Sei sulla pagina 1di 28

Equilbrio Qumico

O conceito de equilbrio qumico est relacionado sempre a uma reao reversvel. Temos uma reao reversvel quando os produtos, medida que se formam, tornam a reagir entre si, regenerando, pelo processo inverso, as substncias reagentes. Dessa forma, a reao sempre parcial e jamais se completa. Nesses tipos de reao, aparecem duas velocidades em sentidos contrrios; quando elas forem iguais, estabelece-se o equilbrio qumico ou equilbrio dinmico. Considere a reao genrica:
O equilbrio se estabelece quando as velocidades nos sentidos 1 e 2 se igualam as concentraes dos reagentes e produtos no se alteram.

Exemplo: decomposio do tetrxido de dinitrognio em dixido de mononitrognio realizada em um recipiente fechado. Como o recipiente fechado, os gases no podem escapar. No equilbrio, o N2O4 transforma-se continuamente em NO2 ao mesmo tempo em que este volta a se transformar no dmero N2O4. O equilbrio qumico fundamenta-se na lei da ao das massas ou lei de Guldberg-Waage: A velocidade de uma reao diretamente proporcional ao produto das concentraes dos reagentes, a uma dada temperatura. Aplicando a lei reao que se processa no sentido :
232
Captulo 14

V1 = k1[A]a [B]b onde, [A]a a concentrao em mol/L de A; [B]b a concentrao em mol/L de B e a e b so os coeficientes dos reagentes A e B na equao. A velocidade no sentido 2 ser: V2 = k2 [C]c [D]d onde, [C]c a concentrao em mol/L de C; [D]d a concentrao em mol/L de D, e c e d so coeficientes dos produtos C e D na equao. k1 e k2 so constantes de proporcionalidade.

O equilbrio se estabelece quando V1 = V2 .

O qociente de duas constantes outra constante: Kc a constante de equilbrio, expressa em termos de concentrao em mol/L. A seguir, temos alguns exemplos de reaes com suas respectivas constantes de equilbrio.

233
Captulo 14

A constante de equilbrio qumico, Kc, aplica-se a quaisquer sistemas homogneos lquidos ou gasosos. Para os sistemas gasosos, podemos ainda obter a constante de equilbrio em termos de presses parciais, Kp.

Nos sistemas onde a quantidade de substncia em mols dos reagentes igual quantidade de substncia em mols dos produtos, Kp e Kc so numericamente iguais.

234
Captulo 14

Quando uma reao for do tipo decomposio ou dissociao, o KC chamado de constante de dissociao:

Como o equilbrio citado uma reao de dissociao, o Kc chamado de constante de dissociao do NH3. Grau de equilbrio () uma forma de expressar o quanto de uma reao j ocorreu. O grau de equilbrio pode ser expresso por:

O grau de dissociao o prprio aplicado s reaes de dissociao.

235
Captulo 14

Quadro comparativo

Deslocamento de equilbrio
Dado um sistema em equilbrio, entende-se por deslocamento qualquer alterao em uma das velocidades, provocando modificao nas concentraes molares das substncias em equilbrio. Quando se altera uma das velocidades das reaes, o equilbrio se desloca no sentido da maior velocidade. Alguns fatores podem provocar esse deslocamento: a- concentrao dos participantes; b- presso (lei de Robin); c- temperatura (lei de Vant Hoff);

236
Captulo 14

Princpio de Le Chatelier ou princpio da fuga ante a fora


Quando se altera um dos fatores que influencia um equilbrio, este sempre se desloca no sentido de anular ou, pelo menos, atenuar o efeito da alterao provocada. Obs.: Um catalisador no desloca um equilbrio qumico, apenas diminui o tempo necessrio para que o mesmo seja atingido.

