Sei sulla pagina 1di 16

ALCA: livre-comrcio ou mais dependncia

Jos Antnio Fialtio Alonso *

aproximao comerciai entre os pases ganiou grande impulso na ltima metade de sculo. A proliferao de acordos regionais de livre-comrcio tem sido uma alternativa instncia multilateral estabelecida na Organizao Mundial do Comrcio (OMC), substituta do GATT, criado em 1947. Apesar da orientao nitidamente multilateral, o regramento estabelecido pelo GATT deixou uma "janela" para as iniciativas regionais em seu artigo XXIV. Essa possibilidade permite que os pases-membros organizem reas de livre-comrcio ou unies aduaneiras entre si, bastando, para tanto, que essas iniciativas envolvam grande parte do comrcio entre eles.^

Na Amrica Latina, at a dcada de 90, diversas tentativas de integrao foram realizadas, com resultados medocres do ponto de vista comercial .^Todavia os anos 90 iriam testemunfiar experincias mais expressivas em termos de comrcio. Uma deu-se na Amrica do Sul, com o Mercado Comum do Sul (Mercosul) entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, estabelecido desde 1991 pelo Tratado de Assuno, apesar de, nos ltimos anos, o bloco vir enfrentando grandes dificuldades decorrentes dos prprios problemas macroeconmicos internos, em especial do Brasil e da Argentina. A outra ocorreu na Amrica do

* Economista, Tcnico e Presidente da FEE. O autor agradece a leitura atenta, as crticas e sugestes feitas pelos Economistas Teresintia Bello, lvaro Garcia e Raul Bastos. Os equvocos remanescentes so de responsabilidade exclusiva do autor. ' Dos 136 pases membros da OMC, somente quatro (Japo, Hong Kong, Macau e Monglia) ainda no participavam, em 2000, de nentium acordo regional. Havia, nesse ano, pelo menos 102 pactos regionais notificados OMC, alm de muitos outros que continuam a ser assinados ou negociados. Os novos acordos tendem a cair na esfera de influncia da Unio Europia (UE) ou dos EUA, ampliando o espectro de megablocos comerciais (GM, 2000, p. A-16). ^ O primeiro tratado foi o de Montevidu, que criou a Associao Latino-Americana de Livre Comrcio (ALALC). Em 1969, o Acordo de Cartagena institucionalizou o chamado Grupo Andino no interior da prpria ALALC. Ainda nos anos 60, foram estabelecidos o Mercado Comum Centro-Americano (1960), a Associao de Livre Comrcio do Caribe (CLARIFTA) (1968) e o Mercado Comum do Caribe Oriental (MCCO), que mais tarde se transformaria na Comunidade do Caribe (Caricom). Em 1980, o Tratado de Montevidu criou a Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) (Carvalho, Parente, 1999).

Norte, onde se procedeu a uma articulao semelhante com a criao do North America Free Trade Association (NAFTA). Em 1989, foi assinado um acordo de liberalizao comercial entre os Estados Unidos e o Canad. Cinco anos mais tarde, esse acordo veio a incluir o Mxico, cujo resultado foi o NAFTA, considerado o segundo maior bloco comercial do mundo, superado apenas pela Unio Europia. Uma nova iniciativa, no entanto, estaria por vir. Em 1994, na reunio de Cpula das Amricas, em Miami, foi proposta a criao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA). Segundo alguns autores, trata-se do mais ambicioso acordo comercial de que se tem notcia. Na verdade, a proposta abrange todos os pases das Amricas, exceto Cuba, atingindo, aproximadamente, 800 milhes de habitantes de 34 pases e um PIB em torno de US$ 13 trilhes. A proposta foi apresentada e vem sendo liderada pelos Estados Unidos. Trata-se, portanto, de um projeto norte-americano de longo alcance, que certamente afetar, pesadamente, tanto global quanto setorialmente, as economias latino-americanas, no s do ponto de vista econmico, mas tambm do ponto de vista social e poltico. Este artigo pretende reunir algumas idias relativas aos provveis efeitos do acordo proposto sobre o Brasil, bem como tentar desenhar qual seria a melhor estratgia para o Pas face s presses que este sofre no sentido de aderir, aodada e plenamente, proposta norte-americana tal como ela tem sido apresentada at o momento nas negociaes. Os impactos sobre o comrcio do Pas sero estudados tendo como base algumas simulaes realizadas por diversos estudiosos e instituies de pesquisa do Pas. Convm esclarecer que o autor considera o comrcio exterior uma das importantes fontes de desenvolvimento para qualquer pas, desde que seja operado tendo como finalidade o interesse da maioria da populao. Portanto, no h razes para imaginar qualquer tipo de viso ou postura autrquica com relao economia nacional.

Os principais condicionantes do acordo


A ALCA objetiva criar uma extensa rea, na qual mercadorias e servios tenham livre mobilidade, isto , livre circulao. A mobilidade plena deve ser alcanada ao longo de um certo tempo considerado suficiente para que os milhes de agentes realizem os seus ajustes nova realidade. No caso do continente americano, trata-se de realizar uma profunda adaptao de um cenrio caracterizado por flagrantes assimetrias, no s entre os espaos nacionais, mas tambm, e principalmente, entre regies subnacionais e unidades produtivas.

