Sei sulla pagina 1di 6

PROVA DE ELEMENTOS DE MQUINA II

Equipe: Aluno: Aluno: Aluno: Aluno: Aluno: Data de Entrega: 06/12/2013 at as 12:00 Prof. Ronaldo Moura Matricula: Matricula: Matrcula: Matrcula: Matrcula:

AVALIAO Questes: 60% nota (0,5 pontos cada). Projeto: 40% nota (4,0 pontos)
OBS:Caso existam equipes com resolues idnticas para as questes a pontuao referente s mesmas ser dividida pelo nmero de equipes com resolues idnticas.

QUESTES
CABOS DE AO
1. Um elevador de construo temporrio projetado para elevar homens e materiais a uma altura de 27m. A carga mxima estimada a ser erguida e de 22kN a uma velocidade que no superior a 0,60m/s. Baseado no dimetro mnimos para as polias, num fator de segurana mnimo, e numa acelerao de 1,2m/s2, determine o numero de cabos necessrio. Use cabos para guinchos padronizados de 1 pol. de dimetro, 6/19, de ao de mdia resistncia. 2. Baseado na flexo dos cabos em torno das polias, determine o fator de segurana real para o cabo do problema 2. Utilize da= d/13.

CORRENTES 3. Uma corrente de roletes N 60, dupla, usada para transmitir potncia entre uma roda (condutora) com 13 dentes que gira a 300 rpm e outra (conduzida) de 52 dentes. a) Qual a potncia nominal para este acionamento? b) Determinar a distncia entre centros, aproximadamente, se o comprimento da corrente igual a 82 vezes o passo. c) Qual o torque e a fora de flexo que agem sobre a rvore devidos corrente? 4. A corrente de roletes mostrada na figura uma corrente N120, dupla. A distncia entre centros, mostrada est expressa em nmeros de passos. A roda condutora de 11 dentes gira a 100 rpm e transmite 4kW roda de 21 dentes e 4 kW roda de 17 dentes. a) Calcule as tenses nas vrias partes da corrente; b) Determine as reaes na rvore.

CORREIAS / POLIAS 5. Em uma transmisso por correia existem duas polias de ferro fundido com 1200 mm de dimetro espaadas de 5m. A tenso devida trao na correia no deve ultrapassar 1720 kPa. Utilize f =0,30 e =9800 N/m3. Determine a largura de uma correia de couro de 9 mm de espessura para transmitir 56 kw a 350 rpm. 6. Uma correia de borracha, reforada, com seis camadas, tem uma largura de 200mm e transmite 50 kW com uma velocidade de 25 m/s. A correia tem massa de 2 kg/m de comprimento. utilizada em montagem cruzada para ligar a polia acionadora de 300mm de dimetro a outra acionada de 900mm de dimetro com um espaamento de 6m.

a) Calcule o comprimento da correia e os ngulos de abraamento. b) Baseando-se num coeficiente de atrito de 0,36, calcule as tenses nos ramos da correia.

EMBREAGENS / FREIOS 7. A figura mostra um freio tipo tambor com sapatas internas. O tambor tem dimetro interno de 300mm e as sapatas tm os pinos situados em um crculo com R=125mm. As sapatas tm largura de face de 40mm, ambas acionadas pela mesma fora F. O coeficiente de atrito de projeto 0,28 com uma presso mxima de 830 kPa.

a) Determine a fora de acionamento F b) Calcule a capacidade de torque c) Determine as reaes nos pinos de articulao 8. O freio, cujas dimenses esto indicadas na figura, tem um coeficiente de atrito de 0,30 e deve ter uma presso mxima de 1835kPa contra o material da guarnio.

a) Usando uma fora de acionamento de 1800N, determine a largura de face das sapatas. (Ambas com a mesma largura de face). b) Qual o torque que o freio pode suportar? 9. Uma embreagem de discos tem 4 pares de superfcies de atrito que entram em contato com 125mm de dimetro externo e 75mm de dimetro interno e coeficiente de atrito 0,10. a) Qual a fora de acionamento requerida para uma presso de 830kPa? b) Qual a especificao para o torque (utilize o mtodo de presso uniforme). 10. Uma embreagem cnica com guarnio de couro deve transmitir 135N.m de torque. O ngulo de cone 10, o dimetro mdio da superfcie de atrito 330mm, e a largura de face 50mm. Para um coeficiente de atrito de 0,25, determine a foa de operao e a presso, admitindo: a) Presso uniforme. b) Desgaste uniforme.

ENGRENAGENS 11. Um par de engrenagens helicoidais consiste de um pinho de 18 dentes movendo uma engrenagem de 32 dentes. O pinho tem hlice esquerda, com ngulo de hlice igual a 25. O ngulo de presso normal de 20 e o mdulo normal 3mm. a) Calcule os passos normal, transversal, axial e frontal de base. b) Calcule o mdulo frontal e ongulo de presso frontal. c) Calcule a salincia, a profundidade e os dimetros primitivos das duas engrenagens. 12. A engrenagem 2, na figura, tem 16 dentes, ngulo de presso frontal de 20, ngulo de hlice igual a 15 e passo diametral Pd = 8 dentes/pol. A engrenagem 2 move a engrenagem intermediria de 36 dentes na rvore b. A engrenagem movida na rvore c tem 28 dentes. Se a engrenagem motora gira com velocidade de 1720 rpm e transmite 7,5 HP, calcule as cargas e axiais em cada rvore.

PROJETO
Projetar um novo sistema de transporte de anodos verdes (*) para envia-los da fbrica de anodos verdes para os fornos de cozimento. O bloco de anodo feito de carbono e tem peso de aproximadamente 1100 kg e as seguintes dimenses: comprimento de 1480 mm, largura de 810 mm e altura mxima de 615mm. Justifique a escolha do sistema de transporte utilizado no projeto. (*) Anodo, um bloco de carbono feito de coque e piche que utilizado na produo de alumnio primrio. Anodo verde o anodo logo aps ser conformado, antes de ser cozido. Informaes necessrias. 1. A taxa de produode anodos verdes de 1 anodo a cada 2,5min. O excedente de produo retirado para estoque. necessrio prever esta retirada no projeto. 2. O forno de cozimento produz, em fluxo contnuo, (desconsiderando rejeitos) 360 anodos/dia (ciclo de 24h). 3. O transportador dever ter um comprimento suficiente para que o anodo verde passe no mnimo 1h em resfriamento (a primeira hora aps ser conformado). 4. A distncia entre a fbrica de anodo verde e o vo central dos fornos de cozimento (lugar onde o novo transportador deve unir-se ao transportador do forno de cozimento) de 300m. 5. Logo aps sem conformado. O anodo um bloco frgil devido a encontrarse a temperatura superior ao ponto de amolecimento do piche. NOTAS: Caso voc opte por um transportador areo, basta calcular detalhadamente o cabo de ao que ir sustentar a gndola que transportar o anodo. Itens como: o carro, a resistncia da gndola, dentre outros no precisaro ser dimensionados em detalhes. Leve em conta apenas as dimenses e a massa aproximada destes itens. Caso voc opte por transportadores de taliscas/rolos acionada por correntes, basta calcular detalhadamente o sistema de corrente. Itens como: especificao das taliscas/rolos no preciso ser detalhadas.Leve em conta apenas as dimenses e a massa aproximada destes itens.

Potrebbero piacerti anche