Equilbrio inico
Constante de ionizao As solues eletrolticas so sistemas homogneos em equilbrio. Esse equilbrio se estabelece entre as molculas no-ionizadas e os ons resultantes da ionizao, onde se distinguem dois processos inversos e simultneos: ionizao e reagregao.
237
Captulo 14

Ionizao: molculas de HCN se chocam com molculas H2O originando nions CN e ctions H3O+. Reagregao: os nions CN- e os ctions H3O+, por apresentarem cargas de sinais opostos, atraem-se e chocam-se, regenerando as molculas HCN e H2O.
Representando os dois processos em uma s equao:

Como se trata de um sistema em equilbrio, pode-se escrever a frmula da constante Kc:

238
Captulo 14

A concentrao de gua praticamente invarivel; por isso no entra no clculo da constante. Para representar-se a constante de ionizao de um cido, pode-se escrever a letra K acompanhada da frmula do cido como ndice (KHCN) ou simplesmente Ka. Generalizando:

J os policidos (HnA), ionizam-se em etapas e cada etapa constitui um equilbrio ao qual est associado uma constante de ionizao e um grau de ionizao. Por exemplo, para o H2S:

Assim como os cidos, as bases tambm tm suas constantes de dissociao inica e seus graus de dissociao inica. Exemplo:

No confunda constante de ionizao com grau de ionizao. = quantidade de substncia em mols ionizada quantidade de substncia em mols inicial As constantes de dissociao inica medem a fora dos cidos e das bases. Para os cidos fortes, a ionizao pode ser considerada total em solues diludas, situao qual o conceito de equilbrio no se aplica. Lei da diluio de Ostwald O cientista Ostwald exprimiu as concentraes que aparecem na constante de ionizao em termos do grau de ionizao, relacionando o grau de ionizao com o volume da soluo ou com a diluio da soluo.
239
Captulo 14

Concluso: quanto mais se dilui uma soluo, maior ser o nmero de molculas ionizadas. Efeito do on comum Chama-se efeito do on comum alterao da posio de equilbrio pela adio de um on comum ao equilbrio e soluo do eletrlito forte adicionado. Trata-se da aplicao do princpio de Le Chatelier aos equilbrios inicos. Observando o equilbrio da ionizao do cido HA: Dissolvendo o sal B+A- na soluo do cido HA, estamos introduzindo mais ons A- nessa soluo. O equilbrio ser deslocado para a esquerda ou para o lado do HA no-ionizado.
240
Captulo 14

Concluso: a dissoluo de um sal B+A- numa soluo aquosa de um cido HA produz: diminuio da concentrao dos ons H+ na soluo; diminuio do grau de ionizao do cido; enfraquecimento do cido.

Equilbrio inico da gua


A gua um eletrlito muito fraco, possuindo baixa condutibilidade eltrica. A ionizao da gua ocorre segundo a reao. Produto inico da gua A constante de ionizao no equilbrio anterior :

Como o grau de ionizao da gua muito pequeno, a concentrao molar da gua [H2O], praticamente constante. Como [H2O] constante, o produto Ki [H2O]2 tambm constante e ser chamado Kw (produto inico da gua). A mudana de temperatura faz variar o valor numrico do Kw.

241
Captulo 14

Nota: para facilitar o estudo, a ionizao da gua costuma ser representada de maneira simplificada:

A expresso do Kw fica:

Potencial hidrogeninico (pH) e potencial hidroxilinico (pOH)


O valor da concentrao dos ons H+ de uma soluo constitui um critrio para a determinao da acidez, basicidade ou neutralidade do meio. Para obtermos essa classificao, comparamos a soluo com gua pura. A gua pura, convencionada como meio neutro, apresenta:

J uma soluo cida apresenta maior concentrao de ons H e, conseqentemente, haver uma diminuio da concentrao dos ons OH. Porm, se em uma soluo a concentrao de OH for maior que a de H+, teremos uma soluo bsica.
+

242
Captulo 14

Por no ser muito prtico trabalhar-se com valores muito pequenos, isto , potncias com expoentes negativos, o cientista Sorensen introduziu o uso de uma grandeza chamada potencial. Potencial hidrogeninico: o logaritmo decimal do inverso da concentrao molar dos ons H+ de um meio aquoso. Representa-se por pH.