Apesar das dificuldades em avaliar com preciso os efeitos de um processo de integrao comercial entre espaos nacionais que tiveram formaes inistricas peculiares, possvel desenharem-se, genericamente, alguns dos movimentos que certamente ocorrero ao longo do processo de unificao desses mercados. Teoricamente, um processo de integrao comercial significa estabelecer o livre trnsito de mercadorias e servios, que ter, obrigatoriamente, desdobramentos sobre os diversos territrios considerados. O conjunto de naes que constituem as Amricas caracterizado por fortes disparidades. Um processo de integrao comercial que assegure o livre trnsito de bens e servios num cenrio dessa natureza provoca, pelo menos, trs tipos de efeitos que partem, em geral, das economias mais fortes para as menos desenvolvidas.^ O primeiro, o efeito "estmulo", que proporciona s atividades mais eficientes uma expanso face s novas dimenses do mercado, maiores aps a eliminao das barreiras. Na verdade, o mercado aumenta sim, mas no para todos, como acreditam alguns. A expanso, nesse caso, apropriada, na maior parte dos ramos, por produtores das naes mais ricas, que operam grandes escalas de produo com tecnologias de ponta e com poder financeiro para vencer num cenrio ampliado que a integrao proporciona. Essa deve ser a regra, havendo algum espao para excees. Um ou outro segmento, oriundo de naes mais pobres, poder crescer aproveitando nichos do mercado ampliado. Imaginar que a simples derrubada das barreiras comerciais representa chances iguais para todos e assegura uma elevao da eficincia em geral , no mnimo, uma ingenuidade. Na verdade, trata-se de uma postura fundamentalista, dogmtica, adotada por aqueles que professam as virtudes do Modelo de Concorrncia Perfeita. O segundo tipo de conseqijncia o efeito de "inibio" ou "bloqueio", exercido por agentes econmicos preexistentes localizados, em geral, nos pases centrais do bloco sobre os seus concorrentes efetivos ou potenciais dos pases da periferia regional. O bloqueio atinge a possibilidade de aparecimento de novas unidades ou a expanso das j existentes pelo estabelecimento de barreiras econmicas entrada^ tpicas de mercados oligopoiizados.

' Os efeitos avaliados a seguir constituem uma adaptao para o plano internacional das idias discutidas por Cano (1985, cap, V) sobre os efeitos econmicos da integrao dos diversos mercados (regies) formadores do mercado brasileiro. ' Essas barreiras podem se manifestar, dentre outras, pela presena de plantas com grandes economias de escala; plantas com grandes requisitos de capital, raramente disponvel na periferia; plantas planejadas para operar escala do mercado nacional (ou continental); plantas com aprecivel capacidade ociosa planejada (Cano, 1985, p. 192).

O acirramento da concorrncia proporcionado pela eliminao de barreiras alfandegrias gera, ainda, outro desdobramento, o efeito "destruio", pelo qual boa parte das unidades produtivas menos eficientes tende a ser eliminada do "banquete" da integrao regional. Na prtica, esses efeitos tendem a ocorrer tanto de forma isolada quanto combinada, tendo como resultado a operao de ajuste profundo em muitos segmentos das economias nacionais e regionais. As caractersticas mais visveis desse tipo de ajuste so a concentrao e a centralizao de capitais, que determinam a eliminao de milhares de produtores, em geral oriundos das regies mais pobres. Na raiz desses efeitos, esto presentes as histricas e acentuadas assimetrias entre as economias nacionais e regionais. O cenrio do continente americano apresenta urna hierarquia bem marcada entre o conjunto de pases que o constituem. Num primeiro plano, no topo da hierarquia, esto EUA e Canad. O Brasil, a Argentina, o Mxico e, talvez, o Chile representam um grupo intermedirio, enquanto os demais pases ocupam a escala mais baixa da hierarquia das Amricas.

Tabela 1 Tamanho relativo das principais economias 1995


{%)

PAISES Estados Unidos Brasil Canad Argentina Mxico Colmbia Venezuela Chile Outros TOTAL

POPULAO 34,9 21,1 3,9 4,6 12,2 4,9 2,9 1,9 13,6 100,0

PIB 76,2 7,6 6,2 3,1 2,7 0,8 0,8 0.7 1,9 1000

INDUSTRIA 72,7 9,6 7,6 3,3 2,9 0,8 0,7 0,8 1,6 100.0

FONTE- ARAJO JNIOR, J. T. (1998). Alca: riscos e oportunidades para o Brasil. OEA (Unidade de Comrcio). Disponvel em: httD://www.oaa.oro/defaultpt.htm. Acesso em: 3 s e t 2001.

