Sei sulla pagina 1di 11

Reciclagem de Metal

Reciclagem de metal, metal reciclvel, importncia, tipos de metais reciclveis, coleta seletiva, ao, ferro, alumnio

Reciclagem de metal: bom retorno financeiro e uma atitude em prol do meio ambiente

Introduo O metal um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-adia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metlicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do metal reciclado. O metal reciclado tem praticamente todas as caractersticas do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas caractersticas e qualidade. O alumnio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O ao aps ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peas automotivas, por exemplo. Importncia A reciclagem do metal de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem. Coleta seletiva Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal a separao e coleta seletiva do metal. Nas empresas,

residncias e outros locais existem espaos destinados ao descarte de metal. Separao no processo de reciclagem Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos so separados por tipos e caractersticas. Desta forma, alumnio, cobre, ao e ferro passam por processos de reciclagem diferentes. Tipos de metais reciclveis - Latas de alumnio (refrigerante, cerveja, etc) e ao (latas de sardinha, molhos, leo, etc) - Arames, pregos, parafusos - Fios de metal - Tampas de metal - Tubos de pasta - Panelas sem cabo - Arames - Chapas de metal - Objetos de alumnio (janelas, portas, portes, etc) - Fios e objetos de cobre; - Ferragens - Canos de metal - Molduras de quadros - Tampinhas de garrafa - Tampas metlicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc - Papel alumnio

Reciclagem de alumnio
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Smbolo da reciclagem de alumnio.

A reciclagem de alumnio o processo pelo qual o alumnio pode ser reutilizado em determinados produtos, aps ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumnio atravs da minerao de bauxita. A minerao e orefino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para esta indstria.... O alumnio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida til esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumnio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomsticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem no danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produo de qualquer produto com o mesmo nvel de qualidade de um alumnio recm produzido por minerao. Pelo seu valor de mercado, a sucata de alumnio permite a gerao de renda para milhares de famlias brasileiras envolvidas da coleta transformao final da sucata. Desta forma, a reciclagem do alumnio gera benefcios para o pas e o meio ambiente, alm de ser menos custoso de obter do que atravs da sua produo por minerao. Os produtos de alumnio podem ser reconhecidos pelos smbolos a seguir:

ndice
[esconder]

1 Curiosidades 2 Benefcios 3 Reflexos Ambientais e Sociais

4 Nmeros da reciclagem

Curiosidades[editar]

O alumnio lquido (700 C) demora at duas horas e meia para atingir o estado slido, dependendo do volume de metal assim como temperatura ambiente, local de armazenagem, etc.

Um quilo de alumnio reciclado evita a extrao de cinco quilos de bauxita. O ciclo mdio de vida de uma lata de alumnio de 30 dias, desde sua colocao na prateleira do supermercado at seu retorno reciclada.

A reciclagem de uma nica lata de alumnio pode economizar a energia necessria para manter um televisor ligado durante 3 horas ou uma lmpada de 100 watts por 20 horas.

Em mdia um quilo equivale a 74 latas.

Benefcios[editar]

Econmicos

Fonte de renda para diversos tipos de mo-de-obra. Injeo de recursos na economia local. Grandes investimentos no so necessrios. Economia considervel de energia eltrica.

Sociais

Diminuio da quantidade de lixo nos aterros sanitrios. O meio ambiente menos agredido. Colaborao com o crescimento da conscincia ecolgica. Estmulo da reciclagem de outros materiais. reas carentes so beneficiadas com o aumento de renda.

Polticos

Ajuda na composio do lixo urbano. Colaborao no estabelecimento de polticas de destino de resduos slidos. Adaptvel a realidades de diferentes tipos e tamanhos de cidades.

Reflexos Ambientais e Sociais[editar]


A reciclagem de alumnio cria uma cultura de combate ao desperdcio. Difunde e estimula o hbito do reaproveitamento de materiais, com reflexos positivos na formao da cidadania e no interesse pela melhoria da qualidade de vida da populao. O alto valor agregado do alumnio desencadeia um benefcio indireto para outros setores, como o plstico e o papel. A valorizao do alumnio para o sucateiro torna atraente sua associao com coletas de outros materiais de baixo valor agregado

e grande impacto ambiental. Alm disso, a perspectiva de reaproveitamento permanente chama a ateno da sociedade por produtos e processos limpos, criando um comportamento mais renovvel em relao ao meio ambiente no Brasil.