Potencial hidroxilinico: o logaritmo decimal do inverso da concentrao molar dos ons OH de um meio aquoso. Representa-se por pOH.

pH e o pOH para os diferentes meios: a) meio neutro:

b) meio cido:

c) meio bsico:

243
Captulo 14

A soma do pH e do pOH sempre igual a 14.

Indicadores
So cidos fracos utilizados para se coI I nhecer o pH do meio. Em soluo aquosa, esses cidos ionizam-se e, dependendo do meio em que so colocados, assumem uma cor diferente. Em meio cido, predomina a forma no-ionizada e, portanto, o indicador assume a cor A. J em meio bsico, predomina o on In- que possui a cor B. Veja algumas substncias que servem para indicar o pH do meio e suas respectivas cores:

Indicadores diferentes mudam de cor em diferentes valores de pH.


244
Captulo 14

Produto de solubilidade (Kps, P.S. ou Ks)


Observando-se um sistema constitudo por uma soluo saturada de CaSO4 com corpo de cho ou corpo de fundo, nota-se o estabelecimento de um equilbrio entre a soluo saturada e o corpo de fundo, ou seja, o CaSO4 est continuamente passando para a soluo mas, como esta j est saturada, igual quantidade de CaSO4 precipita-se e passa para o corpo de fundo.

Em um equilbrio heterogneo, a concentrao do slido no aparece na expresso final da constante de equilbrio.

Observando as tabelas, note que quanto maior o Ks de uma substncia, maior ser sua solubilidade (s) e que o Ks aumenta em funo do aumento da temperatura.

245
Captulo 14

Exemplo:

Temos uma soluo saturada de brometo de prata (AgBr). Passando-se uma corrente de brometo de hidrognio (HBr) por essa soluo o que ocorre? Resoluo: Como a soluo est saturada de brometo de prata, temos: Ao se introduzir o brometo de hidrognio, ocorre: Haver um aumento da concentrao dos ons Br. Esse aumento provocar um deslocamento do equilbrio do brometo de prata na soluo para a esquerda.

Com esse deslocamento, haver a formao de AgBr no-dissociado. Como a soluo est saturada este AgBr formado pelo deslocamento se depositar no fundo do recipiente (precipitao). Veja que, com o deslocamento, houve diminuio da concentrao dos ons Ag+, o que garante a constncia do Ks.
246
Captulo 14

Resposta: Ocorre precipitao de AgBr. AVALIE SEUS CONHECIMENTOS EXERCCIOS 1. Escreva a frmula da constante de equilbrio para os seguintes sistemas: b) N2(g) + 3H2(g) A 2NH3(g) a) H2(g) + I2(g) A 2HI2(g) 2. Na dissociao trmica do trixido de enxofre gasoso (SO3), o equilbrio alcanado quando se acham em presena 10 mols de trixido de enxofre gasoso, 15 mols de dixido de enxofre gasoso (SO2) e 10 mols de oxignio gasoso (O2) encerrados num recipiente de 5 L de capacidade. Qual o valor da constante de equilbrio? 3. 1,00 mol de H2(g) e 4,00 mols de CO2(g) so colocados num recipiente fechado e aquecido temperatura constante de 1500C . Estabelecido o equilbrio: H2(g) + CO2(g) A H2O(g) + CO(g) verifica-se que no sistema sobraram 3,20 mols de CO2(g). Calcule Kc desse equilbrio a 1500C 4. 0,200 mol de SO3 so aquecidos num tubo fechado de capacidade igual a 10,0 L, a uma temperatura constante de 1000C. Estabelecido o equilbrio, verifica-se que o grau de dissociao do SO3 a 1000C. 5. Com relao ao equilbrio H2(g) + CI2(g) A 2HCI(g) Para que ocorra deslocamento para a direita, deve-se: b) retirar CI2(g) a) adicionar H2(g) c) adicionar HCI(g) d) retirar H2(g) 6. Escreva a expresso da constante de ionizao das seguintes substncias: H2S, H2CO3 e H3PO4
247
Captulo 14