As assimetrias, todavia, no so somente de corte econmico, elas existem tambm em outras reas das sociedades nacionais. Desigualdades profundas esto presentes quando so conaparados os aparelhos de Estado em cada pas. Organizaes estatais extremamente centralizadas so traos comuns nos pases mais atrasados, enquanto os pases mais desenvolvidos contam com burocracias de Estado muito mais qualificadas do ponto de vista tcnico, fato que confere a essas naes um poder de barganha e imposio de seus modelos de organizao irresistvelaosdemaisparceiros nas negociaes e na formao do bloco. Esses acentuados desnveis na constituio interna das organizaes estatais dos pases da ALCA ficam mais visveis quando se examina a estrutura legal que trata de temas como: medidas e metrologia, inspeo e teste de produtos, certificao e autorizao de produtos e sistemas de qualidade, etc. Enquanto os EUA e o Canad possuem sistemas de regras que regulam suas relaes no mbito internacional, a grande maioria ou no dispe desses mecanismos, ou trabalha com estruturas arcaicas que necessitam ser atualizadas. Com diferenciais to acentuados, a questo a ser respondida : quais sero os provveis impactos desse acordo sobre o comrcio externo do Pas? Quais os setores que sero afetados de forma mais forte, tanto positiva quanto negativamente? O passivo social do Pas ser elevado ou haver avanos nessa esfera? Em que medida a soberania nacional ser influenciada?

Provveis impactos da ALCA sobre a balana comercial


Desde a deciso de organizar a ALCA, estabeleceu-se um intenso debate sobre os benefcios e custos do projeto para o Brasil. Grande parte dos autores (Carvalho, Parente, 1999; Maciente, 2000; Pereira, 2000)* tem, pelo menos, uma posio em comum a respeito: a idia de que, em geral, a formao de

^ Carvalho e Parente (1999) e Maciente (2000) trabalharam com uma verso do Modelo de Equilbrio Parcial, esttico-comparativo, enquanto Pereira (2000) utilizou o Modelo Esttico de Equilbrio Geral (Global Trade Analysis Project). Mesmo reconhecendo as limitaes dos Modelos de Equilbrio, considera-se que seus resultados podem ser teis como indicadores indiretos dos efeitos da liberalizao do comrcio. Os pressupostos de concorrncia perfeita contidos nesses modelos permitem imaginar que os resultados tendem a ser mais desfavorveis do que os obtidos. Em nenhum dos trs estudos foram analisados os efeitos dinmicos de uma liberalizao comercial em acordos de integrao, tais como: variaes nos montantes dos fluxos de investimentos, ganhos de economias de escala, possveis alteraes nas preferncias dos consumidores e incorporao de novas tecnologias.

uma rea de comrcio, iivre de barreiras, tende a gerar uma eievao dos f iuxos comerciais entre as partes. A questo saber qual a direo e a intensidade dos novos fluxos de comrcio. Carvalho e Parente (1999) estimaram os impactos da ALCA sobre os fluxos comerciais brasileiros, com dados de 1996, considerando trs cenrios alternativos. Para os propsitos deste trabalho, destaca-se somente o Cenrio 1 ,^ que supe liberalizao total, isto , reduo de 100% nas pautas de todos os pases do bloco. A Tabela 2 mostra os resultados da simulao, destacando-se a situao brasileira frente ao Mercosul e com relao ao restante da ALCA.

Tabela 2 Sin-iulaes dos impactos da ALCA sobre as exportaes e as importaes brasileiras com reduo tarifria de 100% para todos os produtos EXPORTAES DISCRIMINAO Exportaes Antes da Integrao {US$ milhes) 7 039,9 14 034,7 21 074,6 ^^^.^^^ Integrao ,, (US$m,lhoes) -86,1 1 559,3 1 473,2 IMPORTAES DISCRIMINAO Importaes Antes da migrao (US$ milhes) 8 257,7 16 264,3 24 522,0 Variao % -1,2 11,1 7,0

Mercosul ALCA (exceto Mercosul) TOTAL

^'"'^|fJS?' (US$ milhes)


-248,4 4 592,6 4 344,2

TTT

. _ % -3,0 28,3 17,7

Mercosul ALCA (exceto Mercosul) TOTAL

FONTE: CARVALHO, A., PARENTE, A. (1999). Impactos comerciais da rea de Livre Comrcio das Amricas. Braslia. Disponvel em: http://www.ipea.qov.br. (Texto para Discusso). Tab. 17, p. 35; e tab. 13, p. 31. NOTA: Dados originais obtidos das Naes Unidas.

Os Cenrios 2 e 3 supem liberalizaes parciais, nas quais seriam mantidas intactas as tarifas para setores supostamente sensveis. Os resultados globais de exportaes e importaes revelaram a mesma tendncia do Cenrio 1 , diferindo apenas nos valores.

