Sei sulla pagina 1di 3

10 dicas da cincia para criar filhos felizes

A misso de criar filhos nunca foi considerada fcil, mas h vrias maneiras de orientar pais de primeira viagem. O site LiveScience elencou dez dicas teis que os pesquisadores do para educar crianas bem ajustadas. Confira:

10 BRINQUE DESDE MUITO CEDO


Uma criana precisa de pais que possam representar uma companhia divertida nas horas alegres. Por essa razo, os cientistas destacam o papel fundamental das brincadeiras na vida entre pais e filhos desde a tenra infncia. Brincadeiras agregam criatividade e sade psicolgica aos pequenos.

9 SEJA POSITIVO
A agressividade infantil est diretamente relacionada ao clima emocional que a criana encontra em casa. E filhos que tiveram histrico de agressividade at os 5 anos de idade tendem a carregar essa caracterstica adiante na vida. Dessa maneira, importante evitar atitudes negativas na presena das crianas

8 ESTIMULE A AUTOCOMPAIXO
Uma criana no deve ser incentivada a reprimir seus pensamentos e sentimentos. Um filho saudvel aquele que sabe entender a si mesmo, nos erros e acertos, e os pais tm um papel crucial nesse sentido, com palavras e exemplos.

7 OFEREA LIBERDADE
primordial deixar os filhos sarem pouco a pouco das asas dos pais. Impedir que os filhos vivenciem determinadas situaes no apenas atrasa a experincia das crianas, mas tambm origina problemas como ansiedade, individualismo e um fechamento natural a novas experincias. Se voc o tipo de pai que questiona os professores a cada nota ruim do filho na escola, hora de repensar alguns conceitos.

6 CONSERVE SEU CASAMENTO

Um dos maiores trunfos de educao dos filhos no est na sua relao direta com eles, mas sim entre voc e seu cnjuge: um casamento estvel aumenta as chances de segurana emocional dos pequenos. Pesquisas apontam que os problemas de insnia em crianas esto relacionados a casamentos desequilibrados, em que os filhos so forados a escutar brigas no quarto ao lado quando precisam pegar no sono.

5 VIGIE SUA SADE MENTAL


Nenhuma criana consegue ser 100% estvel mentalmente se seus prprios pais tiverem problemas nesse sentido. Mes deprimidas, por exemplo, contribuem para aumento do estresse desde a primeira infncia. Esta situao se agrava porque trata-se de um perodo muito exigente, em que a me precisa atender a incontveis chamados e choradeiras do beb.

4 BOM RELACIONAMENTO ENTRE MES E GAROTOS


Pode parecer novidade, j que a figura paterna sempre foi vista com mais importncia nesse caso, mas os filhos meninos so os que mais precisam de uma presena feminina em casa. Estudos recentes apontam uma ligao estreita entre a boa relao me e filho, at a adolescncia, com o sucesso das relaes amorosas do rapaz anos depois.

3 PERMITA A ARGUMENTAO
claro que voc no deve deixar seu filho sempre dizer aquilo que pensa a qualquer hora, mas um pouquinho de desrespeito algo saudvel. Pais que sufocam completamente a argumentao das crianas durante uma discusso ajudam a criar adolescentes que no sabem lidar com situaes de oposio. necessrio haver dilogo.

2 NO FORCE A PERFEIO
A figura clssica de filhos reprimidos por no serem exatamente os melhores, em determinado assunto, algo muito nocivo. Ningum perfeito e as crianas no podem sofrer em demasia por estarem aqum das expectativas. A melhora das habilidades do seu filho devem acontecer atravs de incentivo, no de presso.

1 CONHEA SEUS FILHOS

Uma boa educao baseada em um conhecimento profundo. Quanto mais tempo passamos com os filhos, mais aprendemos com eles e a respeito deles. Esta dica serve para guiar seu trabalho nas outras nove: saber a personalidade, perfil emocional e caractersticas de seu filho ajuda a guiar o trabalho de educar em todas as situaes.

Potrebbero piacerti anche