O QUE ISOMERIA?
Quando se substitui um tomo de hidrognio do etano por um tomo de cloro, podese obter somente uma substncia, pois, qualquer que seja o hidrognio substitudo, a estrutura obtida ser sempre a mesma:

Porm, quando se substituem dois tomos de hidrognio por dois tomos de cloro, obtm-se duas substncias diferentes, pois podem ocorrer duas possibilidades: a) os dois hidrognios substitudos esto ligados ao mesmo carbono: b) os dois hidrognios substitudos esto ligados a carbonos diferentes:

C2H4Cl2
1-1-dicloroetano 1-2-dicloroetano

Os dois compostos diferentes possuem os mesmos tomos, na mesma quantidade, mas apresentam estruturas diferentes. Esse um exemplo do fenmeno denominado isomeria.

Isomeria: fenmeno caracterizado pela ocorrncia de duas ou mais substncias diferentes, que apresentam a mesma frmula molecular mas diferentes frmulas estruturais.

O estudo da isomeria ser dividido em duas partes: plana e espacial (estereoisomeria).

552

PARTE 3 QUMICA ORGNICA

ISOMERIA PLANA
Nesse tipo de isomeria, verifica-se a diferena entre os ismeros atravs do estudo de suas frmulas estruturais planas. A seguir, vamos estudar os cinco casos de isomeria plana. Isomeria de funo: os ismeros pertencem a funes diferentes.

Frmula molecular C2H6O

Ismeros Funo e frmula estrutural


lcool

Funo e frmula estrutural


ter

H3C

CH2
aldedo

OH O

H3C

O
cetona

CH3

C3H6O

O H3C C CH3 O H3C C O


fenol

H3C

CH2
cido

C H
ster

C3H6O2

O H3C CH2 C OH
lcool

CH3 OH CH3

C7H8O

CH2

OH

Isomeria de cadeia ou ncleo: os ismeros pertencem mesma funo, mas apresentam diferentes tipos de cadeia. Ismeros Funo e frmula estrutural
aldedo

Frmula molecular

Funo e frmula estrutural


aldedo

O C4H8O H3C CH2 CH2


(reta) hidrocarboneto

O C H

C H

H3C

CH CH3

(ramificada) hidrocarboneto

C3H6

H2C

CH
(aberta)

CH3

CH2 H2C CH2


(fechada)

Unidade 24 Isomeria

553

Isomeria de posio: os ismeros pertencem mesma funo e tm o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferena na posio de um grupo funcional, de uma ramificao ou insaturao. Ismeros Funo e frmula estrutural
lcool

Frmula molecular

Funo e frmula estrutural


lcool

OH C3H8O H3C H3C CH2 CH2 C CH2 CH H3C H3C

OH CH C C CH3 CH3

hidrocarboneto

hidrocarboneto

C4H6

Isomeria de compensao ou metameria: os ismeros pertencem mesma funo e apresentam o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferena na posio de um heterotomo. Ismeros Funo e frmula estrutural
amina

Frmula molecular

Funo e frmula estrutural


amina

C4H11N

H3C NH CH2 CH2 CH3


ster

H3C O

CH2

NH
ster

CH2

CH3

O C4H8O2 H3C C O CH2 CH3

HC

C O

CH2

CH2

CH3

Isomeria dinmica ou tautomeria: esse um caso particular de isomeria de funo, no qual os ismeros coexistem em equilbrio dinmico em soluo. Os principais casos de tautomeria (tautos = dois de si mesmo) envolvem compostos carbonlicos. Ao preparar uma soluo de aldedo actico, uma pequena parte se transforma em etenol, o qual, por sua vez, regenera o aldedo, estabelecendo um equilbrio qumico em que o aldedo, por ser mais estvel, est presente em maior concentrao. Observe os exemplos: H
aldedo

O C H H C H

OH C H
enol

C H

554
H
cetona

PARTE 3 QUMICA ORGNICA

O C CH3 H2C

OH C CH3
enol

C H

A soluo que contm os dois tautmeros denominada alelotrpica, e ambos os equilbrios so genericamente denominados cetoenlicos.