O fluxo de comrcio entre o Brasil e o resto do bloco elevar-se- em torno de 7% nas vendas e em 17,7% nas compras, o que significa um agravamento do dficit comercial do Pas, justamente num perodo em que o Pas mais necessitar de saldos positivos na balana comercial. Os efeitos sobre o comrcio do Brasil com o Mercosul sero negativos em todos os sentidos, dado que tanto as exportaes quanto as importaes experimentam reduo de 1,2% e 3,0% respectivamente. possvel deduzir-se que grande parte do aumento das import a e s e i t i t r n de US$ 4,6 bilhes da ALCA (exceto Mercosul) sero provenientes dos EUA, que representam 58,38% (1996) das exportaes do bloco, obviamente, o pas proponente e mais interessado na realizao desse acordo. possvel prever, nesse caso, o brutal ajuste a que ser submetida a economia brasileira e os efeitos negativos sobre a sua populao, caso o Pas venha a integrar a ALCA nas condies em que esto se desenvolvendo as negociaes. As simulaes realizadas por Maciente (2000), cujos resultados esto contidos na Tabela 3, apresentam efeitos globais semelhantes, isto , uma elevao das exportaes brasileiras de 6,37% e das importaes de 17,78%. Nesse estudo, Maciente trabalha com maior abertura dos dados, permitindo observar a posio do comrcio brasileiro frente a diversos recortes territoriais. As relaes comerciais com os parceiros do Mercosul sofreriam uma queda tanto nas exportaes quanto nas importaes brasileiras. Significa dizer, os ganhos alcanados ao longo de nove anos seriam absorvidos no interior da ALCA, predominantemente pelos produtores norte-americanos. As exportaes do Brasil para os EUA aumentariam somente 9,3%, enquanto a importaes cresceriam 29,4%. Com o Canad e os pases da ALADI (exceto o Mercosul), as mudanas indicam o mesmo movimento, embora com magnitude menor. Considerando-se apenas os valores em dlares, o Brasil somente apresenta aumento nas vendas superiores ao das compras quando comparado com os pases da Amrica Central e Caribe, justamente o conjunto de naes menos competitivas e que representam uma parcela nfima do comrcio do bloco (Tabela 3). Ficam evidentes, assim, as razes pelas quais o governo dos EUA tem tanta pressa em obter do Congresso a aprovao do Trade Promotion Authority (TPA) e, com isso, consumar rapidamente a ALCA, poderoso instrumento para aumentar a dominao do comrcio no hemisfrio. Um terceiro estudo foi coordenado pela Professora Lia Valls Pereira da FGV (2000), sob encomenda do Ministrio de Desenvolvimento da Indijstria e Comrcio, com a mesma finalidade, ou seja, avaliar os efeitos da ALCA sobre o comrcio externo brasileiro frente aos acordos Mercosul-Unio Europia e

ALCA.^ As informaes da Tabela 4 mostram um resumo dos resultados das simulaes sob quatro formas de agregao de setores.^ Em todos os casos, as variaes das exportaes so menores do que as variaes estimadas para as importaes.
Tabela 3 Impacto da ALCA sobre o comrcio externo do Brasil EXPORTAES DISCRIMINAO Exportaes Iniciais (US$ milhes FOB) 6 974,3 9 142,6 901,3 2 904,3 218,0 20 140,5 Efeitos da Integrao (US$ milhes) -171,3 854,3 85,8 493,1 20,4 1 282,3 IMPORTAES DISCRIMINAO Importaes Iniciais (US$ milhes CIF) 8 603,0 12 549,0 1 376,0 3 572,0 13,2 26 113,2 Efeitos da Integrao (US$ milties) -267,1 3 692,4 291,1 923,4 3,8 4 643,6 u^.io^s^ Variao -3,1 29,4 21,1 25,9 28,5 17,8 Variao % -2,5 9,3 9,5 17,0 9,4 6,4

Mercosul EUA Canad ALADI (exceto Mercosul),,., Amrica Central e Caribe .,, TOTAL

Mercosul EUA Canad ALADI (exceto Mercosul) .,, Amrica Central e Caribe , TOTAL ..

FONTE: MACIENTE, A. N. (2000), A formao da Alca e de um Acordo de Livre Comrcio entre o Mercosul e a Unio Europia: uma anlise comparada Dissertao, Universidade de So Paulo, So Paulo. NOTA: Dados originais obtidos da Secex,

Diferentemente dos estudos anteriores, este foi realizado com base no Modelo Esttico de Equilbrio Geral (Global Trade Analysis Project), Foram realizados nove exercidos de liberalizao a partir de quatro agregaes setoriais. Cada uma das quatro agregaes considera composies distintas de 10 setores a partir dos 50 setores discriminados no Modelo. " Duas agregaes reijnem os produtos industriais da pauta brasileira, destacando as indstrias tradicionais em um grupo e as intensivas em capital em outro. As outras duas agregaes privilegiam os produtos agricolas.

Tabela 4 Impacto da ALCA sobre a variao no volume das exportaes e importaes do Brasil
ARRFfiArFq A % DAS A % DAS

A^^I^^A^I^b Agregao 1 Agregao 2 Agregao 3 Agregao 4

EXPORTAES 5,60 6,01 6,75 6,75

IMPORTAES 7,95 9,11 8,52 8,52

FONTE: PEREIRA, Lia Valls, coord. (2000). Estudo sobre linhas estruturais da posio brasileira nos principais setores produtivos de interesse do Brasil, no mbito do exerccio de conformao da Alca e no mbito das negociaes do Mercosul com a Unio Europia. [Braslia] : Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, v. 1, Tab. 5 e 6, p. 42 e 37.

