Sei sulla pagina 1di 4

I

Os seres vivos estabelecem relaes com o meio que os rodeia.

1. Coloca os seguintes nveis de organizao dos seres vivos por ordem crescente de complexidade.

A - Ecossistema

B - Populao

C - Indivduo

D - Comunidade

!.!. Diz o "ue entendes por populao.

2. #e$ere o "ue so factores abiticos.

3. Identi$ica os factores abiticos respons%veis por cada uma das situa&es descritas de A a D. A ' A (or(oleta nocturna australiana) por no suportar o t*rrido +ero) voa at, aos Alpes australianos) onde entra em estado de vida latente) sendo sustentada por reservas de gordura "ue acumulou anteriormente. B ' Certos cactos t-m um caule em $orma de pregas "ue se a(rem "uando .% no meio %gua disponvel para a(sorver. C ' /uitos insectos morrem no Inverno. D ' As pe"uenas $ormigas do deserto de 0a.ara vivem em nin.os de(aixo do solo para $ugirem das zonas mais secas. ABCD1.!. Identi$ica os dois comportamentos mani$estados pela borboleta nocturna australiana. 4. 2(serva a $igura seguinte "ue traduz o comportamento de ga$an.otos relativamente 3 aco de um determinado $actor a(i*tico. 4.!. 5ual o factor abitico em estudo6

4.7. Em "ue condi&es os ga$an.otos esto em maior nmero6

4.1. Para "ue valores) do $actor em estudo) os ga$an.otos desaparecem6

4.4. Em "ue climas , mais prov%vel encontrar ga$an.otos6

5. Com o o(8ectivo de investigar o comportamento das (aratas $oi realizada a seguinte experi-ncia. Colocaram-se !79 (aratas numa caixa dividida em tr-s compartimentos) com passagem entre eles) tal como mostra a $igura.

2 gr%$ico ao lado regista o resultado desta experi-ncia "ue durou !9 .oras.

:.!. Indica a percentagem de (aratas "ue prefere a obscuridade ;escurido<. :.7. #e$ere o factor "ue in$luenciou o comportamento das (aratas. :.1. 5ue concluso se pode tirar desta experi-ncia6

6. Os musgos e os fetos so considerados exemplos de plantas umbrfilas. =.!. Diz o "ue entendes por plantas umbrfilas.

=.7. #e$ere o factor abitico "ue permite classi$icar os musgos e os $etos como plantas um(r*$ilas. II
Todos os seres vivos estabelecem relaes biticas entre si.

1. Explica o "ue so rela&es (i*ticas inter-especficas e intra-especficas.

!.!. D% um e emplo de cada um dos tipos de rela&es re$eridos na "uesto anterior.

2. Completa o "uadro seguinte) su(stituindo os n>meros pelos sm(olos?termos ade"uados.

!"#$%I!" (

. . . . 6
!7143.

. 2 / 4 0

&!'()*!" !+,&! (" !"#$%I!" ( ! 1 0im(iose 3 Predao 5 Parasitismo :=@-

2s seres vivos possuem t,cnicas de dis$arce "ue utilizam para se de$enderem dos seus predadores ou para poderem atacar as suas presas.

1.!. Identi$ica as v%rias t1cnicas de disfarce utilizadas pelos seres vivos nos exemplos "ue se seguem) preenc.endo os espaos correspondentes a cada a$irmao. a< A (or(oleta vice-rei imita a (or(oleta-monarca) mas no produz as mesmas toxinas. (< 2s camale&es so con.ecidos pela sua .a(ilidade em mudar de cor con$orme o am(iente em "ue se encontra. c< A r-$lec.a possui uma cor vermel.a "ue serve de aviso aos seus potenciais predadores "ue o seu veneno , t*xico. a< (< c<

4. Identi$ica a relao bitica em cada uma das $rases. 2ustifica as tuas respostas. A ' A dioneia , uma planta "ue captura pe"uenos insectos) "ue) ap*s serem digeridos) l.e $ornecem os nutrientes de "ue necessita. Designa-se) por isso) planta carnvora.

B ' 2 visco , uma planta "ue no possui cloro$ila e) por isso) para se alimentar $az penetrar as suas razes nos ramos das %rvores) sugando) desta maneira) o alimento "ue as %rvores $a(ricam.

C ' Am l"uen , uma associao entre uma alga e um $ungo) em "ue este aproveita mat,ria orgBnica produzida pela alga. A alga so(revive graas 3 %gua retida pelo $ungo.

D - 2 congro , um peixe "ue vive numa toca onde .a(itualmente se encontram camar&es "ue se alimentam dos restos alimentares deixados pelo peixe.

E - Entre as muitas t,nias "ue existem) .% as "ue vivem) em determinada altura do seu desenvolvimento) no interior do corpo do Comem) provocando-l.e doenas graves.

D - 2 gavio) uma das aves de rapina mais comum em Portugal) tem como alimento pre$erido os pardais.

E ' Em situao de completa $alta de alimento) por exemplo) os ratos podem comer seus pr*prios $il.otes.

C ' Ama colmeia pode alo8ar at, F9 mil a(el.as) onde existe uma rain.a) alguns zang&es e muitas oper%rias.

I ' 2s le&es muitas vezes competem entre si pela disputa de territ*rio.

BOM TRABALHO!!!

Potrebbero piacerti anche