Exerccios de classe
1. Construa as frmulas estruturais de: I dois alcanos de frmula molecular C4H10. II dois alquinos e dois dienos de frmula molecular C4H6. III trs diclorobenzenos. IV dois aldedos e uma cetona de frmula molecular C4H8O. V dois lcoois e um ter de frmula molecular C3H8O. 2. (UFRS) A frmula molecular C2H6O pode representar compostos pertencentes s funes: a) hidrocarboneto, lcool e aldedo. b) lcool e ter. c) aldedo e cetona. d) cido carboxlico, aldedo e lcool. e) ter, cetona e ster. 3. (UERJ) Na tentativa de conter o trfico de drogas, a Polcia Federal passou a controlar a aquisio de solventes com elevado grau de pureza, como o ter (etxi-etano) e a acetona (propanona). Hoje, mesmo as universidades s adquirem esses produtos com a devida autorizao daquele rgo. A alternativa que apresenta, respectivamente, ismeros funcionais dessas substncias : a) butanal e propanal. b) 1-butanol e propanal. c) butanal e 1-propanol. d) 1-butanol e 1-propanol. 4. (UFRS) A respeito dos seguintes compostos, pode-se afirmar que: O CH2 H3C CH2
I

a) so ismeros de posio. b) so metmeros. c) so ismeros funcionais. d) ambos so cidos carboxlicos. e) o composto I um cido carboxlico, e o composto II um ter. 5. (UFPel-RS) As formigas, principalmente as cortadeiras, apresentam uma sofisticada rede de comunicaes, entre as quais a qumica, baseada na transmisso de sinais por meio de substncias volteis, chamadas feromnios, variveis em composio, de acordo com a espcie. O feromnio de alarme empregado, primeiramente, na orientao de ataque ao inimigo, sendo constitudo, em maior proporo, pela 4-metil-3-heptanona, alm de outros componentes secundrios j identificados, tais como: 2-heptanona, 3-octanona, 3-octanol e 4-metil-3-heptanol.
(Cincia Hoje. n. 35. v. 6.)

a) Qual o nome dos grupos funcionais presentes na estrutura da 2-heptanona e do 3-octanol, respectivamente? b) Quais as funes orgnicas representadas pelos compostos 4-metil-3-heptanona e 4-metil-3-heptanol, respectivamente? c) Identifique um par de ismeros de cadeia, relacionados no texto. 6. (UFRJ) As cetonas se caracterizam por apresentar o grupo funcional carbonila em carbono secundrio e so largamente utilizadas como solventes orgnicos. a) Apresente a frmula estrutural do ismero de cadeia da 3-pentanona. b) As cetonas apresentam isomeria de funo com os aldedos. Escreva a frmula estrutural da nica cetona que apresenta apenas um aldedo ismero.

O H3C OH CH2
II

C O

CH3

Unidade 24 Isomeria

555

ISOMERIA ESPACIAL
Nesse tipo de isomeria, a diferena entre os ismeros s perceptvel pela anlise da frmula estrutural espacial. Existem dois tipos de isomeria espacial: geomtrica (cis-trans ou Z-E) e ptica.

ISOMERIA GEOMTRICA
Quando dois hidrognios, um de cada carbono do etileno, so substitudos por dois tomos de cloro, formam-se duas estruturas diferentes com a mesma frmula molecular: C2H2Cl2.
H H Cl Cl

C H etileno

C plano imaginrio H H Cl H

1, 2-dicloroetileno

C Cl 1, 2-dicloroetileno

As frmulas estruturais podem ser feitas da seguinte forma: 123


Cl H Cl H

Note que os 2 tomos de H esto do mesmo lado do plano imaginrio, sendo esta disposio denominada cis: cis-1, 2-dicloroetileno. Note que os 2 tomos de H esto em lados opostos do plano imaginrio, sendo esta disposio denominada trans: trans-1, 2-dicloroetileno.