Portanto, os resultados muito semelinantes nos trs estudos demonstram claramente, em termos agregados, um aumento nos fluxos de comrcio entre o Brasil e a ALCA, todavia com flagrantes desvantagens na balana de comrcio do Pas, o que constitui um pssimo indicador para a economia brasileira. Alm disso, o comrcio construdo no Mercosul ser absorvido pelo conjunto maior, resultando em variao negativa para o Brasil em relao a esse bloco, tanto nas exportaes quanto nas importaes. H outros tipos de avaliao, que poderiam ser consideradas simulaes "no quantitativas", realizadas com dirigentes de empresas lderes de diversos segmentos da indstria, Esse tipo de avaliao envolve algum grau de impreciso em seus resultados, agravados principalmente pela ambigidade que tem presidido as manifestaes do empresariado em geral no Brasil. Todavia um indicativo que, associado a informaes de outros estudos setoriais, pode ser til para uma leitura exane dos efeitos da ALCA para a economia brasileira. O caderno de economia do jornal O Estado de So Paulo (Como..., 2001, p. B I ) publicou matria revelando "Como as empresas brasileiras encaram a ALCA". As informaes permitiram classificar os segmentos pesquisados em trs categorias. A primeira, denominada "os apressados", formada por aqueles segmentos que, no presente, j so competitivos, portanto, teoricamente aptos a enfrentar com sucesso a forte concorrncia que se estabelecer no bloco. Fazem parte desse seleto grupo os calados, os txteis e o suco de laranja. A eliminao das tarifas representa uma provvel expanso importante das exportaes de calados, dado que paga 35% para entrar no Mxico, 15% no Canad e de 8% a 17% nos EUA. Vale ressaltar, porm, que esse segmento foi um dos mais atingidos pelos efeitos da poltica econmica dos anos 90, a qual

exigiu um profundo ajuste estrutural que a fortaleceu e a tornou uma das indstrias mais competitivas do Pas. A contrapartida desse ajuste no setor caladista foi um alto custo econmico e social, representado pelo desaparecimento de centenas de produtores mdios e pequenos e de milfiares de postos de trabalho, jogando, assim, uma massa grande de trabalhadores na excluso ou no trabalho precrio. O setor txtil outro que tem pressa no funcionamento do Acordo. Essa a posio da Associao Brasileira da Indstria Txtil, que tem suas exportaes reguladas por cotas no mercado americano, que, segundo normas da OMC, devem acabar em 2004. Dessa data at o incio da ALCA (em 2005?), o setor ficar a descoberto, isto , sem as vantagens preferenciais, da a necessidade de zerar as tarifas, para continuar presente no mercado norte-americano. Os produtores de suco de laranja tambm tm pressa na eliminao das tarifas. Segundo a Abecitrus, uma tonelada do produto custa US$ 700; para exportar para os EUA, necessrio pagar US$ 418, o que eleva o preo final para US$ 1.118. Portanto, parece haver amplas possibilidades decrescimento do setor. Tem-se a lamentar apenas a excessiva dependncia do setor com relao ao mercado externo, dado que 98% da produo exportada. A segunda categoria relacionada com o enfoque das empresas brasileiras em relao ALCA formada por setores que adotam uma postura "cautelosa", isto , so competitivos, mas consideram que esse atributo no suficiente para assegurar o seu funcionamento no novo cenrio. Tal o caso, por exemplo, da siderurgia e das empresas moveleiras. O setor siderrgico, por exemplo, investiu US$ 14 bilhes nos ltimos seis anos em modernizao, mas teme no ter tratamento isonmico com os produtores americanos. Tem contra si a poltica americana "antidumping", que estabelece cotas para algumas categorias de produtos. A indstria de papel e celulose exporta, aproximadamente, a metade da sua produo, opera com tecnologia moderna, mas teme ser usada como moeda de troca nas negociaes da ALCA. O setor de mveis paga uma taxa de apenas 2 % para entrar no mercado dos EUA, enquanto relativamente protegido no Brasil, onde a tarifa de importao de 20%. Por essa razo, quer ficar fora das negociaes, at pelo menos 2016, quando pretende examinar como vo funcionar as regras de concorrncia. A terceira categoria, denominada "os assustados", envolve segmentos corno os eletroeletrnicos, os bens de capital, os qumicos e os frmacos, todos eles estratgicos em qualquer matriz industrial. O setor de eletroeletrnicos aspira ser includo na categoria dos produtos sensveis. Alguns produtos tm escala e competitividade internacional, enquanto outros tendem, at mesmo, a desaparecer. Estima-se um tempo de 15 a 20 anos para estarem preparados para atuar num ambiente de liberalizao ple-