Nmeros da reciclagem[editar]

O Brasil (em 2005) pentacampeo na reciclagem de latas de alumnio em pases onde a reciclagem de embalagens no obrigatria por lei. O pas reciclou, em 2005 96,2% das latas disponveis no pas, o que equivale a 127,6 mil toneladas de latas. Desde ento, o pas vem sendo seguido pelo Japo, Argentina e Estados Unidos embora existam pases no mundo que possuam ndices de reciclagem maiores que o brasileiro.

Embora este ndice seja alto, no podemos nos esquecer de que ele to expressivo graas ao 1 milho de pessoas catando sucatas nas ruas do Brasil. Graas ao processo de reciclagem essas pessoas tem acesso a renda, pois em geral no possuem formao suficiente para se adequar ao mercado de trabalho.

Entre 2000 e 2004, subiu de 10% para 24%, a participao de clubes e condomnios na coleta de alumnio, mostrando um maior engajamento da classe mdia.

Tipos de Metal Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercrio (que lquido) e o sdio (que leve). Os mais conhecidos e utilizados h muitos anos so o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos (compostos por ferro) e os no-ferrosos. Veja abaixo os principais tipos de metais e suas aplicaes: Tipos FERROSOS Ferro Ao NO-FERROSOS Alumnio Cobre Metais pesados Chumbo Nquel Zinco Mercrio latas de bebidas, esquadrias; cabos telefnicos e enrolamentos eltricos, encanamentos; baterias de carros, lacres; baterias de celular; telhados, baterias lmpadas fluorescentes, baterias utenslios domsticos, ferramentas, peas de automveis estruturas de edifcios, latas de alimentos e bebidas; latas de alimentos, peas de automveis, ao para a construo civil; Aplicaes

ALUMNIO

Sua Histria A histria do alumnio e de suas mltiplas aplicaes no mundo moderno remota. Apesar de ser o mais abundante metal do planeta, ele no se encontra naturalmente na forma metlica e foi somente em 1824 que o dinamarqus Hans Christian Oersted conseguiu isolar o alumnio na forma como hoje conhecido. Atualmente possui inmeras aplicaes como na fabricao de panelas, janelas, peas de carro, equipamentos eletrnicos, latas de bebidas etc. Composio O alumnio obtido a partir do minrio bauxita. Vale ressaltar que o processo de extrao deste minrio, assim como dos demais, atividade que provoca intenso impacto do solo e dos corpos hdricos. Para extrair o alumnio feito um processo de refino da bauxita que resulta em um p branco, parecido com o acar, a alumina. Em seguida a alumina passa por um processo eletroqumico e transformada em alumnio. Reciclagem de alumnio Este metal 100% reciclvel, em nmero ilimitado de vezes e quando se recicla o alumnio, so economizados 95% da energia que foi necessria para produz-lo da primeira vez. Boa parte do alumnio destinado reciclagem proveniente das embalagens, em especial latas de bebidas. As latinhas recuperadas so transformadas em lingotes que posteriormente so empregados na fabricao de novas latas e inmeros outros produtos de alumnio. Atualmente o Brasil o pas que mais recicla latas alumnio no mundo, porm, vale destacar que isso consequncia da falta de oportunidade no mercado de trabalho, se apresentando como alternativa de subsistncia para grande parte da populao. Mesmo aumentando o material destinado reciclagem, no houve reduo na extrao do minrio bauxita, atividade esta de intenso impacto ambiental como j mencionado acima. ndice de reciclagem de latas de alumnio no Brasil 2001 2002 2003 2004 85% 87% 89% 96%

Reciclagem da lata de alumnio

Fonte: Abralatas Para saber mais sobre o assunto entre em contato com: LATASA

www.latasa.com.br
tel.: (21)2589-8867

ABRALATAS - Associao Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (61)327-2142 ABAL Associao Brasileira do Alumnio (11) 5084-1544