123

Cl H

H C C Cl

As diferentes disposies espaciais dos tomos provocam alteraes nas propriedades fsicas desses compostos, como, por exemplo, na temperatura de ebulio, isso porque tais mudanas acarretam diferena de polaridade das molculas.
Cl Cl H Cl

C H

C Cl

H cis = molcula polar TE = 60,3 C

H trans = molcula apolar TE = 47,5 C

556

PARTE 3 QUMICA ORGNICA

Ocorrncia de isomeria geomtrica


Compostos acclicos
Os compostos acclicos devem apresentar pelo menos uma dupla ligao entre carbonos, e cada um dos carbonos da dupla deve apresentar grupos ligantes diferentes. De acordo com o esquema: 123 Y C X C B A , em que Vejamos alguns exemplos: 2-penteno
Diferentes Diferentes

Y : obrigatoriamente diferente de X e A : obrigatoriamente diferente de B

H C C H

CH3

H3C C C

cis

CH2CH3

CH2CH3

trans Representao simplificada da diferena na estrutura dos ismeros geomtricos.

Diferentes Cis-2-penteno

Diferentes Trans-2-penteno

2-bromo-1-cloropropeno H C C Br CH3 Br Cl Cl C C CH3 H Neste caso, os dois ismeros geomtricos no podem ser identificados pelos prefixos cis e trans, pois no apresentam nenhum ligante igual nos dois carbonos da dupla ligao. Em tais casos, devemos utilizar as designaes E e Z.

O ismero Z aquele que apresenta dois ligantes de cada C da C C com os maiores nmeros atmicos; o outro ismero ser o E. No exemplo dado, temos:
Z=1 Z=6

H * C Cl
Z = 17

CH3 C Br *
Z = 35

H * C Cl C

Br

H3C

Z-2-bromo-1-cloropropeno

E-2-bromo-1-cloropropeno

Observao:
Em alguns exames vestibulares, o critrio de ligantes com maior nmero atmico do mesmo lado do plano usado para caracterizar o ismero cis, sendo o outro ismero considerado trans.

Unidade 24 Isomeria

557

Compostos cclicos
Os compostos cclicos devem apresentar grupos ligantes diferentes em pelo menos dois carbonos do ciclo.

De acordo com o esquema: H2 C X C Y C A B , em que

123

Y : obrigatoriamente diferente de X e A : obrigatoriamente diferente de B

Vejamos um exemplo:

H2 C H C C H

cis-1, 2-diclorociclopropano

Cl Cl

Cl
trans-1, 2-diclorociclopropano

Cl Cl
1, 2-diclorociclopropano

Cl

Exerccios de classe
1. Considere as frmulas planas dos seguintes compostos: a) H2C C CH3 b) H3C CH2 C C Cl h) CH3 Br H2C C H H C CH3 C C CH3 Resolva: a) Quais compostos apresentam isomeria geomtrica? b) Faa a representao espacial dos ismeros de cada composto que apresenta isomeria geomtrica. CH2 CH3 g) H2C H2 C C CH3 H H C CH2 CH3 f) H3C C Br C H CH3

CH3 H c) H3C C H d) H C H3C e) H3C H C C H H CH2

CH3 H

558
2. Considere os hidrocarbonetos a seguir: a) 1-penteno; b) 2-penteno; c) 3-hexeno; d) 2-metil-1-penteno; e) 2-metil-2-penteno; f) 2-metil-3-hexeno; g) 1, 1-dimetil-ciclopentano; h) 1, 2-dimetil-ciclopentano. Resolva: a) Quais apresentam isomeria geomtrica? b) Escreva as frmulas espaciais dos compostos que apresentam isomeria geomtrica. 3. (UFOP-MG) Considere o alqueno de menor massa molecular que apresenta isomeria geomtrica. a) Represente as frmulas estruturais (cis e trans) desse alqueno.