I^

^^'^^^0

DE ECOfiO'!!,'E ESTATSTICA-FEE

Nuceo de Oocumentaco/Bhiiotena

na. Vale lembrar que, em 2000, o segmento de eletrnicos foi o que mais contribuiu para o dficit da balana comercial do Pas (saldo negativo de US$ 7 bilhes). A produo de bens de capital, por sua vez, pode perder a liderana do mercado latino-americano para os produtores norte-americanos. A insero competitiva desse setor na ALCA depende muito da harmonizao das normas tcnicas. J no segmento de produtos qumicos, estima-se em 20 anos o prazo d adaptao para o cenrio da ALCA, sendo que, para alguns produtos, so necessrios perodos de carncia. O Brasil um grande importador de produtos qumicos, fato que levou esse segmento a contribuir com US$ 6,6 bilhes para o dficit da balana comercial do Pas em 2000. A indstria qumica dos EUA 10 vezes maior do que a brasileira em termos de faturamento, o que, por si s, d uma idia do quo desigual ser a concorrncia se a ALCA for implementada com a prevalncia das posies norte-americanas at agora vigentes nas negociaes do Acordo. No caso dos frmacos, seus produtores esto menos preocupados com tarifas e mais com a questo regulatria. Nesse sentido, o que urge harmonizar as normas sanitrias e fitossanitrias, que sempre costuma ser uma discusso longa. Essas regras no esto reguladas nem no Mercosul, depois de 10 anos de negociaes. Atualmente, nesse segmento, apenas as empresas multinacionais exportam para os EUA, porque j chegam ao Brasil adaptadas s exigncias do mercado americano. As empresas nacionais esto fora desse circuito. Essas avaliaes, ainda que preliminares e de certa forma parciais, dado que no incluem os efeitos "dinmicos" da integrao, so suficientes para se imaginar as dificuldades que pases como o Brasil enfrentaro, como o caso da elevao do seu dficit comercial e dos efeitos negativos sobre o grau de vulnerabilidade externa do Pas. Em outras palavras, o Pas tornar-se- mais refm do que j do sistema financeiro internacional e dos interesses comerciais norte-americanos.

Consideraes finais
Alm dos efeitos comerciais adversos acima discutidos, deve-se refletir, com profundidade, sobre outros aspectos que envolvem as relaes internacionais no continente e as condies sob as quais se desenvolvem as negociaes da ALCA, que so potencializadoras das assimetrias no s comerciais, mas tambm polticas e culturais entre os pases envolvidos no projeto.

O primeiro aspecto, taivez o mais grave, refere-se pretenso dos EUA de inciuir nos 15% do intercmbio que podem ficar fora do acordo de livre-comrcio, segundo o artigo XXIV do GATT, "(...) todos ou quase todos os setores de interesse do Brasil no mercado americano: o 'antidumping' e as medidas compensatrias de subsdios contra o ao, os calados e outros produtos, os subsdios ou os crditos exportao agrcola, a eliminao das barreiras a suco de laranja, acar, tabaco, etc." (Ricpero, 2001, p. B2). Nesse caso, ficariam fora do Acordo justamente os produtos nos quais os produtores brasileiros so competitivos e os norte-americanos tm dificuldades concorrenciais. Ora, essa uma condio considerada inaceitvel por muitos analistas. A persistncia dessa imposio dos representantes dos EUA tem se constitudo em grandes dificuldades para o Brasil na mesa de negociaes, podendo at vir a tornar-se um fator impeditivo concretizao do acordo de integrao comercial. Um segundo aspecto relevante a ser considerado a descrena de que o governo dos EUA ventia a eliminar as barreiras no-tarifrias (sanitrias e fitossanitrias; subsdios agricultura e crditos s exportaes, etc). Enquanto adota uma postura ofensiva no sentido de estabelecer a rea de livre-comrcio, constri, na prtica, barreiras mais elevadas, demonstrando, no presente, uma velha e poderosa arma do desenvolvimento norte-americano: o protecionismo ou a defesa exclusiva dos seus interesses. A poltica agrcola nos EUA est calcada em um conjunto de programas de estmulos (subsdio puro) produo e outros que se destinam realizao dos grandes excedentes que so destinados ao mercado internacional (subsdios exportao).^ Esse conjunto de medidas tem elevado, substancialmente, a renda agrcola nos EUA. A relao pagamentos do governo/renda lquida agrcola, que era de 14,0% em 1996, passou para 17,3% em 1997, saltou para 27,7% em 1998 e para 47,5% em 1999, tendo alcanado 48,7% em 2000, portanto, quase a metade dos ganhos do setor. Todo esse apoio est assegurado pela atual lei agrcola, a Fair Act, que ter vigncia at 30.09.02. Convm lembrar que j se discute uma nova lei agrcola no Congresso americano, a Farm Bill, que aumenta o grau de interveno do governo na sustentao dos preos agrcolas. So novos mecanismos de

' o esquema de proteo dado por um intrincado conjunto de medidas, como o: Marketing Loss Assistance, o Loan Deficiency Payment, o Production Flexibility Contracts, o Oilseed Payment e o Agricultural Risk Protection Act. As exportaes contam com o Export Enhancement Program e o Export Credit Guarantee Program, alm de vrios tipos de Food Aids Program (Jank, Nassar, 2001, p. A-3). Trata-se de munio desproporcional, quando comparada com a que dispe a agricultura dos demais paises das Amricas.