FONTES: Abralatas ABAL IPT-CEMPRE, 2000

AO
Sua Histria O ferro foi descoberto ainda na pr-histria, porm, o ao, como conhecemos atualmente, s foi desenvolvido em 1856, alcanando grande repercusso no meio industrial. Isso porque o ao mais resistente que o ferro fundido e pode ser produzido em grandes quantidades, servindo de matria-prima para muitas indstrias. Com o avano tecnolgico dos fornos e a crescente demanda por produtos feitos de ferro e ao, as indstrias siderrgicas aumentaram a produo. No entanto, o crescimento deste setor trouxe tambm um aumento da extrao de madeira para produo de carvo e da emisso de gases poluentes na atmosfera pela queima de carvo vegetal.A produo mundial de ao bruto, em 2003, foi de cerca de 965 milhes de toneladas anuais. Para 2004, a expectativa de que ela ultrapassar um bilho de toneladas. O ferro e o ao so encontrados na agricultura (ceifadeiras, colheitadeiras, semeadores, arados, etc.), nos transportes (caminhes, carros, navios, avies etc.), na construo civil, na indstria automobilstica, em embalagens, aparelhos domsticos e muitas outras utilidades. As latas de ao e flandres so amplamente utilizadas no mercado nacional de embalagens principalmente para o armazenamento de alimentos, leos lubrificantes, tampas metlicas e outros. Composio Para a obteno das chapas de ao necessrio extrair da natureza o minrio de ferro, denominado hematita, e a partir de sua reduo com carvo vegetal, produz-se uma chapa com alto grau de pureza. As latas de ao produzidas com chapas metlicas, conhecidas como folhas de flandres, so compostas por ferro e uma pequena parte de estanho (0,20%) ou cromo (0,007%), materiais que as protegem contra a oxidao (ferrugem). Reciclagem de ao A reciclagem de ao remonta prpria histria de utilizao do metal. Reciclado, mantm suas propriedades como dureza, resistncia e versatilidade. As latas normalmente jogadas no lixo podem retornar a ns em forma de novas latas, ou como vrios utenslios - arames, partes de automvel, dobradias, maanetas e muitos outros. Nas reas de armazenamento, as latas so prensadas para aumentar sua densidade e melhorar as condies de transporte. So enviadas s indstrias siderrgicas junto com as demais sucatas metlicas, para se transformarem em tarugos ou folhas de flandres. As latas de ao lanadas na natureza sofrem oxidao num prazo mdio de 3 anos, transformando-se em xidos ou hidrxidos de ferro. Se recuperadas, podem ser recicladas infinitamente. ndice de reciclagem de latas de ao no Brasil 2003 47%

Se considerarmos os ndices de reciclagem de carros velhos, eletrodomsticos, resduos de construo civil, ou seja, todos os segmentos do ao, e somarmos aos ndices das embalagens de ao, o Brasil recicla cerca de 70% de todo o ao produzido anualmente.
Para saber mais sobre o assunto entre em contato com: ABEAO - Associao Brasileira de Embalagem de Ao 0800172044 (Disk ao) CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem (11) 3889-7806 IBS - Instituto Brasileiro de Siderurgia (21) 2141-0001 Sindivesfa/INESFA (11) 251-0277 FONTES: IBS ABEAO IPT-CEMPRE, 2000 Calderoni, 1997