PARTE 3 QUMICA ORGNICA

b) Calcule as percentagens de carbono e hidrognio desse alqueno. (Dados: massas atmicas: C = 12, H = 1) c) Represente os ismeros estruturais possveis a partir da frmula molecular desse alqueno. 4. (Fuvest-SP) Quantos ismeros estruturais e geomtricos, considerando tambm os cclicos, so previstos com a frmula molecular C3H5Cl? a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 7.

5. Qual o nome e a frmula estrutural do aldedo de menor massa molar que apresenta isomeria geomtrica?

ISOMERIA PTICA
A isomeria ptica est associada ao comportamento das substncias submetidas a um feixe de luz polarizada (um s plano de vibrao) obtida quando a luz natural, nopolarizada (infinitos planos de vibrao), atravessa um polarizador.
plano de polarizao

polarizador

polarizador

no-polarizada

polarizada

Algumas substncias tm a propriedade de desviar o plano de vibrao da luz polarizada e so denominadas opticamente ativas. Essa propriedade caracteriza os compostos que apresentam isomeria ptica. O desvio do plano de vibrao pode ocorrer em dois sentidos: a) desvio para o lado direito = ismero dextrogiro (d); b) desvio para o lado esquerdo = ismero levogiro (l). Esse desvio determinado experimentalmente por um aparelho denominado polarmetro, esquematizado a seguir:

Unidade 24 Isomeria substncia opticamente ativa

559

Isomeria ptica e assimetria molecular


A condio necessria para a ocorrncia de isomeria ptica que a substncia apresente assimetria.

Conceito de simetria
Dizemos que uma estrutura simtrica quando ela apresenta pelo menos um plano de simetria, isto , quando pode ser dividida em duas metades idnticas. Uma estrutura simtrica, quando colocada diante de um espelho plano, produz uma imagem idntica a ela. Observe o exemplo ao lado:
Christof Gunkel
3

Quando colocadas diante de um espelho plano, as estruturas assimtricas produzem imagens diferentes de si prprias. Uma caracterstica importante dessas estruturas que elas no so sobreponveis.

Christof Gunkel

Quando colocamos a mo direita diante de um espelho plano, a imagem obtida revertida e corresponde, ento, mo esquerda.

O caso mais importante de assimetria molecular ocorre quando existir, na estrutura da molcula, pelo menos um carbono assimtrico ou quiral (do grego cheir = mo). Para que um tomo de carbono seja assimtrico, deve apresentar quatro grupos ligantes diferentes entre si. Na frmula estrutural, o carbono quiral indicado por um asterisco (*). Genericamente, temos: G G3 G4 C
*

G2

em que: G1 G2 G3 G4

C* G4 G1 G2

G1
frmula estrutural plana

CEDOC

Estruturas que no admitem nenhum plano de simetria so denominadas assimtricas.

560

PARTE 3 QUMICA ORGNICA

O cido lctico, encontrado tanto no leite azedo quanto nos msculos, apresenta a seguinte frmula estrutural. OH H3C C* H
cido lctico ou cido 2-hidroxipropanico H3C H objeto espelho plano OH OH

O C OH
C* COOH HOOC H imagem C CH3

A presena de 1 carbono assimtrico (1 C*) determina a existncia de dois ismeros opticamente ativos: o cido d-lctico e o l-lctico, que so qumica e fisicamente iguais e fisiologicamente diferentes, provocando o mesmo desvio angular, porm em sentidos opostos. Um par de ismeros opticamente ativos [(d) e (l)], os quais apresentam o mesmo ngulo de desvio, so denominados antpodas pticos ou enantiomorfos. Sua mistura em quantidades eqimolares resulta numa mistura opticamente inativa, denominada mistura racmica, conhecida tambm como ismero racmico [(dl) ou (r)]. Observao:
A nica maneira de saber se um ismero ptico dextrogiro (d) ou levogiro (l) consiste em utilizar um polarmetro. impossvel obter tal informao mediante a simples anlise da frmula estrutural do ismero.