apoio aos agricultores, como o Pagamentos Contra-cclicos, baseado no preo-alvo (Counter-Cyclical Payment on Target Price), e o Programa de Pagamento Direto aos Agricultores (Agricultural Market Transition Act) (GM, 2001, p. B-16). Segundo o Professor Marcos Jank da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), atualmente estudando a agricultura dos EUA na Georgetown University, se a nova lei for aprovada,"(...) vai gerar elevados excedentes no mercado internacional, o que significa um desastre para os pases produtores de cereais oleaginosas como 0 8 Como confiar num pas que prope a prtica do "livre-comrcio" aos pases do continente americano ao mesmo tempo em que eleva suas barreiras comerciais (no-tarifrias), aumentando o grau de protecionismo que caracteriza sua economia? Finalmente, outro aspecto que deve ser levado em conta nas reflexes sobre a formao da ALCA relativo questo da factibilidade e dos benefcios do livre-comrcio. Sobre essa questo h resistncias, mesmo dentro dos EUA e do Canad. A poderosa Central de Trabalhadores (AFL-CIQ) dos EUA, atravs de sua Diretora de Economia Internacional, Economista Thea Lee, afirma que "livre-comrcio no existe","(...) o debate sobre a ALCA apenas o debate para se criarem novas regras que vo estabelecer novas formas de proteo. Nigum quer liberar coisa alguma" (Thea..., 2001, p. A-20). Para Mike Davis, historiador norte-americano "(...) todo o continente corre srio risco de se tornar uma grande 'Ia frontera', referindo-se regio que divide EUA e Mxico e que famosa por concentrar multinacionais que exploram a mo-de-obra subassalariada dos imigrantes latinos. Isso uma verdadeira utopia para o 'capital'. (...) O livre mercado somente reduz barreiras em benefcio da mobilidade do capital, da poluio, das drogas e da violncia. Q livre mercado de fato cria mais obstculos para o trabalho e culturas ditas marginais. Como outros progressitas americanos, creio mais na 'bolivarizao' a partir do sul do continente americano do que na 'disneyficao' a partir do norte" (Fronteira..., 2001, p. 10-11). A reflexo sobre a ALCA deve considerar tambm as posies dos movimentos sociais, principalmente os mais representativos. nos pases centrais (EUA e Canad) que eles so mais atuantes, talvez por j terem vivido a experincia do NAFTA durante uma dcada. Um dos movimentos mais notveis o desenvolvido pelo Council of Canadians, ONG dirigida por Maude Barlow, que tem uma posio contrria a esse tipo de integrao comercial: "(...) so as corporaes canadenses e norte-americanas que vo ganhar com a ALCA. As pessoas comuns dos dois pases foram muito prejudicadas por esses acordos. No Canad, tivemos o maior aumento da taxa de pobreza infantil em todo o mundo industrializado

desde que comeamos a entrar em acordos de livre-comrcio. A economia cresceu, mas toda a riqueza ficou concentrada num pequeno grupo. Passamos a ter pessoas dormindo nas ruas e crianas passando fome" (Para..., 2001, p. A-14). Em outro texto, Barlow (2001, p. 25-26) conclui: "De acordo com a proposta da ALCA, todos os programas sociais, regulamentos ambientais e recursos naturais esto em perigo. (...) Isto no significa que os cidados das Amricas se oponham s normas que predominam nos vnculos comerciais e econmicos entre nossos pases, desde que se fundamentem em um conjunto diferente de suposies fundamentais, como a Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas, em normas ambientais slidas (...)". Diante de tantos aspectos adversos para o Brasil, cabe refletir se vale a pena para o Pas fazer parte do acordo nas condies em que vm sendo desenvolvidas as negociaes. Nesse sentido, impe-se uma redefinio da estratgia do Pas para o setor externo, levando em conta os demais blocos econmicos (Unio Europia, sia, e t c ) . Apesar de todas as dificuldades recentes com o Mercosul, deve haver o mximo empenho do Governo brasileiro com o objetivo de que o bloco retome, pelo menos, o vigor comercial dos primeiros anos e unifique posies com relao ao resto da Amrica Latina e aos grandes blocos econmicos. Essa estratgia no exclui outra postura possvel, de carter extremo, mas necessria, face intransigncia dos EUA nas negociaes: a da auto-excluso do Brasil do acordo da ALCA no final das negociaes. Antes, porm, o Pas deve envidar todos os seus esforos no sentido de convencer os norte-americanos de que um acordo dessa magnitude e complexidade exige dos parceiros mais poderosos redobrada disposio para a cooperao e, at mesmo, a renncia de muitas de suas prticas de comrcio a fim de construir a convergncia de interesses de pases to desiguais como os do continente americano. A postura de auto-excluso isolada do Pas ao final das negociaes obviamente no inviabiliza a ALCA, mas certamente a compromete seriamente, dado que tudo leva a crer que o alvo da cobia maior no cenrio americano, neste momento, a franquia total do mercado brasileiro. A auto-excluso no condena o Brasil ao isolamento (Schwartz, 2 0 0 1 , p. B2) comercial, e essa a concluso de diversos autores. Sobre essa questo, Ricupero (2001, p. B2) diz: "Os que agitam o espectro do isolamento e da deduzem ser a ALCA irrecusvel recorrem, no fundo, estratgia do terror, quase sempre inspirada em hipteses catastrficas exageradas. Ao dizer 'no', seramos condenados a perder o acesso ao mercado dos EUA e ao