UM CASO ESPECIAL: OS METAIS PESADOS


A maioria dos organismos vivos s precisa de alguns poucos metais e em doses muito pequenas, por isso so chamados de micronutrientes. Este o caso do zinco, do magnsio, do cobalto e do ferro. Estes metais tornam-se txicos e perigosos para a sade humana quando ultrapassam determinadas concentraes-limite. J o chumbo, o mercrio, o cdmio, o cromo e o arsnio so metais que no existem naturalmente em nenhum organismo. Tampouco desempenham funes - nutricionais ou bioqumicas - em microorganismos, plantas ou animais. Ou seja: a presena destes metais em organismos vivos prejudicial em qualquer concentrao. Desde que o homem descobriu a metalurgia, a produo destes metais aumentou e seus efeitos txicos geraram problemas de sade permanentes, tanto para seres humanos como para o ecossistema. DEFINIO: Grupo dos metais de alto peso molecular, de particular efeito danoso aos seres vivos por no serem biodegradveis e se acumularem no organismo e em diversas cadeias alimentares, incluindo as cadeias dos quais os homens fazem parte, podendo provocar srias doenas como cncer, por exemplo. Este termo tem sido tambm aplicado a elementos que, embora possuam estas caractersticas, no so rigorosamente metais. Normalmente, os metais pesados apresentam-se em concentraes muito pequenas, associados a outros elementos qumicos, formando minerais em rochas. Quando lanados na gua como resduos industriais, podem ser absorvidos pelos tecidos animais e vegetais. Estas substncias txicas tambm depositam-se no solo ou em corpos dgua de regies mais distantes, graas movimentao das massas de ar. Assim, os metais pesados podem se acumular em todos os organismos que constituem a cadeia alimentar do homem. claro que populaes residentes em locais prximos a indstrias ou incineradores correm maiores riscos de contaminao. Outra fonte importante de contaminao do ambiente por metais pesados so os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilizao e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercrio, chumbo e cdmio.

Principais metais pesados e seus Impactos: Metal Fontes Principais Impactos na sade e no meio ambiente

Chumbo

indstria de baterias automotivas, chapas de metal semiacabado, canos de metal, cable sheating, aditivos em gasolina, munio. indstria de reciclagem de sucata de baterias automotivas para reutilizao de chumbo

prejudicial ao crebro e ao sistema nervoso em geral afeta o sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor eleva a presso arterial agente teratognico (que acarreta mutao gentica)


Cdmio

fundio e refinao de metais como zinco, chumbo e cobre; derivados de cdmio so utilizados em pigmentos e pinturas, baterias, processos de galvanoplastia, solda, acumuladores, estabilizadores de PVC, reatores nucleares, tabaco.

comprovadamente um agente cancergeno, teratognico e pode causar danos ao sistema reprodutivo e leso nos rins.


Mercrio

minerao e o uso de derivados na indstria e na agricultura clulas de eletrlise do sal para produo de cloro. lmpadas fluorescentes.

Intoxicao aguda: efeitos corrosivos violentos na pele e nas membranas da mucosa, nuseas violentas, vmito, dor abdominal, diarria com sangue, danos aos rins e morte em um perodo aproximado de 10 dias. Intoxicao crnica: sintomas neurolgicos, tremores, vertigens, irritabilidade e depresso, associados a salivao, estomatite e diarria; descoordenao motora progressiva, perda de viso e audio e deteriorao mental decorrente de uma neuroencefalopatia txica, na qual as clulas nervosas do crebro e do crtex cerebral so seletivamente envolvidas.

Alumnio

Produo de artefatos de alumnio; serralheria; soldagem de medicamentos (anticidos) e tratamento convencional de gua. Metalurgia; manufatura de vidros e fundio

Anemia por deficincia de ferro; intoxicao crnica

Arsnio Cobalto

Cncer (seios paranasais)

Preparo de ferramentas de corte Fibrose pulmonar (endurecimento do e furadoras pulmo) que pode levar morte Indstrias de corantes, esmaltes, tintas, ligas com ao e nquel; cromagem de metais Veneno para baratas; Asma (bronquite); cncer Nuseas; gastrite; odor de alho; fezes

Cromo Fsforo

amarelo

rodenticidas (tipo de inseticida usado na lavoura) e fogos de artifcio. Fabricao e reciclagem de baterias de autos; indstria de tintas; pintura em cermica; soldagem Baterias; aramados; fundio e niquelagem de metais; refinarias

e vmitos fosforescentes; dor muscular; torpor; choque; coma e at morte Saturnismo (clicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, leso renal e cerebral)

Chumbo

Nquel

Cncer de pulmo e seios paranasais

Fumos metlicos

Vapores (de cobre, cdmio, Febre dos fumos metlicos (febre, ferro, mangans, nquel e zinco) tosse, cansao e dores musculares) da soldagem industrial ou da parecido com pneumonia. galvanizao de metais.