Assim, tomando-se o exemplo do cido lctico, temos: OH H3C C* H


cido lctico

14243

123 123

O C OH 1 C*

d l

ismeros opticamente ativos (IOA) (enantiomorfos) ismero opticamente inativo (IOI)

(dl) = r

Quantidade de carbonos assimtricos e nmero de ismeros pticos


Molculas com um carbono quiral (C*)
O exemplo dado permite concluir que para um carbono assimtrico ou quiral temos: 2 ismeros opticamente ativos (IOA) 1 ismero opticamente inativo (IOI)

Molculas com vrios carbonos assimtricos diferentes


A maneira mais prtica de determinar a quantidade de ismeros opticamente ativos e inativos de uma substncia utilizar as expresses matemticas propostas por Vant Hoff e Le Bel:

Unidade 24 Isomeria

561

quantidade de ismeros opticamente ativos (IOA) IOA = 2n quantidade de ismeros opticamente inativos (IOI) (misturas racmicas) 2n 2 em que n = nmero de carbonos assimtricos diferentes. IOI = Veja o exemplo: OH H H3C C* C* CH2 H CH3 d1 e l1 = antpodas pticos d2 e l2 = antpodas pticos CH3

n = nmero de carbonos assimtricos diferentes = 2 123 123 IOA = 2n = 22 = 4


n IOI = 2 = 2

22 = 2 2

d d2 + l2 1 + l1 123 e 123 r1 r2

Quaisquer outros pares (d1 e d2; d1 e l2; d2 e l1; l1 e l2) so denominados diastereoismeros.

Molculas cclicas
A isomeria ptica ocorre tambm em compostos cclicos, em funo da assimetria molecular. Embora nessas molculas no existam carbonos assimtricos (C*), para determinar o nmero de ismeros, deve-se considerar sua existncia. Para isso, devemos levar em conta os ligantes fora do anel e considerar como ligantes as seqncias no sentido horrio e anti-horrio no anel. Vejamos um exemplo: H C
3

H C OH

H3C

2 1

O carbono (C3) no pode ser considerado um carbono assimtrico, pois apresenta ligantes iguais.
Ligantes fora do anel C(1) H OH CH3 CH2 Sentido do percurso no anel Horrio CH CH2 CH OH Anti-horrio CH2 CH OH CH CH3 CH2

C(2)

CH3

562

PARTE 3 QUMICA ORGNICA

Logo, pode-se considerar que essa molcula apresenta 2 C* diferentes. Em compostos cclicos, aps determinar o nmero de carbonos que funcionam como C*, podese determinar o nmero de ismeros pticos, como nos compostos alifticos, usando expresses matemticas. Neste exemplo, temos: IOA = 2n = 22 = 4 2n 22 IOI = = = 2 2 2 Observao:
Em algumas molculas, como a do cido tartrico (2, 3-dihidroxibutanodiico), temos dois carbonos n assimtricos iguais (mesmos ligantes). Neste caso, no podemos utilizar as expresses 2n e 2 . 2

O C HO

OH OH C* bC* C a H H

O OH

Os carbonos a e b apresentam o mesmo ngulo de desvio (experimentalmente 6). Assim, temos as seguintes possibilidades:
Desvios dos C* Valor do desvio Tipo de ismero Os 2 para a direita +12 Os 2 para a esquerda 12 1 para a direita, outro para a esquerda 0 meso

l d 14243
racmico(dl)

O ismero meso opticamente inativo por uma compensao de desvios no interior da molcula.

Molculas assimtricas
Na maioria dos processos biolgicos, somente um dos ismeros pticos ativo. Por exemplo, o ismero dextrogiro do LSD causa alucinaes, ao passo que o ismero levogiro no produz nenhum efeito.
Foto do autor

C2H5 LSD = C2H5 N

O C * N * CH3
Morning Glory.

NH

Observao:
Existem outros casos de isomeria ptica que envolvem estudos particularizados das suas estruturas e que no so considerados importantes para o nosso curso.

Potrebbero piacerti anche