dos vizinhos (...) Ingressar ou no na ALCA envolve, como toda a negociao comercial, um 'trade-off', isto , perde-se algo, mas ganha-se alguma coisa em troca. Se no fim o interesse nacional nos aconselhar a dizer no, obviamente no nos beneficiaremos das preferncias criadas entre os membros, mas tampouco seremos obrigados a fazer as concesses que os outros tiveram de amargar. Ficar de fora no significa que deixaremos de poder comerciar com os de dentro. O Brasil, os EUA e os asiticos no pertencem UE, da mesma forma que a Sua e a Noruega. O que no impede todos esses pases de manter importante comrcio com Bruxelas". Posio semelhante tem sido a do Embaixador do Brasil nos EUA, Rubens Barbosa, que prope que o pas Exera a posio de lder regional para influir na formao do bloco comercial. Alm disso, ele considera que a ALCA no inevitvel, como muitos imaginam. Segundo o Embaixador, necessrio discutir melhor um dos pontos importantes da poltica externa brasileira: o multlateralismo. Boa parte do poder de barganha do Pas na ALCA est justamente na importncia da economia brasileira no cenrio regional das Amricas. Portanto, postar-se fora da ALCA, pelo menos por algum tempo, no uma alternativa absurda, nem invivel, e sim uma possibilidade que deve ser pensada com serenidade e lucidez, na defesa do interesse do Pas. Essa postura em nenhuma hiptese significa negar as virtudes da integrao entre os povos. No significa negar as vantagens do comrcio internacional como fonte de crescimento econmico. Finalmente, tambm no significa qualquer sectarismo com relao s relaes de comrcio com os EUA. Ao contrrio, trata-se do maior mercado do planeta que interessa ao Brasil. Trata-se de estabelecer relaes mais equilibradas no concerto das naes americanas. Afinal, o Brasil tem um peso poltico e econmico significativo no hemisfrio, o que lhe confere um poder de barganha maior do que imagina uma boa parte do esfaMs/7menf brasileiro.

Bibliografia
ALCA no inevitvel, diz embaixador (2001). Gazeta Mercantil, So Paulo, 23 ago., p. A-4. ARAJO JNIOR, J. T. (1998). Alca: riscos e oportunidades para o Brasil. OEA (Unidade de Comrcio). Disponvel em: http://www.oas.org/defaultpt.htm. Acesso em: 3 set. 2001. BARLOW, M. (2001). A rea de livre comrcio das Amricas e a ameaa aos programas sociais sustentabilidade ambientai e justia social nas Amricas. The Council of Canadians. Diponvelem: http://www.canadian.orq./.

CAMPOS, H. (2001). O contra-senso de Washington. Folha de So Paulo, So Paulo, 22 jul.,p. A-6. CANO, W. (1985). Desequilbrios regionais e concentrao industrial no Brasil: 1930-1970. Campinas: UNICAMP; Global Editora. CARVALHO, A., PARENTE, A. (1999). Impactos comerciais da rea de Livre Comrcio das Amricas. Braslia. Disponvel em: http://www.ipea.gov.br. (Texto para Discusso). COMO as empresas brasileiras encaram a Alca (2001). Estado de So Paulo, So Paulo, 16 abr. Caderno de Economia, p. B I . FRONTEIRA do capital (2001). Folha de So Paulo, So Paulo, 20 maio. Caderno Mais, p. 10-11. GAZETA MERCANTIL (2000). So Paulo, 1 6 , 1 7 , 1 8 jun., p. A-16. GAZETA MERCANTIL (2001). So Paulo, 2 7 , 2 8 , 2 9 jul., p. B-16. JANK, M. S., NASSAR, A. M. (2001). Sementes da discrdia nas negociaes da Alca. Gazeta Mercantil, 19 abr., p. A-3. MACIENTE, A. N. (2000). A formao da Alca e de um Acordo de Livre Comrcio entre o Mercosul e a Unio Europia: uma anlise comparada. Dissertao. Universidade de So Paulo, So Paulo. PARA ativista, Alca neocolonialismo (2001). Folha de So Paulo, So Paulo, 22 abr, p. A-14. PEREIRA, Lia Valls, coord. (2000). Estudo sobre linhas estruturais da posio brasileira nos principais setores produtivos de interesse do Brasil, no mbito do exerccio de conformao da Alca e no mbito das negociaes do Mercosul com a Unio Europia. [Braslia]: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, v. 1. RICPERO, R. (2001). Equilibrando o jogo. Folha de So Paulo, So Paulo, 15 abr., p. B2. RICPERO, R. (2001). Pensando o impensvel. Folha de So Paulo, So Paulo, 18 mar., p. B2. SCHWARTZ, G. (2001). Recusar a Alca no condena Brasil ao isolamento. Folha de So Paulo, 8 abr., p. B2. THEA Lee, a voz anti-Alca da poderosa AFL-CIO (2001). Gazeta Mercantil, So Paulo, 5 abr., p. A-20.

Potrebbero piacerti anche