Crianas so especialmente vulnerveis aos efeitos do chumbo. Mesmo quantidades relativamente pequenas de chumbo podem causar rebaixamento permanente da inteligncia em crianas, potencialmente resultando em desordens para leitura, distrbios psicolgicos e retardamento mental. Outros efeitos em crianas incluem doenas nos rins e artrite. Reciclagem de materiais pesados 1. Pilhas: A reciclagem de pilhas envolve geralmente trs fases: a triagem, o tratamento fsico e o tratamento metalrgico. O tratamento fsico consiste na moagem e posterior separao de constituintes. O tratamento metalrgico depende da tecnologia adotada pela unidade de reciclagem, podendo ser: Processo Pirometalrgico - aps a moagem, o ferro separado magneticamente. Os outros metais so separados tendo em conta os diferentes pontos de fuso. Uma queima inicial permite a total recuperao do mercrio e do zinco nos gases de sada. O resduo ento aquecido acima de 1000C com um agente redutor, ocorrendo nesta fase a reciclagem do magnsio e de mais algum zinco. Trata-se, portanto, de um processo trmico que consiste em evaporar temperatura precisa cada metal para recuper-lo depois, por condensao. Processo Hidrometalrgico - opera geralmente a temperaturas que no excedem os 100C. As pilhas usadas, sujeitas a moagem prvia, so lixiviadas com cido hidroclordrico ou sulfrico, seguindo-se a purificao das solues atravs de operaes de precipitao ou eletrlise para recuperao do zinco e do dixido de magnsio, ou do cdmio e do nquel. Muitas vezes o mercrio removido previamente por aquecimento. Reciclagem por tipo de pilha: Recarregadores de nquelcdmio:

relativamente fceis de reciclar, tanto por processos trmicos como hidrometalrgicos; recuperao do cdmio de cerca de 100% para reutilizao na indstria de pilhas ou fabrico de outros produtos; o nquel , geralmente, recuperado como ferro-nquel com aplicao na indstria do ao;

Pilhas primrias de "boto":

as pilhas primrias de boto com nodo de zinco podem ser recicladas tanto em conjunto como separadamente para recuperao do mercrio e da prata; para a mistura destes dois tipos de pilhas, os mtodos geralmente em uso baseiam-se na destilao do mercrio (processo trmico),

sendo a obteno da prata realizada custa de um processo hidrometalrgico, a partir dos resduos da primeira operao; o tratamento de pilhas de xido de prata (ou dos resduos da destilao do Hg) pode tambm ser efetuado trmicamente, com sucata de chumbo, sendo a prata refinada por eletrlise na ltima etapa do processo; em diferentes partidas, podem ser tratados na mesma instalao outros materiais contendo mercrio, nomeadamente as lmpadas fluorescentes, os termmetros e amlgamas de dentistas.

Pilhas primrias cilndricas:

a reciclagem de pilhas primrias de zinco/dixido de mangansio tem sido difcil de implementar pelos elevados custos associados aos processos e pelos problemas de comercializao de alguns dos produtos obtidos na operao.

2. Descontaminao de metais pesados no solo: Foram os cientistas da Universidade Ehime (Japo) os descobridores desta nova tecnologia de limpeza de solos contaminados por metais pesados que poder ser a soluo para a recuperao de aterros sanitrios ou de regies atingidas por acidentes com produtos qumicos. O que mais interessante no novo processo que os metais pesados so separados e podem ser reutilizados em processos industriais, eliminando a necessidade da criao de novos locais de deposio de resduos. O mtodo tambm pode ser utilizado para limpeza de guas contaminadas. O novo mtodo faz com que os metais pesados no solo precipitem-se com elementos de ferro contidos no prprio solo, sendo ento recuperados e separados. A tecnologia permite a seleo de quais metais pesados devem ser retirados, permitindo um controle ativo sobre o processo de limpeza do solo. O equipamento envolvido de pequeno porte, podendo ser levado ao local da descontaminao, evitando a remoo de solo contaminado, o que sempre abre possibilidades para novos acidentes. A nova tecnologia remove os metais pesados de maneira seletiva e os recupera no prprio local da contaminao, redepositando o solo j descontaminado no lugar, evitando a necessidade de relocalizao e a retirada de solo de outro local.

Potrebbero piacerti anche