaes estabelecidas com o mundo exterior, atividades religiosas, comunitrias, vizinhos, relaes de trabalho, capacidade de recorrer aos recursos comunitrios, se necessrio, etc.); dinmica familiar: relao parental; conhecimento dos familiares sobre o projeto da adoo; expectativas familiares em relao adoo; caso os requerentes ou requerente tenha filhos, a posio destes em relao adoo; caractersticas da criana pretendida

Quanto aos aspectos psicolgicos busca-se abordar a motivao para adoo, o entendimento dos requerentes quanto o exerccio do papel paterno / materno e a efetiva disponibilidade interna para esta medida. Concluindo, consideramos que a preparao adequada para adoo deve incluir:
entrevista inicial para esclarecimento quanto aos aspectos/procedimentos legais da adoo; estudo scio-familiar e psicolgico do casal ou pessoa interessada; orientao psicolgica; indicao de leitura pertinente ao tema

7 Novos arranjos familiares (Fernanda)

8 Indicaes Bibliogrficas:
- Santos, L. Adoo no Brasil: desvendando mitos e preconceitos. In: Servio Social e Sociedade. So Paulo, Cortez, 1997 (54): 158:172 ________, L. Adoo ou Abrigos do tipo ideal? In: Servio Social e Sociedade. So Paulo, Cortez, 2000 (63): 76:93 ________, L. Manistesto por uma nova cultura da adoo. Pgina brasileira da adoo: HTTP://www.com.br/pba/index.htm - Weber, L.N. D.Laos de ternura: pesquisas e histrias de adoo - 2 Ed. Curitiba, Juru, 1999. _______, L.N.D. Pais e filhos por Adoo no Brasil: Caracteristicas, Expectativas e Sentimentos. 2 Ed. Curitiba: Juru, 2001 - Freire, F. Abandono e adoo. Curitiba: Vicentina, 2001 - Vargas, M.M. Da famlia sonhada famlia possvel. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1998. ________,M.M. Adoo Tardia. So Paulo: Casa do psiclogo, 1998 - Motta, M.A.P. Mes abandonadas: a entrega de um filho em adoo. So Paulo, Cortez, 2001.

Potrebbero piacerti anche